08 DE DEZEMBRO DE 2010

028ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovados requerimentos de urgência: da Mesa Diretora, ao PL 815/10; do Deputado Antônio Mentor, ao PL 545/10. Coloca em discussão o PL 155/06.

 

002 - JORGE CARUSO

Pede a suspensão dos trabalhos por dois minutos, para entendimento das lideranças.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h06min; reabrindo-a às 19h11min.

 

004 - JORGE CARUSO

Discute o PL 155/06.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Encerra a discussão do PL 155/06.

 

006 - JORGE CARUSO

Pede a suspensão dos trabalhos por dois minutos, por acordo de lideranças.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h16min; reabrindo-a às 19h17min. Coloca em votação e declara aprovado o PL 155/06, e rejeitado o veto.

 

008 - ROBERTO MORAIS

Solicita a suspensão dos trabalhos por 15 minutos, por acordo de lideranças.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o pedido. Convoca as Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Finanças e Orçamento para reunião conjunta, às 19 horas e 23 minutos de hoje. Suspende a sessão às 19h20min; reabrindo-a às 19h32min. Convoca sessão extraordinária, a realizar-se hoje, com início dez minutos após o término desta sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 33/09, rejeitado o veto. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sobre a mesa os seguintes requerimentos:

“Requeremos nos termos regimentais seja dada tramitação em regime de urgência ao Projeto de lei 815, de 2010, de autoria da Mesa, que dispõe sobre subsídios dos deputados estaduais para o exercício de 2011.” Requerimento assinado pela Mesa.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) aprovado.

“Requeremos nos termos regimentais tramitação em regime de urgência para o Projeto de lei 545, de 2010, de autoria do nobre Deputado Fausto Figueira”. Assinado pelo nobre Deputado Antonio Mentor, líder da bancada do PT.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) aprovado.

Proposição em Regime de Urgência.

Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 155, de 2006, (Autógrafo nº 28536), vetado totalmente, de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi. Obriga os fabricantes de produtos transgênicos a informarem nos rótulos a sua procedência e classificação. Parecer nº 2155, de 2009, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável ao projeto. (Artigo 28, § 6º, da Constituição do Estado).

Em discussão.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre os líderes, requeiro a suspensão dos nossos trabalhos por dois minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo acordo entre os líderes, esta Presidência suspende a sessão por dois minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 06 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 11 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Para falar a favor, tem a palavra o nobre Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB – SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, esse líder toma conhecimento agora - pedi para discutir - do projeto que é o primeiro item dessa pauta, de autoria da Deputada Maria Lúcia Prandi, que reza o seguinte: “obriga os fabricantes de produtos transgênicos a informarem nos rótulos a sua procedência e classificação”.

Sr. Presidente, não conheço o projeto com maiores detalhes; tomo conhecimento agora, daí o início da discussão. Sr. Presidente, inscrevi-me especialmente por um detalhe estranho: as coisas estão saindo um pouco fora de controle porque não me lembro de ter visto sequer a distribuição de lista de eventuais projetos a serem discutidos e votados nesta noite ou em qualquer dia da semana. Acabou não havendo consenso na votação do projeto do teto, na tarde de hoje, cujas informações chegaram de última hora. Este líder também objetivou no período da tarde a votação de uma PEC e houve uma solicitação por parte de algumas lideranças, em especial da liderança do Partido dos Trabalhadores, uma análise mais detalhada dessa PEC, pedindo que o PMDB aguardasse até a próxima terça-feira, o que houve concordância de nossa parte, e curiosamente também não fomos consultados se o PMDB concordava ou não com o mérito desse projeto, projeto esse que o PMDB já votou favorável - e certamente também vamos acompanhar a votação dos demais no sentido da derrubada do veto - mas, de certa forma, houve uma, não diria deselegância, mas uma falta de informação, uma falta de troca de informações nesta Casa entre os Líderes, para que de fato possamos exercer o mandato e participar das votações de uma forma muito delicada, harmônica e sem qualquer problema.

Então, ocupo esta tribuna para discussão fazendo ainda um apelo ao nosso Líder do Partido dos Trabalhadores, ao Deputado Enio Tatto - que está aqui hoje - para que opte também por deixar a votação desse projeto para terça-feira próxima, para que possamos estudá-lo com calma, para que cheguemos a um consenso nesta Casa dos projetos a serem votados, enfim, para que haja uma harmonia. Não se trata de obstrução de forma alguma a qualquer projeto de Deputado, até porque é um veto que esta Casa já discutiu e muito esse projeto, aprovou esse projeto, mas para que tenhamos votações pacíficas - senão o andar da carruagem vai ficar uma coisa complicada, principalmente nesse final de ano.

Sr. Presidente, era basicamente esse o recado que queria dar; não vou mais discorrer sobre a matéria.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre Líderes presentes em plenário, solicito a suspensão dos trabalhos por 2 minutos, para ver se conseguimos chegar a um consenso.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Não havendo mais oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Havendo acordo de Líderes, esta Presidência suspende a sessão por dois minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 16 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 19 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - As Sras. Deputadas, Srs. Deputados, que forem favoráveis ao projeto e contrários ao veto, permaneçam como se encontram. (Pausa). Aprovado o projeto e rejeitado o veto.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito a suspensão dos trabalhos por 15 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É regimental. Antes de suspender a presente sessão, esta Presidência nos termos do disposto do art. 18, inciso III, alínea “d”, combinados com o art. 68, ambos da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoca reunião conjunta das Comissões de Defesa do Meio Ambiente e Finanças e Orçamento, a realizar-se hoje, às 19 horas e 23 minutos, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 545 de 2010, de autoria do nobre Deputado Fausto Figueira.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 20 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 32 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas,, nos termos do Art. 100, Inciso I, da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma segunda Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, 10 minutos após o término desta sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: Projeto de lei 545/10, de autoria do nobre Deputado Fausto Figueira.

Item 2 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 33, de 2009, (Autógrafo nº 28349), vetado totalmente, de autoria da deputada Haifa Madi. Altera a redação do § 1º do artigo 1º da Lei nº 10.765, de 2001, que cria o Índice Paulista de Responsabilidade Social. Parecer nº 1468, de 2009, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável ao projeto. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis ao projeto e contrários ao veto queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto e rejeitado o veto.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V. Exas. da Sessão Extraordinária a iniciar-se 10 minutos após o término da presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 33 minutos.

 

* * *