http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE AGOSTO DE 2011

026ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO SANTOS FUTEBOL CLUBE, PELOS TÍTULOS DO CAMPEONATO PAULISTA E DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido da Deputada Telma de Souza, ora à Presidência, para "Homenagear o Santos Futebol Clube, pelos Títulos do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores da América". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação do "Hino do Santos Futebol Clube" bem como da Taça Libertadores da América, conduzida por integrante do clube, ao som do hino "Leão do Mar".

 

002 - LUIZ ÁLVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO

Presidente do Santos Futebol Clube, destaca as manifestações de torcedores pelas conquistas do clube. Elogia a irreverência dos craques atuais. Fala da disputa do Mundial em Tóquio, em dezembro. Recorda a mobilização da cidade de Santos pela conquista da Libertadores. Informa que o gol de Neymar contra o Flamengo, tido como dos mais bonitos, será motivo de homenagem no clube. Acrescenta que o craque continuará no clube, apesar do interesse de time espanhol.

 

003 - EDUARDO SUPLICY

Senador, elogia as conquistas do Santos. Enaltece a beleza dos jogos e a repercussão na mídia após o último jogo contra o Flamengo. Recorda sua adesão ao clube, por afinidade familiar. Lembra conquistas de antigas e da nova equipe do time.

 

004 - MARIA LÚCIA AMARY

Deputada Estadual, informa que nascera na cidade de Santos e adotou o time local. Cumprimenta a direção, equipe técnica e os jogadores do clube, pelas conquistas. Cita expectativas quanto ao centenário da agremiação.

 

005 - CARLOS GRANA

Deputado Estadual, informa que a cidade de Santo André, que representa, tem muitos torcedores santistas. Lembra que seu nome, Carlos Alberto, fora dado em homenagem ao atleta do clube. Fala da criação de frente parlamentar de santistas, tendo em vista o Mundial de Tóquio, em dezembro. Elogia o trabalho da direção do clube pela harmonia.

 

006 - JOSÉ CÂNDIDO

Deputado Estadual, parabeniza as autoridades presentes. Fala da justeza da homenagem. Enaltece a alegria proporcionada aos brasileiros pelos craques santistas.

 

007 - LECI BRANDÃO

Deputada Estadual, agradece o carinho da população da Baixada Santista pelo seu trabalho artístico. Elogia a atuação política de Telma de Souza. Cumprimenta a administração do clube. Ressalta a beleza do futebol-arte.

 

008 - JOSÉ ZICO PRADO

Deputado Estadual, afirma que os torcedores do Santos vão além do saudosismo pelo tempo em que Pelé jogava no clube. Argumenta que o Santos é o melhor time brasileiro. Elogia a direção pelas melhorias nas instalações do clube, especialmente no gramado.

 

009 - CARLOS ZARATTINI

Deputado Federal, parabeniza a torcida do Santos por impulsionar o time. Destaca a representatividade do clube em âmbito nacional. Recorda os feitos lendários de Pelé. Faz paralelo com as mudanças políticas e econômicas brasileiras. Comenta a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.

 

010 - MARCO AURÉLIO

Deputado Estadual, endossa a fala dos que o antecederam. Lembra o milésimo gol de Pelé, e as declarações feitas pelo atleta, na ocasião, sobre a sua preocupação quanto às crianças brasileiras. Fala do encantamento das jogadas do time e seu reflexo entre as crianças e os jovens.

 

011 - Presidente TELMA DE SOUZA

Dá conhecimento e agradece mensagens alusivas ao evento.

 

012 – ROGÉRIO BARRETO ALVES

Secretário-adjunto de Emprego e Relações do Trabalho, representante do Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, afirma que a história do Santos merece o respeito dos brasileiros. Argumenta que é preciso valorizar os jogadores brasileiros, como Neymar, para que continuem atuando no País. Faz homenagem à cidade de São Vicente, pelo legado de atleta local. Apresenta felicitações do Governador Alckmin, torcedor santista.

 

013 - ANDRÉ DI FAZIO

Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, comunica que a gestão do clube serve de referência internacional. Cita a pujança econômica da região de Santos, com os projetos para ampliação do porto e da exploração do pré-sal. Dá conhecimento de inovações no estatuto do clube, como artigo sobre a responsabilidade social e preocupação ambiental. Cita convênio que beneficia jovens.

 

014 - Presidente TELMA DE SOUZA

Anuncia a apresentação do vídeo "Santos Tricampeão". Dá conhecimento da íntegra de homenagem, em placa que entregou ao Presidente do Santos Futebol Clube, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, ao som da marcha "Leão do Mar". Ressalta a magia do Santos Futebol Clube, bem como a atuação de ex-presidentes do time. Recorda questões suprapartidárias que envolvem o futebol. Lamenta o uso político do futebol, na época da ditadura. Lembra os valores de consciência de grupo, integração e solidariedade proporcionados pelo esporte. Elogia a maturidade do jogador Neymar e a elegância e cavalheirismo do atleta Ganso.

 

015 - REGINATO JÚNIOR

Faz narração esportiva.

 

016 - Presidente TELMA DE SOUZA

Destaca a importância da cidade de Santos na História e na economia brasileira. Lembra a paixão de seu pai pelo time. Faz louvação a Pelé. Lembra as glórias do Santos nas décadas de 50 e 60. Enaltece a geração dos "meninos da Vila Belmiro". Elogia o técnico Muricy Ramalho pelas conquistas recentes do "Peixe". Adianta que deve convocar a sessão solene em homenagem ao centenário do clube, no próximo ano. Anuncia apresentação do cantor Ricardo Peres. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de homenagear o Santos Futebol Clube pelos títulos do Campeonato Paulista, 19º, e da Copa Libertadores da América, terceira estrela.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente Músico PM Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ouviremos agora, como não poderia deixar de ser, o Hino do Santos Futebol Clube, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Santos Futebol Clube.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Antes de dar prosseguimento ao nosso ato, queria declinar as pessoas presentes, nossas autoridades. Se por acaso alguma pessoa que representa alguma entidade não tiver o seu nome declinado que, imediatamente fale com o Cerimonial. Gostaria que a minha assessora Cristiane Lima, que está ali no plenário, levante a mão e receba o nome da pessoa.

Temos presentes o senhor Gilberto Barbosa, vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol. Agradeço a todos, particularmente ao senhor Presidente. O Senhor Ney Cardoso, representando o Deputado estadual Antonio Salim Curiati; o Deputado Itamar Borges; a Deputada Maria Lúcia Amary; o Deputado Carlos Grana; todos os torcedores do Santos; o Deputado Marco Aurélio de Souza. Aliás, todos já pedem, viu Sr. Presidente, de antemão, não que a gente segure o Neymar, mas que a gente tenha, por favor, uma singela entrada toda vez que o Santos joga, porque a gente fica na fila do gargarejo. Não é pedir muito, Sr. Presidente.

Presentes também o senhor Francisco Kunimori, chefe de gabinete do CREA-São Paulo, e Presidente da Faeasp - Federação da Associação de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de São Paulo; o senhor Nilson Machado, representando a Santa Cecília TV-FM, e representando também o ex-Presidente do Santos, senhor Marcelo Teixeira; o senhor Cristian Lanfredi, delegado da Assessoria de Polícia Civil, representando o delegado-geral de Polícia senhor Marcos Carneiro Lima; o senhor Dave Lima Prada, representando a OAB de Santos; o engenheiro Silvano Lacerda, meu particular amigo, secretário de Obras, representando a senhora Márcia Rosa, minha querida amiga, prefeita de Cubatão; o senhor Anderson Moreira, representando a secretária de Esportes de Cubatão senhora René Castro; o senhor Marcos Afonso Zeli, conselheiro do Santos, da Torcida Jovem Capital; o senhor José Alberto Bassi, representando o senhor Gilberto do Carmo Nucci, secretário-adjunto da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Estado de São Paulo; a senhora Lizete Ricci, chefe do Cerimonial, representando o Secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, com quem eu estive na última segunda-feira. Eu, PT, e ele, PSDB, nós dois devidamente chamados a atenção pelo Conselho de Ética dos nossos partidos. É por isso que o Secretário Bruno Covas não está aqui, mas de coração ele está aqui, tenho certeza.

