1

 

31 DE MAIO DE 2004

25ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DA SOCIEDADE BÍBLICA MUNDIAL E DOS 56 ANOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

 

Presidência: WALDIR AGNELLO

 

Secretário: GERALDO “BISPO GÊ” TENUTA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 31/05/2004 - Sessão 25ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALDIR AGNELLO

 

COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DA SOCIEDADE BÍBLICA MUNDIAL E DOS 56 ANOS DA SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

001 - WALDIR AGNELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 200 anos da Sociedade Bíblica Mundial e os 56 anos da Sociedade Bíblica do Brasil. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - PAULO LUTERO DE MELO

Representante do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, discorre sobre a importância da Bíblia Sagrada na vida de todos.

 

003 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia número musical.

 

004 - RUDI ZIMMER

Secretário de tradução e comunicação da Sociedade Bíblica do Brasil e das Sociedades Bíblicas Unidas, tece considerações sobre a tradução da Bíblia nestes 200 anos de existência da Sociedade Bíblica Mundial.

 

005 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia a exibição de vídeo institucional e apresentação musical.

 

006 - ERNI WALTER SEIBERT

Secretário de Comunicação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, fala de como a Bíblia é um fator de transformação social e espiritual. Cita os programas existentes na entidade.

 

007 - ENÉAS TOGNINI

Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, conta os fatos históricos que levaram a criação das Sociedades Bíblicas e a criação da entidade no Brasil.

 

008 - Presidente WALDIR AGNELLO

Anuncia número musical. Diz de sua alegria em fazer algo que engrandecesse o Reino de Deus. Profere uma oração de agradecimento a Deus. Agradece àqueles que colaboram para o êxito dos trabalhos. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Geraldo “Bispo Gê” Tenuta para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GERALDO “BISPO GÊ” TENUTA - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs. Deputados, passamos a nomear as autoridades aqui presentes: Reverendo Enéas Tognini, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Erni Walter Seibert, Secretário de Comunicação Social e Marketing da Sociedade Bíblica do Brasil; Pastor Paulo Lutero de Melo, membro da Diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, representando neste ato o Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, do qual ele faz parte também da Diretoria; Dr. Rudi Ziemmer, Secretário de Tradução e Publicações e membro da Junta Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas e Presidente da Comissão de Política de Traduções das Sociedades Bíblicas Unidas; minha esposa, Pastora Roseli de Jesus Agnello; Sra. Élia da Costa Tognini, esposa do Rev. Enéas Tognini; Sra. Alice Giraldi, secretária da Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil; Rev. Assir Pereira, membro da Diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil; Rev. David Basílio da Costa, Presidente do Diretório de São Paulo da Sociedade Bíblica do Brasil e a presença do Exmo. Deputado Geraldo Bispo “Gê” Tenuta.

Senhores e senhoras aqui presentes, amigos, convocamos esta Sessão Solene com o propósito de comemorarmos os 200 anos das Sociedades Bíblicas Unidas e também o 56º aniversário da Sociedade Bíblica do Brasil. Estivemos há alguns meses na SBB conversando com o Rev. Giraldi, que nos acolheu de forma bastante calorosa com a iniciativa deste Deputado, para honrarmos a SBB e também os 200 anos das Sociedades Bíblicas Unidas. Abriu as portas e colocou todas a sua equipe à disposição para que esta data tão importante não passasse em branco.

Quero fazer menção ao motivo da ausência do Rev. Giraldi, que está com compromissos na Argentina, onde todos os secretários das Sociedades Bíblicas Unidas estão reunidos para tratarem de assuntos estratégicos das Sociedades. Infelizmente ele não pôde estar conosco aqui, mas justifica a sua ausência com grande pesar.

Convido todos os presentes para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pelo tecladista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Sargento PM Músico José Loyola.

 

* * *

 

- É executado e cantado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Esta Presidência agradece ao tecladista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, PM Músico Sargento José Loyola. Muito obrigado por emprestar seu talento a nós nesta sessão solene.

A nossa sessão estava agendada para as 20 horas, mas devido ao trânsito ruim, por causa da chuva, resolvemos atrasar alguns minutos para que as pessoas pudessem chegar. Louvamos a Deus e agradecemos a Ele a presença dos senhores nesta noite. Se outras pessoas não estão aqui, é por algum motivo justo.

Esta Presidência concede a palavra ao Pastor Paulo Lutero de Melo, da Igreja Brasil para Cristo, membro da Sociedade Bíblica do Brasil, representando, neste ato, o Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, do qual faz parte da Diretoria.

