09 DE JUNHO DE 2002

26ª SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO I CONGRESSO JUDAICO LATINO AMERICANO PELA PAZ

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/06/2002 - Sessão 26ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

 

ABERTURA DO I CONGRESSO JUDAICO LATINO-AMERICANO PELA PAZ

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência, com a finalidade de abrir o "Congresso Judaico Latino-Americano pela Paz". Convida todos a ouvirem a apresentação dos hinos nacionais de Israel e brasileiro.

 

002 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

Como mestre de cerimônias, lê página atinente à cerimônia em homenagem ao Dr. Benno Milnitzky.

 

003 - Presidente WALTER FELDMAN

Anuncia que a sessão é homenagem a Benno Milnitzky e lhe entrega uma placa comemorativa da Alesp.

 

004 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

Lê os dizeres da placa. Anuncia também a entrega do diploma, por Jack Leon Terpins, a Benno Milnitzky.

 

005 - JACK LEON TERPINS

Lê documento homenageando Benno Milnitzky.

 

006 - HENRY SOBEL

Saúda Benno Milnitzky

 

007 - DAVID WEITERMAN

Saúda as autoridades. Exalta as qualidades de líder da comunidade e ativista, Benno Milnitzky.

 

008 - DANIEL GAZIT

Na qualidade de Embaixador de Israel no Brasil, junta-se às homenagens a Benno Milnitzky.

 

009 - JACQUES MARCOVITCH

Como representante do Governador Geraldo Alckmin, cumprimenta as autoridades. Fala sobre os valores da comunidade judaica, desde sua origem. Saúda as comunidades da América Latina representadas no ato.

 

010 - BENNO MILNITZKY

Rabino da comunidade do Lubovitch, agradece a todos a homenagem. Afirma querer a paz em todos os cantos do mundo e em cada um dos presentes. Relata experiências vividas com o povo brasileiro.

 

011 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

Convida a Sra. Denise Terpinas a homenagear as Sras. Estela Milnitzky e Fanny Feldman.

 

012 - Presidente WALTER FELDMAN

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero nominar as autoridades presentes.

Inicialmente, o Sr. Daniel Gazit, Embaixador de Israel no Brasil; Exmo. amigo Sr. Jacques Marcovitch, Secretário de Estado de Economia e Planejamento; Sr. Jack Leon Terpins, Presidente da CONIB - Confederação Israelita do Brasil; Sr. Benno Milnitzky; Sra. Estela Milnitzky; Sra. Rosa Goldfarb, Fundadora das Lojas Marisa de São Paulo; Sra. Léa Hecht, Associada - Diretora da NA´AMAT PIONEIRAS - São Paulo; querido amigo Natan Berger, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo; Sr. Berel Zukerman, Diretor do Hospital Israelita Albert Einstein; Sr. Rabino Henry Sobel, Presidente do Rabinato de São Paulo, CIP; Exmo. Sr. David Zilbergeld Neto, Secretário de Saúde de Carapicuiba; Sr. Roberto Livianu, Promotor de Justiça, representando nesta sessão o Dr. Marrey, Procurador Geral de Justiça; querido amigo David Weiterman Beith Chabeh; Sr. Medad Medina, Cônsul Geral de Israel; Exmo. Sr. e amigo Fábio Feldman, sempre Deputado Federal; Sr. Marcos Rachewsky, da Federação Israelita do Rio Grande do Sul; Sr. Enrique Cegla, representante da comunidade do Paraguai; Sr. Abraham Levy Benshimol, representante da comunidade da Venezuela; Sr. Alejandro Nisso Acher, nosso representante no Uruguai; Sr. Maurício Lulka, nosso representante no México; Sr. Abraham Vigoda, nosso representante no Equador; Sr. José Hercman, nosso líder da Argentina; Sr. Jaime Klahr, da Colômbia; Sr. Saul Gilvich, do Uruguai; Sr. León Doby Falkmann, do Chile, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de abrir o “Congresso Judaico Latino-Americano pela Paz”.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos a apresentação dos Hinos Nacionais de Israel e brasileiro, que será tocado e cantado pelo tenor Cláudio Goldman.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação dos Hinos Nacionais de Israel e do Brasil, pelo Sr. Cláudio Goldman. (Palmas.)

