1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA              026ªSO

DATA:990927

 

27  DE  SETEMBRO  1999

26ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À TERCEIRA IDADE

 

Presidência: MARIA LÚCIA PRANDI

Secretário: CONTE LOPES

 

A SRA. PRESIDENTE – MARIA LÚCIA PRANDI – PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus,  iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Conte Lopes para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º  SECRETÁRIO –  CONTE LOPES – PPB  procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

  A SRA. PRESIDENTE  MARIA LUCIA PRANDI - PT - Registro a presença do Sr. Victor Vallejo, médico ginecologista e obstetra, Sra. Carlota Cardoso da Silva, Conselheira, representando Reverendo Sr. Padre Alfredo Morlini, do Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo, Sra. Heele Alves, Jornalista e Presidente do Centro Regional do Idoso da Baixada Santista, Sr. José Dias Herrera, repórter fotográfico da Prefeitura de Santos, Sr. Ronaldo dos Santos Santiago, representando neste ato o Exmo. Sr. Vice-coronel mirante Euclides Duncan Janot de Matos, Comandante do 8º Distrito Naval, Sr. Marcio Peixoto, representando Exmo. Sr. Walter Barelli, Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Sr. Dr. Hélio Pantaleão, titular da Delegacia do Idoso, representando Exmo. Sr. Marco Antonio Desgualdo, Delegado Geral da Polícia Civil, Sra. Maria de Lourdes Brás Joaquim, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Santos, Sra. Isabel Travessa Colen e Sr. Geraldo Colen, frequentadores do Centro de Convivência da Terceira Idade - SECON - “Vida Nova”, Sra. Ilza Queiroz Herrera, esposa do Sr. José Diaz Herrera, Sra. Sandra Diogo Moço, Maestrina do Coral da Terceira Idade do Sesc de Santos, Sra. Odete Gonçalves de Jesus, Presidente do Grupo de Ação Social Santo Antonio da Beneficência Portuguesa, Sra. Jeannette Bricola Ferraz do Amaral, Sr. José Gonçalves, ex-Vereador da Câmara Municipal de Santos. Esta Sessão Solene foi convocada pelo Sr. Presidente da Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, que atendeu solicitação desta Ddputada, com a finalidade de prestar homenagem à terceira idade no Ano Internacional do Idoso.

  Convido todos os presentes, para de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

                          *          *          *

 

  - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                          *          *          *

 

  O Sr. Presidente da Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, envia uma mensagem a esta Sessão Solene em homenagem à terceira idade no Ano Internacional do Idoso, a qual passo a ler: 

 

                                                (Entra leitura)

 

A Sra. Presidente

 Gostaríamos de passar a palavra ao nobre Deputado Conte Lopes que nos honra com sua presença e fará uma saudação aos presentes.

 

  O SR.  CONTE LOPES - PPB - SEM REVISÃO DO ORADOR -  Sra. Presidente, senhores, queria, primeiramente, desejar um boa-noite a todos, cumprimentar a nobre Deputado Maria Lúcia Prandi por essa homenagem às pessoas  aqui presentes da Primeira Idade, porque  Terceira Idade é o resto.

Os senhores são, realmente, a Primeira Idade. Se vivemos no Município de São Paulo e Brasil é graças aos senhores que aqui estão, que lutaram e estão lutando por um Brasil melhor. Isso é muito importante. É necessário que se considere  o valor das pessoas, seja lá a idade que tiverem. E principalmente aos senhores, da Terceira Idade e também da Primeira Idade, que passam a batalhar buscando alguns direitos. É uma realidade que isso aconteça na nossa Pátria. Às vezes se limita tudo no Brasil. A partir de 30 anos de idade já se limita alguma coisa quando sabemos que muitas pessoas, independente da idade, são salutares, exemplos até para as autoridades do Brasil. Observamos quantas pessoas com 80 anos de idade correndo a maratona de São Silvestre. De outro lado, eu que trabalho na área da segurança, observo crianças com 15, 16, 18 anos praticamente acabados para a vida. Jovens com 20 anos de idade que deveriam ter a força que os senhores têm, infelizmente, não têm mais nada, foram tragados pelas circunstâncias da vida.      

Gostaria de cumprimentar a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. Acho importante que os senhores estejam aqui lutando por seus  interesses. Na verdade, o Brasil precisa disso.

