23 DE JUNHO DE 2006

025ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR OS “60 ANOS DA RÁDIO DIFUSORA DE JUNDIAÍ”

 

Presidência: MAURO MENUCHI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/06/2006 - Sessão 25ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MAURO MENUCHI

 

HOMENAGEM AOS "60 ANOS DA RÁDIO DIFUSORA DE JUNDIAÍ"

001 - MAURO MENUCHI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os 60 Anos da Rádio Difusora de Jundiaí, na pessoa do Senhor Tobias Muzaiel. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ANDRÉ BENASSI

Ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito de Jundiaí, agradece a incitativa da homenagem. Afirma que a Rádio Difusora de Jundiaí é um marco na história da cidade, pela captação e divulgação da notícia, cuja transmissão atinge boa parte do Estado de São Paulo.

 

003 - JAIRO MALTONI

Ex-Vereador, ex-Deputado estadual, ex-Deputado federal, elogia a Rádio Difusora de Jundiaí e o trabalho de Tobias Muzaiel.

 

004 - MESSIAS CÂNDIDO DA SILVA

Prefeito de Cajamar, fala sobre o papel que a Rádio Difusora de Jundiaí representa para toda a região. Cita as dificuldades iniciais de implantação da emissora.

 

005 - DURVAL ORLATO

Deputado Federal, discorre sobre a importância do rádio para a população.

 

006 - ARY FOSSEN

Prefeito de Jundiaí, elogia a iniciativa da homenagem. Cita grandes nomes do rádio brasileiro passaram pela Rádio Difusora de Jundiaí e lembra os primeiros tempos da emissora.

 

007 - TOBIAS MUZAIEL

Proprietário da Rádio Difusora de Jundiaí, afirma estar emocionado por esta homenagem. Traça o histórico da Rádio Difusora, e lembra as palavras inaugurais, pronunciadas pelo locutor político Doutor Nicolau Tuma, em 24 de junho de 1946. Discorre sobre a história e o futuro do rádio.

 

008 - Presidente MAURO MENUCHI

Conduz a entrega de homenagem. Afirma que a Rádio Difusora de Jundiaí representa a vanguarda do rádio na cidade, destacando seu estilo voltado à prestação de serviços e de jornalismo à população. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Esta Presidência agradece a presença do Exmo. Sr. Prefeito de Jundiaí, Ary Fossen; do Exmo. Sr. Deputado Federal, Durval Orlato; do Exmo. Sr. Prefeito de Cajamar, Messias Cândido da Silva, e do Sr. Tobias Muzaiel, proprietário da Rádio Difusora de Jundiaí.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagear os 60 anos da Rádio Difusora de Jundiaí, na pessoa do Sr. Tobias Muzaiel.

No decorrer dos trabalhos, irei homenagear a todas as autoridades presentes. Desde já, agradeço a presença nesta Casa de todos os cidadãos da região de Jundiaí do nosso Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Esta Presidência, muito honrada com a presença de dois ex-Deputados desta Casa, inicia ouvindo as palavras do ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito de Jundiaí André Benassi.

 

O SR. ANDRÉ BENASSI - Quero cumprimentar o Deputado Mauro Menuchi pela iniciativa; o grande homenageado, Presidente da Rádio Difusora, Sr. Tobias Muzaiel; seu filho, Tobias Júnior, e Sra. Sueli; o nosso Prefeito Ary Fossen; o Deputado Federal Durval Orlato; o Prefeito e meu amigo Messias Cândido da Silva, de Cajamar; o ex-Deputado Federal e Estadual Jairo Maltoni; o Vereador Kachan, de Jundiaí; o Vereador Irineu Lameira Belchior, de Cajamar; o Vereador Anésio de Campos, de Cajamar; perdoem-me se não menciono a todos por não ter a relação em mãos; cumprimento a toda platéia presente, amigos não só de Jundiaí como de toda a região.

Quero falar da importância que tem sido a Rádio Difusora de Jundiaí nesses 60 anos de vida. Foi e continua sendo um marco na história da cidade e da rádio pelo seu trabalho de captação e divulgação de notícias e de orientação não só à comunidade de Jundiaí, pois atinge além da sua região uma boa parte de nosso Estado. A Rádio Difusora de Jundiaí é um grande veículo de comunicação da comunidade da região e do Estado de São Paulo.

Portanto, é com muita satisfação que cumprimento o Presidente Mauro Menuchi pela iniciativa; os senhores Prefeitos; os senhores Deputados; o grande Presidente das Organizações da Rádio Difusora, Tobias Muzaiel; seu filho Tobias Júnior e a Sra. Sueli e todos os profissionais que trabalham diuturnamente tanto na Rádio Difusora como no Jornal de Jundiaí. A minha presença é muito pequena diante da grandeza do evento. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Quero cumprimentar e agradecer a presença de algumas autoridades: Sr. Irineu Lameira Belchior, Presidente da Câmara Municipal de Cajamar; Capitão André Luiz, representando o 12º Grupo de Artilharia de Campanha; Sr. Humberto B. Tenório, Diretor da Ad-One Propaganda, representando o Sr. Ricardo Diniz, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí; Sr. Cristiano Pierobon, Diretor Presidente da Rede Paulista, filiada à TV Cultura; Tenente Maurício Guerra, representando o Coronel Valter de Oliveira, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Rodoviária, de Jundiaí.

Gostaríamos de ouvir as palavras do ex-Vereador, ex-Deputado estadual, ex-Deputado federal, que muito nos orgulha de estar presente neste evento, o nosso querido Jairo Maltoni.

 

O SR. JAIRO MALTONI - Sr. Presidente, Deputado Mauro Menuchi, Presidente desta sessão solene, meu amigo diretor-presidente da Rádio Difusora, de Jundiaí.