 

* * *

 

Quero cumprimentar o Cláudio Goldman e dizer que a sua voz, o seu canto aproximam o Brasil de Israel e cumprimentá-lo pela regência do coral tão extraordinário de senhoras e senhores que contribuíram com a sua apresentação.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Passo a ler os dados biográficos sucintos de Benno Milnitzky.

“Nasceu em 18 de abril de 1921, em Santa Maria da Boca do Monte, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, filho de Simão e Esther Milnitzky, que, ainda crianças, vieram da Rússia (Ucrânia e Bessarábia) ao Brasil.  Seus avós vieram a Serviço da JCA (Jewish Colonization of America), para trabalhar nas terras do Barão Hirsch.

Viveu a infância em Passo Fundo e Carasinho, no Rio Grande do Sul . Estudou na Escola israelita de Passo Fundo e, na mesma cidade, no Colégio Elementar Protásio Alves.

Cursou o ginásio no Instituto Ginasial - hoje Instituto Educacional - em Passo Fundo, em regime de internato.

Veio  a São Paulo, onde vive até hoje, em 1938.

Na década de 40, foi Presidente do Grêmio e Cultural Renascença,  Secretário e Vice-Presidente  do Círculo Israelita de São Paulo.

Ainda na mesma década, participou de entidades sionistas, foi co-fundador da Confederação Israelita do Brasil, da Revista "Brasil - Israel" e do jornal "O Novo Momento". Trabalhou em outros órgãos de imprensa e foi correspondente comercial.

Em 1944, casou-se com Stella Sobolh Milnitzky, com quem permanece até hoje. Dessa união advieram três filhos: Décio, Hilton e Ernani. O casal tem sete netos.

Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Francisco), em 1951.

Nas décadas  de 50 e 60, foi Presidente da Organização Sionista do Estado de São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, tendo representado a Confederação Israelita do Brasil, em diversos congressos nacionais e internacionais. Criou o Fundo Comunitário Israelita.

Conselheiro de várias instituições, com a Hebraica - de cujo ConseIho foi secretário -, o Hospital Albert Einstein, o Lar Golda Meir.”

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Essa, como todos sabem, é uma homenagem ao nosso querido Benno Milnitzky, uma satisfação ter a Assembléia Legislativa como sede, como palco, como fórum dessa homenagem dando continuidade ao “Congresso Latino-Americano pela Paz”. Todos sabem - e vários têm acompanhado - os esforços que a Assembléia Legislativa tem feito no sentido de agregar ainda mais as relações entre as várias coletividades, oriundas de várias nações que vieram a São Paulo e ao Brasil para fazer a sua vida, a sua família e construir as suas novas gerações.

É nesse sentido que a Assembléia Legislativa, mais uma vez, se sente engalanada por poder receber os judeus da América Latina nas suas mais variadas lideranças, o judeu que escolhemos para ser o nosso representante, o querido Jack Terpins e também nesta noite homenagear aquele que simboliza para todos nós essa longa tradição de luta, de esforços, de agregação de idéias para que a comunidade judaica fosse, como efetivamente é, uma comunidade unida, esforçada no sentido de dar a sua contribuição ao Brasil, mas também garantir as boas relações dentro da nossa coletividade, nas relações que tem com as outras coletividades e fazer uma ponte permanente no Estado de Israel.

É nesse sentido que quero, neste momento, fazer uma homenagem ao Dr. Benno Milnitzky, entregando-lhe uma placa que significa a homenagem da nossa Assembléia Legislativa a este extraordinário homem de bem, voltado às questões da paz.

 

* * *

 

-              É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Diz o texto da placa: “A Benno Milnitzky a homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao homem que prega o valor da verdade, da justiça e da liberdade. Mesa Diretora, Deputado Walter Feldman, Presidente, Deputado Hamilton Pereira, 1º Secretário, Deputado Dorival Braga, 2º Secretário”. (Palmas.)

Neste momento, o Sr. Jack Leon Terpins fará também a entrega de um diploma em homenagem ao Dr. Benno Milnitzky.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do diploma. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra, neste momento, o Sr. Jack Leon Terpins.