Registramos as presenças do senhor Francisco Dias da Cruz Neto, coordenador de articulação regional da representação do Ministério da Ciência e Tecnologia da Região Sudeste, representando o ministro da Ciência e Tecnologia senhor Aloizio Mercadante; do senhor Márcio Calves, diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, representando o seu presidente, senhor Michael Timm; do senhor José Carlos Peres, diretor-executivo do G4 Aliança Paulista - sede São Paulo, representando os clubes Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Nada como o Santos para ser suprafutebolístico; do senhor José Alberto Bassi, coordenador geral - CGEE da Prefeitura de São Paulo, Esportes, Lazer e Recreação; do senhor Murilo Amado Barietta, diretor de futebol feminino do Santos; do senhor Augusto Froes, diretor da Seção Santos Sempre Santos; do senhor Moacir Brandelero, diretor social e cultural do Santos; do senhor Luiz Carlos Rodrigues Morgado, conselheiro eleito do Santos Futebol Clube; do senhor Emerson Cholbi, vice-Presidente do Santos Sempre Santos; do doutor Amado Silva, Presidente do site Santos Sempre Santos; do Vereador Juracy Francisco, o Jura, da Câmara Municipal de São Vicente; do Vereador Celso Jatene, da Câmara Municipal de São Paulo. Agradeço as presenças dos dois vereadores.

Eu quero cumprimentar particularmente o senhor Governador Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; o sempre grande jogador, nosso símbolo Pelé; o senhor Edgard Mendes Baptista Jr, secretário municipal de Gestão; a senhora Linamara Rizzo Battistela, secretária de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; o senhor vice-Governador Guilherme Afif Domingos; o senhor Braz Antunes Mattos Neto, vereador, líder do PPS da Câmara Municipal de Santos; o senhor Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, Presidente da OAB de Santos; o senhor João Carlos Feracini, prefeito Municipal de Tupi Paulista; e os Srs. Deputados que aqui estão, além do senhor Sérgio Pereira dos Santos, gerente de comunicação e segurança de informações da Petrobras, unidade de Santos.

A nossa Mesa é composta pelo senhor Presidente do Santos Futebol Clube, Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro; pelo senhor senador, meu querido amigo, Eduardo Suplicy; pelo Tenente Barreto, representando o senhor Governador Geraldo Alckmin; pelo meu amigo pessoal senhor André di Fázio, representando o Conselho do Santos Futebol Clube, e porque não dizer pelos senhores e pelas senhoras.

E eu imediatamente apresento a Taça da Libertadores da América aqui no plenário. Uma salva de palmas para ela, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É apresentada a Taça Libertadores da América ao som do Hino do Santos Futebol Clube.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada.

Regimentalmente concedo a palavra ao senhor Presidente do Santos Futebol Clube, ao senhor senador, aos senhores deputados, ao senhor Luiz Barreto, ao senhor André di Fázio.

Por favor, senhor Presidente.

 

O SR. LUIZ ÁLVARO DE OLIVEIRA RIBEIRO - Deputada Telma de Souza, uma das torcedoras do Santos mais entusiasmada que eu conheci na minha vida, essa paixão herdada pelo seu pai, e certamente transmitida para as próximas gerações. Senador Eduardo Suplicy, meu amigo de mais de 60 anos, colegas no Colégio São Luiz numa época em que só nós dois éramos torcedores do Santos na década de 50 aqui em São Paulo. Éramos apontados meio como extraterrestres pelos corinthianos, palmeirenses e são paulinos. Era um bolão, podia ter entrado perfeitamente naquele time com Pelé, Pagão, Coutinho, Durval, excelente meio de campo clássico ao estilo do Ganso. Senhor André di Fázio, Presidente do Conselho, um batalhador incansável pelas causas do Santos, responsável por um trabalho magnífico que acabou gerando o novo Estatuto do Santos, que é uma obra prima de democracia, transparência, de governança e que certamente vai servir de alicerce para que o Santos continue a sua vocação de protagonista dos campeonatos que participa, e mais do que isso, campeão das disputas que se envolve.

Eu fico especialmente emocionado em ver essa homenagem feita pela Assembleia, porque acho, sem nenhuma modéstia, Deputada, que o Santos merece. Na verdade as ruas têm reverenciado o Santos de todas as maneiras. Torcedores de outras equipes constantemente falam conosco respeitando esse time que o Santos coloca no gramado, o talento desses Meninos da Vila, a forma diferente que o Santos resgatou do estilo do futebol brasileiro, irreverente, goleador, vencedor, e todos reconhecem que era esse o Santos que todos precisávamos ver.

Quase 50 anos se passaram da nossa última conquista da Libertadores, e quase 50 anos se passaram da possibilidade de disputarmos o título Mundial como vamos fazê-lo em dezembro, em Tóquio. Os títulos que conquistamos nesse pequeno período de um ano e pouco, poucos meses, de Campeão Paulista, Campeão da Copa Brasil, inumeráveis títulos das equipes de base, do futebol feminino que foi Bicampeão da Libertadores, foi Campeão da Copa Brasil, tudo isso fez para nós, santistas, um resgate do nosso amor próprio. Ando pelas ruas e vejo que as pessoas envergando a camisa do Santos sentem o orgulho de estarem vestindo esse nosso manto sagrado.

Quem esteve na cidade de Santos na semana que antecedeu a disputa contra o Peñarol pôde ver os prédios decorados com a bandeira do Santos, numa manifestação não organizada e espontânea que demonstra essa paixão incandescente que nós temos pelo Peixe. E eu, mero torcedor de arquibancada, que vibrava com as conquistas do Peixe na sua época mais heroica no começo em 55, no nosso primeiro título paulista que eu pude ver, deixamos de ser o campeão da técnica e disciplina para em 56 ostentarmos o título de Bicampeão Paulista já com o Pelé iniciando a sua carreira, e que agora a gente vê esses meninos, em especial o Neymarzinho que teve chance de nos brindar um dos mais notáveis gols que eu já vi na minha vida. O primeiro gol na partida contra o Flamengo, do Neymar, foi uma pintura renascentista. Nós achamos que ele merece uma placa especialíssima na Vila Belmiro. (Palmas.) E vamos fazê-la. Mas, mais que a colocação da placa, num pleito de justiça ao talento e ao amor que ele demonstra pelo Santos, nós queremos fazer uma festa magnífica para mostrar ao mundo que Neymar é do Santos, que Neymar tem condições de ser escolhido o melhor jogador de futebol do mundo jogando no Santos. É por essa razão que hoje ditei ao nosso jurídico que responda a carta que o Real Madrid nos mandara dizendo que o Santos não tem interesse em vender o Neymar. (Palmas.) O Neymar é patrimônio do Clube, é patrimônio da Cidade, é patrimônio do Estado, é patrimônio do Brasil, e nós vamos poder sinalizar ao mundo mantendo o garoto aqui, que não somos mais aquelas republiquetas exportadoras de matéria prima, que nós conseguimos criar e manter os nossos ídolos para que 190 milhões de brasileiros possam incentivar e acompanhar o talento de um jogador como Neymar. Neymar não é só um excepcional jogador de bola, Neymar é um fantástico comunicador, Neymar é um fazedor de moda, formador de opinião, com a sua simplicidade. Estou vendo o Gordinho, Presidente da Jovem. Numa noite em dezembro, a Jovem fez uma festa muito bonita lá na quadra e levamos o Neymar com a maior simplicidade do mundo. Ele tirou fotografia com as 10 mil pessoas que estavam lá, autografou as camisas com uma simplicidade que aparentemente seria incompatível com um gênio e com um ídolo que ele é. Mas ele é uma pessoa como a gente, simples como a gente, e isso o faz maior.

Eu queria para não me alongar, agradecer a Deputada Telma de Souza, aos Deputados que compõem a Assembleia Legislativa de São Paulo e ao seu Presidente Deputado Barros Munhoz, pela lembrança e a ideia de fazer esta homenagem ao Santos. Acho que homenageando o Santos na data de hoje a Assembleia homenageia o futebol brasileiro, a Assembleia homenageia o país onde vivemos. A Assembleia homenageia esta vontade que se espalha nas pessoas de trazer os seus ídolos para debaixo dos seus olhos e fazê-los jogar aqui e demonstrar o seu talento aqui, contendo a arrogância dos clubes europeus que se julgam os donos do futebol mundial porque têm um pouco mais de dinheiro, e cada vez mais pouco dinheiro em função da crise europeia, e que não são mais os predadores que levam os nossos talentos lá para fora.

Resistimos em agosto do ano passado, mantivemos Neymar e o Ganso. Recebemos do Presidente da República uma homenagem. Ele nos recebeu a todos e nos parabenizou. O Presidente Lula, na ocasião, disse uma frase que me marcou: “Nós não podemos exportar matéria prima, temos que exportar produto acabado. Não vamos exportar minério de ferro, vamos exportar chapa de aço, geladeiras e automóveis porque isso gera riqueza no Brasil, gera impostos, gera empregos, gera uma nova posição do Brasil no contexto internacional”. “Mutatis Mutandis”, acho que fizemos isso no futebol. Então, a homenagem feita pelo Presidente fazia todo sentido em função de um novo país que hoje nós vivenciamos, respeitado lá fora, importante na economia mundial, imune as crises que atravessam os países de economia aparentemente mais avançadas.

