1

01 DE SETEMBRO DE 2000

29ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 90º ANIVERSÁRIO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

 

Presidência:  AFANASIO JAZADJI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/09/2000 - Sessão 29ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: AFANASIO JAZADJI

 

COMEMORAÇÃO DO 90º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

001 - AFANASIO JAZADJI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo a solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o nonagésimo aniversário de fundação do Sport Club Corinthians Paulista. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Fala da importância da cerimônia e da história do Corinthians Paulista.

 

002 - MÁRIO MARINHO

Como Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado, cumprimenta as autoridades. Fala do interesse que o Corinthians desperta sempre, quer na imprensa televisiva, quer na jornalística. Cumprimenta o Corinthians pela data histórica.

 

003 - LUIZ CÉSAR LEÃO GRANIERI

Na qualidade de diretor de Patrimônio do Sport Club Corinthians Paulista, saúda as autoridades. Anuncia estar ali presente para agradecer, em nome do Presidente Alberto Dualib, a homenagem que a Casa está fazendo ao clube.

 

004 - MARLENE MATHEUS

Agradece ao Presidente Afanasio Jazadji pela lembrança de seu nome para receber a homenagem que diz querer dividir com seu marido, Vicente Matheus.

 

005 - FAUSTO CAMUNHA

Na qualidade de Secretário Municipal de Esportes e Lazer, cumprimenta as autoridades. Parabeniza o Deputado Afanasio Jazadji pela iniciativa da solenidade. Fala do trabalho social desenvolvido por ex-jogadores do Corinthians.

 

006 - Presidente AFANASIO JAZADJI

Entrega uma lembrança às pessoas que elevaram e enalteceram o nome do Corinthians. Convida todos a ouvirem o Hino do Corinthians. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Esta Presidência dá por aprovada a ata da sessão anterior e passa a nomear as autoridades presentes: Sra. Marlene Matheus, ex-vice-presidente do Sport Club Corinthians Paulista; Exmo. Sr. Fausto Camunha, Secretário Municipal de ESports; Ilmo. Jornalista Mário Marinho, presidente dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo; Sr. Benedito Euclides Alves do Nascimento, filho da torcedora símbolo do Corinthians, Elisa; Sr. Luiz Cesar Leão Graniere, dirigente do Sport Club Corinthians Paulista.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o nonagésimo aniversário de fundação do Sport Club Corinthians Paulista.

Convido a todos neste momento para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*    *    *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI -PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

(Entra leitura)

 Esta Presidência, dando seqüência à Sessão Solene, concede a palavra ao jornalista Mário Marinho, Presidente da Associação de Cronistas Esportivos  do Estado de São Paulo.

 

O SR. MÁRIO MARINHO - Sra. Marlene Matheus, ex-Presidente do Sport Clube Corinthians, ela que tem o Corinthians no sangue, o Corinthians no rosto e nas ações, o Corinthians na vida; Fausto Camonha, eficiente e criativo Secretário Municipal de Esportes, Sr. Benedito Euclides Alves do Nascimento, Sr. Luiz Alves do Nascimento, Sr. Luiz César Leão Granieri, dirigente do Corinthians, jogadores Tião, Solito, Zenon, Geraldão, Servilho Filho, companheiros de imprensa aqui presentes - vejo aqui Luiz Carlos de Oliveira Ramos, companheiro de redação durante muito tempo e também de Aceesp - o Corinthians está na vida de todo mundo, tanto na daquele que é corintiano quanto na daquele que não é corintiano, daquele que torce contra, que é minoria, porque a maioria torce a favor. É uma maioria que se demonstra esmagadora até pelos números.

Vejam vocês que a TV Globo quer transmitir os jogos do Corinthians. Esse exemplo eu citava ali na sala, enquanto conversava com o Fausto Camunha e com o Luiz César Granieri: no nosso programa da TV Gazeta, o Ibope é sempre quando o Corinthians joga. Na imprensa escrita, no “Jornal da Tarde”, onde eu fiquei durante 20 anos, o recorde de tiragem foi em 1969, quando o homem chegou à lua - foi uma tiragem muito grande para a época. Esse recorde de tiragem perdurou até 1977, quando o Corinthians foi campeão - foi a maior tiragem do “Jornal da Tarde”, naquele dia 14/10/1977. Essa tiragem só veio a ser batida em 1982, no dia 05/07, quando, na véspera, o Brasil havia perdido para a Itália e foi eliminado da Copa de 82, aquela seleção maravilhosa de Telê, que encantou todos nós. A capa do “Jornal da Tarde”, que tive a honra e a glória de ajudar a fazer, estampou a cara de sofrimento daquele garoto que representava o sofrimento de todos os brasileiros. Aquela foi a maior tiragem do “Jornal da Tarde”. Mas durante muito tempo foi o Corinthians a maior tiragem do “Jornal da Tarde”, esse Corinthians que completa hoje 90 anos, esse Corinthians que é homenageado e  respeitado por todos.