  A Terceira Idade, como é chamada, é uma idade muito importante que traz a experiência e o valor. Os senhores, alguns do litoral e outros de São Paulo, tiveram oportunidade de poder andar a noite pelas praças,  à beira do mar. Hoje já não se pode mais fazer isso, todos vivem aterrorizados. Então, felizes são os senhores da Terceira Idade e tristes são as pessoas que hoje vivem a Primeira Idade.  Um senhor trouxe-me um problema de Santos, dizendo que em Santos estão multando todo mundo. Vamos levar isso para frente como uma forma de ajudar. Realmente, há uma indústria da multa que inventaram aí. Infelizmente se multa todo mundo. Então, vamos dar uma força nisso.

  Gostaria de cumprimentar a todos, mais uma vez a nossa companheira nobre Deputada Maria Lúcia Prandi e a todos que aqui estão nessa segunda-feira à noite, 20 horas e 33 minutos. Os senhores estão aqui buscando direitos, lutando por suas vidas. É muito importante que o idoso tenha a força, tenha condições de luta e que seja valorizado nesse País. Realmente, um País que não dignifica seus antecedentes dificilmente tem condição de progredir em alguma coisa.

   Nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, parabéns. É importante que se valorize  as pessoas que aqui estão, que têm muito mais experiência do que todos nós. Boa-sorte a todos. Felicidades. Fiquem com Deus.

 

  A  SRA. PRESIDENTE -  MARIA LÚCIA PRANDI - PT  - Assistiremos, agora, a apresentação do Coral da Terceira Idade, do SESC de Santos, sob a regência da maestrina Sandra Diogo Moço, com a música Além do Arco-Íris.

 

                                     *          *          *

  É executada a canção.

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Recebemos também os cumprimentos de várias autoridades: Deputada Federal Thelma de Souza, Deputada Estadual Maria do Camo Piunti, Deputado Estadual Paschoal Thomeu, Deputado Estadual Edmur Mesquita, Deputado Estadual Salvador Khuriyeh, Sr. Antônio Carlos de Mendes, Secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo, Sr. Eduardo Bittencourt Carvalho, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sr. Floriano Vaz da Silva, Juiz Presidente do Tribunal, Sr. Belisário dos Santos Júnior, Secretário de Justiça e Defesa de Cidadania, Sr. Marcos Vinícius Petrelluzzi, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, SR. Celso Pitta, Prefeito de São Paulo, Sr. Celino Cardoso, Secretário Chefe da Casa Civil, Sr. Antônio Angarita, Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Sr. Márcio Martins Bonilha, Presidente do Tribunal de Justiça, Sr. André Franco Montoro Filho, da Secretaria de Economia e Planejamento, Sr. José Aníbal, Secretário de Ciência e Tecnologia, Sr. José da Silva Guedes, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Comandante PM Olavo Santana Filho, Secretário Chefe da Casa Militar, Vereador Armando Melão, Vereadora Professora Sueli Morgado, da cidade de Santos e o Bispo de Santos, D. Davi Picão. Agradecemos a todos eles.

  Quero agradecer a presença de todos, não só aqueles que compõem a Mesa, aqueles que foram nominados. É com muita alegria que recebemos nesta Casa, de um modo geral uma Casa um pouco fria, um pouco distante, tantas pessoas, muitas vindas de outras cidades, especialmente da Baixada Santista e que nos honram com as suas presenças. E por quê entendemos que, neste ano internacional do idoso, esta Casa deveria ser aberta para uma homenagem? Que esta homenagem não signifique apenas um dia mas que, na verdade, essa homenagem se traduza numa trajetória, em compromissos não só de cada um de nós para com a terceira idade mas, especialmente, se traduza em lutas, em compromissos do poder público para uma melhor qualidade de vida.

De um modo geral, os meus discursos não são lidos mas devo dizer que me sinto bastante emocionada neste momento e preparei algumas palavras:

(entra leitura)

 

  A SR. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Paulo Teixeira. S. Exa. tem um trabalho belíssimo a respeito da construção da cidadania.

