http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

27 DE MAIO DE 2013

027ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA DO CONTABILISTA E O LANÇAMENTO DA CAMPANHA 2013: ANO DA CONTABILIDADE NO BRASIL”

 

Presidente: ITAMAR BORGES

 

 

RESUMO

001 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Solicita um minuto de silêncio, em memória de Sérgio Approbato Machado, pai de Sérgio Approbato Machado Júnior. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Contabilista e o lançamento da campanha '2013: Ano da Contabilidade no Brasil'". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por diversas autoridades.

 

002 - SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo) e da Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), saúda os presentes. Comunica que São Paulo é o primeiro Estado em que acontece o lançamento regional da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil".

 

003 - JUAREZ DOMINGUES CARNEIRO

Presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), cumprimenta os presentes. Apresenta estatísticas sobre o número de profissionais e organizações de contabilidade no País. Ressalta a importância de informações contábeis no processo de decisão das empresas. Comunica que, a partir de 2014, entes públicos farão uso da contabilidade pública, levando ao aumento da demanda por profissionais. Afirma que a contabilidade auxilia na proteção do interesse público. Acrescenta que o Brasil é referência mundial na área, pela adoção e sugestão de normas internacionais. Informa que a campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil" teve seu lançamento nacional em sessão solene do Congresso. Afirma que a contabilidade é a linguagem universal dos negócios em tempos de globalização. Faz histórico da profissão no País. Discorre sobre a realização de congressos brasileiros de contabilidade, com a participação de autoridades políticas nacionais e internacionais. Afirma que o objetivo da campanha é valorizar a profissão perante a sociedade.

 

004 - WARREN ALLEN

Presidente da Ifac (International Federation of Accountants), saúda os presentes. Parabeniza as entidades brasileiras pela realização da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil". Enfatiza a relevância da contabilidade para o interesse público e para o mundo dos negócios. Afirma que a profissão contábil deve ter uma imagem positiva. Deseja sucesso à campanha.

 

005 - Presidente ITAMAR BORGES

Cumprimenta a todos. Parabeniza as entidades e os profissionais. Anuncia o início das homenagens ao Dia do Contabilista. Faz histórico da regulamentação da contabilidade no Brasil. Afirma que os profissionais sobressaem por sua atuação multidisciplinar e são indispensáveis em uma economia estável e em expansão. Destaca a importância da categoria na formalização de pequenos negócios. Declara que esta sessão solene faz jus ao papel da classe na sociedade. Elogia a participação das entidades e associações presentes na luta pela melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

 

006 - EDSON FERRARINI

Deputado Estadual, saúda os presentes. Enaltece o trabalho do deputado Itamar Borges. Ressalta o papel da contabilidade no desenvolvimento do País. Destaca a justeza da homenagem. Elogia os projetos de caráter social das entidades da categoria, como bolsas de estudos, entre outros. Menciona livro sobre prevenção às drogas, de sua autoria, editado pelo Sescon.

 

007 - LUIZ FERNANDO NÓBREGA

Presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), cumprimenta a todos. Afirma ser este um momento ímpar na colaboração entre as entidades contábeis de São Paulo. Lembra que a profissão passa por um processo de valorização perante a sociedade. Enaltece a reputação internacional e o protagonismo mundial das entidades brasileiras. Comunica que o curso superior de contabilidade está entre os dez mais procurados nas universidades. Lamenta a dificuldade na cobrança de honorários. Critica a complexidade da legislação tributária do País. Manifesta a esperança de que o secretário da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, tome medidas de desburocratização. Pede por maior envolvimento político da classe.

 

008 - VALDIR PIETROBON

Presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas), saúda os presentes. Fornece estatísticas da profissão no Brasil. Acrescenta que um dos objetivos da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil" é mostrar que a área engloba muito mais que o cálculo de impostos. Afirma que a contabilidade é um instrumento de gestão. Ressalta a importância do serviço prestado às micro, pequenas e médias empresas. Faz coro a Luiz Fernando Nóbrega quanto à participação política da classe. Sugere o lançamento e o apoio a candidatos. Parabeniza as entidades presentes pela campanha.

 

009 - EDUARDO AUGUSTO ROCHA POCETTI

Presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), cumprimenta a todos. Endossa os pronunciamentos anteriores. Faz histórico de sua trajetória profissional. Afirma que os contabilistas devem se orgulhar da profissão e elevar sua autoestima. Agradece pela homenagem.

 

010 - SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, cumprimenta os presentes. Declara-se honrado por comemorar o Dia do Contabilista neste Parlamento. Lembra que a primeira celebração da efeméride se deu em 1926. Afirma que a profissão é de vital importância para as gestões pública e privada. Defende a redução da carga tributária e a desburocratização. Menciona o lançamento da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil", em sessão solene do Congresso Nacional. Acrescenta que a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal é um importante canal de diálogo com esta Casa. Agradece pela homenagem.

 

011 - Presidente ITAMAR BORGES

Presta homenagem, com a entrega de placas, a diversas autoridades.

 

012 - MAURÍCIO

Mestre de cerimônias, convida Sérgio Approbato Machado Júnior para entregar uma placa ao deputado Itamar Borges, em agradecimento pela realização desta sessão.

 

