23 DE JUNHO DE 2006

026ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR AS “BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidência: MARCELO BUENO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/06/2006 - Sessão 26ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MARCELO BUENO

 

HOMENAGEM ÀS "BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO"

001 - MARCELO BUENO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Assembléia Legislativa, a pedido do Deputado ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de homenagear as Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ROBERTO AUGUSTO VASQUES

Ex-coordenador do último Concurso de Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo, lê um breve histórico das bandas e fanfarras.

 

003 - LUIZ ANTONIO PRONUNCIATO CAETANO

Diretor do Instituto Cultural Santa Isabel, destaca a importância da educação e da formação cultural para fortalecer o Estado e a democracia.

 

004 - CAVINO ROCHA TANESE

Presidente da Ocifaban, agradece a iniciativa e a presença de todos os presentes.

 

005 - SILVALLDES APARECIDO FERREIRA

Presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, espera que novamente São Paulo possa ser o núcleo e o bolsão das bandas e fanfarras.

 

006 - LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO

Presidente da Afaban, afirma que a iniciativa do Deputado Marcelo Bueno vai contagiar este e outros estados, estimulando as bandas e fanfarras.

 

007 - LUIZ CARLOS COSTA

Vereador de Cubatão, fala do trabalho desenvolvido pelo município para ajudar as bandas e fanfarras. Elogia o Deputado Marcelo Bueno pela solenidade.

 

008 - VALMIR ROSA

Presidente da Câmara Municipal de Serrana, sustenta que as bandas e fanfarras desempenham um importante papel na educação, na formação do caráter e do civismo de nossas crianças.

 

009 - GILSON EDUARDO KURTZ

Secretário Municipal de Turismo de Capão Bonito, neste ato representando o Prefeito José Carlos Tallarico Júnior, assevera que esta sessão solene vai abrir muitos caminhos para que as bandas e fanfarras voltem a se desenvolver em São Paulo com a mesma grandeza que tiveram no passado. Sugere que a TV Cultura transmita programas de bandas e fanfarras.

 

010 - CLERMONT SILVEIRA CASTOR

Prefeito de Cubatão, testemunha a importância das bandas em sua formação. Relata o trabalho realizado em sua cidade a favor das bandas e fanfarras.

 

011 - Presidente MARCELO BUENO

Anuncia a execução de número musical. Conduz a entrega de homenagens. Anuncia a execução de número musical. Discorre sobre seu PL que institui o dia 4 de agosto como o Dia Estadual das Bandas e Fanfarras. Coloca-se à disposição de todos que integram este trabalho musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. A Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Passamos a nomear as autoridades que compõem, juntamente com este Presidente, a honrosa Mesa: Dr. Clermont Silveira Castor, prefeito municipal de Cubatão; vereador Valmir Rosa, Presidente da Câmara Municipal de Serrana; vereador Luiz Carlos Costa, do município de Cubatão e Sr. Luiz Carlos Ferreira de Araújo, Presidente da Afaban.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear as Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Marcial Santa Isabel, sob a regência do Maestro Alexandre da Silva Pinto.

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Esta Presidência agradece à Banda Marcial Santa Isabel, sob a regência do Maestro Alexandre da Silva Pinto, pela execução do Hino Nacional.

Senhoras e senhores, é com muita alegria que este Deputado agradece a todos os visitantes e convidados, àqueles que saíram de seus lares, deixaram seus afazeres, aos integrantes desta Mesa, pela vinda a esta Sessão Solene, em homenagem às Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo.

Sinto-me muito honrado em poder homenagear e reconhecer o trabalho esplendoroso que maestros, dirigentes e regentes vêm fazendo ao longo dos anos em prol das bandas e fanfarras. Vejo aqui muitos adolescentes, jovens moços e também experientes homens e mulheres que dedicam suas vidas a esta grande obra cultural do nosso Estado de São Paulo.

Fico honrado também pela presença de vários representantes de diversos municípios do Estado de São Paulo nesta singela homenagem a estas bandas e fanfarras que fazem o nosso dia-a-dia mais alegre, mais gostoso, sem dúvida nenhuma, mais compenetrado na cultura brasileira e na cultura do nosso Estado.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Roberto Augusto Vasques, ex-coordenador do último Concurso de Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo, que lerá um breve histórico das bandas e fanfarras.

 

O SR. ROBERTO AUGUSTO VASQUES - Inicialmente cumprimento o Deputado Marcelo Bueno pela feliz iniciativa de homenagear as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo.

Quero também cumprimentar todas as autoridades presentes, já citadas nominalmente pelo Deputado Marcelo Bueno, o Presidente da Federação Regional de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto, Maestro Silvalldes, Maestro Cavino, da Associação de Campinas, Maestro Luiz Carlos, da Afaban de Cubatão, e pessoas homenageadas.

Não podemos deixar de cumprimentar um grande baluarte que nos acompanhou durante os 12 anos em que estivemos à frente da coordenação do Projeto de Bandas e Fanfarras, na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado, Coronel Guércio, que fez parte do Festival da Rede Record de Televisão, que, naquela época, promovia o Campeonato de Bandas e Fanfarras, assim como todos os senhores maestros, senhores musicistas, balizas, coreógrafos. É uma satisfação tê-los aqui nesta noite.

Em 1989, na Secretaria de Esportes e Turismo, acompanhamos o Maestro Ronaldo Faleiros, coordenador na época. A partir de 1991 passamos a integrar diretamente a equipe de bandas e fanfarras por todo o interior do Estado de São Paulo, também dando apoio a outros estados na realização de campeonatos de bandas e fanfarras, fazendo parte da banca examinadora.