Muito obrigado, Deputada Telma de Souza, por essa demonstração de sensibilidade. Esteja certa que a paixão que nós, santistas, temos pelo Santos reacendida por uma cerimônia como essa, vai trazer ainda mais alegria e nos deixar preparados para a grande batalha do fim do ano lá em Tóquio. Contamos com todo mundo lá. Um abraço. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada, senhor Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro.

Antes de passar a palavra para o próximo orador, o Senador Eduardo Suplicy, eu queria declinar a presença do nosso Deputado federal Carlos Zarattini. Pediria que ele pudesse se juntar a nós aqui na nossa Mesa, por favor. (Palmas.)

Então, por favor, Senador Eduardo Suplicy, a palavra é com o senhor.

 

O SR. EDUARDO SUPLICY - Querida Presidente Deputada Telma de Souza, emérita ex-prefeita de Santos, e sempre torcedora ardorosa do Santos Futebol Clube; queridos Deputados Estaduais José Cândido, Maria Lúcia Amary, Carlos Grana, Itamar Borges; caro Deputado federal Carlos Zarattini; senhor Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube, André di Fázio; senhor Roberto Barreto Alves, secretário-adjunto da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, que aqui representa o senhor Governador, torcedor do Santos, Geraldo Alckmin; Deputado Marco Aurélio de Souza; senhor Gilberto Barbosa, vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol; e meu caro amigo desde menino, torcedor maior do Santos e hoje Presidente do Santos Futebol Clube, senhor Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, meus cumprimentos, por estar conduzindo o nosso time desde o primeiro momento que assumiu a Presidência de uma maneira tão bonita, tão unificadora, harmonizadora de todas as forças que compõem o Santos Futebol Clube, e que felizmente tem, como ele acaba aqui de nos dizer, realizado um esforço para que os nossos fantásticos Meninos da Vila possam permanecer no Santos e fazer com que o nosso time esteja galgando e realizando feitos fantásticos como ser Campeão Paulista de Futebol, Campeão Brasileiro, Campeão da Taça Libertadores da América. E mesmo quando às vezes sendo derrotado como é parte do futebol, quando às vezes empatando o jogo, os últimos dois jogos foram tanto difíceis para nós, mas mesmo perdendo o Santos Futebol Clube proporcionou alguns dos mais belos jogos de futebol que nós tivemos oportunidade de assistir. Não foi apenas o gol fantástico e lindo do Neymar, o primeiro gol contra o Flamengo, mas toda partida ali foi uma coisa fantástica, que fez com que o próprio Ronaldinho, um jogador tanto querido para nós, resolvesse despontar lá na Vila Belmiro e fizesse jogadas tão formidáveis que fizeram com que o jogo Flamengo x Santos fosse tantas vezes repetido. Quem assistiu o jogo bastava ligar a televisão a qualquer hora do dia ou da noite e estava uma das emissoras reproduzindo aqueles gols, aquele jogo fantástico que emocionou a todos os presentes na Vila Belmiro e a todas pessoas no Brasil e no mundo que assistiram o formidável Santos Futebol Clube diante do Flamengo num dia tão inspirado do Ronaldinho.

Muitos aqui sabem, o Luiz Álvaro aqui sabe, que eu me tornei um torcedor do Santos como o próprio Luiz Álvaro por razões de afinidade familiar, meu avô Luiz Suplicy morava em Santos, meu pai, adolescente aos 16 anos, foi um dos fundadores do Santos Futebol Clube, e participou dos primeiros jogos ainda do Santos como um time amador, participava de campeonatos e tudo. O Luiz Álvaro, outro dia me disse que achou o nome do meu pai numa ata de reunião de 1912. Há 100 anos o Santos foi fundado. Pois bem, como é próprio de um pai que gosta tanto dos filhos, ele gostava de me levar para assistir o Santos Futebol Clube quando eu era menino e aí eu passei a ser torcedor do Santos e ia ao Pacaembu, ia à Vila Belmiro. E mesmo antes do Pelé eu soube apreciar tão bem times como aquele do Manga, Ivan, Ramiro, Formiga e Zito, 109, Toninho e Nicássio, Vaz, Vasconcelos e Tite. E depois entraram Pelé, Pagão, Mengalvio, Pepe, Durval, um número infindável, Del Veccio, Zito. São jogadores que ficaram na minha memória. Felizmente temos agora Ganso, Neymar e Elano que, mesmo às vezes errando um pênalti, tem feito jogadas tão fantásticas. Sabemos que o Elano vai acertar tão bem para que fiquemos contentes.

Então, querida Deputada Telma de Souza, você está de parabéns, e toda Assembleia Legislativa por estar homenageando esse glorioso alvinegro praiano. Só peço desculpas porque eu tenho um encontro com um desembargador para o qual eu estou atrasadíssimo, mas eu não podia deixar de lhe dar um beijo e um abraço e a todos vocês santistas, aqueles que respeitam e gostam também de assistir o Santos Futebol Clube. Parabéns, vida longa a todos os craques e ao Santos Futebol Clube. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Antes de passar a palavra para os nossos deputados, eu queria também declinar as presenças do pastor Papilón, que é diretor do Conselho Metropolitano de Pastores, muito obrigada; da senhora Maria Dinalva de Carvalho Lisboa, do Núcleo de Liderança das Mulheres da Zona Noroeste; do senhor Adonis Mariano Filho, do Movimento Popular da Zona Noroeste, e do senhor Bruno Rodrigo, jogador do Santos, e que está ali ao lado do Vaguininho, meu assessor . Obrigada pela presença.

Preciso fazer duas correções: a primeira correção é que eu anunciei o sargento Barreto como tenente. Me desculpe. Mil desculpas realmente. E o Cerimonial me informa que esta Sessão Solene será transmitida na íntegra pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 06, às 21 horas pelos canais TVA canal 66, e NET canal 13, e também pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Estão presentes quatro deputados estaduais, vamos começar evidentemente com a dama, a Deputada Maria Lúcia Amary, e vamos deixar para o fim o Deputado Marco Aurélio de Souza, porque o filho dele nasceu há uma semana e colocou no menino - o que é uma crueldade - uma camisa do Santos. Ele está procurando no lap top dele a foto para projetar para gente. Então nós estamos dando um tempo para ele achar a foto, mas se não achar, eu já divulguei. Assim, vamos ouvir os nossos três deputados. Por favor, Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom-dia a todos e a todas, queria cumprimentar a Presidente da Mesa, Deputada Telma de Souza, Senador Eduardo Suplicy, nossos Deputadod José Cândido, Edson Ferrarini, Simão Pedro, Carlos Zarattini. Cumprimento o senhor Presidente do Santos Futebol Clube, senhor Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, e o senhor André di Fázio, conselheiro deliberativo.

Queria ser breve, mas como santista de nascimento e santista de time, queria cumprimentar a Telma de Souza como deputada pela grande iniciativa de homenagear o nosso Santos num ano de tantas conquistas, tantas vitórias, uma Taça Libertadores da América, e tantas outras vitórias do nosso Santos. E quero dizer que eu tenho uma ligação praticamente umbilical, porque o meu saudoso tio Nicolau Moran foi da diretoria do Santos Futebol Clube e, inclusive, faleceu num torneio no Chile quando o Santos disputava um torneio Sexagonal. Enfim, isso traz pra gente no coração um amor pelo Santos desde a infância.

Quero cumprimentar toda a diretoria do Santos na pessoa do Presidente, senhor Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, mas também quero cumprimentar todos os jogadores pelos gols, pelos gols históricos que fizeram, pelas partidas, pelas glórias que nos deram; as torcidas organizadas que dão ânimo ao jogo, levantando cada vez mais o time, a equipe técnica, enfim, todos aqueles que contribuem para o Santos durante toda a sua história. Parabéns ao Santos de Pelé, de Neymar, do Robinho, e de tantos outros jogadores que fizeram a história ao longo dos 100 anos que o nosso time fará no ano que vem. Parabenizo todos vocês, e que Deus possa trazer muitas bênçãos, muitas glórias e principalmente muitas conquistas.

Parabéns a todos vocês que constróem a história do nosso Santos, levando o nome internacionalmente com manchetes extremamente positivas e com gols históricos que vamos assistindo. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Um abraço, Deputada Maria Lúcia Amary.

Eu pediria para usar a palavra o nosso companheiro Deputado estadual pela região do ABCD Carlos Grana. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS GRANA - PT - Bom-dia a todos e a todas, Deputada Telma de Souza, senhor Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, senhor Presidente do Conselho Deliberativo André di Fázio; Senador Eduardo Suplicy, Deputado Carlos Zarattini, e representante do Governador.