013 - Presidente ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Boa noite a todos. Esta sessão solene foi convocada especialmente para homenagear o Dia do Contabilista. Para compor a Mesa convidamos o Exmo. Sr. Deputado estadual Itamar Borges, proponente desta sessão solene. (Palmas.); Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon São Paulo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, e da Aescon São Paulo, Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo. (Palmas.); deputado estadual Coronel Edson Ferrarini. (Palmas.); Sr. Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. (Palmas.); Sr. Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas. (Palmas.); Sr. Warren Allen, presidente da Ifac - International Federation of Accountants. (Palmas.); Sr. Eduardo Augusto Pocetti, Presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Nacional. (Palmas.); Sr. Luiz Fernando Nóbrega, presidente do CRC - SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Registramos e agradecemos as presenças do capitão da PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Benedito Roberto Meira; Dr. Cristiano Sant’Ana Lanfredi, delegado de Polícia da Assessoria Policial Civil da Assembleia, representando o Delegado Geral da Polícia Civil de São Paulo doutor Luiz Maurício Souza Blazeck; Sr. Ney Cardoso representando o deputado Antonio Salim Curiati; Sra. Diva Maria de Oliveira Gesualdi, presidente do CRC Rio de Janeiro; Sr. Carlos Rubens de Oliveira, presidente do CRC Mato Grosso do Sul; Sr. Zulmir Breda, presidente do CRC Rio Grande do Sul; Sr. Adilson Cordeiro, presidente do CRC Santa Catarina; Sra. Cristina Amélia Fontes Langoni, presidente do CRC Espírito Santo; Sr. Cassius Coelho, presidente do CRC Ceará; senhor Irineu Thomé, Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, gestão 1990/1993; Sr. José Serafim Abrantes, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, gestão 1987/1990 e presidente do Conselho Federal de Contabilidade, gestão 1998-2001; Sr. Hatiro Shimomoto, presidente do Sescon-SP, gestão 1975/1978, e que foi também deputado estadual; Sr. José Cardoso da Silva, presidente da Aescon Grande ABC; Sr. Antonio Simões Parente, coordenador de Certificação de Sistema de Gestão da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas; Sr. Fernando Alves, presidente do PWC, neste ato representado pelo Sr. Jorge Manoel; Sr. Gaudêncio Torquato, jornalista e consultor político da GT Marketing e Comunicações; Sr. Francisco Euzébio Colombo, assessor de impressa e jornalista, neste ato representando seu presidente da ABC Farma - Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico, Sr. Pedro Zidoi; Sra. Rita Muller, gerente de marketing da Contmatic, representando o presidente, Sr. Sérgio Contente; Sr Fábio Farias de Sá, assessor da Câmara dos Deputados representando o Sr. Arnaldo Faria de Sá, contabilista e deputado federal.

Convido o nobre deputado Itamar Borges para a abertura desta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito boa noite a todos, Assembleia Legislativa de São Paulo aqui neste ato representada por nós presidindo esta solenidade, e também registro com muita honra a presença do meu colega, deputado coronel Edson Ferrarini, nos sentimos muito honrados de recepcioná-los e acolhê-los nesta noite em que a Assembleia Legislativa presta uma justa homenagem aos profissionais de contabilidade.

Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Gostaria de pedir que inicialmente, todos nós pudéssemos nos colocar de pé para que pudéssemos com um minuto de silencio homenagear o falecimento do importante representante da classe Sr. Sérgio Approbato Machado, pai do nosso presidente do Sescon, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado. Senhoras e senhores presentes esta sessão solene foi convocada pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de realizar o lançamento oficial no Estado de São Paulo da Campanha 2013 Ano da Contabilidade no Brasil, e para homenagear o Dia do Contabilista, em parceria com o Sescon, Aescon e demais entidades congraçadas.

Convido a todos os presentes para que mais uma vez de pé agora possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do Subtenente PM Villas Boas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Seção da Banda da Polícia Militar, cumprimentando o Subtenente Villas Boas e toda a corporação.

Informamos que enviaram cumprimentos a esta solenidade justificando a impossibilidade de se fazerem presentes, mas externando os cumprimentos e o abraço e o reconhecimento a toda classe contábil do estado de São Paulo e a todas as empresas e entidades aqui presentes. Deputados Aldo Demarchi, Gerson Bittencourt, Fernando Capez, Gilmaci Santos, Estevam Galvão de Oliveira, Edson Simões. Deputada Célia Leão me ligou agora no final da tarde estava para vir para cá, mas impossibilitada não consegue chegar a tempo. Também o vice-governador e ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif Domingos; o ex-presidente do Sescon, Aescon amigo José Maria Chapina Alcazar; Sr. Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social; José Américo Dias, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. José Police Neto, vereador de São Paulo; secretário chefe da Casa Civil, Edson Aparecido; Dra. Maria Doralice Novaes, desembargadora, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; Sr. Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Sr. Carlos Andreu Ortiz secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho; Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Sr. José Sanches Valentin, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Sr. Antonio Augusto Pizzo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região; Sr. Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo; Sr. Paulo Skaf, presidente da FIESP; Sr. Rogério Amato, presidente da Facesp, entre outras, que assim que forem chegando vamos fazer o registro.

Queremos comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia domingo, dia 02 de junho, às 21 horas, através dos canais NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2, também tem a cobertura da TV Sescon/Aescon e CRC.

Gostaria de informar, como já disse aqui na leitura do ato inicial, que essa sessão solene terá dois momentos. O primeiro será o lançamento oficial no estado de São Paulo da Campanha 2013 - O Ano da Contabilidade no Brasil, e na sequência nós teremos a homenagem ao Dia do Contabilista, ocorrido no último 25 de abril, mês de muita dificuldade de prestar homenagem que é o mês de uma das maiores, senão a maior correria dos contabilistas, com o Imposto de Renda e tantas outras questões por isso remetida para o mês de maio.

E para o primeiro ato de lançamento oficial no estado de São Paulo da Campanha 2013 - O Ano da Contabilidade no Brasil, nós passamos o ato que vem acontecendo nas Assembleias Legislativas de todo o nosso país, nos nossos Estados juntamente com as entidades congraçadas e, representando aqui este ato, passo a Presidência deste ato para o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon e Aescon São Paulo para o lançamento oficial. Com a palavra e com a Presidência, neste momento de lançamento, o presidente Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, Exmo. Deputado Edson Ferrarini, cumprimento todas as autoridades aqui da Casa. Boa noite a todos.

É uma grande honra para São Paulo ser escolhido para o primeiro lançamento regional da Campanha 2013 - O Ano da Contabilidade no Brasil. E nada melhor do que chamar o idealizador desta campanha para ouvirmos as suas palavras, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Sr. Juarez Domingues Carneiro.

 

O SR. JUAREZ DOMINGUES CARNEIRO - Quero cumprimentar o deputado Itamar Borges, e em seu nome cumprimentar aos demais deputados desta Assembleia. Cumprimentar o presidente da Federação Internacional de Contadores - Ifac, Warren Allen; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, contador Luiz Fernando Nóbrega; o presidente do Ibracon, Eduardo Augusto Rocha Pocetti; o presidente do Sescon - São Paulo, Sérgio Approbato Machado Júnior; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; e aos demais componentes desta sessão, autoridades que aqui fazem parte deste plenário. Cumprimentar os conselheiros, os gestores de entidades contábeis, as lideranças sindicais, os estudantes, os colaboradores do Sistema CFC, CRC, os empresários, a imprensa e demais representantes. E de uma forma muito calorosa cumprimentar todos os profissionais da contabilidade do Brasil, senhoras e senhores.

