1

 

23 DE MAIO DE 2005

026ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “40 ANOS DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA, LUIS CARLOS GONDIM e SEBASTIÃO BATISTA MACHADO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/05/2005 - Sessão 26ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/LUIS CARLOS GONDIM/SEBASTIÃO BATISTA MACHADO

 

HOMENAGEM AOS "40 ANOS DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Luis Carlos Gondim, com a finalidade de homenagear os "40 Anos da Rede Globo de Televisão". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Registra o reconhecimento do Parlamento paulista pelo importante papel que tem a Rede Globo na cultura do País e do Estado de São Paulo.

 

002 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência.

 

003 - NIVALDO SANTANA

Deputado Estadual pelo PCdoB, considera que a Rede Globo, pelo seu alcance nacional, é um baluarte no sentido de firmar a identidade, a valorização da cultura, da língua e dos valores brasileiros.

 

004 - RICARDO TRIPOLI

Deputado Estadual, Líder do PSDB na Casa, historia o início da Rede Globo, lembrando a figura de seu fundador, o empreendedor e homem de visão Roberto Marinho. Fala do apoio da empresa ao Projeto Pomar, desta Capital.

 

005 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual pelo PSDB, considera o importante papel da comunicação no desenvolvimento da humanidade. Elogia o trabalho da Rede Globo por levar notícias a todo o País, denunciando problemas quando necessário.

 

006 - SEBASTIÃO BATISTA MACHADO

Deputado Estadual pelo PV, expressa sua alegria por poder parabenizar a Rede Globo pelo seu quadragésimo aniversário.

 

007 - ROBERTO TRIPOLI

Vereador, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, afirma que tanto a Rede Globo, bem como Roberto Marinho, fazem parte da história de nosso País, principalmente pelas suas ações sociais.

 

008 - OCTÁVIO FLORISBAL

Diretor Geral da Rede Globo de Televisão, agradece, em nome da família Marinho e dos profissionais da Rede Globo, esta homenagem prestada à TV Globo pelos seus 40 anos de existência. Fala da presença da Rede Globo no País e no mundo e das suas ações sociais e culturais.

 

009 - SEBASTIÃO BATISTA MACHADO

Assume a Presidência.

 

010 - LUIS CARLOS GONDIM

Deputado Estadual pelo PL, fala da honra de propor esta sessão solene em homenagem aos 40 anos da Rede Globo de Televisão e também em homenagem ao centenário de nascimento de seu fundador, o jornalista Roberto Marinho, falecido em 2003. Afirma que seu crescimento deve-se à incessante manutenção do "padrão Globo de qualidade".

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes nesta Sessão Solene: Exmo. Sr. Vereador Roberto Tripoli, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que tem tido com a Assembléia Legislativa uma relação de colaboração e de perfeita harmonia; Exmo. Sr. Octávio Florisbal, Diretor-Geral da Rede Globo de Televisão; Srs. Deputados presentes nesta Sessão Solene - Sebastião Batista Machado, Said Mourad, Nivaldo Santana, Célia Leão e Ricardo Tripoli; Tenente-Coronel José Flaviano Furtado, Sub-Chefe da Assessoria Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, neste ato representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Elizeu Eclair Borges; Sr. Eustaquio Gomes, Coordenador de Imprensa, neste ato representando o Magnífico Reitor da Unicamp, Dr. José Tadeu Jorge; Sr. Carlos Evaristo, Vereador por Mogi das Cruzes; Sra. Odete Sousa, Vereadora por Mogi das Cruzes; Sr. Paulo Roberto de Siqueira, Diretor-Executivo da TV Diário/Globo, afiliada Mogi das Cruzes da Rede Globo de Televisão; Exmo. Sr. J. Hawilla, Diretor da Rede Globo do Oeste Paulista; Sra. Viridiana Bertolini, Gerente da Central Globo de Comunicação - São Paulo; e demais autoridades presentes.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo à solicitação do nobre Deputado Luis Carlos Gondim, com a finalidade de homenagear os “40 anos de Fundação da Rede Globo de Televisão”.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Segundo-Tenente Músico PM Antonio Ferreira de Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e antes de passar a Presidência dos nossos trabalhos ao autor da homenagem, Deputado Luis Carlos Gondim, deseja pedir licença para fazer a sua manifestação em nome do Parlamento de São Paulo para cumprimentar as Organizações Globo e a Rede Globo de Televisão pelos 40 anos de Fundação. Dizer da importância do papel da TV Globo na cultura deste país, do nosso Estado de São Paulo, na formação da opinião dos paulistas e na divulgação cultural e artística do país para vocês seria, talvez, redundância. Porém, é fundamental, num momento como este, quando uma empresa como a TV Globo comemora os seus 40 anos, dizer do reconhecimento como cidadão, como parlamentar, do papel importante que a TV Globo teve e continua tendo. Certamente o futuro reserva ainda este papel para o Estado de São Paulo.

