11 DE AGOSTO DE 2003

28ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À REDE VIDA DE TELEVISÃO

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

Secretário: VAZ DE LIMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/08/2003 - Sessão 28ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

HOMENAGEM À REDE VIDA DE TELEVISÃO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa por solicitação do Deputado ora na condução dos trabalhos para homenagear a Rede Vida de Televisão.

 

002 - VAZ DE LIMA

Saúda os 20 anos da Rede Vida de Televisão, em nome do PSDB.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia um número musical.

 

004 - CLAUDIA COSTIN

Secretária de Estado da Cultura e representando, no ato, o Sr. Governador Geraldo Alckmin, traz, em nome dele, palavras de comemoração e louvor.

 

005 - JOÃO MONTEIRO DE BARROS NETO

Diretor da Rede Vida de Televisão, em nome da equipe da emissora, agradece a amizade do jornalista João Monteiro de Barros Filho e do arcebispo emérito de Botucatu, D. Antônio Maria Mucciolo.

 

006 - JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO

Diretor da Rede Vida de Televisão e vice-Presidente do Conbselho Superior do Instituto Brasileiro da Comunidade Cristã, historia o início da Rede Vida de Televisão.

 

007 - ANTONIO MARIA MUCCIOLO

Arcebispo emérito de Botucatu e Presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Inbrac, discorre sobre o início da Rede Vida de Televisão e sua consagração a Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e a Nossa Senhora Aparecida. Saúda o Presidente em exercício, Deputado Edson Ferrarini, por seu trabalho com os drogados.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Vaz de Lima para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - VAZ DE LIMA - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta presidência convida o nobre deputado Vaz de Lima para proceder à leitura da ata da sessão anterior.

 

                                                             * * *

 

É feita a leitura da Ata da sessão anterior pelo nobre deputado Vaz de Lima.

 

                                                             * * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Sidney Beraldo, por solicitação deste deputado, Edson Ferrarini, exatamente para homenagear a Rede Vida de Televisão, pelo reconhecido valor da Rede Vida, por ser a emissora da família. Pela sua dedicação ao amor e à família, propus esta homenagem, e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a Casa do Povo, homenageia a Rede Vida de Televisão.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sra.Cláudia Costin, Secretária de Estado da Cultura, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin; D. Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu, presidente da Rede Vida de Televisão e presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, INBRAC; Sr . João Monteiro de Barros Filho, diretor da Rede Vida de Televisão e vice-presidente do Conselho Superior do INBRAC - Instituto Brasileiro da Comunidade Cristã; João Monteiro de Barros Neto, diretor da Rede Vida de Televisão.

Entre todos os presentes, quero homenagear o jornalista Augusto Marzagão, Benemérito da Rede Vida de Televisão e o Sr. Joseph Couri, presidente do Sindicato da Média e Pequena Indústria - Simpi.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Orquestra e Coral Jovem Bacarelli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Dentre as pessoas inscritas para homenagear a Rede Vida, vou conceder a palavra ao nobre Deputado Vaz de Lima, para que ele possa fazer sua saudação à nossa Rede Vida de Televisão, esta que é a emissora da família.

Tem a palavra o nobre Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Sr. Presidente; D. Antônio; Dr. João; Secretária Cláudia Costin, representando o Governador; João Neto, meu amigo, seu irmão Luís, que também deve estar por aí, nestes quero cumprimentar a todos dizendo da minha alegria de poder participar nesta hora. Falo em meu nome pessoa e falo também em nome da Bancada do PSDB, que lidero nesta Casa, os 20 deputados do PSDB.

Uma pequena palavra.

Muito justa, Sr. Presidente, a homenagem que V.Exa. concede à Rede Vida de Televisão pelo seu trabalho, pelo que ela representa no nosso país como um todo. Estou aqui em várias condições. Primeiro, como amigo da família Monteiro - há muitas coisas que nos ligam. A primeira delas, Dr. João, é o fato de meu pai, já falecido, ter se encontrado com mamãe no ano de 1936 lá em Barretos. Papai era boiadeiro e mamãe trabalhava no frigorífico Anglo. Ele me contava: “Lá eu encontrei aquela moça magrinha, bonitinha.” Dizia que até correra atrás dela a cavalo como forma de arranjar o namoro. Minha mãe está viva ainda.

