08 DE JUNHO DE 2009

029ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOs “80 ANOS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ‘FERNANDO PRESTES’ DE SOROCABA E OS 40 ANOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA – CEETEPS”

 

Presidente: HAMILTON PEREIRA

 

 

RESUMO

001 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Hamilton Pereira, na direção dos trabalhos, para comemorar os "80 Anos da Escola Técnica Estadual 'Fernando Prestes', de Sorocaba" e os "40 Anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica 'Paula Souza' - Ceeteps". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - CÉSAR SILVA

Vice-Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", que representava a Sra. Laura Laganá, enaltece a procura dos estudantes que disputam o vestibulinho para os 11 cursos da instituição, que fornece educação completa em todos os níveis de graduação. Ressalta o interesse pela empregabilidade proporcionada pelos cursos técnicos. Destaca o empenho político e legislativo recebido pelo Centro Paula Souza.

 

003 - Presidente HAMILTON PEREIRA

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a Etec "Fernando Prestes".

 

004 - PAULO SÉRGIO GERMANO

Diretor da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes", agradece a contribuição de sua equipe. Saúda os diretores das demais unidades. Faz retrospecto sobre a sua trajetória profissional na unidade que dirige. Comunica que o Centro Paula Souza busca renovação contínua e a formação de cidadãos preparados para a vida. Lembra fatos do século XX, que acompanharam a história da Etec "Fernando Prestes".

 

005 - Presidente HAMILTON PEREIRA

Recorda sua formação como torneiro mecânico, no Senai, na década de 70. Ressalta o interesse dos alunos na busca de ensino de qualidade, tendo em vista a carreira profissional. Fala da disputa dos Governos Federal e Estadual em destinar recursos para a instituição. Cita dados do MEC sobre o ensino. Lamenta que apenas 9% dos jovens entre 15 e 19 anos tenham acesso à formação profissional técnica. Cita documento sobre o ensino. Dá conhecimento de dados da administração do Presidente Lula sobre o setor. Anuncia a apresentação musical, feita pela Orquestra Filarmônica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – HAMILTON PEREIRA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Presidência vai anunciar a composição da Mesa dos nossos trabalhos: Professor Paulo Sérgio Germano, Diretor da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes da Cidade de Sorocaba; Professor, Sr. César Silva, vice-Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, nesta oportunidade representando a Sra. Superintendente Laura Laganá; Professor Marcos Monteiro, Secretário-Adjunto, nesta oportunidade representando o Secretário de Estado da Gestão Pública, Sr. Sidney Beraldo; Professor Sr. José Francisco da Rocha, Coordenador Pedagógico da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes.

Agradeço as presenças da Prof.ª, Sra. Sonia Maria Gonelli de Campos, diretora de Serviços da Escola Técnica Estadual; Professora, Sra. Elenice Belmonte Rodrigues de Castro, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Sra. Renata Alves de Lima Brosco; Neucy Donizete; Renato de Lima Bastos, da Escola Técnica Estadual Paula Souza; Ney Cardoso, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Vereador da Cidade de Sorocaba Izídio de Brito Correia; Sra. Leni Palmira Piacitelli, da Escola Técnica Estadual de Votorantin; Sr. Washington Cestari, ilustre Presidente da Câmara Municipal de Ilha Solteira; Sr. Guilherme Mancini, representante da Escola Técnica Estadual de Americana; Sra. Fernanda Ramos e Sra. Mariângela Álvares da Escola Técnica Estadual de Taquarituba; Sr. Pedro de Oliveira Barros da Escola Técnica Estadual de Santos; Sra. Rita de Cássia Ferraz, representando a Escola Técnica Estadual de Cubatão; Sr. Mauro Augusto Zuffo, da Escola Técnica Estadual de Vila Madalena; Sra. Sônia Santos Espíndola, da Escola Técnica Estadual de Pinheiros; Sr. José Manoel Souza das Neves, da Fatec de Guaratinguetá, representando o Sr. Severino Antonio, Diretor da Fatec; Professor Antonio Serrano, da Escola Técnica Estadual João Gomes de Araújo de Pindamonhangaba; Sr. Adilson Lopes, representando o Centro Paula Souza de Diadema; Sr. Luiz Antonio de Almeida, de Centro Paula Souza também de Diadema; Professora Shirley Messias Vieira, representando a Escola Técnica Estadual de Mongaguá.

