1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA                  025ªSS

DATA:990924

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO -  Comunicamos nossa grande alegria por encontrar-se entre nós o Sr. Cônsul Geral do Japão, Takaaki Kojima, que vamos saudar com uma grande salva de palmas. (Palmas.)

A Presidência gostaria de registrar a presença do Sr. Hideo Iwasaki, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Sr. Yataro Amino, Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; Sr. Takeichi Wai, Presidente da Sociedade Beneficente Nipo-Brasileira de São Paulo; Sr. Iuzo Sekigawa, Cônsul para Assuntos Políticos; Srª Wilma Motta. Todos conhecem a importância das personalidades que estamos anunciando. Gostaria - mas o tempo não o permite - de fazer um pequeno resumo biográfico de todos, porque todos têm uma história maravilhosa, como a Srª Wilma, cuja biografia certamente já está registrada história de nosso país, permitindo-nos ter acesso sempre a ela.  Ao nosso lado encontra-se o ilustre Deputado Federal Paulo Kobayashi, que foi Presidente desta Casa. Foi deputado estadual por muitos anos, deixando nesta Casa um registro marcante de sua personalidade, trabalho e realizações. É uma felicidade muito grande poder cumprimentá-lo.

A Presidência tem o prazer de registrar, também, a presença do nobre Deputado Diogo Nomura, que acredito seja conhecido de todos. É uma vida maravilhosa, de relacionamento interparlamentar Brasil-Japão. Ele sempre teve uma linda página, que depois, sendo ele um dos oradores, teremos o prazer de ouvir.

Presente também o Sr. Atsushi Yamauchi, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira; o Sr. Masaji Maki, responsável pelos arranjos florais que ornamentam o plenário. Ele tem uma história muito bonita, e nós que somos de uma cidade irmã  de Takasaki, enviamos para lá esses escritos maravilhosos que eles recebem com gratidão, por mandarmos, através disto, nossas lembranças.

 Sr. Shuichi Ikeda, 1º Vice-Presidente da Federação das Entidades Nipo Brasileiras de Santo André, representando o Sr. Taiji Takemoto;  Srª Massako  Suenaga e Sr. Hideo Suenaga, professores; Sr. Kuniji Obana, empresário da Província de Kagawa, no Japão. Temos aqui também esses coronéis, amigos do peito: meu querido amigo, Coronel da Polícia Militar, Sr. Koji Yanaguita; Sr. Tohoru Nishi, Presidente da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil; Sr. Toyohiro Shimura, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Sr. Takao Ono, Vereador, representando o Prefeito do Município de Atibaia; Sr. Jorge Miyahara, representando o nobre Deputado Estadual e brilhante representante nesta Casa, Junji Abe, a quem temos de saudar efusivamente. Estamos em uma época, no país, em que os que são bons e dignos devem merecer nossos aplausos e cumprimentos, manifestando nossa admiração. Ao nobre Deputado Junji Abe os nossos cumprimentos.

Encontra-se entre nós, também, o Sr. Sérgio Kobayashi, Presidente da Imprensa Oficial do Estado - Imesp. O Sr. Sérgio pertence à ilustre família Kobayashi.

Sr. Coronel da Reserva PM Paulo Nishikawa, Coordenador do Grupo de Segurança do Fórum da Cidadania do ABC. Ao senhor, Coronel, as nossas homenagens.  Sr. Vereador Antônio Muraki, Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires; Exmo. Sr. Vereador Antônio Muraki, Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires; Sr. Satoru Sassaki, Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro; Sr. Antônio Prado, jornalista representando o Exmo. Sr. Vereador Jorge Taba; Exmo. Sr. Manoel Kenji Shikaoka, Vereador da Câmara Municipal de Registro; Exmo. Sr. Kasuki Maramatso, Vereador à Câmara Municipal de Registro; Sr. Jorge Nagado, representado o Diretor e Presidente da Coper Cutia Atlético Clube; Dr. Shozi Miake, representando o Dr. Marco Antônio, Delegado Geral de Polícia; Sra. Honorina Moreira Giudici, representando o Exmo. Sr. e ilustre Deputado do ABC e de São Paulo Duílio Pisaneschi, que tem os nossos cumprimentos e a nossa homenagem muito especial; Sr. Toshiaki Yamamura, Presidente da Associação das Cidades Irmãs; Sr. Hiroshi Nishitani, Presidente da Associação Cultural Tottori-Kenjin do Brasil; Sr. Newton Carlos de Lima, representando o Exmo. Sr. Getúlio Hanashiro, Secretário Municipal de Transportes. Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de prestar a homenagem à comunidade Nipo-Brasileira.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos os hinos nacionais do Japão e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar.

