28 DE SETEMBRO DE 2001

29ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA NESTLÉ NO BRASIL

 

Presidência: WALTER FELDMAN e NELSON SALOMÉ

 

Secretario: DORIVAL BRAGA

 

 

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/09/2001 - Sessão 29ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/NELSON SALOMÉ

 

COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA NESTLÉ

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação dos Deputados Nelson Salomé e Dorival Braga com a finalidade de comemorar os 80 anos da Nestlé. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - NELSON SALOMÉ

Assume a Presidência.

 

003 - SIDNEY BERALDO

Saúda o presidente da Casa, Walter Feldman e o da sessão, Nelson Salomé e o Deputado Dorival Braga. Cumprimenta o dr. Ivan Fábio Zurita, Presidente da Nestlé e, em seu nome, todos os colaboradores desta empresa de sucesso no país. Reporta-se ao início da empresa por Henry Nestlé. Analisa a responsabilidade da Nestlé na qualidade de vida de São José do Rio Pardo, SP.

 

004 - CHICO GRAZIANO

Como deputado federal, saúda a todos. Fala do orgulho da cidade de Araras em ter sido berço da Nestlé no Brasil. Enaltece o trabalho de Ivan Fábio Zurita à frente da Nestlé.

 

005 - DORIVAL BRAGA

Apresenta sua biografia, relacionada com a empresa Nestlé.

 

006 - JOÃO FERREIRA

A pedido do Presidente Nelson Salomé, nomeia as autoridades restantes e lhes agradece a presença.

 

007 - IRINEU NORIVAL MARETTO

Saúda as autoridades e fala em nome da Câmara Municipal de Araras, considera os benefícios que a Nestlé trouxe para Araras e municípios próximos.

 

008 - LUIZ CARLOS MENEGHETTI

Prefeito de Araras, saúda as autoridades também em nome dos outros prefeitos da região circunvizinha. Registra os primeiros produtos fabricados pela Nestlé e constata que a empresa sempre procurou identificar-se com os problemas do País.

 

009 - JOÃO FERREIRA

Nomeia mais algumas autoridades presentes na solenidade.

 

010 - Presidente NELSON SALOMÉ

Homenageia o Sr. Ivan Fábio Zurita com uma placa comemorativa.

 

011 - JOÃO FERREIRA

Lê os dizeres da placa oferecida a Ivan Fábio Zurita.

 

012 - IVAN FÁBIO ZURITA

Saúda a todos e agradece sua presença à solenidade, principalmente a dos Deputados Chico Graziano, Nelson Salomé e Dorival Braga. Homenageia os dois bombeiros mortos em recente incêndio na Nestlé e por eles pede um minuto de silêncio. Agradece a solenidade ao Presidente Walter Feldman. Disserta sobre o desenvolvimento das pesquisas científicas da empresa sobre as necessidades nutricionais dos consumidores e a preocupação com a comunidade. Analisa os números da Nestlé/Brasil.

 

013 - NELSON SALOMÉ

Homenageia a esposa do Dr. Ivan Fábio Zurita, Beatriz Zurita. Reporta-se às origens da Nestlé no Brasil. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. 2º Secretário para proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - DORIVAL BRAGA - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.        

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Walter Feldman.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência vai nomear as autoridades que compõem a nossa Mesa: Exmo. Sr. Deputado Federal Chico Graziano; Exmo. Sr. Ivan Zurita; Diretor-Presidente da Nestlé, Exmo. Sr. Luís Carlos Meneghetti, Prefeito de Araras; Exmo. Sr. Irineu Norival Maretto, Presidente à Câmara Municipal de Araras, Exmo. nobre Deputado Willians Rafael; nobre Deputado Gilberto Nascimento, nobre Sr. Deputado Dorival Braga e nobre Deputado Sidney Beraldo, líder da Bancada do PSDB.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação dos nobres deputados Nelson Salomé e Dorival Braga, com a finalidade de comemorar os 80 anos da Nestlé.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência agradece a banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Antes de passar a presidência dos trabalhos para quem de direito, os nobres Deputados Nelson Salomé e Dorival Braga, que convocaram esta sessão solene, gostaria rapidamente de fazer uma reflexão e homenagear todos os presentes, em nome dos seres humanos maravilhosos que estão presentes nesta sessão, os companheiros Gugu e Viviane Senna, que muito nos honram com suas presenças e que além de profissionais, são seres humanos maravilhosos.

Vivemos momentos difíceis, seja por conta dos acontecimentos recentes ocorridos nos Estados Unidos, seja por conta do acontecimento ocorrido nos últimos dias na fábrica da Nestlé. Todos ficamos amargurados, seja pela perda física, mas fundamentalmente pelas perdas humanas dos dois queridíssimos bombeiros. Quero cumprimentar também o Coronel Ferrari, que comanda o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Eles estiveram na luta, defendendo o interesse do patrimônio, não o patrimônio físico, mas aquilo que significa toda produção que a Nestlé vem realizando nos últimos 80 anos.

Diz um psicanalista finlandês que após os 59 anos chega a sabedoria, imaginem a sabedoria, a competência e o serviço já prestado à Nação brasileira pela Nestlé, pelos seus dirigentes, pelos seus funcionários, pelos produtos que foram produzidos neste período e que serviram a tanta gente. Foram tantas emoções produzidas exatamente por produtos que dão o doce, o colorido e a alegria para tanta gente que faz da Nestlé uma empresa reconhecida não só internacionalmente, mas com muita contundência no nosso País.

Diz um rabino famoso que nada é mais completo do que um coração despedaçado. É no momento da angústia, da amargura e das dificuldades que se integra à sociedade, que existe o sentimento de solidariedade, de convívio e de prestação de serviços, não apenas com objetivo do lucro ou de recurso financeiro direto, mas essa produção humana e sincera que a Nestlé vem realizando no nosso país há tantas décadas e que neste momento a Assembléia Legislativa de São Paulo, numa sessão solene, presta oficialmente a sua homenagem. Quero dizer ao Presidente Ivan Zurita que nos sentimos orgulhosos, nós, deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em ser a sede de tal homenagem.

Convido o nobre Deputado Nelson Salomé, para que, a partir de agora, passe a dirigir os nossos trabalhos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Nelson Salomé.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Sejam as minhas primeiras palavras de agradecimento ao Presidente desta Casa que, num primeiro momento, quando solicitei esta sessão solene, deu-me o apoio total.