Obrigado a todos pela presença.

Reunimo-nos nesta manhã para, nesta Sessão Solene, para comemorarmos dois aniversários muito importantes para nós do Estado de São Paulo. Trata-se do aniversário de 40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e os 80 anos da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, localizada na Cidade de Sorocaba.

É de extrema satisfação para nós do Poder Público Estadual, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, a pedido deste Deputado, estar realizando esta Sessão Solene comemorativa aos 80 anos da Escola Fernando Prestes e os 40 anos do Centro Paula Souza.

Temos aqui representantes de várias Escolas Técnicas Estaduais, que atenderam ao nosso convite para comemorarmos juntos esta festividade que os aniversariantes abrilhantarão aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 80 anos da Escola Técnica Estadual Fernando  Prestes, localizada no Município de Sorocaba, e os 40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Estou sendo informado, agora, de que a expectativa de executarem o Hino Nacional nesta Sessão Solene fez com que muitos dos membros da orquestra sequer conseguissem conciliar o sono. Isso é bastante natural. São jovens alunos que, além do conhecimento técnico e tecnológico estão desenvolvendo na Escola Técnica Fernando Prestes o verdadeiro dom, a vocação pela música. Então, é bastante compreensível, estamos todos muito tranquilos, pois dispomos de bastante tempo

Convido todos os representantes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Orquestra Filarmônica da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, sob a regência do maestro Leonardo Almeida Anunciação.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT -Vamos anunciar mais algumas autoridades que chegaram: Professor Dr. Luiz Carlos Rosa, Professor Dr. Antonio Carlos de Oliveira, ambos representantes da Fatec de Sorocaba; Professora Mirtes Brochado Falcone, representante da Escola Técnica Estadual de Campo Limpo Paulista; Professora Lúcia Helena Mota, diretora de serviços da escola; Professora Juliana Augusta Verona, diretora da Fatec de Itu; Professora Mara Silvia Negrini Biasini, representante da Escola Técnica Gino Rezaghi, de Cajamar; Professor Mauro Araújo Gut, da Escola Técnica de Jundiaí. A Presidência agradece pelas presenças.

Esta Presidência concede a palavra ao Prof. César Silva, vice-superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

 

O SR. CÉSAR SILVA – Sr. Deputado Hamilton Pereira, Prof. Marcos Monteiro, Prof. Paulo, Prof. José Francisco, professores aqui presentes, alunos, funcionários, demais autoridades presentes nesta sessão, para nós é uma honra muito grande participar deste evento. Um evento em que a sociedade reconhece o valor do ensino técnico e profissionalizante. Num mundo globalizado, onde instituições centenárias estão passando por maus momentos, é muito bom ver uma instituição, aos 80 anos, com essa jovialidade. É muito importante ver uma escola que hoje atende a uma comunidade de 1.900 alunos em 11 cursos, com uma vitalidade enorme, atendendo a uma demanda extremamente grande. É uma escola que nos enche de prazer. Ter uma instituição como essa, dentro do nosso sistema, é uma grande alegria.

A par disso, o Centro Paula Souza, ao completar 40 anos como instituição, demonstra seu vigor, sua capacidade e uma vontade enorme de atender a uma demanda dos mais necessitados. O Centro Paula Souza hoje representa a esperança de muitos jovens que vêm do ensino público. Tanto que 77% dos nossos alunos advêm da rede pública, têm altíssimo nível, têm altíssima empregabilidade em todos os níveis da educação profissional.

Felizmente, nesses 40 anos, o Centro Paula Souza atua desde o segmento da educação inicial, educação continuada, até o ensino médio, técnico, tecnológico. Temos até um programa de mestrado profissional. É uma instituição vigorosa procurando atender a todas as necessidades da sociedade. Hoje, as nossas Escolas Técnicas atendem a uma demanda de 50 mil vagas, atendem jovens egressos do ensino médio, que a partir de um ano e meio de curso já têm uma profissão. Nas Fatecs são oferecidas nove mil vagas semestrais. Estamos com isso cumprindo o nosso papel, que é definido pelo Estado.