 

  O SR. PAULO TEIXEIRA - PT -  Exa. Sra. Presidente, nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, Exmo. Srs. Representantes dos Conselhos Estaduais, dos Conselhos Municipais dos Idosos, senhoras e senhores, venho a esta homenagem à Terceira Idade promovida pela nobre Deputado Maria Lúcia Prandi com uma alegria enorme. Em primeiro lugar, pelo importante trabalho que S. Exa. desenvolve nesta Casa. A nobre Deputada Maria Lúcia Prandi é uma pessoa devotada à construção da cidadania, aquela integração social a que a maioria da nossa sociedade não dispensa um tratamento digno.

  A nobre Deputada Maria Lúcia Prandi tem abrilhantado esta Casa com projetos de lei, com iniciativas que demonstram, que sinalizam para a construção de uma sociedade democrática e igualitária. Por isto, é importante mais esta iniciativa de S. Excelência.

  Em segundo lugar, é justa a homenagem que a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi presta a este segmento importante da sociedade brasileira, este segmento que começa a ter uma enorme expressão,  uma grande importância nas pirâmides das  populações paulista e brasileira, que deixa de ser uma pirâmide e passa, com o tempo, a ser um segmento expressivo nas nossas estruturais sociais. Isso é importante em um país como o nosso, um país que consegue aumentar a expectativa de vida. A Medicina hoje tem e desenvolve inúmeras tecnologias que possibilitam não só o aumento da expectativa de vida, mas também uma melhor qualidade de vida desse segmento da população. É fundamental que todos tenham direito a acesso a essas novas tecnologias. É fundamental que todos possam ter acesso também aos bens promovidos pela sociedade. Hoje, quando se discute uma reforma previdenciária não se poupa e não se pensa no enorme trabalho e contribuição que os idosos tiveram e têm na sociedade brasileira. Há uma cultura iconoclasta na sociedade brasileira, que não reverencia o seu idoso. Culturas orientais, como a japonesa reverencia o idoso e busca na sua experiência e na sua vivência mecanismos de aprendizado, para que a sociedade perpetue mecanismos  de respeito internos a essa sociedade. Falta esse ingrediente à sociedade brasileira.

Por isso a importância desta discussão, nesta noite. A Deputada Maria Lúcia Prandi trouxe aqui um corolário de políticas públicas que poderiam ser aprovadas nesta Casa, que se implementadas poderiam aumentar as possibilidades de cidadania da Terceira Idade. Mas é fundamental repensarmos como nós devemos nos relacionar com os idosos da nossa sociedade. É com muita reverência, na minha forma de ver; é tentando acolher a sua experiência.

Os países europeus têm uma coisa impressionante: aquela pessoa que já fez uma carreira na área privada ou na pública, nos postos mais altos da sociedade, no final, depois de aposentadas, essas pessoas voltam as suas comunidades para prestar serviços em pequenas comunidades, por que? Porque essas comunidades irão aproveitar toda essa experiência acumulada. Nisso o Brasil precisa reproduzir; precisa buscar esse exemplo. Como nós nos orientamos com aqueles que têm toda uma experiência de vida acumulada, de vida trabalhada e sofrida e que têm muito a nos ensinar.

Por isso, nesta noite peço licença à Deputada Maria Lúcia Prandi para pedir a bênção a vocês todos, e agradecer pela enorme contribuição que vocês deram e darão para este País.

Quero dar um beijo muito caloroso na Sra. Maria Lúcia Prandi, esta  Deputada da cidadania, nesta Casa.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Sou eu quem agradece, caro companheiro, colega  Deputado Paulo Teixeira, pela presença de V. Exa., pela sua fala, pela sua presença e seu compromisso também com a cidadania e  codas as idades.

Queremos registar a presença do Sr. Antonio Carlos Arruda  da Silva, Presidente  do Conselho de Participação e Desenvolvimento  da Comunidade Negra.

E agora, seremos brindados com mais um número do Coral do SESC de Santos, da Terceira Idade, com a música Carinhoso.

 

                          *          *         *

 

- É executada a canção.

 

                          *          *          *

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Passaremos às homenagens. Alguém poderá estar se questionando sobre qual o critério adotado para as homenagens. Foi muito difícil; há milhares, pelo menos, ou centenas de pessoas conhecidas pelo seu trabalho e participação que gostaríamos de homenagear. No entanto, entendemos e ouvimos o Conselho Municipal, queremos homenagear o Conselho Estadual, pessoas que se destacaram e continuam se destacando por sua atuação.