 

O SR. PAULO LUTERO DE MELO - Boa-noite a todos. Que a gloriosa, maravilhosa e única paz que nos concede nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja conosco.

Querido amigo, nobre Deputado Waldir Agnello, agradecer por esta noite tão gloriosa; Reverendo Enéas Tognini, cujo nome é alvo de atenção das orações e carinho da Comunidade Evangélica Brasileira; Reverendo Erni, Secretário de Comunicação da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Rudi Zimmer, é uma alegria e uma honra conhecê-lo, Bispo Gê, Deputado desta Casa, demais presentes, irmãos, amigos, pastores, senhoras e senhores, não consigo ver este auditório com algumas cadeiras vazias, mas com bilhões de pessoas que foram modificadas pela palavra de Deus.

Não sejamos pequenos de calcular a importância deste ato pela ausência de algumas pessoas. Estamos tratando da Sociedade Bíblica do Brasil, cujo principal objetivo é difundir a palavra de Deus. Trago a saudação do Reverendo Carlos Alberto de Quadros Bezerra, Presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, e de minha Igreja Brasil para Cristo, nas pessoas do Presidente da Comissão Estadual, Pastor Bergamin e do Presidente do nosso Conselho, Pastor Lucena.

A Bíblia é sagrada. É uma noite realmente importante se atentarmos para o texto do Salmo 119:105 que diz: “Essa palavra é lâmpada para nossos pés e luz para o caminho”. A palavra de Deus é nossa porção diária, daí a figura “lâmpada para os pés”. Talvez a Bíblia Sagrada, propositadamente, não queira iluminar muito à frente, para que nós, cotidianamente, a busquemos.

A palavra de Deus é nossa porção diária. Cada um de nós deve ter o seu devocional diário, sua amizade e intimidade com ela. Sua providência é tudo que necessitamos. A Bíblia Sagrada é absolutamente contextualizada. Não necessita ser adaptada a pessoas ou estruturas. Ela é antiga, sim, sob o ponto de vista de princípios seguros. Ela é antiga no melhor sentido da palavra antiga. Ela é moderna sob o ponto de vista de estar sempre em sintonia com qualquer assunto, com qualquer tema. Ela é perene, pois repreende com amor. Ela é justa, pois não esconde o pecado dos seus maiores heróis. Ela é amorosa, porque paga o pecado. Ela é amorosa porque apaga o pecado. Ela é indicativa porque ela mostra o caminho ao céu. Só ela conseguiria ser ao mesmo tempo perene, justa, moderna, amorosa, antiga e atual, porque ela é, simplesmente, a palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada não precisa, para chegar aos jovens, ser chamada de uma palavra, como dizem, que bomba. Não precisa, para chegar aos perdidos, uma palavra que é apenas o sinônimo de riqueza. Basta dizer que a Sociedade Bíblica do Brasil, nos seus 200 anos no mundo e 56 no Brasil, lida com nada mais, nada menos, do que a palavra de Deus.

Em nome do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, esta é a palavra, esta é a saudação, este é o boa-noite de todos nós. Esta palavra maravilhosa, perene, segura, justa, moderna, antiga, nova e eterna. Pois passarão os céus e a terra, mas a palavra de Deus não passará. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos e louvamos a Deus pela manifestação do Pastor Paulo, que falou com o coração daquilo que a palavra de Deus representa para a vida dele, ele que é um pregador dessa palavra desde pequeno, seguindo os passos do pai dele, que também foi um grande pregador da palavra.

Estamos sendo agraciados com a presença do coro feminino. Temos o privilégio de ouvirmos a apresentação do Coro Feminino da Catedral Evangélica de São Paulo, sob a regência do Sr. Carlos Eduardo Vieira, tendo no teclado a Sra. Elciléia Azzolini Cavalcante. Teremos a apresentação da música “Ensina-me, Senhor”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Graças a Deus por esse talento que o Senhor concede a vocês, esse maravilhoso coro que abrilhanta a nossa noite, e também pela regência do nosso irmão Carlos Eduardo Vieira e pela tecladista Elciléia Azzolini Cavalcante. Louvamos a Deus pela vida de todos vocês.

Neste instante, gostaria de conceder a palavra ao Dr. Rudi Zimmer, secretário de Traduções e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil e também membro da Junta da Diretoria Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas e presidente da Comissão de Política de Traduções das Sociedades Bíblicas Unidas.

