24 DE SETEMBRO DE 2007

029ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 140 ANOS DO COLÉGIO SÃO LUÍS”

 

Presidência: VAZ DE LIMA e FERNANDO CAPEZ

 

Secretário: BRUNO COVAS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/09/2007 - Sessão 29ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA/FERNANDO CAPEZ

 

COMEMORAÇÃO DOS "140 ANOS DO COLÉGIO SÃO LUÍS"

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de comemorar os "140 anos do Colégio São Luís". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Elogia a iniciativa desta sessão. Afirma que, mais que uma escola, o Colégio São Luiz é um patrimônio de São Paulo e que formou grandes líderes nacionais.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência. Saúda as autoridades presentes. Passa à entrega de placas comemorativas.

 

003 - MIECZYSLAW SMYDA

Padre, Reitor do Colégio São Luís, refere-se à fundação da instituição. Fala que a história de São Paulo e a do Colégio São Luís se entrelaçam. Afirma que a missão educacional dos jesuítas é o caminho para cumprir o objetivo principal da Companhia de Jesus: a propagação da fé e promoção da justiça. Homenageia o Deputado Fernando Capez.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Expressa sua gratidão ao Colégio São Luís pela formação que lá recebeu, assim como diversas pessoas da sua família. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Bruno Covas para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - BRUNO COVAS - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Solicito ao nobre Deputado Bruno Covas que proceda à leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

- É feita a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Padre Mieczyslaw Smyda, Reitor do Colégio São Luís; Doutor Guilherme Afif Domingos, Secretário do Emprego e Relações do Trabalho; o sempre Governador, Professor Doutor Cláudio Lembo, também Mestre de Direito da Academia; Professor Doutor Fábio Konder Comparato, Júris Filósofo, aluno mais antigo presente nesta cerimônia; e o Deputado Bruno Covas, que acabou de fazer a leitura da Ata.

Srs. presentes, esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web. Aqui, na Assembléia, estamos num momento de busca de total transparência. Hoje, temos uma única sessão. Amanhã, às 14 horas e 30 minutos, quando todos os trabalhos estiverem acontecendo em seis plenários desta Casa, todos estarão “on line” na internet. É só entrar na página, depois em plenário, e vai-se saber o que acontece aqui ou em qualquer outro plenário da Casa. É a busca total da informação que a população tanto precisa e que nós, homens públicos, devemos dar como satisfação à sociedade.

Minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, com a finalidade de comemorar os 140 anos do Colégio são Luís.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Tenente Músico PM Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do 1º Tenente Músico Clébio de Azevedo.

Esta Presidência vai fazer um breve pronunciamento e se retirar, quando passará a Presidência dos trabalhos ao Deputado, Professor e Doutor Fernando Capez, nesta que é hoje a Casa que o acolhe.

Parecia uma criança. Estava aguardando esta sessão com tanta ansiedade que nenhuma semana destes últimos meses S. Exa. deixou de ir à Presidência para verificar se estava na agenda da Presidência efetiva da Casa sua participação neste evento. Para dizer a verdade, até precisei mudar a data de uma viagem porque o Deputado Fernando Capez queria muito que eu estivesse aqui para me associar a ele nesta justa homenagem feita ao Colégio São Luís.

Tenho um pequeno texto que quero ler para deixar registrado nos Anais da Casa a participação da Presidência e dizer que esta Casa tem muito orgulho, tem muita honra de ter o Deputado Fernando Capez nos seus quadros.

Não é para nós surpresa que S. Exa. viesse para ser um bom Deputado. Mas uma agradável surpresa, porque em tão pouco tempo conseguiu conquistar a todos e a firmar seu caráter público e político nesta Casa, uma pessoa que tem contribuído muito com esta Casa de Leis. Quero fazer isso perante todos vocês para dizer que muito da sua formação veio do Colégio São Luís.

Boa noite a todos que honraram esta Assembléia Legislativa reservando algumas horas desta segunda-feira para homenagear o Colégio São Luís. Os mais críticos podem não entender o significado de uma sessão solene e acho que nesta noite tenho mais uma oportunidade para explicar a importância deste ato. Mais do que um colégio, o São Luiz representa um patrimônio e uma parte da história da cidade, do Estado e do nosso País e esta sessão solene celebra os 140 anos de fundação e registra a importância do Colégio São Luís.