O concurso que inicialmente aconteceu foi instituído pelo Decreto nº 31.220, de 20 de fevereiro de 1990. Até então, 1988 e 1989, era realizado por meio de uma resolução do Secretário da época. Depois da luta de inúmeros maestros, dirigentes de bandas e fanfarras, que vieram à Assembléia, foi promulgada a Lei nº 7.992, de 4 de agosto de 1992, instituindo o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Interestadual, cujo objetivo era a organização das bandas e fanfarras, assim como promover o congraçamento de seus integrantes pela competição sadia, possibilitar o aprimoramento das técnicas musicais, desenvolver a participação espontânea, os trabalhos coletivos, o culto ao civismo para melhor formação de nossa juventude.

Fomos realizando, desde então, por meio da Secretaria, o Campeonato Estadual e o Interestadual, que aconteceu durante quatro anos, tendo sido o último realizado em Socorro, no ano de 1992. A Secretaria de Esporte e Lazer realizou o seu último campeonato no ano de 2002.

Nesse ano, tivemos, no dia 27 de março, o lançamento do Programa Bandas da Juventude. Foram distribuídos a 86 municípios do Estado três kits de fanfarra, contendo 12 instrumentos - seis de percussão e seis de sopro, para que se formassem as Bandas da Juventude.

O maestro recebia seu salário pela prefeitura, mas hoje não sei como está, porque não acompanhamos mais o andamento, uma vez que em 2002, pelo Decreto nº 48.214, de 4 de novembro, as atividades de bandas e fanfarras foram passadas à Secretaria de Cultura. Assim, não houve mais a realização desse campeonato.

O campeonato, desde o seu início - em 1998, 1999, por meio de resolução; em 1990, por meio de um decreto; em 1992, com a lei, cresceu tanto em qualidade como em quantidade. Fazíamos, inicialmente, o campeonato em 14 fases, sendo dez eliminatórias e quatro finais. Depois juntamos as regiões para não ficar um número reduzido de corporações em cada região.

Em Mongaguá tivemos a primeira eliminatória no ano de 2002. Participaram 14 corporações, 800 musicistas e 12 municípios. Em Brotas, no dia 5 de maio, também foi realizada outra eliminatória que contou com a participação de 16 corporações, mil musicistas, 13 municípios e um público presente de aproximadamente quatro mil pessoas.

No dia 12 foi realizada outra eliminatória no município de Serrana, que contou com a participação de 17 corporações da região. Essas regiões eram regiões administrativas musicais: região de Ribeirão Preto, Brotas, região de Bauru e Marília; Mongaguá, região de Santos e o litoral Sul. Em Serrana tivemos 17 corporações, 1.300 musicistas, 13 municípios participando e um público aproximado de seis mil pessoas.

No dia 19, em Divinolândia, região de Campinas, 13 corporações participaram, 600 musicistas, 12 municípios, público estimado em duas mil pessoas.

Na região do Vale do Paraíba e litoral Norte, mais precisamente em Queluz, dia 26 maio: participaram 19 corporações, 1.500 musicistas, 17 municípios, público de três mil pessoas.

Fomos depois para Guariba, onde participaram 20 corporações, 1.600 musicistas, 17 municípios, público aproximado de seis mil pessoas.

Em 7 de julho tivemos a sexta eliminatória em Pereira Barreto, região de Presidente Prudente e Araçatuba, com a participação de 18 corporações, 1.400 musicistas, 16 municípios e público estimado de quatro mil pessoas.

Viemos atender a Região Norte da Grande São Paulo, Poá, em 15 de junho. Participaram 13 corporações, 600 musicistas, 19 municípios, público estimado de três mil pessoas.

A nona eliminatória aconteceu em Itapevi, Região Sul e Oeste da Grande São Paulo: 18 corporações participaram, 1.125 musicistas, 16 municípios e público perto de três mil pessoas.

Por fim, a eliminatória em São Caetano do Sul, com 16 corporações e 11 municípios. Depois houve a final, em Lorena. As que se classificavam nas eliminatórias iam para as finais. Para isso, teriam de obter um determinado número de pontos em cada categoria técnica.

Participaram da final em Lorena 26 corporações e dividimos em fanfarra simples. Em Mogi Mirim, foram finalistas 19 corporações.

Final de bandas musicais na cidade de Amparo, onde tivemos 23 corporações classificadas, 1.800 musicistas, 21 municípios. Por fim, São João da Boa Vista, onde tivemos 40 corporações participantes.

Lembrando: 55 foram classificadas. Todavia, muitas delas às vezes não conseguem o transporte. Esse é o ponto vital, crucial para as corporações musicais. Mesmo assim, foram 40 corporações, perto de cinco mil musicistas, 32 municípios e um público perto de 10 mil pessoas.

Tivemos também participação especial com o pessoal da APAE, os portadores de necessidade especial. O nosso sonho era fazer com as APAE um festival só com os portadores de necessidade especial. As APAE têm muitas fanfarras. Era o nosso sonho, mas não deu tempo.

Contudo, sabemos que o nobre Deputado está envidando esforços no sentido de retomar o campeonato estadual de bandas e fanfarras, bem como o interestadual de bandas e fanfarras. Isso até gera empregos, pois quando tem o campeonato há um efeito dominó. Vendem-se uniformes, calçados, barretena, parte do instrumental, ônibus.

Agradecemos imensamente a iniciativa pioneira do nobre Deputado Marcelo Bueno ao resgatar, ao fazer esta sessão solene para as bandas e fanfarras. Com toda a certeza V. Exa. terá o agradecimento do pessoal do meio. Se não lotaram hoje aqui, há o trânsito de sexta-feira, as dificuldades, mas o número é grande. Estimamos que temos cerca de 300 corporações musicais.