O meu abraço e os meus cumprimentos ao Deputado Afanasio Jazadji por esta brilhante iniciativa. Neste momento o Corinthians atravessa um mau período da sua história, mas isso é uma crise passageira, porque o Corinthians se sobrepõe a essa crise. Duas ou três vitórias que conseguir, novamente estará sendo festejado por todos os corintianos e aqueles que admiram o Corinthians em São Paulo e em todo o Brasil. Nós, da imprensa, estamos dando o maior espaço que temos ao Corinthians exatamente para atingir a maior parte da população, a maior parte dos nossos leitores, dos nossos ouvintes e dos nossos telespectadores.

Como disse o Deputado Afanasio, o Corinthians merece muito respeito e tem de ser tratado com muito respeito mesmo por aqueles que não são corintianos. Meus amigos, terminando, agradeço ao Deputado Afanasio Jazadji o convite para aqui representar a imprensa esportiva e a todos os corintianos os cumprimentos por esta data histórica dos seus 90 anos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Esta Presidência passa a palavra ao ilustre Sr. Luiz César Leão Granieri, Diretor de Patrimônio do Sport Clube Corinthians Paulista.

           

O SR. LUIZ CÉSAR LEÃO GRANIERI - Senhores e senhoras, atletas do passado glorioso do Corinthians, Dona Marlene Matheus, ex-Presidente do nosso time - e aqui reverencio o Sr. Vicente Matheus, um dos maiores Presidentes que já tivemos; Sr. Mário Marinho; Dr. Fausto Camunha; nossa querida torcedora-símbolo e caríssimo Deputado Afanasio Jazadji, estou aqui em nome do Presidente Alberto Dualib para agradecer a homenagem que esta Casa, por intermédio de V.Exa., está fazendo ao nosso clube. Como V.Exa. mesmo mencionou, gostaria muito que estivéssemos aqui vivendo uma fase futebolística diferente desta por que estamos passando. Mas gostaria de refrescar a memória de todos os corintianos dizendo que essa adversidade que faz o Corinthians grande.

Todas as vezes que o Corinthians passou por esta fase, sempre teve em seguida uma grande conquista. Não devemos pensar apenas nas tristezas deste momento atual porque embora a memória brasileira seja curta - a do corintiano acho que é bem maior do que a do brasileiro - quero lembrar que há menos de oito meses conquistamos um título mundial, o Corinthians é o primeiro campeão mundial da Fifa. Ainda comentando sobre essa parte futebolística, quero dizer que não houve um desmanche. O que há e vai haver sempre, não só no Corinthians como em qualquer agremiação futebolística do Estado de São Paulo e do Brasil, é a necessidade de se vender jogadores e repor jogadores. Hoje, o mercado europeu, comprador por excelência, vem com ofertas que são irrecusáveis. Então o Corinthians é anormalidade, porque se olharmos para outros clubes veremos que estão fazendo desmanches maiores do que o nosso. Eu quero apenas fazer um reparo ao meu querido Deputado: a derrota para o Grêmio não foi tão acachapante, não foi 4 a 1, foi só 2 a 1, não foi tão grande apesar de ter sido uma derrota.

Passaremos, com certeza, essa fase. Todos vocês corintianos sabem disso, principalmente as atletas aqui presentes. E mais: o Corinthians não é só futebol. É também Corinthians Clube. Quero, de alguma forma, apagar essa imagem da desorganização por que possamos ter passado ao nobre Deputado e sua equipe. O Corinthians não é desorganizado, pelo contrário, é de uma organização excelente porque se assim não fosse, não teríamos conseguido a primeira parceria nesse sentido em clubes de futebol. Os nossos dirigentes estão lá amadoristicamente, deixando todas as suas atividades, para poder dar alguma coisa ao Corinthians. Faz isso Dona Marlene Matheus. Ela é mais do que testemunha disso e o seu marido foi o maior exemplo disso, porque deixava as suas organizações para poder trabalhar para o Corinthians, sem tirar proveito do clube. Embora possamos ter passado por essa desorganização, convido a todos a nos visitarem, a nos conhecerem para apagar essa imagem, principalmente o nobre Deputado, que teve a idéia e a cortesia de promover esta solenidade justamente no dia do seu aniversário, 1º de setembro. É o abraço que trago do Presidente Alberto Dualib e os nossos agradecimentos por esta sessão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Esta Presidência, com muita alegria, saúda a presença entre nós dos ex-atletas Zé Maria, Solito, Zenon, Tião, Geraldão e Servilho.