É com muito orgulho que estou nesta Casa de Leis como presidente do Conselho Federal de Contabilidade, representando neste momento histórico, 500 mil profissionais da contabilidade compostos por contadores e técnicos em contabilidade, e as mais de 84 mil organizações contábeis que se dedicam ao trabalho incansável e competente junto a pequenas, médias ou grandes empresas ou algum órgão da administração pública, que contribui para construção de um Brasil mais próspero, desenvolvido e rico. Somente no estado de São Paulo temos aproximadamente 135 mil profissionais da contabilidade registrados, o que equivale a quase 28% da totalidade do Brasil. Nesta ocasião comemorativa ao Dia do Profissional de Contabilidade, cabe registrar que a ciência contábil atinge nesta era a sua maturidade. Cresce a passos largos com trabalho e profissionalismo, respeitando os princípios e normas que regem aquela que é considerada a ciência da informação, da transparência e da verdade.

No mundo vivenciamos um momento ímpar, onde a contabilidade assume papel de importância e relevância junto às organizações públicas e privadas produzindo informações contábeis e financeiras de qualidade, vitais para o processo de tomar decisões. A contabilidade no mundo moderno passa por um momento de profundas e significativas mudanças, advindas principalmente do processo de internacionalização que estabeleceu as chamadas Normas Internacionais de Contabilidade, compostas pela via IFRS, IAS e IPSAS, respectivamente, voltadas às empresas privadas, as empresas de auditoria e do setor público, transformando essa sopa de letrinhas numa linguagem universal dos negócios.

A partir de 2014, todos os entes públicos passarão a aplicar a nova contabilidade pública, que é a contabilidade patrimonial. Este avanço mundial fez com que a contabilidade passasse a ser a quarta profissão mais demandada no mundo, sendo que em alguns países já está em primeiro lugar, permitindo projetar que nos próximos 15 anos a contabilidade seja a profissão mais demandada no mundo. A Ifac, aqui representada por seu presidente Warren Allen, é a organização global em prol da profissão contábil. Está empenhada em proteger interesses públicos apoiando o desenvolvimento de todos os setores da profissão no mundo. Sua missão é servir o interesse público, contribuir para o desenvolvimento de normas e orientações de alta qualidade, facilitando a adoção e implementação dessas normas, contribuindo para o desenvolvimento de fortes organizações, profissionais e empresas de contabilidade, e da alta prática de contabilidade por profissionais contábeis, além de promover o valor desses profissionais em todo mundo.

O Brasil vem se destacando como um país de referência no mundo da contabilidade, inclusive como liderança na América Latina, onde temos a honra de presidir o Glenif - Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas e Informações Financeiras.

Razões para comemorar e celebrar este momento histórico não nos faltam. Fizemos o lançamento da Campanha 2013 - O Ano da Contabilidade no Brasil, em sessão solene no Congresso Nacional no dia 18 de março, tal data ficará registrada na memória de todos os profissionais da contabilidade em razão da realização conjunta pela primeira vez na história de uma sessão solene da Câmara dos Deputados e do Senado Federal dedicada à classe contábil, com o plenário lotado e com uma expressiva participação de senadores e deputados. Em seguida, tivemos o lançamento em diversas Assembleias Legislativas do Brasil, a exemplo da que está sendo realizada na noite de hoje aqui em São Paulo.

A contabilidade é uma ciência milenar, que tem início na utilização de uma técnica rudimentar de contagem de animais por meio de pedrinhas como forma de controlar e registrar o patrimônio dos senhores proprietários. Ela avança através dos séculos passando por diversas fases entre elas a financeira, a gerencial, chegando à fase globalizada, onde passa a ser a linguagem universal dos negócios. A contabilidade acompanhou e contribuiu nesses anos todos para o desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços. Esteve presente em diversos momentos que culminaram com o surgimento do papel, os instrumentos manuais, das primeiras máquinas de calcular, dos enormes computadores, dos médios e micro computadores, do uso da internet e da informação em tempo real. Nessa trajetória, a partir da iniciativa do senador João Lira Tavares, no dia 27 de maio de 1946, foi sancionado o Decreto Lei nº 9295 regulamentando a profissão e criando os Conselhos de Contabilidade com a missão precípua de registrar e fiscalizar o exercício profissional. A regulamentação permitiu a organização e o desenvolvimento da profissão. Ao longo dos anos passados algumas leis foram decisivas nesse processo, uma delas foi a edição da Lei nº 11.638, em 27 de dezembro de 2007, que rompeu com os últimos vínculos entre a contabilidade para fins societários e a contabilidade para fins fiscais. Essa lei fortaleceu o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, criado em 2005, do qual o CFC faz parte e colocou o Brasil no rumo da convergência das normas contábeis ao padrão internacional conhecido pela sigla IFRS.

Outra edição normativa importantíssima para a contabilidade brasileira foi a Lei nº 12.249, sancionada em 11 de junho de 2010 pelo presidente Lula, em que uma série de mudanças promovidas pela lei que atribui competência ao CFC para regular sobre o exame de suficiência como requisito para obtenção do registro profissional, e dirimiu qualquer dúvida sobre o poder normatizador do Conselho Federal. A sanção da Lei 12.249 nos remete a outro fato histórico da contabilidade brasileira, que foi a presença do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no ano de 2008 no estado do Rio Grande do Sul, em Gramado. Em 2012, outra ilustre presença marcou o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, a participação do 42º presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, que proferiu palestra magna aos congressistas presentes em Belém do Pará. O Congresso Brasileiro de Contabilidade mais uma vez foi palco memorável de palestras e painéis do mais alto nível técnico, com a presença de eminentes personalidades políticas nacionais e internacionais, comprovando a dimensão e a seriedade do maior evento da classe contábil brasileira.

Senhoras e senhores, esses foram alguns dos fatos que marcaram a história da contabilidade brasileira nos últimos 67 anos. Uma história de conquistas que não são limitadas ao território nacional. As iniciativas bem sucedidas do Brasil em relação à implementação ou implantação das normas internacionais levaram o IAS a nos lançar em 2011 um outro desafio, unir nações latino-americanas para que com uma só voz enviássemos contribuições ao IAS. O CFC abraçou essa tarefa e assim surgiu o Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas e Informações Financeiras - Glenif que hoje reúne 15 países da América Latina e do Caribe. Nesses dois primeiros anos de atuação o Grupo Glenif tornou-se referência em contribuições ao IAS. Também no âmbito internacional, destaca-se o trabalho que vem sendo realizado pelo CFC, em conjunto com o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados dos Estados Unidos, comemorando entendimentos que assinamos prevendo uma série de ações. Uma delas a realização da conferência “Como Fazer Negócios no Brasil”, que irá acontecer em julho, em Orlando nos Estados Unidos. Esse evento irá discutir macro economia, contabilidade, implicações jurídicas e outros aspectos dos negócios no Brasil. No escopo da reciprocidade será realizado em Brasília no mês de agosto o evento “Como Realizar Negócios nos Estados Unidos”. Outra parceria internacional é com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, que vem rendendo frutos na última década por meio de projetos, transferências de conhecimentos da profissão contábil aos países de língua portuguesa.