 

O SR. JACK LEON TERPINS - Senhoras e senhores, Presidentes de entidades, amigos e companheiros.É emblemático que esta homenagem ao amigo, companheiro e, mais do que tudo, mestre Benno Milnitzky, se realize no âmbito de um encontro que tem a paz como tema.

A biografia deste líder comunitário e sua história como lutador por todas as liberdades, sempre teve como foco a paz, no seu sentido mais amplo.

Essas três letras em português, e sua versão bem mais antiga em hebraico, Shalom, exerceram um fascínio sobre este homem que já faz parte da história das comunidades judaicas desse continente.

De fato, não se pode falar do judaísmo no Brasil e na América Latina na segunda metade do século 20 sem tropeçar no nome e na figura de Benno de quem os filhos herdaram seus valores éticos, e tem seguidores, entre os quais eu, orgulhosamente, me incluo.

O bom amigo Benno sempre usa a palavra PAZ, e Shalom, como sinal de ter chegado a um porto seguro. Os vários cargos de direção que ocupou foram todos eles conquistados graças a uma inequívoca vocação para liderança e uma determinação para o diálogo. Esta liderança foi exercida durante muitos anos porque seu objetivo era de preferência atingir um consenso que não significasse violentar o sentimento alheio nem constrangesse as vontades dos envolvidos. É uma liderança que continua na forma de ouvir seus sábios conselhos, ter sua palavra amiga e alcançar sua mão estendida.

Shalom.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero ainda anunciar as presenças dos queridos amigos Berel Aizenstein, Secretário Geral da CONIB - Confederação Israelita do Brasil; Israel Isser Levin, também da CONIB; Mário Anspach, da CONIB de Porto Alegre; minha mãe, sem a qual não estaria aqui, Sra. Fanny Feldman; (Palmas.) e a Sra. Denise Terpins, esposa do Jack Leon Terpins.

Tem a palavra agora o nosso amigo Rabino Henry Sobel.

 

O SR. HENRY SOBEL - Dr. Benno Milnitzky, meu mentor, ao longo dos anos me ensinou o melhor dos seus exemplos que significam dignidade, que significam liderança, que significam caráter. Ele sempre foi para mim um modelo de integridade moral e intelectual. O Dr. Benno é também o meu maior amigo. Nos momentos mais difíceis, nas situações mais aflitivas, nas horas mais decisivas ele esteve sempre comigo pronto para me ouvir, pronto para me aconselhar. Benno é - e sou suspeito para falar - o maior líder da comunidade judaica do Brasil e da América Latina. (Palmas.) Sua sabedoria, visão e discernimento são incontestáveis, como é a sua identificação como destino do seu povo.

Como já o dizia o 5º Presidente do Estado de Israel, Isaac Navon, eu ouvia essas palavras, quando Benno foi homenageado em Jerusalém. No rosto de Benno vê-se a angústia e a glória da história judaica.

Benno, você é um judeu que dignifica a todos os judeus. Viva até 120 anos com Estela, seus filhos e netos e Benno até 120 anos junto comigo, junto conosco.

Amém! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero anunciar ainda as presenças do querido amigo e Deputado Federal Alberto Goldman, Sr. Ben Abraham, Presidente da SHERIT HAPLEITÁ de São Paulo, que tem dado também uma enorme contribuição nas exposições na nossa Casa e quero anunciar aqui um comunicado do Governador Geraldo Alckmin, representado aqui pelo querido Secretário do Planejamento, Jacques Marcovitch, que deseja ao congresso o mais efusivo sucesso e que o Dr. Benno receba a homenagem que tanto merece. (Palmas.)

Tem a palavra o querido Rabino David Weiterman.

 

O SR. DAVID WEITERMAN - Dr. Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa, demais Deputados, secretários de Estado, Dr. Jack Terpins, Presidente da CONIB, demais federações, delegados do Congresso Judaico Latino-Americano, nosso homenageado Dr. Benno Milnitzky até 120!

É costume judaico milenar homenagear os homens chamados ativistas da comunidade, líderes que deram seu sangue, sua energia, sua vida e seu tempo para a comunidade e assuntos comunitários. Chamamos isso por três vezes ao dia: com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todos os seus bens.