Muito obrigado a todos. Muito obrigado, Deputado, por esta sessão solene em homenagem às bandas e fanfarras.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Esta Presidência agradece as palavras do Sr. Roberto Augusto Vasques. Antes de darmos prosseguimento, gostaria de anunciar as autoridades presentes: Capitão Músico Rubens Suzano Conceição, representando neste ato o Major-brigadeiro Azevedo, Comandante do IV Comar; Sr. Milton Ferreira Fontelas, da Banda Marcial Municipal de Cristais Paulista; Maestro Ronaldo Aparecido Lopes, neste ato representando o Prefeito Municipal de Bocaina, Sr. Francisco Bertoncelo Danieleto; Sr. Aparecido Mauricio César, da César Som Instrumentos Musicais; Sr. Roberto José Filho, da Banda Marcial Municipal de Santa Cruz da Esperança; Sr. Arnaldo Ramos de Freitas Neto, da Fanfarra Marcial Independente de Pirassununga; Sr. Gilson Eduardo Kurtz, Secretário Municipal de Turismo, neste ato representando o Sr. José Carlos Tallarico Júnior, Prefeito Municipal de Capão Bonito; Sr. Jeremias Caetano, representando o Sr. Carlos Tamiazo, Prefeito Municipal de Cordeirópolis; Sra. Lúcia Aparecida Gomes, representando o Sr. Hélio Kondo, Prefeito Municipal de Cristais Paulista.

Também gostaria de anunciar as autoridades homenageadas neste dia: Sr. Eduardo Santini, representando o Sistema A Tribuna de Comunicação, da Baixada Santista; Sr. Roberto Ricci, RCF Scavone Instrumentos Musicais; Sr. Roberto Augusto Vasques, ex-coordenador do último Concurso de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo; Sr. Luiz Antonio Pronunciato Caetano, Diretor do Instituto Cultural Santa Isabel; Sr. Alexandre da Silva Pinto, Instituto Cultural Santa Isabel; Sr. Gilberto Dalmasso, representando o Vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior, da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Valter Pinheiro, vice-Prefeito de Cubatão; Sr. João Luiz, Maestro da Banda Marcial Bombeiros Voluntários de Capão Bonito, em São Paulo; Sr. Roberto Guariglia, da Contemporânea Instrumentos Musicais; Sra. Lucília de Castro Ferraz, Diretora da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateo Bei; Sr. Luiz Fernando Guilherme, JOG Instrumentos Musicais; Sra. Graciete Laura Simões, Diretora da Fanfarra Estudantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta; Sr. Silvalldes Aparecido Ferreira, Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto; Sr. Cavino Rocha Tanese, Presidente da Ocifaban; Sr. Marcos Henrique Alves Dias, representando o Sr. Caetano José de Santis Júnior, diretor da Escola Senai Luiz Vargas; Sr. Ronaldo Carlos Domingos, da Banda Marcial do Senai Luiz Vargas; Sr. José Carlos Martinho Ferraz, Diretor da Fanfarra Marcial Independente Águias Negras; Sr. Teodoro Chiarantano Pavão, Gerente da Carbocloro S/A Indústrias Químicas; Sr. Márcio Mazzi Moraes, do Portal Planeta Bandas; Sr. Gabriel Garcia, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Wilson Lucchese Dias, da Odery Drums Instrumentos de Percussão Ltda.

Passo a palavra ao Sr. Luiz Antonio Pronunciato Caetano, diretor do Instituto Cultural Santa Isabel.

 

O SR. LUIZ ANTONIO PRONUNCIATO CAETANO - Boa-noite, Srs. Deputados, senhores presentes, acreditar em educação é a única maneira de fazer um estado forte. Levar a jovens, a crianças, a adultos uma forma de desenvolvimento cultural é a única saída de respeito, de dignidade para o país. Acreditar que a música é um desses caminhos é ser muito mais do que um simples cidadão. É ser uma pessoa que tem a noção de que o futuro está naquele que é ocupado, naquele que tem um fim, naquele que tem um porquê.

Bandas, fanfarras não significam apenas minutos em que alguns vão a determinados locais tocar. Significam a união de famílias que deixam seus lares para, juntos dos seus filhos, fazerem com que haja um engrandecimento, um porque de estar naquele local.

Srs. Deputados, gostaria que esta lembrança, esta homenagem às bandas e fanfarras não ficasse apenas neste dia, mas sim num investimento de todo um grupo, num investimento de todo um futuro, pois aquele passado brilhante que a TV Record colocou na Avenida São João e em outras avenidas precisa voltar. Somente assim poderemos dizer que estamos num Estado democrático, num Estado que se preocupa com o crescimento de todos aqueles que nele estão.

Parabéns a todas as famílias! Parabéns a todos os presentes! Parabéns àqueles que acreditam na música como sendo um dos caminhos!

 Educar é a resposta. Vamos sempre valorizar a educação!

Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Concedo a palavra ao Sr. Cavino Rocha Tanese, presidente da Ocifaban.

 

O SR. CAVINO ROCHA TANESE - Boa-noite. Não vou me prolongar muito, primeiro porque eu não sou muito de me expressar e porque, para quem me conhece, sou gago. Então, para não termos problemas, já não me prolongo muito.

Inicialmente, gostaria de agradecer essa iniciativa do Deputado Marcelo Bueno em estar apoiando as bandas e fanfarras de todas as regiões do estado de São Paulo, independentemente de qual bandeira esteja levantando, de qual associação.

Para nós, isso está sendo muito importante porque pela primeira vez estamos sendo representados - e acredito que bem representados - dentro de uma Assembléia Legislativa, juntamente com Deputados.

Acredito que, para nós, a médio prazo, retomaremos muitas coisas que perdemos no passado.