Além disso, temos o Programa de Voluntariado da Classe Contábil - PVCC composto por diversos projetos como a prestação de contas de entidades do terceiro setor, prestação de contas de campanhas eleitorais, de entidades desportivas e orçamento familiar e controle social que aproxima por meio do trabalho voluntário o profissional da contabilidade da sociedade.

Senhoras e senhores, todos esses fatos e ações vem contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da classe contábil. Mas chegou o momento de darmos um passo decisivo em busca do reconhecimento que a nossa profissão merece. A importância da contabilidade para o gerenciamento dos negócios cresceu e a profissão adquiriu um novo patamar no mercado de trabalho. A partir deste ano a sociedade brasileira terá oportunidade de conhecer melhor a importância do profissional e da profissão por meio de um projeto construído em conjunto com diversas organizações e empresas ligadas a contabilidade. Promoveremos ações de caráter orientativo e educativo, visando valorizar a profissão e colocá-la no patamar que lhe é merecida. Nossa imagem será reposicionada dentro de um cenário atual com o objetivo de evitar distorções que algumas vezes são frutos da falta de informação e de conhecimento. A contabilidade é hoje, sem dúvida, uma profissão de ponta com espaço conquistado dentre as principais em nosso país.

Por isso ao parabenizarmos todos os profissionais da contabilidade atuantes na área pública e privada aproveitamos para convidá-los a participarem desta justa campanha que será desenvolvida durante todo o ano de 2013, e que será acima de tudo esclarecedora para toda sociedade. Sejam todos muito bem vindos a 2013, o Ano da Contabilidade no Brasil, o ano da transparência, o ano da verdade, o ano da contabilidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Neste momento convido para seu pronunciamento, o Sr. Warren Allen, presidente da Ifac - International Federation of Accountants.

 

O SR. WARREN ALLEN - Boa noite senhoras e senhores. Gostaria de cumprimentar o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o Sr. Presidente da CFC, o Sr. Presidente da Sescon, outros presidentes, vice-presidentes, senhoras e senhores.

É um grande prazer estar aqui na cidade de São Paulo nesta noite, para ajudar a profissão de contador aqui no Brasil, comemorar o Ano da Contabilidade e do Contabilista aqui em São Paulo. E gostaria muito de parabenizar então os contadores e a profissão por essa grande iniciativa.

Senhoras e senhores, a profissão de contabilista tem um papel preponderante e principal no mundo dos negócios, e essa campanha é uma oportunidade excelente para fazer com que as pessoas deem conta da importância do contador e da profissão de contador aqui no Brasil. E é também uma excelente oportunidade de explicar o trabalho que nós fazemos em apoio ao interesse público.

A nossa profissão é bastante visada, falada, mas às vezes não é aquilo que nós gostaríamos de ouvir. Então, por favor, aproveitem a oportunidade dessa campanha para fazer com que a nossa profissão seja muito bem vista.

Eu trago as boas vindas dos meus colegas do exterior e gostaria também de parabenizá-los e desejar-lhes muito sucesso nessa campanha. O mundo da contabilidade vai olhar com muito interesse e acompanhar o sucesso dessa grande campanha, que eu tenho certeza que será replicado no mundo inteiro.

Então muito obrigado e boa sorte. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Neste momento está efetuado o lançamento oficial no estado de São Paulo da Campanha 2013 - O Ano da Contabilidade no Brasil.

Passo a palavra então, para o deputado estadual Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, e parabéns a todas as entidades e contabilistas pelo Ano da Contabilidade 2013 no nosso país.

Agora, passamos para o segundo ato desta sessão solene, que será a homenagem ao Dia do Contabilista. Quero que aqui me permitam fazer minha explanação de forma bem direta, dizer que é com muito prazer que estamos aqui hoje reunidos, presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente Juarez Domingues Carneiro, presidente Valdir Pietrobon, também o nosso presidente Warren Allen, presidente Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente Luiz Fernando Nóbrega, deputado Coronel Edson Ferrarini e demais presidentes de entidades representadas.

É com muita honra que mais uma vez nos reunimos aqui para prestar esta homenagem ao Dia do Contabilista aqui na Assembleia Legislativa. Falava com o deputado Edson Ferrarini, que por muitas oportunidades conduziu esta solenidade, e hoje estamos aqui juntos prestando esta homenagem aos contabilistas do nosso estado e claro do nosso país.

A história da contabilidade vem de muito tempo, e a regulamentação da profissão no Brasil já completou 60 anos. Esses profissionais destacam-se pelas suas múltiplas funções, são autônomos, empresários de contabilidade, auditores, consultores tributários, membros de comitês, de auditorias e de entidades de classe, executivos de empresas, entre uma gama de outras atividades desenvolvidas pelos contabilistas. Atualmente o Brasil passa por suas transformações, e a profissão do contabilista torna-se cada vez mais, uma das mais procuradas pela sua importância, seja nas micro e pequenas empresas, seja nas médias ou nas grandes. Esses profissionais, senhores e senhoras, tornaram-se indispensáveis numa economia estável e em expansão. Ser empreendedor é uma árdua tarefa que exige não apenas persistência, mas também planejamento, controle e inovação. Além desse esforço pessoal, o empreendedor necessita de um ambiente que seja favorável ao seu desenvolvimento, incluindo programas de acesso a inovação, ao crédito e ao mercado das compras públicas, além da redução de impostos e projetos de qualificação. E os contabilistas exercem esse importante papel, e é por essa razão que a profissão se tornou uma das cinco mais demandadas do mercado de trabalho.

Nos últimos anos, os contabilistas assumiram a importante missão de contribuir com a formalização de milhões de pequenos negócios no país com a figura do empreendedor individual. E tem cumprido muito bem este papel, a área contábil se constitui num verdadeiro exército, são mais de 80 mil empresas do segmento, aproximadamente 500 mil profissionais. Somente no estado de São Paulo são mais de 134 mil. E para reconhecer todo trabalho feito por esta categoria tão fundamental para o desenvolvimento do país, 2013 foi designado o Ano da Contabilidade no Brasil.