 

*        *        *

 

- São executados os Hinos Nacionais do Japão e do Brasil.  

 

*        *        *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Queremos fazer um agradecimento muito especial a nossa gloriosa Banda da Polícia Militar, os nossos agradecimentos ao maestro. (Palmas.)

Tem a palavra o Sr. Yataro Amino, Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

 

O SR. YATARO AMINO - Inicialmente agradecemos em nome da Federação ao nobre Deputado Newton Brandão, que hoje preside esta sessão solene, assim como ao nobre Deputado Federal Paulo Kobayashi, ex-Presidente desta Casa e às demais autoridades presentes, estou muito comovido com esta homenagem prestada na Assembléia Legislativa à comunidade Nipo-Brasileira, que coincidentemente o Brasil comemora no ano vindouro os seus 500 anos e aqui estabelecemos desde 1908, quando o Kasato Maru chegou ao Porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses. Ontem começou a primavera, fazendo com que o motivo desta reunião seja ainda mais marcante. Aproveitando a oportunidade para saudar o Sr. Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Takaaki Kojima, recém chegado, desejando a ele sucesso no exercícios de suas funções. Agradeço ao nobre Deputado Newton Brandão que apesar de não ter descendência japonesa, é muito amigo da comunidade Nipo-Brasileira, muito tem feito por nós, sobretudo quando das três vezes em que exerceu o cargo de Prefeito de Santo André. Tantas pessoas presentes, de locais tão diversos nesta solenidade em pleno final de sexta-feira, demonstra a importância e a consideração que a comunidade Nipo-Brasileira tem para com esta sociedade. Só posso agradecer envaidecido por representar a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e por ter sido escolhido para falar em nome de todas as associações das províncias do Japão e transmitir a todos os senhores o apreço que existe pelo Brasil, especialmente por São Paulo pelo amplo recolhimento, pela acolhida generosa e fraterna que nosso povo teve e tem tido neste maravilhoso país. Finalmente, quero dizer que nossos braços tendem a se ampliar e se fortalecer cada vez mais em atos como este de hoje somente reforçam a minha impressão.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Antes de convidar o próximo orador, queremos cumprimentar o Dr. Vicente Kasuíro Kasaki, Presidente da Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica; o Sr. Eiji Mori, representando o Exmo. Sr. Deputado Pedro Mori, que é outro brilhante deputado desta Casa, tem uma liderança muito grande nesta Casa e merece o respeito de todos os deputados. Ficamos muito felizes pela sua representação nesse nosso encontro. Agora vamos pedir para falar, convocar e exigir sua palavra ao nosso particular amigo, o grande homem público que é o Diogo Nomura, que tem uma folha de trabalho prestado ao nosso estado e ao nosso país muito grande e que merece de todos nós uma salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. DIOGO NOMURA - Exmo. Sr. Deputado Newton Brandão, que nesta sessão solene preside os trabalhos e é o autor da propositura que possibilitou esta realização em homenagem à comunidade Nipo-Brasileira do nosso estado e do nosso País, Exmo. Sr. Cônsul Geral do Japão, Sr. Takaaki Kojima, recém-empossado e que nos honra com a sua presença, em cuja pessoa desejo saudar todas as autoridades e representantes da nossa comunidade Nipo-Brasileira, Exmo. Sr. Deputado Paulo Kobayashi, que já foi presidente desta edilidade, em cuja pessoa desejo saudar todas as nossas autoridades aqui presentes, Exma. Sra. Vilma Motta, que nos honra com a sua presença, em cuja pessoa saúdo todas as senhoras e as jovens aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores, hoje estamos na Casa de Leis do nosso Estado evocando a chagada dos primeiros imigrantes, a sua saga e a sua integração na comunidade nacional.