O Presidente Walter Feldman colocou toda sua assessoria, todo o seu cerimonial, para estar trabalhando juntamente com o pessoal da Nestlé, para que esta cerimônia se realizasse.

Pequenas seriam as minhas palavras se eu pudesse descrevê-las agora. A alegria é muita porque a Nestlé foi se instalar pela primeira vez em Araras; é a primeira fábrica de Araras. Não tenho medo de errar, afirmando que é a maior fábrica de Araras.

Temos a Câmara de Vereadores com 17 Vereadores, dos quais 16 estão presentes, quase que a totalidade dos Vereadores. Temos o Executivo completo; o prefeito e o vice-prefeito; temos uma representatividade de empresários muito grande. Coincidentemente, sou Deputado estadual por Araras, sou ararense. Estamos felizes por estar aqui representando Araras para homenagear uma empresa que merece toda a nossa consideração, por tudo que se produziu economicamente para o nosso país, socialmente porque emprega milhares de funcionários e tem um carinho todo especial pelos seus funcionários. Culminando com tudo isso, nós, que conhecemos o dr. Ivan Fábio Zurita, menino que vimos crescer, brilhar lá fora, ocupando cargos dos mais importantes em outros países, sempre um vencedor, um grande administrador, um grande economista, filho de Araras e o 1º Presidente Nacional da Nestlé. Esta é a nossa alegria por tudo que está acontecendo aqui.

Neste momento, passamos a palavra ao nobre Deputado Sidney Beraldo, Líder da Bancada do PSDB.

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Inicialmente gostaria de saudar o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, saudar o nobre Deputado Nelson Salomé, que neste momento preside esta sessão solene, juntamente com o nobre Deputado Dorival Braga, que tomou a iniciativa desta sessão solene, para que pudesse homenagear a Nestlé do Brasil, o Deputado Federal Francisco Graziano, o Prefeito de Araras, os demais Vereadores, em nome de quem cumprimento todas as autoridades presentes nesta sessão, o Presidente da Nestlé, dr. Ivan Fábio Zurita, em nome de quem cumprimento todos os colaboradores desta empresa de sucesso no Brasil e no mundo, que se instalou em Araras, em 1921, completando 80 anos de presença no Brasil, uma empresa que no âmbito mundial completou mais de 130 anos, fundada em 1866. Muito poucas empresas conseguem chegar aos seus cem anos, menos de 1% de empresas no mundo. Infelizmente, no Brasil registramos mais da metade das micro, pequenas e médias empresas que não completam seu primeiro ano de idade, mais da metade, mais de 80% das empresas não consegue completar o seu terceiro ano. Uma empresa de 130 anos no mundo, de 80 anos no Brasil, realmente merece uma reflexão, um exemplo que deve ser seguido. Ao observarmos algumas anotações da história desta empresa, algumas coisas nos chamou a atenção e podem sustentar o porquê de uma empresa de sucesso. A própria origem do seu negócio na aspiração de Henry Nestlé, que quando criou a empresa pensou num produto nutritivo para crianças cujas mães estavam impossibilitadas de amamentar, tem uma origem nobre. Para personificar o negócio, ele usou o brasão de sua família, que tinha a figura de um ninho e vocação de segurança, maternidade, afeição, natureza e nutrição da família e da tradição. Este símbolo continua sendo o elemento principal da identidade corporativa da Nestlé. Trata-se de uma empresa que tem não só um balanço econômico de lucro, mas também tem um balanço social, acaba de receber uma homenagem pelos programas sociais que desenvolve em apoio à comunidade. Sem dúvida nenhuma, a Nestlé é uma empresa que tem sucesso porque valorizou o cliente, valoriza os seus colaboradores e por isso é um exemplo a ser seguido. Gostaria de citar um pequeno exemplo, o qual considero bastante consistente para falar do significado de uma empresa desse porte, com esta filosofia, na presença de uma empresa numa cidade pequena ou média. Represento a região de São João da Boa Vista. Temos a Nestlé em São José do Rio Pardo, que é uma cidade que também faz parte da minha região. Há dois anos, esta Casa criou o Fórum Século XXI, onde, em parceria com a sociedade de São Paulo, por dois anos, através da participação da comunidade, buscavam alternativas em diversos setores para que pudéssemos ter um planejamento, uma reflexão estratégica sobre o desenvolvimento do nosso Estado para os próximos anos. E um dos produtos importantes que foram criados através deste Fórum Séc. XXI foi índice que chamamos índice paulista de responsabilidade social, que é comparado ao IDH, ao Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela ONU. Esse índice é um pouco mais aperfeiçoado e leva em conta diversos parâmetros e padrões de desenvolvimentos sociais da nossa população de forma que pudéssemos não só estar comparando a qualidade de vida de cada cidade, mas que pudéssemos estimular a criação de políticas públicas que pudessem levar em conta fundamentalmente a melhora da qualidade de vida das pessoas. Em índices preliminares feitos pelo Seade, verificamos que dos 20 municípios que compõem a região de São José da Boa Vista, São José do Rio Pardo é a que apresenta o melhor índice de qualidade de vida. Sabemos que seria muito forte dizer que só a presença da Nestlé em São José do Rio Pardo seria a responsável pela melhor qualidade de vida da nossa região. Mas não temos nenhuma dúvida em afirmar que a presença dessa empresa, dado a sua forma de gestão, a valorização dos funcionários e também por ser uma empresa ligada ao agronegócio, que tem grande parte da sua matéria-prima produzida no próprio local, onde temos agricultores que fornecem a matéria-prima, isso proporciona um valor agregado altíssimo que um hortifrutigranjeiro passe a ter um valor agregado dez ou quinze vezes maior, gerando riqueza e colocando São José do Rio Pardo como uma cidade de melhor qualidade de vida da nossa região; sem contar o valor indireto. A Ibéria, em Aguaí, é a maior empresa da cidade. Sabemos que ela tem a Nestlé como uma grande cliente. Ela produz embalagem para esta empresa, daí a importância de uma empresa num município, o impacto positivo que ela dá, exatamente naquilo que buscamos, que é uma melhor qualidade de vida à nossa população. A Nestlé é um exemplo a ser seguido.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Os senhores devem estar percebendo o meu bairrismo. O Chico deve estar pensando que eu esqueci, mas Araras é feliz hoje, pois tem a Nestlé e tem dois deputados, um estadual e um federal. Neste momento estamos falando do Chico porque agora é ele que ocupa o cargo mais importante na política da nossa cidade.

