1

21  DE AGOSTO DE 2000

26ª SESSÃO SOLENE  EM HOMENAGEM AO “DIA DO MAÇON”

 

Presidência:  ALDO DEMARCHI

 

Secretária: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 21/08/2000 - Sessão 26ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: ALDO DEMARCHI

 

HOMENAGEM AO "DIA DO MAÇON"

001 - ALDO DEMARCHI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, atendendo a requerimento do Deputado Duarte Nogueira, com a finalidade de homenagear o "Dia do Maçon". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ROSMARY CORRÊA

Como líder da bancada do PMDB, cumprimenta as autoridades. Comemora o Dia do Maçon como trabalho realizado diuturnamente para a construção de uma sociedade mais fraterna, mais igualitária, calcada nos princípios do Estado de Direito e principalmente na liberdade.

 

003 - ANTÔNIO SALIM CURIATI

Cumprimenta as autoridades. Solidariza-se com os maçons e lhes dá os parabéns pelo seu dia. Deseja-lhes para sempre, saúde e paz.

 

004 - JOÃO BATISTA MORAIS DE OLIVEIRA

Grão-mestre do Grande Oriente de São Paulo, cumprimenta as autoridades. Lê pronunciamento com 28 itens como Eminente Grão- Mestre Maçon.

005 - Presidente ALDO DEMARCHI

Registra mensagem enviada pelo Secretário de Saúde do Estado.

 

006 - SALIM SUGAIB

Cumprimenta as autoridades presentes e lê discurso intitulado "Nossa calorosa, afetuosa e fraterna saudação".

 

007 - Presidente ALDO DEMARCHI

Lê pronunciamento versando sobre a história da civilização, opinando, também, sobre o contraste efêmero/eterno. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Rosmary Corrêa para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA.  2ª SECRETÁRIA - ROSMARY CORRÊA - PMDB  procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

*   *   *

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Gostaríamos de nomear as seguintes autoridades presentes a esta solenidade: Sereníssimo Grão-Mestre Dr. Salim Zugaib, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, eminente Grão-Mestre João Batista Morais de Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo, respeitável Past Grão-Mestre Hector Luís Pandolfo, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, respeitável irmão Past Grão-Mestre Santiago Ansaldo de Aorstegui, da Grande Loja da Espanha, Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, líder do PMDB, Exmo. Sr. Deputado Antônio Salim Curiati, representando a Bancada do PPB nesta Casa, sendo S. Exa. nosso irmão, Vereador Antônio Goulart, da Câmara Municipal de São Paulo, nosso irmão, Sr. Sérgio Belleza, representando o Exmo. Sr. Marcos Arbaitman, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, Sr. José Renato dos Santos, Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja do Estado de São Paulo, Desembargador Dr. Pedro Luís Ricardo Gagliardi, Grão-Secretário das Relações Interiores da Grande Loja, João Zimermann Filho, Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Sr. Cláudio Roque Buono Ferreira, Grão-Mestre Adjunto da Grande Oriente do Estado de São Paulo, nosso irmão Adauto Rochetto, Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado de São Paulo.

Sras. e Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo a requerimento do nosso irmão, nobre Deputado Duarte Nogueira, que, impossibilitado de comparecer, solicitou a este deputado que o substituísse na condução desta solenidade em homenagem ao Dia do Maçon.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*              *      *

 

-                     É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.  Em seguida, concedemos a palavra à nobre Deputada Rosmary Corrêa, líder da Bancada do Partido Democrático Brasileiro - PMDB.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - PMDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Sr. Presidente, sereníssimo Grão-Mestre Dr. Salim Zugaib, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, eminente Grão-Mestre João Batista Morais de Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo, respeitável Past Grão-Mestre Héctor Luís Pandolfo, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, respeitável irmão Past Grão-Mestre Santiago Ansaldo de Aorstegui, da Grande Loja da Espanha, Exmo. Sr. Deputado Antônio Salim  Curiati, Vereador Antônio Goulart, da Câmara Municipal de São Paulo, senhoras e senhores, nossos amigos, que nos dão mais uma vez a honra de estar junto de nós aqui nesta Assembléia Legislativa.

