06 DE JUNHO DE 2008

026ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "40 ANOS DO CIESP, CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - DIRETORIA REGIONAL DE PIRACICABA."

   

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

 

RESUMO

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Roberto Morais, para comemorar os 40 anos do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Diretoria Regional de Piracicaba. Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ANDRÉ GUSTAVO BANDEIRA

Vereador em Piracicaba e representando o Presidente da Câmara Municipal daquele município, parabeniza o Deputado Roberto Morais pela iniciativa de propor esta solenidade de homenagem ao Ciesp. Destaca a importância do Ciesp para a cidade de Piracicaba, colocando aquele município em nono lugar no quesito exportação no Estado de São Paulo. Cumprimenta todos que estão à frente daquela entidade.

 

003 - ÁLVARO AUGUSTO TEIXEIRA VARGAS

Diretor Titular do Ciesp - Piracicaba, sente-se honrado por representar o Ciesp. Recorda os primeiros fundadores que há 40 anos chegaram, estruturaram a Ciesp, consolidaram-na na região e deram a estrutura necessária para que a indústria crescesse naquela região. Fala da dificuldade da indústria em se firmar na sua atividade e produção e o papel do Ciesp em prestar toda assessoria.

 

004 - JOSÉ EDUARDO DE MENDES CAMARGO

Representando o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp/Ciesp do Estado de São Paulo, relembra a história da fundação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Destaca o lema "A indústria respeita a vida". Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, lê um poema de Guilherme de Almeida.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Faz entrega de placa comemorativa ao Dr. Álvaro Augusto Teixeira Vargas.

 

006 - Presidente ROBERTO MORAIS

Faz um histórico dos 40 anos do Ciesp, regional Piracicaba, destacando-lhe a contribuição para o desenvolvimento industrial de São Paulo e do Brasil. Lembra o papel social exercido pelo Ciesp Regional Piracicaba, para a melhoria da qualidade de vida, inclusão e promoção social. Comunica a publicação de projeto de lei de sua autoria que irá denominar os viadutos que dão acesso ao Distrito Industrial Unileste de Piracicaba, de Fiesp e Ciesp. Encerra a sessão.

 

***

 

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Morais.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.       

 

 

***

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - A Presidência passa a nomear as autoridades que compõem a Mesa: Dr. Álvaro Augusto Teixeira Vargas, Diretor Titular do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Diretoria Regional de Piracicaba; Dr. José Eduardo de Mendes Camargo, 3º vice-Presidente, representando o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp/Ciesp, Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; Vereador André Gustavo Bandeira, representando o Vereador João Manoel dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba.

  Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 40 anos do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Diretoria Regional de Piracicaba.

  Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do Maestro Subtenente PM Sérgio Contrimas Padoveze.

 

***

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece ao PM Sérgio, maestro subtenente, e a todos os seus músicos, sempre colaborando, abrilhantando as nossas sessões solenes nesta Assembléia.

  Anunciamos a presença do Sr. Hamilton Prado, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Mário Constanski, gerente do Departamento de Integração Regional -DIR-; Werner Odenheimer, diretor financeiro do Ciesp; Fausto Guilherme Longo, gerente da Fiesp e presidente da Associação dos Funcionários da Fiesp; Márcio Luiz Moral, gerente geral do Banco do Brasil de Piracicaba; Homero Scarso, gerente regional do Ciesp de Piracicaba; Sérgio Antonio Furtuoso, representando a Associação Comercial e Industrial da Cidade de Piracicaba.

  Concedo a palavra ao Exmo. Sr. Vereador André Gustavo Bandeira, neste ato representando o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Vereador João Manuel dos Santos.

 

O SR. ANDRÉ GUSTAVO BANDEIRA - Boa-noite a todos e a todas. Sr. Deputado Roberto Morais; Sr. Presidente da Ciesp, Ilmo. cidadão piracicabano, agora, Dr. Álvaro Vargas a quem tivemos o privilégio de homenagear recentemente na Câmara de Vereadores de Piracicaba; Camarguinho, representantes da nossa Cidade de Piracicaba; entidades, enfim todos que participam desta solenidade, trago o cumprimento, o abraço de todos os vereadores da nossa Câmara de Piracicaba; o presidente da Câmara não pode estar presente, mas represento-o, bem como toda a Câmara nesta comemoração dos 40 anos da Ciesp, regional de Piracicaba.

Queria dirigir-me, primeiramente ao nosso deputado, agradecendo e parabenizando-o pela iniciativa de propor esta solenidade de homenagem ao Ciesp. Cumprimento também o nosso presidente Álvaro Vargas e a Suely. O presidente tomou posse há pouco tempo e tem o auxílio de seu gerente, Homero, a quem cumprimento pelo trabalho desenvolvido junto ao Ciesp. Enfim, o Ciesp representa um segmento da indústria, na região de Piracicaba, que cresceu cresce muito nos últimos tempos. Piracicaba, hoje, é a nona cidade no Estado de São Paulo em exportação. Então, a responsabilidade em estar à frente dessa entidade é bastante grande.

