19 DE JUNHO DE 2006

024ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR “OS 30 ANOS DA TAM - TRANSPORTES AÉREOS DE MARÍLIA”

 

Presidência: RICARDO TRIPOLI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 19/06/2006 - Sessão 24ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RICARDO TRIPOLI

 

COMEMORAR "OS 30 ANOS DA TAM - TRANSPORTES AÉREOS DE MARÍLIA"

001 - RICARDO TRIPOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Assembléia Legislativa, a pedido do Deputado ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de comemorar os 30 anos da TAM - Transportes Aéreos de Marília. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre os 30 anos da TAM.

 

002 - LÍBANO MIRANDA BARROSO

Vice-presidente de Finanças e Gestão da TAM, fala sobre as principais características da TAM, como seu crescimento nesses 30 anos e a forma diferente de tratar o passageiro criada pelo seu fundador, Comandante Rolim.

 

003 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Presta homenagem à TAM com entrega de placa comemorativa.

 

004 - NOEMY ALMEIDA AMARO

Presidente do Conselho de Administração da TAM, fala sobre a contínua expansão da TAM que está baseada em grandes investimentos em tecnologia, treinamento e renovação constante da frota, considerada hoje, a mais moderna da América Latina.

 

005 - Presidente RICARDO TRIPOLI

Presta homenagem à Senhora Noemy Almeida Amaro, Presidente do Conselho de Administração da TAM. Destaca que a TAM foi a concretização do sonho do Comandante Rolim Amaro, que trouxe desenvolvimento regional e estratégico. Lembra que a principal preocupação da empresa é estabelecer um bom relacionamento com os passageiros e oferecer um excelente padrão de qualidade. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Ricardo Tripoli - PSDB Bom dia a todos! Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes, agradecendo ao Exmo. Sr. Major-Brigadeiro-do-Ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comar; ao Sr. Líbano Miranda Barroso, vice-Presidente de Finanças e Gestão, representando neste ato o Sr. Marco Antônio Bologna, Presidente da TAM; à Presidente do Conselho de Administração da TAM, Sra. Noemy Almeida Amaro; à vice-Presidente do Conselho Administrativo da TAM, Sra. Maria Cláudia Amaro Demenato; ao Presidente do Conselho do Projeto Museu Asas de Um Sonho, Eductam, Sr. João Francisco Amaro; aos Diretores e vice-Presidentes da TAM; ao Sr. Maurício Amaro, Conselheiro da TAM; ao Sr. Luiz Antônio Costa Santos, Assessor de Turismo, representando neste ato o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fernando Longo; ao Presidente da TAM, Táxi Aéreo de Marília S/A, Sr. Rui Thomaz de Aquino.

Minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Sr. Presidente desta Casa, o nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado Ricardo Tripoli, com a finalidade de comemorarmos os 30 Anos da TAM-Transportes Aéreos de Marília.

Convido todos os presentes para que, em pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Segundo Tenente Músico, Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na figura do 2º Tenente Músico Jassen Feliciano pela gentileza da apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

Teremos agora a apresentação de um vídeo institucional da TAM, sobre os 30 anos dessa companhia que hoje estamos homenageando.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - O vídeo institucional resume bem o que é a empresa TAM e a maneira como o seu criador e os seus funcionários deram seqüência a esse brilhante trabalho.

Assim sendo, gostaria agora de passar a palavra ao Sr. Líbano Miranda Barroso, vice-Presidente da TAM na área de Finanças e Gestão.

 

O SR. LÍBANO MIRANDA BARROSO - Exmo. Senhor Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Rodrigo Garcia; Exmo. Senhor Deputado Ricardo Trípoli; minhas Senhoras e meus Senhores.

Sentimo-nos honrados com essa homenagem da Assembléia Legislativa do nosso estado, fruto da iniciativa do Senhor Deputado Ricardo Trípoli. Estamos todos agradecidos com esse gesto do Poder Legislativo de São Paulo, comemorando os 30 anos de nossa empresa.

Permitam-me um resumo das principais ações da TAM que, nesses 30 anos, nunca parou de crescer e, inovando sempre, conquistou a confiança de milhões de passageiros que hoje utilizam nossos aviões no Brasil, na América do Sul, Estados Unidos e Europa.

A TAM foi criada por um homem forte de princípios e um inovador por excelência. Transformamos esse legado em nosso DNA.

O Comandante Rolim criou uma forma diferente de tratar o passageiro - ser cortês, humilde, ousado, otimista, alegre e bem humorado. E isso enraizou. O DNA, o estilo TAM, é essa forma de ser de cada um de nós querer fazer mais na sua própria função. A TAM é uma empresa onde o principal personagem é o passageiro.