 

O SR. RUDI ZIMMER - Exmo. Sr. Deputado e Pastor Waldir Agnello; Exmo. Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Pastor Enéas Tognini; Pastor Paulo Lutero de Melo; Dr. Erni Seibert; demais autoridades civis e eclesiásticas, senhoras e senhores, irmãs e irmãos, representando o setor de traduções não só da Sociedade Bíblica, mas das Sociedades Bíblicas Unidas, gostaria de dizer algumas palavras sobre a tradução da Bíblia, que sempre esteve no coração das Sociedades Bíblicas Unidas em todos os seus 200 anos.

De todas as grandes religiões mundiais, o Cristianismo é a religião que mais investe na tradução do seu Livro Sagrado. Como cristãos, não temos uma língua sagrada. Por exemplo, um dos textos mais maravilhosos das Escrituras Sagradas, não lemos no grego, ou no aramaico, ou no hebreu, mas em português, em que lemos “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Todas as línguas humanas podem ser transmissoras da revelação das Escrituras Sagradas. Os textos originais não são guardadores de mistérios impenetráveis, mas são realidades vivas que podem ser repassadas nas mais diversas línguas e culturas. Portanto, embora Jesus tenha falado em grego e em aramaico, suas palavras, a narrativa de sua obra, do seu ministério, de sua morte e de sua ressurreição podem ser anunciadas em qualquer língua e quaisquer culturas para chamar, para julgar, para perdoar, para abençoar.

As línguas deste mundo, portanto, se tornam dialetos de Deus, dialetos do céu. As línguas deste mundo se tornam línguas de fogo quando uma língua fala de Deus. Em Cristo, ela passa a ser uma língua do Espírito de Deus, pois é o Espírito que testemunha que Jesus Cristo é Salvador e Senhor. Portanto, não estamos celebrando aqui, hoje, apenas a história do talento humano, mas a história do derramamento do Espírito. Neste sentido, a história que celebramos hoje nos dá esperança. Por dois milênios, as Escrituras têm sido traduzidas, produzidas e distribuídas. Durante esses milênios e, principalmente, nos últimos 200 anos, a Bíblia provou ser viva e transformadora, através das línguas para as quais foi traduzida.

Estamos num período crítico da História, com muita incerteza, tendo em vista o terror, as guerras, a violência e os questionamentos de valores que sempre consideramos sagrados. Mas o que nos dá esperança é que nenhum período da História ficou imune à Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem se encarnado em todas as situações e em todas as culturas e é nisto que reside a nossa esperança. A Palavra de Deus pode e irá fazê-lo novamente, trazendo a boa notícia em Jesus Cristo, cheia de perdão, cheia de paz e cheia de vida também a essa geração.

Com estas palavras, em nome das Sociedades Bíblicas Unidas de cuja diretoria faço parte, quero agradecer esta homenagem e esta solenidade. Vou levar pessoalmente a memória deste momento para a Sra. Celi Schumaker Robson, que é a presidente da Junta Diretora Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas e também o Rev. Müller Milloy, Secretário Geral Mundial. Em nome deles agradeço por este momento. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - A seguir, assistiremos a projeção do vídeo institucional da Sociedade Bíblica do Brasil “Fonte da Vida”.

 

* * *

 

- É feita a projeção do vídeo institucional “Fonte da Vida”.

 

* * *

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa, Deputado Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos a equipe que preparou esta projeção.

Por intermédio deste vídeo podemos ter apenas uma amostra da grandeza e complexidade do trabalho realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil. É realmente algo fascinante conhecermos um pouco desse trabalho que a Sociedade Bíblica realiza, um trabalho que está 56 anos, aqui no Brasil, fazendo com que a palavra de Deus chegue a milhares de pessoas em todo o mundo.

Gostaríamos de convidar novamente o coro feminino da Catedral Evangélica de São Paulo para fazer a apresentação da música “Em Deus eu esperei”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos, mais uma vez, ao coro da Catedral Evangélica, à regência do nosso irmão Carlos Eduardo e à tecladista Euciléia por esta brilhante apresentação.

Neste instante, ouviremos, com muita alegria, a manifestação do Reverendo Erni Walter Seibert, Secretário de Comunicação Social e Marketing da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

O SR. ERNI WALTER SEIBERT - Estimado Deputado Waldir Agnello, proponente desta sessão solene e Presidente da Mesa, prezados componentes da Mesa, autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes, meus amigos e irmãos, estamos reunidos em função de dois acontecimentos registrados na história: 200 anos das Sociedades Bíblicas e 56 anos da Sociedade Bíblica do Brasil.