Assim, novamente gostaria de agradecer a iniciativa e a presença de todos que estão aqui. Que as nossas bandas e fanfarras se mantenham vivas!

Obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Gostaria de agradecer as palavras do Sr. Cavino. Presidente, o senhor não gaguejou. Fique tranqüilo porque o senhor falou muito bem.

Concedo a palavra ao Sr. Silvalldes Aparecido Ferreira, presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto.

 

O SR. SILVALLDES APARECIDO FERREIRA - Boa-noite a todos. Srs. Deputados e público presente, o que tenho a dizer é um agradecimento não só meu, mas acho que de todos nós do meio das bandas e fanfarras, que estávamos esquecidos.  Hoje, estamos sendo lembrados pelo nosso amigo, nobre Deputado Marcelo Bueno, e por esta Casa.

Espero que a partir deste ano possamos novamente nos organizar e tocar esse nosso projeto, que está esquecido. Que a partir deste ano possamos estar tirando aquela poeira toda que estava escondendo o nome das bandas e fanfarras. Não digo do nosso estado, porque humildemente e sem falta modéstia, nós, as associações do interior, que estamos aqui representadas - região de Campinas, Ribeirão Preto, litoral e o pessoal da capital - estamos fazendo o nosso trabalho. É um trabalho de formiguinha, mas que não pára. Isso é importante.

Este nosso grande estado, que não é só um grande estado em território, mas na sua gente, nas bandas e fanfarras. Somos o alicerce não só do nosso País, mas das bandas e fanfarras. Porque o nosso estado é copiado não só na música e na coreografia, mas em tudo o que as bandas e fanfarras fazem.

Assim, espero que novamente possamos ser o núcleo e o bolsão das bandas e fanfarras. Que nós, amigos regentes, coreógrafos e dirigentes, nunca desistamos. Porque o caminho é sempre difícil, mas chegaremos lá.  Os nossos alunos na maioria das vezes não ganham nada, mas ganham, sim, em dignidade, representando o seu município, representando o nosso estado.

Obrigado a todos. Se não fossem vocês todos, o nosso trabalho de bandas e fanfarras estaria morto, o que nunca não vamos deixar acontecer. Muito obrigado a todos e um abraço. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Gostaria de registrar neste momento as presenças do Sr. José Ricardo Moreira, da Prefeitura Municipal de Cravinhos, neste ato representando o Prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos; do Sr. Edson Rodrigues, da empresa Moita Fanfare e Band, maestro da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Deus Cardoso de Melo; do Sr. Rodrigo Paulo de Jesus, da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, neste ato representando o Prefeito José Gimenez.

Concedo a palavra ao Sr. Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Afaban.

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Boa-noite a todos. Quero parabenizar o Deputado Marcelo Bueno por esta iniciativa. Quero cumprimentar os regentes, as autoridades e os músicos.

Acho que esta é uma noite especial. A Bíblia Sagrada nos fala que dois homens contagiaram uma cidade. E o Marcelo Bueno foi contagiado ali na cidade de Cubatão, onde teve a oportunidade de ver o trabalho que o prefeito da cidade, juntamente com os vereadores, fazem o ano todo. Ele foi tão contagiado que neste dia está fazendo essa homenagem para as bandas e fanfarras do nosso estado.

Muitas vezes uma criança e um adolescente só chegam perto de um instrumento através de uma banda escolar, através de uma banda da sua escola municipal.

 É uma pena que já não exista mais o concurso estadual. Mas fico alegre porque alguns prefeitos e algumas associações têm mantido esse tipo de trabalho nas suas prefeituras e nas suas regiões.

Marcelo, acredito que Deus está vendo esse esforço nesta noite. Estamos contagiando tanto que hoje estamos dentro da Assembléia Legislativa. Há muito tempo não tínhamos essa possibilidade. Mas através desse contágio, desse amor, que é a música, que é a banda e a fanfarra, estamos aqui nesta noite.

Sabemos que daqui para frente as bandas e fanfarras terão mais concurso e mais possibilidade de estarem agregando mais componentes nas suas corporações, porque certamente vocês serão os porta-vozes.

Aleluia! Até agradeço a Deus, porque sou um pastor evangélico e estou emocionado. Louvo a Deus nesta noite por esta oportunidade que Ele me concede.

O Prefeito Clermont sabe que eu morei muito tempo na Vila Parisi, um lugar que muitas vezes foi discriminado pelo mundo todo.

 Hoje, estamos aqui, através desse Deputado, que realmente tem trabalhado para as bandas e fanfarras do nosso estado. Deputado, tenho certeza que isso vai contagiar não somente o estado de São Paulo, mas outros estados vão imitar esta Casa de Leis.

Quero agradecer a todos e dizer que vocês são mais do que vencedores. Parabéns1 (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Concedo a palavra a um grande amigo e companheiro de região, o Sr. Vereador Luiz Carlos Costa, do município de Cubatão.

 

O SR. LUIZ CARLOS COSTA - Exmo. Sr. Deputado Marcelo Bueno, meu irmão em Cristo, uma pessoa por quem tenho uma grande admiração, o nosso representante da região da Baixada Santista, a quem quero cumprimentar, e estender os cumprimentos não só aos funcionários desta Casa, mas também aos demais Deputados que pertencem a esta Assembléia; Sr. Prefeito Clermont, nosso digníssimo prefeito, tenho um carinho especial pela sua vida, um prefeito que vem lutando dia-a-dia, em nome de quem estendo o cumprimento a outros prefeitos aqui presentes; Vereador Rosa, em nome de quem cumprimento os demais vereadores presentes; Sr. Luiz Carlos de Araújo, em nome de quem estendo os cumprimentos aos demais presidentes das demais associações; caros amigos, é com grande emoção que estamos hoje, aqui, representando a Câmara Municipal de Cubatão.