Tem a palavra o nobre Deputado Chico Graziano.

 

O SR. CHICO GRAZIANO - Meu carinhoso boa noite a todos os ararenses e paulistas, quantas razões nos trazem aqui, mas certamente este orgulho que temos, quem é de Araras, em saber que neste país que queremos tanto, esta empresa que está sendo homenageada nasceu na nossa terra, então por si só é motivo de júbilo, de alegria e por esse fato parabenizo nobre Deputado Nelson Salomé, pessoa simpática, valorosa, carinhosa de que Araras tanto gosta, que junto com o nobre Deputado Dorival Braga, propuseram esta sessão solene. Estão presentes o nosso querido prefeito, os nossos queridos Vereadores e tanta gente conhecida, que não saberia dizer muita coisa sobre a Nestlé. O nobre Deputado Sidney Beraldo é sempre muito aplicado e muito estudioso, foi lá pegar os números e viu até quando ela foi fundada no exterior. Se posso dizer alguma coisa, vou dizer ao Presidente da Nestlé, porque este eu conheço.

O Deputado Walter Feldman, nosso Presidente querido, disse que conhecia o Fábio desde o fim de semana. Eu já o conheço há um pouco mais de tempo, uns trinta e poucos anos. Como passamos pelos quarenta anos há pouco, concluímos que nos conhecemos desde menininhos. Fomos acompanhando a carreira de Fábio Zurita, que mudando de país, foi se preparando para o cargo que depois assumiu. Hoje o Fábio Zurita é uma das maiores lideranças empresariais do nosso país. Percebemos isso ao lermos as publicações e na convivência com o mundo político, que nos mostra o quanto ele tem despertado, pelo seu brilhantismo e pela sua capacidade, pelo que trouxe de arrojo empresarial, pegou a Nestlé e deu uma chacoalhada na Nestlé. Temo muitos colegas agrônomos que trabalham na Nestlé e que vão me contando: “Esse amigo seu está nos dando uns apertos.” O fato é que em pouco tempo a Nestlé assumiu uma ponta de lança, um ponteiro no mundo empresarial, além do mais agora, com os 80 anos e muito bem assessorada pela empresa que faz o seu marketing, que por sorte também conheço. Realmente estamos falando de um grande empresário, de uma grande pessoa, com esse talento e esse preparado, que fala não sei quantas línguas. Mas não quero falar disso, quero falar de um Fábio que esteve outro dia no Congresso Nacional, em Brasília, porque esse vocês não conhecem. Eu também não conhecia, mas a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para discutir a difícil situação por que está passando hoje a pecuária leiteira do país. Convidou muita gente, há vários deputados federais muito aguerridos, muito fortes ligados a este tema no Paraná, no Goiás, em Minas Gerais, estava lotada a sala e convidaram como sempre fazemos os Srs. Deputados, também os representantes, os empresários das empresas e do setor. As empresas deste setor enviaram os seus representantes. Pela Nestlé foi o seu presidente, nunca isto tinha acontecido na história daquela casa na qual estou há apenas dois anos. Aberta a palavra, o Deputado Ronaldo Caiado presidia a sessão, para quem conhece, sabe que é fera. E agricultores e aquela reclamação, o Fábio deve estar se lembrando, principalmente dois dos que falaram, mas falaram muitos, criticaram dali, deram bordoadas, não tiveram perdão da Nestlé, especialmente em Goiás. Quando a palavra foi passada ao Presidente da Nestlé, ele começou dizendo o seguinte: “Esta não é a Nestlé que eu presido.” Em uma frase o nosso querido amigo ararense Fábio Zurita disse: “Vim para a Nestlé para mudar aquilo de que estavam ali reclamando.” Os agricultores que diziam que em Goiás tinham feito coisas que não coadunavam com a nova filosofia ou com a filosofia de uma empresa que é centenária e octogenária, mas que lá, por um problema qualquer, estava tendo as dificuldades no próprio relacionamento; ou seja, o Presidente da Nestlé mostrou senso democrático, foi ao congresso e respeitou o Congresso, num momento em que o Congresso não é tão respeitado como deveria, as casas legislativas muitas vezes acabam estando depreciadas; em parte por motivos relativamente arrazoados dessa confusão, quando vemos que políticos mais brigam entre eles do que se juntam para ajudar o povo. Mas o fato é que o Presidente da Nestlé foi lá, mostrou respeito pela democracia, e além disso, participou do debate e levou o debate até o fim de tal forma que no dia seguinte pela manhã, tive que sair mais cedo, o Ronaldo Caiado me encontrou e falou assim: “Esse Presidente da Nestlé é bom mesmo”. Então, Fábio, isso você não sabia. Com esse testemunho, quero lhe homenagear e homenagear a empresa que você preside. Realmente é um motivo de muito orgulho sabermos que o ninho da Nestlé é de Araras, que você hoje preside a Nestlé, que o preparo que a vida lhe proporcionou, na sua formação, tornando-o o empresário dinâmico que é hoje. Nesta pitada de política que não sei o quanto o seu pai Ivan Zurita, aqui presente, sabia que ele tinha demonstrado em Brasília. Então, Dr. Ivan, ao senhor também as minhas homenagens, por esse filho maravilhoso que o senhor tem.

Um abraço Fábio e um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Endossando tudo que eu disse, gostaria de estar anunciando a palavra do meu amigo Dorival Braga, que comigo assina esta proposta de sessão solene em homenagem à Nestlé, que também está aí com seu filho, com o Prefeito de Porto Ferreira e com seus Vereadores. (Palmas.)