Nós, através desta Sessão Solene proposta pelo Deputado Luis Carlos Gondim, queremos registrar este reconhecimento do Parlamento de São Paulo, da Assembléia Legislativa de São Paulo pelos 40 anos da TV Globo, e registrarmos também a convicção que temos de, no futuro, não só homenagear a TV Globo pela sua data de fundação, mas também registrando as conquistas e o importante papel que a TV Globo teve e continuará tendo na história de São Paulo.

Leve, portanto, à direção da TV Globo, aos seus funcionários, Dr. Octávio, os cumprimentos do Parlamento de São Paulo, e a convicção de que nós queremos, ao longo dos próximos anos, continuar contando com a TV Globo na formação de cidadãos, na formação cultural do nosso Estado e, com certeza, do nosso país. É uma alegria muito grande homenagear a TV Globo através desta Sessão Solene proposta pelo Deputado Luis Carlos Gondim, e o Parlamento de São Paulo nada mais faz na data de hoje do que cumprir a sua obrigação, que é a de homenagear aquelas empresas e aquelas figuras que vieram e têm papel importante na história deste Estado. Recebam os cumprimentos da Assembléia Legislativa e votos de mais 40 anos de muitos sucessos para a TV Globo do nosso país.

Neste momento passo ao nobre Deputado Luis Carlos Gondim a Presidência dos trabalhos para que ele, o autor desta homenagem, possa dirigir os trabalhos desta Sessão Solene. Muito obrigado e o meu bom dia a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Bom dia a todos. Gostaria de agradecer ao Presidente Rodrigo Garcia por essa honra de presidir esta Sessão Solene. Passamos agora a ouvir os oradores presentes. Tem a palavra nobre Deputado Nivaldo Santana, do PCdoB.

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - Sr. Presidente dos nossos trabalhos, Deputado Luis Carlos Gondim, proponente desta Sessão Solene; Dr. Octavio Florisbal, Diretor-Geral da Rede Globo de Televisão, em nome do qual gostaria de cumprimentar toda a direção e trabalhadores das Organizações Globo; Vereador Roberto Tripoli, Presidente da Câmara Municipal, senhoras e senhores, nós participamos desta Sessão Solene em homenagem aos 40 anos de fundação da Rede Globo porque temos a compreensão de que um país de dimensões continentais como o Brasil, um país com uma rica e heterogênea cultura e características peculiares, sem dúvida nenhuma tem alguns fatores essenciais que garantem a sua soberania e a sua identidade. E a nossa visão é que a Rede Globo, que é o mais poderoso instrumento de comunicação do nosso país, por intermédio da sua dramaturgia, do seu telejornalismo, de suas novelas, dos entretenimentos e do esporte tem sido um baluarte importante no sentido de firmar a identidade do nosso país, da valorização da nossa cultura, da valorização da nossa língua e dos nossos valores.

Temos também a compreensão de que, ao longo dos 40 anos de sua existência, a Rede Globo foi partícipe de momentos significativos não só da vida cultural-social, mas também da vida política do nosso país. E é natural que numa trajetória tão longa como essa, em um ou outro momento as opiniões, o conteúdo editorial da Rede Globo circunstancialmente possa não ter compartilhado com outras visões a respeito do processo político do nosso País. Na nossa visão, principalmente no mundo globalizado e contemporâneo como hoje, onde a disputa pelos meios de comunicação tende a se acirrar, a Rede Globo tem um papel estratégico e importante a cumprir no sentido de preservar os princípios da nossa cultura, da nossa identidade, da nossa soberania.

Por isso, nós, em nome da Liderança do Partido Comunista do Brasil, cumprimentamos todos os presentes, saudamos a oportuna iniciativa do nosso companheiro, Deputado Luis Carlos Gondim, e desejamos à Rede Globo sucessos crescentes em sua já vitoriosa carreira na área de comunicação. São estas as nossas breves e singelas palavras para homenagear os 40 anos de fundação da Rede Globo.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Esta Presidência agradece as palavras do nobre Deputado Nivaldo Santana e passa a palavra ao Deputado Ricardo Tripoli, Líder do PSDB na Casa.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Exmo. Presidente desta sessão solene, Deputado Luis Carlos Gondim, proponente da sessão em homenagem aos 40 anos da Rede Globo; Exmo. Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Roberto Tripoli; estimado amigo e Diretor da Rede Globo de Televisão, Octavio Florisbal; Exma. Deputada Célia Leão, Exmos. Deputados Said Mourad, Nivaldo Santana; Tenente-Coronel José Flaviano Furtado, Sub-Chefe da Assessoria da Polícia Militar da Assembléia Legislativa, neste ato representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elizeu Eclair Borges; Coordenador de Imprensa, neste ato representando o Magnífico Reitor da Unicamp, Dr. José Tadeu Jorge Eustaquio Gomes; Vereadores Carlos Evaristo e Odete Sousa, de Mogi da Cruzes; Diretor-Executivo da TV Rádio Globo, afilhada de Mogi, Paulo Roberto de Siqueira; Diretor da Rede Globo do Oeste Paulista, J. Hawilla, companheiro e amigo; Gerente da Central Globo de Comunicação de São Paulo, Viridiana Bertolini; demais autoridades presentes, nobre amigo Deputado Sebastião Machado, eu diria que para a Assembléia Legislativa hoje é um dia de grande orgulho.