Gostaria de ter como tema da minha fala a seguinte frase: “A Bíblia, um fator de transformação social e espiritual”.

O ser humano, ao longo da história, sempre passou pelo desafio de transformar a sua história para melhor desde os tempos da Grécia Antiga, de ser um dos ideais humanos: mudar a história para melhor, transformar. E ao longo da história, muitas receitas foram apresentadas para transformar a história, a vida do ser humano para melhor.

Nos tempos mais recentes várias ideologias trataram desse assunto desde a Revolução Francesa, quando se falava em liberdade, igualdade e fraternidade no Positivismo, que influenciou a nossa pátria até na sua bandeira, com o lema “Ordem e Progresso”, tudo procurava transformar a história, a vida das pessoas e a vida da humanidade. E nem sempre o ser humano encontrou êxito nesse seu projeto. Por vezes ele procurava transformar a história através de guerras, dizendo que com a guerra conseguiria melhorar a vida das pessoas. Outras vezes foi pela pressão econômica que ele procurou fazê-lo. E os resultados estão aí.

Em 1804 um grupo de pessoas se reuniu para transformar a vida das pessoas. Eles queriam transformar a vida das pessoas através de um livro: a Bíblia Sagrada. Interessante essa idéia, de transformar a vida das pessoas através de um livro. E não era um livro novo. Era um livro que já tinha quase dois mil anos de história desde que ele estava completo: 1800 anos. Um livro que tem suas origens há pelo menos três, quatro mil anos. E quem inspirou aquele movimento foi uma menina - vimos no vídeo apresentado - chamada Mary Jones. Ela aprendeu a ler. Ela queria ler o livro que mais gostava: a Bíblia Sagrada. Ela não tinha a Bíblia, que era rara e cara. E aquele grupo então decidiu que todas as pessoas deveriam ter o direito de terem em suas mãos uma Bíblia. E com isso iriam transformar o mundo. Faz 200 anos. E há 56 anos, no Rio de Janeiro, um outro grupo de pessoas, todos brasileiros, queriam transformar a história do Brasil, também com esse mesmo livro. E fundaram a Sociedade Bíblica do Brasil. Aliás, essa característica torna esse movimento único. Muitas vezes perguntam quem é o dono da Sociedade Bíblica do Brasil. E eu convido as pessoas a olharem no espelho. O dono da Sociedade Bíblica do Brasil é aquela pessoa que gosta da Bíblia.

Nesses 56 anos de história aqui no Brasil já foram distribuídos em torno de 54 milhões de exemplares da Bíblia completa. E bilhões de literaturas bíblicas. Será que isso está transformando a nossa história? Será que isso está mudando a vida das pessoas? E a resposta é: está.

Quero citar pelo menos três projetos. Um deles, que faz mais ou menos dois anos, e que foi lançado aqui, nessa mesma sala: O Projeto da Inclusão do Deficiente Visual através da Bíblia, em braile, que está mudando a vida de muitas pessoas. Por quê? Porque o deficiente visual então recebe, em suas mãos, o exemplar da Bíblia Sagrada, um dos livros mais antigos da história da humanidade. E quando ele tem isso, se sente integrado a uma sociedade maior no plano da história. Ele se sente integrado na história. Uma sociedade maior no plano eterno, porque ele se vê dentro de uma perspectiva eterna. Quantas pessoas já estão sendo atingidas por esse projeto!

Um outro programa que também foi mencionado: Ação Especial pela Paz, em que as novas gerações são desafiadas a pensar na ética, a pensar nos bons costumes, na moral, e como deve ser uma sociedade mais justa. Está transformando a história.

Um outro projeto importantíssimo, também dentro desse projeto da Ação Pela Paz, que é Estudando com a Bíblia, onde as crianças aprendem com a Bíblia um projeto de vida diferente para elas. A Bíblia é um livro que transforma.

Lembro-me bem. Na década de 60 eu era estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do curso de Filosofia, e um professor nos contou as experiências pelas quais tinha passado. O professor se declarava ateu, e ele tinha sido convidado por um programa de intercâmbio a visitar uma universidade na Índia. E lá na Índia, um outro colega seu o convidou para um almoço. E foram a um bom restaurante, sentaram-se dentro do restaurante envidraçado, perto da calçada, e o professor brasileiro ateu queria comer. Mas do lado de fora via os famintos que não tiravam seus olhos do seu prato de comida. E esse professor brasileiro disse naquele momento para o seu colega: “Eu não consigo comer dessa forma”. E o colega da Índia lhe disse: “Não se importe com isso. Eles são de outra classe social. Nós podemos ter o nosso almoço.” E esse professor nos ensinou a seguinte frase, e aí vi como era cristão o meu ateísmo: “A Bíblia é um livro que tem influência até na vida das pessoas que não crêem em Deus.”