 

O SR. DORIVAL BRAGA - PTB - Não é fácil participar de um acontecimento tão grande como este. Ter um Presidente tão bacana como o Nelson, que é meu colega há tantos anos. Antes veio o Beraldo, falando da sua grande região de Rio Pardo. Mas eu e Nelson somos da região de Mojiguaçu. Vem o Chico, falando da sua grande Araras. Também sou ararense, sou lemense, sou pirassununguense, sou descalvadense, sou santaritense, sou tambauense, sou desta região que o Nelson também domina. Andamos par a par, juntos e não quero cansá-los, mas gostaria imensamente de dizer para vocês que em 1973 virei prefeito de Porto Ferreira, um cirurgião-dentista, filho da Dona Colita, manicure penteadeira e o pai, Leonildo, que por assim querer, fez-me paulistano. Fez-me paulistano, porque veio jogar futebol num time profissional em São Paulo. Tenho certeza de que se falar seu nome todos vão aplaudi-lo porque é o Corinthians. (Palmas.) E meu filho André, que jogou na seleção brasileira infantil, na Copa do Mundo, na Espanha, pela Ponte Preta, pelo São Paulo, jogou pelo Santos. Uma família de artistas. Eu também joguei muito bem em cima de um palanque, quase com aprendizado com o Sr. Zurita. Esse Zurita que você está vendo ali não é esse aqui não, é aquele ali. Aquele que me deu aulas de sentimento, aulas de cavalheirismo, aulas de administração. Araras que pujante, sempre a grande Araras, aquela que era sempre líder da nossa região e continua sendo, porque depois de tanto tempo a gente consegue perceber que ela continua sendo a majestosa. No mês passado, ganhei um mapa de aproximadamente 1780. O mapa diz o seguinte: “São João do Rio Claro, estendendo a sua linha, Companhia Paulista de Estrada de Ferro e Navegação, até o Porto de João Ferreira”. João Ferreira era o balseiro que atravessava os moares e que trazia o café da região de Ribeirão Preto, através da estrada que Washington Luís nos fez. E elas levavam os moares e o café até Campinas, de Campinas para São Paulo e de São Paulo até Santos. A cidade predominante da nossa região era Araras, sempre foi e continuará sendo. Sempre majestosa. O início da boca do sertão, aonde iniciava o ramal da fome, que não tinha neste mapa, que está em meu gabinete, ou irão ver que era até Rio Claro, Rio Claro então querendo estender até Araras, Leme não existe neste mapa, Pirassununga ali também, dormente na beira de uma estrada poeirenta e depois vem a estrada de ferro, empurrando as nossas cidades para tudo aquilo que aconteceu. Em 1927, depois da dele de 1921; a de 1921, iniciou-se a Nestlé, a nossa 27 em Porto Ferreira, que o garoto além de tudo ainda via o Sr. Andrade, barrigudo, que lá tinha duas geladeiras, somente na nossa terra; uma do Dr. Nicolau de Vergueira, que fez a cerâmica e outra do Dr. Plínio Valeriane. E a geladeira do meu pai, no boteco que ele tinha na frente da estação, era uma geladeira de madeira cuja porta abria-se por cima para colocar uma barra de gelo fabricada por quem? Pelo posto da Nestlé, no posto do Sr. Andrade. Era ali que eu ia com o meu pai pegar uma barra de gelo numa carroça, para colocar somente no sábado e domingo porque o gelo tinha que derreter e cair em gotas geladas em cima da cerveja. O bar do meu pai tinha cerveja gelada somente no sábado e no domingo, porque as duas máquinas de geladeira eram de um médico e de um grande industrial. E eis que surge a Nestlé também, com aquela grandeza que ela é, aparecendo em Porto Ferreira com toda sua volúpia, e sendo a segunda indústria da minha terra. A minha terra que me deu um sindicato, um sindicato de alimentação. Todos os elementos do sindicato um dia resolveram lançar um candidato a Prefeito em Porto Ferreira, que fosse da tônica de todos aqueles elementos da Nestlé. Lançaram o Dorival Braga. Podem estar certos de que eu tive as benesses dos céus. A partir daquele dia, ganhei um espaço tão grande numa cidade tão pequena, que hoje ainda é pequena com 30 mil votos. Através da mão do Zurita, que me ajudava a levar carteiras, quadro negro, etc para a minha terra, que me ajudava a levar cadeiras de roda e desta forma fui crescendo numa cidade tão pequena, com sete mil votos, dando votos à beça a tantos deputados. Eu sonhava um dia ser algo mais e acabei sendo. Logicamente que não pelos votos de Araras, que Araras graças a Deus destina a um homem que tem a capacidade de gerar condições a não somente os ararenses, como a todas aquelas crianças daquela região. Ganha esse espaço lindo Araras pelo seu médico, pelo Dr. Nelson. Ganha Araras pelo espaço daqueles que saíram de lá, não somente aquele que ficou como prefeito, mas que deu ao mundo um filho para que pudesse também destinar os nossos ensinamentos e os nossos pensamentos ao nosso ramal da fome. Araras, a grande! Pirassununga, a capital da cultura! Leme, a capital do algodão! Descalvado, a capital do frango! Porto Ferreira, a capital da cerâmica! Somos regidos por capitais e se eu não falasse nesse instante, quase que eu me pego! O Jair é o Prefeito de Santa Cruz da Conceição, que é a capital da simpatia! Tinha que inventar alguma coisa senão estava roubado! (Palmas.)

Desta forma, criamos essas condições. Eu amo o Zurita! Eles me deram condições. Como é que logicamente eu não poderia amar seu filho também, da mesma forma como amo o meu. Esta é a minha Porto Ferreira, da minha mãe Colita, do meu pai briguento e de todos aqueles que lutaram e é por isso que ainda cheiro a peixe curimbatá, das margens do rio eu cheiro o barro, o barro da minha terra que viva e se eleve, tenho certeza, e por tudo aquilo que eu fiz por ela.

Deus os pague! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Antes de passar a palavra ao Presidente da Câmara de Araras, peço ao nosso amigo João Ferreira que leia o nome das autoridades ainda não nominadas.

 

O SR. JOÃO FERREIRA - Boa noite, senhoras e senhores, na verdade temos muitos nomes. Vamos ler apenas alguns, já que são amigos que completam esta noite que nos enche de orgulho, para a Assembléia e para a Nestlé. Queria agradecer mais uma vez o convite que me fez, disse isso hoje na Rádio Globo e repito aqui que me sinto muito orgulhoso de entrar para a história da Assembléia Legislativa de São Paulo e da Nestlé, dos seus 80 anos. Parabéns!

Queria agradecer a presença da Sra. Beatriz Zurita, que se encontra participando desta homenagem dos 80 anos da Nestlé. Muito obrigado pela sua presença. Viviane Senna, Presidente do Instituto Airton Senna, muito obrigado pela presença. Ao meu querido Gugu, que a Nestlé possa fazer com o seu bebê o que fez comigo, cujo resultado foi muito bom. Ao Sr. Francisco Eduardo Dias, representando o Exmo. Sr. Deputado Pedro Mori; Sr. Fachini e senhora, Presidente da OAB da Cidade de Araras, muito obrigado; Sr. João Ronaldo Cury, representante do Exmo. Sr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento. Esses são alguns amigos, daqui a pouco agradeço a presença de mais alguns.