Tenho uma ligação com Barretos, onde o senhor e a família jogam toda a vida num projeto de vida, num projeto da comunicação. É uma idéia muito boa estar com a Rede Vida pelo serviço que ela presta.

Quero prestar uma homenagem também a D. Antônio, que conseguiu entender a importância de tudo isso.

Uma outra coisa que nos liga muito é o fato de a Rede Vida de Televisão ter a sede na minha querida São José do Rio Preto. Represento nesta Casa toda aquela região. Tive oportunidade de ver cada tijolinho sendo colocado ali na construção. Estive presente na inauguração e acompanho o trabalho que a Rede Vida, o canal da família, realiza.

Então, Sr. Presidente, minha palavra é muito breve, até pedindo desculpas, o que já fiz pessoalmente ao Dr. João, por não poder permanecer, pois tenho outro compromisso na Zona Leste marcado há muito tempo. Mas jamais me furtaria à oportunidade de estar aqui para deixar o abraço que já lhe dei, bem como ao D. Antônio, ao Joãozinho e também ao Deputado Ferrarini pela iniciativa.

No mais, desejo que Deus continue a inspirá-los, a protegê-los e a dar todo o calor do Espírito Santo para o coração de vocês, para a mente de vocês, para que continuem a ser uma benção para a nossa Nação e um exemplo para as famílias do nosso país.

Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nesta sessão solene o povo de São Paulo homenageia a Rede Vida de Televisão pela maneira de dirigir seus trabalhos. A família é seu objetivo. O que ela busca é o crescimento moral, intelectual e ético das pessoas. Por essa razão é que a Rede Vida está sendo homenageada aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a pedido deste Deputado.

Neste momento vamos assistir a uma apresentação da Orquestra Jovem Bacarelli com a música “Hino à Alegria”, de Beethoven, sob a regência do Maestro Elias Moreira da Silva.

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nesta sessão solene homenageamos a Rede Vida exatamente por sua missão de levar Jesus aos lares brasileiros, seus ensinamentos, seus exemplos, pois Ele é o caminho, a verdade, a vida.

Neste momento vamos ouvir a nossa Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin.

 

A SRA. CLÁUDIA COSTIN - Boa-noite a todos. Exmo. Sr. Deputado Edson Ferrarini; Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, Reverendíssimo Sr. D. Antônio Maria Mucciolo, Presidente da Rede Vida e Presidente do Conselho Superior da Inbrac; Exmo. Sr. João Monteiro de Barros Filho, Diretor Presidente da TV Independente de São José do Rio Preto e vice-Presidente do Conselho da Inbrac; Exmo. Sr. João Monteiro de Barros Neto, Diretor da Rede Vida; senhores parlamentares; senhoras e senhores; incumbiu-me o Sr. Governador, Geraldo Alckmin, de estender a todos a alegria de o Estado de São Paulo contar com os serviços da Rede Vida.

A Rede Vida num mundo como o nosso, em que a matéria ocupa todos os espaços da reflexão, especialmente da juventude, de uma juventude que se tornou hedonista, de uma juventude que busca o prazer imediato no consumismo, no consumo de drogas, uma juventude que não lê mais, uma juventude que se distanciou de alguns valores extremamente importantes que a humanidade foi construindo ao longo do tempo, completar oito anos de existência significa que não há só essa juventude a que eu me referi. Há também uma juventude saudável, um público que pode se beneficiar, como vimos há pouco com a belíssima Orquestra Jovem Bacarelli, de outro tipo de produto: produtos culturais, mensagens positivas, mensagens de ética, mensagens que constroem outros valores e que, portanto, ajudam-nos a construir um Brasil mais bonito.

Vivemos um mundo, infelizmente, ainda em guerra. Eu não preciso me referir à guerra do Iraque. Não preciso me referir à Libéria, onde tantos jovens morreram por conta de brigas tribais, por conta de inimizade dentro de um mesmo povo.