Permitam-me os senhores lembrar duas definições importantes no judaísmo a respeito da liderança como ouvimos nos estudos do mesmo. Essas duas qualidades encontramos no homenageado da noite.

Líder não é um homem que, carismaticamente, procura apenas ter adeptos e simpatizantes. Líder é aquele que forma outros líderes. A verdadeira liderança é aquele que procura fazer e preparar novos líderes para as futuras gerações.

“Ashcam”, ativista, e por que ele se chama assim? Em hebraico, “issec” significa um comércio, um negócio e por que chamamos um homem dedicado à humanidade de “ashcam”? O que tem a ver com negócios? Disse que um homem de negócios não fecha a sua loja às cinco da tarde apenas; ele vai para a casa com os problemas da fábrica e da loja, ele dorme com eles, ele sonha com eles, ele não pára em nenhum momento de pensar em seu negócio.

O verdadeiro líder da comunidade, um homem dedicado, um ativista é aquele que levar os problemas da comunidade para a sua casa, sonha e dorme com eles.

Benno Milnitzky é um exemplo desses dois aspectos: é um homem que realmente se preocupou durante anos e décadas pela comunidade ou pelos assuntos comunitários judaicos do Brasil e da América Latina; um homem que levou esses problemas para a sua casa, dormia de vez em quando com insônia com eles e é um homem que soube preparar a futura geração, criando e formando líderes para o futuro.

Parabéns, Benno, e grande sucesso neste congresso, se Deus quiser! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Tem a palavra o nosso Embaixador Daniel Gazit.

 

O SR. DANIEL GAZIT - Neste programa não poderia deixar, em nome do Estado e do Governo de Israel, de me juntar a estas homenagens ao Sr. Benno Milnitzky que, para mim, é uma legenda.

Desde que existem as relações entre Israel e a comunidade brasileira sempre escutei seu nome, tanto aqui, como lá. Depois que cheguei ao Brasil a primeira coisa que ouvi na embaixada foi o nome de Benno Milnitzky. Depois me encontrei com pessoas latino-americanas aqui, em São Paulo, e no Rio e só escutei o nome de Benno Milnitzky, Benno Milnitzky e Benno Milnitzky. Inteirei-me de tudo que estava fazendo em prol da comunidade judaica e em todas as relações entre Brasil e Israel, todo o esforço, todo o empenho que ele deu, senti o grande líder que ele é. Senti isso inclusive nesta sala, quando todos vocês de maneira espontânea o estão homenageando, quando o Presidente Feldman entregou a placa a Benno Milnitzky, quando todos se levantaram, pois queriam abraçá-lo até com o gesto de dar a mão. Junto-me a tudo isto em nome do Governo de Israel. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero anunciar também as presenças do Engenheiro Sylvio Band, representando a Casa de Cultura de Israel e do Exmo. Sr. Deputado Federal Antonio Cunha Bueno. Muito obrigado pela presença de todos. Tem a palavra o Secretário Jacques Marcovitch, representando o Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. JACQUES MARCOVITCH - Sr. Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, em nome de quem gostaria de cumprimentar todas as autoridades presentes, nosso homenageado, minhas senhoras e meus senhores, é com muita emoção que, na condição de Secretário de Estado do Governo do Estado de São Paulo, representando o Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin, venho trazer duas mensagens.

A primeira foi antecipada pelos rabinos Sobel e David Weiterman sobre os valores que a comunidade judaica tem desde a sua origem; os valores de paz, de justiça e de liberdade. Valores que praticamos no dia a dia, que buscamos disseminar, valores que disseminamos na formação de novas lideranças. O Rabino David Weiterman foi muito feliz destacando na figura do nosso homenageado não só a sua liderança, mas o exemplo que deu para que jovens e menos jovens seguissem o seu exemplo. Feliz a comunidade que não tem um grande líder, mas que tem muitos líderes que possam inspirar a sua trajetória.

A segunda mensagem é o abraço às comunidades da América Latina, comunidades aqui representadas num momento de profunda transformação na geopolítica mundial. Não voltaremos a ter o mundo do passado. O mundo está se transformando, se modificando e exige de nós, cada um dos integrantes desses países latino-americanos e que integram a comunidade judaica, um papel importante a desempenhar, a ajudar este novo mundo que está se construindo; um mundo que exige manter a dimensão humana no seu epicentro.

É evidente que a questão financeira, econômica e comercial é importante neste mundo novo, mas de nós da comunidade judaica, nós que integramos essa comunidade latino-americana se espera algo a mais, algo sempre lembrando as lições dos nossos antepassados para que as gerações vindouras possam se beneficiar com um mundo melhor.

Cumprimento a todos os integrantes do Congresso em nome do Governo do Estado de São Paulo, desejando boas vindas, boa estada e um frutífero encontro.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer o Dr. Jacques Marcovitch, o Dr. Geraldo Alckmin, e quero cumprimentar o Rabino Henrique Begun, da comunidade do Lubovitch.

Dr. Benno Milnitzky, todos querem ouvi-lo.

 

O SR. BENNO MILNITZKY - Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, não sou muito afeito a protocolos, de modo que vou cometer algumas gafes, deixando de cumprimentar gente que merece e que gostaria de abraçar pessoalmente também como o senhor.

É difícil descrever o que sinto neste momento. É um momento de, apesar da rima, encantamento. Sendo homenageado e falando da tribuna popular da Assembléia Legislativa, obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, demais autoridades do Legislativo Paulista, nossos representantes, os que garantem a permanência da nossa democracia, senhores embaixadores, cônsules, representantes, estou velho para memorizar tantos nomes, Sr. Presidente da Confederação e meu amigo Jack Leon Perkins, representantes da América Latina - e já fui Presidente do Congresso Latino-Americano e é por isso que tenho amigos em quase todos os países deste continente - amigos representantes de entidades locais - e não posso nomear todas - creio que tenho em mente que a comunidade judaica de São Paulo está aqui não em número de pessoas, mas por representação.

Ser homenageado não é uma tarefa fácil. É preciso quebrar o encanto, descer ao solo e falar de igual para igual, porque esta Casa está cheia de gente de alto significado também. Ocasionalmente, sou eu o homenageado; um dia será um de vocês. Eu os quero a todos e se fosse possível o voto múltiplo votaria em todos os Deputados. Representantes de outros países e especificamente os de Israel, o embaixador, Sr. Presidente, e nunca saiba hebraico, eu não sei, mas me acostumei com tantos embaixadores que o nome ficou em minha mente, Shagriv. Há muita gente sem se nomear, sem se saudar e termino este intróito, dizendo-lhes que cada um de vocês, nomeado ou não, é uma figura extremamente grata. Meu coração bate e haverá agradecimentos a todos vocês. Quero pedir licença para saudar “in memoriam”, pois eles já não existem mais, e se existissem estariam aqui, estou seguro disso, Moisés Kauffman, Sr. Leon Ferfer e Sr. Max Permann e onde quer que estejam, quero que recebam o calor do meu agradecimento por todo o tempo em que trabalhamos juntos.

Agora, no meio de muitas tribos errantes que andaram pelo deserto, e muitas em busca de rapina, havia no meio delas uma. Essa tribo se converteu a Deus e ao judaísmo pregado por Moisés. Dessa tribo nasceu o povo judeu e, durante milhares de anos até os dias de hoje, eles rolaram pelo mundo sem terra, perseguidos das maneiras mais bárbaras possíveis. Viveram a época do nazismo, sobreviveram, criaram um Estado, têm a sua terra. Não é fácil também ser dono de si mesmo, mas eu tenho a minha mente voltada, como disse o Rabino Sobel, para a paz. Eu quero a paz em todos os cantos do mundo e quero a paz em cada um de nós.

Durante todos os anos que trabalhei, quis que a comunidade judaica crescesse, se tornasse expressiva no Brasil e não tanto quanto a norte-americana, mas uma comunidade com voz, uma comunidade culta, uma comunidade política quando necessário. Lutei por isso e os meus seguidores fizeram o mesmo - e alguns melhor - e aí está a nossa comunidade respeitada e participante, integrada na vida brasileira, porque a maioria dela é brasileira; composta essa maioria de brasileiros natos, como é o meu caso. Sou gaúcho, por acaso, mas brasileiro por vontade e por coração! Amo o Brasil! Amo Israel e acho que não há qualquer tipo de contradição - e digo isso aos jovens - em se crescer trabalhando e amando. Israel foi edificada por pioneiros agricultores e completada pelos restos dos campos de concentração.

Vivi todos esses períodos e não é uma questão de liderança, mas é uma questão de se ficar à parte, de participar em busca de algo mais expressivo, mais significativo para cada um de nós, porque cada vez que um de nós se engrandece honestamente, engrandece a comunidade por inteiro.

O hospitaleiro - e vem outra rima - povo brasileiro entende - e nos compreende às vezes - melhor do que nós mesmos nos compreendemos.

Obrigado, senhores, obrigado a cada um que discursou e me saudou. Eu os saúdo e obrigado aos que vieram me homenagear. Estou muito orgulhoso disso. Não sou humilde, falso, pois estou de fato orgulhoso levando em conta palavras que me foram ditas, muitas por generosidade. Sou obrigado a lhes dizer, com todas as gamas de amor que trago no peito, muito obrigado e pedir ao Presidente que transmita aos seus colegas meus votos para que continuem lutando por um Brasil melhor.

Obrigado por tudo! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Neste momento, gostaríamos de convidar a Sra. Denise Terpins, que prestará uma homenagem às Sras. Estela Milnitzky e Fanny Feldman. (Palmas.)

 

* * *

 

-              São prestadas as homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Essas “idishe mame” se matam por nós! (Risos.)

Quero cumprimentar também, com muita alegria, a Presidente do Voluntariado do Hospital Alberto Einstein, sobrinha do Benno, nossa amiga Thelma Sobohl. Bem vinda, também a nossa homenagem. (Palmas.)

Quero encerrar falando em nome dos meus amigos Cunha Bueno e Alberto Goldman, Deputado Fábio Feldman, David Neto, aqueles que têm uma atividade política e parlamentar tão intensa.

Em primeiro, dizer a você, Benno, que você não permitiria que o chamássemos de senhor ou excelência. Você é uma pessoa extremamente direta e simples, mas quero dizer que poucas vezes ouvi tanto silêncio na oração de um parlamentar. Este plenário ficou absolutamente calmo, tranqüilo na expectativa de ouvi-lo. Essa é também uma das características do líder.

Quero dizer para você que todos temos uma atuação na coletividade judaica - e todas as vezes que posso tenho dito, com muito orgulho, que sou judeu e recebo daqueles que me ouvem as reações mais positivas. Sempre disse que nunca senti no Brasil qualquer movimento anti-semita em relação a minha postura ou condição. Acho que temos o tempo todo que sacramentar esse fato. É exatamente nas diferenças que construímos uma cultura mais ampla, particularmente de paz.

Temos aqui na Assembléia Legislativa 11 Deputados de origem árabe, todos amigos, todos leais companheiros e nos envolvemos pessoalmente nessa atividade que a Assembléia Legislativa vem radicalizando em mostrar o nosso papel, a nossa postura em relação à questão da guerra, à conquista da paz. Este painel aqui atrás simboliza esse movimento: a paz dita nas mais variadas línguas, com uma pomba em seu centro, uma obra de Pablo Picasso que permanentemente é mostrada pela TV Assembléia. Queremos o tempo todo demonstrar esse nosso desejo e essa nossa disposição.

O tema é relacionado com quase todos os líderes da comunidade judaica. Tenho a enorme satisfação de ser liderado nacionalmente pelo Jack Terpins. É um homem que hoje simboliza a nossa unidade nacional. Da mesma forma, o Natan Berger, que simboliza a nossa unidade paulista e mesmo depois da fortíssima manifestação com a passeata que realizamos pela paz recentemente, demonstrando a força e a vontade da nossa coletividade nas ruas em demonstrar o nosso desejo.

