04 DE SETEMBRO DE 2003

24ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretário: SOUZA SANTOS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 04/09/2003 - Sessão 24ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

ORDEM DO DIA

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a existência de requerimento de inversão da Ordem do Dia.

 

002 - ANTONIO MENTOR

Por acordo de líderes, requer a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 21h29min, reabrindo-a às 21h51min. Põe em votação e declara aprovado requerimento de inversão da Ordem do Dia, de autoria do Deputado Vanderlei Macris. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PR 28/03. Declara encerrada a discussão do PL 409/02. Anuncia a existência de requerimento do Deputado Renato Simões, de método de votação à propositura. Põe em votação e declara aprovado o referido requerimento.

 

004 - ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Requer verificação de votação.

 

005 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido e determina que se proceda à verificação pelo sistema eletrônico.

 

006 - ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Solicita  retirada de seu requerimento de verificação de votação.

 

007 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido. Põe em votação e declara aprovado o PL 409/02, salvo emenda e partes destacadas. Põe em votação e declara aprovada a Emenda nº 1. Põe em votação e declara rejeitadas as partes destacadas.

 

008 - ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Por acordo de líderes, requer a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

009 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 21h55min, reabrindo-a às 21h59min. Declara encerrada a discussão do PL 801/01. Anuncia a existência de requerimento do Deputado Renato Simões, de método de votação à propositura. Põe em votação e declara aprovado o referido requerimento.

 

010 - ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Requer verificação de votação.

 

011 - Presidente ROMEU TUMA

Acolhe o pedido e determina que se proceda à verificação pelo sistema eletrônico, que indica quórum insuficiente para deliberação e continuidade dos trabalhos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Souza Santos para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - SOUZA SANTOS - PL - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Proposições em regime de urgência. Há sobre a mesa requerimento, nos termos regimentais, solicitando que a disposição das proposituras da Ordem do Dia seja alterada na seguinte conformidade:

Que o item 2 passe a figurar como item 1.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - Senhor Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Em face do acordo entre as lideranças a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Antonio Mentor e suspende a sessão por cinco minutos. Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 21 horas e 29 minutos, a sessão é reaberta às 21 horas e 51 minutos, sob a Presidência do Sr. Romeu Tuma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Sobre a mesa o seguinte requerimento: “Requeiro, nos termos regimentais, que a disposição das proposituras da presente Ordem do Dia seja alterada na seguinte conformidade:

- que o Item 2 passe a figurar como Item 1;

- renumerem-se os demais itens.”

Assina o Deputado Vanderlei Macris.

Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de resolução nº 28, de 2003, de autoria da Mesa. Institui o Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado do Estado de São Paulo, com sede na Assembléia Legislativa, e estabelece sua organização. Parecer nº 1063, de 2003, do Congresso das Comissões de Justiça e de Finanças, favorável. Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. (Palmas.)

Item 2 - Discussão e votação adiada - Projeto de lei nº 409, de 2002, de autoria do Deputado Renato Simões. Cria o "Conselho Estadual dos Povos Indígenas". Pareceres nºs 191, 192 e 193, de 2003, respectivamente de relatores especiais pelas Comissões de Justiça, de Direitos Humanos e de Finanças, favoráveis. Com emenda apresentada nos termos do inciso II do artigo 175 da XI Consolidação do Regimento Interno. Pareceres nºs 1046, 1047 e 1048, de 2003, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça, de Direitos Humanos e de Finanças, favoráveis. Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Há sobre a mesa requerimento de autoria do nobre Deputado Renato Simões na seguinte conformidade:

“Requeiro, nos termos regimentais, que a votação do Projeto de lei nº 409/02 se processe na seguinte conformidade:

I - Projeto salvo emenda e partes destacadas.

II - Emenda de nº 1.

III - Partes destacadas:

- Do inciso I do Art. 2º as expressões “definir e”.

- Art. 3º.

- Inciso III e Parágrafo Único do Art. 4º.

- Do Art. 11, do “caput” a expressão “com a seguinte composição”; incisos de I a IX e Parágrafo Único.

Em votação o método de votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Sr. Presidente, regimentalmente solicito uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - O pedido de V.Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como "sim", os que forem contrários deverão registrar o seu voto como "não”.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Senhor Presidente, retiro meu pedido de verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - É regimental.

Em votação o Item 1 - Projeto salvo emenda e partes destacadas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2 - Emenda de nº 1. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 3 - Os Senhores Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. Rejeitadas as partes destacadas.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Alberto Turco Loco Hiar e suspende a sessão por cinco minutos. Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 21 horas e 55 minutos, a sessão é reaberta às 21 horas e 59 minutos, sob a Presidência do Sr. Romeu Tuma.

 

 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 801, de 2001, de autoria do Deputado Vanderlei Siraque. Altera dispositivos da Lei nº 9.155, de 1995, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação trimestral de estatísticas criminais. Parecer nº 183, de 2003, do Congresso das Comissões de Justiça, de Segurança Pública e de Finanças, favorável, com emenda. Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Há sobre a mesa um requerimento de autoria do nobre Deputado Renato Simões sobre método de votação:

“Requeiro, nos termos regimentais, que a votação do Projeto de lei nº 801/01, de autoria do nobre Deputado Vanderlei Siraque, se processe na seguinte conformidade:

I - Projeto salvo emenda e partes destacadas.

II - Emenda apresentada no parecer de Congresso de Comissões.

III - Partes destacadas dos incisos abaixo constantes do artigo 1º:

a) do inciso III, especificado se em folga ou em serviço por Polícia.

b) incisos IV e V.

c) do inciso VI, as expressões “especificado se em folga ou em serviço por Polícia.”

d) inciso VII.

e) do inciso VIII, as expressões: “especificado em virtude de confronto, homicídio doloso, homicídio culposo, latrocínio, acidente de trânsito, ou outra causa.”

f) inciso IX.

g) do inciso X, a expressão “em confronto”.

h) inciso XV.

IV - Do Artigo 2º, as seguintes expressões constantes do artigo 1º:

a) “nele referido, devendo repassá-lo ao prefeito ou à Câmara Municipal que o solicitar, no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do recebimento da solicitação.”

Em votação o requerimento ora anunciado. Os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Sr. Presidente, solicito uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - O Pedido de V. Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

- É feita a verificação.

 

 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PPS - Participaram da votação 14 Srs. Deputados; 13 votaram “sim”, este Deputado na Presidência, e uma abstenção, quorum insuficiente para a deliberação e continuidade dos trabalhos. Nos termos do artigo 106, inciso III, do Regimento Interno, esta Presidência levanta os trabalhos.

 

* * *

- Levanta-se a sessão às 22 horas e 09 minutos.

* * *