Orgulho, porque fazemos hoje uma justa homenagem, por iniciativa do nobre Deputado Luis Carlos Gondim, à Rede Globo de Televisão, ao Grupo Globo de Comunicações.

Pesquisando na Internet o início da Rede Globo, verifiquei que na sua primeira transmissão havia ocorrido uma calamidade no Estado do Rio de Janeiro, uma terrível inundação, e a Rede Globo fez uma campanha de solidariedade para que o povo do Rio de Janeiro pudesse colaborar com as vítimas da enchente. Ou seja, a sua primeira comunicação foi no sentido de atender a comunidade local. Desde então, passa a expandir seus horizontes e a atender as comunidades de outros estados.

O Grupo Globo tem uma característica peculiar: iniciou com a Rádio Globo, que transmitia programas do Estado do Rio de Janeiro. A seguir, começa a percorrer os demais estados do Brasil informando as pessoas. Depois, sua comunicação passa a ser feita pela televisão. É difícil falar da Rede Globo sem passarmos pela grande figura que foi Dr. Roberto Marinho, esse empreendedor. Um homem que tinha uma visão de futuro e coragem de enfrentar os desafios. Isso fez com que a Globo hoje esteja em mais de 30 países.

Se o Brasil precisa e deve se comunicar com os outros países, visando o processo de exportação, interlocução, para que possamos gerar mais empregos, é de fundamental importância a existência de um órgão de comunicação da estatura da Rede Globo, que leva nossos programas a outros países, fazendo com que tenham referência da cultura brasileira.

Meu caro e estimado amigo Octavio Florisbal, de São Paulo, vejo hoje o grande apreço que a Rede Globo tem por São Paulo, não só pelo fato de ter construído na nossa Marginal Pinheiros um grande estúdio, de onde transmite programas de grande importância, mas também pelo empenho em melhorar a nossa cidade, a cidade de São Paulo.

Quando ocupei a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, recebi um telefonema de V. Sa. dizendo que havia interesse da Globo em participar do Projeto Pomar, um projeto para realizar o plantio de árvores e flores nas margens do rio Pinheiros. Ficamos extremamente emocionados com esse telefonema, porque imaginávamos que um simples jardim, que tivesse uma característica e que pudesse mudar o perfil da cidade de São Paulo ao longo da margem de um rio, como o rio Pinheiros, fosse de interesse de empresas de pequeno e médio porte.

Quando a Rede Globo demonstra - com a sua capacidade, o seu empenho e a sua dimensão - o interesse num projeto dessa envergadura, um projeto ambiental urbano, demonstra a grandeza que tem, fazendo com que nós, paulistas e paulistanos, continuemos a ter orgulho de ter uma Rede Globo de Televisão.

Assim, deixo as homenagens da Bancada do PSDB. Vejo a Deputada Célia Leão, de Campinas, que pertence àà nossa bancada, prestigiando este evento, e os demais Deputados que, com certeza, terão grande empenho em fazer com que os meios de comunicação sigam esse trajeto tão importante que a Rede Globo deixa para nós e para as futuras gerações. Muito obrigado e parabéns à Rede Globo! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Luis Carlos Gondim - PL - Passamos a palavra à Deputada Célia Leão, da Bancada do PSDB.

 

A SRA. Célia Leão - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputadoo Luis Carlos Gondim. Sr Quero .cumprimentar o nosso Presidente Rodrigo Garcia, Presidente titular da Casa, Sr. Presidente desta Sessão Solene, nobre Deputado Luis Carlos Gondim, osSrs. Deputados e as Deputadas desta augusta Casa de leis, as senhoras e os senhores presentes neste momento tão importante para a Assembléia Legislativa, para São Paulo e para o Brasil, os leitores do Diário Oficial e os telespectadores da TV Assembléia,.

Aa minha fala é muito rápida, mas não poderia deixar de trazer um pouco do muito sentimento que temos pela mídia, pela imprensa e, especialmente, pela TV Globo, Organizações Globo, Rede Globo, assim como é conhecida no Brasil e no eExterior.

Quero fazer um cumprimento especial à Polícia Militar que está conosco; à nossa grande Universidade de Campinas, que está na nossa cidade, para orgulho de Campinas e região; à Câmara Municipal de São Paulo, na pessoa do Presidente Roberto Tripoli, que nos honra com a sua presença; e às demais autoridades presentes, p.

Peço licença a todos e a cada um, em particular, para fazer um cumprimento especial ao Dr. Octavio Florisbal, que aqui representa essa organização conhecida nacional e mundialmente.