  Antes, porém, o Coral apresentará um jogral.

 

                                     *          *          *

              -É feita a apresentação nos seguintes termos:

 

  Para todos aqueles que nasceram antes de 1940:  Nós nascemos antes da televisão, da penicilina, da vacina Sabin, da comida congelada, da fralda descartável, lentes de contato, do plástico e da pílula!         Nós nascemos antes do radar, do cartão de crédito, fissão de átomos, raio laser, caneta esferográfica, antes da máquina de lavar pratos, secadora de roupas, cobertor elétrico, ar condicionado. E nascemos mesmo antes do homem pisar na Lua. Nós casávamos primeiro e só depois morávamos juntos; gente estranha, não? Nós nascemos antes da mulher que trabalha dentro e fora do lar, da produção independente de filhos, dos berçários, da terapia de grupo, dos Spas e dos flats. Nós nunca tínhamos ouvido falar em fita cassete, vídeo cassete, máquina de escrever elétrica, vídeo game, computador, danoninho, aquele que vale por um bifinho, e rapazes de brinquinho.

  Nos nossos dias, fumavam-se cigarros; erva era usada para fazer chá; coca era refrigerante.

  Embalo era como faziam as criancinhas dormirem; lambada  era chicotada; fio dental servia para higiene bucal e malhar era coisa de ferreiro.  Nós nos contentávamos com o que tínhamos. Nós fomos a última geração tão boba, a ponto de se pensar que se precisava de um marido para ter um bebê. Não é de se espantar que estejamos tão confusos e haja tamanha lacuna entre gerações, mas vivíamos, e continuaremos a  viver, apesar da próxima invenção. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT -  Vamos homenagear agora Maria de Lourdes Brás Joaquim, presidente do Conselho Municipal do Idoso,  de Santos.

A cidade de Santos tem uma característica muito especial: enquanto outros municípios do País têm, em média, 10% de sua população na Terceira Idade, em Santos esse percentual sobe para 24 por cento. Daí se deduz a importância  de a cidade avançar no atendimento aos idosos.   Nesse sentido, há que se destacar a grande força que representa hoje o Conselho Municipal do Idoso de Santos. Com atuação marcante, desde que foi eleita sua atual diretoria, o conselho busca desenvolver trabalhos de parceria e a mais ampla atuação, sem partidarismo, unindo-se aos vários segmentos e organizações que têm trabalho com idosos, como o SESC, os Centros de Convivência, as universidades, a União dos Aposentados, a Câmara dos Vereadores e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária.

  O grande objetivo tem sido valorizar a experiência adquirida pelo idoso, sensibilizar a população para as suas problemáticas e resgatar o seu papel social como cidadão ativo e participante. Uma das principais conquistas do conselho, foi a linha direta com a Promotoria de Justiça, para os casos de abandono e maus tratos. Tem sido atuante também na fiscalização das instituições que prestam atendimento à Terceira Idade. Está elaborando a Política Municipal do Idoso de Santos, a ser discutida e aprovada na 2° Conferência Municipal do Idoso, para a qual todos estão convidados, de 06 a 10 de outubro próximo, no Sesc de Santos.

Antecipando essa conferência , o Conselho realizou oito pré-conferências com a participação de 665 idosos, autores de 98 propostas apresentadas nos encontros. Nesse trabalho, os méritos individuais são mitos: Maria de Lourdes Bráz Joaquim é a presidente: Helle Alves, a vice-presidente, Marcelo Cláudio Cortez Mathias e Ana Lúcia Rezende Santana, 1° e 2° secretários, respectivamente.

Da presidente Maria de Lurdes podemos destacar que é assistente social com amplo currículo . Com idosos, trabalha diretamente há cinco anos. É coordenadora Técnica do Asilo dos Inválidos de Santos, instituição que abriga 80 idosos, e responsável pela grande mudança de mentalidade introduzida na tradicional instituição. Maria de Lourdes fez valer os conceitos de que o idoso tem o direito de ir e vir, o direito de tomar decisões e de participar ativamente. Desenvolveu um programa de integração familiar e de integração do idoso com a comunidade. Por esse trabalho, foi indicada para presidir o Conselho Municipal do Idoso de Santos. Elegeu-se para o cargo, o que certamente representou ganho para o Conselho, para os idosos e para a Cidade. Nosso carinho a Maria de Lourdes e a todos que dão vida ao Conselho Municipal do Idoso de Santos. (Palmas.)