Justificaram ausência nesta sessão solene o Sr. Abrahan Schazman, Presidente da Associação do Comércio do Estado de São Paulo, corintiano e grande incentivador do esporte entre os comerciários; o Sr. Adilson Monteiro Alves, ex-diretor de futebol do Corinthians nos tempos da “democracia corintiana’, ex-Deputado estadual e Secretário estadual da Cultura. Também justificou sua ausência o Sr. Damião Garcia, Diretor Presidente da Kalunga, empresa que patrocinou o futebol do Corinthians por algum tempo; o Radialista Fiori Giglioti, um dos maiores e mais populares narradores de eSports do Brasil. Ele queria estar aqui para fazer a sua saudação, mas está totalmente afônico, como afônico também está o Sr. Walter Abraão, Presidente do Tribunal de Contas do Município, que também pediu que justificássemos a sua ausência. Justificou também a sua ausência Gilmar dos Santos Neves e sua família. Gilmar, o grande goleiro do Brasil, campeão mundial de 58 e 62, ídolo do Corinthians nos anos 50. Como todos sabem está enfermo, em recuperação. Mas receberá nossa singela homenagem, o nosso brasão comemorativo. Também justificou a ausência o jornalista e empresário J. Ávila a quem enviamos nossos pêsames pela perda de sua mãe, Dona Georgina, há dois dias. Também justificou a ausência o jornalista Lourenço Diaféria, o cronista da cidade. Orgulha-se de ser corintiano. Já escreveu livros sobre o Corinthians. Participa de programas na Rádio Nove de Julho aqui da Capital. Gostaria imensamente de estar aqui mas está viajando nesta noite para o interior do Estado. Também justificaram a ausência o publicitário Washington Olivetto, um dos principais e mais premiados publicitários do Brasil, presidente da Agência W Brasil e corintiano roxo.

Justificou ausência o Sr. Antoine Gebran, Conselheiro do Corinthians, foi candidato à Presidência do clube e vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol.

Passo a palavra à nossa ex-Presidente do Sport Clube Corinthians Paulista, Sra. Marlene Matheus.

 

A SRA. MARLENE MATHEUS -  Boa-noite a todos os corintianos. Obrigada, nobre Deputado Afanasio Jazadji pela lembrança de meu nome para receber essa homenagem, que quero dividir  com meu marido, Vicente Matheus.

Nobre Deputado, gostaria de dizer aqui a verdadeira história de meu time de hoje. Sou membro do CORI mas, infelizmente, há três anos não me foi dado um ofício constando o dia e a hora da reunião do CORI. Um dos funcionários do Corinthians disse-me uma noite: “Marlene, hoje é reunião do CORI, a senhora pode ir para lá. Vai começar às sete horas”. Cheguei às seis e meia e estavam lá todos reunidos. Quando cheguei esse senhor que está lá sabendo um golpe que foi dado disse: “Acabou a reunião”. “Mas eu quero saber como foi feita essa parceria do Corinthians. Quero dizer aos meus corintianos como foi, se foi como a do Palmeiras”. Para mim o Corinthians foi vendido, esse meu Corinthians foi vendido por 20 anos. E os lucros não passarão para o clube ou para o associado mas para esse monopólio de seis e queria saber a verdade. Até hoje, nobre Deputado, sou pessoa "non grata" no Corinthians que hoje faz aniversário. Há três anos não compareço porque não sou convidada a entrar no Corinthians, apesar do vice-presidente do conselho. Não é meu Corinthians e não é o Corinthians da nação corinthiana. Esse Corinthians de hoje é de meia dúzia de aproveitadores que estão lá vendendo o que não é seu, vendendo coisa do Corinthians a seu benefício.

Espero que meu Corinthians saia desse emaranhado de problemas. Ainda bem que temos Gaviões da Fiel, temos a torcida, o povão. E o povão, nobre Deputado, é que vai libertar o Corinthians dessa má fase. Quero também dizer aos senhores que símbolo como Vicente Matheus e Elisa jamais passarão pelo Corinthians. Esse foram os verdadeiros corintianos.(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE  - AFANASIO JAZADJI - PFL - Concedo a palavra nesse momento ao Exmo. Sr. Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Dr. Fausto Camunha.

 

O SR. FAUSTO CAMUNHA - Nobre Deputado Afanasio Jazadji; meu amigo, Sr. Luis César Granieri; Sr. Mário Marinho também meu querido amigo; futura Vereadora, Sra. Marlene Matheus; meu amigo Benedito Nascimento, tive a honra de conhecer a Dona Elisa e estou muito feliz de estar nesta noite nesta homenagem que o nobre Deputado propôs. O Corinthians completa 90 anos, sem dúvida nenhuma um número muito significativo. Fico muito mais feliz em ver na platéia aqueles jogadores que fizeram a alegria da torcida corintiana durante muitos anos. Hoje, na minha companhia, estão fazendo a alegria de crianças carentes pois eles todos são monitores das escolinhas que a Prefeitura mantém. São, hoje, em número de 80 cuidando de aproximadamente 40 mil crianças.