Tudo isso foi resumido em uma frase em que o Comandante Rolim dizia:

"Espírito de servir” é o que diferencia a TAM com uma cultura voltada ao atendimento com produtividade e eficiência.

Empregamos hoje na TAM mais de 10 mil funcionários diretos e cerca de 6 mil indiretos. Transportamos no Brasil e no exterior mais de 20 milhões de passageiros com uma frota próxima de 90 aviões.

Demos continuidade à academia de serviços, um centro de treinamento criado pelo nosso fundador. Essa academia tem capacidade de treinamento para 750 alunos/dia em procedimentos de vôo e de terra.

Também prosseguimos com outra iniciativa do Rolim: o Centro Tecnológico de São Carlos, um complexo de excelência onde fazemos toda a manutenção de nossa frota.

São empreendimentos que tiveram sempre a visão dele e que nós completamos, respeitando sempre as melhores práticas e a profissionalização.

Hoje a TAM tem 45% de seu capital negociado em bolsas, no mais alto nível de governança corporativa.

É uma empresa de aviação que tem como estratégia a constante modernização. Possui a frota mais jovem do Brasil, que renovaremos ainda mais nos próximos anos.

Hoje, quando comemoramos 30 anos, estamos modernizando nosso visual, nossa apresentação ao público, mostrando, de forma renovada, que a TAM tem uma proposta diferenciada, que somos uma empresa de preços competitivos, com ampla presença no Brasil e no mundo.

A partir deste ano, vamos buscar uma expansão ainda maior no mercado internacional. O ano de 2006 e muito importante para a TAM. Estamos comemorando os 30 anos da companhia e vamos comemorar também o centenário de Santos Dumont, o brasileiro inventor do avião. Em novembro, como parte das comemorações do centenário, estaremos inaugurando o Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, idealizado pelo Comandante Rolim e por seu irmão João Amaro. Será o maior acervo mantido por uma operadora privada, com mais de 60 aviões.

Esse conjunto de realidades que forma o perfil da TAM está a serviço do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, de forte compromisso com o fortalecimento cada vez maior do transporte aéreo brasileiro. Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Faremos agora a entrega de uma placa de prata, na pessoa do vice-Presidente Líbano Miranda Barroso, que é extensivo a toda família e a todos dirigentes e funcionários da TAM. A Assembléia Legislativa se sente honrada e orgulhosa, e o Estado de São Paulo da mesma forma, por poder no dia de hoje prestar esta homenagem, aprovada por unanimidade por todos os Deputados desta Casa, a este grande brasileiro que gerou e criou a empresa TAM.

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

“Nós só poderemos seguir crescendo se nossa capacidade de sonhar não se limitar aos problemas e for sempre maior do que eles”. Comandante Rolim

Homenagem da Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da TAM, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 19 de junho de 2006. Subscreve este Deputado.

Neste momento passamos a palavra àquela que acompanhou todos os passos, todos os caminhos, sendo sempre uma brilhante conselheira daquele que forjou e montou esse empreendimento que é orgulho de todos nós brasileiros de São Paulo. Tem a palavra a Sra. Noemy Almeida Amaro, Presidente do Conselho de Administração da TAM, para as suas considerações.

 

A SRA. NOEMY ALMEIDA AMARO - Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Como Presidente do Conselho de Administração da TAM quero, em primeiro lugar, agradecer ao Excelentíssimo Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia e, de maneira muito especial, agradecer ao nobre Deputado Ricardo Trípoli, autor dessa iniciativa que comemora os 30 anos da TAM Linhas Aéreas.

É com muito orgulho que minha família, eu, diretores e colaboradores da TAM participamos desta Sessão Solene na Assembléia Legislativa do nosso Estado em homenagem aos 30 Anos da TAM Linhas Aéreas.

A TAM nasceu em São Paulo fundada pelo Rolim Adolfo Amaro e com o forte apoio dos brasileiros deste Estado transformou-se, em pouco mais de duas décadas, em uma das mais bem sucedidas empresas do país.

Graças também ao constante apoio de brasileiros de todas as regiões e milhares de passageiros de outras nacionalidades, a TAM mantém há 35 meses consecutivos a liderança no transporte aéreo doméstico do Brasil.

E agora, quando completa 30 anos, a TAM assume pelo segundo mês consecutivo a liderança de todo o transporte aéreo brasileiro, somando-se os passageiros transportados nos vôos domésticos e internacionais.