Estamos falando de uma obra iniciada em 1867 na cidade de Itu, interior do Estado, que não por acaso recebeu a visita de D. Pedro II. Mudou-se para a Capital para preservar a saúde dos alunos diante de um surto de febre amarela que atingiu o interior e viu a Avenida Paulista dos casarões dos barões do café dar lugar à Avenida Paulista dos arranha-céus.

Além de ser protagonista da história de São Paulo e do Brasil, o Colégio São Luís formou grandes líderes. Ouso citar alguns, mesmo cometendo provavelmente a injustiça de não citar outros tão ou mais importantes. Das suas carteiras saíram empresários de sucesso como Octávio Frias de Oliveira, como a atriz Maria Fernando Cândido, como o líder empresarial Horácio Lafer Piva e políticos como o Senador Eduardo Suplicy, dentre tantos outros que se destacaram e se destacam na nossa sociedade. Trata-se, portanto, de uma história de sucesso.

Ensinar é um dom e um ato de doação ao próximo. Para efeito de comparação, vivemos em um país onde 60% das pequenas e médias empresas sequer completam os cinco primeiros anos. Pior: desses 60%, 31 não sobrevivem sequer ao primeiro ano de vida. Então, 140 anos do Colégio São Luís mostram que a entidade conseguiu manter o seu objetivo, que é contribuir com o desenvolvimento global do ser humano, reforçando suas potencialidades e formando cidadãos conscientes em condições de transformar a sociedade em que vivemos e ao mesmo tempo se atualizou e se modernizou acompanhando a evolução histórica e social da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País.

Em nome, pois, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, do povo paulista, parabenizo o Deputado Fernando Capez pela feliz iniciativa, parabenizo a diretoria, professores, funcionários, alunos e ex-alunos por esta grande obra que é o Colégio São Luís. Muito obrigado. A Casa é nossa. Boa-noite. (Palmas.)

 

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Cumprimento novamente o reitor do nosso colégio, Padre Smyda; o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e ex-aluno, Guilherme Afif Domingos (Palmas.), não apenas ex-aluno mas um dos mais importantes líderes das pequenas, médias, grandes, micro, de todos os empresários e pessoas que vencem na vida com o suor e esforço de seu trabalho. É uma honra termos V. Exa. aqui.

Governador, título que nunca se perde, Professor Titular, Dr. Cláudio Lembo (Palmas.), também ex-aluno. Não sabemos se do professor Cláudio Lembo destacamos sua cultura, sua coragem, sua probidade ou talvez, uma das características que mais aflora de sua personalidade, a incrível humildade. Governador, é uma honra ter V. Exa. aqui. É uma honra poder dizer que de alguma maneira sou seu colega. (Palmas.)

Professor Doutor Fábio Konder Comparato, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, um dos mais importantes jurisfilósofos do País, uma das personalidades mais influentes do nosso tempo e que ocupa honrosamente esta tribuna na qualidade não de aluno mais antigo, mas de aluno mais antigo presente, portanto da turma de formandos de 1950. Uma honra, Professor, tê-lo aqui. (Palmas.)

Dr. José Carlos Dias, ex-Secretário da Justiça do Governo Montoro, ex-Ministro da Justiça do Governo Fernando Henrique Cardoso e advogado que durante o período da ditadura militar impetrava “habeas corpus” em defesa de presos políticos, muitos deles torturados nos porões da ditadura. Pessoalmente se encaminhou por diversas vezes à sede do DOI-Codi para fazer cumprir essa ordem de “habeas corpus”. E muitas vezes não conseguiu; houve momentos em que essa ordem foi rasgada na sua frente, mas ele jamais deixou de exercer o seu múnus com coragem e abnegação, exercitando os valores morais e de liberdade que recebeu do nosso Colégio São Luís. (Palmas.)

Também ex-aluno, uma personalidade importante, ex-Deputado Federal, ex-presidente da Fiesp e um dos mais influentes conselheiros do nosso São Paulo Futebol Clube; apesar de eu não ser torcedor do clube, reconhecemos os méritos desse time, Dr. Carlos Eduardo Moreira Ferreira (Palmas.) Para chegar à Presidência da Fiesp, para ter a liderança dos empresários do estado mais importante da federação, para ter o respeito de todos, para ter se elegido Deputado federal com a expressiva votação que teve e ter mantido o seu nome no altar da probidade, pelo trabalho, pelo esforço, esse também colega nosso, Governador Lembo, José Carlos Dias, Professor Comparato, de São Francisco e colega de São Luís, honra-nos com sua presença.