Enquanto alguns colegas que me antecederam comentavam sobre outros concursos que já foram realizados pela Record, pelo Estado de São Paulo, passava um filme na minha cabeça. Há 30 anos iniciei meu trabalho numa Escola Estadual no município de Cubatão e me dediquei. Em seguida, participei da Banda da Base Aérea de Santos. Não tem como não estarmos envolvidos nesse trabalho. Sabemos da dificuldade de muitos pais, de vocês que estão presentes, dos alunos no seu dia-a-dia para que se apresentassem na sua escola, no seu município.

Sabemos que na cidade de Cubatão, apesar de todo o apoio que o Prefeito Clermont vem dando, existem muitas dificuldades, como, por exemplo, para se locomover, para se apresentar e outras questões que envolvem todo um trabalho.

Quero registrar que estamos numa cidade privilegiada. Desculpem-me os demais prefeitos. Tenho certeza de que muitos dos prefeitos aqui presentes têm a mesma iniciativa do Prefeito Clermont, que vem se dedicando ao município de Cubatão.

Faço questão de enfatizar o seu trabalho, o amor que V. Exa. tem por aquelas crianças de Cubatão, pelas bandas daquele município. Tenho certeza que, brevemente, teremos instrumentos novos que vão ser adquiridos para as bandas do nosso município.

Isso prova que o Prefeito, a cidade de Cubatão e a Câmara Municipal têm respeito pelos músicos de Cubatão, que sempre foi um celeiro de grandes músicos. Com certeza, Luiz, essa união de todas as associações, de todas as pessoas presentes, das autoridades, vai voltar a fazer crescer, cada vez mais, a música no Estado de São Paulo.

A você, Marcelo Bueno - perdoe-me falar assim, Deputado, grande amigo, que Deus abençoe sua vida, meu irmão. Como o pastor evangélico Luiz falou, Ele está olhando por você e vai saber valorizá-lo, reconhecê-lo e honrá-lo. Com certeza, muitos que passaram por esta Casa não tiveram a mesma hombridade e coragem de levantar essa poeira, como já foi dito anteriormente.

Com certeza a nossa união vai ser fundamental para o crescimento das nossas bandas.

Muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Marcelo Bueno - PTB - Neste momento esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Vereador Valmir Rosa, Presidente da Câmara Municipal de Serrana.

 

O SR. VALMIR ROSA - Boa-noite a todos os presentes! Na figura do Deputado Estadual Marcelo Bueno, autor do Projeto de lei que criou o Dia da Banda, cumprimento todas as autoridades, músicos, maestros, vereadores, prefeitos e populares que prestigiam essa data tão importante para a cultura, o lazer e a formação de nossas crianças e de nossos jovens.

Em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal de Serrana agradeço a homenagem prestada pela Associação de Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto.

As bandas e fanfarras desempenham um importante papel na educação, na formação do caráter e civismo de nossas crianças, pois são coordenadas por pessoas idôneas, responsáveis e preocupadas com o resgate da cultura popular, como é o caso do Maestro Silvalldes Aparecido Ferreira, responsável pela Orquestra Municipal de Metais e Percussão de Serrana.

Quero agradecer ao Deputado, mais uma vez, pelo trabalho, pela dedicação ao setor. Cultura, hoje, vamos dizer que é prioridade em nosso estado, em nosso país e em nossos municípios principalmente pela questão da violência.

A criança que freqüenta a escola, que pratica música, que tem a oportunidade de participar de um projeto como esse será um grande cidadão no futuro, sem dúvida alguma.

Muito obrigado, Deputado. Fica aqui o meu agradecimento a todos os maestros pelo trabalho realizado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Marcelo Bueno - PTB - Gostaria de convidar o Sr. Gilson Eduardo Kurtz, Secretário Municipal de Turismo de Capão Bonito, neste ato representando o Exmo. Prefeito Sr. José Carlos Tallarico Júnior.

 

O SR. GILSON EDUARDO KURTZ - Boa-noite a todos! Boa-noite, Deputado! É uma honra para nós, de Capão Bonito, estarmos nesta noite representando o nosso Prefeito para agradecer a lembrança que houve por parte de V. Exa. de homenagear as bandas e fanfarras.

Quem me mostra, com exatidão, o quanto V. Exa. foi feliz na hora em que pensou em homenagear as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo são os componentes dessas bandas que hoje abrilhantam a nossa festividade. O brilho no olhar de cada componente hoje presente dá-nos a certeza de quanto Deus o abençoou nessa iniciativa.

A nossa cidade de Capão Bonito, cujo Prefeito hoje represento, agradece muito a V. Exa. por essa iniciativa. Tenho certeza de que isso vai abrir muitos caminhos para que as bandas e fanfarras voltem a se desenvolver no nosso Estado de São Paulo com a mesma grandeza que tiveram no passado.

Quero deixar uma sugestão, Deputado. Ouvimos falar tanto a respeito dos programas que a TV Record transmitia no passado e que tanto fizeram abrilhantar as bandas. Gostaríamos de levar como idéia que V. Exa. conseguisse, talvez na TV Cultura, a volta desses programas, que tantos benefícios trariam às bandas e fanfarras do nosso Estado.

Muito obrigado pela iniciativa! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Marcelo Bueno - PTB - Esta Presidência registra as manifestações do Secretário. Tão logo consigamos pleiteá-las, avisá-lo-emos.

Passo a palavra a um homem muito especial. Não quero fazer aqui nenhuma comparação em relação aos demais prefeitos, mas gostaria de dar o exemplo desse homem que vem marcando, sem dúvida alguma, a história das bandas e fanfarras na minha região, região em que resido e que represento nesta Casa.