Algumas das conquistas mais importantes da humanidade estão na Bíblia. Por exemplo, o fato de todos os trabalhadores terem direito a um dia de descanso por semana. Por exemplo, o fato de que todos os seres humanos são iguais. Primeiro, diante de Deus, depois diante da lei, que um não pode dominar o outro: o amor ao próximo. Quantas coisas importantes na vida das pessoas! Até mesmo daquelas que não crêem, se aprende na Bíblia Sagrada. E quando então esse amor de Deus nos toca através desse livro a vida se transforma, a sociedade se transforma.

Por isso, esta Sessão Solene de hoje, estimado Deputado, é muito importante, porque ela não é uma homenagem apenas a instituições, mas uma homenagem a um livro: a um livro que faz história e que transforma vidas. Que Deus nos ajude a divulgar esse livro, cada vez mais. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos a manifestação do Reverendo Erni, que, com muita propriedade, nos apresenta como ele vê a Palavra de Deus transformando vidas. É bastante interessante esse aspecto da Palavra de Deus.

Temos agora a honra e a oportunidade de ouvirmos a manifestação do Reverendo Enéas Tonini, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, e também membro da Diretoria do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo. É uma pessoa de grande estima no meio evangélico, uma pessoa de caráter ilibado, uma pessoa que durante toda a sua vida tem trabalhado muito para que o Evangelho seja pregado.

Então, Pastor Enéas, é com muita alegria que concedo a palavra ao senhor. Temos a certeza de que sobre a sua vida existe a bênção de Deus, e queremos que o senhor compartilhe conosco uma porção do muito que Deus tem lhe dado.

 

O SR. ENÉAS TONINI - Nobre Deputado Pastor Waldir Agnello, prezados colegas de Ministério, meus senhores e minhas senhoras, é com muita alegria que estamos aqui nesta comemoração do bicentenário da Sociedade Bíblica Unida, ou Britânica.

Há 200 anos, como disse o Reverendo Erni, uma menina, no País de Gales, pertencente ao Reino Unido, sua família tremendamente pobre, ela almejava ter uma bíblia. Ela amealhou dinheiro, com muita dificuldade, até que conseguiu ter o dinheiro suficiente para comprar uma central da bíblia. Mas, quando ela teve o dinheiro, não havia bíblia. Ela teve que esperar um tempo até que fosse a uma igreja, 40 quilômetros distante da sua casa, para adquirir a bíblia, e a adquiriu.

Então, como disse o Reverendo Erni, veio ao coração de um grupo de pessoas, vendo a ansiedade e o desejo ardente daquela menina de possuir uma bíblia, o desejo de transformar a bíblia para os povos da Terra.

Meus amados, hoje, se essa menina que estamos mencionado, Mary Jones, levantasse com o poder de ressurreição, ficaria admirada em ver o progresso, ou como Deus abençoou a divulgação da Palavra de Deus. Temos hoje, no mundo, 135 ou 137 sociedades bíblicas como a nossa aqui do Brasil, traduzindo, imprimindo e divulgando a Palavra de Deus.

Então, meus amados, a nossa sociedade aqui do Brasil pertence a essa Sociedade Bíblica Unida, a americana e a inglesa.

A Sociedade Bíblica do Brasil tem produzido a Bíblia quase para o mundo todo. Já temos imprimido a Bíblia em português. Antigamente conseguíamos distribuir apenas 1.200.000 exemplares. Hoje, pela graça de Deus e pela gráfica, distribuímos mais de 4.000.000, e estamos imprimindo a Bíblia para quase toda a América Latina, em espanhol, uma parte em inglês, uma parte em francês e uma parte em dois dialetos da África. Temos uma infinidade de projetos, como já foi dito aqui, como o da Bíblia para os deficientes visuais, que é a Bíblia em Braille. A Sociedade Bíblica do Brasil imprimiu essa Bíblia, e é uma das primeiras do mundo, porque há Bíblia em Braille, mas aqui temos a completa em 38 grandes volumes.