Eu posso falar da guerra cotidiana travada na nossa cidade, em São Paulo, a guerra que o narcotráfico trouxe para cá e que mata milhares de jovens dos dois lados: jovens que são funcionários do narcotráfico, que têm uma fama efêmera advinda do porte de uma arma ou por serem funcionários do narcotraficante e jovens do outro lado, que são assassinados por bala perdida ou porque se recusam a se submeter a essa lógica.

Sempre que um grupo de pessoas se organiza num empreendimento voltado a levar uma mensagem de paz, uma mensagem de construção, de colocação de valores cristão-judaicos que pregam caridade, justiça social, que pregam a irmandade entre os povos, nós só temos a comemorar.

E é essa palavra de comemoração, de celebração, que eu venho trazer, do Sr. Governador.

Parabéns, Rede Vida. Parabéns, São Paulo e Brasil por podermos contar com essa rede.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A Rede Vida de Televisão está sendo homenageada hoje exatamente porque levar Jesus aos lares brasileiros, é a sua missão. Contribuir para uma sociedade justa e fraterna, alicerçada nas famílias, apoiada nos ensinamentos de Jesus, é a rede da vida, não é a rede da morte, é a rede cujo lazer é sempre voltado para o crescimento das pessoas, por isso tive a alegria de solicitar essa homenagem à Rede Vida.

Vamos ouvir agora as palavras do nosso querido João Monteiro de Barros Neto, diretor da Rede Vida de Televisão.

 

O SR. JOÃO MONTEIRO DE BARROS NETO - Deputado Edson Ferrarini, que preside esta Sessão Solene, secretária Cláudia Costin, que representa o governador Geraldo Alckmin, permito-me fazer uma saudação ao presidente do Poder Legislativo de Barretos, que representa toda a comunidade barretense, vereador Ângelo José Duarte, jornalista Augusto Marzagão, D. Antônio e jornalista João Monteiro de Barros Filho. Gostaria de fazer uma saudação diferenciada, não como diretor da Rede Vida de Televisão, gostaria de traduzir o sentimento das pessoas que ajudam a fazer a Rede Vida no seu dia-a-dia.

Quero representar todas aquelas pessoas que trabalham na Rede Vida. Esse trabalho, que se estende pelo Brasil inteiro, que é representado pelos técnicos, como Jorge Cunha, Ivan Cunha, Mineiro, tantos companheiros de trabalho que muitas vezes têm seu nome divulgado apenas no caractere. Muitas vezes um trabalho anônimo no qual seu nome não é sequer citado. Quero representar as pessoas que, no Brasil inteiro, cuidam da Rede Vida com carinho e com amor tocante.

Quantas pessoas nesses oito anos pudemos fazer de amigos. Pessoas que nunca encontramos, a não ser pela televisão. Quantas pessoas, em diversas reuniões do país, trabalham anonimamente pela Rede Vida, mantendo-a no ar no seu município, fazendo com que as imagens da Rede Vida possam chegar até os lares dos brasileiros.

 É em nome de todas essas pessoas que gostaria de falar. Em nome das produtoras independentes que trabalham para a Rede Vida, como vejo aqui as irmãs Paulinas que fazem um trabalho tão bonito na programação da Rede Vida, em nome de todos os padres que animaram suas comunidades para que a Rede Vida pudesse chegar até os lares das suas cidades, mas também em nome daqueles leigos comprometidos com a área da educação, sabemos da importância da boa mensagem chegar até as casas.

Quero falar representando todas essas pessoas que dão um pouquinho do seu tempo, do seu trabalho, para a programação da Rede Vida e sua manutenção em todo o Brasil. Como estou traduzindo todas essas pessoas, quero sintetizar minha fala numa coisa que é muito importante para a existência da Rede Vida, a amizade profunda e sincera de duas pessoas que estão neste plenário. A amizade do jornalista João Monteiro de Barros Filho e do arcebispo emérito de Botucatu, D. Antônio Maria Mucciolo.