No contato com essas lideranças judaicas ou não judaicas tenho aprendido algumas coisas: a primeira delas é que o líder não se coloca, ele é escolhido como tal exatamente pelas suas características. Ele precisa ter coragem moral num mundo caracterizado por atalhos e desvios nesse campo. Nós, que somos o povo do livro, também somos o povo da ética, e pelo menos foi o que ensinou o meu pai. Portanto, essa tradição e esse compromisso são intransferíveis. Essa coragem moral é necessária em todos os líderes, particularmente naqueles que têm a nossa tradição. Isso se compatibiliza com a retidão do caráter tão bem citado pelos rabinos David Weiterman e Henry Sobel. Para ser líder é preciso trabalho e muito trabalho e mais do que discursos, mais do que orações escritas. Isso compromete dramaticamente as vidas pessoal e familiar; sua esposa sabe disso, seguramente seus filhos, seus netos, assim como os familiares de todos que estão aqui, que reduzem drasticamente o seu lazer, a sua vida pessoal para representar os nossos liderados ou a comunidade que tão bem queremos representar.

É necessária uma dedicação às nossas causas, acreditar naquilo que nós fazemos. Essa é a questão ideológica que você aprendeu tão bem no Rio Grande do Sul, um Estado de muita luta e de muita tradição. É preciso acreditar naquilo que falamos. É preciso ter a fé inteligente. A fé da ação política, da ação comunitária, não é dogmática; é uma fé que, através dos princípios, compreende as necessárias mudanças sem comprometer os princípios e a postura para que possamos nos adaptar à realidade e à conjuntura. É necessário, como você disse, um compromisso com a democracia. É fundamental acreditarmos que a construção de uma sociedade justa e fraterna se dá nas diferenças, é ela que agrega valor. Portanto, precisa de uma enorme capacidade para o diálogo, uma tolerância para compreender que aquele que pensa contrariamente não é necessariamente um adversário, um inimigo, mas é alguém que depois de um processo de diálogo poderá construir juntamente conosco a síntese necessária naquele momento conjuntural. E é necessário para ser líder, querido amigo Benno Milnitzky, ser agregador. É necessário juntarmos as pessoas e não dividi-las nos seus conflitos, nas suas posturas diferentes, nas suas eventuais fofocas, nas diferenças pessoais. É necessário nos agregarmos naquilo que há de maior em nosso objetivo e destino. De maneira clara, você vê que tem todas essas características, todas elas. Uma geração constrói poucos líderes, mas o que queremos não é personalizar as lideranças, mas transformá-las num processo coletivo. Não queremos apenas o símbolo da homenagem, a placa, a medalha, a sessão solene, mas queremos na homenagem que fazemos a você traduzir o que significa a unidade da coletividade judaica brasileira.

Nesse sentido, quero, aproveitando as várias rimas que você fez e confirmando aquilo que foi dito pelo amigo Jack Terpins naquelas duas faixas lá atrás: “Parabéns, Benno!” e “Benno, é bom contar com você!” que queremos você por muito tempo nos orientando, nos aconselhando, nos dirigindo para que possamos errar menos e acertar mais. “Gaúcho é gente de rima e repente, é povo de luta e de paz! Benno, queremos mais!” (Palmas.)

Quero agradecer a presença de todos, particularmente dos funcionários desta Casa que, num domingo como este, vieram nos prestigiar. (Palmas.) Eles não recebem absolutamente nada por isso. Não têm hora extra, pois não podemos pagar, mas saberemos agradecê-los com reconhecimento. Aqui está o Dr. Auro Augusto Caliman, que é o chefe da nossa assessoria e toda a sua equipe; o pessoal do Cerimonial, através de seu Diretor Carlos Takahashi e esta é a homenagem que os não-judeus fazem aos judeus que se encontram nesta noite, representando toda a América Latina. Quero agradecer o meu amigo-irmão Sérgio Sebe, sem o qual seria impossível realizar tudo isto e nós, ao agradecer a presença de todos, queremos convidá-los para o coquetel no Hall Monumental, tão bonito, tão iluminado, que faz parte do desejo do povo de São Paulo: uma Assembléia Legislativa com muita luz e que é o que pensamos fazer na representação dos 37 milhões de brasileiros que vivem e constróem este Estado.

Vamos ao coquetel-kosher!

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 29 minutos.

 

* * *