14 DE JUNHO DE 2002

29ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 35 ANOS DE FUNDAÇÃO DA REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO

 

Presidência: LUIS CARLOS GONDIM

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/06/2002 - Sessão 29ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: LUIS CARLOS GONDIM

 

35 ANOS DE FUNDAÇÃO DA REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO

 

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 35 anos de fundação da Rede Bandeirantes de Televisão. Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - FABRÍCIO ALBERTO CORREIA

Professor, jornalista e membro da Executiva Estadual do Partido Verde, rende homenagem à família Saad, fundadora da TV Bandeirantes em 1967. Discorre sobre o trabalho pioneiro da emissora.

 

003 - ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO

Diretor da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas, ressalta o compromisso da TV Bandeirantes com o Brasil.

 

004 - MARCELO ORTIZ

Presidente da Sub-seção Guaratinguetá da OAB, fala sobre o papel da TV Bandeirantes na construção da democracia brasileira.

 

005 - DANILO JOSÉ DE TOLEDO

Prefeito de São Luís do Paraitinga, rememora sua convivência com João Saad e família.

 

006 - MARCELO PARADA

Vice-presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, agradece as homenagens recebidas. Destaca a imparcialidade jornalística da emissora, o que gera respeito da população.

 

007 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Traça histórico da Rede Bandeirantes, que tem na sua emissora de televisão um dos canais de maior credibilidade no País. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Senhoras e senhores, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos da Sessão Solene em Homenagem à Rede Bandeirantes de Televisão, e esta Presidência dá como aprovada a Ata da sessão anterior.

Convidamos o Sr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, e o Exmo. Sr. Danilo José Toledo, Prefeito de São Luís de Paraitinga, para tomarem lugar nesta tribuna.

Senhoras e senhores, a Sessão Solene de hoje foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 35 Anos de Fundação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e ao subtenente Fidelix pela brilhante apresentação.

O Deputado Estadual Carlos Sampaio faz uma homenagem à Rede Bandeirantes e pede desculpas pela sua ausência em decorrência de compromisso assumido anteriormente.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fabrício Alberto Correia, professor e jornalista, membro da Executiva Estadual do Partido Verde.

 

O SR. FABRÍCIO ALBERTO CORREIA - Exmo Sr. Presidente, Deputado Luís Carlos Gondim, Srs. Deputados, Prefeito do Município de São Luís do Paraitinga, Sr. Danilo José Toledo, autoridades presentes, ilustres homenageados, Dr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, Dr. João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, senhoras e senhores presentes, na condição de jovem profissional de imprensa, representando o Partido Verde do Estado de São Paulo, não poderia deixar de homenagear a passagem dos 35 Anos de Fundação da Rede Bandeirantes de Televisão.

Impossível homenagear a Rede Bandeirantes sem evocar a figura do seu fundador, o seu patrono, a vida e a obra de um homem para quem a televisão, mais do que um empreendimento, mais do que um negócio, foi verdadeira paixão. Ideal e sonho se transformaram na própria razão de viver desse admirável brasileiro que foi João Jorge Saad.

Rendemos nossas sinceras e merecidas homenagens à Família Saad, aos funcionários e colaboradores da Rede Bandeirantes de Televisão, por este acontecimento, lembrando, na tribuna deste plenário, um pouco da história do patriarca dessa família, carinhosamente por nós lembrado como “Seu João”.

Embrenhar-se em sua biografia é acompanhar os passos de uma testemunha ocular e, ao mesmo tempo, de um protagonista da História do Brasil durante o conturbado século XX. A trajetória que levou o humilde mascate da Rua 25 de Março de São Paulo até a presidência de uma das principais redes de mídia do país está pontuada amplamente na visão estratégica e empresarial privilegiada, na coragem dos personagens que marcam sua passagem pela vida e na audácia que distingue os grandes homens.