É necessário dizer que não nos tem faltado apoio, nem do Executivo nem desta Casa. Todas as vezes que precisamos desta Casa temos o seu apoio, seja na aprovação de um plano de carreira, seja na aprovação de um bônus por resultado, seja na aprovação do nosso orçamento. Esta Casa tem sido nossa parceira porque afinal aquilo que visamos é a sociedade, é o aluno que vem das classes sociais menos favorecidas. É isso que queremos fazer. Com um índice de empregabilidade nas Escolas Técnicas em torno de 77% e nas Faculdades de Tecnologia em torno de 92%, só podemos nos sentir com uma responsabilidade cada vez maior. Envaidecidos, sim, porém, com uma responsabilidade cada vez maior.

Voltando à nossa Escola Técnica Fernando Prestes, gostaria de cumprimentar o Prof. Paulo e demais professores dessa escola. Também quero agradecer por essa homenagem à Escola Fernando Prestes e ao Centro Paula Souza, que em outubro completará 40 anos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – HAMILTON PEREIRA – PT – Queremos anunciar as presenças de mais alguns representantes de Escolas Técnicas entre nós. Temos aqui a presença da Profª Maria da Glória Belisário, orientadora pedagógica da Escola Técnica José Rocha Mendes, de São Paulo. Temos aqui a presença da Profª Irlei Assunção Magalhães, diretora da Escola Técnica Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim. Muito obrigado pela presença. Temos aqui a presença do Prof. Roberto Magalhães, que é representante da Escola Técnica de Mogi Mirim,também.

Iremos assistir agora a um vídeo institucional da Escola Técnica Fernando Prestes.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Concedemos a palavra agora ao Professor Paulo Sérgio Germano, Diretor da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes.

 

O SR. PAULO SÉRGIO GERMANO - Gostaria inicialmente de agradecer ao Deputado Hamilton Pereira, ao Presidente desta Casa, aos professores que muito nos honram com suas presenças, o Professor César e Professora Elenice, e todos os demais representantes do Centro Paula Souza.

Agradeço grandemente aos professores e diretores que nos honram com a sua presença, e eu não poderia, é claro, esquecer dos funcionários da ETEC Fernando Prestes, aqui presentes: a Marta, a Neide representando os funcionários; a Lúcia; o Sr. Bassi, 70 anos completados, o “Sr. MacGyver”, como eu costumo chamar com carinho na escola, porque ele faz tudo e mais um pouco na escola; a Sonia, e todos os demais funcionários que se encontram aqui, a meus colegas diretores e professores, que me surpreenderam com a sua presença, ao Paulo, que também está ali, e todos os demais.

Estou muito feliz porque gostaria de aproveitar este momento nesta Casa para dizer qual foi a minha relação com essa jovem senhora que hoje faz 80 anos. Gostaria muito de falar um pouco dessa experiência maravilhosa que vivi, quando entrei, em 1990, na ETEC Fernando Prestes.

Sou tecnólogo, sou estudante da Fatec. Fiz dois cursos na Fatec, e portanto o meu caminho era mesmo o Centro Paula Souza. Fiz o vestibular e entrei na Fatec. A ETEC eu fiz no Fernando Prestes. Então, imaginem vocês, eu tenho uma história ali. Estava escrito que eu estaria um dia lá, sem eu mesmo saber.

Por isso, quero em primeiro lugar agradecer. Fiquei muito feliz em ver tanta gente aqui, colegas nossos, neste momento de festa. Que bom! Aproveito este momento para dizer um pouquinho dessa relação com essa escola.

Quando conheci essa senhora, ela tinha 60 anos. Embora pensasse que ela estivesse entrando na terceira idade, tive rapidamente que rever meus conceitos, pois sua jovialidade ímpar, sua tenacidade e sua vontade de viver para semear valores e vida me surpreenderam.

A cada dia que passava fui me aproximando mais dela, e a cada instante fui descobrindo qualidades que me entusiasmavam a cada momento: força, garra, perseverança, sabedoria e mais do que tudo, uma vontade imensa de se renovar a cada semestre, a cada ano, a cada tempo.

Interessante que junto com essa senhora, pude visualizar um mundo que ainda não tinha se revelado aos meus olhos, um mundo na perspectiva cotidiana de entrelaçamento de sentimentos, virtudes, com muita vontade e poder de transformação.