Gostaria de passar a palavra ao meu amigo Clermont Silveira Castor, Prefeito da Cidade de Cubatão.

 

O SR. CLERMONT SILVEIRA CASTOR - Boa-noite, senhoras e senhores! Depois dessa preleção não sei nem se vou ter condições de falar tão bonito como todos estão esperando.

Quero fazer a minha saudação ao Deputado Marcelo Bueno por essa iniciativa maravilhosa que já foi contemplada por todos. Quero saudar o nosso Vereador de Serrana, Presidente da Câmara. Vereador Luizinho, obrigado pelas palavras! O pessoal de lá deve estar pensando que é uma sumidade ser Prefeito em Cubatão. Maestro Luizinho, em seu nome quero cumprimentar todos os maestros e regentes aqui presentes.

Mas quero saudar, principalmente, esses jovens que estão de uniforme, que tocaram bonito o Hino Nacional. Na realidade vocês são os talentosos. Todo mundo gosta de música, mas saber reproduzir o som melodioso de um instrumento é coisa de Deus, isso é talento. Os maestros, os regentes apenas conduzem vocês.

Numa demonstração de que este evento é tão importante, gostaria de contar uma pequena história para os senhores. Fui um jovem criado no interior de Minas Gerais, molecão de rua, meio perigoso até, quando a família resolveu internar-me num colégio de padres salesianos, o Colégio Dom Bosco de Araçá. Eu era levado mesmo, não era brincadeira, não. Estava indo para o mau caminho. Nessa condição, no internato, já pensaram? Quem vivia na liberdade, com o estilingue na não, fazendo as bandalheiras todas. Fugi três vezes daquele colégio porque não agüentava ficar preso ali.

Na terceira vez, o padre puxando-me a orelha e tal, disse: “Clermont, sua mãe está com tanto sacrifício para mantê-lo nesta escola. Você precisa se educar.” Respondi-lhe: “Não sei ficar preso.” O Padre Clóvis era regente de uma bandinha na escola e perguntou-me: “Você sabe tocar algum instrumento?” Disse-lhe: “Não sei nada.” Ele continuou: “Experimenta esse, experimenta aquele.” Acabou me dando lá o que chamávamos na época de trompete, de pistão, e comecei a tocar umas notinhas lá. Aquilo foi me envolvendo, me envolvendo e acabei gostando da banda.

Foi assim que hoje eu me tornei um médico, pois lá eu me eduquei e deixei de ser aquele moleque de rua. Dei uma demonstração quando há pouco fui entregar os instrumentos musicais para o Luizinho, da Anchieta. Quando vi, me deu uma saudade, fui lá e arranquei umas notas do trompete, e arranquei risos da molecada, pois ver um velho tocando pistão é coisa de outro mundo.

A importância dessas bandas também está na maneira de segurar o jovem na sua escola. Os pais devem ficar satisfeitos não só de ver a beleza da música, do som que vocês produzem, mas de saber que eles estão se culturando, melhorando na sua parte cultural, estão se associando com seus companheiros de escola e aprendendo a viver com harmonia, com toda essa graça que a música nos dá.

Disseram do que faço lá para Cubatão. Eu faço porque amo a banda. Foi através de uma banda que consegui estudar, vencer na vida e ser um médico hoje. Portanto, eu não faço mais nada do que o dever cumprido de um prefeito que ver a sua cidade crescer com cultura, com memória e com educação. Só assim, como ouvi nas palavras dos outros, uma cidade cresce, só assim o Brasil cresce: com educação e cultura. Qual é o prefeito que não quer ver a sua cidade crescer? Qual é o prefeito que não fica orgulhoso de ver a sua banda tocando, passeando e ganhando concursos?

É isso, minha gente. Nada mais é do que obrigação do prefeito. Eu faço isso com muito prazer. Cubatão tem a sua história, sim. Temos duas bandas “top” de linha. Uma nem chamo de banda. Eu chamo de orquestra sinfônica. O maestro conhece. Ela já foi tocar no exterior. E tem a Banda Marcial, com as suas jovens bonitas que fazem suas coreografias, aquelas coisas bonitas que agradam a todo mundo, e que chamam a atenção dos homens.

Todos querem participar da banda. E as bandas e fanfarras das outras escolas seguem hierarquicamente aquela vontade de ir subindo e chegar a ser a “top” de linha. Isso é muito importante. O investimento que fazemos - falaram 400 mil - é obrigação porque é um dever de darmos essa condição para que esses talentos continuem evoluindo. Muitos aqui que têm esse talento poderão amanhã vencer na vida tocando o seu instrumento. Mas mesmo que não toquem instrumento tiveram tempo de ficar na escola estudando, aprendendo e serem amanhã um outro profissional.

Então, minha gente, hoje é o momento de saudar este Deputado que teve essa idéia maravilhosa. Isso estimula também os outros, estimula esses que estão aqui, que vão tocar e dar esse “show”, a continuar estudando as suas músicas para que faça cada vez mais bonito. Esse é um trabalho que merece realmente o nosso aplauso. Tenho certeza de que todos estão de acordo com o que estou falando. Na realidade, é dessa forma que estimulamos cada vez mais as bandas e as fanfarras e os músicos de nosso País, pois Brasil é um país talentoso.

Quando falei de Cubatão, parece que alguém perguntou ao Deputado: “Mas por que Cubatão?” Quero fazer uma saudação ao Vice-Prefeito de Catanduva, que é médico como eu e veio perguntar: “E a poluição de Cubatão? Como está?” Meu Deus do céu, Cubatão não tem mais poluição! É porque não divulgamos essas coisas. Somos obrigados a fazer as coisas boas, então não tem importância, não sai, não corre. Vai o Luizinho dar com o bumbo daquele na cabeça de um menino qualquer. Aquilo vai parar lá nos Estados Unidos: “O maestro deu com o bumbo na cabeça...” Coisa ruim tem uma velocidade muito grande e as coisas boas, não. Muito pelo contrário. Cubatão hoje é uma cidade respirável e saudável. Mas a divulgação é muito pouca.