Esse grande homem público lançou-se de corpo e alma ao empreendimento como sempre sonhara, à obra que iria marcar a sua vida e lhe garantir um lugar nas páginas da evolução do jornalismo do Brasil. A Rede Bandeirantes de Televisão, fundada em 13 de maio de 1967, com a entrada em operação do Canal 13 em nosso Estado de São Paulo, é um marco na luta pela liberdade de expressão.

“Seu João”, durante mais de cinco décadas, contribuiu incansavelmente para garantir e aprimorar a democracia em nosso país. Marcou a história do capitalismo brasileiro não apenas por suas conquistas empresariais, objetivas, mas também pelo modo como tratava seus empregados, permitindo a convivência democrática das diversas opiniões, evitando a interferência de editoriais ou propagandas do governo disfarçadas de jornalismo como forma de conseguir benesses.

Além disso, as portas de seu escritório estavam sempre abertas para funcionários de qualquer escalão. Durante a ditadura, exibiu entrevistas de políticos de esquerda, como Leonel Brizola, Luiz Carlos Prestes, Luís Inácio Lula da Silva. Definia a Rede Bandeirantes de Televisão como apolítica, mas era sua emissora que liderava os debates dos candidatos transmitidos durante o período de redemocratização, abrindo espaço para as oposições se manifestarem, coisa que não ocorria nas concorrentes.

João Jorge Saad nos deixou há menos de três anos, no dia 10 de outubro de 1999. Dedicou sua vida a sua querida esposa, Dona Maria Helena, sua companheira de todas as horas até sua morte, em 1966. Dedicou sua vida aos cinco filhos, 12 netos, que têm hoje a responsabilidade de continuar sua obra extraordinária. Dedicou sua vida a sua terra e a sua gente, que ele amou e respeitou. Dedicou sua vida a seus funcionários que ele tratava como companheiros. Dedicou sua vida inteira à Rede Bandeirantes, que ele criou e comandou até o fim com duas das mais admiráveis qualidades do ser humano: a modéstia e a humildade.

É fundamental lembrarmos que o crescimento da Rede Bandeirantes de Televisão ocorreu sem ajuda do capital internacional, como o caso de outras emissoras ou de capital de emissoras associadas, como a extinta TV Tupi e os Diários Associados. A Rede Bandeirantes de Televisão, ao longo dos seus 35 anos, expandiu sua área de cobertura e aumentou a qualidade de suas transmissões, seja através de filiais, seja através da construção de antenas, como a torre que se tornou um marco na paisagem paulistana.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, com as primeiras imagens transmitidas em 1967 pela Rede Bandeirantes, inaugurava-se não apenas mais uma rede nacional de TV, dava-se início a uma nova e importante fase da história da televisão brasileira. Ao comemorarmos, pois, o 35º aniversário de fundação da Band, festejamos igualmente 35 anos de vitórias e sucessos, que fazem da nossa televisão uma das melhores e mais aplaudidas de todo o mundo.

Nessas três décadas e meia, são da maior relevância o trabalho e o esforço da Rede Bandeirantes para que assinalemos hoje a indiscutível preeminência com que nos apresentamos no cenário televisivo internacional, mercê do talento, da criatividade dos diretores, produtores, atores e técnicos, que se empenham para levar ao ar programas que satisfaçam e instiguem o telespectador brasileiro à verdadeira reflexão dos fatos.

A Rede Bandeirantes, entre outras conquistas, foi a pioneira na segmentação televisiva no Brasil, na transmissão via satélite, na programação em cores, na teledramaturgia, gênero hoje responsável pelos maiores índices de exportação de programas brasileiros. Foi pioneira na profissionalização e consolidação do gênero com programas de entretenimento. Com a produção de “Os Miseráveis”, estabeleceu um padrão de novelas - 45 minutos cada episódio - que é utilizado até hoje por todas as redes.

Emocionou o Brasil com suas novelas. Entre suas inúmeras produções, duas me marcaram particularmente: “Os Imigrantes” e “Meu Pé de Laranja Lima”. Apresentou aos nossos filhos o mundo encantado da infância com programas infantis de altíssima qualidade. Tornou-se o canal do esporte com seu jornalismo sério, fez valer competência, sempre presente em nossas vidas, e cobriu com imparcialidade o retorno das eleições diretas para presidente da República.