A cada dia ela foi me mostrando um novo modo de ver o ser humano, me mostrou que é possível através de exemplos da vida, construir um mundo novo, onde o ser é infinitamente maior que o ter.

 Desde que conheci essa senhora, foi impossível não participar de sua vida e ela da minha. De maneira quase que imperceptível quando nos percebemos,estávamos juntos caminhando, de forma que muitas vezes não sabíamos quem fazia            parte da vida de quem. Não se i se eu pedi licença ou essa senhora a mim,contudo agora já estávamos juntos e a cada dia eu aprendia muito.

A troca para  construção de um lugar melhor, de maneira definitiva permeava as nossas vidas indelevelmente. A jovial senhora compartilhou comigo a alegria de sua grande família, uma família constituída por homens e mulheres de uma sapiência ímpar, que dia após dia semeavam e semeiam saberes imensuráveis.  Os que deles ouviam, cresciam de forma incontestável e ao passar do tempo já eram também sábios, instigados a construir um mundo cada vez melhor.Aprenderam tanto, que voltavam, Para também agora em outro papel recomeçarem a história de aprender a ensinar.

Certa vez, minha querida senhora, ela me permitiu chamá-la assim,me levou e mostrou alegria dos jovens que brincavam em seus pátios, ela me apontava um a um, e sem errar os nomes, me dizia: “aquele perto da escada será um homem em potencial, digno de seus direitos e deveres”; “Olhe, veja aquela jovem uma moça tenaz e cheia de brilho, por onde passar com certeza deixará sua marca.”De maneira incansável, a senhora foi pontuando um a um daqueles jovens, sempre enfatizando o que eles tinham de melhor.

O tempo foi passando e como em um passe de mágica, já se foram quase vinte anos.Com o tempo deixamos de ser amigos e passamos a fazer  parte da mesma família.

Dias desses discorrendo o álbum da história da minha querida senhora, percebemos o quanto ela riu, chorou, mudou, cresceu, abraçou e venceu, mas muito mais, transformou lugares, vidas e famílias de forma definitiva ao longo de seus 80 anos bem vividos.

Nasceu na quebra da bolsa de Nova York em 1929, quando muitos choravam, ela pequenina,ensaiava seus primeiros passos em uma pequena casa, em uma simples cidade do interior paulista. Ela presenciou as,,Revoluções, a 2ª Guerra Mundial, a bomba atômica, viu Charles Chaplin, a criação do Estado de Israel, o nascimento de Brasília, ouviu Elvis Presley, os Beatles, a Jovem Guarda, o homem chegando à Lua, o Regime Militar, os gritos de Liberdade de Martin Luther King, Gandhi e Mandela, nascimento da democracia, o choro do bebê de proveta, as Olímpiadas, as Copas do Mundo, a noite do beijo na praça central, o submarino de Aramar, o presidente metalúrgico, o presidente negro do EUA, a violência crescer, o amor de muitos se esfriar, o mal e o bem de um mundo que não pára, mas não obstante a tudo isso, ja mais deixou de acreditar que a Educação é o melhor caminho para mudanças de uma cidade, um estado, um país e o mundo.

Apresento a vocês minha querida senhora, a Escola Estadual Etec Fernando Prestes. Venha comigo, folheie as próximas páginas, veja os personagens dessa história e saiba detalhes de uma vida inteira dedicada ao próximo, na construção de um mundo mais justo e solidário, onde o fim não existe, onde tudo de novo recomeça com a semeadura da paz e do amor, na certeza de um futuro melhor.

(Eclesiastes 3:-1-2;8) - “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e, tempo de arrancar o que se plantou.. Tempo de amar, e, tempo de odiar; tempo de, guerra., e tempo de paz.”

Que nós nunca deixemos de sonhar, na construção de um mundo e de uma vida melhor, onde os sonhos buscados são sonhos alcançados.  Então, se existe algo que não tem prazo de validade, é sonhar.