Estamos aqui nesta noite, como já fizemos, para lançar a campanha oficialmente no estado de São Paulo, e temos certeza que ela faz jus ao relevante papel da classe para a sociedade. É um reconhecimento mais do que merecido, e este reconhecimento vem extrapolando fronteiras. A contabilidade brasileira tem sido reconhecida pelo mundo, principalmente pela adaptação das normas internacionais, tornando-se referência e uma das grandes lideranças, principalmente na América Latina e nos países de língua portuguesa.

Como presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal, quero agradecer esta noite a parceria do Sescon - São Paulo, aqui em nome do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, e dizer que o Sescon através da Secretaria Executiva da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, exercida pelo consultor Silvério Crestana, está ao nosso lado em todas as lutas pela melhoria do ambiente de negócios do estado e do país, representando mais de 62 atividades econômicas e mais 70 mil empresas em todo o Estado de São Paulo.

Cumprimento também os presidentes do Conselho Federal e Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sr. Juarez Domingues Carneiro e Sr. Luiz Fernando Nóbrega, e cumprimento a todas as entidades congraçadas da contabilidade paulista que se encontram representadas aqui nesta noite.

Esta homenagem a classe é uma maneira desta Casa Legislativa agradecer a todos esses profissionais que auxiliam diariamente no crescimento do nosso estado e do nosso país. É com esta visão que saudamos e homenageamos todos os contabilistas do nosso estado e do nosso país. Parabéns, vocês merecem esta homenagem. (Palmas.)

Na sequência passo a palavra ao meu colega deputado estadual Edson Ferrarini, também grande defensor da classe contábil, para que possa aqui tecer as suas considerações e usar a palavra.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado deputado Itamar Borges, presidente desta sessão, e um dos mais brilhantes deputados desta Casa. Um homem que já foi três vezes prefeito da cidade de Santa Fé do Sul e a Assembleia Legislativa ganhou este homem com sua liderança, com seu trabalho, e foi ele que propôs esta sessão em homenagem ao Dia do Contabilista, e esse lançamento do Ano 2013 aqui na Assembleia Legislativa como sendo O Ano da Contabilidade.

Os senhores estão sendo homenageados na Casa do povo, na terceira maior Assembleia Legislativa do Brasil. Os senhores estão sendo homenageados exatamente porque alavancam o desenvolvimento deste país, são responsáveis pelo desenvolvimento do estado de São Paulo, do município onde trabalham, onde os senhores estão. Disse o deputado Itamar Borges na sua brilhante homenagem, são mais de 134 mil em São Paulo, e os senhores se atualizam.

Eu queria saudar este presidente, o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, felicidades ao senhor, que consiga levar ao Sescon, Aescon o seu grande destino. Nossos cumprimentos ao Sr. Juarez Domingues Carneiro, presidente federal; Sr. Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon; Sr. Warren Allen, também seja bem vindo, nossos cumprimentos. Ao Sr. Eduardo Augusto Pocetti, presidente da Ibracon a nossa saudação também. Ao Sr. Luiz Fernando Nóbrega, presidente CRC - São Paulo os nossos cumprimentos, e esta sessão é uma alegria para a gente rever amigos como Hatiro Shimomoto, que foi deputado aqui nesta Casa e usava esta tribuna com tanto brilhantismo, e hoje é o seu filho que lá está. Mas a gente aproveita para rever o Sr. Marcelo Zetune, o Sr. Salvador Strazzeri, que é o coordenador geral de Responsabilidade, diretores voluntários, para rever o senhor Fernando Mauro da TV.

Então, meus amigos, os senhores estão se atualizando cada vez mais é o Sescon Tec que é quase online os senhores se aperfeiçoando. E como o nosso Presidente quer? Aonde ele investe? Ele investe exatamente na atualização dos cursos, fazendo com que os senhores tenham a educação continuada, é através da proliferação de cursos com que ele faz com que os senhores estejam cada vez mais atualizados.

Mas eu particularmente, queria dizer aos senhores que o que toca muito no meu coração é a responsabilidade social que os senhores têm. Parece incrível, ainda na semana passada, faz quatro dias, eu estive na sede dos senhores participando do Sescon Solidário, porque hoje em dia não basta que uma empresa cresça, é necessário que ela também tenha responsabilidade social. E com que orgulho eu fui paraninfo de 140 crianças que vieram da periferia, que receberam apoio. E sabem o que é isso? Os jovens já estão com os seus nomes na Bolsa de Talentos do Sescon - São Paulo e poderão ser contratados pelos escritórios dos senhores. Que responsabilidade social, além de toda atualização e de todo esse aparato, os senhores ainda tem tempo para oferecer cursos para crianças de 16 e 17 anos que poderão crescer na vida. Portanto, eu fico até mais, no meu caso eu lido muito também, os senhores conhecem o meu trabalho contra as drogas, e eu fiquei muito sensibilizado aonde eu pude fazer a preço de custo este livro com as palavras do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior aqui no início, e no final as palavras do Salvador Strazzeri, coordenador da Comissão de Responsabilidade Social, imaginem, tudo que um pai e um jovem precisam saber sobre drogas está aqui. O Sescon imprimiu isto, além de todas as outras atualizações, além de toda internet para que cada jovem, cada pai levasse para casa este livro e esse jovem soubesse que na hora que alguém lhe oferecer drogas ele aprendeu a dizer uma única palavra, não, estou fora. Incrível, o trabalho dos senhores foi, é simplesmente fantástico.

Eu queria repetir o deputado Itamar Borges, este brilhante deputado, quando ele propôs esta sessão ela foi aceita pelos 94 deputados, por todos os líderes levaram ao presidente e o presidente assinou e ele está presidindo por ser um dos mais competentes deputados desta Casa.

Então aos senhores eu estou aqui para lhes cumprimentar, dar um abraço, e dizer aos senhores que eu como deputado, como paulista, tenho orgulho do trabalho que os senhores fazem. Fiquem com Deus, sejam felizes e muito bem vindos nesta que é a Casa do povo e está abraçando todos os senhores. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns ao nobre deputado Edson Ferrarini pelas palavras, e pela lição que sempre deixa a todos nós nesta Casa. Grande mestre.