Alguns momentos importantes do jornalismo da emissora foram programas como “Titulares da Notícia”, que nasceu no início da TV Bandeirantes, o “Jornal de Vanguarda” da década de 70, início de 80, o “Jornal da Band” que começou como “Jornal Bandeirantes”, e teve como seu apresentador Joelmir Betting, na década de 70 e 80 antes de ir para a Globo.

Outro grande sucesso, que até hoje vemos na tela da Band, é o “Band Cidade”, apresentado pelo jornalista e radialista José Paulo de Andrade. Este, conforme o “Guinness Book”, é o único apresentador de rádio que mais tempo apresentou e ainda apresenta o mesmo programa, “O Pulo do Gato”, numa mesma emissora de rádio, Rádio Bandeirantes AM, no mesmo horário, das seis às sete da manhã. Recorde mundial do apresentador e da emissora.

Às segundas-feiras, em 1990, vemos nascer o programa Sylvia Poppovic, de entrevistas variadas, temas polêmicos, com participação de auditório e ao vivo. Marília Gabriela fez nascer o seu tipo de programa de entrevistas, que possui até hoje, vide “De Frente com Gabi” no SBT, com seu “Cara a Cara”. É bom lembrar de um famoso programa da Band, “Canal Livre”, que inovou diante da abertura política em 85, e volta agora à grade de programação, apresentado pela inteligente e dinâmica jornalista Marcia Peltier. E outros grandes sucessos da emissora. Na década de 70 e 80, passaram pela TV Bandeirantes os saudosos Chacrinha, Bolinha, Flávio Cavalcanti, além da grande dama da TV brasileira, Hebe Camargo, o locutor esportista Osmar Santos, entre outras diversas personalidades do mundo artístico e televisivo.

Ainda neste ano de 1990, abalada pelo Plano Brasil, a Rede Bandeirantes terminou temporariamente com seus programas de humor e com a linha de shows. Manteve os programas de entrevista, os noticiários; intensificou os esportivos, transmitindo muito esporte nacional e internacional, como tênis, automobilismo, boxe, natação. Despontam até hoje dois grandes locutores, Luciano do Valle e Silvio Luiz. Por isso, é dado à emissora o lema de “O Canal do Esporte”.

Atualmente comandado pelo brilhante Johnny Saad, braço direito do seu pai até o fim da sua vida, o grupo Bandeirantes vem expandindo suas empresas, conquistando novos mercados. Johnny Saad vem dando continuidade ao pioneirismo do passado. No ano passado, estreou o Band News, o primeiro canal brasileiro a transmitir notícias 24 horas por dia. Totalmente digital e equipado com tecnologia de ponta, o novo canal possui um formato inovador, com blocos noticiosos seqüenciais, o que permite a nós, telespectadores, sermos informados com rapidez, na hora que desejarmos, sobre os últimos acontecimentos no nosso país e no mundo.

Este ano, Johnny Saad nos brinda mais uma vez com outra inovação, o Canal Band Esportes, inaugurado há menos de um mês, que aposta na diversidade de esportes, visando fortalecer os esportes olímpicos e incentivar o surgimento de novas modalidades no Brasil.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, Ilmo. Dr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes, esta sessão é um preito de reconhecimento, porque agradecemos à Rede Bandeirantes de Televisão pelo extraordinário acervo de realizações e todo bem com que cumulou este país. A integração que promoveu, anulando distâncias e tocando de sentimentos iguais Brasis diferentes, dos sofisticados salões da cidade de São Paulo ao mais remoto tugúrio de chão batido no descampado dos sertões ou na fímbria da floresta; o reforço da coesão social entre nós, ao amenizar o travo da exclusão.