Portanto, quero destacar a iniciativa de propor esta solenidade, e cumprimentar principalmente as pessoas que estão à frente dessa entidade, desejando saúde para que continuem a desenvolver o trabalho que tão brilhantemente têm feito por essa entidade, por nossa cidade e pela nossa região.

Muito obrigado a todos, uma boa noite e fiquem com Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Muito obrigado ao Vereador André Bandeira. Também fazendo parte da Mesa, Suely Aparecida Agostinnho, 2ª vice-diretora do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, diretoria regional de Piracicaba, a nossa mais nova cidadã piracicabana, que foi homenageada pela Câmara de Vereadores, na semana passada. Quero também agradecer a presença do Sr. Jonas Marioka, da TV Beira Rio. E fazer uma citação especial de um amigo, irmão, uma pessoa que me colocou na minha vida profissional, no rádio, em Piracicaba, Erotides Gil, que fez o cerimonial de criação do Ciesp.

Queremos também justificar as ausências do governador do Estado, José Serra; de Alberto Goldman, vice-Governador do Estado de São Paulo; de Luís Antônio Martinez Vidal, chefe de gabinete da presidência do Ciesp; de Rafael Cervone Netto, 1º vice-Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; de Lizete Ricci, chefe de cerimonial, justificando a ausência do Dr. João Sayad, Secretário de Estado; de Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Governo José Serra; do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; do Secretário Adjunto, Luciano de Almeida; de Dino Celso Garcia, chefe de gabinete do Deputado João Mellão Neto; de Marly Magro, Secretária do Desenvolvimento do Escritório Adjunto de Estado; de Mário Dresselt Dedini, do Grupo Dedini de Piracicaba; e de Antonio Carlos Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo.

  Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Álvaro Augusto Teixeira Vargas, diretor titular do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, diretoria regional de Piracicaba.

 

  O SR. ÁLVARO AUGUSTO TEIXEIRA VARGAS - Nobre Deputado Roberto Morais, a quem agradeço a propositura; nosso colega Camargo, vice-presidente, aqui representando o presidente da Ciesp/Fiesp, Paulo Skaf; nosso amigo Vereador André Bandeira; nossa amiga Suely, do Ciesp, demais autoridades, senhoras e senhores, sentimo-nos honrados por representar o Ciesp de Piracicaba e estendemos esta homenagem a todos os que contribuíram, de forma direta ou indireta, para o fortalecimento do Ciesp em Piracicaba e região.

  Quero recordar os primeiros fundadores que há 40 anos chegaram, estruturaram a Ciesp com o apoio, evidentemente, da Fiesp, consolidaram-na na região e deram a estrutura necessária para que a indústria crescesse, como tem crescido, uma indústria pujante como temos em nossa região.

  Sabemos que os desafios são gigantescos. Num País como o Brasil há concorrência, competição, e a indústria é competitiva. Mas isso não acontece por acaso. Mesmo com as barreiras na Educação, as dificuldades de ordem ambiental, legais, o industrial necessita ter foco na sua atividade e produção.

Aí, entra a mão amiga do Ciesp, que, junto com outras associações, consegue prover os treinamentos para que a indústria cresça de forma organizada. Desde o chão de fábrica até os executivos, todos encontram no Ciesp a orientação dos cursos e treinamentos. 

Há também o apoio no aspecto jurídico, nas questões legais. Há pouco tempo tivemos o problema da CPMF, que o nosso Presidente Paulo Skaf, junto com outros, conseguiu derrubar.

Também as dificuldades e as barreiras que tivemos com a Receita Federal.

Ao longo dos quarenta anos, várias dificuldades foram enfrentadas pelos diversos diretores executivos do Ciesp, e esse trabalho tem continuidade até os dias de hoje.

Sr. Presidente, nós nos sentimos honrados com esta homenagem e agradecemos por V. Exa. estar sempre presente, apoiando o Ciesp. Que esta homenagem nos faça sentir ainda mais entusiasmados com o trabalho que realizamos.

Precisamos sentir a responsabilidade e o entusiasmo necessários para o engrandecimento da indústria piracicabana e da região.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência registra a presença do Presidente do CDL de Piracicaba, nosso amigo Tadeu Ali.

Com a palavra, o Dr. José Eduardo de Mendes Camargo, 3o vice-Presidente, representando neste ato o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp/Ciesp - Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O nosso poeta.

