1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA            028ªSS

DATA:991004

 

04  DE  OUTUBRO  1999

28ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO SECURITÁRIO

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ CARLOS STANGARLINI – PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus,  iniciamos os nossos trabalhos.

 

                                      *   *   *  

-  É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                      *   *   *

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI -  Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de prestar homenagem ao mercado de seguros nesse mês em que comemoramos o “Dia do Securitário” e o “Dia do Corretor de Seguros”.

  Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

                                      *     *     *

  - É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

                                      *      *     *

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Queremos agradecer à Banda da Polícia Militar pela oportunidade de ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

  Saúdo a todos os meus amigos aqui presentes do mercado de seguros, cada um de vocês que vieram prestigiar este evento aqui nesta Assembléia Legislativa, por minha iniciativa, tendo sido a primeira sessão solene destinada ao Mercado de Seguros. Hoje sou o único parlamentar nesta Casa que representa o nosso setor de seguros.

  Quero aqui agradecer a presença do Sr. Serafim Gianocaro, Presidente do Sindicato dos Securitários; Sr. Paulo Miguel Marraccini, Presidente do Sindicato das Seguradoras; Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, Presidente do SINCOR/SP; Sr. Leôncio de Arruda, Presidente da FENACOR e da FUNENSEG; Sr. Anselmo Soares de Faria, Diretor Editorial da Revista “Primeira Via”; Sra. Marlene Campos da Cunha, Presidente do Clube So-Sai; Sra. Therezinha de Jesus Côrrea, Presidente da AINDA; Sra. Christina Roncaratti, Presidente Ed. Manuais Técnicos de Seguros; Sr. Alfredo Carlos Del Bianco, representante do Sr. José Maria Monteiro - Presidente da Brasil Seguridade; Sr. Carlos Eduardo de Souza e Silva, Chefe do Departamento Regional da SUSEP/SP; Sr. Ronaldo Megda Ferreira, Presidente do CVG/SP; Sr. Alexandre de Castro, securitário mais antigo, aqui conosco; Sr. Luiz Paulo Monteiro, Presidente da ABGR; Sr. Floriano Côrrea Vaz da Silva, Presidente do Tribunal do Trabalho-2ª Região, está sendo representado pelo juiz Afonso Arthur Neves Baptista; Sr. Antonio Carlos de Castilho, representante do SR. Paulo Cesar Matheus Tercero; Sr. Antonio Carlos Scatolini, Mentor do Clube dos Corretores; Sr. Manoel Teixeira de Carvalho Filho, Diretor do “Jornal Nacional de Seguros”; Sr. Luiz Antônio Negrisoli Ramos de Oliveira, Reitor do Clube da Bolinha; Sr. José Ferreira das Neves, Presidente do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciências e Seguros; Sr. Manuel Sebastião Soares Povoas, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Sr. Ivanildo Sousa, Diretor do “Jornal Cobertura”; Sr. Fernando Silveira, Diretor Executivo da Revista “Seguros e Riscos”; Sr. Ari Martins, Diretor da Revista “Apólice”; Sr. Francisco Orlando Chiomento; Sr. José Agostinho Gonçalves, da Sociedade Brasileira de Ciências e Seguros; Silvia Maria Gonçalves, Agente de Vendas da Panexpress Tours; Sr. Olavo Setubal Jr., representando o Sr. Minas Matrocian, Presidente do Sindicato das Companhias de Seguro do Rio de Janeiro.

Vamos dar início à entrega de certificados, uma pequena homenagem que esta Assembléia Legislativa fará aos representantes das entidades. Antes, porém, vou passar a palavra ao Sr. Serafim Gianocaro, que vai falar pelos securitários.

 

O SR. SERAFIM GIANOCARO - Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Srs. Parlamentares do Legislativo Estadual,  senhores e senhoras, autoridades políticas do mercado de seguros presentes, é com satisfação que na qualidade de presidente do Sindicato Securitários do Estado de São Paulo, e diretor da Federação Nacional do Securitário, saúdo  a iniciativa do Exmo. Deputado José Carlos Stangarlini, de homenagear os securitários corretores de seguros do Estado de São Paulo, nesta sessão solene.