Falar de Santos é uma paixão, porque talvez a cidade que tenha mais santistas depois de Santos, evidentemente, é a cidade de Santo André, da qual tenho orgulho de ter nascido e ser um deputado que foi indicado e eleito pela cidade a partir de Santo André. E a minha história com o Santos começa do nascimento porque meu nome é Carlos Alberto Grana por sobrenome da família italiana, mas em homenagem ao nosso eterno capitão Carlos Alberto Torres, e o meu irmão também homenageia no nome o nosso grande Clodoaldo. Então, é uma família de santistas, da qual temos muito orgulho. Eu costumo dizer que eu sou petista, metalúrgico e santista.

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Traiu o Lula, ele é corinthiano.

 

O SR. CARLOS GRANA - PT - O Lula, acredito que ele já foi santista. E ele já está recuperando esse histórico e deve voltar a defender.

Então, acho que é justa esta homenagem. Quando eu não era ainda deputado, vi uma homenagem ao Centenário, amigos e companheiros corinthianos. E eu disse, quando eu for Deputado eu tenho certeza que vou participar de uma homenagem ao nosso querido Santos, o nosso Peixe da Vila Belmiro.

Estamos na Assembleia e aqui há várias frentes: Frente da Moradia, Frente da Saúde, Frente da Educação. Senhor Presidente, nós vamos montar aqui com a liderança da nossa guerreira Deputada Telma de Souza uma Frente dos Santistas, o Santos Campeão Mundial, e vamos ver se essa Frente poderá estar presenciando fisicamente, pessoalmente, esse nosso grande marco do Campeonato Mundial em Tóquio.

Então, vida longa ao nosso Santos. Parabéns a todos e parabéns a todas. E mais, eu acho que todos nós temos que reconhecer o trabalho que o Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro tem feito à frente do nosso querido Santos. Dá orgulho a cada entrevista, a cada declaração, uma visão. Porque o time tem que ser composto por um conjunto: os jogadores, seus dirigentes, os torcedores. Tem que ter harmonia. Então, foi-se o tempo em que a gente via muitos conflitos num time de futebol. E hoje nós sentimos muito orgulho porque com a visão de futuro, com a experiência que tem dessa trajetória maravilhosa, há sempre uma visão estratégica do futebol como uma grande paixão nacional, mas também como grande fonte de riqueza, de oportunidades, de geração de empregos e dar felicidade a milhões e milhões de brasileiros.

Muito obrigado. Parabéns a todos e a todas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Agradeço as palavras do Deputado Carlos Grana.

Peço uma salva de palmas para a nossa querida Deputada estadual Leci Brandão. (Palmas.) Pediria que ela sentasse conosco.

Queria pedir para o senhor Leandro Lima, meu Chefe de Gabinete, para que ficasse aqui com a gente. Você sabe por um acaso quantos santistas, quantos torcem para o Santos? Ele é são paulino. Para ver como o Santos é democrático: a Deputada torce para o Santos, o Chefe de Gabinete torce para o São Paulo, e o filho joga no Santos. Senão isso dá justa causa, demissão já.

Vai dar entrada nesta Casa um novo requerimento desta Deputada para uma Sessão Solene para o ano que vem para comemorar os 100 Anos do Santos Futebol Clube. Espero que todos estejamos aqui. (Palmas.) Essa vai ser uma festa mais do que arromba.

Eu passo imediatamente a palavra para o nosso querido Deputado José Cândido. Depois dele, para a Deputada Leci Brandão, que vai se sentar ao lado do nosso Vereador Adilson Júnior, nosso mascote do Partido dos Trabalhadores lá em Santos,. Por favor, Deputado José Cândido.

 

O SR. JOSÉ CÂNDIDO - PT - Eu pedi a palavra para cumprimentar e homenagear o nosso Presidente, e cumprimentar e homenagear também a nossa Deputada Telma de Souza.

Em nome do Presidente, eu queria cumprimentar todos os santistas que já foram elecandos aqui pela nossa Deputada, e também todos os torcedores que estão aqui. E em nome da Deputada Telma de Souza, quero parabenizar a presença de todas as autoridades que já foram elencadas.

Queria dizer ao senhor Presidente e para vocês santistas que é muito justa esta homenagem aqui na Assembleia Legislativa. Por aqui já passaram várias homenagens. Estou aqui no começo do meu segundo mandato e eu esperava este momento, de ver aqui o Santos Futebol Clube sendo homenageado. Por que eu digo isso? O Santos é motivo de alegria, não para os santistas tão somente, é motivo de alegria para todos os brasileiros. Não existe nenhuma Copa do Mundo que não tem um tempero de jogador do Santos e os mais craques. Eu tenho observado isso na minha caminhada que tenho torcido pelo Santos Futebol Clube.

O que podemos fazer aqui como Deputado? Se é esta a homenagem, por que não? Eu quero dizer a Deputada Telma de Souza que ela acertou em cheio quando trouxe pra cá esta homenagem, e vai acertar pela segunda vez caso possamos homenagear os 100 anos do nosso glorioso time.

Parabéns a todos os santistas que estão presentes, e aqueles que estão ausentes e não puderam vir. Parabéns ao senhor Presidente. Presidente, pode se sentir orgulhoso, você preside o melhor time do Brasil e o melhor time do mundo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Obrigado, Deputado José Cândido.

Agora enquanto o Deputado Marco Aurélio procura a foto do filho no lap top, eu vou passar a palavra para a queridíssima Leci Brandão. (Palmas.) E depois para outro santista da gema, o

Deputado José Zico Prado. Daqui a pouco teremos um time para o Santos aqui. (Palmas.)

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Que Deus abençoe, proteja e ilumine todas as pessoas que aqui estão.

Deputada Telma de Souza, V.Exa. não sabe da minha honra, da minha alegria de ter sido convidada para esta Sessão Solene. Quero dizer que embora eu seja uma carioca de Madureira e Mangueirense, a Baixada Santista sempre teve muito carinho e reconhecimento para com o nosso trabalho artístico. Afinal de contas, eu sou artista há 36 anos, mas estou Deputada agora, porque este Estado de São Paulo há 25 anos me adotou, me reconheceu, devolveu a minha autoestima e eu nunca nego o meu carinho, o meu amor e a minha gratidão ao Estado de São Paulo.

Mas no Estado de São Paulo, a Baixada Santista sempre deu um espaço com muita dignidade para que a gente pudesse sobreviver através do trabalho artístico, e também conseguimos lá obter com muita honra alguns votos para que pudéssemos chegar até esta Assembleia.

A Deputada Telma de Souza  me chama atenção não agora, eu já conheço há muitos anos, já tive o prazer de subir em muitos palcos para cantar em outras campanhas dela, e quando cheguei aqui, tive a honra de encontrá-la. Sempre fico sentadinha aqui no plenário quando a Deputada vai a tribuna, porque a forma dela falar, a forma até dela debater, é simplesmente fantástica. Porque ela conhece política, ela tem consciência social, e acima de tudo é uma mulher que tem elegância para o debate, e isso faz a diferença. Somos poucas mulheres nesta Assembleia.

E por que eu estou dizendo que fiquei contente? Porque eu nunca tive o prazer de estar próximo do Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, eu o acompanho pela mídia. Acho que ele é um Presidente guerreiro, diferente de outros Presidentes, ele briga realmente pelo time, pelos jogadores. (Palmas.) Está fazendo de tudo para manter esse momento especial no Brasil. Vou dizer para o senhor Presidente, que ando o Brasil inteiro e tenho o prazer de ter na minha equipe o senhor Roberto Almeida, um assessor parlamentar de muita importância estratégica dentro do meu gabinete. Ele cuida das questões sociais, e é um santista. Quando o Santos joga, ele vem para cá trabalhar com a bandeira e a camisa, bota o paletó por cima. E ninguém fala nada e nem pode falar.

O que eu observo no Brasil inteiro é hoje quando tem um jogo do Santos, as pessoas agora fazem questão de ligar a TV para assisti-lo. Não interessa com quem ele vai jogar, pode ser com o próprio time da pessoa, mas ela quer ver o futebol brasileiro. O futebol brasileiro, que o povo brasileiro, que a comunidade gosta, está sendo mostrado pelo Santos. É indubitável. Ninguém vai contestar você ao dizer que hoje quando o Santos vai jogar o povo vai para os campos do Brasil assistir um espetáculo de futebol. Não é aquela coisa grosseira, não tem violência. Como falamos popularmente, não tem pipoqueiro, tem jogador de futebol, do futebol arte que o Brasil precisa, inclusive, para ganhar a Copa. Precisamos desse futebol, precisamos recuperar.

Então, eu queria agradecer a oportunidade, agradecer a torcida santista que sempre também nos prestigiou. Já fui fazer show para a Torcida Jovem Santista, que é um povo maravilhoso, educado, disciplinado, carinhoso e, sobretudo, alegre.