Na sequência concedemos a palavra ao Sr. Luiz Fernando Nóbrega, presidente do CRC - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, representando os contabilistas do estado de São Paulo. Com a palavra o presidente Luiz Fernando Nóbrega.

 

O SR. LUIZ FERNANDO NÓBREGA - Meu caro e estimado amigo deputado Itamar Borges, propositor desta sessão solene aqui na maior Casa de Leis do nosso estado, caro deputado Edson Ferrarini; mister Warren Allen, presidente da Ifac; Sr. Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; caro colega Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Presidente do Ibracon Nacional; Sr.Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon; caro Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon - São Paulo, me permita em seu nome externar os meus cumprimentos a todos os presidentes de entidades congraçadas. Caros ex-presidentes de entidades aqui de São Paulo, meus cumprimentos a vocês que deixaram, iniciaram todo um trabalho que hoje só se mantém, só se continua, só se evolui, sem vocês, as entidades e a profissão não seria o que ela é. Caros presidentes de outros Conselhos Regionais aqui presentes, os cumprimento na pessoa do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, colega Cassius Coelho. Caros conselheiros do CRC de São Paulo, vice-presidente do Conselho de São Paulo, demais autoridades contábeis aqui presentes, senhoras e senhores.

É um prazer e uma honra muito grande estar nesta tribuna falando em nome das entidades congraçadas do estado de São Paulo. E hoje diria eu, a ousadia de não classificar só de entidades congraçadas, vivemos num momento ímpar de colaboração e de envolvimento, já as denomino entidades irmanadas, tamanho é a dedicação e compromisso que as entidades tem aqui em São Paulo umas com as outras. Afinal de contas, o nosso trabalho é apenas para profissão contábil, obviamente cada entidade tendo interesse nos seus públicos efetivos.

A profissão, como bem decantado aqui pelos que me antecederam passa por um momento bastante interessante, ímpar, um momento de valorização, um momento em que somos imprescindíveis para o desenvolvimento do nosso país, um momento no qual adquirimos uma reputação internacional muito diferenciada. O Conselho Federal de Contabilidade, capitaneado pelo presidente Juarez Domingues Carneiro, conseguiu um papel onde o Brasil deixou de ser apenas um partícipe e hoje é um verdadeiro protagonista das entidades contábeis mundiais, deixando de ser um país subdesenvolvido, e sim um país na vanguarda na convergência das normas.

Muito bem vindo mister Warren Allen, aceitamos a sua colaboração, mas eu digo que o Brasil tem muito a contribuir com o crescimento da contabilidade no nosso mundo. Hoje somos uma profissão muito demandada no nosso país, e fora também. O curso de Ciências Contábeis já está entre os 10 mais procurados pelos jovens que vão prestar o vestibular. Senhoras e senhores eis a nossa profissão contábil, muito a comemorar.

Mas ainda há muito a crescer. Temos alguns revezes para contornar, onde lá na ponta aquele profissional tem uma grande dificuldade de fazer a cobrança de seus honorários por falta de valorização. Temos uma dificuldade desse verdadeiro manicômio tributário que nos é imposto todos os dias, e com essa imposição acabamos por trabalhar muito mais pelo governo do que por quem efetivamente paga pelo nosso trabalho. Nossos clientes muitas vezes nos questionam de cobranças que não agregam valor nenhum, e por isso nessa Casa de Leis me permitam Srs. Deputados e outras autoridades, a reivindicar que nós tenhamos mais tempo. Temos uma figura importante, um aliado recém empossado que é o ministro Afif, que busca a desburocratização e a simplificação.

Não queremos trabalho fácil, mas queremos trabalhar para quem efetivamente paga, e queremos agregar valor por aquilo que nos é pago.

Também uso deste espaço para que a classe tenha um maior envolvimento político, não só nas entidades. Foi muito bem dito pelo presidente Valdir Pietrobon na Convenção Regional do Conselho do Paraná, que a classe precisa de mais líderes políticos, e precisa mesmo. Temos parceiros inestimáveis que contribuem, que deixam as portas dos gabinetes abertas, aqui o deputado Itamar Borges, cito aqui também o deputado Arnaldo Faria de Sá, deputado Walter Ihoshi, mas a classe precisa ter também os seus representantes que emanados com esses outros galguem algumas Secretarias, representantes no Legislativo para que as leis saiam mais bem elaboradas com o conhecimento técnico que nós estamos.

2013 – O Ano da Contabilidade no Brasil, que dentro desta Casa de Leis seja lançado essa campanha, que muito mais do que uma campanha se tornou um verdadeiro social, que esse movimento pegue como já pegou, afinal de contas não é só a classe que fala dessa campanha, isso porque presidente Juarez ainda nem começamos o choque de mídia que o senhor tanto fala, isso começará no momento seguinte, e a campanha já pegou. E se pega com pessoas que não são exatamente da classe é porque essa profissão tem potencial. Basta para nós é realmente comemorar o Dia do Profissional, mas buscar mais, buscar mais valorização, buscar mais reconhecimento. Isso é com todos nós, a começar em mim enquanto profissional para que eu busque esse reconhecimento, essa valorização, preceitue a ética profissional. E contem sempre com as entidades contábeis do estado de São Paulo e do país em busca dessa valorização. Muito obrigado a todos e uma boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado ao presidente do CRC, Luiz Fernando Nóbrega, que falou aqui representando os contabilistas e as entidades congraçadas.

Quero convidar agora para usar a palavra, Sr. Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon.

Enquanto ele se dirige, quero registrar aqui o nosso agradecimento aos representantes de vários estados do nosso país que vieram aqui, presidentes de CRC e entidades de todo país, participar desta solenidade. Nossa saudação e nossas boas vindas também. Cumprimentar o sempre deputado desta Casa, que inaugurou nesta a defesa da classe contábil, deputado Hatiro Shimomoto. Um abraço, uma saudação a este líder. E ao cumprimentá-lo, eu comprimento todos os ex-presidentes do Sescon, Aescon presentes e os que não puderam se fazer presentes.

Com a palavra Sr. Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon.

 

O SR. VALDIR PIETROBON - Boa noite a todos, prezado deputado Itamar Borges, deputado Edson Ferrarini, nosso querido Warren Allen da Ifac, presidente do Sescon/Aescon, Sérgio Approbato Machado Júnior; Sr. Luiz Fernando Nóbrega do CRC - São Paulo, Sr. Juarez Domingues Carneiro, do CFC e o Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Ibracon, senhoras e senhores.