 

  A SRA.MARIA DE LOURDES - Boa-noite a todos, quero primeiramente agradecer a esta Casa, principalmente à Deputada Maria Lúcia Prandi,  que é nossa deputada, representante de Santos.

Quero dizer que temos nesse conselho, que foi reativado há dois anos, porque ele ficou parado de 95 a 97, um trabalho em conjunto.

Tenho a honra de estar recebendo esta homenagem, mas, com certeza, ninguém trabalha sozinho. Ninguém constrói nada sozinho. Só construímos as coisas em grupo, e ofereço ao conselho esta homenagem. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT -  vamos homenagear o Centro Regional do Idoso da Baixada Santista - CRI - na pessoa da sua presidente, jornalista, Eli Alves.            Qual a história do Centro Regional do Idoso da Baixada Santista, Ermínio Bordinhon? A preocupação com a valorização do idoso, sua inserção na comunidade. A garantia de que os seus direitos sejam respeitados, fez surgir na Baixada Santista, em 1987, uma organização não governamental, pioneira na luta pelas reivindicações do idoso, denominada Conselho Regional do Idoso. Para dar continuidade a esse trabalho, foi constituído, posteriormente, o Centro Regional do Idoso da Baixada Santista, com a proposta de atuação em toda  região metropolitana.  O Conselho Regional teve a sua primeira minuta pela Lei 8842, de 94, que estabelece a política nacional do idoso. Em muitas gestões fez esse mesmo conselho para que a lei fosse regulamentada, o que foi conseguido em 96.

  Devemos também a esse conselho o incentivo para formação de sete Conselhos Municipais, já existentes na região Metropolitana da Baixada Santista. Leis que criaram centros de convivência e que introduziram programas de atendimento  domiciliar à terceira idade.

  Integrado por entidades públicas e privadas, de defesa e apoio à pessoa idosa, o Centro Regional do Idoso tem na sua composição 22 entidades de sete municípios da região Metropolitana da Baixada Santista. Mensalmente, em reuniões promovidas, a instituição promove integração, proporciona debates, define programas, estabelece metas de reivindicações. Não tem vínculo político, partidário, religioso, filosófico ou administrativo. Em seu funcionamento, nem gerência das entidades que o compõem. À frente desse trabalho meritório, está a jornalista Heele Alves, coincidentemente aposentada por esta Casa, pela Assembléia Legislativa de São Paulo, e que escolheu Santos para morar,  desde que mereceu o prêmio da aposentadoria há seis anos. Desde então, intensificou  sua luta na causa do idoso. Quer que o idoso seja visto como pessoas iguais a todos, com necessidades e potenciais que devem ser respeitados.

  Heele Alves, parabéns pela sua luta, pelo empenho, pela dedicação, que muitas conquistas continuem no CRI. (Palmas.)

 

  A SRA. HEELE ALVES - Esta homenagem  não é minha, mas de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Cubatão, Guarujá, Bertioga municípios que participam ativa e mensalmente do CRI, sendo que ainda não conseguimos Itanhaém e Peruíbe por uma questão de distância. O CRI é uma ONG  e as entidades que a compõem são públicas e privadas, por isso faz gestões aos deputados.

  A Deputada Maria Lucia Prandi recebeu a nossa visita antes da eleição e publicamos o que S.Exa. nos prometeu e está cumprindo, assim como todos os outros candidatos receberam a mesma proposta. Os deputados que nos responderam, publicamos nosso boletim e distribuído a todos idosos da Baixada Santista. Está presente aqui a Sra. Walkiria primeira secretária, Sra. Maria Luzia Membro do Conselho Fiscal e Sra. Adalzir Vicentini. Somos quatro representantes do CRI e as pessoas de outros municípios não estão presentes  por dificuldade de transporte.

  Queremos continuar trabalhando livremente como organização não governamental, sempre na defesa do idoso da Baixada Santista. Muito obrigada. (Palmas.)