Que Deus abençoe o senhor e toda a sua diretoria. Quero agradecer os meus amigos aqui deputados do Partido dos Trabalhadores pela forma carinhosa que sempre me tratam aqui dentro da Assembleia, embora eu seja do PCdoB, mas nós temos muitas coisas afins, e vocês sabem disso. Obrigada por tudo.

Quero agradecer a oportunidade, e peço licença para me retirar, porque tenho que levar minha mãe ao médico agora à tarde e, inclusive, estou com vôo marcado.

Muito obrigada, Deputada Telma de Souza. Que Deus a abençoe, caminhos abertos. E que Deus abençoe, ilumine e proteja toda a torcida santista, o futebol brasileiro, e essa homenagem que é uma homenagem honrosa e, sobretudo, merecida. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Agora, antes de você vir, Deputado Marco Aurélio, eu vou passar a palavra para o Deputado José Zico Prado, depois para o Deputado Carlos Zarattini e depois para você. Deputado José Zico Prado, por favor.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Bom-dia a todos e a todas, quero parabenizar a Deputada Telma de Souza por esta Sessão Solene e por termos a condição de mostrar aqui para a Assembleia Legislativa o time do nosso coração, porque desde pequeno muitos chamam a gente de Pelezista, mas o Pelé continua santista e nós continuamos santista também. Então, não é só do Pelé, agora temos Neymar e tantos outros jogadores que o Santos já revelou para este país.

Senhor Presidente, temos o maior orgulho de ter vocês aqui na Assembleia Legislativa neste momento, porque o Santos com toda competitividade que tem e pela concorrência de jogadores, você conseguiram segurar o Neymar. Nós, santistas, temos o orgulho de termos um dos melhores jogadores do mundo do momento, e isso para nós é importante. Apesar do Santos estar na zona de rebaixamento, isso fica doído um pouco, mas a gente sabe que é momentâneo. Fomos campeões tantas vezes, e com certeza vamos continuar não só sendo santista, mas torcendo para o melhor time do Brasil e do Estado de São Paulo.

Deputada Telma de Souza, tendo você lá em Santos, nós vamos torcer para você ser a prefeita para dar também a oportunidade que o campo precisa, porque hoje o campo do Santos está muito melhor do que estava um tempo atrás. Você sabe disso, dá gosto de ver aquele gramado. Nos 4 a 5 contra o Flamengo, a gente sofreu bastante, mas o campo favoreceu muito para termos um jogo tão bonito como aquele.

Então, Deputada Telma de Souza, quero cumprimentá-la e a todos os torcedores do Santos do Estado de São Paulo e do Brasil, e a você, Presidente, porque nós temos o maior orgulho de ter um Presidente que além de ser santista está fazendo de tudo para que o Santos seja o melhor time do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Nosso próximo orador é o Deputado Carlos Zarattini. Por favor, Deputado Carlos Zarattini.

 

O SR. CARLOS ZARATTINI - Bom dia a todos. Quero em primeiro lugar cumprimentar a nossa Deputada Telma de Souza diante dessa brilhante iniciativa de promover essa sessão em homenagem ao nosso time, ao nosso grande Santos. Deputada Telma de Souza que já foi prefeita da cidade, e quem sabe vamos trabalhar para que seja prefeita novamente.

Cumprimentar aqui o nosso Senador Eduardo Suplicy, Deputada Maria Lúcia Amary, deputado Carlos Grana, meu xará, também sou Carlos Alberto, xará também, tem tudo a ver. Deputado Marco Aurélio de Souza, de Jacareí, Deputado José Cândido e a Deputada Leci Brandão. Quero cumprimentar aqui os vereadores Celso Jatene, grande santista que lutou pelo nosso time na Câmara Municipal, o vereador Adilson Júnior lá de Santos, o vereador Jura, de São Vicente. E cumprimentar também o Sr. Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do nosso glorioso time, o Sr. André di Fázio, Presidente do Conselho Deliberativo, e o Sr. Gilberto Barbosa, que é o vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol. E cumprimentar a nossa gloriosa torcida santista, que é quem luta, quem batalha, quem vai aos campos fazer aquela massa guerreira que acompanha o time do Santos, e que impulsiona o time muitas vezes nos momentos mais difíceis.

Para nós hoje é um prazer estar aqui. O Santos não é um time da cidade de Santos, não é um time da Baixada Santista, é um time do Brasil. É o time do nosso País. E é o time que sabe representar o nosso país lá fora, e que criou uma lenda internacional, mostrou a qualidade do nosso futebol, mostrou a capacidade do nosso País no esporte.

E isso agora tem tudo a ver com esse momento que nós vivemos no Brasil, o momento de grande desenvolvimento, de distribuição de renda, de democracia, onde o país dá sinais que cada vez vai mais a frente. E não é ir a frente só nos índices econômicos não, vai a frente em todos os campos. Nós vamos a frente, inclusive, na área esportiva, com a realização da Copa do Mundo, depois vamos realizar Olimpíada. Não adianta aqueles que são do contra ficarem dizendo que nada vai dar certo, porque vai dar certo sim, porque o nosso povo brasileiro quer que dê certo. O nosso povo brasileiro acredita no país, e acredita que vamos poder evoluir muito.

Então, parabéns a nossa diretoria do Santos, parabéns a nossa torcida, porque nós estamos construindo um futebol leve, alegre e guerreiro, que está fazendo com que o nosso país cada vez mais acredite nas suas próprias forças, na força do nosso povo. Parabéns a vocês. Vamos continuar batalhando, levando o nosso Santos para um futebol cada vez melhor, e para ser campeão sempre, porque essa é a nossa meta, a meta do nosso grande Santos.

Parabéns, Deputada Telma de Souza, vamos à luta. Sr. Presidente, bota força no time lá que nós precisamos ir pra frente. Obrigado gente, parabéns a vocês. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Está todo mundo numa elegância. Ninguém passa de três, quatro minutos.

Por favor, Deputado Marco Aurélio de Souza, você por ser um recém pai, tem direito de fazer três minutos e meio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO DE SOUZA - PT – Obrigado, Deputada Telma de Souza. Bom dia a todos. Quero cumprimentar a Presidente desta Sessão nossa Deputada Telma de Souza, e o nosso amigo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do Santos, e na pessoa de vocês permita-me cumprimentar toda a Mesa de autoridades, pessoas que estão conosco aqui presidindo esta sessão, e na pessoa do nosso também jogador, o Sr. Bruno Rodrigues, cumprimentar todos que aqui estão presentes acompanhando esta Sessão Solene.

Primeiro quero parabenizar a Deputada Telma de Souza, pela iniciativa brilhante de fazer esta sessão. Merecida ao nosso Santos, mas que na verdade representa o Brasil na linha de frente do futebol. Então, parabéns a você pela iniciativa e por esse trabalho que está fazendo.

Quero somar todas as palavras que já foram ditas de homenagem ao Santos pelos títulos que vem conseguindo, e pelo sucesso que vem conseguindo. Mas quero dar um agradecimento especial ao nosso Presidente Luiz Álvaro. Estava até lembrando aqui, Deputada Telma de Souza, quando daquele milésimo gol, quando o Pelé fez no famoso jogo contra o Vasco, colocaram o microfone na boca dele e ele pediu para que a gente cuidasse das nossas crianças. Evidente que tem ene ações que podem ser feitas para cuidar das crianças, adolescentes e dos jovens, mas uma das coisas mais importantes é a gente poder criar referências e lideranças da nossa sociedade onde as pessoas possam se espelhar. Onde as pessoas possam caminhar e ver neles exemplos a serem seguidos. É isso que o Santos está fazendo. Um time que entra em campo e encanta as pessoas, independente de que time você torça, mas encanta. Isso influencia tanto na personalidade das pessoas, isso influencia na personalidade das crianças, dos jovens de uma maneira tal que é o melhor meio para impedi-los de desviar os seus caminhos.

Eu sou do time, Deputada Telma de Souza, e você tenho certeza que também é, que para a gente possa ter os nossos jovens e os nossos adolescentes no bom caminho é oferecer melhores caminhos do que aquele que a sociedade às vezes coloca, e o Santos tem colocado isso de maneira exemplar. E o Santos tem cultivado as crianças, os adolescentes a se apaixonarem pelo esporte, a se apaixonarem por seus atletas. Isso é muito bom. Acho que vocês não têm idéia do bem que causam para o Brasil e para o mundo essas referências, esses exemplos, e esses caminhos que vocês estão colocando.