O que a amizade pode proporcionar para o outro ser humano? O que a confiança entre pessoas pode gerar em benefício da sociedade? Foi através do conhecimento, da oportunidade que se deram de se conhecer e também de se doar e se admirar, que o jornalista João Monteiro de Barros Filho conquistou o coração do Arcebispo D. Antônio Maria Mucciolo e D. Antônio também em seu coração. E desta amizade é que surgiu o ideal da Rede Vida de televisão, e é nela também que se sustenta. Quando se confia, confia-se plenamente, lança-se, imagina-se o impossível, desafia-se porque um dá sustentação para o outro. E aqui também vemos a grande amizade que o povo brasileiro tem pela Rede Vida, um confiando no outro, um fazendo o outro crescer. É o povo brasileiro que tem feito a Rede Vida de televisão crescer, numa grande demonstração de amizade. Mas a Rede Vida também, tendo uma grande amizade pelo povo brasileiro, portanto respeitando-o profundamente, tem feito de tudo para merecer essa amizade e esse respeito.

Quando pensamos na Rede Vida de televisão, não podemos nos esquecer da sua origem, do fundador D. Antônio Maria Mucciolo e do jornalista João Monteiro de Barros Filho, porque nesses dois homens, nessa amizade, se configurou um ato de muita ousadia e de muita coragem.

Vocês podem imaginar quanto sofrimento esses dois homens passam diariamente para manutenção da Rede Vida? Sabem o que é manter uma rede, que hoje está entre as cinco maiores do Brasil, que tem uma programação de 24 horas por dia, que tem seus compromissos financeiros, mas que além do compromisso financeiro tem um compromisso ético, um compromisso moral, um compromisso de ideal em colaborar para o engrandecimento da sociedade, um compromisso que não fica pautado pelo vil metal, pela fama, pelo orgulho, pela vaidade? O que é a responsabilidade de se manter uma programação que tem como objetivo fazer com que a sociedade brasileira se enxergue com mais dignidade e que também faça o povo brasileiro encontrar a sua realidade através da justiça e da paz social.

Ao jornalista João Monteiro de Barros Filho, ao D. Antônio Maria Mucciolo, traduzindo o sentimento de todos nós que trabalhamos na Rede Vida de televisão, queremos agradecer a dedicação, o empenho que eles têm na manutenção da Rede Vida de televisão.

Ao Poder Legislativo o nosso agradecimento por prestar esta homenagem à Rede Vida, mas fundamentalmente também demonstrar, nós funcionários e colaboradores da Rede Vida, a alegria que sentimos de ver que a Rede Vida está sendo homenageada em cada um dos seus colaboradores, mas que ela tem duas cabeças privilegiadas, que são abençoadas por Deus e que fazem da sua vida um grande ideal em favor da comunicação brasileira, o nosso muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Exatamente por isso que acaba de mencionar o nosso querido João Monteiro de Barros Neto é que a Rede Vida está sendo homenageada, por essa sua consciência de que não basta ter bons equipamentos, bons diretores para se fazer uma rede de televisão. Não. É bom querer melhorar o mundo. É bom não se subordinar aos índices de audiência. É bom não se subordinar ao sucesso rápido. E exatamente por alicerçar toda sua programação em valores morais, éticos, cívicos e cristãos é que a Rede Vida está sendo homenageada aqui na Casa do povo de São Paulo. Tenho muito orgulho de ter proporcionado esta situação.

Queria agradecer também a presença do Deputado Wagner Salustiano a esta Sessão Solene.

O nosso João Monteiro de Barros Filho, diretor da Rede Vida de Televisão e vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro da Comunidade Cristã, é quem vai nos falar agora. Ao nosso querido Monteiro os nossos aplausos. (Palmas)

 

O SR. JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO - Excelentíssimo Sr. Deputado Cel. Edson Ferrarini, Srs. Deputados presentes a esta solenidade, a nossa manifestação de agradecimento também à Secretária Cláudia Costin, que nos honrou com sua presença, ao Bispo emérito de Botucatu, D. Antônio Maria Mucciolo; ao benemérito da Rede Vida, Augusto Marzagão - daqui a pouco explicaremos por que ele é um grande benemérito da Rede Viva -, ao Ângelo José Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Barretos, que acompanha uma delegação barretense e nos honra participando deste ato; ao nosso Presidente da Academia de Barretos - Academia Barretense de Cultura -, José Henrique de Freitas, que lidera o grupo de acadêmicos que aqui se encontram também os nossos agradecimentos.