Gostaria de registrar a importância de se fazer televisão, de se fazer rádio, de se fazer jornal. Peço licença ao meu grande Líder, Ricardo Tripoli, que já falou em nome do PSDB, para dizer que, com certeza, sinto-me absolutamente bem representada pela fala de V. Exa., mas gostaria de fazer breves registros. Por isso, jJá que o Cerimonial me ofereceuo cerimonial a palavra, aceitei.

O homem só evoluiu na história de humanidade - quando digo homem é homem e mulher, obviamente; o ser humano; o cidadão - por causa da comunicação. Não tem outra razão para o homem, ao longo de milhares e milhares de anos, ter chegado aonde chegou. Chegamos na ponta da ciência e tecnologia;, chegamos nos foguetes;, chegamos no conhecimento de outros planetas;, chegamos na educação de primeiro mundo;, chegamos na saúde, que consegue cuidar de milhares de pessoas no mundo com enfermidades que,20 ou 30 anos, era absolutamente impensável fazê-lo. Enfim, o mundo hoje é outro.

As pessoas que conseguiram chegar aos 100 anos - hoje, existem no Brasil mais de duas mil pessoas com 100 anos -, aquelas que ainda têm consciência e lembrança do que era o Brasil há 40, 50, 80 ou 90 anos, bem como nós, que já passamos dos 40 anos e lembramos o que aconteceu no Brasil há 50 anos, sabemos que o mundo é outro.

Com certeza, o Dr. Octavio, que é hoje o grande Presidente de toda estsa organização, acompanha isso pari passu. Hoje o mundo é outro porque o homem se comunicou-se porpor meio de palavras,por escritas, por internet, por celular,por e-mail, por satélite, mas, sobretudo, pela mídia, pela imprensa e, no nosso Brasil, comunicou-se patravés deela Rede Globo de Televisão.

Com todo o respeito que temos pelas outras emissoras, - que também compreendem e fazem o seu trabalho, trazem informação à nossa sociedade, aos nossos lares, aos nossos filhos, às nossas famílias, enfim à toda sociedade brasileira -, não tenho a menor sombra de dúvida em dizer que a Rede Globo é, hoje, hors-concours não só no Brasil, mas mundialmente. E não é grande e fica de alma pequena aquele que não reconhece isso. A Rede Globo começou pequena, singela, como um grupo, como uma família. Depois, com sabedoria e inteligência, soube abrir as suas portas e o seu trabalho porque ninguém faz nada sozinho, ninguém pequeno cresce: precisa estar junto com outras pessoas. Hoje, ela é essa grande potência reconhecida.

Foi por isso, meu querido Ricardo Tripoli - meu líder, homem que prezo, defendo, respeito e conheço muito, além de ter um grande carinho e uma grande amizade -, que quis fazer parte deste coro. O Deputado Gondim, que teve a felicidade, a sensibilidade, a grandeza de nos chamar para esta Sessão Solene, sabe que somos do Interior - de uma cidade grande, mas somos caipiras, como falamos com muito carinho - e segunda-feira de manhã é um dia muito complicado para quem vive fora da Capital porque é um dia que nós, parlamentares, temos nas nossas regiões de fazer o trabalho com a nossa sociedade, nossas visitas, nossas reuniões, nossos atendimentos. Então, segunda-feira de manhã raramente estamos em São Paulo, principalmente esta Parlamentar. Mas hoje revirei um pouco minha agenda e fiz valer essa caminhada de 110 quilômetros, ida e volta 220 quilômetros, que a gente conhece já há 16 anos, graças a Deus, nesta Casa, para fazer coro a essa grande homenagem.

Quero dizer que Campinas tem o privilégio e a alegria de contar com essa grande emissora. O nobre Deputado Nivaldo Santana que está sempre na nossa região, enfim, os Deputados desta Casa sabem todos que temos lá o Dr. José Coutinho Nogueira e Bonifácio Coutinho Filho, que hoje também representam essa grande empresa, trazendo para Campinas e região mais de 90 municípios, todos os dias, 24 horas por dia, informação de primeira linha, de primeiro mundo, necessária para que a sociedade tenha de fato seu poder garantido, porque, para se ter poder é preciso informação. E é exatamente o que a Globo faz: ela nos dá informação para que a sociedade tenha poder, poder de mando, poder de decisão e poder de mudanças.

Por outro lado, Dr. Octavio - e falo com muito respeito e carinho pelo senhor, que representa essa grande organização - tenho ouvido diversas vezes, até porque estamos no Parlamento, que freqüentemente, quando a mídia, e principalmente a Globo, fala de eventos difíceis da sociedade, fala de momentos difíceis de comportamento de alguns membros da sociedade ou de algumas entidades específicas, as pessoas querem passar para a imprensa - e o nosso diretor da TV Assembléia sabe disso - e especialmente para a Rede Globo a culpa pelas coisas erradas da sociedade.