Quinhentos mil contadores, 84 mil empresas contábeis. Dentro delas 99% das empresas brasileiras. Aí vai uma pergunta: nós sabemos o quanto representamos neste país? Existe algum segmento que tem esse poder que nós temos? A contabilidade senhores, é a vida de uma empresa, de um país, de uma sociedade, e a vida do poder público. Precisamos mostrar a todos o objetivo da contabilidade, para o que ela foi criada. A maioria dos nossos empresários confundem contabilidade para pagar imposto, e nós entramos também nessa muitas vezes fazendo Darf e recebendo honorários no fim do mês o que nós temos que apagar isso. Mostrar realmente que a contabilidade é um instrumento de gestão. Nós somos assessores, as empresas contábeis são assessoras de 99% de todas as empresas brasileiras, 60% da mão de obra formal deste país. Pode ser que nós não representamos tanto na arrecadação de impostos, mas lembrem que nós cuidamos do sustentáculo social desse país que são as micros, pequenas e médias empresas, que são o primeiro emprego de todos. Somos o instrumento de transparência, de credibilidade, de verdade. Um país, uma sociedade, uma empresa que não controla as suas finanças jamais chegará ao desenvolvimento. Precisamos plantar o futuro, pois caso contrário, viveremos sempre de forma incerta e duvidosa. E a única forma que eu entendo para nós controlarmos tudo isso chama-se contabilidade. E nós somos responsáveis por isso.

E eu queria fazer coro aqui ao que o Luiz Fernando Nóbrega falou, mais uma bandeira que eu quero levantar por este Brasil. Senhores, precisamos nos envolver na área política. A grande maioria dos contadores individualmente, das empresas contábeis e das entidades brasileiras da área contábil, não se envolvem em hipótese alguma na área política, e depois queremos assumir cargos de secretários, gestores da área pública e nós nunca seremos convidados se nós não mudarmos isso. Pensem muito nessa situação. Nós só seremos grandes se partimos para esse lado, não vejo outra situação. Ou então além de lançarmos candidatos apoiados nos candidatos que nos ajudam, a exemplo do deputado Itamar Borges.

Parabéns para o CFC e todas as entidades por este grande lançamento, e que não tenhamos 2013, Juarez, que todos os anos sejam a partir de agora, o Ano da Contabilidade. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado ao presidente Valdir Pietrobon da Fenacon.

E agora vamos ouvir o presidente do Ibracon, Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti.

Enquanto ele se dirige, eu quero registrar aqui a presença do Sr. Paulo Schoeueri, representando o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; Sr. Maurício Frizzarin, CEO do Grupo IOB; também representante, Sr. Rafael Lo Ré, da vereadora Edir Sales que deixa aqui também o seu abraço.

Com a palavra Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti, do Ibracon.

 

O SR. EDUARDO AUGUSTO ROCHA POCETTI - Deputado Itamar Borges, em seu nome cumprimento todos os representantes desta Casa, autoridades, e em nome do meu amigo Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade e do querido Warren Allen cumprimento todos os profissionais da contabilidade.

Eu não preparei nada, há cinco minutos atrás o Marcelo me disse: você vai falar. Vou falar. Então vamos falar. Mas o que eu vou falar se todos já falaram da importância da profissão? Uma profissão que todos nós hoje estamos, merecidamente, como disse o Exmo. Deputado, sendo homenageados nesta Casa de Leis.

Eu comecei na profissão por um acaso, eu queria estudar Economia, isso lá pelos anos 70, e achava bonito, mas graças a Deus uma luz, um professor Walter Arnaldo Andreolli, que é meu grande amigo até hoje, me convenceu a estudar Contabilidade, mudar do curso de Economia e ingressar numa empresa de auditoria, e eu ingressei na Price, estão aqui dois grandes amigos representantes. E fiz carreira até então, desde 1977 quando me formei e tirei o meu CRC, fiz carreira na profissão de contabilidade e auditoria.

Então, por que eu quero dizer isso? Eu quero dizer que nós profissionais da contabilidade, temos que nos orgulhar da profissão. E que essa Campanha iluminada que o presidente Juarez lançou e que todos nós abraçamos e estamos abraçando no Brasil inteiro, é uma Campanha que não só tem que conscientizar a sociedade da nossa importância como aqui foi dito e cantado em prosa e verso, mas tem que elevar a nossa auto-estima. Uma auto-estima que ao longo de tantos anos foi perdida por várias razões que eu não vou aqui agora ficar falando. Nós temos que acabar com a vergonha de dizermos que somos contadores, porque nós somos contadores, e esta é uma profissão digna, forte, e de uma importância brutal para o desenvolvimento de qualquer economia, de qualquer país como é o nosso que agora sim começa a avançar para sua importância no mundo.

E como já foi dito por todos aqui, eu só quero mais uma vez ressaltar a importância da nossa profissão e que nós não temos que ter nenhuma vergonha de estamparmos a nossa profissão em qualquer lugar que nós estivermos trabalhando. E mais uma vez também agradecer a oportunidade que esta Casa nos dá, em nome de todos os auditores independentes. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti, falando aqui em nome do Ibracon.

Queremos também registrar a presença, concluindo aqui os registros, do Sr. Ney Prado, presidente da Academia Internacional de Direito e Economia; Sr. Sérgio Martins Machado, representando o presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, Sr, Nelson de Abreu Pinto; Sr. Sérgio Paulo Ribeiro, representando Carlos Ortiz, secretário do Emprego e do Trabalho; Sr. Gervásio de Souza, vice-presidente da Aescon Campinas; também aqui o vice-presidente Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Sr. Dagoberto Silvério da Silva, representando o presidente , Otair Daniele; e Sr. Anis Kfouri Júnior, representando Dr. Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo.

Também registro e cumprimento o deputado Arnaldo Faria de Sá que não pode se fazer presente.

Quero agora conceder a palavra para encerrar os pronunciamentos e já finalizarmos na sequência com as homenagens, esta solenidade, convido para usar a palavra Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon/Aescon - São Paulo.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Novamente, Exmo. Deputado Itamar Borges, em seu nome cumprimento todas as autoridades aqui presentes. Em nome do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro também cumprimento todos os profissionais da contabilidade, senhoras e senhores.