 

O SR. JOSÉ EDUARDO DE MENDES CAMARGO - Depois dessa apresentação carinhosa, quero cumprimentar todos. Em nome do Presidente Paulo Skaf gostaria de iniciar cumprimentando nosso querido Deputado Roberto Morais, conhecido de tantas lides, o Vereador André Gustavo Bandeira, Presidente do Ciesp-Piracicaba, Álvaro Augusto Teixeira Vargas e, representando o poder feminino, Suely Agostinho. Entendo esta oportunidade de ter trazido o Ciesp para dentro da Casa não só como homenagem ao Ciesp de Piracicaba, mas ao Ciesp todo de São Paulo.

Estamos aqui na Casa que faz a história. Inclusive hoje, na “Gazeta Mercantil”, consta que o PIB de São Paulo no ano passado foi 298 bilhões de dólares, que seria praticamente o PIB da Argentina e do Chile, o nosso “Tigre Sul-Americano”, somados. Estamos aqui na Casa que faz a história de São Paulo trazendo uma outra Casa, o Centro das Indústrias de São Paulo, que vem fazendo a história da indústria no Estado de São Paulo.

Já que estamos falando em história, convém resgatar um pouco da história da fundação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Alguns anos atrás, tive a oportunidade, em Bucareste, capital da Romênia, de ter acesso à raiz da fundação do Centro das Indústrias de São Paulo. Um economista chamado Manoilesco pregava a industrialização no começo do século passado, numa época em que os países estavam eminentemente agrícolas. A obra de Manoilesco foi traduzida e trazida para o Brasil pelo embaixador Freitas Vale, um homem de grande cultura aqui em São Paulo, muito respeitado, filho do Senador Freitas Vale, que tinha a famosa Vila Kyrial, onde ocorriam os encontros dos políticos, dos empresários, da intelectualidade de São Paulo. Essa obra serviu de base de inspiração para o Roberto Simonsen, para o Matarazzo, que entenderam que o Brasil precisava criar uma instituição que fosse a mola propulsora da industrialização do país. Foi realmente a primeira instituição.

Há 80 anos iniciou-se a construção dessa entidade. Hoje estamos festejando os 40 anos do Ciesp de Piracicaba, um dos mais antigos do interior de São Paulo e, sem dúvida, um dos mais poderosos, um dos maiores Ciesps. Estamos vivendo um momento muito importante, gostaria de parabenizar essa iniciativa e dizer, em nome do presidente Paulo Skaf, que hoje o empresário cada vez mais está saindo em direção à sociedade, saindo dos muros da empresa para ir em direção aos políticos, à comunidade como um todo, em defesa do meio ambiente. Hoje, inclusive, na Avenida Paulista demos o famoso abraço no parque. Na Semana do Meio Ambiente, São Paulo e o interior todo estão se manifestando com plantio de árvores, caminhadas e corridas, mostrando essa postura do empresário em direção à preservação do meio ambiente com o lema “A indústria respeita a vida”. Dessa forma, para celebrar essa semana, aqui em São Paulo demos um abraço no Parque Trianon e no encerramento, no parque, celebrando a Semana do Meio Ambiente, foi lido um poema de Guilherme de Almeida.

  Finalizo meu pronunciamento, lendo esse poema justamente para celebrar essa semana, esse encontro, e essa postura do empresário, que cada vez mais entende que o seu papel na sociedade não é apenas gerar produtos e empregos, mas respeitar o meio ambiente, promover o desenvolvimento, se unir e ser a alavanca da sociedade para um Brasil melhor juntamente com pessoas e lideranças políticas e sociais. É um poema de Guilherme de Almeida, que compara o salgueiro com a mulher bonita: “O meu lindo galho de salgueiro

És magra, estranha e delicada

Flexível como um galho de salgueiro

Que um dia mergulhou na água estagnada

Do meu olhar hospitaleiro

E desde então nessa atitude

Vives eternamente perturbando

A superfície espiritual do açude

Que não dorme e vai sonhando

Mas todo sonho é como bolha dourada de sabão

O outono um dia virá tirar-lhe a derradeira folha

Com a sua mão cinzenta e fria

E entre juncais e folhas tortas

A flor do velho lago hospitaleiro

Hão de boiar as tuas folhas mortas,

Meu lindo galho de salgueiro.”

Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Quero agradecer, também, a presença do Sr. Nobumitsu Chinen, gerente geral do Jornal de Piracicaba; e da Sra. Nilza Tavolone, diretora titular do Ciesp de Americana e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Americana, representando o Prefeito neste evento.

  Neste momento, queremos prestar uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, entregando uma placa ao Dr. Álvaro Augusto Teixeira Vargas, diretor titular do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, diretoria regional de Piracicaba.

 

***

 

  - É feita a homenagem.