Vamos agora nominar as autoridades, pedindo licença especificamente, em primeiro lugar, aos ex-alunos: Desembargador Luís Tolosa Neto, ex-aluno (Palmas.) que presidiu no Salão Nobre da Faculdade de Direito São Francisco o primeiro júri simulado, realizado em 1986, do qual tomei parte como aluno, mas representando o papel do promotor.

Eminente ex-aluno também, Dr. Luís Artur de Barros Nogueira, economista e jornalista da Rádio e TV Bandeirantes (Palmas.); Desembargador do Tribunal de Justiça, ex-aluno, Dr. José Carlos Ferreira Alves (Palmas.). Nossa querida, talentosa e simpática Sarah Christina de Oliveira, ex-aluna, jornalista e apresentadora da Rede Globo.

Nosso estimado superintendente da Polícia Federal Dr. Jaber Makul Hanna Saadi, aqui também nos prestigiando. Professor Doutor Raul Cutait, Procurador do município São Paulo, Dr. Sérgio Martins, Dr. Antonio Maria Patino Zozz, juiz de Direito e juiz do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, ex-aluno do Colégio São Luís.

Excelentíssima Dra. Ana Lúcia Santos Schmitt Corrêa, juíza de Direito, nossa ex-aluna, casada com o também ex-aluno juiz de Direito Dr. Carlos Bortoleto Borzoletto Schmitt Corrêa, Dra. Adriana Cury Sonnewend, diretora do Colégio Santo Inácio.

De um impulso só, queremos saudar: Professor titular da cadeira de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Professor Fábio de Oliveira Nusdeo e seus filhos, Dr. Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, Procurador-Geral do Estado, Dr. Luis Antonio de Oliveira Nusdeo, Promotor de Justiça, meu colega de concurso do Ministério Público - quanta honra - e assessor dos mais influentes da Procuradoria Geral de Justiça, um colega querido e estimado por todos, pelo seu caráter e grandeza interior, Dra. Vera Nusdeo também procuradora do Estado, Dra. Ana Nusdeo, professora da USP. A família toda é composta de ex-alunos do Colégio São Luís. Professor Nusdeo.

Dr. Luiz Ernesto Young Rodrigues, delegado federal, ex-aluno do Colégio São Luís. A nossa esquerda, temos Dr. Marco Fábio Morsello, Juiz de Direito e ex-aluno do Colégio São Luís, com quem convivi da sexta série ao quinto ano da faculdade de Direito, Dra. Daniela Cilento Morsello, juíza de Direito.

Temos aqui o Dr. Silvio Toledo Piza, Presidente da Asia, Associação dos Ex-Alunos do Colégio São Luís, da turma de 1972, com um trabalho maravilhoso que exercita ao lado de Luís Antonio Bersch e do professor Guedes. (Palmas.) Essas palmas já referendam o professor Guedes para uma cadeira na Assembléia. Dr. Guedes foi meu professor de educação física em 1973 e está do mesmo jeito. Parabéns, Dr. Guedes.

Dentre os membros do Colégio São Luís, deixei para citar por último nosso professor que tanto me puxou a orelha: Fauzi Saad. Foi meu professor de geografia na 7ª série, professor no colegial, com quem participei de uma cena dramática. Em uma prova de teste, com 200 alunos reunidos, indagava-se quais os dois portos mais importantes do México, Vera Cruz e Tampico. Eu, pressionado para dar cola, e não desejoso de fazê-lo, passei a resposta errada: “Vera Cruz e Tampinha”. Isso motivou uma cola equivocada por todos os outros 199 alunos, que tiveram zero coletivo e me obrigaram a permanecer refugiado do colégio por quase um mês.

Queremos citar também aqui o Major da Polícia Militar Eduardo Aparecido Dobbro, representando o Comandante-Geral Roberto Antonio Diniz; Dr. Udine Verardi, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Dr. Paulo Rios, delegado de polícia, representando o eminente delegado geral de Polícia Dr. Maurício José Lemos Freire; nosso estimado Deputado Estadual, ex-Deputado, ex-Prefeito de Porto Ferreira, futuro Prefeito de Porto Ferreira, Dorival Braga.