Em nome da Sociedade Bíblica do Brasil, nobre Deputado Waldir Agnello, amados colegas, irmãos em Cristo, deixamos a nossa palavra de gratidão, de amor e reconhecimento a esta homenagem prestada ao bicentenário das Sociedades Bíblicas Unidas - e vai completar, no dia 10 de junho, 56 anos da existência da Bíblia no Brasil.

Portanto, Sociedade Bíblica, como disse o Reverendo Erni, não tem dono, cada um de nós é o dono dela. A Sociedade Bíblica vive para difundir a Palavra de Deus, ela está cumprindo a sua missão. Nós damos graças a Deus porque a Sociedade Bíblica tem trabalhado para a transformação do Brasil.

Deixamos aqui a nossa palavra de sincera gratidão por esta homenagem prestada às Sociedades Bíblicas Unidas, na sua comemoração do bicentenário, e também a do Brasil, que vai completar 56 anos de existência no próximo mês. Vamos orar pela Sociedade Bíblica, vamos divulgar a Palavra de Deus, porque ela não precisa de defesa, ela em si já é um argumento forte. A Palavra de Deus é a palavra ditada pelo Espírito Santo, e essa palavra pode incendiar os corações e transformar a nossa querida Pátria, o Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Agradecemos a manifestação do Reverendo Enéas Tognini, pessoa experimentada na Palavra, que está à frente da Sociedade Bíblica do Brasil, como Presidente, dando a essa instituição o seu valioso trabalho e o seu valioso tempo.

Convidarmos, novamente, o Coral da Catedral Evangélica de São Paulo, para fazer mais uma apresentação, com a música Pai Nosso, para encerrar a participação de vocês.

 

* * *

 

- É apresentado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Temos a alegria muito grande nesta noite de mais uma vez nesta Casa de Leis fazermos algo que engrandece o reino de Deus. Quero cumprimentar o reverendo Enéas Tognini; o reverendo Erni, o Dr. Rudi e pastor Paulo Lutero; demais autoridades eclesiásticas, meus irmãos em Cristo, dizendo a paz esteja convosco. Fiquei muito emocionado quando vocês do coro acabaram enchendo este lugar com a presença de Deus através do cântico.

Eu tenho, como Deputado recém-chegado nesta Casa, é o meu primeiro mandato, tido a alegria de fazer uso deste local para que possamos proclamar o nome do Sr. Jesus. Sinto-me aqui um missionário, uma pessoa enviada por vocês, meus irmãos em Cristo, as mais de 130 mil pessoas que votaram em mim mandando-me para cá como missionário “seja lá um representante”, seja lá a luz para que o reino de Deus seja proclamado também no meio dos homens, no local de onde se fazem as leis que regem as nossas vidas”. Quero agradecer e registrar a presença do bispo Geraldo “Bispo Gê” Tenuta.

Vimos um filme que retratou em alguns minutos o trabalho árduo da Sociedade Bíblica do Brasil, e contou também a história bonita da Sociedade Bíblica Unida, como todo esse trabalho começou. É realmente interessante e impressionante como de um pequeno desejo, uma semente plantada, pôde germinar, pôde florescer um trabalho que hoje tem uma amplitude, uma abrangência mundial. Nos dados aqui apresentados em cerca de 200 países a palavra de Deus já está chegando; 137 sociedades bíblicas, o Brasil é presenteado com a Sociedade Bíblica Brasileira que completa 56 anos. É uma história muito bonita de ser contada.

Mas gostaria de fugir um pouquinho dos números, daquilo que pode ser colocado num álbum de fotografias, daquilo que pode ser projetado numa tela, daquilo que pode ser produzido nos laboratórios de mídia para entrar um pouquinho naquilo que faz parte do resultado do meu coração, do seu coração, desta missão. Gostaria de lembrar uma história que um desembargador amigo meu me contou. Ele foi evangelizado e hoje pertence também a Jesus, graças a Deus, ele e toda sua família. E ele disse como isso começou.

Por ser desembargador todos os dias tinha uma atividade que era religiosa, vamos dizer assim. Ele lia uma porção do Código Civil e também para ajudá-lo nas decisões que tinha que tomar como juiz lia uma porção da palavra de Deus, mesmo sem conhecer a Jesus.

Já antes de dizer “sim” para Jesus, de entregar a sua vida a Jesus, já lia uma porção da palavra de Deus, porque diz ele que na palavra de Deus - e nós sabemos disso, é verdade - encontramos respostas para todas as coisas, para todas as nossas dúvidas, para tudo aquilo que queremos fazer. Mais tarde, a leitura diária dessa porção da palavra de Deus o levou a se entregar aos pés de Jesus. Este é um dos muitos exemplos que não conseguimos retratar num filme, num álbum de fotografias, num jornal.

