1

 

17 DE SETEMBRO DE 2003

26ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

Secretário: NIVALDO SANTANA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/09/2003 - Sessão 26ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

ORDEM DO DIA

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento de autoria da Mesa, solicitando regime de urgência para o PL 586/03. Anuncia a votação do PL 801/01. Põe em votação e declara aprovado o requerimento de método de votação à propositura, do Deputado Renato Simões. Põe em votação e declara aprovado o PL 801/01, salvo emenda e partes destacadas. Põe em votação e declara aprovada emenda apresentada no parecer do Congresso de Comissões. Põe em votação e declara rejeitadas as partes destacadas constantes do art. 1º.

 

002 - MÁRIO REALI

Declara o voto favorável do PT.

 

003 - Presidente ROBERTO MORAIS

Registra a manifestação. Põe em votação e declara rejeitada a parte destacada do art. 2º.

 

004 - MÁRIO REALI

Declara o voto favorável do PT.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Registra a manifestação. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 411/03, salvo emendas. Põe em votação e declara rejeitadas as emendas de nºs 1 a 4.

 

006 - MÁRIO REALI

Declara o voto favorável do PT às emendas 1 e 2.

 

007 - Presidente ROBERTO MORAIS

Registra a manifestação. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 80/00, salvo emendas.

 

008 - LUIS CARLOS GONDIM

Parabeniza o Deputado Rafael Silva, autor da propositura, e a Assembléia pela aprovação do PL 80/00.

 

009 - ROBERTO MORAIS

Põe em votação e declara aprovadas as emendas ao PL 80/00. Declara encerrada a discussão do PL 436/02. Põe em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Vanderlei Macris, propondo método de votação à propositura. Põe em votação e declara  aprovado o PL 436/02, salvo emenda. Põe em votação e declara rejeitada a emenda.

 

010 - MÁRIO REALI

Declara o voto favorável do PT à emenda.

 

011 - Presidente ROBERTO MORAIS

Registra a manifestação. Anuncia a existência de emenda ao PL 635/02, pelo que o mesmo volta às Comissões. Põe em votação e declara sem debate aprovados os PLs 169/01 e 767/01. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Nivaldo Santana para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - NIVALDO SANTANA - PCdoB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Há sobre a mesa requerimento: “Requeremos nos termos do Art. 226, inciso I, da XI Consolidação do Regimento Interno, a concessão de regime de urgência para o Projeto de lei nº 586, de 2003, que objetiva alteração do Art. 2º da Lei nº 3.172, de 10 de dezembro de 1981, de autoria da Mesa, em razão da importância da matéria. Assinam os membros efetivos da Mesa.”

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Proposições em Regime de Urgência - 1 - Votação - Projeto de lei nº 801, de 2001, de autoria do Deputado Vanderlei Siraque. Altera dispositivos da Lei nº 9155, de 1995, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação trimestral de estatísticas criminais. Parecer nº 183, de 2003, do Congresso das Comissões de Justiça, de Segurança Pública e de Finanças, favorável, com emenda. (Com requerimento de método em fase de votação adiada).

Em votação o requerimento de autoria do nobre Deputado Renato Simões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item primeiro do método de votação. I .Projeto salvo emenda e partes destacadas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

II - emenda apresentada no parecer do Congresso de Comissões. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

III - partes destacadas dos incisos abaixo constantes do Art. 1º:

a)                      do inciso III: “especificado se em folga ou em serviço, por polícia”;

b)                      incisos IV e V;

c)                      do inciso VI as expressões “especificado se em folga ou em serviço, por polícia”;

d)                      inciso VII;

e)                      do inciso VIII as expressões “especificado se em virtude de confronto, homicídio doloso, homicídio culposo, latrocínio, acidente de trânsito ou outra causa”;

f) inciso IX;

g)                      inciso X a expressão “em confronto”;

h)                      inciso XV.