A imprensa e a Rede Globo não são culpadas pelas coisas erradas da nossa sociedade. As pessoas fazem as coisas erradas na sociedade e a TV Globo, como outras emissoras e outros órgãos da imprensa escrita ou falada reproduzem o que algumas pessoas fizeram de coisas erradas na nossa sociedade. A imprensa não é a culpada. Obviamente, se uma empresa não for séria pode enaltecer uma pessoa em 24 horas, quando aquela pessoa não merece, ou pode derrubá-la no mesmo tempo, quando aquela pessoa fez alguma coisa errada ou, se não fez, pode ser injustiçada.Isso todos nós sabemos. Não estou falando para o Dr. Octavio nada de novo, que ele não saiba. Essa grandeza e potência de inteligência que o Dr. Octavio é e tem.

Só quero dizer que fico muito feliz quando vejo, principalmente na área política, nobre Deputado Nivaldo Santana, Sras. Deputadas e Srs. Deputados desta Casa, que a imprensa traduz para nossa sociedade aquilo que não está correto, aquilo que não é sério e precisa ser punido.

Quero aqui tomar como exemplo - lamentavelmente teríamos vários exemplos - o caso que vem ocorrendo no Parlamento do Estado do Rondônia, envolvendo o Sr. Governador e o Executivo daquele Estado. Fico atônita, como todos. Não podemos compactuar com aquilo.Que bom que a imprensa e a Rede Globo têm a coragem, a sensatez e a sensibilidade de trazer em vídeo, diariamente, quantas vezes for preciso, para que aquilo termine. Parlamentares corruptos, pessoas que não são condizentes com a seriedade têm de ser punidos, cassados e presos. Da mesma forma parlamentares que são sérios não precisam ser homenageados, mas têm de ter tranqüilidade para fazer seu trabalho.

Quero encerrar minhas palavras parabenizando essa grande empresa, essa grande emissora, dizendo, Dr. Octavio - não vou poder falar olhando para os olhos do senhor, mas o meu coração está aí - que concordo com tudo e que assim tem de ser feito, da forma como estou dizendo. Se há problema, a mídia, a imprensa e a Rede Globo têm de divulgar, sim.

A única coisa que quero aqui - se tenho esse direito e essa possibilidade, agora é o momento, e por isso peço licença para fazê-lo com muito respeito - é corrigir o fim da fala de uma reportagem da Rede Globo, e faço isso com muito respeito, com respeito pelo Brasil, por São Paulo e pelos parlamentares da minha Casa de Leis, onde estou há quatro mandatos. Tudo aquilo que a Rede Globo mostrou, se verdadeiro for, tem de ser punido e cassado. Só a última frase é que deve ter sido equívoco de algum jornalista, na hora de fazer a programação final quando diz “este é um Estado, mas o Brasil ainda tem mais 26, contando com o Distrito Federal.” “Esses são de Rondônia, mas ainda há 1.156” - não me lembro bem o número - “em todo o Brasil”.

Fiquei com a sensação, na hora em que escutei aquilo, que me atingiu diretamente no peito e no coração, de que lá há aqueles 10 ou 12, não sei quantos e não quero cometer injustiças, que são corruptos e precisam ser presos e punidos por isso, se assim for comprovado. Mas a sensação que me deu foi que os demais que viriam, no Brasil todo, também seriam.

Quero aqui, então, e com muito respeito, fazer neste momento essa correção. Sou advogada na área médica, de engenharia, do mundo jurídico, com juízes e médicos. Há pessoas que não responderam com a verdade, com a sabedoria e com a decência. Pagaram e têm de pagar por isso. E nos parlamentos também é assim. Envergonho-me por isso. Mas quero dizer, Dr. Octavio, ao senhor, que preside a organização mais importante deste país e uma das mais importantes deste planeta, que no Parlamento de São Paulo - e por certo em outros Parlamentos - há muitas pessoas sérias, há muitas pessoas competentes e há muitas pessoas comprometidas com a sociedade. Com certeza os parlamentares que aqui estão são pessoas que posso defender sobre este compromisso com a sociedade.

Dr. Octávio, tive o privilégio de estar três vezes com o Dr. Roberto Marinho durante a minha vida e em duas ocasiões foram momentos muito significativos para mim e penso que para ele também. Quero aqui render as minhas homenagens e deixar aqui o carinho e o reconhecimento do povo brasileiro pelo grande trabalho que as Organizações Globo e a Rede Globo tem prestado ao Brasil e à nossa sociedade na pessoa de Vossa Senhoria.

Não posso, mas se pudesse ficaria de pé para aplaudir a Rede Globo. Peço que os presentes fiquem em de pé para aplaudir a Rede Globo, pelo grande trabalho que tem feito por São Paulo e pelo Brasil. Muito obrigada. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Agradecemos as palavras da Deputada Célia Leão. Convidamos para fazer uso da palavra o nobre Deputado Sebastião Batista Machado.

 

O SR. SEBASTIÃO BATISTA - PV - Sr. Presidente Luis Carlos Gondim; quero cumprimentar o Vereador Roberto Tripoli, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; quero cumprimentar com muito orgulho o Dr. Octávio Florisbal, Diretor Geral da Rede Globo; quero cumprimentar os Deputados Nivaldo Santana, Ricardo Tripoli; todas as autoridades presentes; visitantes; funcionários, acho que não há muito o que falar, pois a Deputada Célia Leão já fez um rascunho de tudo o que significa a Rede Globo.