A nossa esquerda, temos o Deputado Estadual Bruno Covas, Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa de São Paulo. Quando Bruno Covas entrou, eu lhe disse: “O fardo de V. Exa. é enorme. Suportar ser neto do Governador Mário Covas não é fácil, mas V. Exa. tem luz própria.” Assim, Bruno Covas tem demonstrado, com seu trabalho rotineiro nesta Assembléia, conhecendo, do primeiro ao último artigo, o Regimento Interno desta Casa, sua honestidade, pujança, brilho, talento, sem dúvida alguma dignifica esta Casa. Deputado Bruno Covas, tenho muito orgulho de ser colega de Vossa Excelência.

Se algum defeito V. Exa. pudesse ter, não seria nem de ser torcedor do Santos Futebol Clube. Talvez o de não ter estudado no Colégio São Luís, mas digo a você, é como se você tivesse estudado, pois são esses os valores que você professa no seu dia-a-dia. Obrigado, continue assim, você é um exemplo para todos nós.

Faço ainda o registro de S. Exa., o desembargador Nelson Henrique Calandra, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, que integra seu órgão especial e representar aqui a Associação dos Magistrados de São Paulo.

Neste momento vamos dar seguimento a Sessão Solene entregando algumas das placas comemorativas aos alunos. Algumas placas serão entregues posteriormente devido à restrição de tempo. Estamos numa Sessão Solene, rigorosamente regida por dispositivos legais e regimentais.

Procederemos à entrega das placas comemorativas. Saindo um pouco do campo jurídico - muitos alunos da área jurídica se destacando - a primeira placa será entregue a uma jornalista, a nossa estimada jornalista Sarah Christina de Oliveira, da Rede Globo de Televisão.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. SARAH CHRISTINA DE OLIVEIRA - É muito bonito como V. Exa. é apaixonado pelo Colégio São Luís. Nunca vim à Assembléia Legislativa, estou até me sentindo uma pessoa muito importante. Vi o Padre César, o Guedes, meu coordenador Cristiano não está aqui, mas me ligou hoje. Tenho muito orgulho de ter participado do Colégio São Luís assim como meus irmãos, um é cineasta e o outro é artista plástico. Tivemos uma formação, independente de religião dentro do Colégio, para dar valor à cidadania.

Fiquei seis anos como apresentadora da MTV, agora estou no “Vídeo Show”, da TV Globo. São programas de entretenimento. Mas se todos os dias passamos algum tipo de informação para o jovem, para o adolescente, para a criança, sempre penso o que podemos prestar de serviço para essas pessoas. Trabalho no Projeto Aprendiz, do Gilberto Dimenstein, desde os 18 anos. Isso é por causa do Colégio São Luís, que valoriza muito a cidadania e a solidariedade. Acho isso muito importante. Agradeço mais uma vez esta homenagem e a todos os presentes.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Entregaremos a placa ao ex-aluno da turma de 1950, portanto o ex-aluno mais antigo presente a esta sessão: Professor Fábio Konder Comparato.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. FÁBIO KONDER COMPARATO - A história da Companhia de Jesus se confunde com a história da Educação neste país. Hoje a dificuldade maior consiste em criar um verdadeiro espírito republicano no Brasil. O primeiro historiador do Brasil, Frei Vicente de Salvador, advertia-nos já no começo do século XVII: “nenhum homem nesta terra é repúblico nem zela e trata do bem comum, senão cada um do bem particular”. É este o grande vício que devemos combater e combater pela educação. Os costumes não se mudam por lei. Mudam-se pela educação. E os jesuítas têm uma longa experiência disso.

Quero assinalar o fato de que a partir sobretudo do Padre Arrupe a Companhia de Jesus tem se dedicado corajosamente a enfrentar na América Latina as oligarquias locais e procurar superar a exclusão social. Vamos esperar em Deus que este trabalho corajoso possa produzir seus frutos dentro em breve no Brasil.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero registrar a presença do inesquecível e lendário Padre Paiva, ex-reitor do Colégio São Luís. Parece que foi ontem, brincando comigo. Sem dúvida alguma, padre, o senhor não pode aquilatar a importância dos ensinos que me transmitiu com bom humor, com jeito, com diplomacia, mas com conteúdo.

Vejo também ali na tribuna o Dr. Veloso, ex-aluno, que foi Prêmio Excelência de 1976 e o nosso querido diretor do Colégio São Luís, o nosso querido Jairo. Como disse o Guilherme Afif Domingos, Jairo, você começou por baixo na empresa. Você foi bedel no ano que estávamos no colegial. O que você agüentou, não? E, hoje, você é um diretor que além da competência, tem uma qualidade que acho fundamental: você ama o colégio como se fosse a sua própria família. E é por isso que você faz tão bem feito. Parabéns, Jairo! (Palmas).