As oportunidades que gerou o revelou em todos os campos da atividade humana. A esperança que infunde em corações e mentes e alarga as portas da percepção, o otimismo que tempera a luta diária da nossa gente. O sonho, a magia, o brilho, a alegria que se derrama em mil cores é seu produto mais nobre e mais universal. Parabéns, Johnny Saad, a sua família e toda a equipe da Rede Bandeirantes de Televisão, que é, sem sombra de dúvida, a cara do Brasil. Era o que tinha a dizer. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Antonio Fernando Pinheiro Pedro, Diretor da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas.

 

O SR. ANTONIO FERNANDO PINHEIRO PEDRO - Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Luís Carlos Gondim, Deputado Estadual pelo Partido Verde, Exmo. Sr. Prefeito de São Luís do Paraitinga, Dr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes, a quem rendo minhas homenagens e peço estendê-las ao seu Presidente Johnny Saad - mais do isso, chego a me emocionar por se tratar de um companheiro de lutas de muitos anos, de época de faculdade, a quem aprendi a admirar e com quem aprendi a gostar do rádio, posto que seu pai foi um grande radialista, cuja memória não me esqueço e mencionava o filho ainda estudante, ao fazer as notícias na Jovem Pan, que também aprendi a admirar como pessoa e como amigo, às vezes, próximo, às vezes, distante, podendo acompanhar o seu desenvolvimento profissional, que hoje culmina na direção desse importante instrumento da democracia brasileira, que é a Rede Bandeirantes de Televisão -, muito pouco nos resta a falar.

Falo aqui como um cidadão, representante da sociedade civil organizada, uma parcela da sociedade civil que cuida da implementação do que chamamos de “Terceira Onda” na evolução dos direitos da era moderna, que são os direitos relacionados com a tutela dos interesses difusos, com a tutela do meio ambiente, da relação de consumo, da defesa das etnias. Enfim, o que podemos denominar o famoso Terceiro Milênio, o novo estado de direito que aponta para fórmulas e mecanismos de participação popular muito mais do que de representação dos moldes republicanos de dois séculos atrás.

Digo isso porque há plena identidade com o perfil traçado pela Rede Bandeirantes em sua história, com a evolução da sociedade brasileira e da democracia internacional moderna, que culmina hoje com o que chamamos de conquista da pluralidade democrática nos meios de comunicação, seja a comunicação de rede, seja a comunicação comunitária, seja a comunicação por canais específicos. Aos oito anos, comecei a assistir à Rede Bandeirantes e me lembro do período de teste, quando podíamos assistir aos shows de Rita Pavone; não me esqueço disso até hoje. Víamos aquilo que era o maior estúdio de televisão brasileiro no final da década de 60.

Gostaria de ressaltar o compromisso da Rede Bandeirantes com o Brasil. Sempre tivemos orgulho de ter a Rede Bandeirantes de Televisão como uma TV que primava pela produção nacional, buscando sempre estender a produção nacional para as todas as formas de programação de sua rede e trazendo uma característica tipicamente nacional aos noticiário. Quando a unanimidade apontava para o âncora colorido, a seta tratou de, no sentido contrário, estabelecer o âncora inteligente com cores definidas na TV brasileira e no jornalismo. Tratou de contrapor-se àquela monotonia do esporte “unanimidade nacional”, para introduzir na sua rede de programação a pluralidade esportiva e cultural, incentivando e expandindo todas as outras formas de atividade esportiva que a TV brasileira começou a copiar.

Nesse compromisso com o Brasil, pôde permitir que todas as formas de pluralismo cultural pudessem manifestar-se por meio de sua rede, seja pelos movimentos musicais novos, seja pelos programas de variedade ou pela possibilidade de trazer uma cultura de vanguarda, ainda no final na década de 70, início de 80. Lembro que a noite começava com o famoso programa “Variety”, que se tornou depois não só um “cult” pelo que representou no período, mas a antecipação de uma fórmula muito copiada pelas redes de televisão na década seguinte.

O compromisso da Rede Bandeirantes sempre foi muito caro a nós, paulistas, e esse compromisso se faz com as instituições que zelam pela democracia neste Estado. O fato de ela estar aqui neste ato em sua homenagem demonstra o respeito a uma classe política que infelizmente, com exceções, que às vezes podem-se tornar regra, não mantém esse mesmo nível de compromisso com a mídia democrática neste país.

Gostaria de, por fim, testemunhar o compromisso da Rede Bandeirantes com a democracia e com a liberdade de imprensa, com a possibilidade de sempre trazer o debate político, permitindo que ele se estenda a todos os lares brasileiros, mantendo o rigoroso e firme comprometimento com o pluralismo democrático, com a garantia da manifestação de todas as tendências políticas e partidárias, políticas e ideológicas e de representação da sociedade civil.

Compromisso esse demonstrado não só pelo seu corpo central, que é a TV Bandeirantes, mas por todos os outros membros dessa ampla rede de comunicação que se forma pelo Brasil, alcançando não somente os canais de notícias, de variedades, como também as demais redes e mídias que hoje a Bandeirantes trata de implementar, seja por rádio, seja por outros canais de televisão de UHF, seja pelas formas de programação que ela tem terceirizada. É uma situação muito difícil de ser administrada pela pressão econômica, e isso tem feito com que esse tipo de compromisso seja desestimulado, mas ela tem sobrevivido a todos esses momentos.

Sr. João Saad, Sr. Marcelo Parada, senhores representantes da Rede Bandeirantes, quero deixar não só este testemunho, mas o aplauso e a admiração de um cidadão brasileiro que nasceu, desenvolveu-se culturalmente e atingiu a maturidade tendo, como uma de suas grandes referências, o trabalho cultural desenvolvido pela Rede Bandeirantes de Televisão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Marcelo Ortiz, Presidente da OAB - 1ª Subseção de Guaratinguetá.

 

O SR. MARCELO ORTIZ - Sr. Presidente, Deputado Luís Carlos Gondim, Sr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, Sr. Danilo José Toledo, Prefeito da cidade paulista de São Luís do Paraitinga, demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, venho a esta tribuna para reiterar tudo que ouvimos das pessoas que nos antecederam sobre a existência e a vida da Rede Bandeirantes de TV, desde 1967. Apesar do regime de opressão, este não foi suficiente para impedir a boa imprensa, honesta e decente, na propagação de imagens corretas e verdadeiras.

Ainda que sob a égide de uma lei terrível, Lei nº 5.250, que procura de todas as formas impedir que e a imprensa possa ter a sua comunicação aberta e perfeita, tivemos sempre, dessa casa, os ensinamentos deixados por João Jorge Saad, a decência e a honestidade. Costumo dizer que ninguém nasce ético. Muitas pessoas pensam assim, mas não é correto. Para que haja ética, há necessidade de que aprendamos essa ética, de que elas nos seja ensinada por outras pessoas. Isso foi o que João Jorge Saad deixou a seu filho Johnny e a todos os integrantes da TV Bandeirantes.

Dentro de um posicionamento como esse, reiterando tudo o que ouvimos, temos de nos orgulhar de que essa emissora de TV e a rede toda nasceu no Estado de São Paulo e leva o nosso nome, o nome dos bandeirantes, que descobriram este Estado e fizeram com que ele fosse essa potência no nosso país. A Rede Bandeirantes tem condições, perfeitas e absolutas, para representar este pujante Estado.

Por isso, vim a esta tribuna, dentro da simplicidade e singeleza das minhas palavras, cumprimentar a toda equipe, a todos aqueles que dela participam para que essa rede seja uma emissora com condições, como disse inicialmente, de representar o nosso Estado. Parabéns a todos que trabalham na Rede Bandeirantes, principalmente aqueles que, às vezes, não aparecem, mas que dão o impulso, a solidez, a importância, para que a rede continue na sua grandiosidade. Parabéns também à iniciativa daqueles que souberam reconhecer o bom trabalho.

Sabemos que, muitas vezes, a imprensa procura o sensacionalismo e temos uma preocupação grande quanto a isso. Acreditamos que ela deveria mostrar mais o que é bom, o que é perfeito, o que é bonito, para que sirva de exemplo. E posso afirmar que a Rede Bandeirantes sempre primou por isso. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito de São Luís do Paraitinga, Sr. Danilo José de Toledo.

 

O SR. DANILO JOSÉ DE TOLEDO - Exmo. Sr. Presidente desta Sessão Solene, ilustre Deputado Luís Carlos Gondim, Ilmo. Sr. vice-Presidente da Rede de Rádio e TV Bandeirantes, Dr. Marcelo Parada, que tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente nesta noite, meu grande amigo Cláudio Jordani, Diretor da Rede Bandeirantes regional do Vale do Paraíba, em nome de quem cumprimento todas as demais pessoas presentes no plenário da Assembléia Legislativa, sem me alongar muito, quero falar de João Jorge Saad e Johnny Saad.

Teríamos de ficar muito tempo e seriam precisos muitos adjetivos, pela competência e capacidade com que foi fundada a Rede de Rádio e Televisão Bandeirantes. As palavras ditas por mim serão ratificadas por todos os demais Prefeitos da região do Vale do Paraíba, pela cobertura e colaboração desse canal de televisão, na busca do interesse público. A participação e a parceria na nossa região trazem muitos frutos à população do Vale do Paraíba.

Eu me recordo de uma noite fria de junho. Comemorando uma noite de São João, eu conversava com o “Seu” João Saad - era assim que o chamava -, em sua propriedade rural, na nossa cidade. Ele me disse: “Danilo, você hoje é Vereador. Amanhã, será Prefeito. Olhe, mas olhe muito, principalmente aqueles pequenos produtores rurais.” E foi nesse ramo de atividade, além da televisão, que ele empreendeu a sua vida, e, para sorte da nossa cidade, São Luís do Paratitinga foi uma das cidades em que ele se instalou em seu novo ramo de atividade.

“Seu João”, disse-me: “Olhe muito, principalmente aqueles que mais precisam, mantendo a condição de escoamento de produção, mantendo o atendimento médico em suas residências, porque você, sim, será o Prefeito, se não daqui a três anos, daqui a oito, dez anos.” Isso verdadeiramente aconteceu. Infelizmente, ele não pôde participar conosco da minha festa de posse, como um grande amigo que tive.

Logo em seguida, tive a oportunidade de conhecer também um grande homem, seu filho Johnny, atual presidente da Rede Bandeirantes. Um amigo que, por diversas vezes, quando dele precisei para auxiliar nossa cidade, a nossa região, nos atendeu. Como bem disse o jornalista Fabrício, as portas das Rede Bandeirantes estão abertas a todas as pessoas, independente de suas classes.

Transmito em nome não só do Prefeito, mas da comunidade de São Luís do Paraitinga, da comunidade do Vale do Paraíba, o nosso muito obrigado àqueles que trabalharam e trabalham na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente no serviço de utilidade pública. Deus dê o descanso ao grande homem João Saad e muitas forças ao seu sucessor, Johnny, iluminando seus caminhos para que o sucesso da Rede Bandeirantes seja cada vez maior na busca da verdade, do auxílio e do interesse público. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Marcelo Parada, vice-Presidente da Rede Bandeirantes de TV.

 

O SR. MARCELO PARADA - Boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar o Exmo Sr. Deputado Luís Carlos Gondim, que preside esta sessão, e, na sua pessoa, todos os Deputados que compõem a Assembléia Legislativa do nosso Estado. Na pessoa do Prefeito de São Luís do Paraitinga, Danilo Toledo, saúdo todos aqueles que me antecederam e resumiram a história da Rede Bandeirantes e do que foi o trabalho do Sr. João Saad em prol da comunicação no Brasil.

Gostaria de cumprimentar os senhores e senhoras presentes e dizer que, no início profissional, vinha quase que diariamente à Assembléia Legislativa. Por força do destino, o tempo vai passando, as nossas atividades vão-se burocratizando mais do que gostaríamos, vamos para os gabinetes e acabamo-nos afastando deste prédio, onde vivi algumas das passagens mais memoráveis na minha experiência profissional. Lembrava-me, ao lado de Fernando Vieira de Melo, das inúmeras convenções partidárias, das brigas, das sessões polêmicas. Quantas madrugadas varamos aqui com esse plenário lotado, com oradores inflamados, e quanto isso sempre nos motivou no trabalho jornalístico!

Uma das últimas vezes em que estive aqui, por força da circunstância, foi no velório do Sr. João Saad, realizado no Salão Nobre da Assembléia Legislativa. É com satisfação que voltamos agora, não mais em um momento triste, mas sim de alegria, quando os Deputados de São Paulo, por meio do gesto generoso do Deputado Gondim, homenageiam a Bandeirantes pelos 35 anos de história e de vida.

Não sei se aqui me comporto como a pessoa que recebe as homenagens e agradece simplesmente, ou se me posiciono como uma testemunha de tudo o que os meus antecessores disseram a respeito da Rede Bandeirantes. Como jornalista que atua nessa área desde 1984 e já passou por outras empresas, posso testemunhar a total liberdade de que desfrutamos na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.

Tenho oportunidade de lá apresentar um programa de rádio ao vivo, um programa polêmico, ao lado de pessoas consagradas do jornalismo de São Paulo, Salomão Esper, José Paulo de Andrade. Lá falamos de problemas municipais, nacionais, problemas das diversas correntes partidárias, e, para meu espanto, nunca recebemos nenhuma orientação ou conselho para beneficiar “A” ou prejudicar “B”.

Lembro, em um recente debate, em um momento crucial da última campanha eleitoral entre Covas e Maluf, do qual tive oportunidade de participar, que a Bandeirantes fervia com pessoas de todos os partidos. Havia uma grande expectativa em torno daquele debate. Uma hora antes, eu conversava com o Sr. João Saad, com o Johnny, e trocávamos idéias a respeito do andamento do debate. Era uma eleição muito acirrada, e tínhamos plena consciência da importância que aquele debate poderia ter no resultado da eleição, como de fato teve. Em nenhum momento, nem o Sr. João nem o Johnny, pediram, insinuaram ou aconselharam, que partíssemos de uma linha ou outra. Deixaram os jornalistas absolutamente à vontade para que formulassem suas perguntas, para serem francos nos debates e honestos com o espectador . Essa, aliás, é uma das nossas marcas.

A Bandeirantes completa 35 anos na televisão, mas essa jornada começou com a família Saad 20 anos antes, na Rádio Bandeirantes. Se imaginarmos de 1947 para cá, quantas marcas desapareceram no meio do caminho, marcas famosas, fortes, de carpete, de luz, qualquer material que imaginarmos, de refrigerante, de bebida, de carro, quantas marcas famosas que eram fortíssimas desapareceram. Ficamos imaginando porque uma marca como a Bandeirantes sobrevive na mão da mesma família, que continua a gozar do respeito do público cada vez mais forte, e a conclusão que chegamos é que essa força deriva justamente do fato que a Bandeirantes sempre respeitou demais o seu ouvinte, depois seu telespectador. É daí que nasce a nossa força. Portanto, aos 35 anos receber uma homenagem da Assembléia Legislativa, que representa o povo de São Paulo, estado berço da Bandeirantes, é para nós motivo de muita honra e de muito orgulho.

Hoje estamos presentes em 94% do território nacional, por força disso, inclusive, e das regras modernas do marketing, mudamos recentemente as cores vermelha e preta que marca a bandeira de São Paulo para o verde e amarelo, exatamente por esse caráter nacional que a Bandeirantes ganhou. Mas não é por isso que esquecemos que a origem da Bandeirantes é o nosso Estado de São Paulo, estado que defendemos, lutamos e procuramos, na medida das nossas possibilidades, representar na sua pujança, na sua força, na sua grandeza.

Gostaria mais uma vez de agradecer ao Deputado Gondim, ao Prefeito Danilo. Tenho certeza absoluta que o S. João, a família Saad, pelo amor que devotam ao Vale do Paraíba em geral e em particular a São Luís do Paraitinga ficaram muito gratos e honrados com a sua presença como a de todos vocês.