Convido meus colegas, professores e diretores, toda a Assembleia, que nunca deixem de sonhar e de acreditar no ser humano, porque com uma vida baseada em valores cristãos, uma família constituída e mais a educação, ninguém pode segurar este nosso país. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Senhoras e senhores, tratei desta Sessão Solene com o mesmo carinho com que trato o Ensino Técnico Profissionalizante, pois sou oriundo de um dos componentes da vasta rede que compõe no Brasil a educação profissional e tecnológica: na década de 70, formei-me no Senai e, ainda adolescente, comecei a trabalhar como torneiro mecânico.

Passo a ler documento para que conste nos Anais da Casa:

“Os cursos de nível técnico são muito procurados pela juventude. O próprio “vestibulinho” de meio de ano da Etec Fernando Prestes mostra isso: em média, para cada vaga oferecida no ensino médio comum e no ensino técnico, houve sete candidatos. Em alguns casos, como Administração noturno a relação vaga/candidato chegou a 16, maior do que a de muitos cursos superiores oferecidos pelas universidades públicas. Os jovens buscam duas coisas nas escolas técnicas, seja nas estaduais, seja nas federais: um ensino de qualidade e a perspectiva de ingresso qualificado no mundo do trabalho. E elas, de maneira geral, têm sido capazes de oferecer as duas coisas. Tenho acompanhado, com certo prazer, uma “disputa” entre os governos federal e estadual para ver qual investe mais nas escolas técnicas.

Mas a demanda ainda é grande. Os últimos governos do País investiram pouco neste segmento, bem como quase nada investiram na ampliação do ensino superior. Tal política abriu um amplo espaço para que o setor privado da educação também ampliasse sua participação no ensino técnico. Segundo dados do Censo de Educação Profissional do MEC, mais de 60% das instituições são privadas.

O crescimento, entretanto, ficou muito aquém da necessidade. O documento “Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica” (http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf) estima que apenas 9% da população juvenil brasileira, entre 15 e 19 anos, é atendida pelas escolas técnicas. Mas além da quantidade, o ensino técnico tem de ser pensado qualitativamente. Antonio Ibañez Ruiz e Getúlio Marques Ferreira lembram, na apresentação daquele documento que a “educação profissional e tecnológica tem de ter, necessariamente, a intencionalidade estratégica do desenvolvimento”. E destacam, ainda, que nela, “a educação desponta como processo mediador que relaciona a base cognitiva com a estrutura material da sociedade, evitando o erro de se transformar em mercadoria e de considerar a educação profissional e tecnológica como adestramento ou treinamento”.

Assim, a sociedade, os sindicatos patronais e de trabalhadores, a juventude tem quem continuar pressionando os governos a ampliar o ensino técnico, sem desvinculá-lo do universo da formação educacional cidadã. O governo do Presidente Lula – também ele oriundo do Senai – tem feito sua parte. Até 2010 serão 214 novas escolas técnicas. Destas, 67 já estão em funcionamento em instalações definitivas; 95 em obras (das quais 15 funcionando em instalações provisórias) e 52 em ação preparatória. É auspicioso que o Estado brasileiro retome seu papel de indutor do crescimento econômico e da distribuição da renda, da educação e da cultura. O ensino técnico pode propiciar tudo isso. Só não podemos retroceder.

Parabéns ETC Fernando Prestes

Parabéns Centro Paula Souza

Gostaria de agradecer profundamente a presença do Professor Bassi, que foi meu mestre no Senai. Muito obrigado, Professor Bassi. (Palmas.)

Teremos agora uma apresentação da Orquestra Filarmônica da ETEC Fernando Prestes, com as músicas “Rosa”, de Pixinguinha, “Brasileirinho,” de Valdir Azevedo, “Yesterday”, “Get Back” e “Imagine” dos Beatles. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT – Bravo! Lindo! Esta Presidência gostaria de anunciar a visita honrosa da Profª. Regina Pace Vernier, da Escola Técnica João Belarmino, de Amparo. Muito obrigado.

É um grande privilégio termos uma orquestra como esta dessa dentro da escola. Vocês não podem ser egoístas, vocês têm que começar a apresentar a orquestra na cidade, na região e em todos os lugares. Parabéns!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, quero agradecer a minha equipe, as autoridades, os funcionários desta Casa e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Obrigado a todos que se esforçaram por comparecer e participar desta solenidade.

Esta Presidência convida a todos para um café no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 15 minutos.

 

* * *