Voltamos um pouquinho na história do tempo para dizer que tudo começou quando fomos incentivados a disputar a outorga de um canal de televisão na cidade paulista de São José do Rio Preto. Viabilizado o Canal 11 VHF, incentivaram-nos, e antes de pedirmos abertura da concorrência consultamos outro barretense, o jornalista Augusto Marzagão, nosso amigo, que convidado pelo Presidente Sarney deixou a vice-Presidência da Television no México, uma das televisões mais importantes das Américas para prestar serviço ao Brasil.

E veio o Augusto. E lá estava prestando relevantes serviços na administração do Presidente Sarney. Nós o consultamos: Augusto, incentivaram-nos a pedir um canal de televisão em São José do Rio Preto. É um ato político em havendo concorrência. Somente iremos tomar essa iniciativa se houver uma consulta ao Senhor Presidente e ele não tiver compromisso com outra empresa e aceitar a nossa solicitação.

Consulta feita, o Presidente Sarney respondeu: “Não tenho compromisso com ninguém. Busquem outorga e se houver possibilidade de a concorrência se concluir ainda no nosso Governo - era outubro, ele sairia em março, como realmente aconteceu - poderá ser contemplado esse grupo de Barretos.”

Onze empresas disputaram o Canal 11 de São José do Rio Preto e ao término do seu Governo, nos últimos dias, nas últimas horas, honrando seu compromisso com Augusto Marzagão, o Presidente Sarney outorgou o Canal 11 para a Televisão Independente de São José do Rio Preto.

Ela seria uma geradora de televisão regional afiliada a uma das redes existentes. Permitimo-nos confessar para os nossos amigos que se encontram na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e para todos os amigos que nos acompanham nesta transmissão ao vivo da Rede Vida que, em sendo uma emissora regional, a Televisão Independente de São José do Rio Preto estaria atravessando uma fase privilegiada, pegando a grade de programação de uma outra rede nacional fazendo o trabalho de integração regional. E com a experiência regional que temos nas regiões de Barretos e São José do Rio Preto estaríamos com uma empresa saudável.

Mas surgiu o pensamento de se dar ao Brasil uma rede nacional de televisão dentro de princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos. E para que isso se transformasse em realidade procuramos o D. Antônio Maria Mucciolo, que foi o segundo bispo de Barretos na sucessão de D. José de Matos, mas já havia sido convocado pelo Vaticano, deixado a Diocese de Barretos e estava como Arcebispo de Botucatu. Fomos claros: nós que juntos construímos a cidade de Baria na cidade de Barretos, falamos: D. Antônio, em havendo uma concordância do senhor iremos em frente. Em sendo impossível, não tomaremos outra iniciativa. Daremos ao Brasil uma televisão comprometida com a família brasileira. A resposta foi positiva.

Passados oito anos, a Rede Vida está como presença física como quarta rede de televisão do nosso país.

Existem canais em UHF e VHF em mais de 1.200 cidades brasileiras; existem sinais em mais de 15 milhões de antenas parabólicas nas TVs a cabo da Net, Multicanal, TVA; existem centenas de emissoras espalhadas pelo Brasil nos canais-satélite da Direct TV, TecSat e Sky; é a única emissora nacional sem cortes em jornais; é a empresa que mais tem canais e emissoras retransmissoras outorgadas pelo Ministério das Comunicações.

Neste histórico 11 de Agosto somos honrados pelo amigo Deputado Coronel Edson Ferrarini; pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o digno Deputado Sidney Beraldo e pelos nobres Deputados que apoiaram a sugestão desta homenagem à Rede Vida. No calendário da Igreja comemoramos o Dia de Santa Clara, que iniciou sua vida religiosa como seguidora do grande São Francisco de Assis, profundamente comprometida com as causas dos mais carentes. Santa Clara é padroeira da televisão que comemora hoje o seu dia. Justamente no Dia de Santa Clara, no Dia da televisão, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia a televisão independente de São José do Rio Preto, emissora geradora da Rede Vida e todas as suas emissoras retransmissoras espalhadas por mais de 1.200 municípios brasileiros em canais abertos VHF e UHF. Por que esta homenagem dos legítimos representantes do povo paulista à Rede Vida? Porque a Rede Vida é a TV da boa notícia, o canal da família. Também porque a Rede Vida norteia-se por princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos. Mas entendemos que a Assembléia de São Paulo presta hoje, no Dia de Santa Clara, no Dia da televisão esta homenagem à Rede Vida porque ela provou em oito anos de atividades total compromisso com a Constituição brasileira como TV prestadora de serviço ao povo brasileiro, transformando-se na única emissora de televisão totalmente de integração nacional com uma só geradora, na cidade paulista de São José do Rio Preto, com sinais em todo o território brasileiro, unindo os irmãos de todos os quadrantes nacionais pelos caminhos da verdade e da vida.