Uma outra amiga da nossa família, uma senhora que carinhosamente chamamos de Vovozinha, uma senhora que mora nos Estados Unidos, Sra. Gergulin Wilkson, conta que num determinado momento foi fazer uma viagem missionária para um país da África em que a palavra de Deus ainda não havia chegado, a palavra escrita. E são muitos os lugares em que as pessoas não têm uma Bíblia. Na minha casa tenho o privilégio de ter vários tipos de Bíblia. Posso escolher o tipo de Bíblia que quero usar, mais fina, mais grossa, de letras maiores, ou de letras menores, de linguagens diferentes, Bíblias de estudo. Se tiver preguiça de ler posso até colocar um CD no aparelho e ouvir a palavra de Deus. “N” tipos de Bíblias nós temos o privilégio de ter. Mas muitos países, muitos lugares ainda não têm esse privilégio. E essa senhora, a Sra. Gergulin, disse que chegando nesse lugar em que foi levar a palavra de Deus escrita as pessoas que a recepcionaram ficaram de levá-la num lugar em que iriam reunir uma multidão de pessoas para ouvirem a mensagem da palavra de Deus.

E andaram muitos quilômetros, andaram para um lugar em que a cada quilômetro que passava ficava mais ermo, mais distante da civilização. Foram se enfronhando naquele lugar até que chegaram num descampado muito grande. Encostaram perto de uma grande rocha e lhe disseram: aqui será o local da nossa reunião. Ela olhava para o lado, para a direita, para a esquerda, para frente, para trás, 360 graus e não via como poderia chegar pessoas ali. Removeram uma pedra, tiraram de baixo dela um sino escondido e uma parte da Bíblia porque não tinham lá uma Bíblia completa. Tocavam o sino e lhe diziam: Sra. Wilkson, aguarde alguns minutos que as pessoas começarão a chegar.

Passaram-se os minutos e dali a meia hora havia milhares de pessoas descalças, vindas de muito longe e nas mãos com o que eles chamavam de comida para passar algumas horas ali ouvindo e vendo alguém lendo uma porção da palavra de Deus. As folhas eram disputadas uma a uma porque não tinham uma Bíblia completa para ler. E se vocês pensam que isso aconteceu há muitos anos, quero dizer que isso é recente. Não tem mais do que dez anos.

Então, meus irmãos, hoje temos o privilégio de poder contar algumas histórias bonitas que, como já foi dito aqui, transformaram vidas. Temos algumas pessoas chamadas de contrabandistas da palavra de Deus, que levam a Bíblia a lugares onde ela é proibida.

Sou também editor e recebo na editora que administro diversas cartas - ainda hoje recebi mais uma delas - de pessoas que estão num presídio querendo de toda forma receber uma Bíblia, mesmo que seja usada, mesmo que seja rasgada, das mais baratinhas que existem. E por que não lembrar também dos hospitais? Quantas pessoas num leito de dor recebem a palavra de Deus escrita e podem receber conforto também através da palavra de Deus. E nos hotéis? Vocês podem imaginar o trabalho que os gedeões fazem deixando um exemplar da Bíblia nos hotéis para que esses executivos, pessoas que lá acabam passando apenas algumas horas, possam através de um exemplar deixado na cabeceira de uma cama ter um momento de paz, de reflexão, de sossego.

Tudo isso, meus irmãos, está permeado de histórias que não estão contadas. Bom seria se pudéssemos reuni-las num compêndio, num grande livro. Tenho certeza de que choraríamos com as histórias que são contadas de vidas que foram transformadas pela palavra escrita.

Louvo a Deus, porque o Brasil é uma nação privilegiada. Temos liberdade não só para pregar o Evangelho, mas também para ter esses muitos tipos de Bíblia. Temos o privilégio de não precisarmos nos esconder para ler uma porção da palavra de Deus, nem tampouco andar quilômetros e quilômetros para poder ouvir alguém lendo algumas poucas páginas da Bíblia. Por que tudo isso acontece? Deus está nos oferecendo esse privilégio.

Hoje, como Deputado, sinto-me feliz em poder fazer uma homenagem aos 200 anos da Sociedade Bíblica Unida e também pelo 56º aniversário da Sociedade Bíblica do Brasil. Mas, mais do que isso, sinto-me honrado por fazer parte da família de Cristo, do reino de Deus, e por ter amigos tão chegados como esses que, juntamente comigo e com você, fazemos parte do exército de Deus para pregar o Evangelho em tempo e fora de tempo, a qualquer tempo.