Essas são conquistas que nos alegra mas que recebemos com humildade como recomendava o Rolim e também todos da TAM que têm consciência dos desafios do transporte aéreo em um país como o nosso.

A contínua expansão da TAM está baseada em fortes investimentos em tecnologia, treinamentos e renovação constante da nossa frota, hoje a mais nova e moderna da América Latina.

A TAM mantém em São Carlos, interior de São Paulo, em uma área adquirida pelo Rolim, seu Centro Tecnológico para manutenção de seus aviões e de outras companhias, significando redução substancial de custos em dólares com a nacionalização de serviços e componentes aeronáuticos que eram anteriormente realizados no exterior.

O Centro Tecnológico de São Carlos contempla ainda a possibilidade de instalação de outras empresas no local, no conceito de condomínio tecnológico, e leva em conta a mão-de-obra altamente especializada formada nas universidades da região.

Mas esta expansão foi beneficiada também por generosas lições deixadas pelo Rolim como legado a todos da TAM. A principal delas talvez tenha sido a do respeito absoluto ao cliente, conceito que ele introduziu no Brasil. A partir daí, os esforços de todas as equipes da TAM estão compromissados com o nosso "espírito de servir" para encantar os clientes.

A TAM cumpre ainda suas obrigações com os esforços pela integração nacional, chegando a 46 destinos no Brasil e, com acordos comerciais com empresas regionais, atinge 71 localidades.

Nas linhas internacionais, a TAM já anunciou que vai inaugurar no início de outubro seu vôo diário para Londres e que aumentará dois vôos diários para Buenos Aires no segundo semestre, elevando de seis para oito freqüências por dia nessa rota. Desde o último dia 30 de maio passou a operar vôo diário direto para Nova York, que passou de quatro para sete freqüências semanais.

Além disso, desde 11 junho inaugurou a linha Manaus-Miami, também diariamente, completando as outras três freqüências diárias já operadas para os Estados Unidos (duas para Miami e uma para Nova York).

Na América do Sul, iniciou em março code-share com a TACA para o destino Lima no Peru, ampliando as opções oferecidas aos passageiros (Buenos Aires, Santiago e, por meio da TAM Mercosur, Assunção e Ciudad Del Este (Paraguai), Montevidéu e Punta Del Este (Uruguai), Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba (Bolívia).

A TAM opera ainda dois vôos diários para Paris, saindo de Guarulhos (SP) e uma vez por semana com escala em Recife (PE).

Paralelamente ao nosso crescimento, quero acrescentar que não perdemos de vista a ética que o Rolim pregava e exercia, quanto ao cumprimento rigoroso de nossos compromissos com a sociedade, com os poderes públicos, clientes, fornecedores e comunidades para as quais prestamos serviços.

Por isso, é preocupada com a manutenção dos princípios que sempre nortearam o desenvolvimento da empresa, a TAM mantém uma política de responsabilidade social, baseada na colaboração e realização de parcerias contínuas com algumas das principais instituições ligadas ao Terceiro Setor.

Rolim dizia sempre que um homem sem sonho é um homem sem futuro. Mas, ele encarava a vida com otimismo positivo, não apenas como um sonho vago.

Talvez isso explique as realizações que a TAM pôde concretizar nesses 30 anos de vida, em beneficio do Brasil e do transporte aéreo brasileiro.

As realizações explicam também porque proclamamos em todos os vôos, diariamente, e em todas as nossas aeronaves, o nosso orgulho de ser brasileira. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Esta Presidência prestará, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, uma singela homenagem à Sra. Noemy Almeida Amaro, com a entrega de flores que representam o brilhantismo destes 30 anos de empresa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO TRIPOLI - PSDB - Senhoras e senhores, preparei algumas palavras que gostaria de pronunciá-las agora em virtude do pouco que conheci do Comandante Rolim Amaro, mas o quanto pude admirá-lo durante o período em que convivi com essa grande figura brasileira.

Um poema do escritor norte-americano D.H. Lawrence diz que as pessoas que sonham com os olhos abertos transformam seus sonhos em realidade. E a TAM é em grande parte o sonho de olhos abertos do Comandante Rolim Amaro, quando ainda menino parava o que estava fazendo para ver os aviões passarem e já sabia que seu destino estava lá. Como todos aqueles que têm grandes sonhos, a concretização do sonho do Comandante Rolim não beneficiou apenas a ele, mas a toda a coletividade.