Padre Smyda, vamos entregar para outro ex-aluno que saiu do nosso colégio para ser Governador do Estado de São Paulo. Vamos entregar a nossa placa a esse brilhante ex-aluno! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Entregaremos agora mais uma placa ao ex-aluno brilhante, que foi Deputado federal, Secretário de Estado por várias vezes, presidente da Associação Comercial, um verdadeiro líder, com uma pujança muito grande, um homem que o colégio tanto se orgulha, Secretário Guilherme Afif Domingos, meu colega de colégio, nosso colega do Colégio São Luís. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- FERNANDO CAPEZ - PSDB - Em obediência ao princípio da transparência de que o Presidente da Assembléia tanto se orgulha, temos que relatar o que aconteceu aqui. Entreguei a placa por engano de um outro brilhante ex-aluno que não pôde comparecer, o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, ex-aluno do Colégio São Luís. (Palmas).

Chamamos também o ex-aluno, ex-ministro, ex-Secretário, advogado combatente, José Carlos Dias. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- FERNANDO CAPEZ - PSDB - Professor titular da Cadeira de Direito Econômico, irá receber a placa o Dr. Fábio de Oliveira, em nome de toda a família de próceres e em nome dos brilhantes que compõem essa grande família! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- FERNANDO CAPEZ - PSDB - Dentro em breve interromperemos a entrega de placas porque já estamos avançando no horário, mas chamo ainda o ex-presidente da Fiesp, Deputado federal Carlos Eduardo Moreira Ferreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pediram escusas por não comparecerem os ex-alunos Senador Eduardo Matarazzo Suplicy; Senador Delcídio do Amaral, pelo Estado de Mato Grosso do Sul; o desportista Amir Klink; e o ex-Ministro da Justiça, ex-Secretário de Estado da Segurança Pública, jurista e professor titular de Direito Penal da USP, Prof. Miguel Reale Júnior.

As demais placas estão aqui e serão entregues oportunamente. Vamos dar prosseguimento concedendo a palavra ao professor que está representando, ao lado do Prof. Guedes, todos os professores do Colégio São Luís. É uma pessoa que está registrada na nossa memória de maneira indelével para sempre: Prof. Fauze Saad. (Palmas.)

 

O SR. FAUZE SAAD - É com grande satisfação que aqui me encontro, representando no ato os meus queridos colegas que ainda vivem, que já foram para o alento, e que certamente estão cá e lá transbordantes de alegria porque viram que aquilo que semearam transformou-se neste fruto maravilhoso em todos os sentidos da intelectualidade e da ação humana.

É muita honra termos tido privilégio de contarmos durante algum tempo com o convívio desta plêiade, alguns deles com os quais tive a honra de tê-los como alunos, e outros mais que também gostaria de abraçá-los. Estão bem na minha frente, o meu querido Afif e outros mais que ocuparam e ocupam posição de relevo e de destaque em todas as esferas sociais. Digo que foi um privilégio esse convívio, e a formação familiar de cada um de vocês foi fundamental. Seus pais, seus familiares foram efetivamente o grande esteio que nos possibilitaram a nós, como professores, tentarmos dar algum direcionamento a sua formação intelectual. Mas só se transformaram neste sucesso, nesta realidade, porque contaram com uma sólida família.

Parabéns a todos vocês. Gostaria de nomear cada um dos que ocuparam e ocupam posição de relevo nesta cidade, neste estado e neste país. Gostaríamos muito que outras escolas pudessem ter o privilégio de formar pessoas que entendam a responsabilidade de direção, e o façam com condicionantes elevadas, fazendo com que esta nossa terra, a cada momento, torne-se aquele sonho de todos nós: o país que deixou de ser nas escritas do passado do futuro para ser do presente brilhante.

Parabéns a todos vocês e ao Deputado Fernando Capez por esta atitude muito honrosa para nós todos professores, alunos e padres que tivemos o prazer de conviver com V.Exa. em outros momentos em outra esfera. Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Antes de passar a palavra para as considerações do Reitor Padre Smyda, recebendo obséquio de excepcionar o protocolo por alguns instantes, entregaremos mais três placas. Todas as autoridades nominadas de ex-alunos receberão sua placa comemorativa. Com o seu trabalho e sua luta, fizeram recompensar as informações e a formação que tiveram do Colégio São Luís, que se orgulha dos senhores. Os senhores são um exemplo para que novos alunos venham a ter a mesma oportunidade que tiveram.