O Brasil é o país que pode ser considerado a terra modelar onde vigora a verdadeira democracia que não é a democracia daquelas palavras belas mas é aquela que reside nos corações dos nossos brasileiros. Hoje podemos dizer, segundo pesquisas sociológicas, que mais de 50% das famílias de descendentes de imigrantes japoneses, que um dia chegaram a bordo do Kasato Maru têm os vínculos de sangue com as famílias nacionais. Estamos todas as noites assistindo àquele programa da TV Globo, “Terra Nostra” que, de certa forma, representa a saga de todos os imigrantes que aqui encontraram uma nova pátria e a grande pátria dos seus descendentes brasileiros. Não foi fácil os primórdios da imigração naquela fase do desbravamento, enfrentando endemias rurais e as dificuldades naturais da língua, dos costumes e das tradições mas o valor telúrico da terra brasileira fez derreter o gelo dos primeiros contatos. Hoje podemos afirmar que todos nós, seus descendentes brasileiros, orgulhosos da nossa ascendência, temos o sentimento voltado para o nosso futuro quando adentraremos o terceiro milênio comemorando os 55 anos de descoberta, por Cabral, dessa terra abençoada. Nós, que integramos a grande família dos brasileiros de origem japonesa, nos voltamos nesse instante para o Deputado Newton Brandão que conhecemos de longa data, que se integra e comunga dos nossos sentimentos, por essa lembrança que traz a homenagem bem merecida aos pioneiros da imigração japonesa para o Brasil. Hoje estamos vendo oficiais, parlamentares, vereadores que representam o nosso povo ao lado daqueles pioneiros da imigração japonesa para o Brasil que, com as mãos calejadas, abriram as estradas, desbravaram as matas e plantaram a boa semente nesta terra dadivosa e boa.

Desejo neste instante, na qualidade de um dos homenageados, interpretar - se me permitem os demais colegas de homenagem e em nome dos mesmos - dizer ao nosso amigo, Deputado Newton Brandão, o nosso muito obrigado porque haveremos de, recebendo esta homenagem, fortalecer mais ainda o nosso sentimento de responsabilidade para que, valorizando a cidadania e voltados para o futuro, possamos cumprir com o nosso dever em prol da grande pátria comum para que todos nós brasileiros, unidos, possamos vencer as dificuldades e trazer para a nossa pátria tudo aquilo que desejamos. Lá em Santo André, o ex-Ministro Takeo Fukuda, que foi o Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Japão, por ocasião do convênio Santo André Takasaki, da qual tive a honra de participar, deixou gravado no granito uma frase em Kenjin - aquele ideograma que estamos vendo aqui - que diz “o espírito pioneiro do desbravador”, em homenagem aos nossos pioneiros. Mais recentemente esteve entre nós o atual Primeiro Ministro, que na época era o Ministro das Relações Exteriores, Keizo Obuti. Sua Excelência, que tive a honra de privar de sua amizade, mandou para a comunidade de todo o nosso país, mas justificando lá em Guarulhos, outra frase: “nesta grande terra da esperança”. Estas palavras unidas podem simbolizar o sentimento de integração da admiração do reconhecimento da grande comunidade nipo-brasileira, digo mal, da grande comunidade desses descendentes que integram a grande família nacional.

Muito obrigado, Deputado Newton Brandão, minhas homenagens a todos os presentes. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO -  Tem a palavra o Sr. Takaaki Kojima, ilustre Cônsul Geral do Japão.                                                                               O Sr. Inisios Serigawa, cônsul para assuntos políticos, fará a tradução para o português.

 

*  *  *

 

- É feito pronunciamento em língua estrangeira, com a seguinte tradução:

 

                                                           *  *  *

 

O SR. TAKAAKI  KOJIMA - Sou o novo Cônsul Geral do Japão aqui em São Paulo, cheguei na semana próxima passada e só comecei a trabalhar nesta semana. É impossível falar português apenas em cinco dias, por isso estou contando com a ajuda de um tradutor.

 

( ENTRA LEITURA)

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - Manifestamos nossa alegria pela presença do Sr. Henrique Moril Minami, representando o Exmo. Sr. Hirowiki Minami, Vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, grande amigo da nossa região e nosso ilustre representante na Câmara Municipal. Convidamos a aluna Carolina Perone, da 3ª série do ensino médio do Colégio Kosmos, a ler a mensagem para o Sr. Cônsul Takaaki Kojima.

*   *   *

-  É lida uma mensagem em japonês.

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - Para fazer a entrega de flores para o Sr. Cônsul Takaaki Kojima, convidamos os alunos Gabriel Takeshi Shirakawa e Karen Seiko Kobayashi.

 

* * *

-         É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Neste instante, passamos a fazer a entrega de algumas lembranças muito modestas aos nossos homenageados, mas de coração.  Vamos, então, convidar, para cumprimentar e entregar uma lembrança, o Sr. Cônsul do Japão, Takaaki Kojima.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Sr. Yataro Amino, da Província de Yamanashi, Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Sr. Atsushi Yamauchi, procedente da Província de Fukushima, ex-Presidente da Bunkio e atual Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, pela dedicação à Aliança Cultural durante oito anos de muito sucesso.  (Palmas.)

 

*          *          *

- É feita a homenagem.