Também sou do Interior, da cidade de Atibaia, e o que seria dos nossos finais de semana sem a Rede Globo? Quem leva informações para nós que moramos no Interior? A Rede Globo. Então, sou fã nº 1 da Rede Globo. Não medi esforço nenhum para sair hoje de manhã de Atibaia para atender o meu amigo, meu parceiro e meu colega Deputado Luis Carlos Gondim, que preside hoje esta sessão.

É um prazer muito grande estar aqui para parabenizar a Rede Globo e todos os seus funcionários. Vocês estão de parabéns porque são corajosos. Levam notícias positivas e também negativas, doa a quem doer. Parabéns a todos vocês! Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Concedo a palavra ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - Sr. Presidente Deputado Rodrigo Garcia, meu colega, que conseguiu junto com este Presidente demonstrar a possibilidade de um Parlamento independente, mais companheiro; Deputado Luis Carlos Gondim, que teve a iniciativa deste evento em comemoração aos 40 Anos da Rede Globo; meu amigo Octávio Florisbal, morador da região de Pinheiros; Deputada Célia Leão, em nome de quem cumprimento as Deputadas estaduais desta Casa e que representam 10% dos Deputados deste Parlamento; meu irmão e meu amigo Ricardo Tripoli, em nome de quem cumprimento todos os Deputados estaduais desta Casa; nasci em 1954. Hoje tenho 50 anos e já nasci assistindo a Rede Globo.

Quantas pessoas se alfabetizaram assistindo cursos da Rede Globo? Quantos esportistas defenderam o país lá fora com o apoio da Rede Globo? Quantos artistas plásticos e quantos escritores conseguiram promover suas idéias com a Editora Globo e com a Rede Globo? Isto quer dizer que a Rede Globo faz parte da história do nosso País, assim como Roberto Marinho faz parte da história do nosso País.

Conversava há pouco com o meu amigo Octávio, aqui na Presidência. Discutíamos sobre a questão da flotação do rio Pinheiros, projeto que a Rede Globo sempre quis participar. Que em breve possamos ter o rio Pinheiros despoluído, a exemplo do rio Sena, em Paris, e do rio Tâmisa, na Inglaterra.

Graças à iniciativa do Poder Executivo e da Rede Globo, os ambientalistas conseguiram mostrar para a população o desmatamento da Amazônia, conseguiram mostrar à população de São Paulo a poluição sonora, a poluição visual e a proteção à fauna e à flora. Por isto, só tenho a agradecer tudo o que a Rede Globo significa para a nossa cidade, para a minha cidade, pois nasci em São Paulo, para o nosso estado e para o nosso País. Parabéns, Deputado Luis Carlos Gondim. Parabéns, Rede Globo! Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Concedo a palavra ao Dr. Octávio Florisbal, Diretor Geral da Rede Globo de Televisão.

 

O SR. OCTÁVIO FLORISBAL - Exmo. Deputado Luis Carlos Gondim, proponente desta homenagem; Exmo. Sr. Vereador e Presidente da Câmara Municipal Roberto Tripoli; Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia; Srs. Deputados, autoridades presentes, afiliados e companheiros da Rede Globo, senhoras e senhores, agradeço, em nome da família Marinho e dos profissionais da Rede Globo, por esta homenagem que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo presta à TV Globo pelos seus 40 anos de existência.

Em 40 anos, a TV Globo, canal 4 do Rio de Janeiro, transformou-se na Rede Globo de Televisão, hoje uma rede formada por 120 emissoras e mais de duas mil retransmissoras que cobrem todo o território nacional, mais de 5.500 municípios e uma audiência diária de cerca de 150 milhões de telespectadores. Estamos também presentes nos cinco continentes, através da venda de nossos programas a um número enorme de emissoras, e também no canal internacional da Rede Globo, que leva a nossa programação a toda a população de língua portuguesa e de brasileiros que estão fora do país.

Foi a partir da confiança do Dr. Roberto Marinho, no talento brasileiro que nós, executivos e profissionais da Rede Globo, apaixonados pelo que fazemos, conseguimos construir uma das melhores e maiores redes de televisão em todo o mundo. Criamos, produzimos e exibimos uma programação diversificada, calcada na cultura brasileira. Dedicamos também esforços e recursos na realização de projetos sociais de alcance nacional voltados para a educação e para a qualidade de vida da nossa população, entre eles o Criança Esperança, que realizamos todos os anos aqui em São Paulo, o Amigos da Escola, o Ação Global, e tantos outros.

O Estado de São Paulo e a grande metrópole de São Paulo merecem a nossa atenção máxima, por serem os dois maiores mercados de telespectadores, de consumo e de publicidade em nosso país. No Estado de São Paulo, somos 13 exibidoras, a TV Globo, canal 5, mais 12 exibidoras cobrindo todo o Estado de São Paulo pertencente a grupos afiliados. Temos aqui 1.500 profissionais em São Paulo e outros dois mil profissionais nas 12 emissoras do interior e do litoral. Geramos hoje cerca de sete horas de programação diária para todo o Brasil e para o canal internacional.