E por coletividade não incluo apenas aos milhares de funcionários, às comunidades nas quais a empresa gera emprego e renda, nem mesmo apenas aos quase 10 milhões de passageiros que já viajaram pela bandeira da empresa, mas ao país como um todo, que ganhou importante ferramenta primeiro para o desenvolvimento regional, depois para o nosso desenvolvimento estratégico.

Um dos grandes desafios estratégicos do Brasil, desde o início da colonização, foi justamente promover o desenvolvimento regional e combater as desigualdades entre as diversas áreas do Brasil. Monteiro Lobato chegou a dizer, aproveitando a imagem e que as vias de transporte são como as veias e artérias de um corpo, que sem estas vias regiões inteiras iriam gangrenar na miséria e na fome. O aumento da velocidade nestes nossos tempos modernos exigida também novas vias de circulação mais rápidas, que os outros meios de transporte não poderiam oferecer.

O Comandante Rolim compreendeu este desafio e levou ao extremo a vocação da TAM como um dos corações que bombeavam o sangue sadio do progresso pelas regiões do interior do país, mesmo, e principalmente, nos momentos nos quais não havia esta visão com tanta clareza ou se priorizava caminhos de maior rentabilidade imediata, esquecendo a necessidade de sonhar o futuro. Outra qualidade do Comandante Rolim que não pode ser esquecida de forma alguma é sua enorme preocupação com o relacionamento pessoal com os passageiros. Necessidade tão forte que o fez abandonar sua primeira experiência como piloto de linhas comerciais porque não conseguia ficar privado deste relacionamento pessoal com os clientes.

Certamente se dependesse dele, ele teria feito questão de cumprimentar cada um dos 10 milhões de passageiros, ouvir de cada um deles a opinião que tiveram sobre a viagem, ouvir as sugestões para que a qualidade do serviço melhorasse ainda mais. Como a partir de um determinado momento este contato direto não era mais possível o Comandante Rolim, muito antes de se tomarem comuns os Serviços de Atendimento ao Consumidor, buscava sempre meios de oferecer um canal direto entre ele e os clientes, sempre com a garantia de que qualquer crítica, sugestão ou comentário seria respondido.

Mas não poderia deixar de dizer, igualmente, que ao mesmo tempo em que o Comandante Rolim mantinha seus sonhos no céu junto com seus aviões, também mantinha seus pés firmes no chão para dar a estes sonhos uma base sólida e firme. Ao mesmo tempo planejador ousado e administrador austero, o Comandante Rolim tinha a têmpera dos construtores de impérios.

Outro mérito do Comandante Rolim sem o qual este sonho não teria se tomado real, consolidado e ampliado para muito além das suas fronteiras originais é que ele jamais quis sonhar sozinho. Um de seus objetivos sempre foi fazer com que cada funcionário participasse deste sonho, estivesse envolvido e motivado, fosse não só uma parte de algo maior, mas também compreendesse o todo, sentisse sua importância na construção da empresa.

Assim, criou-se na TAM a noção de que deve haver um relacionamento especial e pessoal com o cliente, que deveria haver um elevado padrão de qualidade, uma noção de honra e de pertencer a empresa - a qual ele correspondia com o orgulho de ter funcionários dedicados. Para o comandante Rolim era esta a melhor forma de garantir que o estreitamento dos laços entre o cliente e a empresa que ele colocava como ponto fundamental teria em cada parceiro da empresa um continuador.

Assim, saúdo a memória do Comandante Rolim, não apenas enquanto engenheiro que ergueu a TAM a partir dos sonhos, mas como todo grande brasileiro que contribuiu para o futuro do país e, sobretudo, como modelo de empreendedor sério, responsável, sem jamais deixar de ser ousado. Saúdo também em cada funcionário da empresa o herdeiro deste grande legado do Comandante. Que o Brasil possa sempre contar com estes sonhadores de olhos abertos, que não temem transformar seus sonhos em realidade. Muito obrigado. (Palmas.)

Antes de encerrar esta sessão gostaria, mais uma vez, de agradecer a presença de todos e dizer que o Comandante Rolim prezava pela qualidade e pelo carpete vermelho, que é o tom da TAM. Não sei se por uma exigência constitucional ou porque a Assembléia Legislativa de São Paulo - que foi inaugurada há muito mais tempo do que a TAM - havia combinado com essa empresa, temos aqui em cima um carpete vermelho que, com certeza, deve ter uma inspiração desse grande comandante que estamos homenageando hoje aqui na figura de cada um dos seus funcionários, dos seus parceiros, dos seus amigos e de seus familiares.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, às senhoras e aos senhores, aos funcionários da TAM, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão e muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 52 minutos.

 

* * *