Srs. Deputados, permitimo-nos, em nome de todas as emissoras de televisão do Brasil, neste especial Dia de Santa Clara, no Dia da Televisão, apresentar a V. Exas. nossos agradecimentos pela homenagem que prestam à Rede Vida e à TV do nosso Brasil. Com respeito e consideração apresentamos ao Deputado Edson Ferrarini e aos nobres parlamentares desta Casa nossa admiração e sinceros agradecimentos por esta festa de civismo e reconhecimento público à Rede Vida, a TV da boa notícia, o canal da família.

Justamente na Semana da Família que se inicia em todo o Brasil, a Rede Vida, canal da família, é homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta solenidade, Sr. Deputado Ferrarini, para todos nós da TV independente, é estímulo para continuarmos nesta crise, que para nós se chama “crise de crescimento”, em busca de uma televisão mais comprometida com o querido povo do Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Parabéns pelas vibrantes palavras do nosso querido João Monteiro de Barros Filho. Se a Rede Vida de Televisão se mantém no ar ela cumpre os preceitos constitucionais. Mas, no coração de todos nós, ela toca exatamente porque aquilo que não for bom para a família, aquilo que não for bom para o crescimento das pessoas, aquilo que não for bom para o crescimento dos cidadãos não é bom para a Rede Vida de Televisão. Por isso ela está cada vez mais próxima do nosso coração.

Vamos ouvir, com muita felicidade, a palavra do Reverendíssimo D. Antônio Maria Mucciolo, Bispo emérito de Botucatu e Presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Inbrac.

 

O SR. Antônio Maria Mucciolo - Exmo. Sr. Deputado Coronel Edson Ferrarini, proponente desta homenagem; neste momento saúdo também o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Sidney Beraldo, que apoiou, juntamente com tantos parlamentares, esta homenagem à Rede Vida.

Quero, neste instante, fazer uma saudação à Secretária Cláudia Costin, que, em nome do Governador do Estado, compareceu a esta homenagem à Rede Vida. Não posso esquecer este grande homem que tanto nos ajudou assim como a Rede Vida: Dr. Augusto Marzagão, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Neste instante, quando meus olhos vislumbram tantos barretenses presentes nesta homenagem, não posso deixar de saudá-los. Saúdo ainda a todos os presentes e telespectadores do nosso querido Brasil que nos acompanham nesta homenagem, nesta Casa, chamada a Casa do Povo.

Não digo ser um milagre a televisão Rede Vida, mas quase um milagre, porque, pequenina como uma planta, ela foi crescendo, crescendo, e estendendo seus ramos por todo Brasil, saindo até de nossa pátria para atingir outros países. A televisão nasceu pequenina, em 1993. Monteiro me fez um convite e saímos pela Europa para visitar televisões e, quando encontramos a televisão de Portugal, que se encontrava no ar aquele ano, disse ao meu amigo: “Monteiro, quando vejo uma televisão como esta que gastou milhões de dólares para ser implantada, fico pensando se vamos ter coragem. Nós não temos nem terreno. Nada”. Mas nos ajoelhamos aos pés de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, e o Bispo de Leiria, que também é de Fátima, pediu ao reitor do santuário que me acompanhasse junto a uma imagem e consagrássemos essa televisão do Brasil à Nossa Senhora. Assim o fizemos.

Voltando ao Brasil, em uma missa no Santuário de Aparecida, celebrada por D. Luciano e por mim, também pedimos à Senhora Aparecida uma bênção especial para que essa televisão, no futuro, fosse implantada. Tudo aconteceu em um verdadeiro milagre.