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Tem a palavra o Sr. Irineu Norival Maretto, que falará em nome da Câmara Municipal de Araras, consequentemente estará falando em nome de todos os Vereadores de todas as cidades presentes.

 

O SR. IRINEU NORIVAL MARETTO - Sr. Presidente, nobre Deputado Nelson Salomé, Deputado Federal Chico Graziano, em nome do qual quero externar a nossa gratidão de ararense a todos os outros deputados e autoridades presentes, Prefeito Municipal de Araras, meu digníssimo amigo, Dr. Fábio Zurita, com estas minhas primeiras palavras queria expressar os sentimentos da comunidade ararense, desde todos os acontecimentos na unidade de São Bernardo do Campo. Araras, que sempre esteve irmanada junto com a Nestlé nos bons momentos, também quero trazer à Nestlé a solidariedade da comunidade ararense desse factício. Comemoramos os 80 anos de Nestlé, para nós, ararenses, consideramos a Nestlé nossa, embora sendo uma empresa de porte internacional, temos a Nestlé como sendo nossa, como sendo de Araras, porque foi em Araras o seu berço e a sua maternidade, expandindo para todos os seguimentos do País, em várias outras cidades. Queremos também falar da pujança que a Nestlé trouxe para a cidade de Araras, da parte contributiva, que ela trouxe aos cofres do municípios, pela parte técnica, aonde trouxe funcionários, inovou em tecnologia, repassando isso para as outras empresas do município, aonde se passa a conhecer e a ter maior progresso também das outras fábricas que estão ao redor desse empreendimento grandioso que é a Nestlé em Araras, não só em Araras, mas na terra do nobre Deputado Dorival Braga, a Nestlé tem feito neste trecho um grande trabalho de progresso, sem falar na idoneidade que a empresa mantém no âmbito do estado e do País, com seus produtos, com o seu gerenciamento e na administração. Não há quem possa falar em ter algo contra a Nestlé durante os seus 80 anos, aonde se vislumbra o empreendedorismo, a dinâmica de uma administração séria, de uma empresa digna de ser brasileira e antes de tudo ararense. Também queria pedir licença aos deputados, aos prefeitos de outros rincões, pela modéstia até de minha parte, porque Araras além de ter a Nestlé, ainda para nós é uma pujança maior de ter um filho de Araras hoje no comando de uma das maiores empresas do Brasil e a maior de Araras. Esse fato talvez venha da contribuição genética comentada aqui pelo nobre Deputado Dorival Braga, mas esqueceu também do teu avô, que foi prefeito em Araras e além de um benfeitor laborioso para obra geral e social de toda cidade, como assim também foi o teu pai aqui presente, a quem Araras respeita muito. O Dr. Ivan Estêvão Zurita. Dr. Fábio, tenha da comunidade ararense aqui e tenho certeza que falo em nome do sentimento de todos os Vereadores, da comunidade ararense, o nosso respeito, parabéns pela Nestlé e que cada vez mais as raízes da Nestlé estejam fincadas em Araras.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - É com bastante alegria que passo a palavra ao nosso Prefeito de Araras, Sr. Luís Carlos Meneghetti, que também falará representando todos os prefeitos presentes.

 

O SR. LUIZ CARLOS MENEGHETTI - Exmo. Sr. Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Nelson Salomé, que hoje preside esta sessão, Dr. Dorival Braga, que também é responsável por este evento, Exmo. Sr. Ivan Fábio Zurita; Presidente Nacional da Nestlé, Vereador Norival Maretto, Presidente da Câmara Municipal, vice-Prefeito Nelson Dimas Brambila, Srs. Deputados, senhores Vereadores, amigos prefeitos presentes, estamos orgulhosos, Araras está em festa. A Nestlé comemora 80 anos de sua instalação no Brasil. Em 1921, inaugurou a sua primeira fábrica, em Araras, a primeira do Brasil, a primeira da América Latina. Começava então por nossa cidade uma história de 80 anos de integração, as mudanças de hábito e de comportamento do povo brasileiro.

O primeiro produto da Nestlé a ser fabricado em Araras e por conseqüência no Brasil, foi o leite condensado “Milk Made”, que no ano seguinte assumia a sua identidade nacional com a marca de “Leite Moça”.

A Nestlé sempre procurou identificar-se com os problemas do nosso País e prova disso foi em 1929, quando o Brasil atravessava a maior crise da nossa história, com a depressão econômica mundial, depois da quebra da bolsa de Nova Iorque. O Brasil deixava de vender a sua produção de café no mercado externo. Começa então a queima de grande parte da produção do café, instalando o pânico nos cafeicultores e exportadores que não conseguiam vender os seus produtos. O Governo procurava novas formas para resolver o problema. Então, recorreu à Nestlé, a fim de criar um novo produto. Nascia o café solúvel, nascia o Nescafé.

