http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

08 DE AGOSTO DE 2011

029ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO ESTUDANTE”

 

Presidente: JOÃO PAULO RILLO

 

RESUMO

001 - JOÃO PAULO RILLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado João Paulo Rillo, ora à Presidência, para comemorar "O Dia do Estudante". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece comentários a respeito da importância da data e lembra seu histórico no movimento estudantil.

 

002 - ALFREDINHO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Destaca a importância do movimento estudantil nas conquistas democráticas do País. Defende as lutas pelo Passe-Livre e pela universidade pública de qualidade.

 

003 - MICHELE BRESSAN

Secretária-Geral da UNE - União Nacional dos Estudantes, cumprimenta os presentes. Anuncia mobilizações que deverão ocorrer em razão do Dia do Estudante. Reivindica mais verbas para a educação. Comemora a aprovação de lei que garante aos estudantes meia-entrada em diversos eventos. Defende a educação pública de qualidade e a diminuição da taxa de juros da dívida nacional.

 

004 - ALENCAR SANTANA

Deputado Estadual, saúda os presentes. Defende a valorização do trabalho dos professores. Pede melhores equipamentos nas salas de aula e mais segurança nas escolas públicas. Lembra seu histórico no movimento estudantil. Destaca a relevância da luta dos jovens para a política nacional.

 

005 - ANA LETÍCIA OLIVEIRA

Vice-presidente da Ubes - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, cita os movimentos estudantis que lutaram pela democratização do País. Defende a educação pública de qualidade e o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer para os jovens. Anuncia o início de semana de lutas pela qualidade de ensino e contra os juros abusivos da dívida pública. Convoca os estudantes para saírem às ruas em nome da Educação.

 

006 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, elogia a presença dos estudantes nesta Casa. Defende as mobilizações estudantis em favor do ensino público. Lembra momentos da história do movimento estudantil em busca de redemocratização do país. Parabeniza aos presentes e estimula sua luta.

 

007 - ANDERSON DA SILVA

Presidente da UEE, comemora a aprovação de lei amplia a meia-entrada dos jovens em eventos culturais. Condena o uso do orçamento da União para o pagamento de juros da dívida pública. Defende que as verbas provenientes do "Programa Pré-Sal" sejam destinadas à Saúde e à Educação. Anuncia movimentação dos estudantes em prol da educação de qualidade, que deverá ocorrer no dia 11/08.

 

008 - LIDIA CORREA

Ex-Vereadora, destaca a importância da participação da juventude em movimentos políticos. Enaltece a Umes. Enfatiza o papel dos estudantes nas conquistas democráticas do Brasil. Critica os monopólios financeiros e a alta incidência de juros na amortização da dívida pública nacional. Pede por maiores investimentos para a Educação. Defende que as verbas do pré-sal sejam destinadas à Educação pública.

 

009 - RUI FALCÃO

Deputado Estadual, saúda os presentes. Incentiva a participação das mulheres e dos jovens na política. Cita protestos estudantis em outros países. Defende o aumento do período de escolaridade para os jovens de baixa renda, para que não seja necessário o ingresso prematuro no mercado de trabalho.

 

010 - VICENTE CÂNDIDO

Deputado Federal, cumprimenta os presentes. Elogia o Deputado João Paulo Rillo pela iniciativa desta sessão solene. Cita as conquistas deste Deputado no movimento estudantil. Elogia a reivindicação dos estudantes, contrária ao pagamento de juros altos da dívida pública. Defende o investimento de 7% do PIB na Educação. Sugere um modelo de escola pública em que tenha espaço a cultura, o esporte e o lazer.

 

011 - PRISCILA CASALE

Presidente da Umes - União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, cumprimenta as autoridades e entidades presentes. Comemora a aprovação de lei estadual que amplia o acesso à meia-entrada para os estudantes, de autoria do Deputado João Paulo Rillo. Defende a unificação do movimento estudantil pelo aumento dos investimentos na Educação. Realiza retrospectiva dos Governos Lula e Dilma Rousseff. Reivindica o fim da política de altos juros da dívida pública e pede que as sobras orçamentárias sejam destinadas à Educação. Convida a todos para manifestação que deverá ocorrer 11 de agosto na Avenida Paulista em defesa da qualidade da Educação Pública. Agradece a homenagem ocorrida nesta sessão solene.