Chamo para receber a placa comemorativa mais três ex-alunos: desembargador e ex-presidente do 1º Tribunal do Júri do Salão Nobre da Faculdade Largo São Francisco, Dr. José Luiz Toloza. (Palmas.)

 

* * *

 

 

-         É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ DOLOSA - É com muita emoção que recebo essa homenagem. A minha família, já há quatro gerações, participa e vive o Colégio São Luís. Mas gostaria de pedir a permissão para dedicar essa homenagem a uma pessoa que já não está entre nós. É o meu pai, Luiz Toloza Costa e Filho, um dos fundadores da Associação dos ex-Alunos, da Asia, e que foi por várias vezes presidente, deixando-nos uma herança que é o orgulho de ser Aluisiano. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos também para receber a homenagem o ex-aluno e professor titular da Faculdade de Medicina da USP, e um dos médicos cirurgiões mais importantes deste país, o ex-aluno, professor, doutor, Raul Cutait. (Palmas.)

 

* * *

 

 

-         É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E o jornalista, Luís Artur de Barros Nogueira, da Rádio e Televisão Bandeirantes. (Palmas.)

 

* * *

 

 

-         É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. LUÍS ARTUR DE BARROS NOGUEIRA - Boa noite. Na velocidade do rádio, gostaria de agradecer a homenagem ao Deputado Fernando Capez, a quem estendo a todos, e dizer que o Colégio São Luís não forma estudantes - forma cidadãos, homens e mulheres que lideram o progresso desse país. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Prosseguindo e reafirmando apenas por uma questão de tempo regimental, as demais placas não serão entregues, mas serão entregues na residência de cada um dos homenageados.

Vejo o Marco Fábio e me emociono, porque lembro de cada minuto da nossa infância juntos, que emoção você estar aqui.

Passo a palavra ao Reitor do Colégio São Luís, Padre Mieczyslaw Smyda.

 

O SR. PADRE MIECZYSLAW SMYDA - Boa noite a todos! No dia 24 de janeiro deste ano, demos início às comemorações aos 140 anos do Colégio São Luís, no local mais apropriado para tal evento: o Pateo do Collegio. Foi lá há 453 anos, que a cidade de São Paulo foi fundada, sendo a única metrópole brasileira a surgir em torno de um Colégio.

O Colégio de São Paulo de Piratininga, primeiro colégio jesuíta no Novo Mundo, foi fundado na manhã do dia 25 de janeiro de 1554, com a missa solene, celebrada pelo Padre Manuel de Paiva. Ao seu redor, começaram a ser construídas as primeiras casas, formando o povoado que deu origem à Vila de São Paulo de Piratininga. E foi desse pequeno povoado que surgiu a maior metrópole da América do Sul: a cidade de São Paulo, que após três séculos, veio sediar o Colégio São Luís.

A história da nossa capital se mistura à história do Colégio ao longo das décadas. Fundado no dia 12 de maio de 1867, em Itu, pelos padres jesuítas, e transferido para São Paulo em 1918, o Colégio São Luís foi uma das primeiras escolas a se fixar em território nacional, após o longo período em que a Companhia de Jesus foi suprimida e retornou às suas atividades missionárias e educacionais pelo mundo, inclusive no Brasil. Durante o longo período sediado na cidade de Itu, o Colégio recebeu a visita do imperador Dom Pedro II, que reconheceu sua excelência acadêmica.

em São Paulo, as primeiras indústrias eram instaladas na capital, que vivia o auge da produção de café. A avenida acomodava os fazendeiros, negociantes e imigrantes, como árabes e italianos. Conhecida também como “avenida dos Casarões”, a Paulista foi a primeira via pública da cidade a receber asfalto e arborização. A região assimilou facilmente a integração do Colégio ao seu cenário, e contou com ele em diversas paradas cívicas e torneios esportivos.

A expansão da instituição, alguns anos após a construção da Igreja São Luís Gonzaga, em 1936, na esquina da Rua Bela Cintra, aconteceu com o início do funcionamento do período noturno e as atividades da Faculdade de Economia São Luís. Entre as décadas de 60 e 70, a industrialização se acelerou, e os casarões deram lugar aos edifícios, verticalizando a paisagem da Avenida Paulista. Na década de 70, o então Prefeito Olavo Setúbal transformou a Paulista em uma avenida de 2,8 km de extensão.