 

***

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Ilustríssimo Dr. Álvaro Augusto Teixeira Vargas, diretor titular do Ciesp, Piracicaba; Dr. José Eduardo Mendes Camargo, 3º vice-Presidente, representando o Dr. Paulo Skaf; Vereador André Bandeira; Suely Aparecida Agostinho, 2ª vice-diretora do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; senhoras e senhores presentes na Assembléia Legislativa, hoje aqui nos reunimos para comemorar os 40 anos do Ciesp, regional Piracicaba, cuja história, atrelada às lutas e conquistas que se desenrolam até os dias de hoje pela Fiesp/Ciesp, as elevam a condição de um dos principais atores de nosso desenvolvimento.

Na história contemporânea, a indústria paulista teve significativo avanço durante a Primeira Guerra Mundial, período no qual os produtos importados sofreram a escassez que as guerras proporcionam, impelindo ao crescimento da produção industrial local.

Neste contexto, a necessidade de união e concentração de forças foi percebida como essencial para a sustentabilidade do crescimento rápido - São Paulo contava com 4.458 indústrias em 1920 -, já ultrapassando os limites da Associação Comercial e Industrial, que nunca deixou de cumprir suas funções, mas a conjuntura rumava para horizontes mais distantes e complexos.

Foi então que no dia 28 de março de 1928 o Ciesp foi criado.

Seu papel agregador e suas ações catalisadoras provaram a competência de sua diretoria em assumir tais compromissos, desde a provisória, presidida por Jorge Street.

No entanto, o Brasil daquela época, assim como o Brasil de hoje, precisava crescer, e para tanto necessitava de visão política, planejamento e investimentos para sua completa e mais que necessária industrialização e conseqüente fortalecimento de suas bases produtivas.

Buscando encaminhar soluções com maior eficácia e menos riscos, o país assumiu uma política de sindicalização de patrões e trabalhadores e com o decreto de 1931, que instituía um modelo sindical baseado em associações de classe, Federações Estaduais e Confederações, o Ciesp passa a se chamar Fiesp.

A Fiesp, entretanto, ao acumular funções e encargos lançou mão da regionalização, compondo novamente os centros da indústria, os Ciesp's, no ano de 1942, no auge da Segunda Grande Guerra.

O sucesso desse modelo atravessou os tempos e assistimos hoje à formidável contribuição do corpo Fiesp/Ciesp para o desenvolvimento industrial de São Paulo e do Brasil como um todo, influenciando ativamente nas decisões políticas e nos encaminhamentos econômicos aos quais se deve o sucesso ou fracasso de nosso país, tranqüilizando-nos por termos a consciência de encontrarmos homens e mulheres de competência e visão comprovadas para atravessar as crises que assolam todo o mundo, especialmente os paises em desenvolvimento, onde se encaixa o Brasil.

O Ciesp Regional Piracicaba completa seus 40 anos fazendo parte desta história e ainda, além de suas funções, exercendo importante papel social, visando à inclusão, a melhoria da qualidade de vida e a promoção social.

Piracicaba hoje ocupa uma posição de destaque no cenário econômico brasileiro, sendo a 5ª maior cidade exportadora no Estado e a 15ª no Brasil, mérito de nossos trabalhadores e empresários, mas fruto, principalmente, da visão de líderes como os atuais e anteriores diretores da regional piracicabana do Ciesp.

O nosso Ciesp contribui de maneira preponderante para o progresso de toda a região de Piracicaba, sendo bússola e leme na condução de nossa gente rumo a um futuro que, certamente, trará cada vez mais progresso e qualidade de vida ao nosso povo.

Nesta noite, em que o Parlamento Paulista homenageia solenemente os 40 anos da diretoria piracicabana do Ciesp, gostaria de não apenas cumprimentar, mas principalmente agradecer a todas as diretorias da historia de nosso Ciesp, por sua inestimável contribuição, não somente para Piracicaba, mas para o desenvolvimento de nosso Estado e do nosso país.

E com imenso prazer, também gostaria de comunicar que o Diário Oficial do Estado de São Paulo, em sua edição de hoje, trás a publicação do Projeto de Lei 397/2008, de minha autoria, que irá denominar os viadutos que dão acesso ao Distrito Industrial Unileste de Piracicaba sinônimo do desenvolvimento de nossa cidade - de Fiesp e Ciesp - com mais uma justa e merecida homenagem desta Casa de Leis a quem tanto contribui para o nosso progresso.  Parabéns! Obrigado a todos e boa noite!

Parabéns ao nosso Ciesp, através de seus diretores presentes. (Palmas.)

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa, a nossa querida Dª.Yeda, sempre eficiente, funcionária da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

***

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 59 minutos.

                                                            

***