Em votação as partes destacadas. Os Srs. Deputados que forem contrários queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Sr. Presidente, para declarar o voto favorável do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Item IV - Do artigo 2º as seguintes expressões constantes do artigo 1º - A, nele referido: “devendo repassá-lo ao Prefeito ou à Câmara Municipal que o solicitar no prazo máximo de trinta dias contados a partir do recebimento da solicitação.”

Em votação. Os Srs. Deputados que forem contrários queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

 

CÂNDIDO VACCAREZZA/ANTONIO MENTOR

... enquanto que nas Prefeituras do PT, o Bolsa Escola é de 45, 50, 60 Reais. Mas tudo é Bolsa Escola. Essas diferenças, que não aparecem no rótulo, mas no conteúdo são importantíssimas, são fundamentais, é necessário que sejam estabelecidas com maior detalhamento. Sei que o Deputado Cândido Vaccarezza, no transcorrer do seu discurso, fará isso com a precisão necessária.

 

            O sr. Marcelo Cândido - PT – COM ASSENTIMENTO DO ORADOR – Deputado Cândido Vaccarezza, permita-me apenas, rapidamente, fazer justiça nesta Casa. Peço um aparte a V. Exa. e peço perdão, ao mesmo tempo, por interromper o seu brilhante discurso. Para prosseguir naquilo que dizia anteriormente, o Deputado João Caramez veio à tribuna e leu um trecho do meu discurso para dizer que agi de forma incoerente com as palavras. Na verdade, a leitura que o Deputado Caramez fez daquele trecho, em particular, ressalta exatamente a idéia que quis transmitir da tribuna de que o projeto pode não ser ele próprio, por si só, um instrumento de privatização. Mas alimentei a tese de que o projeto faz parte de uma máquina privatista do Estado de São Paulo, que chegará ao ponto de privatizar a empresa caso os Deputados e a população não se mobilizem de forma contrária ao postulamento do Governo.

            Para concluir, quero ressaltar outra questão. É impressionante como estamos sendo freqüentemente atropelados, de forma antiregimental. -A todo momento que interessa, alegam a proteção e a defesa do Regimento Interno, mas quando não interessa, não fazem o mesmo.

            Só para citar um exemplo disso, numa ocasião em que o Deputado Tiãozinho não encontrou tempo disponível para dar um aparte ao Deputado Rodolfo Costa e Silva, o Deputado Rodolfo Costa e Silva falou por uma reclamação e a Presidência da ocasião não lhe cortou a palavra. Aqui, sou cortado freqüentemente. Vanderlei Macris, Deputado, na condição de líder do Governo, interrompe as nossas intervenções e nós, em nenhum momento, nos recusamos a dar um aparte a quem quer que fosse. Inclusive, dando longos apartes.

            Por isso, quero deixar, através desta intervenção, o nosso protesto contra a forma discriminatória como alguns Deputados são tratados nesta Casa.

            Muito obrigado.

 

            O SR. Simão Pedro - PT – COM ASSENTIMENTO DO ORADOR – Na Revista Veja, na página 108, há uma pequena reportagem sobre o lançamento de um livro, dizendo o seguinte: “O pai do consenso de Washington faz auto-crítica e sugere novas estratégias para a América Latina.” É impressionante. Os criadores desse receituário, que tinha no cerne a idéia, a orientação, para que o

 

O sr. Mário Reali - PT - Gostaria de declarar o voto favorável da bancada do PT.

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Item 2 - Discussão e votação adiada - Projeto de lei nº 0411, de 2003, de autoria do Sr. Governador. Altera a Lei nº 228, de 30 de maio de 1974, que autorizou a transformação da Imprensa Oficial do Estado em sociedade por ações, denominada “Imprensa Oficial do Estado S.A. - Imesp”. Pareceres nºs 1054, 1055 e 1056, de 2003, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Finanças, favoráveis. Com 04 emendas apresentadas nos termos do inciso II do artigo 175 da XI Consolidação do Regimento Interno. Parecer nº 1127, de 2003, do Congresso das Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Finanças, contrário.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emendas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação as emendas de números 1 a 4, de parecer contrário do Congresso de Comissões. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O sr. Mário Reali - PT - Sr. Presidente, gostaria de declarar o voto favorável da bancada do PT às emendas 1 e 2.