Acompanhando as mudanças dos novos tempos, o antigo prédio do Colégio também foi substituído por uma construção vertical. Foram anos de reconstrução, desde 1967. Piscina, ginásio coberto e quadras de futebol, entre outras instalações, resultaram em uma infra-estrutura moderna. Uma novidade do prédio da Haddock Lobo, inaugurado em 1972, foi a galeria, para a circulação interna de veículos: os pais passaram a deixar seus filhos dentro do prédio da escola.

A Companhia de Jesus, que já há três séculos havia normatizado o trabalho desenvolvido pelos jesuítas, com a Ratio Studiorum, atualiza sua pedagogia apresentando o ideal de formação humanista característico em todos os seus colégios. Uma ampla reestruturação da sua linha educacional é realizada na década de 80, promovendo a pedagogia inaciana, regida por cinco pontos fundamentais: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação.

O metrô chegou à região, oferecendo maior praticidade de locomoção aos moradores das regiões mais distantes. O Colégio São Luís continuou crescendo e se modernizando, assim como a Av. Paulista e toda a cidade de São Paulo, sempre respondendo aos desafios que as mudanças dos anos exigiam. Às vésperas da virada do milênio foi inaugurado o edifício São Luís Gonzaga, ao lado do Colégio.

Hoje, com 2 mil 200 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, diurno e noturno, o Colégio São Luís continua na missão de formar líderes, que saem dos bancos escolares preparados para modificar para melhor a nossa sociedade. Por isso, o São Luís é um dos colégios mais respeitados do País, tanto por seu ensino forte, sua excelência acadêmica, como pela formação humana que oferece aos alunos.

Fundado em 1943, o Curso Noturno do Colégio São Luís oferece até hoje uma educação de qualidade para os que mais necessitam.

Em 1948, no período noturno, iniciam-se as atividades da Faculdade de Economia São Luís , segunda a oferecer esse curso na cidade. Em 1966 surge a Paróquia São Luis com seus serviços pastorais, religiosos e espirituais.

A missão educacional dos jesuítas foi e continua sendo o melhor caminho encontrado para cumprir o objetivo principal da Companhia de Jesus: a propagação da fé e promoção da justiça. O trabalho pedagógico que prima pela formação integral do ser humano é, certamente, o traço mais marcante da Ordem, que desde 1534, quando foi criada por Santo Inácio de Loyola, e aprovada pelo Papa Paulo III, em 1540, contribui para a formação integral do ser humano.

Hoje, os colégios e as universidades da Companhia de Jesus compõem a maior rede de ensino mundial, sendo reconhecidos pelos seus valores cristãos e ensino de excelência. São mais de 3 mil instituições educativas jesuítas localizadas em 87 países que atingem mais de 2 milhões e 500 mil alunos. Nesses locais, trabalhando pela educação estão 4 mil e 600 jesuítas, cerca de 23% de todo o quadro da Companhia de Jesus.

Os frutos do nosso trabalho educacional são colhidos por nós e por toda a nossa sociedade também aqui, dentro desse plenário, quando vemos inúmeros antigos alunos, que, hoje, contribuem para importantes tomadas de decisões, que podem servir e melhorar a vida dos demais.

Agradeço a todos vocês, que exemplificam no dia a dia de seus trabalhos a nossa missão, comprometidos com a busca do bem comum. Em especial, agradeço, em nome do Colégio São Luís, ao antigo aluno e Deputado estadual, Fernando Capez, que nos ofereceu essa sessão solene para homenagear os 140 anos de existência da nossa instituição.

E aproveito para entregar-lhe o Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à sociedade brasileira. (Palmas.)

Obrigado a todos os jesuítas aqui presentes e que trabalham nesta cidade, aos alunos, pais, a toda a Diretoria do Colégio e da Faculdade São Luís, a todos os funcionários e amigos que aqui estão. Obrigado aos demais Deputados, autoridades e assessores presentes.