Esta é uma noite de júbilo para o Parlamento paulista, porque nós os estamos recebendo novamente nesta Casa para comemorar o Dia do Maçon. Comemora-se hoje um trabalho realizado diuturnamente para a construção de uma sociedade mais fraterna, mais igualitária, calcada nos princípios do Estado de Direito e principalmente na liberdade.  Poucos sabem - pois a maçonaria age de forma discreta, sem alarde - os inúmeros trabalhos sociais de alto valor humanitário que ela realiza.  São centenas de creches, asilos e escolas, que sobrevivem através desse trabalho.  Trabalho no qual as nossas cunhadas têm relevante papel na sua execução.

Quantos conhecem a campanha de drogas que o Grande Oriente do Brasil vem desenvolvendo?  Quantos conhecem a campanha, cujo tema é “Ética na Política e Combate à Corrupção”, que vem sendo desenvolvida pelo Grande Oriente de São Paulo?  Quantos estiveram presentes no Teatro Municipal no último dia 28/06, quando tivemos a 1ª Noite Maçônica Sinfônica aqui no nosso Estado de São Paulo, também patrocinada pelo Grande Oriente de São Paulo?  Quantos assuntos de extrema importância foram tratados no Encontro Maçônico Internacional, ocorrido no Parlatino e patrocinado pela Grande Loja de São Paulo?  Ficaríamos aqui a noite inteira elencando tudo que a maçonaria realiza em prol da nossa sociedade.  Mesmo assim, com certeza, ainda esqueceríamos de alguma coisa. 

Neste dia de festa, parabenizo a todos pelos brilhantes trabalhos realizados em prol do aprimoramento intelectual, moral e social da humanidade.  E conclamo a todos para que continuem na sua meritória tarefa.  Cumprimento de maneira muito especial as queridas cunhadas que, através de seu apoio e colaboração, são também responsáveis pelo sucesso de tantas obras.

Muitas felicidades a todos pelo Dia do Maçon.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PPB -  Exma. Sra. Deputada Rosmary Corrêa, que fez um pronunciamento primoroso e que prestou uma homenagem sincera à Maçonaria; nosso querido Grão-Mestre, Dr. Salim Zugaib, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; eminente Grão-Mestre João Batista Morais de Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo; respeitável Grão-Mestre Hector Luis Pandolfo, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana; respeitável e irmão Grão-Mestre Santiago Ansaldo, da Grande Loja da Espanha; meu querido Presidente, irmão, Deputado Aldo Demarchi, que oferece a sua experiência para dignificar esta sessão solene; Vereador da Câmara de São Paulo, Antônio Goulart. Saúdo, especialmente ,nesta oportunidade, ao grande homem que me levou à Maçonaria, ao gande médico, grande geriatra, irmão nosso, Dr. Tufik Matar. Saúdo ainda aos meus irmãos, funcionários desta Casa que participam conosco neste trabalho que orgulha a Maçonaria, demais autoridades presentes. Hoje eu falo como Maçom, mas, com certeza, eu já praticava a Maçonaria através da medicina no interior, como médico, há muito tempo.

Lembro-me de que no interior, independente de participarmos ativamente da Maçonaria, tínhamos um comportamento semelhante, porque os Maçons eram nossos amigos e atuavam de maneira profunda, substanciosa em termos de atender não só aos irmãos, mas a toda comunidade, especialmente a mais carente.

Gostaria de agradecer ao grande Arquiteto do Universo pelo privilégio de estar aqui, neste momento, para homenagear a todos os maçons presentes.

No dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Maçom. Acho que é importante falarmos das qualidades da Maçonaria, sem usar a terminologia das nossas reuniões. O importante é que, o maior número de pessoas tome conhecimento da realidade dos fatos, do nosso pensamento, do nosso comportamento e do nosso desejo de servir ao próximo.

O que é o Maçom? O Maçom é o homem simples, que procura ajudar na construção de uma sociedade mais justa, que pratica obediência às leis do seu país, que ama o seu próximo, que vive segundo os ditames da honra e que é capaz de trabalhar pela felicidade geral. Sendo assim é dever de todo o Maçom ser bom pai, melhor filho, apreciável irmão, ótimo esposo e invejável cidadão.

O que busca, então, a Maçonaria?  Busca um aperfeiçoamento social, moral e intelectual da humanidade; busca, assim, a verdade.  

Homenageá-lo é, portanto, homenagear a própria dignidade humana, a liberdade de existir, a igualdade entre os povos e a fraternidade.

Para o Maçom, todo dia é seu dia, mas esse 20 de agosto é um dia especial, pois ele poderá parar para pensar e refletir profundamente sobre tudo aquilo que fez, que está fazendo e que deverá fazer em prol do progresso coletivo.