Por isso, queremos transformar Cubatão numa cidade turística e este Deputado está nos ajudando porque hoje ela não tem mais poluição. Só assim as pessoas vão lá conhecer e trazer a imagem de uma cidade limpa, onde o guará vermelho está simbolizando a recuperação ecológica da cidade. Ele é símbolo, referência do trabalho de todos. E a banda. Cubatão tem as bandas mais bonitas. Desculpem, há outras bandas bonitas, mas as minhas são as mais bonitas. E é por isso que nós estamos merecendo esse apelido de capital das bandas e fanfarras. E também porque nós tivemos a idéia de buscar esse nome.

Não quero fazer inveja a ninguém, mas a minha cidade merece toda a minha atenção, assim como os prefeitos que aqui estão. Dão também toda atenção a suas cidades, assim como o Brasil precisa de toda a atenção dos seus políticos.

Minha gente, meu muito obrigado e vamos ouvir essa música maravilhosa, com muito amor, muito carinho e muito respeito a todos.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Neste momento, assistiremos a mais uma apresentação da Banda Marcial Santa Isabel, sob a regência do Maestro Alexandre da Silva Pinto.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da banda.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Agradecemos à Banda Marcial Santa Isabel pela belíssima apresentação nesta sessão solene em homenagem às bandas e fanfarras do nosso querido Estado de São Paulo.

Neste momento, esta Presidência gostaria de prestar uma homenagem ao Sr. Márcio Mazzi Moraes, do Pontal Planeta Bandas, com a entrega de uma placa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Neste momento, o Deputado Marcelo Bueno presta uma homenagem ao Sr. Eduardo Santini, representante do Sistema A Tribuna de Comunicação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Gostaria de quebrar um pouco o protocolo para testemunhar o grande trabalho que A Tribuna de Comunicação tem realizado na nossa região como uma grande incentivadora dos campeonatos regionais de bandas e fanfarra.

Sr. Eduardo Santini, transmita o abraço deste Deputado em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o nosso agradecimento pelo grande incentivo às bandas e fanfarras da nossa região. Que Deus o abençoe. (Palmas.)

 

 O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Chamamos agora o Sr. Alexandre Silva, do Instituto Cultural Santa Izabel, para juntamente com o Deputado Marcelo Bueno, prestar uma homenagem ao Sr. José Carlos Martinho Ferraz, da Fanfarra Marcial Independente Águias Negras. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Será homenageado agora, o Sr. Aparecido Maurício César, da César Som Instrumentos Musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Neste momento, o Deputado Marcelo Bueno homenageia o Sr. Vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior, representado neste ato, pelo Sr. Gilberto Dalmasso. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar o Sr. Cavino Rocha Tanese, da Ocifaban, para junto com o Deputado Marcelo Bueno, prestar uma homenagem à Banda Marcial do Senai Luiz Varga. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Será homenageado agora o Sr. Arnaldo Ramos de Freitas Neto, da Fanfarra Marcial Independente de Pirassununga - FAMIP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar agora para ser homenageado o Sr. Luiz Fernando Guilherme, da JOG Instrumentos Musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Para ser homenageado agora, o Sr. Maestro Jeremias Caetano, representando o Prefeito Carlos Cezar Tamiazo, da cidade de Cordeirópolis. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Chamamos agora, o Sr. Gilson Eduardo Kurtz, para ser homenageado, representando Prefeito de Capão Bonito, José Carlos Tallarico Júnior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar agora, o Sr. Silvalldes Aparecido Ferreira, da Associação das Bandas e Fanfarras da região de Ribeirão Preto, para, junto com o Deputado Marcelo Bueno, prestar uma homenagem à Banda Marcial Municipal Santa Cruz da Esperança. (Palmas.) Irá receber o prêmio o Sr. José Roberto da Silva. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar agora o Sr. Milton Ferreira Fontelas, da Banda Marcial Municipal de Cristais Paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar agora o Sr. Wilson Lucchese Dias, da Odery Drums Instrumentos de Percussão LTDA. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos que fosse homenageado agora o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Serrana, Vereador Valmir Rosa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - Gostaríamos de chamar agora o Sr. Francisco Bertoncelo Danieleto, Prefeito Municipal de Bocaina, representado pelo Maestro Ronaldo Aparecido Lopes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - NIVALDO ALVES DA SILVA - O Deputado Marcelo Bueno chama agora para, junto com o Sr. Luiz Carlos Ferreira, homenagear a Sra. Graciete Laura Simões, diretora da Fanfarra Estudantil da Escola de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaríamos de chamar agora a Sra. Lucília de Castro Ferraz, Diretora da Banda Marcial Escola Municipal de Ensino Fundamental Mateo Bei. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaríamos de chamar o Sr. Roberto Guariglia, da Contemporânea Instrumentos Musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaria de chamar o Sr. Roberto Ricci, da RCF Scavone Instrumentos Musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaria de chamar o Sr. Teodoro Chiarantano Pavão, Gerente da Carbocloro S.A. Indústrias Químicas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaria de chamar o Vereador e amigo das bandas Luiz Carlos Costa, da Câmara Municipal de Cubatão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

 * * *

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Gostaria de chamar o Sr. Dr. Clermont Silveira Castor, Prefeito Municipal de Cubatão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Neste momento gostaria de convidar mais uma vez a Banda Marcial Santa Isabel para mais uma apresentação.