 

012 - Presidente JOÃO PAULO RILLO

Defende a luta estudantil e a participação dos jovens na política nacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Paulo Rillo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Estudantes, agradeço a presença de todos vocês que compareceram para a gente comemorar, confraternizar e  dialogar um pouco sobre este dia histórico para o Brasil, que é o dia 11 de agosto, estamos antecipando a nossa comemoração, o nosso encontro. E dizer que é uma honra, eu que sou Deputado pela primeira vez, presidir esta Sessão Solene. Eu sou oriundo do movimento estudantil, nasci na política, nasci dentro da sala de aula e fui líder estudantil. Acredito que a minha principal escola foi o movimento estudantil, tão glorioso para o Brasil que enfrentou duas ditaduras no século passado, que participou dos principais movimentos políticos do Brasil e que continua sendo imprescindível para a construção de uma nação livre, autônoma, que tenha como princípio o desenvolvimento e a liberdade ampla e restrita no nosso país. Estamos em uma Casa Legislativa, temos que cumprir os ritos estabelecidos. Eu quero começar dizendo que sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Sras. e meus Srs. essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente dessa casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Estudante.

E, antes de citar todas as autoridades e líderes que estão na mesa, peço que  fiquemos em pé para execução do Hino Nacional.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Antes de a gente iniciar as falas, quero agradecer a presença do meu amigo e companheiro Deputado Federal Vicente Cândido, que muitas vezes esteve junto nas trincheiras estudantis e culturais. Ele já presidiu sessão nesta casa em homenagem ao Dia do Estudante e hoje representa o Estado de São Paulo em Brasília, no Governo Federal. É uma honra, Vicente, tê-lo aqui ao nosso lado. Depois irá falar um pouco com a gente.

O Deputado Alencar que é um jovem Deputado, também oriundo do movimento estudantil, é de Guarulhos e os dois são do PT. Aqui na casa ele preside a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude.

A Priscila Casale, nossa querida Presidente da Umes. (Palmas.) Foi a primeira a nos procurar para garantir a sessão na Assembleia, por achar importante a gente marcar o nosso território aqui no Poder de São Paulo. O meu agradecimento especial à Priscila, à Michelle Bressan, que é Secretária Geral da União Nacional dos Estudantes, UNE, e  também presidiu a Umes de São Paulo. Aliás, essa Umes de São Paulo é um perigo para o bem, porque tem projetado muita liderança feminina. E a nossa querida Ana Letícia de Oliveira, Vice-Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, a Ubes, que também presidiu a Umes de São Paulo.

Depois nós vamos citando todos que estão presentes, eu vou citar também o nosso querido Vereador de São Paulo, o nosso Alfredinho, para quem eu passo a palavra, porque ele pediu para falar primeiro, já que tem uma audiência pública que ele coordena e por isso terá que sair. Então, Alfredinho, é com você.

 

O SR. ALFREDINHO - Bom dia para todos. Eu não tenho aqui o nome de todos os componentes da mesa, mas quero saudar ao Deputado Paulo Rillo, jovem Deputado Federal, ao Deputado Vicente Cândido que é outro Deputado jovem da nossa bancada e à Presidente da Umes, Priscila. Enfim, quero saudar a todos os que fazem parte da Mesa e, principalmente, a todos vocês estudantes. Eu sou um Vereador e metalúrgico, sei que a minha categoria teve um papel importante para a democracia desse país pelas lutas do passado e as que continuam enfrentando. Mas, também não posso deixar de reconhecer o papel importante que teve e, que tem, o movimento estudantil no Brasil inteiro. É bom que o Brasil todo saiba disso, pois foi através das lutas do movimento estudantil que hoje nós estamos em um país com democracia. Claro que precisa ser mais aprofundado porque a democracia sempre tem que avançar. A participação da população e o acesso aos meios democráticos é uma luta que nós temos que ter no dia a dia para que se avance nesse país.

Vocês, como jovens estudantes, sempre enfrentam suas lutas de forma rebelde, mas têm todo o direito de lutar pelo passe livre. Eu sei que é luta de vocês reivindicar universidades públicas com ensino de boa qualidade e também reivindicar um país  sempre melhor e mais justo para vocês e para as suas futuras gerações.