Eu não vou citar nomes de convidados, poderia esquecer alguns, e todos aqui presentes merecem a nossa homenagem, a homenagem ao jornal e a Rádio Difusora de Jundiaí. É por isso que todos nós fomos convidados.

Vamos falar um pouco da Rádio Difusora de Jundiaí, que transmite diariamente aquilo que se chama de progresso da nossa cidade, de interesse do povo em analisar os problemas sociais que o brasileiro enfrenta. E isso ajuda muito porque o cidadão, o brasileiro, o cidadão jundiaiense, não esquece tudo aquilo que se fala, algumas coisas que até poderiam ser evitadas. Mas quando se fala a verdade, a verdade tem que ser dita, doa a quem doer.

Meus parabéns, Tobias, meus parabéns à emissora que você administra com muita honra e muito orgulho. Eu conheço a sua carreira como radialista, você é brilhante, você colaborou inclusive, uma das pessoas muito querida do ex-Deputado Jairo Maltoni, que foi Luiz Augusto Maltoni. Ele iniciou sua carreira como repórter, na Rádio Difusora de Jundiaí. Mas, ele esteve na Rádio e TV Bandeirantes, durante muito tempo, e brilhou graças ao apoio recebido da Rádio Difusora.

Outro dia, lendo uma matéria nos jornais, fiquei sabendo que Luiz Augusto Maltoni iniciou a sua carreira na Rádio Difusora Jundiaiense, e encerrou a sua carreira na Rádio Difusora Jundiaiense. Por isso, Tobias, a sua emissora está de parabéns.Sua emissora deve e tem que continuar esclarecendo, transmitindo à população, tudo aquilo que ela precisa saber.

Infelizmente, nós brasileiros, vivemos momentos difíceis. Estamos numa confusão terrível e não sabemos o dia de amanhã. Mas as emissoras, principalmente a sua emissora, procuram dentro daquela linha de conduta, alertar o povo daquilo que é bom, daquilo que pode não ser bom e daquilo que é melhor.

Quero justificar que não citei o nome do Prefeito de Jundiaí, o meu amigo Ary Fossen, que há muitos anos trabalhamos juntos, e ele também merece essa homenagem, porque ele é Prefeito de uma cidade que tem uma emissora que não é só de Jundiaí, é de uma região muito grande, e evidentemente ele deve ter a participação em diálogos com pessoas, com eleitores, enfim, deve ter o seu conhecimento do valor que a Rádio Difusora dedica ao povo de Jundiaí e da região.

Tobias, desejo para você, desejo para todas as pessoas aqui presentes, muitas felicidades. Que Deus ilumine os caminhos dos nossos representantes. Que Deus ilumine os caminhos dos nossos políticos. Que Deus ilumine os senhores Vereadores, Deputados estaduais, Deputados federais, Senadores. Que nesta próxima eleição, o povo seja mais feliz na escolha do seu presidente. Não digo mais feliz em decorrência do atual presidente, dos outros também. Precisamos de um Prefeito que administre a cidade com mais humanidade do que com vaidade.

Tenho certeza de que a cobertura da rádio difusora de Jundiaí, o povo de Jundiaí será bem instruído, bem informado, tanto de Jundiaí quanto da região, para ser feliz na escolha. Agradeço às autoridades, aos parentes do Tobias, filhos, noras, esposa, enfim, todos aqueles que se encontram presentes. Muito obrigado.

Muitas felicidades e que Deus acompanhe a todos, porque só Ele pode nos receber e nos transmitir alegria e felicidades. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Gostaria de cumprimentar toda a família Muzaiel: Sr. Tobias Muzaiel Júnior, vice-presidente do jornal de Jundiaí e senhora, sua esposa; Sueli Muzaiel, diretora do Jornal de Jundiaí; Sr. Nabil Salen, o diretor da Escola Fisk; o engenheiro Pedro Bigardi, obrigado pela presença; Sr. Roberto Polga, representando a Ciesp - Regional de Jundiaí.

Convido agora para fazer uso da palavra, o nosso amigo, excelentíssimo senhor Prefeito da cidade de Cajamar, Messias Cândido da Silva.

 

O SR. MESSIAS CÂNDIDO DA SILVA - Estimado Deputado Mauro Menuchi, que preside esta sessão; minha saudação ao Deputado Durval Orlato; minha saudação ao meu grande amigo, Prefeito de Jundiaí, Ary Fossen; minha saudação a todos convidados, e em especial, com muito carinho, minha saudação ao nosso amigo, jornalista, Dr. Tobias Muzaiel, estendendo a toda sua família, Júnior, Sueli, e a todos pelo que ele representa na nossa região. Venho trazer o abraço com muito carinho de toda a população de Cajamar nesse momento tão importante que é a comemoração dos 60 anos da Rádio Difusora.

Sabemos o que a rádio representa, não só para Jundiaí, mas para toda a nossa região, levando informações, jornalismo sério, graças a essa pessoa competente que é o Dr. Tobias. Esta semana, eu conversava com o Dr. Tobias, sobre o início da rádio, as dificuldades, a falta de equipamento, o tamanho do gravador. Ele foi realmente um baluarte, que lutou para desenvolver a nossa região. E hoje, o que a rádio representa, deve-se ao Dr. Tobias, que teve a iniciativa, que lutou, para que chegássemos aqui.

Temos certeza de que jamais poderemos falar jornalismo e comunicação da região sem mencionar o Dr. Tobias. Ele é o patrono que iniciou esse grande movimento de comunicação na região. E Cajamar não fica fora disso.

Faço questão de comentar aqui sua história de vida, sua dedicação e seu conhecimento da região. Conversávamos sobre Cajamar, que é uma cidade jovem, de 47 anos, e ele lembra de detalhes com bastante riqueza, de pessoas com quem conviveu como o Sr. Carmelo Pauletti, o Sr. Arnaldo Rojek e o Sr. Tomás Cruz, que deram início à grandeza e ao progresso industrial da cidade. A região tem uma história rica, que o Dr. Tobias sempre conta às pessoas que com ele conversam.