Cobrimos e promovemos eventos importantes realizados na cidade de São Paulo para todo o país e para o mundo, como a Volta Ciclística do Estado de São Paulo, Carnaval de São Paulo, a Maratona de São Paulo, o Criança Esperança, que é um grande evento cultural, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que transmitimos para mais de 200 países e um bilhão e 200 milhões de telespectadores, os eventos de final de ano, reveillon, a São Silvestre e tantos outros.

Além disso, a Fundação Roberto Marinho tem tido parceria com o Governo de São Paulo, com a Prefeitura de São Paulo numa série de iniciativas de resgate do patrimônio histórico, como foi o Teatro Municipal, como é hoje a Estação da Luz, além de uma série de atividades na área da educação, como telecursos, como Globo Ciência, Globo Ecologia, Ação e tantos outros programas voltados à educação.

Estamos agora ampliando as nossas instalações em São Paulo, assim como os nossos parceiros do exterior estão reformulando e crescendo suas instalações sempre com o objetivo de acompanhar o crescimento de São Paulo não só na sua questão econômica, mas também social e cultural.

A maneira que encontramos para retribuir o carinho e a preferência do telespectador brasileiro e paulista nesses 40 anos de vida é continuar criando e produzindo uma programação de qualidade voltada para o público brasileiro, que ressalte o conteúdo e a cultura nacional. Acompanhar e investir nas novas tecnologias que estão chegando, como a TV digital, a TV de alta definição para oferecer ao público telespectador brasileiro uma qualidade inigualável de imagem, de interatividade e de mobilidade, assim como já ocorre em outros centros mundiais.

Desejamos também manter nossos projetos sociais, que contribuem para a educação e para o bem-estar social. Pretendemos continuar divulgando a nossa cultura nos cinco continentes, através da Globo Internacional e da venda de programas que fazemos para mais de cem países nos cinco continentes, e estar cada vez mais próximos de São Paulo e sua população, retribuindo a atenção e o carinho que temos recebido.

Mais uma vez, em nome da família Marinho, dos nossos afiliados, dos nossos executivos e profissionais quero agradecer muito esta homenagem que recebemos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Agradecemos as palavras do Dr. Octavio Florisbal.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Sebastião Batista Machado.

 

* * *

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PL - Sr. Presidente, nobre Deputado Rodrigo Garcia, Sr. Presidente em exercício nobre Deputado Sebastião Batista, Sr. Presidente da Câmara Municipal de São Paulo Roberto Tripoli, Sr. Octavio Florisbal, Diretor-Geral da Rede Globo de Televisão; nobre Deputada Célia Leão, obrigada por incomodá-la para sair de Campinas para esta homenagem; nobre Deputado Nivaldo Santana, muito obrigado pelas palavras; nobre Deputado Ricardo Tripoli; Sra. Viridiana Bertolini, queria fazer um agradecimento especial pelo seu empenho nesta sessão solene juntamente com o Cerimonial desta Casa. Muito obrigado. Sr. J. Hawilla, diretor da Rede Globo Oeste Paulista; Vereadora Odete Souza, de Mogi das Cruzes; Vereador Carlos Evaristo, de Mogi das Cruzes; Sr. Eustaquio Gomes, coordenador de imprensa, neste ato representando o magnífico reitor da Unicamp; Sr. Paulo Roberto de Siqueira, diretor da TV Diário que completa cinco anos. Tenente-Coronel José Flaviano, em nome de quem cumprimento a todas as autoridades militares e policiais civis, senhoras e senhores, fomos tomados de muita emoção quando solicitamos essa sessão solene. O fato maior que nos chamou a atenção foi justamente a parte social, que estávamos comentando com o Dr. Octavio, explicando o trabalho social que a Rede Globo de Televisão tem feito nos mais longínquos cantos do Brasil.

Citando um momento de uma pescaria, em que tentamos pegar alguma televisão e em todas elas caiu a antena parabólica a TV Globo. E nós continuávamos na nossa pescaria e comentamos que se existia um consenso entre todas as empresas de televisão, nós iremos acabar totalmente com o analfabetismo e resolver muitos problemas sociais existentes no Brasil. Senhoras e senhores, permitam-me que leia parte do nosso discurso.

Na condição de Vice-líder do Partido Liberal nesta Magna Casa e autor da presente sessão solene, cumpro com muita honra e alegria a tarefa de parabenizar os 40 anos da Rede Globo de Televisão e, ao mesmo tempo, homenagear o centenário de nascimento de seu fundador, o saudoso jornalista Roberto Marinho, que nos deixou em 2003.