Eu fiz questão de vir aqui, mesmo com a nossa agenda do dia a dia lotada, mas eu fiz questao de vir para parabenizar a todos vocês, mesmo que  hoje seja dia 8 e o Dia do Estudante seja comemorado no dia 11, pois fui informado que esse era o único dia disponível nesta Casa para fazer uma solenidade. Ela foi antecipada e vocês merecem a homenagem. Parabéns a todos vocês. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado Alfredinho. Agradeço a presença de alguns companheiros: Pedro Campos, Presidente da Juventude do Partido da Pátria Livre (Palmas.); Gabriel Alves, Presidente do CPC da Umes (Palmas.); nossa querida Lidia Correa, Ex-Vereadora e (ininteligível) do PPL, Partido da Pátria Livre; e  Gilson Rodrigues, Presidente da Fepam, Federação Paulista de Associação de Moradores.

Agora eu convido a nossa companheira Michelle Bressan, Secretária Geral da UNE. (Palmas.)

 

A SRA. MICHELLE BRESSAN - Bom dia a todos. Quero saudar a Mesa e a todos os estudantes que vieram aqui. Essa semana que a gente comemora o Dia do Estudante é a mesma em que iniciaremos esta jornada de lutas. Acho que nada mais simbólico que isto, a gente está aqui no Poder Legislativo comemorando, inclusive uma vitória nossa, o que demorou anos e anos para a gente conquistar, que é a Lei da Meia Entrada a nível estadual. Isso mostra que a luta do estudante tem sido cada vez mais profunda e mais intensa. E sem dúvida nenhuma, o benefício da meia entrada representa muito na nossa vida acadêmica. Isso faz com que a gente se torne pessoas melhores, seres humanos mais capazes, mais soberanos e com mais condições para lutar por coisas que a gente acha justo em nossa sociedade.

A gente tem acompanhado que o Brasil tem avançado de uma forma muito rápida, é a expectativa que o povo brasileiro precisa. Mas, ainda assim, a gente vê que a educação pública não é de qualidade e não é de acesso a todos os estudantes de São Paulo e do país. Hoje a gente vê que os professores ainda ganham mal, que o ônibus custa três reais, que a gente não tem laboratório de informática, química e biologia. Essa luta tem que avançar.

Hoje, infelizmente, o Brasil paga 11 vezes mais juros da dívida do que gastam na nossa educação. Essa semana vai ser decisiva para a gente conseguir mudar essa realidade, que é colocar todos os estudantes na rua para baixar essa taxa de juros, para falar que a educação precisa ter melhores investimentos, que os nossos professores precisam ganhar mais. Hoje a luta que está declarada não é o estudante contra o professor, não é o professor contra o estudante, é a sociedade brasileira lutando pelo que se tem direito, por uma educação pública de qualidade, para a gente ter mais acesso ao cinema, para a gente ter acesso aos jogos de futebol nos estádios, ao museu.  Isso passa por uma transformação clara da nossa sociedade e passa por uma transformação clara dentro das nossas escolas. Como vocês podem ver, temos vários companheiros, inclusive na Presidência da Mesa, que veio desse movimento estudantil e sabe como é lutar dentro da sua sala de aula para fazer com que as transformações aconteçam. Então, eu quero, desde já, chamar aos Deputados para fazer parte da nossa manifestação. Dia 11 de agosto, nós iremos parar a cidade de São Paulo para reivindicar por mais verba para a educação, para falar para esse Governo que ele tem que avançar ainda mais, que não pode deixar as pessoas que são contra esse Governo e fiquem abarrancando o nosso movimento. Nós temos que ir às ruas lutar por uma educação pública de qualidade, lutar para que todo mundo tenha acesso a educação. E, sem dúvida, com as transformações que o país está tendo, a gente tem condições de todos conseguirem passar na universidade, após a conclusão do ensino médio. Eu, por exemplo, sou estudante do ProUni, faço parte de mais de um milhão de alunos que hoje estão tendo acesso à universidade por meio desse programa. Mas isso ainda não é o suficiente. Nós temos que aumentar as vagas nas universidades públicas, nós precisamos garantir que as universidades públicas tenham mais compromisso com a pesquisa, com o desenvolvimento, com o nosso país e com a nossa sociedade, porque é dessa forma que a gente vai conseguir avançar, vamos conseguir garantir melhores salários, melhor educação. Que o Brasil seja livre, soberano e mais igual. Obrigado. Vamos à luta. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado Michelle. Quero agradecer ao Vice-Presidente da UEE, Anderson Gonzaga. Temos a presença de dois ex-deputados: Lucas Buzato e a nossa querida Professora Bia, Deputada que é símbolo de resistência por uma educação pública de qualidade em nosso Estado.