Uma das principais preocupações da Nestlé ainda hoje é seguir a linha adotada pelo Dr. Henry Nestlé, contribuir para a melhoria de vida, principalmente das crianças. E é com essa filosofia que à frente de sua produção, está o projeto nutrir, onde em parceria com a comunidade, inclusive com a nossa cidade, a Nestlé ajuda o Brasil a amenizar as dores dos menores carentes. Somos orgulhosos de Araras. Obrigado, nobre Deputado Dorival Braga, por ter enaltecido tanto a nossa terra! Uma cidade que descobriu a fórmula eficaz de conviver com o progresso gerador de riqueza e de bem-estar, sem perder a garantia básica de sua qualidade de vida. Somos orgulhosos de Araras, pois foi uma das primeiras cidades a aderir ao movimento libertador, abrindo, em 1887, na Câmara Municipal, o livro da redenção, que recolhia assinaturas e fundos para alforriar escravos. A primeira do Brasil a libertar o último escravo do município, em 8 de abril de 1888. Somos orgulhosos de Araras, por ser a primeira do Brasil a criar um bosque municipal e a comemorar a “Festa da Árvore”, em 7 de junho de 1902. Somos orgulhosos de Araras, por ter sido agraciado por oito vezes como o município de maior progresso neste país em número de habitantes, como cidade média. Somos orgulhosos de Araras, por ter em seu seio a primeira fábrica da Nestlé do Brasil, a principal indústria do município, quer como utilizador de mão-de-obra local, quer como contribuinte gerador de impostos para os cofres públicos. Mas hoje estamos mais orgulhosos ainda, por ter um filho de Araras, um ararense nato, uma pessoa que andou descalça pelas nossas terras, ser o primeiro Presidente no Brasil da nossa companhia Nestlé. Então, a todos os nossos agradecimentos. Ao Fábio, a homenagem da nossa Cidade de Araras ao qual passo um pequeno mimo que é de coração, que é o que representa para o nosso povo de Araras com você e com a Nestlé.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO FERREIRA - Em nome da Assembléia Legislativa, do nobre Deputado Nelson Salomé e da Nestlé, gostaria de agradecer a presença das seguintes autoridades: Sr. Pedro Elizeu, ex-Prefeito de Araras, advogada Dra. Célia Regina Ribeiro, Sr. José Roberto Rimério, ex-Presidente da Câmara de Araras, radialista João Morgado. Gostaríamos de agradecer o carinho do Sr. Mílton Antônio, Prefeito do Município de Cordeirópolis, agradecer ao Exmo. Sr. Nelson Branbila, vice-Prefeito de Araras, Exmo. Sr. André Braga, Prefeito de Porto Ferreira, muito obrigado pelo carinho. Em nome da Assembléia Legislativa e da Nestlé, agradecemos a presença do Exmo. Sr. Francisco Adilson, Prefeito de Caçapava, Sr. Jair Capodifoglio, Prefeito do Município de Santa Cruz da Conceição, Sr. Laércio Natel Storte, Vereador à Câmara Municipal de Porto Ferreira, Sr. Luiz Cesar Lansoni, Vereador à Câmara Municipal de Porto Ferreira, Sr. Cristiano Antônio Guarasemin, Vereador à Câmara Municipal de Cordeirópolis, Sr. Walter Alves de Oliveira, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Ricardo Franco, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Nelson Barbosa, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Lamartine Antônio Batistela, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Genésio Antônio Meneghetti, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Francisco Nucci Neto, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Douglas Edson da Rocha, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Derci Agemir Tofolo, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Elias de Oliveira, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Edson Leles dos Santos, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Antonio Carlos Assumpção, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Aristeu Hilário Mazon, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Benedito Aparecido Bordini, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Antônio Maria Denofrio, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. Iveraldo Donizete Canassa, Vereador à Câmara Municipal de Araras, Sr. José Olímpio Santos de Matos, Vereador à Câmara Municipal de Caçapava, Sr. José Pedro Fernandes, Vereador à Câmara Municipal de Araras. Gostaríamos ainda de agradecer a presença do nosso amigo Varley Calambrini, ex-Prefeito de Araras e que também faz parte da nossa festa.

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Tenho a satisfação de passar às mãos do Sr. Fábio uma simples lembrança, que expressa toda nossa admiração e toda nossa gratidão. Uma homenagem por todas as palavras ditas aqui, que marquem para sempre a sua vida. Você é um vencedor. Pouca coisa temos a acrescentar, mas tenha certeza de que você conta com o carinho de todos os ararenses, de todos os amigos que estão presentes, que abrigam outras fábricas da Nestlé e mesmo os empresários fornecedores; enfim, isso é o marco da simpatia que temos por você. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. JOÃO FERREIRA - A placa entregue ao Sr. Fábio Zurita diz o seguinte: “A Nestlé faz parte da história da indústria brasileira. O espírito empreendedor de 1921 permanece nos dirigentes e funcionários que hoje atuam no mundo inteiro. A grandeza de uma marca é resultado do trabalho de um grande homem. Parabéns, Dr. Fábio Ivan Zurita, pelos 80 anos de Brasil. Homenagem do Deputado Nelson Salomé à Nestlé.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Passo a palavra ao Sr. Ivan Fábio Zurita, para que faça a sua explanação.

 

O SR. IVAN FÁBIO ZURITA - Boa noite a todos. Sr. Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, meu amigo Chico Graziano, Deputado Federal e colega, Srs. Deputados Estaduais, através do Dr. Nelson Salomé e do Sr. Dorival Braga, faço extensivo o meu agradecimento a todos vocês, por estarem presentes nesta cerimônia tão bonita. Através do meu amigo Luiz Carlos Meneghetti, quero agradecer a todos os ararenses presentes e aos que estão em Araras. Tenho certeza que eles têm o mesmo amor e a mesma paixão pela Nestlé, demonstrado pelo nosso prefeito. Aproveito a oportunidade para agradecer a André Braga, pela presença do Prefeito de Porto Ferreira, onde também temos uma unidade fabril e os demais prefeitos presentes, a nossa companhia tem uma representação muito forte no interior do Estado de São Paulo, que está representada por todos os prefeitos onde temos fábricas e unidades de operação, que também é o caso de Cordeirópolis. Muito obrigado a todos. Quero também agradecer ao Vereador Noviral Maretto, pelas suas palavras, em nome da Câmara Municipal de Araras e dos demais Vereadores presentes. Quero estender minha homenagem ao Coronel Wagner Ferrari, aqui presente, Comandante do Corpo de Bombeiros, agradecer também a presença dos amigos Viviane Senna e Gugu Liberato, que sempre nos acompanham nesta luta para seguir cumprindo muitos 80 anos. Senhores diretores e colaboradores da Nestlé, senhoras e senhores, amigos, é do meu sentimento iniciar esse pronunciamento fazendo uma referência ao triste incidente que ocorreu com a Nestlé esta semana. Estamos consternados, pois o segundo maior centro de distribuição foi praticamente destruído por um incêndio de grandes proporções. Apesar de não haver vítimas entre os 300 funcionários daquela unidade e de em 24 horas termos regularizado a nossa operação em âmbito nacional, registramos tristemente o falecimento de dois bombeiros, o Tenente Carlos Alberto Teixeira e o Sargento Alail Alves Benício, que aqui estão representados pelo Coronel Wagner Ferrari. Em homenagem a eles, peço um minuto de silêncio a todos.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio em homenagem aos bombeiros.

 

* * *

 

O SR. IVAN FÁBIO ZURITA - Senhoras e senhores, desde 1921 a Nestlé é forte crença neste País, é forte crença no futuro de nós todos, preservando a semente de perseverança, do trabalho, da vontade absoluta de progredir em conjunto com a sociedade brasileira. Agradeço aos Deputados Nelson Salomé e Dorival Braga e a Walter Feldman, Presidente desta Casa, para indicação e aprovação da realização desta sessão solene, onde nos homenageia, comemorando os 80 anos da Nestlé no Brasil. Ao assumir o comando desta empresa, depois de atuar no exterior por mais de 16 anos, reafirmo minha confiança no futuro do nosso País, apostando, como sempre, no desenvolvimento e crescimento dos nossos negócios. Nasci em Araras, cidade que recebeu a primeira fábrica da Nestlé, em 1921, saudação especial aos conterrâneos presentes, que reforçam ainda mais o meu sentimento de orgulho e gratidão à minha terra natal. Estar nesta cerimônia de reconhecimento, com as principais autoridades do Estado, além de parceiros e amigos da Nestlé, deixa-me muito feliz. Ao longo da nossa vida, através do idioma “alimentos”, construímos uma relação de fidelidade com os nossos consumidores, marcada pelos valores de qualidade e confiança. Desde que Henry Nestlé desenvolveu o primeiro alimento lacto-infantil, em 1867, a Nestlé vem acumulando uma vasta experiência com pesquisas científicas sobre as necessidades nutricionais e preferências alimentares dos nossos consumidores; de todas as idades, em toda parte do mundo. Consequentemente, nenhuma outra empresa de alimentos investe tanto em pesquisa de base e aplicada. Nosso binômio, alimentação e nutrição, constitui-se na razão de nosso ser, bem como na missão que norteia os nossos negócios, transmitida de geração em geração. Nestas oito décadas de presença na vida dos brasileiros, tivemos a oportunidade de participar ativamente da história deste país. De uma fábrica de leite condensado, em Araras, tornamo-nos a maior empresa dedicada à produção de alimentos do País. Este fato, graças ao apoio e parceria com os nossos clientes e fornecedores aqui presentes, a quem dedico o meu profundo reconhecimento, por si só, justifica esta cerimônia de dar real dimensão à nossa atividade profissional. A Nestlé/Brasil, desde a sua fundação, além de constantes e importantes investimentos em recursos humanos e tecnológicos, também mantém outro valor prioritário, que é a preocupação com a comunidade. Nesse sentido, dedico especial atenção e contínuo investimento em projetos com focos na área de saúde, cultura, educação, meio ambiente e social, beneficiando milhares de brasileiros e contribuindo para melhoria da qualidade de vida da nossa Nação. Esses valores estão escritos nas páginas dos nossos 80 anos. A eles dedicaremos este ano um investimento de seis milhões de reais. Desde que assumi o comando da Nestlé, tenho reiterado nossa vocação para liderança, com uma missão muito clara, de manter a companhia na vanguarda da indústria alimentícia neste País. A tarefa não é simples, mas me estimula muito. O Brasil é estratégico para a Nestlé e o nosso resultado é muito importante para o grupo no âmbito mundial. O nosso desempenho afeta diretamente esse resultado global da companhia, nos mais de cem países onde opera. Hoje, somamos uma força de 13 mil colaboradores, distribuídos em 23 fábricas, através de uma cadeia de logística de três centros inteligente, 16 filiais de vendas e a sede social. Somos o principal processador de produtos agrícolas deste País, dentro os quais destaco cacau, café e leite, indiretamente mobilizamos mais de 220 mil famílias, que se beneficiam e colaboram conosco nas atividades desenvolvidas pela Nestlé no Brasil. Reconheço que não nos sentimos mais uma empresa estrangeira atuando no Brasil, mas uma parte importante do seu movimento econômico e social; somos brasileiros. No ano passado faturamos cerca de quatro milhões de reais, sendo um dos maiores contribuintes de impostos no Brasil. Crescemos no Brasil junto com o Brasil. Esta homenagem é para os nossos mais importantes parceiros, nossos consumidores, nossos clientes e nossos fornecedores. Tenho dito à minha equipe que somos uma empresa tradicional, mas não somos velhos. Somos uma empresa grande, mas não podemos ser lentos. Do alto desses 80 anos, aprendemos com a disposição das crianças, parcela importante dos nossos consumidores, que ao enfrentar os desafios, enfrentamos como se fosse pela primeira vez.

Espero que a admiração pela Nestlé aqui demonstrada hoje, esta homenagem da Assembléia Legislativa, sirva de estímulo para que atinjamos os nossos objetivos, neste, nos próximos anos e sempre. Às autoridades que nos ofereceram esta solenidade de reconhecimento pela Nestlé, o nosso muito obrigado, o nosso muito obrigado pelos treze mil colaboradores desta organização.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Gostaria de estar entregando à Sra. Beatriz Zurita um buquê de flores, em sinal da nossa homenagem por tudo aquilo que o seu esposo representa. (Palmas.)

 

* * *

 

-     É feita a entrega das flores. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Há 80 anos, mais precisamente em 1921, Ninho começou a ser construído no Brasil. e para a minha felicidade, a cidade escolhida foi Araras, minha querida terra, foi ela quem serviu de sustentáculo como se fora uma pequena árvore. Neste ninho nada faltava, nele existia um carinho, um aconchego, um esmero e muito cuidado, pois nele foram depositados óvulos embrionados, os quais foram tratados com muito cuidado. Esperava-se o aparecimento de nova vida em território até então desconhecido. Então, o Ninho, que significa o berço para a vida, significa também a atividade de início de vida nova. Foi assim que uma vida nova se eclodiu no Brasil. Desse Ninho, belas árvores surgiram para a alegria de todos nós. Os pequenos filhotes deste ninho, sempre bem alimentados, com os mais ricos alimentos, deram origem às belas aves que hoje espalham por todo nosso país. Para o orgulho maior de todos os ararenses, esse ninho pioneiro foi o de Araras. Depois outros ninhos, construídos igualmente, com muito amor e esmero, foram espalhados pelo território brasileiro, levando alegria, riqueza e, sobretudo, novos empregos a todos os seus quadrantes. Os nossos lares são comparados e até identificados com os ninhos, local de muito amor, onde tudo se faz pela vida que surgirá; ou seja, os nossos filhos, o maior bem, o Criador nos deixou. Com esse bem, recebemos a incumbência de moldá-los, transformando-os em pessoas de bem, pessoas de bem como o nosso ilustre conterrâneo e homenageado hoje junto com a sua companhia Nestlé, Ivan Fábio de Oliveira Zurita, filho da nossa terra e com méritos próprios, galgando degrau por degrau, chegou ao ponto máximo dentro dessa organização chamada Nestlé, criando pessoas de bem, com conduta ilibada, invariavelmente se constitui numa tarefa árdua. Porém, é gratificante percebermos suas conquistas, quando os objetivos são alcançados; ou seja, quando irradiantes, notamos que nossos filhos saíram aos pais e em troca passamos a receber gratidão e reconhecimento. Comparando nossos filhos às pequenas aves, podemos notar que do bem, do bom trato, desde o nascimento, influenciará em uma bela plumagem. Os seres humanos precisam ainda de mais cuidado, pois estará em jogo além da saúde e da beleza, a formação de sua personalidade. Falando em saúde, quero voltar à palavra inicial; ou seja, o ninho, palavra que usei para me referir à Nestlé/Indústria, que trouxe a saúde, a prosperidade, a nossa querida terra e ao nosso país. Palavra ninho que deu nome a um de seus produtos mais marcantes para o desenvolvimento de nossas crianças. Falamos do leite em pó, que além de muito gostoso, garante a qualidade de produto de excelência e se tornou do agrado de todos, principalmente das crianças, que a partir dele passaram a ter um desenvolvimento mais saudável, assim como a farinha láctea, o leito em pó ficou muito conhecido e é muito consumido no Brasil, pois os pais sempre desejam o melhor para os seus herdeiros e sabem que os produtos Nestlé sempre foram perfeitos para o desenvolvimento do ser humano em formação. Um outro produto que sempre foi um grande sucesso é o leite condensado. Foi ele o primeiro produto fabricado na sua primeira fábrica brasileira, em Araras. Um produto que usa como marca uma jovem mulher, nada mais sensato, pois não há nada mais delicado e sublime do que uma mulher. Este caso a moça do “Leite Moça” que de Araras alcançou o mundo e desde então e até os dias atuais é um produto campeão em venda e aceitação. Particularmente devo testemunhar ser um consumidor contumaz dos produtos Nestlé, os quais nem preciso olhar o rótulo, pois que a marca Nestlé já diz tudo. Tenho plena confiança nesta marca de primeira grandeza. Para encerrar minha fala, desejo fazer algumas considerações que julgo atinentes a este momento. Quantas vezes ouvi crianças dizerem às suas mães que não querem leite de vaca, mas querem leite Ninho. Nesta histórica sessão solene, neste dia marcante, para mim, agradecer a Nestlé, que alavancou o progresso de Araras, do Brasil e quiçá do mundo. Este dia é especial para esta Casa, comemoramos 80 anos de Nestlé no Brasil. O ninho gerou bons frutos e mesmo passando por momentos, têm pessoas na vida do nosso país superou todos eles com galhardia. O ninho gerou e vem gerando muitos empregos. Cuida e cuidará sempre muito bem de seus funcionários, reconhecendo os valores de cada um, que esse ninho que garantiu a pujança do nosso povo, que é nosso orgulho e que enfim faz parte de nossa vida, seja sempre o nosso baluarte, levando boas novas a todos os confins da terra, que continue doravante reprisando os bons tempos, trazendo esperança e paz ao mundo, que continue com o seu espírito inovador, sem medo de ser pioneiro e destemido, assim como foi Henry Nestlé, fundador da Nestlé. Quero dizer que este dia ficará marcado para sempre na vida dos ararenses, em especial, na minha. Espero que a Nestlé do Brasil prospere, alcançando novos e sempre vôos mais altos, porém que nunca deixe o seu primeiro ninho brasileiro, o seu ninho ararense. Parabéns Nestlé, parabéns ao nosso primeiro Presidente da Nestlé Nacional, nosso conterrâneo Ivan Fábio Zurita.

Muito obrigado. (Palmas.)

Antes de encerrar esta reunião, gostaria de estar fazendo o que deveria ter feito quando iniciei a sessão, agradecendo a presença das mulheres. Faço isso em nome da Sra. Beatriz Zurita, esposa do Fábio Zurita, da minha esposa e de todas as mulheres presentes. Recebam o nosso muito obrigado pela presença. Gostaria também de estar cumprimentando e me desculpando com as autoridades presentes que por ventura não foram nominadas, o nosso muito obrigado pela presença. Gostaria de estar cumprimentando, na pessoa do Sr. Ivan Zurita, pai de Fábio Zurita, meu amigo particular e o responsável, provedor do hospital no qual trabalho até hoje e que me introduziu lá como médico e depois, por mais que eu insistisse que não dava para fazer medicina e política, acabou me introduzindo na política e eu acabei achando tempo, graças aos ensinamentos de Ivan Zurita. Então, a partir do Sr. Ivan Zurita, acabei sendo por 12 anos Vereador, por oito anos vice-prefeito e agora vamos completar 12 anos como deputado. Isso graças ao mestre, que ensinou muito bem o seu filho a chegar aonde chegou. Tive ainda a colaboração que muito me honra. Então, falo sempre, Sr. Ivan, o senhor é culpado por eu ter percorrido este caminho. Se errei, a culpa é minha, se fiz alguma coisa boa, foi porque aprendi com o senhor. Muito obrigado. (Palmas.)

Quero cumprimentar o meu amigo Deputado Federal Chico Graziano. Na pessoa do meu sócio desta sessão solene e do meu líder Sidney Beraldo, quero cumprimentar todos os deputados presentes. E na pessoa do nosso Presidente de Câmara de Araras, quero cumprimentar todos os Vereadores presentes, todos os prefeitos, na pessoa do Meneghetti, nosso prefeito de Araras, na pessoa da Andréa, que também herdou um pouco dessa sessão, através da qual quero cumprimentar todos os prefeitos, por estarem aqui prestigiando a nossa sessão. Gostaria de poder nominar muita gente, mas infelizmente isso não é possível. Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida todos para um coquetel no espaço reservado pela Nestlé, que o Fábio fez no nosso estacionamento. Tenho que fazer também um agradecimento especial ao Gugu, que encantou todas as mulheres que não perdem o “Domingo Legal”, do Gugu, toda semana; inclusive minha esposa é uma delas. Quero ainda cumprimentar a Viviane Senna, pelo trabalho humanitário que faz, pela lembrança que desperta em todos nós que gostamos do automobilismo que o seu irmão representa para nós uma lembrança triste, mas ao mesmo tempo bastante alegre por tudo que fez por este País. Não poderia deixar de agradecer mais uma vez ao nosso Presidente, pela ajuda que deu para a realização desta cerimônia, ao nosso pessoal do cerimonial, que sempre acha tempo suficiente para colaborar, para que isso se realize. Quero também que o Fábio leve aos seus colaboradores a nossa gratidão por toda ajuda que nos deram para tornar essa reunião muito agradável para nós.

Parabéns pela beleza que vamos ver lá fora.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 54 minutos.

 

* * *