Hoje, esta Sessão Solene deveria estar cheia de pessoas interessadas nisso - temos aqui duas ou três dezenas de pessoas aqui. Queria dizer que vocês são muito importantes nessa tarefa. Vocês são importantes e por isso estão aqui hoje. Aquelas pessoas que não puderam vir: nós os entendemos e não os criticamos. Gostaríamos de ver este local cheio. Temos certeza de que o coração de vocês, que estão aqui hoje, está firme nesse propósito de serem missionários da palavra de Deus.

Pastor Enéas Tognini, muito obrigado, porque, com esta oportunidade que nos é dada hoje, podemos fazer neste instante um grande buquê de flores e dizer: “Obrigado, Senhor, por tudo que passou nesses 200 anos de história e por tudo que haverá ainda de acontecer na história terrena até a volta de Jesus. Que a Sociedade Bíblica do Brasil, agora completando seu 56º aniversário, possa continuar com esse profissionalismo, com essa dedicação, entregando ao Senhor Jesus o melhor que o homem possa fazer pelo reino de Deus”.

Muito obrigado. São essas as minhas considerações. Quero que nós possamos neste instante, como eu disse, fazer um grande buquê de flores e o entregarmos ao Senhor Jesus, porque só ele é digno de toda honra, de toda glória e de todo louvor. Se você concorda comigo nisso, queria pedir que você ficasse de pé. Vamos fazer uma oração de agradecimento a Deus por esses 200 anos e pelo 56º aniversário da Sociedade Bíblica.

Deus soberano e amado, muito obrigado por esta oportunidade que nós temos de, nesta Casa de Leis, deixar registrado aqui, Senhor, que nós, o teu povo, acreditamos na palavra de Deus, não nos envergonhamos disso. Queremos registrar que somos agradecidos a ti por ter, Senhor, por nos ter dado esse privilégio de termos a Sociedade Bíblica unida e de termos a Sociedade Bíblica do Brasil.

Queremos, oh! Deus, que sobre este trabalho, esta missão, Senhor, permaneça a tua benção, porque sabemos que é um trabalho abençoado. Queremos, ó Deus, que tu abras as portas, multiplique os meios, dê sabedoria, dê estratégia, para que a tua palavra escrita, Senhor, seja entregue para mais e mais palavras até a tua volta.

Senhor Deus, para aqueles povos que ainda não foram alcançados por tua palavra escrita, queremos pedir, ó Deus, que prepares um meio para que muito em breve, Senhor, não haja nenhum lugar da face desta Terra, deste planeta, sem que a tua palavra esteja sendo entregue. Em nome de Jesus, nós pedimos isso, porque nós cremos, ó Senhor, que, assim como aquela jovem sonhou um dia em ter a palavra de Deus para que pudesse ler, e aquele grupo de pessoas acreditou que haveria ali um propósito grande e espalhou isso, acreditamos que é possível alcançar todos os cantos deste planeta com a tua palavra, Senhor. Em nome de Jesus, nós pedimos isso e te agradecemos, dizendo: “Louvado seja o Senhor”. Amém, amém.

Vocês podem se sentar. Quero agradecer mais uma vez ao coral da Catedral Evangélica de São Paulo, ao regente Carlos Eduardo Vieira. Muito obrigado, tecladista Euciléia, que está ali. Muito obrigado pelo trabalho de vocês. Agradeço aos senhores, às senhoras que estiveram presentes aqui, a esta Mesa.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrar, esta Presidência agradece a todas as autoridades aqui presentes, agradecendo também aos funcionários da Assembléia Legislativa que estão aqui até agora para nos ajudar nesse trabalho, bem como às pessoas do meu gabinete, à Liz, à Daisy, à Denise, à Eliane, ao Edson, que também trabalharam bastante para que isso fosse feito.

Estou sendo informado de que no Hall Monumental há algumas peças que a equipe da Sociedade Bíblica preparou. Quero ainda fazer referência ao trabalho das moças da Sociedade Bíblica, que trabalharam e que estão ali - muito obrigado pelo trabalho de vocês. Elas prepararam uma amostra de algumas peças do Museu da Bíblia, que estão no Hall Monumental. Agradecemos a Deus por nos ter dado essa oportunidade.

Declaro encerrada a Sessão. Vamos aplaudir ao Senhor por isso. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e cinco minutos.

 

* * *