  O nobre Deputado, honra os trabalhadores do mercado, que têm em vossa pessoa um legítimo representante das aspirações dos securitários e corretores de seguros do legislativo paulista. Como profundo conhecedor que é desta realidade,  com vários anos de serviços prestados à categoria, inclusive, como presidente da Sociedade Brasileira de Ciências e Seguros, neste posto privilegiado de observação, o nobre parlamentar pode constatar  o crescimento extraordinário do mercado, nestes últimos tempos. Sua presença no produto interno representa crescimentos expressivos, em particular o mercado de São Paulo, que corresponde a mais de 50% no mercado nacional.

Na área política, cresce a expressão da categoria. Ela avança e hoje se coloca entre os mais expressivos segmentos sindicais da prestação de serviços, tendo sua base estendida por todo o Estado de São Paulo. Tais situações, têm assegurado aos trabalhadores do mercado de seguros, um lugar de destaque no enfrentamento dos grandes  problemas e desafios contemporâneos. Esta merecida homenagem há  de se repercutir em todas as esferas do Legislativo.

  Colocamo-nos à disposição do Exmo. Deputado, parceiro de muitos sonhos sonhados e trabalhos realizados, para projetos futuros que hão de alçar os trabalhadores do mercado e um merecido lugar de destaque no cenário político nacional. Neste momento de comemoração e homenagens, o Sindicato dos Securitários e inúmeras  entidades patrimoniais presentes, com as quais tem tido relações cordiais, pautadas pela ética de responsabilidade, forjando em nosso mercado, os securitários de São Paulo agradecem a lembrança e a homenagem proposta pelo nobre parlamentar, no mês em que se comemora o Dia do Securitário, neste ano, dia 18 de outubro.

  Aproveito a iniciativa para reafirmar o lema estampado em nossas bandeiras, com o compromisso com o passado, presente e futuro da categoria: “O maior capital do homem é o próprio homem”, e em prol desse lema, temos ofício e obstinação de fazer o melhor para que o securitário de São Paulo possam usufruir dos seus direitos de cidadão.

  Obrigado, Sr. Deputado, pela singela homenagem, e a nossa consideração e respeito. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - (Segue Elsa)

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI -  Vamos fazer homenagem a alguns presidentes de entidades e para tanto  convido o Chefe do Cerimonial.

                          *          *          *

 

  O SR. CHEFE DO CERIMONIAL -         Sr. Alexandre de Castro, que está sendo homenageado como o securitário mais antigo, possui 77 anos e 57 anos de trabalho.

                                      *          *          *

- É feita a homenagem. (Palmas.)

   

                                      *          *          *

  O Sr. Anselmo Soares de Faria, da Revista “Primeira Via”.

                                        *       *          *

  - É feita a homenagem. (Palmas.)

 

                                         *         *         *

Sr. Antônio  Carlos Scatolini, do  Clube dos Corretores.

                          *          *          *

  - É feita a homenagem. (Palmas.)

                          *         *            *

  Sr. Ari Martins, da  Revista “Apólice”.

                          *          *          *

  - É feita a homenagem. (Palmas.)

  A seguir, chamamos Carlos Eduardo Caldas, presidente da ABRAP.

                          *          *          *

- É feita a homenagem. (Palmas.)

                          *          *           *

Sr. Carlos Eduardo de Souza e Silva, da  SUSEP, chefe do departamento  regional, São Paulo.

                          *          *          *

- É feita a homenagem. (Palmas.)

                         *            *         *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI -  Para não ficar cansativo, vamos intercalando com algumas falas. Convido o Dr. Paulo Marraccini, presidente do Sindicato das Seguradoras, para falar em nome dos seguradores.