Estou vendo o Sr. Zenon que ainda não deu o prazer de estar conosco na Secretaria mas comparece em todos os eventos onde os nossos queridos companheiros atletas estão presentes. Portanto, meus respeitos ao Sr. Zenon. Tenho certeza que, mais dia, menos dia, vai formar com nossos queridos atletas esse exército de atletas que cuidam das crianças da periferia de São Paulo, principalmente no sentido de afastar esses meninos das drogas e tornar essas crianças cidadãs de bem no dia de amanhã.

Parabéns a todos vocês, meus queridos atletas, com quem tenho o prazer de conviver diariamente. Nobre Deputado, parabéns pela iniciativa. Nem sempre a Casa cheia dá idéia de que a cerimônia obteve êxito. Pela qualidade das pessoas aqui presentes o êxito, sem dúvida nenhuma, está registrado. Quero parabenizá-lo por esta iniciativa que tenho certeza se repetirá por muitos anos sempre convocada pelo querido jornalista e Deputado Afanásio Jazadji.

Trago também um abraço a todos os corintianos do Prefeito Celso Pitta a quem, neste momento, também represento. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Esta Presidência, prazerosamente, registra também entre nós o ex-jogador Sr. Ataliba. Muito obrigado pela presença.

Vamos agora iniciar a entrega de uma lembrança às pessoas aqui presentes, que elevaram e enalteceram o nome do Corinthians. Como disse o Dr. Luis César Leão Graniere, não há uma desorganização no Corinthians mas uma administração, talvez, amadora. Acho que há uma desorganização, sim. O Sr. Presidente, Dr. Alberto Dualibi, nos comunicou no final da tarde que seria representado por duas pessoas: o 1º Secretário do Conselho, Sr. Ailton dos Santos Cunha e o Secretário Geral do Conselho, Sr. Ariovaldo Brandespin que não compareceram. Como o senhor, ao pronunciar-se, disse que representa o Sr. Presidente faço questão que leve ao Presidente do Clube nossa singela recordação, nosso brasão comemorativo dos 90 anos do Sport Club Corinthians Paulista.

                                              

*              *      *

É feita a entrega do brasão.

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE AFANASIO JAZADJI - PFL - Gostaria de fazer a entrega de uma honraria àquela que foi a torcedora-símbolo, a Heloísa, que faleceu aos 77 anos. Ela acompanhava o Corinthians debaixo de sol, de chuva e de frio, chorava com as vitórias e com as derrotas; embrulhava-se, agasalhava-se e vestia-se com a bandeira do alvinegro. Sua família toda está aqui - filhos, filhas e netos - e chamo o seu filho mais velho, Sr. Benedito Euclides Alves do Nascimento, para “in memoriam” receber nossa singela homenagem à torcedora-símbolo do Corinthians.

                     

*   *   *

- É feita a homenagem. (Palmas)

*  *   *

                     

Quero homenagear também com a medalha comemorativa dos 90 anos o meu amigo, colega e atual Secretário Municipal de Esportes , o jornalista Fausto Camunha.

 

*  *  *

 

-  É feita a  homenagem.     (Palmas)

 

*  *  *

                     

Homenageio também com a medalha comemorativa o presidente do Ciesp, jornalista Mário Marinho.

 

*  *  *

- É feita a homenagem.    (Palmas.)

 

*  *  *

                     

Solicito que o Sr. Luiz César Leão Graniere mais uma vez venha à Mesa para ele próprio receber o seu brasão.

Convido também  para  receber o brasão a Sra. Marlene Matheus, que também é parte do nosso Sport Clube Corinthians .

 

*  *  *

 

  - São feitas as entregas do brasão.

 

*   *   *

 

Os companheiros, e atletas por nós lembrados também já estão de posse de seus brasões comemorativos. Convido agora todos para, de pé, ouvirmos o Hino do Corinthians.

 

*              *      *

 

-         É tocado o Hino do Corinthians.

 

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE - AFANASIO JAZADJI - PFL - Registro também a presença entre nós dos Srs. Adelino, Tomás, Salomão Pereira que, tal qual a nossa querida Marlene Matheus, são concorrentes a uma vaga à Câmara Municipal de São Paulo, aos quais desejo felicidades no pleito que se aproxima.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

*              *      *

 

-         Encerra-se a sessão às 22 horas e 08 minutos.

 

*                *    *