Disse ao Dr. Tobias que nós criamos em Cajamar um museu municipal chamado Casa da Memória. Estamos coletando informações. Quem tem um acervo em casa agora poderá doá-lo ao museu, o que muitos estão fazendo. Tenho certeza de que o Dr. Tobias também vai levar algumas informações, fatos históricos da cidade de Cajamar, o que é muito importante para nós.

Parabenizo o Deputado Mauro Menuchi pela iniciativa desta justa homenagem a quem muito fez pela comunicação na nossa região. Quero deixar registrado aqui o meu abraço, o meu carinho e os meus votos de muito sucesso a todos vocês. Que Deus ajude à família do Dr. Tobias Muzaiel e à família da Rádio Difusora. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Quero agradecer a presença do Vereador do PSB de Jundiaí, José Antônio Kachan; do Sr. Everaldo Ferreira, neste ato representando a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações; do Sr. Marcelo Firmino de Oliveira, Supervisor de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista; da Dra. Fernanda de Favre, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seu Presidente Alexandre de Barros Castro. Convido para fazer uso da palavra neste instante o Exmo. Sr. Deputado Federal Durval Orlato.

 

O SR. DURVAL ORLATO - Cumprimento o Deputado Mauro Menuchi, autor desta homenagem que prestigia a Rádio Difusora de Jundiaí e em seu nome as autoridades políticas presentes. Na pessoa do Dr. Simão Nacarato, saúdo os funcionários da Rádio Difusora pelo belo trabalho que prestam à emissora.

Quero saudar o Júnior, a Sueli, em especial o Dr. Tobias Muzaiel, pelos 60 anos da Rádio Difusora, um veículo de comunicação importante para Jundiaí e região. Apesar dos prognósticos já de há muito tempo de que as rádios acabariam caindo em descrédito, acabariam perdendo a sua eficiência como veículo de comunicação, vimos que ao longo do tempo, com o advento da Internet e tudo o mais, a rádio continua ainda firme e fiel no seu compromisso de levar a informação a todos os cantos com agilidade, precisão e democracia.

A rádio é o veículo de comunicação mais próximo da população, mais próximo do cotidiano do cidadão, é onde podemos expressar tanto a opinião do morador de um determinado bairro, quanto da sociedade local de maneira mais espontânea, como levar as informações nacionais, o que não ocorre necessariamente na imprensa escrita, que é sempre bastante limitada - e tem de ser assim - no seu conteúdo, mais rápido, mais ágil, menos ainda na televisão cujo espaço é muito limitado.

A rádio continua sendo na nossa cidade, na nossa região e em todo o Brasil um grande veículo de comunicação e fomento da democracia. A Rádio Difusora, nestes 60 anos de história, tem prestado um grande serviço para a democracia, para a política, para a sociedade.

Portanto, parabéns a todos os organizadores e a todos os que estão prestigiando este evento. Temos de prestigiar as coisas boas que a nossa cidade propicia a todos os seus cidadãos. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Desejo cumprimentar e anunciar a presença do Sr. Roberto Januário, Diretor de Comunicação da Prefeitura de Cajamar; do Vereador Anésio de Campos, da cidade de Cajamar; do nosso querido companheiro Roquinho, da cidade de Cajamar e Campo Limpo; do nosso querido Coronel Benevides, e do nosso amigo Umberto Antonio Fioravantti, vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

Passo a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito de Jundiaí, Ary Fossen.

 

O SR. ARY FOSSEN - Primeiramente quero cumprimentar o Deputado Mauro Menuchi que preside esta sessão solene e felicitá-lo pela iniciativa de prestar esta merecida homenagem a este meio de comunicação pioneiro da nossa cidade: a Rádio Difusora Jundiaiense.

Quero cumprimentar também o Dr. Tobias Muzaiel. Se a rádio tem 60 anos, temos 55 de amizade. Ele não gosta que se fale muito nisso para não dar a impressão de que estamos ficando velhos, mas você, Tobias, continua jovem ainda. Quero cumprimentar seus familiares, Dona Marli, seus filhos, que deram continuidade a esta importante organização que é a comunicação da Rádio Difusora e do Jornal de Jundiaí.

Quero também ratificar, Mauro, tudo aquilo que foi dito aqui pelo Benassi e pelo Jairo Maltoni - dois Deputados combativos desta Casa - como pelo Messias Cândido da Silva, Prefeito de Cajamar, e pelo Deputado Federal Durval Orlato.

Mas como tenho um pouco mais de idade do que eles, preciso falar de nomes que passaram pela nossa Rádio Difusora, porque falar da importância do rádio é algo que todos nós, principalmente os profissionais do rádio, sabemos. A Rádio Difusora foi também - e acima de tudo - uma escola de formação de profissionais. Grandes nomes do rádio brasileiro passaram pela Rádio Difusora. Posso citar Nelson Spinelli, Chico Monta - que está vivo ainda - Fábio Perez, Cícero Henrique, o pai do Fernando Dias, Geraldo Dias, até para dizer que estou atento, Tobias. Fernando, por que disparou o alarme hoje na sua casa? O Dr. Simão reclamou.

Tobias, quero dizer da grande alegria de estarmos aqui. Para a cidade representa tudo. Foi a primeira emissora. Saímos daquele sistema de alto-falante na Rua Barão de Jundiaí, ao lado da Catedral - o Mauro não tinha nem nascido ainda - e na Vila Arens oferecíamos música às namoradas, às pretensas namoradas. Tão bonito! O banco do jardim onde ouvíamos as notícias. E depois tivemos a Rádio Difusora.