Todos vocês, alunos e antigos alunos, que hoje atuam como profissionais; políticos, médicos, advogados ou educadores, cada vez mais, motivam a Companhia de Jesus a continuar trabalhando pela educação deste país, que tanto necessita de pessoas capazes moral e intelectualmente, e de seres humanos compreensivos e dotados de compaixão e valores para transformar o Brasil em um país mais justo e fraterno. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Reverendíssimo Padre Smyda, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo entrega a V. Rev. o Diploma de Honra ao Mérito da Assembléia Legislativa ao Colégio São Luis, pelos serviços de excelência prestados através do ensino, educação, formação de valores e cidadania à sociedade paulista e a toda sociedade brasileira.

Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Fernando Capez, promotor desta homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega do Diploma de Honra ao Mérito.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Registro a presença do Desembargador Ciro Pinheiro e Campos, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça e ex-aluno do Colégio São Luís. Quebrando pela última vez o protocolo chamo a Dra. Adriana Cury para receber a placa comemorativa.

 

* * *

 

-É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sras. e Srs., autoridades eclesiásticas, autoridades acadêmicas, autoridades do Judiciário, do Legislativo, do Executivo, autoridades médicas, pessoas presentes, neste encerramento, na qualidade de ex-aluno devo registrar a minha gratidão por estar peculiarmente ocupando uma posição neste momento fazendo jus e retribuindo ao Colégio São Luís tudo que ele fez a todos esses ex-alunos, a tantas pessoas da minha família.

Meus pais, com muito sacrifício, lutaram para arcar com os estudos de quatro irmãos. Um deles não mais se encontra entre nós, mas de alguma forma se faz presente nesta sessão. Mas o Colégio São Luís deu a formação necessária para que todos, após se formarem na Faculdade de Direito da Universidade São Paulo, seguissem seus caminhos. Flávio é ex-aluno e promotor de justiça também; o Dr. Rodrigo Capez é juiz de Direito da Comarca de Guarulhos, foi o primeiro colocado no concurso para magistratura. Minha mãe está presente para testemunhar a obra do Colégio São Luís.

Aprendi no colégio que toda autoridade provem de Deus e deve ser exercida de acordo com seus ensinamentos. Pelo que vimos aqui está mais do que claramente demonstrado que o Colégio São Luís te prepara para ser o melhor, mas ao mesmo tempo te ensina que o importante na vida não é ser o melhor, mas ajudar todos a serem bons.

Quando sai o ranking dos melhores colégios do País o Colégio São Luís não está nas primeiras posições, apesar de ter um dos ensinos mais fortes do País. E vou revelar por quê. Porque o Colégio São Luís, além do fortíssimo curso da manhã e da tarde, oferece gratuitamente o curso para os alunos da noite que não têm condições de pagar seus estudos. E quando ele vai enviar a média geral ele não envia só a média dos alunos da manhã e da tarde, ele soma a média dos alunos carentes que estudam no período da noite. Por isso essa média, muitas vezes, não concorre com a dos primeiros colocados. Fica bem colocado, mas não na posição que mereceria.

E o colégio jamais divulgou isso. Porque isso não é importante, importante é dar a formação. Porque o que essas pessoas que estão aqui têm em comum é a formação, a vontade de fazer o bem, e, por mais que esteja desatualizada a palavra, a vontade de amar o próximo, de fazer o bem ao próximo. De minha parte eu digo que todo colégio tem seus alunos e com o São Luís é diferente: os alunos é que têm o colégio. (Palmas.)

Eu cito o exemplo da minha esposa Valéria Capez, que prestou durante cinco anos o difícil concurso par ingressar no Ministério Público e passou depois de cinco anos de reprovações. Num grupo de cinco amigas que se preparavam para o concurso ela ingressou por último. Mas cada insucesso que ela teve, após ouvir a notícia da reprovação, com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de felicidade, cumprimentava a amiga que acabara de passar, mesmo sabendo que teria que prosseguir com a preparação para um dos mais difíceis concursos do País.

E talvez o gesto de maior amor que podemos dar foi colocar as duas pessoas que mais amamos no mundo, que estão aqui, a Maria Eduarda Palermo Capez e a Maria Fernanda Palermo Capez. Ao colocarmos as duas no Colégio São Luís nós não manifestamos um ato de amor ao colégio, por prestigiá-lo, mas um ato de amor às nossas filhas, que terão oportunidade de vivenciar cada minuto de felicidade que todas estas pessoas aqui, que todos nós, ex-alunos, vivenciamos.

Viva o Colégio São Luís! Que ele viva muito mais do que mil anos com a bênção e a proteção de Deus nosso Senhor. (Palmas.) Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

* * *