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LUCIA PRANDI - Vamos homenagear, na pessoa do Presidente, o Padre Alfredo Morlini, do Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo, neste ato representado  pela Conselheira Carlota Cardoso da Silva.

 

                                ENTRA LEITURA

 

  A SRA. CARLOTA  CARDOSO DA SILVA - Boa noite a todos, o Padre Alfredo Morlini gostaria de estar aqui para receber a honrosa homenagem prestada a sua pessoa e a todos os conselheiros do Conselho Estadual do Idoso.

  O Padre Alfredo Morlini é conhecido carinhosamente por todos como Padre Vicente, trabalha incansavelmente para que o idoso encontre a sua cidadania.

  Com muita honra estou aqui para receber esta honrosa homenagem  prestada ao Padre  Alfredo Morlini,  os conselheiros, todos da Baixada Santista, da Grande São Paulo e Estado de São Paulo É uma honra termos a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, que colabora conosco. Essa é a nossa luta, para conseguirmos conquistas e integrar o idoso,  fazendo valer a sua cidadania. Muito obrigado em nome do Padre Alfredo Morlini e do Conselho Estadual do Idoso. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LUCIA PRANDI -       

 

ENTRA LEITURA

 

 A SRA. IZABEL - Boa-noite, gostaria de  agradecer a todos e principalmente a Casa que me ofereceu essas lindas flores. A todos, muito obrigada.

 

A  SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT  -   Nós é que agradecemos esse exemplo de alegria de viver.

 

O SR. GERALDO - Boa-noite a todos. Estou no CECON há cinco anos, e muito feliz porque foi ali que passei as melhores horas da minha vida. Lá encontrei essa comparsa jovem com quem estou casado, é minha companheira, vivemos muito bem e estou muito feliz.

 

  A  SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT  - O Sr. Geraldo agradece a Deus, ao Sr. Marcelo e a tantos outros técnicos que fazem um belíssimo trabalho lá. Estamos acostumados a ver no Hospital Santo Antônio da Beneficência Portuguesa de Santos -  e quando aqui chegava uma funcionária da Casa perguntava se era aqui de São Paulo - aqueles anjos que dedicam parte do seu tempo, parte do seu dia, a dar conforto, a levar uma palavra amiga,  enfim, a dar uma manifestação concreta de solidariedade.

  Queremos, na pessoas de Dona Odete Gonçalves de Jesus, Presidente do Grupo de Ação Social Santo Antônio, da Beneficência Portuguesa, chamado GASSA, prestar essa homenagem  à pessoas efetivamente especiais que fazem de sua vida um exemplo de amor ao próximo e devotamento, que distribuem solidariedade e alegria. Temos a honra de destacar a D. Odete de Jesus  desse Grupo de Ação Social Santo Antônio.

  Queremos, também, agradecer ao Sr. Coordenador da Beneficência Portuguesa, Dr. Ademir,  por este trabalho tão importante.

 

(Entra leitura)

 

 

 

  Por tudo isso, queremos transmitir nosso carinho, nosso agradecimento e nossa homenagem a todas as voluntárias na pessoas de Dona Odete.(Palmas.)

 

  A SRA. ODETE GONÇALVES DE JESUS - 

 

(Entra leitura)

 

  A  SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT  - Queremos, também, agradecer ao Dr. Ademir Pestana pelo trabalho que faz.

Costumamos dizer que conhecemos dois anjos vestidos de cores diferentes quando estamos, justamente, mais fragilizados que é no momento de doença, conhecemos os anjos rosa e os anjos de amarelo. Por isso queremos homenagear todas as voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Santos, na pessoa da Sra. Jeannette Briccola  Ferraz do Amaral, Presidente da Associação dos Voluntários da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, AVOSC.

(Entra leitura)

 

 

A SRA. JEANNETTE BRICCOLA FERRAZ DO AMARAL -

(entra leitura)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Vamos homenagear José Dias Herrera, repórter fotográfico da Prefeitura de Santos, o nosso querido Zezinho.

(entra leitura)

 

 

  - É prestada homenagem ao Sr. José Dias Herrera.

 

                                   +   +   +

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Queremos agora homenagear o Dr. Victor Vallejo Fernandez, exemplo de dedicação, de empenho.

  Senti-me particularmente emocionada porque sou sua paciente.          

(Segue leitura.)

 

  - É prestada homenagem ao Sr. Victor Vallejo Fernandez.

 

                                        +   +   +

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Tem a palavra o Sr. Victor Vallejo Fernandez.

 

  O SR. VICTOR VALLEJO FERNANDEZ - Ilma. Sra. Presidente, nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, meus senhores e minhas senhoras presentes, em primeiro lugar quero agradecer a Deus o dom da vida, que me permite, lúcido e válido, estar presente nesta reunião.  Somente a amizade da nobre Deputada Maria Lúcia Prandi é culpada pelo meu orgulho de receber esta homenagem. A amizade é um sentimento dos mais puros, quando verdadeiro. Comove-me, pois sou muito emotivo. A honraria que tenho, o prazer de receber esta homenagem não tem limites, não pode ser expressa por palavras. É imenso. Mas a gratidão que sinto por pertencer à plêiade de amigos da ilustre Deputada Maria Lúcia Prandi comove-me muito mais. Que bom. Sou amigo da Deputada Maria Lúcia Prandi. Esta homenagem eu a estendo aos meus companheiros de láurea.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Queremos também registrar e agradecer a presença da Sra. Moracélia Ramos Teixeira, que representa o Sr. Antonio Porto Pires, Gerente do SESC de Santos, que, dentre outras atividades, tem um trabalho belíssimo com a 3ª Idade. É um prazer recebê-la, Moracélia.

  Dr. Victor, tenho o prazer de privar de sua amizade. Mas, o senhor recebeu uma indicação unânime de muitos fóruns. Então, é um respeito de todos nós, assim como de todos os outros homenageados.

  Queremos agora homenagear a alegria, homenagear a música, homenagear a atividade na pessoa da Sandra Diogo Moço, Maestrina do Coral da 3ª Idade do SESC.

  À Sandra e ao Coral as nossas homenagens. E, pela disposição com que nos brindaram com sua música. as flores estão sendo entregues.

 

                                     +   +   +

 

- É prestada homenagem à Sra. Sandra Diogo Moço e ao Coral da 3ª Idade do SESC.

                                                 +   +   +

 

Seremos brindados, mais uma vez, com o número: Amigos Para Sempre.

 

A SRA. SANDRA DIOGO MOÇO - Sra. Presidente, nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, muito obrigada pela homenagem. Há 12 anos que trabalho com a 3ª Idade com o maior gosto, sempre defendendo os seus direitos, sempre apoiando com a música.

Vamos selar com Amigos para Sempre, que é o que desejamos a todos vocês.

Amigos.  (Palmas.)        

                                         +   +   +

 

- É executado o número musical.

 

                                        +   +   +

  A SRA. SANDRA DIOGO MOÇO  - Nascer é uma possibilidade; viver é um risco e envelhecer é um privilégio. (Palmas.)

 

  A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA PRANDI - PT - Muito obrigada, Amigos Para sempre. Antes de encerrar, quero, ferindo o protocolo, dar um abraço especial à dona Ieda,  nosso anjo da guarda aqui na Assembléia, e que traduz, com entusiasmo e alegria, no dia-a-dia o grande apoio a todos nós deputados. Muito obrigada, dona Ieda. (Palmas.)

  Antes de encerrar a sessão, agradecemos realmente, de coração, a presença de todos. Meu ofício de professora não é ficar sentada; costumo falar em pé, mas a imposição aqui do Regimento determina que a sessão seja assim conduzida. Que estas homenagens realmente se traduzam no compromisso com uma sociedade mais fraterna, mais justa, mais alegre e solidária, em que o respeito às diferenças esteja presente em todas as situações. Nas diferenças de gênero, de religião, na diferenças étnicas e, também, nas diferenças de idade. Que este respeito, que esta tolerância, mais do que tolerância, esta convivência  pacífica e harmoniosa seja permanente e que possamos estar realmente construindo um País para as nossas crianças e nossos jovens que estão chegando. Que nós, enquanto País, também sejamos dignos de acolher  e continuar acolhendo a longevidade, o aumento da expectativa de vida para todos, com dignidade e alegria.

  Está encerrada a  presente sessão e convido a todos para um café amigo.

  Muito obrigada.

 

                                     *          *          *

 

  - Encerra-se a sessão às 22:00 horas.

 

                                     *          *          *