 

O SR. PAULO MARRACCINI -  Caro Deputado José Carlos Stangarlini, Srs. Deputados, colegas corretores, representantes de entidades de classe, caros colegas seguradores, é com muito prazer que venho em nome do sindicato, receber essa homenagem. O mercado segurador representa 130 companhias filiadas à Federação e as 90, filiadas ao nosso sindicato, representam um elemento importante no desenvolvimento econômico do nosso País, garantindo o patrimônio e os bens das pessoas, e acho que essa função tem  sido cada vez mais percebida pela população, dado que a nossa participação no Produto Interno Bruto cresceu de menos de 1% a cerca de 3% no ano passado, se computarmos a previdência privada e a capitalização, que também são assimilados aos seguros. Este ano estamos mais ou menos no mesmo caminho, e o mais importante disso tudo é a nossa função. No ano passado, por exemplo, pagamos, dados que são pouco conhecidos, mais de um milhão e meio de sinistros de automóveis. Em número de sinistros indenizados, pagamos mais de 40 milhões em seguros de saúde. Essas funções do mercado de seguros, muitas vezes não são percebidas pela população em geral, geramos também cerca de cem mil empregos diretos, sem contar os empregos indiretos gerados. Pagamos 11 bilhões  de reais em sinistros, e pagamos impostos também, um percentual bastante expressivo.

  O trabalho do nosso sindicato tem sido divulgar ao máximo à população em geral. Tivemos durante a nossa gestão contato com o Poder Executivo, com o Poder Judiciário, onde já tivemos dois fóruns, expondo aos juízes o nosso ponto de vista e tentando aprender com eles, como é o funcionamento da justiça,  e esse contato com o Poder Legislativo é muito importante, de forma que agradeço ao nobre  Deputado José Carlos Stangarlini, e em nome do mercado segurador, das companhias de seguros, agradeço mais uma vez por nos  ter convidado.

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI -  Prosseguindo nas homenagens , chamamos a Sra. Christina Roncaratti, Presidente da Editora Manuais Técnicos de  Seguros.

                                                       ***           

  - É feita a homenagem.

                                                       ***

Sr. Fernando Silveira, Diretor Executivo da Revista “Seguros e Riscos”.

                                                       ***           

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. Ivanildo Sousa, Diretor do “Jornal Cobertura”.

                                                                                     ***    

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. João Elísio Ferraz de Campos, em nome de quem vai receber o Dr. Paulo Marraccini

                                                                       ***

- É feita a homenagem.

                                               ***

Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, Presidente do SINCOR/São Paulo

                                               ***       

  - É feita a homenagem.

                                               ***

Sr. José Ferreira das Neves, Presidente do Conselho Diretor da S.B.C S.

                                                ***

- É feita a homenagem.

                                               ***

 

O SR PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Dando continuidade aos nossos trabalhos, damos a palavra ao Sr. Leopoldo Bracco de Lima, que falará em nome dos Corretores de São Paulo.

 

O SR. JOÃO LEOPOLDO BRACCO DE LIMA - Sr. Presidente, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, nobres Deputados, colegas corretores, é uma honra ser homenageado em nome dos Corretores de Seguros, principalmente os de São Paulo, que representam hoje uma categoria com 25 mil profissionais, num mercado, como os senhores sabem , altamente competitivo.

Esperamos que o mercado cresça, que os Corretores de Seguros tenham muito trabalho, que os nobres Deputados nos ajudem nos momentos de dificuldades. Estamos vendo hoje no Estado de São Paulo a discussão da privatização da Cosesp, relativamente ao decreto pedi ajuda ao nobre Deputado porque achamos que é uma reserva de mercado para a Cosesp. Os Corretores de Seguros muito contribuem para o crescimento do mercado, que representa hoje 2% do PIB e que logo mais representará, acreditamos, 5% com as reformas da Previdência, com os seguros de acidentes de trabalho que esperamos seja privatizado nos próximos dois anos, com a Previdência Privada, que cria para o corretor de seguros mais especializado um campo enorme.