De coração meu muito obrigado, parabéns e agora que eu posso fazer? Eu estou colaborando com a torcida do Santos e as 20h53min de hoje faz uma semana que o meu filho nasceu, Marcos Vinícius e eu queria trazer aqui a foto dele para mostrar, é o novo santista. (Palmas.) Muito obrigado. Acabei de escutar aqui futuro Menino da Vila. Muito bacana. Isso é crueldade, isso não se faz com uma criança. Então muito obrigado, Deus abençoe. O Brasil agradece, jovens, adolescentes, a sociedade melhor que será amanhã, melhor do que já está hoje agradece de coração a todos vocês. Deus abençoe. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Agora eu vou passar a palavra aos dois últimos oradores. Mas antes quero ler para vocês, declinar os e-mails que foram mandados para nós para nossa alegria.

Nós recebemos um e-mail parabenizando o Santos Futebol Clube, mas impedidos de estarem aqui por outras agendas, o Deputado Antonio Mentor, foi nosso líder do PT até o ano passado. O Deputado Aldo Demarchi, 2º secretário da Mesa, que eu tenho a honra de estar substituindo, eu que sou a 4ª secretária sou também a 2ª secretária porque ele fez uma viagem ao exterior. Também a direção da Universidade Santa Cecília, ao Dr. Marcelo Teixeira, professora Lúcia Maria Teixeira Furlani, professora Silvia Ângela Teixeira Penteado, e a professora Maria Cecília Pirilo Teixeira. Cada um tinha já, um por motivo de viagem, deputado Aldo Demarchi, a família Teixeira representada pelo senhor Emerson Oliveira Cholbi que está aqui, uma vez que a família está em atividades na Universidade, e o deputado Antonio Mentor que faz agenda na sua cidade de origem que é Americana.

Passo a palavra ao Sr. Tenente Rogério Barreto, representando o Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. ROGÉRIO BARRETO - Bom dia a todos. Sargento Barreto, gostaria muito de ser tenente porque o salário é melhor, mas infelizmente continuo como sargento, mas de verdade já estou reformado, estou como secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho aqui na Secretaria de Trabalho do governo do Estado, e também vice-Prefeito da cidade de São Vicente.

Bom dia, Deputada Telma de Souza; Deputada Maria Lúcia Amary; Deputada Leci Brandão; Deputado José Zico Prado; Deputado José Cândido; Deputado Carlos Grana; Deputado Marco Aurélio de Souza; Deputado federal Carlos Zarattini; Sr. Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, Presidente do nosso glorioso Santos Futebol Clube; Sr. André di Fázio, Presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube; Sr. Gilberto Barbosa vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, leve um abraço ao nosso Presidente Marco Pólo Del Nero; Sr. Juraci Francisco, Jura, vereador da nossa querida São Vicente, cidade que tem mais de 50% da população de São Vicente é torcedor do Santos Futebol Clube e nós temos esses dados na nossa cidade. Vereador Adilson Júnior, da cidade de Santos, nosso grande amigo, Sr. Bruno Rodrigo, jogador do Santos Futebol Clube, em seu nome cumprimento todos os jogadores do nosso glorioso Santos Futebol Clube, todos os torcedores, membros do Conselho Deliberativo, da diretoria do Santos Futebol Clube, meus amigos e minhas amigas.

Em primeiro lugar, parabenizar a Deputada Telma de Souza pela iniciativa mais do que justa e merecida ao nosso querido Santos Futebol Clube, o clube que nos traz tanta honra, tanta glória por tudo que os meus antecessores aqui na tribuna já relataram, toda história bonita do Santos Futebol Clube, tudo aquilo que ele representa em termos de manutenção da autoestima e do respeito do povo brasileiro, do povo brasileiro, Sr. Presidente, porque quando o senhor teve a coragem há quase um ano de manter o Neymar no Santos Futebol Clube e foi para a imprensa e disse que o Neymar não seria vendido por preço nenhum, o senhor garantiu e mostrou a todos nós que existe sim a possibilidade de nós enquanto brasileiros sermos respeitados fora do nosso país, mas permanecendo no Brasil. A luta para que o Neymar seja reconhecido como jogador, o melhor jogador de futebol deste ano jogando no Santos Futebol Clube não é uma luta apenas do Santos, tem que ser uma luta de todo futebol brasileiro. Porque para ser o melhor, você não precisa necessariamente jogar na Europa, você tem que jogar no melhor futebol do mundo, que é o futebol brasileiro. Você pode jogar no melhor time do planeta, que é o Santos Futebol Clube. Isso dará ao Neymar e ao futebol brasileiro o respeito que efetivamente todos precisam.

Sr. Presidente, senhores diretores do Santos Futebol Clube, tenham certeza de que toda torcida santista, e a torcida brasileira ficará muito feliz se nós mantivermos o Neymar, se nós mantivermos o Ganso, se nós mantivermos o Elano, se nós mantivermos os jogadores base do nosso time que são extremamente importantes.

Aproveito a oportunidade para fazer uma homenagem a cidade de São Vicente, que é a cidade vizinha de Santos, que é de São Vicente que saiu o grande médio volante que deu segurança para a nossa zaga, e deu tranqüilidade para que o nosso ataque pudesse fazer aqueles gols maravilhosos que fizemos durante essa Copa da Libertadores que é o Pagode, que é o Adriano, é um jogador da cidade de São Vicente, é um grande médio volante (Palmas.) Estamos esperando ele se recuperar de uma pequena lesão para poder retornar ao time titular do Santos Futebol Clube e dar aquela garantia, aquela tranqüilidade que o Santos precisa.

Muito obrigado a todos. Sr. Presidente, contamos com o senhor, contamos com toda a sua diretoria para que a gente continue tendo esse time maravilhoso. E lembrando sempre que o nosso governador do Estado, o governador Geraldo Alckmin como um grande santista que é com certeza está neste momento festejando, comemorando bastante, mas infelizmente por agenda que o senhor conhece, e os senhores conhecem agenda de governador de Estado não pode estar aqui neste momento, mas deixa um abraço para todos os senhores, para todas as senhoras, e em especial para a direção do nosso Santos Futebol Clube. Muito obrigado, um bom dia a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Passo a palavra ao Sr. André di Fázio, que representa o Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube.

 

O SR. ANDRÉ DI FÁZIO - Minha querida amiga Deputada Telma de Souza, competente Presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, que está fazendo uma gestão inovadora, responsável e referência não mais ao Estado de São Paulo ou ao Brasil. O Luiz Álvaro e o Odílio estão fazendo uma gestão que eu acho que pode ser considerada já como referência internacional. Deputados estaduais, federais, meu querido amigo sargento Barreto da nossa vizinha São Vicente aqui representando o governador.

Na verdade, a minha breve mensagem é primeiro para lembrar o que representa a pujança e o momento máximo que você concilia, e os deputados, deputadas e toda Assembleia Legislativa, a casa da discussão democrática do Estado de São Paulo reverencia neste momento, a pujança econômica, e o momento mágico em que o Santos está inserido.

A pujança econômica do maior porto, Santos é o time do porto de Santos, maior porto da América Latina que está sendo triplicado na sua produção. O Pré Sal que envolve sete estados deste País, do Espírito Santo a Santa Catarina, sediado lá embaixo em Santos, e o Santos está inserido nesse contexto econômico. A região, o Estado, o país em franco desenvolvimento e este é o momento que o nosso Santos, o Santos de Santos, da região, do Estado e do Brasil, e do mundo, porque nós andamos em qualquer lugar do mundo e quando falamos que somos do Brasil já tem um sorriso enorme na boca das pessoas, e falamos que somos de Santos, a terra do Pelé, a terra do Santos. Isso é um orgulho para todos nós.

Mas quero fazer uma referência sobre o novo Estatuto do Santos. E esse novo Estatuto contempla uma série de inovações, uma delas foi citada aqui nesta tribuna e eu não poderia deixar de valorizá-la porque ela significa muito para nós. É o primeiro clube do Brasil que tem no seu novo Estatuto um artigo, um capítulo de responsabilidade social. Responsabilidade e inclusão sócio-ambiental. Está contemplado no novo Estatuto do Santos, seguramente vai ser referência para o nosso Estado, para o nosso País.

O Luiz Álvaro costuma comentar que nós levamos o espetáculo. O futebol é um espetáculo. O espetáculo que a população brasileira mais adora, mais reverencia. Então esse exemplo de levar o futebol como arte e envolver num programa sócio-ambiental a comunidade jovem, e o Santos já está fazendo um convênio que o Luiz Álvaro já está prestes a assinar, é o primeiro convênio feito nesse sentido, que vai tirar das ruas 144 crianças.

Parabéns a Deputada Telma de Souza, pela iniciativa e a todos os deputados desta Casa que dão esse reconhecimento ao nosso querido Clube. Muito obrigado, e parabéns principalmente a você, Deputada Telma de Souza. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Muito obrigada, Sr. André di Fázio.

Agora teremos a exibição de um vídeo de cinco minutos sobre o Santos Futebol Clube. 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Esses são os seus bastidores e a molecada. Isso aí.