É uma grande honra para o Sescon - São Paulo, e para todas as entidades congraçadas da contabilidade comemorarem o seu dia pelo segundo ano consecutivo aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A primeira comemoração do Dia do Contabilista foi feita, como já dito, em 1926, quando então o senador João Lira instituiu a data. Agora passados 87 anos somos abrigados aqui nesta Casa, o celeiro das leis do nosso estado, para esta celebração mais uma vez. Mais uma prova de que temos sido reconhecidos gradualmente pela sociedade

Hoje somos um exército no país, aproximadamente 500 mil profissionais, 84 mil empresas como já dito, atuando em diversas frentes de trabalho. Seja nas empresas, nas esferas públicas, nas questões sociais, temos mostrado ao longo do tempo a importância vital da contabilidade para a prosperidade da gestão pública e privada. Não há desenvolvimento que não passe, que não dependa da contabilidade. Estamos sim vivendo o melhor momento da profissão, por isso temos grande satisfação de apoiar o projeto nacional desenhado pelo Conselho Federal de Contabilidade, do Ano da Contabilidade no Brasil, e lançamos oficialmente hoje aqui no estado de São Paulo. Trata-se de uma grande campanha nacional de valorização da profissão, pois apesar do nosso papel de fomentadores do desenvolvimento, a imagem do profissional da contabilidade muitas vezes ainda é distorcida.

Esse é o nosso momento, o ano do reconhecimento, o ano do reposicionamento. As entidades de contabilidade de São Paulo e do Brasil, tem mostrado a sua força, seu desprendimento e sua união, não somente pelas lutas em defesa e valorização da categoria, mas também em projetos de interesse nacional como a redução da carga tributária e da burocracia em nosso país. Tem conquistado gradualmente o reconhecimento e o apoio da sociedade brasileira.

Em março a classe contábil de todo país foi recebida no Congresso Nacional para o lançamento da Campanha O Ano da Contabilidade no Brasil, uma satisfação muito grande para todos nós. Hoje é a vez de São Paulo. Desta Casa que nos acolhe nesta grande festa esta noite. Queremos agradecer esta homenagem não somente em nome das lideranças que estão aqui hoje, mas também em nome de todos os profissionais do nosso estado, cerca de 140 mil homens e mulheres que trabalham diariamente para auxiliar no crescimento das empresas, da economia e da nação.

O voto de confiança que a Assembleia Legislativa nos tem dado nos últimos anos, como nos trabalhos da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate a Guerra Fiscal, é para nós de grande valia. O Sescon - São Paulo e a categoria contábil abriram um canal de diálogo de trabalho importante com a Assembleia Legislativa, e temos certeza que abraçaremos muitas conquistas em nome da melhoria do ambiente de negócios no nosso estado.

Portanto, não podemos deixar de agradecer duplamente o deputado e amigo Itamar Borges. Primeiramente por abrir as portas desta Casa para mais uma comemoração do Dia do Contabilista, toda classe contábil fica imensamente grata por esse reconhecimento do legislativo paulista, e também, e principalmente, por acreditar em nós e abrir também as portas desta Casa para trabalharmos juntos em favor da contabilidade, das empresas, do nosso estado e do nosso país.

Também não posso deixar de citar a nossa honra com a presença do presidente da Federação Internacional de Contadores - Ifac, Sr. Warren Allen. Sua presença aqui mostra que essa união citada entre as entidades contábeis de São Paulo e do país, também tem ultrapassado fronteiras. Hoje a contabilidade converge para um padrão mundial e juntos temos tudo para mostrar a força da contabilidade em todo mundo.

Saibam que esta Casa pode sempre contar com o Sescon - São Paulo e as entidades contábeis congraçadas em todos os projetos que visem a justiça social e o desenvolvimento. Contem com a gente. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado e parabéns também ao presidente do Sescon/Aescon, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior.

Antes de passar a palavra ao cerimonialista para iniciarmos as homenagens, registro aqui o agradecimento desta Presidência a todos que colaboraram para a realização desta sessão solene, representando o Sescon/Aescon, o Sr. Marcelo; a Rael, representando a nossa equipe; a equipe do Cerimonial da Alesp, e a equipe de apoio de plenário desta Casa.

Quero agora passar a palavra ao Mestre de Cerimônias para que possamos iniciar as homenagens ao Dia do Contabilista.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Neste momento convidamos o deputado Itamar Borges para a entrega das placas aos homenageados pelo Dia do Contabilista.

Recebe homenagem o presidente do CFC -Conselho Federal de Contabilidade, Sr. Juarez Domingues Carneiro (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Na sequência, o presidente da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Sr. Valdir Pietrobon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Nacional, Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente do CRC - São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sr. Luiz Fernando Nóbrega. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente da FECONTESP - Federação dos Contabilistas do estado de São Paulo, Sr. José de Souza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente do Sescon - São Paulo e da Aescon - São Paulo, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente do Sindcont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Sr. Victor Domingos Galloro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional, Sr. Adelino Dias Pinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente da Apejesp - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Sr. José Vanderlei Masson dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Presidente da Ifac - International Federation of Accountants, Sr. Warren Allen. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Para entrega de uma homenagem especial das entidades congraçadas do Estado de São Paulo, a Ifac, na pessoa de seu presidente Warren Allen convidou o presidente do Sescon - São Paulo e Aescon - São Paulo, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, e também o presidente do Ibracon Nacional, Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Na sequência, convidamos o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sescon - São Paulo e da Aescon - São Paulo, para entrega de uma placa ao Exmo. Sr. Deputado estadual Itamar Borges, em agradecimento por esta honrosa homenagem aos contabilistas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURÍCIO - Devolvo a palavra ao Sr. Deputado Estadual Itamar Borges para suas considerações finais.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Quero agradecer a homenagem, na verdade quem veio homenagear aqui hoje somos nós, esta Casa de Leis e do povo de São Paulo aos contabilistas e o lançamento do Ano.

Agradeço a homenagem recebida, cumprimento e parabenizo todos os homenageados, com certeza todas as senhoras e senhores aqui presentes foram homenageados na representação das entidades que receberam as respectivas homenagens. Quero então, dessa forma, cumprimentar mais uma vez a todos, dizer e a todos os homenageados que já estamos encerrando, e convidar todos para descermos aqui à frente para que possamos fazer um registro todos juntos, registro oficial desta homenagem.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades e a todos que com as suas presenças colaborarem para o êxito desta solenidade. Declaramos encerrada esta sessão e convidamos todos para um coquetel no Hall Monumental. Parabéns, vocês merecem esta homenagem. Boa noite a todos e um grande abraço. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 42 minutos.

 

* * *