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Sr. Takeichi Wai, da Província de Hyogo, Presidente da Sociedade Beneficente Nipo-Brasileira de São Paulo, pelos árduos serviços sociais prestados à comunidade Nipo-Brasileira, pelas obras sociais voltadas para a comunidade.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Sr. Shuichi Ikeda, da Província  de Fukuoka, 1º Vice-Presidente da Federação das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, representando o Sr. Taiji Takemoto, que se encontra na China.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Queríamos prestar uma homenagem ao nosso amigo monge budista em Santo André, Sr. Enryo Shimizu, mas ele tem seus compromissos e não pode comparecer, mas aqui está um grande amigo nosso de Santo André e seu representante, que ficamos muito felizes em abraçar, nosso grande amigo, líder e participante ativo da comunidade de Santo André, o Sr. Wiao Mutumura.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Depois de ouvirmos a palavra do Diogo Nomura, ficamos até constrangidos com essa homenagem que vamos prestar a ele, porque deveria ser muito maior, uma lembrança que pelo menos se aproximasse do seu mérito.  Como somos um pouco desorganizados, vamos dar apenas uma modesta lembrança, mas o Diogo sabe a estima pessoal que temos por ele através de uma grande amizade, não é Diogo?

Dr. Diogo Nomura, descendente de imigrantes japoneses procedentes da Província de Aichi, optou pela carreira política.  É um dos representantes políticos mais antigos ainda em atividade, e o de maior representatividade no Brasil.  Os trabalhos que ele já apresentou em nosso País são incontáveis.  Certamente, numa biografia próxima, teremos oportunidade de mencioná-los.  Como não podia deixar de ser, nasceu em Registro, de onde vem esta bela delegação, que vamos aplaudir com muito entusiasmo.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Sr. Masaji Maki, 90 anos, mas em plena atividade.  Seus trabalhos são dignos de atenção de todos nós.  Toda essa beleza que está aí é da pena dele.  É maravilhoso.  É preciso muita sensibilidade para apreciar integralmente sua obra e seu mérito.  A lembrança com a qual vamos homenageá-lo é tão insignificante, e o mérito dele tão grande, que fico até acanhado em oferecê-la.  Mas quero que tenha no coração uma homenagem nossa.  (Palmas.)

 

*          *          *

- É feita a homenagem.

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Aos nossos queridos professores, Hideo Suenaga e Massako Suenaga, procedentes de Takazaki, cidade irmã de Santo André, que, através de intercâmbio cultural, têm prestado generosos serviços educacionais e culturais junto à comunidade de Santo André.  Quando se vai ao Japão, lá na cidade de Takazaki, além de ilustres professores, temos grandes amigos da nossa cidade.  A presença deles em nossa cidade é por seis meses.  (Palmas.)

 

*          *          *

 

- É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Homenageamos o Sr. Itsuo Takahashi, Coordenador Cultural e Assistencial da Liberdade.

*          *          *

-É feita a homenagem.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - NEWTON BRANDÃO - PTB - Homenageamos a Profª de Dança Ichi Shinozaki; Professoras Kiyome Okamoto Kato, Rosana Kato e Rosely Kato,  diretoras do Colégio Kosmos, de Cotia. Esse colégio maravilhoso! (Palmas.)  Um dos ensinamentos é que no Japão, a única pessoa que pode ficar sentada, sem precisar curvar-se perante o Imperador são as professoras.     Portanto, as senhoras aqui também têm um tratamento privilegiado e diferenciado. Recebam as nossas homenagens.

Professora de Dança do Colégio Kosmos, Sra. Teruchio Ikemoto, no Brasil ela é chamada de dona  Rosa.

Casal Kawazoe, da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Pires. (Palmas.)

Às entidades e amigos da cidade de Santo André que estão aqui, e que sempre participam do nosso cotidiano, quero deixar um cumprimento muito especial e manifestar minha alegria, meu contentamento e meu agradecimento pela presença dos senhores e das senhoras aqui.            Nossas  homenagens às professoras de ikebana, Masuyo Otsuka e Kazuko Urabe, que fizeram a decoração da Casa, essas ikebanas lindas que os senhores vêem. Homenageamos a Sra.  Atsuko Mitsui, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil.

Senhoras e senhores presentes,

 

(ENTRA LEITURA)

 

Esgotado o objeto desta sessão, esta Presidência agradece às autoridades  e àqueles que com as suas presenças colaboraram par o êxito desta solenidade.

Convido a todos para assistirem a um Show Folclórico, no Hall Monumental desta Casa. É muito importante a presença dos senhores, para aplaudir este nosso povo maravilhoso. Antes de dar por encerrada a nossa sessão, quero cumprimentar o Sr. Ikezaki Hirofumi, Presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, para o qual peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

*          *          *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

*          *          *