Parabéns à Maçonaria e aos maçons, hoje e sempre. Saúde e paz para todos! (Palmas das galerias. )

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Esta Presidência concede a palavra ao eminente Grão-Mestre João Batista Morais de Oliveira, do Grande Oriente de São Paulo.

 

O SR. JOÃO BATISTA MORAIS DE OLIVEIRA - Exmo, Presidente desta poderosa Casa de leis, Deputado Aldo Demarchi; Exmo. irmão Salim Zugaib, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Exmo. irmão José Renato dos Santos, Grão-Mestre adjunto da Grande Loja de São Paulo; eminente irmão Cláudio Roque Buono Ferreira, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo; Exmo. irmão João Zimermann Filho, Past Grão-Mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Exmo Irmão Santo Taricano, Past Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo; Exmo irmão Hector Luis Pandolfo, Past Grão-Mestre da Grande Loja e Secretário Executivo da Confederação Maçônica da América Latina; Srs. Deputados, autoridades maçônicas, meus respeitáveis irmãos,

(Entra leitura)

...  um mundo mais justo, mais eqüânime, mais igualitário pontificado pela exuberância do amor ao próximo, pela excelência do amor fraternal.

Assim queremos que o grande Arquiteto do Universo, em sua infinita sabedoria e bondade, derrame suas divinas bênçãos sobre todos os irmãos, sobre todos os Parlamentares, sobre todo o povo brasileiro, extensivo a todos os familiares para que possam viver felizes na resplandecência de seus lares com paz, amor e saúde para todos nós.

Salve a maçonaria. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - PPB - Esta Presidência gostaria de registrar duas mensagens: uma enviada pelo Secretário da Saúde José da Silva Guedes, cumprimentando a todos aqueles que participam desta solenidade e justificando sua ausência por compromissos anteriormente assumidos.

Outra, são os cumprimentos enviados pelo nobre Deputado Walter Feldman, que faço questão de ler: “Com os cumprimentos pela oportunidade da sessão hoje convocada. A maçonaria nos orienta no caminho da ética e da fraternidade. Saudações de um sobrinho”.

Esta Presidência passa a palavra agora ao Sereníssimo Grão-Mestre Dr. Salim Zugaib, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

 

O SR. SALIM ZUGAIB - Exmo. Presidente nobre Deputado e irmão Aldo Demarchi, na pessoa de quem também cumprimento o nobre Deputado Antonio Salim Curiati e nossa cunhada nobre Deputada Rosmary Corrêa, Sr. Vereador Sr. Antônio Goulart, que nos honra com sua presença, cumprimento a Mesa na pessoa do eminente Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, nosso querido irmão e amigo João Batista Morais, respeitável irmão Past Grão-Mestre Hector Luis Pandolfo, Secretário Executivo da Confederação da Maçonaria Interamericana, a maior organização maçônica do mundo, respeitável irmão Past Grão-Mestre Santiago Ansaldo Aorstegui, da Grande Loja de Espanha, respeitáveis irmãos que abrilhantam esse recinto, cunhadas, sobrinhos, queridos membros da Ordem Internacional da Estrela do Oriente, queridos jovens da Ordem Internacional do Arco-íris e da Ordem de Molay, senhoras e senhores.

(Entra leitura)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI  - PPB - Sereníssimo Grão- Mestre Salim Zugaib, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; eminente Grão-Mestre João Batista Morais, do Grande Oriente de São Paulo; Respeitável Past Grão-Mestre Hector Luis Pandolfo, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana; Respeitável Irmão Past Grão-Mestre Santiago Ansaldo de Aorstegui, da Grande Loja da Espanha; minha colega Rosmary Corrêa, Deputada, nossa cunhada; Exmo. Sr. Deputado Antônio Salim Curiati, também nosso irmão; nosso irmão vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Goulart, que se faz presente; demais autoridades maçônicas, poderosos irmãos, cunhadas, sobrinhos, quero externar aqui o meu orgulho de poder presidir esta Sessão Solene do Dia do Maçom nesta Casa de Leis.

(Entra leitura)

 

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Parabéns a todos nós, Maçons, parabéns a essa gloriosa entidade, que muito tem feito para o bem-estar da nossa sociedade. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

*   *   *

 

-                     Encerra-se às 21 horas e 35 minutos.

 

*   *   *