 

* * *

 

-  É apresentado um número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCELO BUENO - PTB - Senhoras e senhores, integrantes desta Mesa, autoridades presentes, homenageados, como Presidente desta sessão solene, como autor de projeto de lei que institui no Estado de São Paulo o Dia das Bandas e Fanfarras, que para mim é um projeto de lei que dá à cidade de Cubatão o título de Cidade Capital das Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, gostaria de agradecer a presença de todos que aqui se encontram nesta singela sessão solene em homenagem às bandas e fanfarras do Estado de São Paulo.

Como parlamentar desta Egrégia Casa de Leis, meu primeiro mandato como integrante desta Assembléia Legislativa que muito honra o Estado de São Paulo pelo seu trabalho junto à legislação estadual, o seu papel fundamental dentro do cenário político do nosso Estado e também da Nação, também como integrante da maior Casa de Leis estadual de toda a América Latina, sinto-me muito honrado em receber todos vocês nesta noite.

Gostaria de elencar cada um aqui presente, todos que fizeram parte deste trabalho, as bandas, a Banda de Santa Isabel, que deu um “show” aqui até pelas cores do uniforme, verde e amarelo, as cores da nossa seleção brasileira que, espero eu, acredito que cada um aqui presente também, traga para o Brasil o hexa. Mas neste dia a intenção é homenagear cada um aqui presente.

É fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. Conheci o trabalho dos regentes das bandas daqueles que dedicam a sua vida à música. Olhei o rosto de cada adolescente, de cada integrante, de cada jovem integrante nas bandas aqui e vi o carinho e amor que dedicam às suas atividades.

Tenho de confessar a todos os presentes que infelizmente não sei tocar nada. Não tenho o dom da música. Também não ousaria cantar porque o plenário se esvaziaria na primeira nota. Mas o importante é que me sinto e faço parte da família de Bandas e Fanfarras de São Paulo.

Dentre todos os que postularam os microfones, aqueles que utilizaram esta tribuna para falar a cada um de vocês, me vinha um sentimento de gratidão a Deus pela a oportunidade que tive de poder conhecer o trabalho de vocês.

Ao longo dos meus quase quatro anos de legislador paulista, pude neste final de ano de 2005 e começo de 2006 compartilhar alguns momentos que tive ao lado das bandas e fanfarras. Apresentei um projeto de lei que institui todo dia 4 de agosto, coloca no calendário turístico do Estado de São Paulo o Dia Estadual das Bandas e Fanfarras. Homenagem cada um que dedica sua vida aos jovens, aos adolescentes, aos adultos, aos mais experientes, que não quero dizer velhos, pois você tem cabelos brancos, mas não é velho, Luizinho, acho que é mais novo que eu se bobear, mas todos que fazem dessa atividade, deste momento, uma bandeira cultural para o nosso Estado de São Paulo.

Quero agradecer aos Prefeitos, gostaria também de mencionar as empresas que acreditam nestes jovens, não apenas na venda de instrumentos, mas no patrocínio de muitos destes campeonatos que são realizados em várias partes do Estado. E dentro disto quero dizer que agora, a partir de hoje, oficialmente, quero me colocar à disposição de todas as bandas, de todas as associações, a confederação, a todos que integram este trabalho magnífico musical que vocês exercem.

Mas como eu posso colocar o meu mandato à disposição? Sendo representante de vocês no Estado de São Paulo, lutando, sim, pela volta do campeonato estadual de bandas e fanfarras, que era então realizado no Estado de São Paulo, e oxalá seja novamente realizado ainda este ano, independentemente dos pleitos eleitorais; eu me coloco à disposição de vocês para erguer esta bandeira, para buscar o incentivo do Poder Executivo, para lembrar que vocês resgatam a cultura estadual e nacional em todos os momentos a cada instrumento tocado, a cada baliza feita e a cada fanfarra apresentada.

Quero dizer para todos os integrantes, que vocês têm um parceiro. Sinto-me grato a Deus. Sinto-me homenageado hoje por tê-los recebidos nesta Casa de Leis. Gostaria de parabenizar a todos e vou fazê-lo em breve no nosso coquetel no Hall Monumental.

Mas, acima de tudo, gostaria de deixar três coisas para vocês. Aprendi no início do mandato que três pequenas coisas jamais voltam atrás. A primeira delas, a flecha lançada. Quem lançou algum dia flecha em busca de um objetivo, de um alvo, de transformar as bandas e fanfarras num evento cultural em todo o Estado, este homem ou mulher, não sei, algum dia alguém lançou esse objetivo, alguém lançou essa flecha, essa flecha jamais voltará atrás. Ela está em busca do alvo.

A outra é a oportunidade perdida. Não quero perder a oportunidade de homenageá-los, não quero perder a oportunidade de trazer novamente o circuito, o campeonato de bandas e fanfarras ao nosso Estado de São Paulo e também não quero perder a oportunidade de vê-los quem sabe um dia no meu lugar como representante desta classe musical.

E a terceira, a palavra proferida. Que todas as palavras ditas aqui jamais voltem atrás, já foram ditas, que elas sirvam até de lição para cada um de nós, para que possamos construir através da música um Brasil e um Estado de São Paulo ainda melhor.

Com estas palavras agradeço a todos pelas músicas tocadas aqui e em nome da Mesa parabenizo todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, a todos os funcionários desta Casa e aqueles cujas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Quero agradecer, em especial, ao querido amigo Nivaldo Alves da Silva, que nos deu assistência a toda organização desta solenidade. Agora convido todos para um coquetel no Hall Monumental em homenagem às bandas e fanfarras do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 22 horas e 25 minutos.

 

* * *