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 0080, de 2000, de autoria do Deputado Rafael Silva. Torna obrigatória a realização de exame de acuidade visual e auditiva nas escolas públicas. Parecer nº 1757, de 2000, da Comissão de Justiça, favorável, com emenda. Parecer nº 1758, de 2000, da Comissão de Educação, contrário. Parecer nº 1759, de 2000, da Comissão de Finanças, favorável, com emenda e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. Luis Carlos Gondim - PL - Sr. Presidente, quando chegamos a esta Casa também pedimos que fossem feitos esses exames auditivos e visuais nas escolas. Encontramos o projeto do Deputado Rafael Silva que nos animou muito porque, na realidade, temos crianças que estão cursando a primeira ou segunda séries, não conseguem passar de ano e são chamadas de incompetentes e até de burras. E não são feitos exames para essas crianças. Se for feito isso, iremos detectar algumas patologias auditivas e visuais nessas crianças, dando condição de um tratamento.

Assim, quero parabenizar o Deputado Rafael Silva pelo projeto e dizer que a Assembléia está de parabéns. Esperamos que o Governo, o mais rapidamente possível, coloque nas escolas pelo menos em um esquema de rodízio esse exame com uma certa freqüência para que possamos detectar essas patologias. Parabéns à Assembléia Legislativa por aprovar este projeto!

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Em votação a emenda apresentada pelo relator especial da Comissão de Finanças e parecer favorável. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Em votação a emenda apresentada pela Comissão de Justiça, de pareceres divergentes. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Item 4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 0436, de 2002, de autoria do deputado Celino Cardoso. Altera o artigo 26 do decreto-lei 257, de 1970, assegurando aos servidores ativos e inativos do IAMSPE - Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual, o direito de inscrição como contribuintes facultativos, bem como o direito de inscrever seus beneficiários e agregados. Pareceres nºs 879 e 880, de 2003, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça e de Promoção Social, favoráveis. Parecer nº 881, de 2003, de relator especial pela Comissão de Finanças, favorável, com emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Há sobre a mesa o seguinte requerimento: “Requeiro, nos termos regimentais, que a votação do Projeto de lei nº 436, de 2002, do Deputado Celino Cardoso, se processe da seguinte conformidade:

Item 1 - Projeto, salvo emenda.

Item 2 - Emenda apresentada pelo relator especial em substituição à da Comissão de Finanças e Orçamento.Assina o Deputado Vanderlei Macris.

Em votação o requerimento. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Aprovado.

Em votação o Projeto, salvo emendas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Aprovado.

Em votação o item 2. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Rejeitado.

 

O SR. MÁRIO REALI - PT - Senhor Presidente, gostaria de declarar o voto favorável da Bancada do PT ao item 2.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Item 5 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 0635, de 2002, de autoria do Deputado Jorge Caruso. Autoriza o Poder Executivo a instituir, regulamentar e gerir serviço telefônico para recepção de denúncias de atendimentos inadequados em hospitais públicos. Com emenda. Pareceres nºs 547 e 548, de 2003, de relatores especiais, respectivamente, pelas Comissões de Justiça e de Saúde, favoráveis ao projeto e contrários à emenda.

Há sobre a mesa emenda do nobre Deputado Jorge Caruso, com número regimental de assinaturas. Fica adiada a discussão, retornando o Projeto às Comissões.

Proposições em Regime de Tramitação Ordinária - Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 0169, de 2001, de autoria do Deputado Arthur Alves Pinto. Proíbe a circulação de veículos que tenham instalados dispositivos acessórios conhecidos como “engates”. Pareceres nºs 45, 46 e 47, de 2003, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça, de Transportes e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Aprovado.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 0767, de 2001, de autoria da Deputada Célia Leão. Torna proibida a veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas à beira das rodovias estaduais. Pareceres nºs 698 e 699, de 2002, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Transportes favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa) Aprovado.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência dá por encerrados os trabalhos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 38 minutos.

 

* * *