Vamos passar agora para um outro momento que eu entendo importante. Ao som da Marcha Leão do Mar, queremos prestar uma homenagem ao Presidente do Santos Futebol Clube, Sr. Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro. Vamos entregar uma placa para selar de uma maneira concreta este momento de homenagem ao Santos Futebol Clube. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa da Deputada Telma de Souza-PT, congratula-se com a torcida, associados e apoiadores do Santos Futebol Clube, pelas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores da América em 2011. São Paulo, 01 de agosto de 2011. Telma de Souza, Deputada estadual PT”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Agora cumpre a mim, como encerramento desta reunião, usar algumas palavras.

Quero dividir este nosso encontro em dois momentos. Vou ter uma conversa no pé do ouvido do Luiz Álvaro, mas também com todos vocês que nos deram a honra de prestigiar este nosso encontro, e depois num momento com alguns dados. Luiz Álvaro, não tenho costume de fazer discurso por escrito, sempre falo do meu coração. E eu quero fazer as duas coisas hoje pela importância da data, pela importância do momento.

Em primeiro lugar, dizer que estava muito apreensiva com a data de hoje. Estamos voltando do recesso, segunda-feira, São Paulo é frio, estava chovendo e achei que a gente não iria ter pessoas aqui. Sou do PT no Estado de São Paulo, há atritos e questões políticas e partidárias, nem todo mundo torce pelo Santos, mas descubro hoje que o Santos tem uma magia fantástica. A gente conseguiu reunir aqui pelo menos 150 pessoas; algumas já foram embora. Teremos uma reunião com pelo menos 20 parlamentares; entre senador, deputado federal, deputado estadual, secretário adjunto, vice-prefeito, prefeito, ex-prefeito, ministro de Estado, eu espero que futuros prefeitos, brincadeiras a parte, e acho que quem faz essa magia é o Santos. Na última segunda-feira, tivemos uma festa que foi uma festa do Santos Sempre Santos que é um site onde ex-presidentes do Santos estiveram presentes. Lá tinha gente que recordou Athie Jorge, Modesto Roma, passando pelo Marcelo Teixeira, pelo Samir Abdul Hak, chegando até você e eu fiquei pensando em quantos conflitos, quantas disputas, porque isso é real, a vida é assim. E eu mesma, junto com o Bruno Covas, do PSDB, todo mundo sabe que há uma disputa entre o PT e o PSDB, todos sabemos disso, e como a gente consegue se confraternizar quando a questão é futebol, e mais ainda quando a questão é Santos Futebol Clube.

Eu brincava, mas todo mundo sabe que o Leandro Lima que é o meu chefe de gabinete, torce para o São Paulo, aliás, ele jogou pelo Francana; foi jogador profissional. O Ulisses que trabalha no carro é palmeirense. Eu estou falando isso porque quando a gente fala do bom futebol os corações tem que se derreter, não tem saída.

Eu não digo que foi você que fez as glórias do Santos, isso seria oportunismo, porque antes de você teve o Athie, teve o Ernesto Vieira, o Urbano Caldeira, o Milton Teixeira, teve o Marcelo que disputou com você, você ganhou dele e outras disputas acontecerão, mas cada um a seu modo colocou uma pedrinha na construção do Santos. Se houve a era Pelé, e eu cresci - não cresci muito, eu tenho um metro e cinqüenta e dois só - ouvindo o meu pai falar daquele plantel, olha o nome, que era Durval, Mengálvio, Zito, Coutinho, Pelé e Pepe. Isso aí eu ensinei para os meus filhos, meu filho Walter, o mais velho, está ali de azul claro, torcedor do Santos para caramba. O mais novo é um pouco mais irritado que ele, ele já é mais velho e um pouco tímido, mas lá em casa somos Santos, sempre Santos. Eles são anti-corinthianos, eu falo para não fazer isso, o Lula é corinthiano. Eu não sou corinthiana porque não é do meu estilo ser anti, eu acho que eu tento ver, já fui anti, no início do PT a gente era muito anti, agora, por força da vida e maturidade, tivemos que compreender por onde é que a gente faz a integração. Por isso acho que hoje nós temos aqui nesta sala pessoas que a seu modo, a cada momento ajudaram a construir o Santos. Hoje é o seu momento, o que não quer dizer que outros não construíram isso.

Ontem, não sei se tem jornalistas aqui do A Tribuna, ontem uma folha do Paulo Coelho dizia o seguinte: “Ninguém pode ser tão satisfatório em si que ache que ele sozinho fez uma obra”. É algo mais ou menos assim. Caramba, que negócio interessante para eu falar amanhã. Hoje você é o homem que rege a orquestra do Neymar, do Ganso, do Adriano, do Arouca, e por aí vai. Hoje eu sou uma política que escuta o próprio pai lá atrás dizer da escalação do Santos. Hoje eu percebo o que significa um pênalti, um impedimento e por aí vai. Mas já teve na minha casa um momento, quando eu era mais garota, em que minha mãe colocou para o meu pai com muita clareza, ou o Santos ou eu. Porque o meu pai ia domingo para a Vila e voltava com camisa de linho rasgada e com mancha de sangue. Ele brigava por causa do Santos. E minha mãe falou um dia: “não dá; ou o Santos ou eu.” E eu juro que na minha consciência de criança, 5, 6 anos de idade, achei que o meu pai ia optar pelo Santos. E a minha mãe ia embora para outra casa.

Não via o futebol como eu vejo hoje. Sempre aprendi na política logicamente, ideologicamente que o futebol era uma questão de alienado e era usado, porque na Ditadura Militar foi usado para alienar a mente, de verdade foi. O Brasil fantástico, o “Eu te Amo meu Brasil”, foi usado para alienar os nossos jovens. Aprendi com o Lula que o futebol dá uma outra consciência também. Sou mulher e não jogo futebol, mas hoje eu sei que o futebol dá consciência de grupo, dá consciência de integração e dá consciência principalmente de solidariedade. Aprendi isso com o Lula.

Posso torcer para o Santos, mas admiro demais a torcida corinthiana; ela é fantástica. Quando o Corinthians estava lá rastejando -, eu sei que posso não agradar, não tem problema - o pessoal estava lá firme. Acho isso fantástico. Isso é altamente humano. E quando eu vejo a maturidade que o Neymar está adquirindo - porque ele está adquirindo, isso é inevitável, - fico pensando quanto esse menino deve ao futebol a maturidade do caráter dele. Mas o meu preferido - desculpa aí - é o Ganso. Acho o Ganso fantástico. Fui conversar com ele a pedido do Diogo, meu assessor de imprensa, e eu sou meio avessa a tirar foto, fico muito sem graça. Mas eu fui lá. Ele branquinho, alto, parece realmente um ganso, todo meio desajeitado com a namorada e tal, e aí eu falei assim: sabe que eu gosto de você Ganso? Você é muito elegante. Ele não tem pudor de passar a bola, é generoso, é cavalheiro e não tem o problema de dar o brilho para o Neymar. Isso me encanta. Eu estou falando de relações humanas, não estou falando de questão política em si. Na vida é muito difícil você passar a bola. É muito difícil você deixar o outro marcar o gol. Você deixar o brilho seguir adiante. Isso é só para aqueles que são muitos especiais, e esse menino é muito especial, porque fica na retaguarda garantindo. Vejam, eu estou falando não de relações de futebol, eu estou falando de algo que é além do futebol.

Essa turma de agora que você foi recebendo de outros diretores, de outros Presidentes, de outros conselheiros, acho que você é uma pessoa abençoada. Então, esse momento de hoje que eu temia que a gente não tivesse a grandeza, mas acho que a gente está indo muito bem, acho que tivemos um ato bastante significativo dos 11 deputados que torcem para o Santos, cinco estiveram aqui, e isso não é pouca coisa, mais a Deputada Leci Brandão, que não torce para o Santos e estava aqui. Isso é uma demonstração de absoluta estima e respeito. Quero cumprimentar você, e na sua pessoa cumprimentar todos os presidentes que passaram pelo Santos, desde aqueles que eu sequer conheci.

Descobri que naquela festa que eu fui, tínhamos um homem ali que vai ter que subir aqui antes do final, e no final nós vamos ter um cavaquinho para tocar o Hino da Libertadores, você vai ter que fazer essa cantoria quando eu terminar de falar. Estamos aqui com uma festa. Queria dizer a você, Luiz Álvaro, que tudo que foi falado pra você, sobre você e sobre o Santos eu endosso, acho importantíssimo que a gente reverencie, e que a gente possa continuar além das disputas, além dos times, além dos partidos, além de tudo aquilo que possa nos diminuir para fazer com que a gente tenha um futuro cada vez melhor para os nossos jovens e principalmente para o nosso Santos. Os deputados falaram coisas maravilhosas, o quanto os jovens estão recebendo. Hoje você sai daqui repleto de ações positivas.