Assim como o Neto se referiu muito à minha pessoa, à minha amizade com Monteiro, também devo dizer que a Rede Vida não existiria se não tivéssemos o apoio do nosso Episcopado Nacional, dos nossos Bispos de Norte a Sul do País, que compreenderam a grandeza de um canal de família como esse. Aos poucos, eles foram nos ajudando, apoiando, interessando-se por todos e, hoje, essa televisão está implantada em todo cenário brasileiro.

Por causa de um programa semanal que tenho, tornei-me conhecido. Andei aqui e acolá por este Brasil. No ano passado, encontrava-me pela primeira vez no sertão da Amazonas, realizando um trabalho, quando o povo de lá disse me conhecer: “Nos não perdemos, pelas nossas parabólicas, o seu programa.” Quando estávamos na Bahia, nós e os bispos, fomos visitar os índios pataxós, e eles me disseram: “Nós conhecemos o senhor. Temos uma parabólica e assistimos aos seus programas”.

Que coisa admirável é um veículo de comunicação. Por isso, neste momento, nesta grande homenagem, sinto-me feliz, porque os parlamentares desta Casa, os nossos amigos, entenderam o valor desse grande veículo de comunicação que é a Rede Vida.

 Não posso terminar sem me referir ao nosso Deputado e Coronel Edson Ferrarini. Deputado Edson Ferrarini, não conhecia V. Exa. até entrevistá-lo. E, ao entrevistá-lo, pensei se tratar de um coronel, mas depois que começamos a conversar logo percebi que era um homem inspirado por Deus, há 30 anos trabalhando com os drogados. E o Senhor não só lhe apontou os drogados, a doença, mas também os remédios para essa mesma doença. E, no Jabaquara, todas as quintas-feiras, tem encontro com aqueles que o procuram. Na França, há uma frase: “O bem faz pouco barulho e o barulho faz pouco bem”. Continue, deputado, com esse seu trabalho maravilhoso.

No cenário desta festa também não posso esquecer dessas crianças maravilhosas, que acabaram de cantar de uma maneira tão artística, esse grupo do Jovem Bacarelli. A esses jovens que aqui estão ornamentando nossa festa, tenho também um provérbio italiano, que diz: “Não é o canto que leva para a alegria, mas é a alegria interior que leva para o canto”. Assim, essas crianças vibraram no Hino nacional, vibraram nesse canto extraordinário, porque elas também quiseram, com suas qualidades artísticas e vozes belíssimas, junto com o Maestro Elias Moreira da Silva, prestar uma homenagem à Rede Vida, o canal da família.

Por tudo isso, o grande agradecimento da Rede Vida aos bispos do Brasil, aos sacerdotes, diáconos e todos aqueles que estão trabalhando conosco, por tudo que fizeram e fazem pela Rede Vida. Neste momento, um grande agradecimento meu também a todos os senhores presentes.

Muito obrigado; que Deus lhes abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero saudar também o Deputado Valdemar Chubacy, presente na nossa Sessão Solene, da mesma forma o Deputado Wagner Salustiano.

A Rede Vida de Televisão é a emissora da família; disso temos certeza. E, quando vemos o Monteiro falar das suas dificuldades, sabemos que ele não está preocupado com a audiência, não está preocupado com imagens gritantes que poderiam lhe facilitar tudo isso. Mas, para que a Rede Vida de Televisão fosse mudada, ele precisaria abrir mão dos seus ideais, que é o que faz a Rede Vida de Televisão hoje, quando ele fala ao coração, à alma das pessoas de Norte a Sul do Brasil, levando o amor e procurando construir um mundo cada vez melhor. É exatamente por isso que a Rede Vida de Televisão está sendo homenageada hoje, na Casa do Povo, que é esta Assembléia Legislativa do maior Estado do Brasil.

Monteiro, quero dizer que a programação da Rede Vida, a direção que você está seguindo - sem dúvida alguma, o que vou dizer é um exagero -, ajuda Deus a melhorar o mundo. É exatamente por isso que programamos esta Sessão Solene. É o povo agradecendo a tudo o que vocês têm feito.

Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *