05 DE JUNHO DE 2009

028ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “AGENTES DO MEIO AMBIENTE, NA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE”

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os Agentes do Meio Ambiente, na Passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Agradece mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pelos Prefeito do Município de São Paulo Gilberto Kassab; e os Deputados Aldo Demarchi, 2º Secretário desta Casa; Antônio Mentor, do PT; e Estevam Galvão, Líder do DEM. Anuncia o Grupo da ONG Fuluke, que faz apresentação musical.

 

002 - FERNANDO ARLEI CRUSEIRO

Gerente de Coleta Seletiva do Semasa de Santo André, lembra que os catadores de lixo são marginalizados e invisíveis no contexto social. Ressalta a importância da categoria quanto à limpeza das cidades.

 

003 - ALCIDES CIPRIANO

O "Tatu", Vereador à Câmara Municipal de Cruzeiro, presta esclarecimentos sobre o seu trabalho com a reciclagem. Recorda a campanha política que fizera com poucos recursos. Cita os benefícios da reciclagem para a natureza. Destaca a necessidade de conscientização da população em geral sobre o destino do lixo.

 

004 - JOAQUIM BARBOSA JÚNIOR

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Itapira, dá conhecimento do trabalho das entidades que utilizam reciclados, na cidade de Itapira. Informa que o aterro sanitário local obteve nota ótima da Sabesp. Faz agradecimento à administração local quanto ao assunto. Fala de projeto sobre a criação de ciclovia em sua cidade.

 

005 - MARIA DA PENHA CUNHA GUIMARÃES

Da Coperma, da Cidade de Mauá, agradece a iniciativa desta solenidade. Presta esclarecimentos sobre o seu trabalho. Ressalta a necessidade de incentivo político às cooperativas de catadores de lixo. Informa que faz seu trabalho com carinho e amor.

 

006 - JOSÉ OTÁVIO MENTEN

Diretor-Executivo da Andef - Associação Nacional de Defesa Vegetal -, informa que fora Vereador em Piracicaba, em dois mandatos. Cita atividades da reciclagem no setor agrícola. Fala de temas relativos às zonas rurais e urbanas. Enaltece a necessidade de tratamento ao meio ambiente em contexto amplo. Parabeniza a iniciativa desta sessão.

 

007 - WILSON VENTURELLI HELÚ

Escritor, autor do livro "Aspectos da Política Ambiental Integrada",elogia o Deputado José Bittencourt. Informa o lançamento de seu livro. Presta esclarecimentos sobre o conteúdo da obra. Destaca aspectos jurídicos e técnicos relativos ao tema. Ressalta a necessidade de ser respeita a Agenda 21.

 

008 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia os músicos Odilon e Toninho, da dupla "Horizonte e Oriente", que faz apresentação musical.

 

009 - MARCOS JOÃO DA SILVA

Presidente da ONG Fuluke, informa que a ONG que dirige, há seis anos, é voltada para trabalho social com crianças. Agradece a participação de diretoras e professoras. Comunica que utilizam instrumentos reciclados. Esclarece que o termo "Fuluke", de origem iorubá, significa "guiados por Deus".

 

010 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Ressalta a necessidade de serem criados incentivos para a atuação das cooperativas que trabalham com coleta seletiva, para que sejam criados cursos de capacitação e qualificação profissional. Afirma que existe espaço para crescimento do setor. Cita estudo da Unifesp, sendo o qual 50% do lixo é reciclável. Como Presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária deste Legislativo, tece considerações sobre os agronegócios com sustentabilidade. Discorre sobre a importância do programa "Município Verde". Anuncia apresentação música, feita pela dupla "Horizonte e Oriente". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os Agentes do Meio Ambiente pelo seu dia, na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesta Sessão Solene, estaremos refletindo sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

Esta Presidência recebeu correspondência de algumas pessoas que não puderam comparecer a esta Sessão Solene: Prefeito Gilberto Kassab, Deputado Aldo Demarchi, 2º Secretário desta Casa, Deputados Antonio Mentor e Estevam Galvão.

Gostaria de anunciar os nomes dos membros que compõem a Mesa. Sr. Alcides Cipriano, mais conhecido como “Tatu”, companheiro do PDT, Vereador à Câmara Municipal de Cruzeiro, que exerce um papel de destaque na sua cidade na parte de reciclagem. Agradecemos a presença do companheiro no dia de hoje que, além de emblemática, é muito significativa para nós do PDT.

Sr. Joaquim Barbosa Júnior, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira, que desenvolve um trabalho importante na sua cidade. Com ele, duas companheiras que fazem parte do trabalho de reciclagem na bonita Cidade de Itapira também o Sharles, nosso assessor e amigo daquela região.

Sr. Fernando Arlei Cruseiro, Gerente de Coleta Seletiva do Semasa, Autarquia Municipal de Santo André, que cuida da questão ambiental na minha Cidade de Santo André. Sr. Fernando Arlei Cruseiro que, além da nobre missão de conduzir essa política de reciclagem, por orientação e diretriz do nosso Prefeito Aidan, é também um educador nessa área.

Dr. Wilson Venturelli Helú, escritor e autor do livro “Aspectos da Política Ambiental Integrada”, muito didático sobre a questão ambiental.

Quero registrar a presença de Luiz Antonio Rodrigues, presidente do PRB de Santa Rita do Passa Quatro, Dr. Reinaldo Lencione, jornalista daquela cidade, e Sr. Hermes Fonseca Pio, presidente do PDT da nossa Cidade de Santa Rita do Passa Quatro. Devo dizer que, com muito orgulho, sou Cidadão Santarritense. Muito obrigado, companheiros de Santa Rita.

Sr. Wilson Secário, da Cruma – Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente de Poá. Cerca de 40 mil famílias vivem desse trabalho realizado por Wilson Secário em Poá e região, um trabalho muito nobre. Muito obrigado pela presença.

Dr. José Otávio Menten, Diretor Executivo da Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, um grande defensor da questão ambiental.

Dr. José Carlos Arnaldi, Diretor da Arebop, Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borracha, também de Santo André. Ficamos muito felizes com a presença do Dr. José Carlos.

Sras. Deise Renata Florian, da Ascorsi, e Antonia Rodrigues, Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira, Sra. Guiomar Conceição dos Santos, do Movimento Nacional dos Catadores.

Também conosco, o Sr. João da Brahma Oliveira Silva, Prefeito de Cardoso, juntamente com o Sr. Sebastião Élcio Marcondes, Sr. Jorge Santos Souza, Assessor de Gabinete da Prefeitura de Riolândia, nossa bonita cidade.

Agrademos a presença dos nossos assessores, do Pastor Souza, Samuel, Guebara, Ednaldo, todos que trabalham conosco.

Queremos também anunciar a presença da vice-Presidente da Cooperma – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Reciclagem de Materiais em Mauá -, Maria da Penha Cunha Guimarães, a quem cumprimentamos pelo trabalho que desenvolve.

Na sequência, veremos a apresentação da ONG Fuluke, grupo musical que se apresenta com instrumentos de percussão feitos de material reciclável. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Parabéns, ONG Fuluke, pelo trabalho desenvolvido na linha da Educação Ambiental. Agradecemos ao maestro, aos diretores dessa ONG pelo brilhante trabalho desenvolvido, visando à formação de cidadãos voltados para a defesa do meio ambiente.

Queremos registrar a presença do Odilon e do Toninho, uma dupla sertaneja de Santo André, que, daqui a instantes, se apresentará cantando a música “Moda de Viola”. Obrigado pela presença.

Temos aqui conosco também os Pastores Cláudio e José Santana da Assembleia de Deus de Santo André. Um abraço aos colegas irmãos.

A Presidência concede a palavra ao Sr. Fernando Arlei Cruseiro, gerente de Coleta Seletiva do Semasa-Santo André.

 

O SR. FERNANDO ARLEI CRUSEIRO - Bom-dia a todos. Quero, em primeiro lugar, cumprimentar nosso Deputado pela iniciativa desta Sessão Solene para homenagear um agente tão importante na nossa sociedade. Parabéns à Casa, parabéns ao Deputado.

A escolha do título “Agente do Meio Ambiente” foi muito bem feita, porque todos sabemos os benefícios que as pessoas que trabalham com a catação de recicláveis trazem ao meio ambiente e, muitas vezes, são marginalizadas, invisíveis para a sociedade.

Além dos benefícios ao meio ambiente que esses agentes trazem, há também os benefícios sociais, a inclusão social. Há inclusive uma movimentação no mercado financeiro; além da contribuição com as prefeituras, esses agentes mantêm a limpeza das cidades.

Parabéns a todos os homenageados, ao Deputado e à Casa pela iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Obrigado, Fernando Arlei Cruseiro, pela sua fala incentivadora à questão do meio ambiente. Santo André é uma das cidades-modelo na Região do ABC em termos de coleta seletiva. Ficam os nossos cumprimentos à Administração de Santo André na pessoa do Fernando Arlei Cruseiro.

Conversando com o Fernando, falei sobre a necessidade de criarmos um grupo de trabalho com a finalidade de discutir a possibilidade concreta de buscarmos as condições necessárias para convencer o Governo, tanto estadual como federal, a ampliar a linha de investimento. Dessa forma, cooperativas e associações poderão ter acesso a financiamentos para ampliação de seus trabalhos e aquisição de equipamentos necessários para aumentar a reciclagem.

Precisamos buscar, junto à Administração Pública – municipal, estadual e federal -, meios necessários para a promoção de cursos de capacitação e qualificação da mão de obra dos recicladores, agentes do meio ambiente, a fim de aumentar ainda mais o papel da reciclagem.

São Paulo, por exemplo, gera 15 mil toneladas de lixo/dia. Somente 1,2% são recicláveis. Portanto, o espaço para crescimento é muito grande. Basta que os governos desenvolvam uma política voltada ao incentivo e capacitação desse pessoal, que precisa do apoio governamental para ajudar na preservação do meio ambiente.

Diadema é uma cidade que produz cerca de 8 mil toneladas/mês de lixo. Um estudo recente da Unifesp constatou que 50%, em média, do lixo produzido é reciclável. Isso significa que o percentual efetivamente reciclado – 1,2% - está muito distante do potencial que pode ser reciclado.

Cumprimentamos os senhores que trabalham diretamente nessa área que traz um grande benefício ao meio ambiente. Quanto mais reciclarmos, desafogando os aterros sanitários, permitindo mais vida a esses aterros, mais o meio ambiente agradece. Iremos desenvolver esse trabalho e contamos com o apoio dos senhores.

Assistiremos agora à apresentação musical da dupla sertaneja Odilon e Toninho, de Santo André.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Agradecemos ao Odilon e Toninho pela belíssima apresentação.

A Presidência concede a palavra ao Vereador Alcides Cipriano, do PDT, que desenvolve um trabalho muito forte na área de reciclagem em Cruzeiro. O vereador se elegeu com base nessa bandeira e pelo trabalho que desenvolve na Cidade de Cruzeiro.

 

O SR. ALCIDES CIPRIANO – Bom-dia a todos. Sou vereador na Cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, onde eu trabalhava com papelões, tudo que era reciclável: eu pegava da loja e vendia no ferro velho. Assim, era meu trabalho do dia a dia.

Por meio desse trabalho, comecei minha campanha política. Saí candidato a vereador, tive meus 911 votos. Foi uma campanha muito sofrida, porque coloquei uma caixa de som na minha bicicleta e saí fazendo propaganda. Eu e Deus. Era muito cansativo. Com a Graças a Deus, se Deus assim permitir, pretendo montar uma cooperativa em Cruzeiro, com a ajuda dos meus companheiros do dia a dia.

Quero dizer a todos os senhores aqui presentes que é muito importante não jogar papel no chão, para não entupir bueiros, sujar nossa cidade. Se todos pegassem os recicláveis e juntassem numa sacolinha para os catadores, a cidade seria muito limpa. Além de gerar limpeza, também gera dinheiro.

Quero agradecer ao Deputado José Bittencourt por nos ter convidado para esta sessão. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Quero agradecer as palavras do meu amigo “Tatu”, grande pedetista.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Joaquim Barbosa Júnior, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente da Cidade de Itapira, cidade do Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. JOAQUIM BARBOSA JÚNIOR – Com muita alegria e satisfação, recebemos o convite do nosso querido amigo Deputado José Bittencourt.

Hoje, tivemos oportunidade de conhecer o Vereador “Tatu” e nos interessamos em conhecer seu trabalho em Cruzeiro. Tenho certeza que isso vai ajudar todos nós que trabalhamos com o meio ambiente - eu, como Secretário, e meus amigos da Ascorsi de Itapira aqui presentes: Renata, D. Antonia e Sharles -, pessoas que, no dia a dia, ajudam a manter nosso aterro com uma ótima avaliação junto à Cetesb e o nosso meio ambiente agradável.

Gostaria de convidar todos, quando estiverem na região do circuito das águas, para visitar Itapira e conhecer nosso trabalho. Quero agradecer nosso Prefeito Toninho Bellini, Antonio Hélio Nicolai, pelo apoio que dá à nossa associação, Ascorsi, e a nós.

Por intermédio das pessoas de Santa Rita do Passa Quatro aqui presentes, quero enviar um abraço aos meus amigos daquela cidade. Sempre estamos envolvidos nos projetos de aterro. Estivemos juntos em Porto Ferreira, no Comitê de Bacia Hidrográfica, sexta-feira, juntamente com o Prefeito Mauro.

Quero agradecer a todos pela oportunidade e, mais uma vez, cumprimentar o Deputado pela iniciativa.

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – O Secretário Joaquim tem feito um trabalho importante, lutando junto com o Prefeito Toninho Bellini para instalar uma ciclovia na Cidade de Itapira. Ciclovia também é meio ambiente, pois incentiva as pessoas a não usarem tanto o carro. Inclusive, o meu amigo “Tatu” fez sua campanha de bicicleta.

Quero convidar uma das representantes femininas para fazer uso da palavra: Sra. Maria da Penha Cunha Guimarães, da Cooperma, Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Reciclagem de Materiais de Mauá, cidade que também faz parte do Grande ABC, que tem as seguintes cidades: Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul, São Bernardo e Diadema.

 

A SRA. MARIA DA PENHA CUNHA GUIMARÃES – Bom-dia a todos. Deputado José Bittencourt, em nome do movimento dos catadores, de todos os catadores do ABC e da Cooperma, agradecemos esta homenagem ao Dia do Meio Ambiente.

Infelizmente, não foi possível lotar aqui hoje, porque é dia de trabalho, e nosso trabalho não pode parar. Essa é a nossa renda no final do mês.

Como o senhor falou, é um benefício muito grande tanto para o ABC como para São Paulo. Além disso, beneficia várias cooperativas que precisam desse investimento. Em Mauá, recebemos um pouco de apoio, mas várias cooperativas ainda não têm esse apoio. Seria bom que esses cooperados, que, na sua raiz, são catadores e nunca vão deixar de ser, fossem ouvidos.

Nosso objetivo é o meio ambiente, mas também fazemos isso porque gostamos do nosso trabalho. É um trabalho igual a todos, que fazemos com muito carinho e muito amor.

Obrigada a todos por este dia.

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Obrigado, Maria da Penha. Você é um exemplo na frente da Cooperma.

Ouviremos agora Dr. José Otávio Menten, Diretor Executivo da Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, também um dos defensores do meio ambiente.

Em seguida, ouviremos o Dr. Wilson Venturelli Helú, que distribuirá alguns livros de sua autoria, muito importantes para a questão do meio ambiente. Além disso, os senhores terão oportunidade de aumentar sua fonte de pesquisa para algum trabalho relacionado, principalmente os agentes políticos presentes, que poderão levar esse material para suas prefeituras.

Com a palavra, Dr. José Otávio Menten.

 

O SR. JOSÉ OTÁVIO MENTEN – Bom-dia a todos. Queremos agradecer o convite do Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, e do Deputado José Bittencourt, cumprimentando-os pela iniciativa.

É muito importante que toda a sociedade esteja engajada, comemorando, durante esta semana, o meio ambiente, mas também executando ações de defesa ao meio ambiente durante o ano inteiro.

Hoje, estou como diretor de uma entidade relacionada à Agricultura, a Associação Nacional de Defesa Vegetal, mas já tive oportunidade, como vereador em dois mandatos em Piracicaba e Secretário da Agricultura também naquela cidade, de acompanhar todo o trabalho feito na zona urbana e rural.

Hoje, como diretor de uma associação vinculada à Agricultura, quero chamar a atenção sobre a importância da utilização de boas práticas agrícolas a fim de que a Agricultura também dê sua contribuição para a melhoria do meio ambiente no Brasil e no mundo. Desde aspectos bastante amplos, como a preservação das matas da Amazônia, até pontos mais limitados, como medidas para evitar erosão; utilização de práticas racionais de produção agrícola, estímulo à produção de biodiesel, de agroenergia – a cana-de-açúcar, por meio da produção do etanol, um combustível renovável que sequestra carbono. Tudo isso para que possamos dar nossa contribuição à melhoria do meio ambiente.

A participação de todos aqui é fundamental para que essas ações, enaltecidas pela iniciativa do Deputado José Bittencourt, tenham repercussão e levem a incluir novas pessoas e novas entidades nessa luta.

Parabéns, Deputado! Parabéns à Assembleia Legislativa e a todos os homenageados no dia de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Agradecemos as palavras do Dr. José Menten, que é ligado ao setor de Agricultura e Agropecuária.

Presidimos na Casa a Comissão de Agricultura e Pecuária e fico feliz em estar ao lado de pessoas ligadas a esse setor, como o Dr. José Menten, Sr. Joaquim, Secretário de Agricultura e Abastecimento de Itapira, todos que defendem o agronegócio no nosso Estado com racionalidade, sustentabilidade. Precisamos recuperar as áreas degradadas do setor agrícola, da pecuária, e preservar aquelas que ainda existem, as poucas reservas de matas que temos no nosso País.

Fazemos muito esse debate com o Secretário de Agricultura e Pecuária, Dr. João Sampaio, e muito nos honra a presença dos senhores que atuam nesse setor, que também é minha paixão no Estado de São Paulo.

Ouviremos o Dr. Wilson Venturelli Helú, que fará uma explanação sobre seu trabalho.

 

O SR. WILSON VENTURELLI HELÚ – Minhas senhoras, meus senhores, autoridades presentes, quero primeiramente, saudar o Exmo. Sr. Deputado Estadual José Bittencourt, na Presidência dos trabalhos desta Sessão Solene, cuja finalidade é homenagear os Agentes do Meio Ambiente pelo seu dia e o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Deputado José Bittencourt tem demonstrado, em sua longa vida pública, luta contínua em defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em nosso Estado de São Paulo.

Vossa Excelência nos concede a oportunidade de lançar no dia de hoje, nesta Casa, que tanta nos honra, o livro “Aspecto da Política Ambiental Integrada - Novas Decisões e Desafios Geopolíticos em 2010, um Novo Modelo de Desenvolvimento”.

Daremos início a uma pequena apresentação, para que os senhores possam conhecer um pouco do que foi escrito.

Tendo como foco central um novo modelo de desenvolvimento, o livro tem base nestes grandes pilares: meio ambiente, energia renovável, cenário inovador - com seis atores principais.

Desenvolve um cenário inovador onde seis atores principais – bancos, empresas, ONGs, partidos políticos, governos municipais e telecomunicações, igual à internet, mais tecnologia - se lançam à frente na gerência compartilhada do desenvolvimento sustentável deste século 21.

Tal cenário propõe uma nova abordagem dos fatos, ajudando os líderes a terem uma perspectiva que vai além do pensamento convencional, permitindo considerar novas oportunidades e tendências.

Esses dados globais contemplam a presença de novos atores, que participarão das novas decisões de desafio geopolíticos em 2010, abordando aspectos da política ambiental integrada. Apresentam-se diretrizes globais sobre as novas condutas a serem aplicadas conforme as reuniões e acordos internacionais - tais como a Conferência de Estocolmo, Relatório Butler, Nosso Futuro Comum, Conferência Rio 92, que deu origem à Declaração do Rio, Antiga Carta da Terra e Agenda 21 -, bem como outros documentos como as Convenções da Biodiversidade e do Clima, que deram origem ao Protocolo de Kyoto até a reunião de Bali, na construção de propostas para enfrentar o que vem por aí.

Nesse contexto, só há um caminho a percorrer para os governos municipais do Estado de São Paulo quanto à questão do desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente: a aplicação imediata da Agenda 21 local. Essa nova postura da responsabilidade socioambiental requer uma gestão pública pautada pela relação ética e transparente do Poder Público com o cidadão, abordando a realidade dos presentes momentos, vindo a incentivar a criação da Frente Parlamentar da Agenda 21, na Câmara Municipal de sua cidade, conforme dispõe a Resolução 849, de 2006, desta honrosa Casa, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Sobre essa resolução que o nobre Deputado José Bittencourt e os demais parlamentares desta Casa aprovaram por unanimidade em 2006, quero citar o art. 2º: “Compete à Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21, inciso I: adoção de políticas públicas que atendam às necessidades da Agenda 21; inciso IV: traçar diretrizes de esforços em parceria entre o setor público, privado e sociedade civil, mediante ações voltadas à estimulação do desenvolvimento da Agenda 21; inciso V: incentivar a criação das Frentes Parlamentares da Agenda 21 local, nas Câmaras Municipais dos municípios do Estado de São Paulo.”

Vejam, senhores, o nobre Deputado José Bittencourt e os demais deputados, aqui nesta Casa, estão cumprindo as questões ambientais com essa resolução, passando a competência aos municípios do Estado de São Paulo para que iniciem a Agenda 21 a fim de obter os recursos que tanto necessitam.

Vale dizer que, com esse novo instrumento, os municípios do Estado de São Paulo se antecipam à obtenção de recursos estaduais, federais, da iniciativa privada e dos organismos mundiais, destinados entre outros aos programas de conservação do meio ambiente. Exemplos: Município Verde, Investidor Ambiental, Crédito de Carbono, Coleta Seletiva e Tratamento do Lixo, Saneamento Básico, Mata Ciliar, Saúde, Educação, Habitação e outros mais.

Vale observar que o Governo do Estado de São Paulo, no que diz respeito a questões ambientais, está avançando rapidamente com suas máquinas administrativa e política em várias direções para marcar posição. Haja vista que, em 03 de junho de 2007, lançou seu programa para estimular políticas públicas ambientais nos municípios paulistas.

O objetivo deste programa é indicar diretrizes básicas para a implantação da gestão ambiental integrada no município, visando à implantação de quatro metas administrativas. a) criar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; b) o Fundo Municipal do Meio Ambiente; c) Código Ambiental Municipal; d) capacitar tecnicamente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para assumir o licenciamento ambiental local, deixando a Cetesb um pouco mais tranquila para cuidar do Município de São Paulo.

A competência da fiscalização e as aplicações das leis ambientais em cada município ficarão para o prefeito do município, que passará inclusive a coordenar execuções conjuntas de ações e projetos dos diversos órgãos envolvidos no que se refere ao Programa Municipal de Desenvolvimento.

Tais ações, se aplicadas, irão aflorar outras oportunidades para o surgimento da nova democracia participativa em nosso Estado, neste século 21. Em suma, os novos desafios à governabilidade, que surgirão devido às ações socioambientais descritas neste capítulo, demonstram que o sistema democrático tem certos valores que precisam ser, cada vez mais, prestigiados. Destaque-se a capacidade do cidadão e entidades de influírem nas decisões das políticas públicas.

O que se busca na abordagem deste livro é a autonomia legal outorgada, um novo modelo de desenvolvimento que traz em seu bojo forças da ecologia dos negócios, interagindo com bancos nacionais e internacionais, privados e estatais, como meio de transferirem as poupanças das sociedades globais para os investimentos produtivos locais; empresas, ONGs, partidos políticos, governos municipais e telecomunicações, como a internet e tecnologia, na busca de soluções viáveis à implantação das ações em favor do desenvolvimento sustentável, visando a atender as disposições legais desses programas.

Para finalizar, quero citar uma frase do ex-vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore: “Felizmente, a vontade política é um recurso renovável.”

Antes de encerrar, quero dizer que a Faesp, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, presidida pelo nosso amigo Fábio Meirelles, está nos apoiando nas questões ambientais desse projeto e está de portas abertas para nos atender.

Nobre colega, Dr. José Otávio Menten, de Piracicaba, este livro cita o Agenda 21 de Piracicaba, onde os senhores iniciaram em 1999. O atual gestor municipal, em 2005, atualizou de 2006 a 2015, com uma atuação magnífica do povo piracicabano.

Para os demais colegas presentes, Secretário Municipal de Itapira, este é um projeto também em conjunto com o Deputado José Bittencourt que abraçou a ideia. Podemos mostrar aos senhores gestores municipais e empresariais presentes, aos alunos e demais membros da sociedade aqui presentes, que é um livro técnico, jurídico, que dará o embasamento necessário para que a Agenda em seu município - a Assembleia Legislativa já passou a competência para os prefeitos – possa ser executada. Quando os prefeitos, vereadores, procuram os nobres Deputados nesta Casa, principalmente o Deputado José Bittencourt, solicitando verbas para o município na questão ambiental, não podem esquecer que é importantíssimo criar a Agenda 21 para obter os recursos.

Vindo um ofício do prefeito, encampando o ofício do Deputado José Bittencourt, se for levado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, ao Ministério do Meio Ambiente, tanto o Secretário como o Ministro farão uma pergunta: “A cidade já iniciou sua Agenda 21 local?” Se não iniciarmos, dificilmente obteremos recursos que já estão disponíveis no Governo Estadual, Governo Federal, verbas internacionais.

A ONU, inclusive, disponibiliza verbas para as questões ambientais – isso está no livro – para que o senhores prefeitos, vereadores, secretários municipais da Agricultura e Meio Ambiente possam receber, contando com a ajuda dos nossos deputados, principalmente do Deputado José Bittencourt que abraçou a causa ambiental desde o primeiro momento e veio para esta Casa fazer um trabalho magnífico.

Muito obrigado pela atenção.

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Bonitas palavras do Dr. Wilson Venturelli Helú, que apresentou esse grande instrumento de orientação.

Quero ressaltar a importância do Programa Município Verde, estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente, que prevê o cumprimento de metas pelo município, com relação à questão da água, do lixo, arborização urbana, estabelecimento de uma política ambiental definida. Enfim, tudo o que o Dr. Wilson Helú acabou de pontuar.

Nós referenciamos, recomendamos e vamos fazer uma espécie de peregrinação para nos associarmos a divulgação desse trabalho que é muito importante, “A Criança Ecológica”. Sei que os municípios aqui representados já assinaram o protocolo do selo Município Verde.

Agora, vamos ouvir a dupla sertaneja Horizonte e Oriente de Santo André. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – O Horizonte e Oriente têm uma vida intensa também no setor de reciclagem.

Vamos pedir a eles que cantem mais uma música para nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT –Parabéns. Agora, vamos ouvir o Marcos João da Silva, da ONG Fuluke. Peço que todos aplaudam as meninas e os meninos da ONG Fuluke. (Palmas.) Obrigado, Maestro Marcos pela presença.

 

O SR. MARCOS JOÃO DA SILVA – Bom-dia a todos os presentes. Sou presidente da ONG Fuluke e temos trabalhado com crianças há mais de seis anos.

Quero agradecer ao Deputado e à sua assessoria por nos ter convidado para aqui comparecer, estendendo esse agradecimento às mães desses meninos, aos professores, diretores, a todos que nos incentivaram a estar aqui hoje.

Quero dizer aos senhores que, como professor, a bandeira da reciclagem faz parte do meu dia a dia, pois utilizamos instrumentos alternativos. Esse chaveirinho que o senhor ganhou foi feito com cabo de vassoura e material reciclado que ganhamos das pessoas que trabalham com estofado. Eu recolho material para produzir arte com as crianças. É uma iniciativa pessoal que queremos passar para outras pessoas.

Agradeço a toda a Mesa pela oportunidade de estarmos aqui e tenho de dizer aos meninos: “Chegamos aqui. Vamos mais longe.”

Buscamos o nome Fuluke no dicionário da língua ioruba, que significa “guiados por Deus”. Esse é nosso propósito e estratégia para alcançar as crianças.

Obrigado pela oportunidade. Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Parabéns, Marcos.

Queremos lembrar os senhores que o DVD desta sessão poderá ser encaminhado aos senhores que assim desejarem.

Vamos ouvir mais uma apresentação da dupla Horizonte e Oriente executando a música “Menino da Porteira”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Quero agradecer ao Fernando, Dr. Wilson, meu amigo Alcides Cipriano, Vereador “Tatu”, Dr. Joaquim, Dr. José Menten, meu amigo Hermes, de Santa Rita, a todos os presentes, por estarem aqui conosco no dia de hoje.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos nossos assessores, aos funcionários do Som, da Taquigrafia, da Ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Assembleia e das assessorias da Polícia Civil e Polícia Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Viva o meio ambiente!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 50 minutos.

 

* * *