Nestes 40 anos de existência, a Rede Globo conseguiu se destacar por ter avançado com prudência e com bom senso, interagindo sobremaneira na sociedade brasileira e cumprindo sua função social. A Rede Globo nunca deixou de ser audaciosa e empreendedora. Tanto que essa busca desenfreada e persistente trouxe à emissora conquistas técnicas, artísticas e jornalísticas. Nesse período todo, a Globo revelou talentos, se inovou tecnologicamente e, como conseqüência, criou e aperfeiçoou o “padrão Globo de qualidade”.

Em apenas 40 anos, a Rede Globo se tornou a maior emissora do País graças à sua programação de qualidade, também levada pelas suas afiliadas espalhadas por todo o Brasil. No Interior, Litoral e parte da Grande São Paulo, essa missão também é cumprida principalmente pelas TVs Tem, EPTV, Vanguarda, Fronteira, Tribuna e Diário, que faz cinco anos neste presente ano.

A integração da notícia pelos mais longínquos rincões deste País marca a história da Rede Globo. O Jornal Nacional, ícone do telejornalismo brasileiro e mundial, desde seu surgimento, em 1969, superou as dificuldades tecnológicas que à época se impunham e, com o passar dos anos e das décadas, juntou as mais diversas regiões do País num legado perfeito de informação isenta, prestação de serviços e campanhas de enorme e reconhecido alcance social.

A responsabilidade social, aliás, intrínseca à atuação da Rede Globo, demonstra-se em campanhas de larga e permanente repercussão, como Criança Esperança e Ação Global e em projetos, como o Espaço Criança Esperança, cujo benefício proporcionado à população brasileira é crescente e irrefutável.

Em sua programação, notadamente em sua teledramaturgia, a Globo interage com campanhas que se inserem em enredos e personagens, como, por exemplo, combatendo discriminações sociais, explicando prevenções e combate a doenças como o mal de Alzheimer, câncer de mama e DSTs, dando espaço a movimentos culturais de vanguarda.

A Rede Globo se transformou na maior produtora de programas de televisão de todo mundo graças à sua seriedade. No campo da produção, a emissora exibe suas novelas em três horários diferentes, fora seus programas humorísticos e de auditório, além das minisséries e casos especiais. A qualidade das produções a elevou para o mercado internacional e a teledramaturgia virou um produto de exportação para diversos países, de culturas e idiomas diferentes.

Isso é um motivo de orgulho para todos nós, brasileiros, pois essas produções retratam fielmente o cotidiano de nossa gente. Além de abrir mercado de trabalho para muitos profissionais, a Rede Globo provou que se pode fazer uma programação de qualidade com o jeito e o talento brasileiros.

No jornalismo, a Rede Globo tem sido fundamental na formação de opiniões de todas as camadas sociais. Mostra com exatidão as discussões dentro dos poderes, inclusive a do Legislativo Paulista, o dia-a-dia dos brasileiros e seus problemas sociais. O conteúdo jornalístico desta emissora acaba nos levando sempre a uma reflexão e a busca de uma vida melhor. Através do jornalismo, a Rede Globo, sem dúvida, exerce uma função muito importante na modernização da política brasileira e na manutenção da democracia, reaberta neste País graças à participação da Globo, conquistada a partir de muita luta.

O combate à corrupção a partir de denúncias fundamentadas e comprovadas com a imagem dos fatos, algo feito freqüentemente pela Rede Globo, ajuda a promover uma verdadeira e providencial limpeza na vida política, empurrando políticos corruptos à cassação de seus mandatos, ou, no mínimo, os desmoralizando perante a opinião pública, que consciente de seus direitos, exerce plenamente a cidadania.

Nos últimos 40 anos, a Rede Globo presenciou páginas da história mais recente do Brasil, como a ditadura militar, a volta da democracia, a eleição e o “impeachment” do primeiro presidente após a ditadura, as mudanças na economia, entre outros fatos históricos.

Mas não podemos esquecer do maior responsável pelo sucesso da Rede Globo. Nada seria assim se o saudoso jornalista Roberto Marinho não tivesse a coragem de investir num veículo de comunicação, que passou do sonho à realidade dentro da casa de cada um dos muitos milhões de brasileiros. Se não fosse a sua garra e determinação, essa emissora não teria atingido índices extraordinários de audiência compatíveis com sua irretocável credibilidade. Essa tão ilustre figura estará sempre na história da Rede Globo. Se estivesse vivo, ele completaria 100 anos em 2005.

Esses e outros motivos justificam ainda mais esta tão importante Sessão Solene. Não foram apenas 40 anos de Rede Globo, mas também 40 anos de evolução da nação brasileira. Parabéns à família Marinho, parabéns aos seus funcionários, que ajudaram a construir esse sucesso que hoje é a Rede Globo de Televisão. E parabéns principalmente a todos os brasileiros, que têm o privilégio de acompanhar diariamente a programação dessa importante emissora dentro de suas casas. Muito obrigado!

 

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PL - Esta Presidência, antes de dar por esgotado o objeto da presente sessão, gostaria de convidar todos os presentes para um café, que será oferecido no Salão dos Espelhos.

A Presidência agradece as autoridades, os funcionários da Casa e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 16 minutos.

 

* * *