Eu quero também cumprimentar na pessoa do Padre Divo Binotto a Ordem dos Salvatorianos, que teve um papel importante na década de 40, no pós-guerra, quando o mundo se dividia no capitalismo e no comunismo - essa ordem que tem também no bairro de Moema, na Paróquia de Nossa Sra. Aparecida. O Colégio Divino Salvador tornou-se tão conhecido com o time de basquete da Paula. Diziam que era o time do Padre Olivo, falecido já, um grande amigo nosso. Quero cumprimentar toda a família dos padres salvatorianos, os principais responsáveis pela implantação da Rádio Difusora na nossa cidade. Parabéns, Padre Divo. Em nome dos salvatorianos quero cumprimentá-lo também.

Quero dizer ainda da satisfação de estarmos aqui como Prefeito da minha cidade e rever velhos amigos desta Casa com os quais convivi durante dois mandatos. Encontrei o Raimundo, o pessoal da Mesa, Dona Yeda, esse patrimônio da Assembléia Legislativa, que representa na realidade todo o processo democrático do Estado de São Paulo. Fico feliz de retornar aqui num momento tão propício. A história é interessante, Tobias.

Na segunda-feira, assinava na Secretaria do Trabalho um convênio - e quero fazer referência a um amigo - um curso de empreendedorismo para as pessoas da melhor idade, da terceira idade. Brinquei até com o Coronel Benevides que ele está tendo a oportunidade de se formar radialista depois de ter tido uma carreira militar brilhante, coronel do nosso Exército, reformado, já que mantém uma atividade na Rádio Difusora Jundiaiense. Como é bonito isso, né? Ouço “Só Sucesso, Só Saudade”, músicas antigas que fazem bem para a gente recordar um pouquinho do passado.

Parabéns Tobias. Parabéns a toda a sua família. Parabéns também a nossa cidade de Jundiaí. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Quero agradecer a presença de Odiles Moro, representando também a Rádio Difusora de Jundiaí; de Vagner Lima, colunista do Jornal de Jundiaí; de Edimilson de Lima, Diretor da Indústria e Comércio da Prefeitura de Várzea Paulista; do Padre Divo Pedro Binotto, diretor do Colégio Divino Salvador de Jundiaí; Sr. Ivo Petroni, Secretário de Cultura do Município de Jundiaí.

Neste instante convido a pessoa que representa a homenagem, os 60 anos da Rádio Difusora de Jundiaí, para fazer uso da palavra, o seu grande timoneiro, o seu grande condutor, Dr. Tobias Muzaiel.

 

O SR. TOBIAS MUZAIEL - Sr. Presidente, inicialmente peço licença a V.Exa. para falar sentado, se me permite, primeiro pela idade, e segundo que como homenageado acho que tenho o direito a uma prerrogativa.

Gostaria de dizer que desde o início fiquei emocionado pelas pessoas que iam chegando e que iam me abraçando, dando os parabéns a mim, à minha família que hoje está aqui com a dona Marli Franco Muzaiel, com o Tobias Muzaiel Júnior, com a Sueli Nano Franco Muzaiel. É bom trabalhar em família. Paga menos. Economiza.

E aí eu pensei: o que vou falar? Mas já vi que graças a Deus a história da Rádio Difusora é bem conhecida. O próprio Prefeito Ary Fossen já falou das várias nuances, e isso me deixa muito emocionado, e também porque aqui na platéia nós temos os antigos e os novos, aqueles que fizeram parte da Rádio Difusora, aqueles que ainda fazem parte e outros que naturalmente estando no jornal vão saber tudo o que nós fizemos, pouco ou muito, sei lá eu, mas de qualquer maneira nós fizemos com muita sinceridade de propósitos.

Quero começar agradecendo à mídia televisiva que está aqui, primeiro através da TV Assembléia, que é a cabo, segundo à TVE de Jundiaí, que também está aqui presente, à Produtora Ponto Onze, e ao meu amigo que de lá de São José do Rio Preto não se esqueceu de mim, o Monteirinho, e mandou uma equipe para nos focalizar através da Redevida de Televisão. Além disso, estamos no ar em Jundiaí e região, através da Rádio Difusora - 810 AM. Aos companheiros todos que estão trabalhando, muito obrigado. Aos que eu conheço e aos que não conheço, de qualquer maneira, muito obrigado, porque vocês estão fazendo exatamente aquilo que eu sempre chamei de profissionalismo.

Eu sempre disse a meu funcionário meu que se ele fizesse alguma coisa errada, ele estaria fazendo para mim, para a emissora, para o jornal - porque nós sempre associamos o jornal com a rádio - que estaria fazendo para ele próprio, como profissional. Não é isso mesmo, meu amigo representante da Redevida, que já fez uns programas semanais conosco? E assim também Fernando Dias pode atestar isso, o Gigio, enfim, todos os que são mais antigos.

Da modernidade nós temos o Vereador Kachan. Ele disse: Eu não falo de política porque eu gosto de fazer programa. E programa ele faz com música, o que é muito bom.

Muito obrigado a essas dignas autoridades que estão conosco. Primeiramente vou agradecer ao Presidente da Mesa. Quando um dia o Mauro, entrevistado no nosso programa “Tobias e seus convidados” - já fiz com várias parceiras, mas estou fazendo agora com a Sandra Castelo Branco, com o Boró, com a supervisão técnica do Pelé, com a direção musical da Tainan e do Tonner Araújo e de tantos outros, e a parte policial com o Fernandinho - ele me disse: vou homenagear a Rádio Difusora através de uma Sessão Solene na Assembléia. Posso dizer que fiquei meio na dúvida. Pensei: será?

Penso que, e isso eu falo também para os meus companheiros da Multimídia, talvez este seja o primeiro passo de reconhecimento oficial do trabalho que nós realizamos pela emissora, como emissora. E isso, meu caro Dr. Everaldo Ferreira, gerente da Anatel, antigamente se falava delegado da Anatel, que é o órgão do Ministério das Comunicações para todo o Estado de São Paulo, representa o reconhecimento oficial do trabalho quase sempre imparcial, pelo menos 90% imparcial, que nós fazemos pela população. Acredito, Srs. Prefeitos, Srs. Vereadores, Sr. Deputado Federal, é a principal missão nossa.

Deputado Mauro Menuchi, esta sua iniciativa, querendo ou não querendo, consciente ou inconscientemente, é um marco na história da radiodifusão brasileira, de um órgão legislativo, da potencialidade desta Casa de leis, que representa milhões de pessoas através dos seus Deputados eleitos pelo voto democrático, representa realmente um marco inicial do reconhecimento aos órgãos de comunicação do nosso país.

Muito obrigado ao Prefeito Messias, obrigado aos secretários, Ivo Petroni, Secretário de Cultura, meu dileto amigo; Padre Divo Pedro Binotto, diretor do Colégio Divino Salvador de Jundiaí; Edmilson de Lima, diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista; o nosso pessoal do J.J. - Wagner Lima, Teo Conceição, Odiles, Umberto Antonio Fioravantti, Luis Fernando Marques, representando a revista “Auto&Técnica”, nossa parceira, que nos deu uma página como homenagem para a Rádio Difusora, a cores, muito obrigado; Anésio de Campos, Vereador da Câmara Municipal; Roberto Januário, outro companheiro nosso também, diretor de Comunicação da Prefeitura de Cajamar; Everaldo Ferreira; Dra. Fernanda de Favre, que saiu de Jundiaí, dizendo que veio aqui para dar um abraço, mas ‘eu não vim só em nome da OAB, não vim só em nome do presidente, eu vim em meu próprio nome também’ - estou muito satisfeito pela presença da Dra. Fernanda de Favre, que está representando o Sr. Alexandre Barros Castro, presidente da OAB de Jundiaí; Roberto Polga, representando o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - regional de Jundiaí; meu particular amigo, que foi o primeiro que trouxe para a Rádio Difusora um equipamento que até então não existia no Brasil, eram as famosas máquinas de cartucho - era um “tape” mais largo, que não existia no Brasil - e o Nabil trouxe, acho que ele passou pela alfândega meio disfarçado; a minha filha Sueli Muzaiel, diretora-presidente do “Jornal de Jundiaí”; o meu filho Tobias Muzaiel Jr., vice-presidente; D. Marli Franco Muzaiel, vice-presidente; Tenente Maurício Guerra, representando o Coronel Valter de Oliveira; Comandante do 4º Batalhão de Polícia Rodoviária de Jundiaí.

Quando falo Polícia Rodoviária de Jundiaí, eu me arrepio, porque o Ari, àquela época tenente, quando morreu já estava promovido a major, quando parava um motorista na via Anhangüera - quando estava sendo inaugurada -, o pessoal pedia, pelo amor de Deus, para multar, porque ele não multava, mas fazia um sermão! E o cidadão pedia para multar, para ele poder seguir viagem. Então, à Polícia Rodoviária também, muito obrigado. Cristiano Pierobon, diretor-Presidente da Rede Paulista, muito obrigado; Silvio Nery, do “Jornal de Jundiaí”; Luiz Lopes, do “Jornal de Jundiaí”; Humberto B. Tenório, diretor da Ad-One Propaganda. As publicidades que temos na Rádio hoje foram conquistas assim pelo trabalho, pelo desenvolvimento que nós fizemos no setor de publicidade dos programas que nós fizemos, dos programas que ainda hoje fazemos, e procuramos fazer cada vez melhor, do serviço de utilidade pública, daquelas agências internacionais que nós trazemos não só de Brasília, Deputado Durval Orlato. Todos os dias, de hora em hora, damos o noticioso de Brasília. A nós não importa a política.

Como diz o Deputado Mauro Menuchi, assim como esta sessão, a Rádio Difusora é suprapartidária. O que interessa é que o povo tenha informação e tire suas conclusões.

Já falei do Humberto Tenório, Diretor da Ad-One, representando o Sr. Ricardo Diniz, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí; do Sr. Capitão André Luiz, do 12º Grupo de Artilharia da Campanha - temos feito várias campanhas para o 12º Grupo, hoje intitulado Núcleo Barão de Jundiaí, um exemplo do que é o entrosamento entre o civil e o militar; do Irineu Lameira Belchior, Presidente da Câmara Municipal de Cajamar - aliás, Cajamar hoje tomou conta aqui, o que nos dá uma grande satisfação; do André Benassi, ex-Deputado Estadual, ex-Deputado Federal, ex-Prefeito de Jundiaí, cujas palavras tocaram profundamente nosso coração; do meu particular amigo Jairo Maltoni, ex-Vereador, ex-Deputado Estadual, ex-Deputado Federal.

Muitíssimo obrigado pelas suas palavras, recordando, como só ele poderia fazer, o trabalho de seu irmão Luiz Augusto Maltoni, que desde as primeiras horas esteve junto comigo na Rádio Difusora. Pegávamos uma maletinha e saíamos de Jaú para transmitir o Paulista. Os senhores sabem como chegávamos até lá? No ônibus do Paulista, junto com os jogadores, porque não tínhamos dinheiro. De lá, fazíamos a transmissão, como até hoje, pelo telefone. Nem sempre era uma maravilha. Às vezes a linha telefônica dava aquela indução e complicava. Quando não, alguém punha um alfinete no meio e não era possível transmitir mais nada. De preferência, era algum colega “amigo”.

Finalmente, senhoras e senhores, quero agradecer a Deus Nosso Senhor, que nos deu força para chegar ao 74 anos de idade, lutando numa rádio onde comecei quando tinha exatamente 14 anos de idade. Tenho apenas 58 anos de profissão.

Quero agradecer o representante do Deputado Antonio Salim Curiati. Recebemos aqui manifestações do Clube Jundiaiense, da Polícia Militar do 11º Batalhão, do Deputado Edmir Chedid, do Dr. Nelson Maia, Diretor da Faculdade de Jundiaí, da Presidente do Clube da Lady e tantos outros que citaremos no transcorrer da solenidade.