Portanto, é uma satisfação vermos o mercado brasileiro crescendo. Mais uma vez, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, temos a satisfação de tê-lo na Assembléia Legislativa representando o Estado de São Paulo, um Deputado do nosso mercado. Agradeço muitíssimo esta homenagem em nome dos Corretores de Seguros. (Palmas.)

 

O SR. CHEFE DO CERIMONIAL - Vamos dar continuidade aos nossos homenageados:

  Sr. José Maria Monteiro, Presidente da Brasil Seguridade, representado pelo Sr. Alfredo Carlos Del Bianco.

                                                        ***          

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

  Sr. Leôncio de Arruda, Presidente da FENACOR e do FUNENSEG.

                                                       ***

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. Luiz Antônio Negrisoli Ramos de Oliviera, Reitor do Clube da Bolinha.

                                                        ***

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. Luiz Paulo Monteiro, Presidente da ABGR.

                                                       ***

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. Manuel Sebastião Soares Povoas, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência.

                                                         ***

  - É feita a homenagem.

                                                        ***

Sr. Manoel Teixeira de Carvalho Filho, Diretor do “Jornal Nacional de Seguros”.

                                     ***

  - É feita a homenagem.

                                      ***

 

  O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Sr. Leôncio de Arruda, Presidente da FENACOR  e do FUNENSEG.

 

  O SR. LEÔNCIO DE ARRUDA - Sr. Presidente, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, nobres Deputados, amigos Corretores de Seguros, amigos seguradores, minhas senhoras e meus senhores, quando fomos avisados desta homenagem ficamos bastante contentes, especialmente porque nunca no Brasil tivemos uma homenagem como esta.

  A Casa Legislativa do Estado mais importante do país abre sua Casa para homenagear o mercado de seguros. Nós, Corretores de Seguros, somos 72 mil já no Brasil e empregamos cerca de 200 mil pessoas, somos 70% de um mercado de mais de 20 bilhões de reais. Portanto,  temos um orgulho especial em receber esta homenagem, não só em nome do mercado de seguros como um todo, mas pela Nação, porque este mercado procura fazer o melhor para o consumidor, procura se esforçar ao máximo para trazer segurança, para trazer tranqüilidade às famílias, às empresas e ao país. Tínhamos em mente que levaria muito tempo para se notar que o mercado de seguros está para somar, ele é a grande poupança interna do país e o país ainda está distante desta grande poupança interna, mas virá agora com a reforma da Previdência, mercado este que chegará a uma reserva de 200 bilhões de reais. Este mercado que tanto cresce desde 1994 para cá, vai dobrar mais uma vez nos próximos cinco ou seis anos.

  Os Corretores de Seguros, que são tantos já no Brasil, também se multiplicarão e farão o máximo para melhorar o nosso país. Acredito, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, que todo mercado hoje está em festa pela iniciativa de V. Exa. em homenagear os Corretores de Seguro. Sei que outros virão daqui para a frente. O mercado merece, a Nação merece.

  Os nossos agradecimentos. (Palmas.)

 

O SR. CHEFE DO CERIMONIAL - Na sequência será homenageada Dona Marlene Campos da Cunha, Presidente do Clube do So-Sai.

                                   ***       

- É feita a homenagem.

                                   ***

 

O próximo homenageado é Paulo César Matheus  Tercero,  agente comercial, que está sendo representado por Antônio Carlos de Castilho. (Palmas.)  

O próximo homenageado é o Presidente do Sindicato das Seguradoras, Dr. Paulo Miguel Marraccini. (Palmas.)  

O próximo homenageado é Ronaldo Megda Ferreira, Presidente do CVG/SP. (Palmas.)  

O próximo homenageado é Serafim Gianocaro, Presidente do Sindicato dos Securitários. (Palmas.)  

A próxima homenageada é Dra. Therezinha de Jesus Corrêa, Presidente da AINDA. (Palmas.)  

 

O SR PRESIDENTE JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB -

Agradecendo, uma vez mais... 

 

               (ENTRA  LEITURA DO SR PRESIDENTE)

 

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la,  agradece às autoridades e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

Encerra-se a sessão às 21 horas e 05 minutos.