E antes de eu terminar, o Sr. Reginato Júnior vai fazer a narração de um pequeno momento de Santos e Corinthians. 

 

O SR. REGINATO JÚNIOR – Deputada, um grande abraço. Nós já militamos nesta Casa por uns 10 anos, graças a Deus. Meu querido Deputado José Zico Prado. Nós somos jornalista e trabalhamos desde a Bandeirantes, mas trabalhamos desde a Gazeta, da Tupi aonde tem grandes santistas com grandes nomes.

Santos me traz uma recordação fantástica. Foi nessa reunião e neste momento, quando eu abracei o Presidente, logo em seguida eu me emocionei muito, e disse para ele só uma coisa, Deputada Telma de Souza, que ele tenha saúde para trazer muitos títulos para todos nós.

Como narrador, sempre pedia para descer e fazer o jogo do Santos, porque eu me sentia gostosamente nisso como santista, narrar pela Bandeirantes, pela Gazeta, pela Tupi; narrar o Santos era uma coisa fantástica. E numa festa do Santos, do Tri, pediu-me para brincar um pouquinho, e eu brinquei um pouquinho com o Santos, e eu vou tomar a liberdade de pedir o Hino do Santos e narrar só um pedacinho, senhores deputados, não vão reparar porque já faz alguns anos que a gente não faz isso. Então, o Hino do Santos, e vou fazer um golzinho do Neymar porque tem que ser um golzão. Seria mais ou menos assim.

 

* * *

 

- É feita a narração com o Hino do Santos Futebol Clube. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Essa brincadeira, Luiz Álvaro, é porque eu vou ler e a gente em cinco minutos passa a um canto lindo.

Essa semana que passou foi uma semana meio dramática pra nós o 5x4 e o 3x2, meu Deus, eu telefonei para o Luiz Álvaro ontem à noite para ver hoje como seria, engraçado, a gente perdeu por um gol, mas, no entanto, a gente não perdeu. É como eu, já perdi umas 40 vezes a prefeitura de Santos, mas nunca fui derrotada. Você compreende? O Santos perdeu dois jogos e não teve derrota, porque foi um bom futebol com o Flamengo e ontem com o Atlético Paranaense, apesar do gramado. E também o caso do Elano, a possibilidade de fazer o seqüestro do pai dele, tudo muito dramático. Mesmo assim aqui estamos e eu quero fazer uma leitura muito rápida destas palavras que eu dirijo ao meu clube, dirijo a você, e dirijo a todos os Presidentes do Santos Futebol Clube.

Dizem que Deus é brasileiro. Pois eu vou mais além. Brasileiro e santista. Só assim para justificar o porquê de um humilde clube nascido há 99 anos, pela iniciativa de três esportistas, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, de uma cidade que, apesar de ter papel fundamental na história do país e na economia mundial, não é a uma capital de estado, e ainda assim, ser mundialmente conhecido e respeitado por sua brilhante trajetória no futebol. Desde então foram 11.699 gols, uma legião de apaixonados e glórias mil. Time que mais marcou gols, está me dizendo o Luiz Álvaro.

Eu era apenas uma menina, já falei para vocês, quando aprendi a amar esse clube. E o responsável por isso foi meu pai, João Inácio de Souza, estivador, Joãozinho do Instituto. Intrigava-me aquele fascínio que o Santos despertava nele. Com o tempo eu percebi que não era só no meu pai, mas em milhares de torcedores que, a esta altura, já não estavam apenas só em Santos, mas espalhados pelos quatro cantos do mundo. E, com certeza, cada um deles teve ou tem muito orgulho de “nascer, viver e no Santos morrer”, como diz o nosso hino.

Devemos esse fenômeno da multiplicação dos apaixonados pelo alvinegro praiano muito ao nosso embaixador, ninguém menos do que o Rei do Futebol, Pelé. Sim, porque Deus não poderia colocar o Rei num clube qualquer, tinha que ser no seu clube do coração, dele Deus.

A história desse clube, quase centenário, é muito rica. Deus novamente do nosso time orgulho nacional, permitindo que, graças à presença de soldados vestidos de branco uma guerra, em 1969 no Congo Belga, na África, fosse paralisada para o futebol proporcionar um pouco de alegria ao povo. Esses heróis são Durval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Quem não ouviu falar desse ataque dos sonhos? Num time com jogadores que, assim como eles, esbanjavam categoria e habilidade, a geração de 1950/1960 apresentou ao planeta as credenciais do Santos Futebol Clube. Foram dois títulos da Libertadores da América e outros dois mundiais.

Os anos passaram e os craques pareciam brotar do gramado daquela que é a vila mais famosa do mundo, a nossa Vila Belmiro. De mudas viçosas eles logo se tornaram árvores frondosas, que só fizeram aumentar o prestígio do clube que lhes deu a oportunidade de desfilar seu talento e habilidade. E assim o Santos foi-se notabilizando como uma fábrica de craques.

Veio a primeira geração dos Meninos da Vila, no final dos anos 1970, com Juari, Pita, Ailton Lira e companhia limitada. A prova de que um raio cai, sim, mais de uma vez no mesmo lugar, desde que este seja a Vila Belmiro, foi dada em 2002 com Diego, Elano, Robinho, e uma turma muito boa de bola, que fizeram do Santos novamente o campeão do Brasil.

Mas não era só isso, um capricho dos céus reuniu, mais uma vez no solo sagrado de Urbano Caldeira, a terceira geração dos Meninos da Vila, Ganso, Neymar, Adriano, Danilo, Rafael, os nomes são muitos, todos frutos do nosso Santos. A torcida também tem papel fundamental nessa história. Tanto que é a grande responsável pela alcunha de alçapão que tem a nossa Vila Belmiro, tamanho é o temor que desperta nos adversários.

Hoje 48 anos depois, ou seja, meio século praticamente, da última conquista do mundo pelo Santos estamos aqui nós santistas de coração ou simplesmente admiradores de um bom futebol, prestando esta homenagem pelo Tricampeonato da Libertadores da América comandados pelo técnico Muricy Ramalho com uma campanha de sete vitórias, seis empates e apenas uma derrota, e pelo Bicampeonato Paulista o 19º da história do clube, depois de 14 vitórias, seis empates e três derrotas. Além disso, estamos concentrando ótimas vibrações para o Mundial do Japão. Palco onde certamente mostraremos que o Peixe continua sendo o bom e velho Peixe de sempre e onde tenho certeza Neymar vai enfrentar e ganhar. Vocês têm dúvida? Eu não tenho.

Assim, ao finalizar este ato, que é um ato solene simples sim, mas de muito afeto, vocês podem ter certeza, agradecendo a todos os Presidentes do meu clube, agradecendo na sua pessoa, agradecendo na pessoa do André di Fázio todos os conselheiros, agradecendo a força do meu time, agradecendo os deputados que torcem para este time que é um time internacional, quero agradecer você pelo equilíbrio. E que esta benção de você estar a frente do Santos contribua cada vez mais para a formação da democracia na nossa cidade, no nosso país e no mundo. Você está na cidade do Pré Sal, na cidade do porto, e não esqueça, tem 30% do PIB, de um país que diz o ex-Presidente Lula e a Presidenta Dilma será num curto espaço de tempo a quinta ou quarta economia mundial. E isso, Luiz Álvaro, não é pouca coisa. Eu quero pedir as bênçãos dos deuses do Olímpo, dos deuses de todas as religiões para que continuemos sempre integrados.

Finalizando, espero que todos vocês que aqui estão com este Presidente, com os Presidentes que já passaram, estejam aqui no ano que vem pelos 100 anos, pelo Centenário do Santos Futebol Clube. Mas também, com a terceira estrela não da Libertadores, pois está já temos, mas a terceira estrela do Mundial, e não com arrogância, mas porque agora quem dá bola é o Santos. Música, maestro, aí embaixo. Muito obrigada, pessoal. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO PERES - Eu fui convidado pela deputada para vir apresentar para vocês aqui uma música em homenagem ao Tri Campeonato da Libertadores, a letra está atrás desse panfleto que vocês receberam. Obviamente é uma apresentação improvisada, apenas um cavaquinho para vocês terem idéia da obra.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Você vai ter que fazer um CD para a gente poder comemorar e pôr lá na Vila, já falei com o Presidente Luiz Álvaro.

 

O SR. RICARDO PERES - Será um prazer. Dá para juntar mais 15 músicas que eu tenho em homenagem ao Peixe. Será um prazer. Obrigado, Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. PRESIDENTE - TELMA DE SOUZA - PT - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidente agradece as autoridades e a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão. Muitíssimo obrigada pela presença. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 44 minutos.

 

* * *