Não posso deixar de agradecer Alberto Pereira, Cícero Henrique. A rádio começou na casa dos Nacarato, como rádio pirata. Muito obrigado ao Cícero Henrique, hoje Secretário de Comunicações. Tenho muitos amigos e se eu esqueci de alguém, peço que me perdoe.

Mas vamos falar sobre um assunto que me tirou o sono esses dias. “Alô, Alô, Jundiaí, está no ar a Rádio Jundiaiense, A Voz do Operário”. Estas foram as palavras inaugurais pronunciadas pelo locutor e político nascido em Jundiaí, Dr. Nicolau Tuma, convidado especial juntamente com Dom Carlos de Vasconcelos Mota, a maior autoridade eclesiástica em São Paulo, na época. Depois desse 24 de junho de 1946, vários fatos foram se sucedendo ainda na fase da rádio local.

Pouco a pouco, foram surgindo os valores culturais e artísticos que se permitiram vir a público graças à nova emissora, que ganhava prestígio regional, alavancando cantores, músicos, poetas, declamadores, corporações musicais, trazendo para a rádio os consagrados autores nacionais e estrangeiros. Sabem o que era? Era o rádio-teatro. Os estúdios eram visitados pelos curiosos. Alguns queriam saber quem eram os artistas; outros queriam saber como se fazia rádio.

A vinda de uma locutora, nos idos dos anos 50, foi motivo de muitos comentários. “Uma mulher trabalhando em rádio? Isso não pode existir. Deve ter alguma coisa errada, que não seja moral.” Foi muito comentado.

Mais tarde criou-se o departamento esportivo com grande sucesso. José Pedro Raimundo, ferroviário, mais tarde Vereador, avançou. Com o microfone ele falava no meio do público. Não havia uma cabine reservada. Certa vez, quando o goleiro, meio sem querer, defendeu um chute, alguém atrás dele disse um palavrão e todos pensaram que havia sido o Pedro Raimundo. Na verdade, foi um assistente.

E o pagamento dessa gente? Para alguns, era o chamado cachê. Outros, nem isso tinha. E todos trabalhavam galhardamente.

Mas, a partir de 1950 com os adventos da televisão e do LP que permitia o acesso à música com qualidade reunindo 12 ou mais faixas que antes só eram disponíveis pelas ondas do rádio, para a grande maioria da população, as emissoras começaram a diversificar seu modo de trabalhar. Até mesmo a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que era considerada a principal emissora do país, sofreu um declínio, como contam em seu livro os autores Luis Carlos Saroldi - mestre em comunicação e Sônia Virgínia Moreira, jornalista e doutora em comunicação, ambos professores de universidades no Rio de Janeiro.

Começavam os tempos difíceis e até mesmo heróicos. Esperava-se um milagre que viesse salvar esse grande meio popular de comunicação. E ele aconteceu. Não apenas um, mas foram dois. Primeiramente surgiram os gravadores, que a princípio era uma máquina pesada, grosseira até. Não podemos esquecer que todo este material era importado. Depois chegaram os cartuchos e finalmente o milagre do transistor.

Crescia a Rádio, mas cresciam as dificuldades pelos custos da nova tecnologia que transformava grande parte do equipamento em sucata. Também para o ouvinte os custos foram subindo, uma vez que a oferta se desdobrava em múltiplos tipos de receptores, agora também acrescido de televisores, embora a televisão fosse ainda incipiente e de pequeno alcance, mais imitando a programação da rádio do que inovando em apresentações aliás, só funcionando das 18 horas até mais ou menos 22h30. Durante o dia, nem pensar, porque o custo era altíssimo e a maioria fazia as chamadas permutas. Lucrava quem estava no departamento comercial. O dono da rádio não via dinheiro nenhum.

Na década de 60, mais dificuldades surgiram para o meio de comunicação, por causa da ditadura militar, com o conseqüente recesso e as transformações na programação.

Diga-se de passagem que o rádio sempre passou por renovações. Em 70 e meados de 80 surgiu um concorrente indireto da rádio AM. Era a freqüência modulada ou FM. Entretanto, seu avanço se deu aos poucos, embora o Governo Federal tenha procurado distribuir grande número de emissoras nesta faixa, como afirma o historiador Luis Carlos Sarodo.

Na verdade não nasceu o FM como emissora regular, igual ao AM, ele veio baseado no link que fazia o enlace estúdio transmissor, sem a necessidade das linhas telefônicas de qualidade duvidosa. Assim, o que havia na FM era música destinada a restaurante o e consultórios médicos e de dentistas, sem anúncios comerciais. De repente alguém começou a trabalhar com as montadoras, no sentido de adaptar ao rádio mais uma faixa que iria servir música ao motorista. Era o elo que faltava para que FM tivesse sua maioridade decretada. Embora sejamos concessionários do Ministério da Comunicação, o conteúdo dos programas é de inteira responsabilidade da rádio. Procuramos imprimir uma idéia democrática linkada com os ouvintes.

Desde 1960 os ouvintes foram acostumados a acompanhar pela Rádio a Festa da Uva e do Carnaval, iniciando-se com a coroação do rei Momo, da Rainha e Princesas que eram transmitidas diretamente do Politheama. Depois da coroação os blocos e as escolas de samba saíam desfilando pelas ruas, iniciando oficialmente, desta forma, o carnaval de Jundiaí. Várias vezes faltava verba oficial para a realização de espetáculos e a Difusora organizava e coordenava as festas, correndo por sua conta os riscos de empreendimento.

Em 25 de junho de 1960, houve o lançamento da nova programação intitulada “linha BN”, ou seja, Bossa Nova. Na oportunidade compareceu uma representação especial dos artistas do Canal 5 - antiga organização Victor Costa, hoje Rede Globo, tendo à frente o seu diretor-presidente na época, o Dr. Victor Costa Júnior.

Outra realização marcante da Difusora foi a entrega dos troféus Coringa e ídolos da TV, cuja apresentação esteve a cargo do então iniciante Silvio Santos que anunciou os ganhadores dos troféus, como as atrizes Rosa Maria Murtinho e Glória Menezes, os atores Tarcísio Meira e Sérgio Cardoso, entre outros.

As Experiências de Vanguarda ou o Futuro do Rádio

O conhecido homem do Rádio Professor Heródoto Barbeiro deu seu depoimento sobre o futuro do Rádio, dizendo: “Brevemente não serão mais necessários os supertransmissores. Eles serão sumariamente dispensados dando lugar às rádios que serão injetados via internet. A tendência é a pulverização das emissoras pequenas, enquanto que as grandes, as consolidadas, vão se servir da internet sem linha telefônica e sendo acionadas através de um simples botão na lapela ou no carro.”

Outros estudiosos da Rádio dizem: “Em um futuro próximo as imagens estarão acessíveis ao vivo no rádio digital". Mas advertem: “Somente quando o rádio deixar de ser analógico por completo essa transformação poderá viabilizar-se”.

Para não se perder a audiência popular do rádio os analógicos não serão desligados, aguardando-se a vinda de receptores digitais. Como exemplo podemos citar o celular, que já está entrando nesse campo, ainda com custo alto e baixa qualidade. Mas, em breve, teremos o receptor da rádio digital dentro do celular, bem como nos automóveis. O advento da rádio digital será ótimo para o AM e bom para o FM.

O que se espera é convergência de mídia ocupando este miolo analógico e nascendo a comercialização de dados, uma fonte adicional para as rádios, conforme afirma Oscar Marcoizos, um dos engenheiros responsável pelos testes nas emissoras paulistanas, que foram autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Finalizando, reproduzo alguns parágrafos interessantes sobre a nova era da rádio:

- Com o sistema digital, as rádios se tornarão multimídia. Ao mesmo tempo que se ouve uma banda, será possível ler a letra, acessar a discografia e ouvir e ver notícias.

-    Nos EUA os carros já saem das fábricas com receptores para captar as emissoras de rádio por satélite, isto graças a acordos com as montadoras para que os veículos saiam da fábrica com os receivers instalados, promovendo a expansão do mercado.

- Na Europa, o Reino Unido saiu na frente, tem mais de 170 rádios digitais. A BBC, que acabou de assinar acordo de parceria conosco, está comemorando 10 anos de sua primeira transmissão digital e agora procura trazer ao Brasil essa tecnologia. Dentro em pouco Jundiaí e região terão o privilégio de desfrutar como um serviço pioneiro dessa transmissão (via satélite), a exemplo do que já ocorre tanto na Europa como nos EUA.

- As informações que recebemos dos americanos é de que existem seis milhões de assinaturas que pagam 12,95 dólares por mês, seja ela por cabo, ou seja, por satélite, para receber a programação de rádio em qualquer parte do país.

Este é o futuro do nosso rádio. Muito obrigado, Sr. Presidente e senhores convidados. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Queremos neste momento homenagear o Sr. Tobias Muzaiel com a entrega de uma placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO MENUCHI - PSB - Inicialmente quero dizer que é absolutamente consciente esta homenagem, além de muito honrosa. Coube a mim a satisfação e a felicidade de ocupar uma cadeira nesta Casa do Povo, neste momento em que a nossa querida Rádio Difusora completa seus 60 anos. Tenho certeza de que se qualquer dos ex-Deputados Jairo Maltoni, André Benassi, Ary Fossen estivessem neste momento nesta Casa teriam tomado a mesma iniciativa que tive a honra de tomar.

Destaco as presenças da Sra. Rosana Taiar, presidente da Gefa e do Sr. Vitório Roque, diretor da Assoban. Gostaria de me associar ao Prefeito Ary Fossen pela feliz lembrança da importância de todos os funcionários da Rádio Difusora na construção desta vida de sucesso. Quero anunciar e também agradecer a presença dos representantes da Proempi e do Secovi.

Obrigado também pela presença de todos que abrilhantaram esta sessão. Não é normal termos numa sessão solene uma participação tão grande e tão bonita como esta. Acho que esta homenagem dá conta da importância da Rádio Difusora pela participação e pela diversidade na participação: conseguimos unir o PFL, o PT, o PSB, o PSDB. Poucos conseguem isso hoje em Jundiaí, mas a Rádio Difusora com seus 60 anos consegue essa unidade, inclusive, política.

Tivemos aqui verdadeiras aulas de carinho com as palavras do ex-Deputado Jairo Maltoni e do ex-Deputado André Benassi. Palavras de congratulações do ex-Prefeito Messias Cândido e do Deputado Durval Orlato. O Prefeito Ary Fossen nos alegrou relembrando e dando uma verdadeira aula de história, da mesma forma o Dr. Tobias.

Senhoras e senhores, todos os dias, ao ligar o rádio na Difusora, os jundiaienses sabem que a cidade será destaque no noticiário, deixando claro o compromisso de informar o que de mais importante acontece na sua região. A Rádio Difusora Jundiaí representou a vanguarda do rádio na cidade, aliando música, entretenimento, esportes e informação, compondo uma programação eclética, abrangendo todas as camadas da população.

A bem da verdade, a marca Difusora se transformou num sinônimo de credibilidade e informação correta. É lugar comum dizer que onde está o fato, lá também está o microfone da Difusora. A emissora investiu num estilo de rádio voltado à prestação de serviço, que representa um canal aberto da população com as autoridades da cidade, do Estado e do país.

O compromisso da Difusora com a notícia é o princípio fundamental no qual se baseia a filosofia de trabalho da emissora em testemunhar os fatos, participando e fazendo do ouvinte um agente atuante da própria história.