Muito obrigado, a Bandeirantes é uma casa que está aberta a todos vocês. Contem conosco porque lá é a casa de todos os paulistas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PV - Peço licença a todos para que possamos fazer uso da palavra. Sr. Marcelo Parada, vice-presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, Sr. Danilo José de Toledo, Prefeito de São Luís de Paraitinga, Sr. Fernando Viera de Melo, jornalista, cumprimento todos os outros jornalistas e público presente, senhoras e senhores, permitam-me ler algumas coisas que fizemos de apanhado para a homenagem à TV Bandeirantes.

É realmente fascinante a possibilidade de poder utilizar a história do jornalismo brasileiro, bastando apenas deixar exacerbar a nossa paixão pela notícia para ilustrar com farto material a importância da TV Bandeirantes na formação dos cidadãos deste país. O jornalista Cláudio Abramo em seu livro “A regra do jogo” escreve que: “A melhor cobertura no Brasil sobre o ataque norte-americano à Líbia em 1987 foi feita pela TV Bandeirantes porque eles contam com Milton Carlos, que é muito competente.”

A TV Bandeirantes foi fundada em 13 de maio de 1967 com o mesmo senso empreendedor que elevou João Saad a assumir em 1948 a Rádio Bandeirantes, companheira inseparável dos brasileiros em todas as horas do dia. A TV Bandeirantes teve início com o canal 13 em São Paulo. Ao longo de mais de três décadas transformou-se em uma poderosa rede com a aquisição de emissoras em importantes cidades como Taubaté, Campinas, Presidente Prudente e estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, com a atenção voltada também para a cidade de São Paulo, o principal centro financeiro do país.

O Grupo Bandeirantes decidiu inaugurar o Canal 21 UH em que jornalismo, filmes e entretenimento são prioridades das quais o paulistano não consegue mais abrir mão. Compõem o Grupo Bandeirantes, entre outras empresas, a Rede Bandeirantes de Rádio, a Rede Bandeirantes de Televisão, o Canal 21 e a Rede Band News. Todas essas empresas certamente têm enormes responsabilidades, entre elas, a de continuar os passos de João Saad, que nos deixou em 10 de outubro de 1999 aos 80 anos. Com a mesma perseverança seus filhos assumiram o controle das empresas que possuem. Na sua essência um diferencial incontestável porque não trabalham com mercadorias nem linhas repetitivas de produção, trabalham sim, de maneira incansável na busca da notícia, um instrumento poderoso na busca da cidadania e que possui a credibilidade o seu maior e inigualável valor.

Aproveitamos esta oportunidade, portanto, não apenas para celebrar o justo reconhecimento à TV Bandeirantes em seus 35 anos marcados pela sintonia com o aspecto imediato da notícia, pela análise abrangente e didática dos fatos, pela dose certa de ceticismo, combustível do verdadeiro e maduro jornalismo, pelo lançamento de campanhas motivadas pelo eco insuspeito das comunidades. Aproveitamos a oportunidade para colocar a Assembléia Legislativa de São Paulo à disposição da TV Bandeirantes nesta nova fase da nossa televisão aberta com a globalização da informação, a consolidação da Internet e o surgimento de novas mídias e o acirramento da concorrência que muitas vezes se apresenta mediante imposições sem escrúpulo, de programação, de conteúdo altamente duvidoso.

Queremos juntos unir forças nesta tarefa da TV Bandeirantes, de manter a imprensa a serviço único e exclusivo da verdade, que forma conceitos da cidadania e significa um instrumento insuperável de cobrança junto a todas as esferas governamentais. O Brasil precisa da TV Bandeirantes cuja tarefa maior é a de continuar mostrando de maneira ímpar os fatos, afinal, pela veracidade com que são apresentados esses fatos se transformam em história, a história do nosso país nos últimos 35 anos. Obrigado à TV Bandeirantes e garanto e tenho certeza que prestará um serviço muito sério no momento político que atravessamos e vamos atravessar este ano em São Paulo e no Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Café dos Deputados.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

* * *