O jornalismo dinâmico e atualizado envolve todos os segmentos sociais, políticos e econômicos, 24 horas por dia, na transmissão de noticiosos como o "Jornal Difusora", em três edições diárias, contando, ainda, com reportagens realizadas, em todos os horários, pelas ruas da cidade, entidades representativas, casas legislativas, envolvendo entrevistas com autoridades e outros integrantes do Executivo, Legislativo e de todos os segmentos.

Some-se a isso a prestação de serviço desenvolvida pela Difusora, trabalho que envolve a população em campanhas em vários setores, como a Saúde, Educação, Meio Ambiente, Transportes, Segurança, Defesa do Consumidor, numa verdadeira cobrança aos responsáveis que prestam contas nos microfones, encaminhando soluções para os problemas da cidade e do cidadão.

Essa prestação de serviço, associada à informação prestativa e esclarecedora, também abrange o setor de esportes da Difusora, com a transmissão de jogos dos principais campeonatos de futebol, além de competições, inclusive, do nosso querido esporte amador.

A história da Rádio Difusora Jundiaiense começou no dia 24 de junho de 1946, portanto, amanhã, Dia de São João, e tivemos a honra de ter a Casa livre no dia de hoje para homenagearmos a rádio, além de termos o Ronaldo agora como o maior artilheiro de toda a história das Copas.

A rádio foi inaugurada na sua primeira sede, na Rua Barão de Jundiaí, 394. Jamilson, temos de corrigir porque a primeira sede foi na Vila Arens e que ninguém nos ouça, porque se falar que foi rádio pirata vai ter muita gente que vai ficar brava com isso.

Os primeiros programas da Rádio Difusora foram: Grêmio do Sesinho, Repórter E-6, A Voz do Povo, Linha de Frente, Programas Infantis, Grande Diário Sonoro E-6 e as transmissões esportivas, com o radialista Nelson Spinelli. Nomes de destaque no rádio e na televisão brasileira desfilavam pelos microfones da Difusora naquela época, como o cantor Carlos Galhardo, que comandou um programa na emissora.

Os shows promovidos pela Difusora marcaram época no então Cine e Teatro Polytheama, por onde passaram nomes consagrados como Manoel de Nóbrega, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, Hebe Camargo - pela risada do Prefeito e do Dr. Tobias tem história, que feliz recordação, não? - Lolita Rodrigues, Nelson Gonçalves, Emilinha Borba, Ângela Maria, Os Incríveis, entre outros.

Dr. André Benassi, o Polytheama, que passou por uma reforma completa, sempre foi palco dos principais eventos da Difusora, como o Troféu Curinga e os Ídolos da TV, cuja apresentação foi feita por Silvio Santos. Aliás, Dr. Tobias, que pediu um espaçozinho ali para poder começar a vender os carnês, não? Que bela oportunidade! E premiou as atrizes Rosamaria Murtinho e Glória Menezes, além dos atores Tarcísio Meira e Sérgio Cardoso.

O Rádio-Teatro e os programas de calouros também eram destaque na programação da época. Na década de 60, a Presidência da Difusora era do padre Adalberto de Paula Nunes. Com seu falecimento, assumiu o comando da emissora o radialista, jornalista e advogado Tobias Muzaiel, que já tinha trabalhado na emissora como locutor e apresentador e voltara a atuar na Difusora.

Ao mesmo tempo nascia também um novo jornal: o “Jornal de Jundiaí”, com a finalidade de praticar um jornalismo que englobasse toda a região de Jundiaí. Somados os 40 anos de existência do nosso querido “Jornal de Jundiaí” aos 60 anos da Rádio Difusora, são 100 anos, um século, de trabalho em favor da comunicação e da boa informação. Com essa parceria, a Difusora ganhou nova técnica de transmissão, usando maior potência, novos transmissores e nova torre.

E nesse contexto, é imperioso destacar a importância do Dr. Tobias Muzaiel, que tem sua característica de luta profissional sempre voltada para os pequenos e médios empresários que sofrem uma terrível e injusta pressão do alto poder econômico. Sempre defendeu uma justa e equilibrada situação entre empregados e empregadores, através do diálogo e do esforço conjugado do capital e do trabalho.

Com essa postura, fez com que a Difusora fosse considerada a emissora-símbolo de Jundiaí, tornando-se uma referência, com uma programação dinâmica e uma prestação de serviço abrangente ligada aos anseios da população. Atuante e participativa, a Difusora vive dentro de seu tempo, é testemunha de seu tempo levando a informação imediata e correta, cumprindo, assim, sua função de formar a opinião pública diante dos fatos.

Num país em desenvolvimento como o Brasil, o rádio tem um papel fundamental para unir a opinião pública em torno dos grandes temas nacionais. O rádio é o elo entre a sociedade e os poderes constituídos. O rádio tem o papel de aglutinar a população em torno dos interesses maiores do país e da sociedade. Dentro deste contexto, a Difusora sempre cumpriu e cumpre seu papel diante de todos nós.

A trajetória de 60 anos da Rádio Difusora de Jundiaí na história da radiodifusão do Brasil representa um marco na comunicação do País, condição que se conquista, sobretudo, por um trabalho sério e responsável, que não faz e nunca fez concessões às facilidades, preferindo sempre a tarefa árdua do esclarecimento e da informação correta, imediata e justa a serviço do homem, perseverança que revela os princípios e a filosofia da Difusora, fundamentais para uma empresa moderna que tem consciência de sua função de responsabilidade para com o País. Parabéns, Dr. Tobias Muzaiel. Parabéns a todos os parceiros e a toda família da Rádio Difusora. (Palmas).

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e os convida para um coquetel no Hall Monumental. Muito obrigado a todos.

Está encerrada a sessão. (Palmas).

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 24 minutos.

* * *