Vou passar a palavra agora para o meu companheiro, Deputado Alencar.

 

O SR. ALENCAR SANTANA - PT - Bom dia Sr. Presidente, Deputado Rillo, colega de bancada que teve a iniciativa de fazer essa Sessão Solene em homenagem ao estudante. Meus cumprimentos, meus parabéns pela iniciativa. Rillo também é egresso do movimento estudantil, passou por um conjunto de historias e de lutas políticas, começou a sua trajetória na escola. Isso é muito importante.

Quero cumprimentar a todos os estudantes presentes, cumprimentar ao nosso Deputado Federal, Vicente Cândido, companheiro de Partido que tem diversos movimentos ligados a juventude; a Michelle Bressan, Secretária Geral da UNE; a Ana Letícia, Vice-Presidente da UBES; e a Priscila, Presidente da Umes.

Quero parabenizar a vocês que aqui estão. Acho que comemorar o Dia do Estudante que é muito importante. Nós estamos fazendo aqui uma grande reflexão sobre a importância dos estudantes na luta política do país. Como disse o nosso Presidente Deputado Rillo, lutou em diversos momentos contra a ditadura que reinava no Brasil. Lutou com liberdade, pela liberdade de pensamento, liberdade de falar e liberdade de se manifestar. Enfim, lutou pela liberdade que é dada a cada um de nós, liberdade de podermos fazer aquilo que queremos e livremente decidir o futuro do nosso país. Estudantes que estão, no dia a dia e nas salas de aula conhecemos e percebemos  claramente as deficiências que temos hoje no ensino público estadual. Muitas escolas são  mal equipadas, ou, sem segurança adequada. Infelizmente, muitas vezes, também temos professores que não são bem remunerados pelo Estado, não tem a devida valorização do seu trabalho. Por essa razão, a gente acaba até tendo aulas que talvez não estejam, nesse momento, condizentes com a nossa realidade. É uma realidade mais dinâmica e mais aberta, uma realidade onde as fontes do conhecimento são amplas, mas na sala de aula, muitas vezes, isso não está sendo trabalhado.

Eu também tive a felicidade de vir do movimento estudantil, de começar a participar no ginásio e depois foi  meu ensino médio. Sabe por quê? Porque eu sempre achei que as coisas estavam erradas. Sempre achei que podiam melhorar e que eu tinha obrigação de no mínimo opinar. E assim foi em diversos momentos. Tenho certeza que vocês que aqui estão também tem essa angustia. Nós queremos coisas cada vez melhores. Nós temos os nossos sonhos e o estudante com certeza projeta um futuro maravilhoso. Mas pessoal, o nosso futuro não pode ser só individual. Tem que ser de toda a sociedade. Então, a participação política de vocês, como já demonstraram ao longo da historia, em diversos outros momentos. Seja participação política, como vai ser no ato que teremos aqui em São Paulo, demonstrando a esses dois Governos da capital do Estado de São Paulo que nós não estamos contentes. Seja participando em diversos locais onde vocês estão. É fundamental, porque o nosso sonho, nós vamos construir todos juntos. Parabéns, mais uma vez, pelo Dia do Estudante e parabéns ao Deputado Rillo. Que a gente possa, cada vez mais, mostrar nossa força e fazer o futuro que a gente deseja. Um forte abraço e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado Deputado Alencar, nós o agradecemos e o saudamos. Depois, irá fazer uso da palavra o Deputado Major Olímpio do PDT. Uma salva de palmas para ele. (Palmas.)

Passo a palavra para a nossa Vice-Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Ana Letícia.

 

A SRA. ANA LETÍCIA OLIVEIRA - Bom dia. Quero saudar a Mesa, em nome do Deputado João Paulo Rillo, do Deputado Vicente Cândido e da minha companheira Priscila, Presidente da Umes.

Hoje, a gente está aqui, acima de tudo, para comemorar o nosso dia, Dia do Estudante. Mas, mais do que comemorar um dia, esse é o momento de comemorar toda uma historia de luta, não só da juventude brasileira, mas também dos estudantes do Brasil que ao longo da historia desse país, lutaram e encabeçaram batalhas importantes para que a gente chegasse ao momento que a gente vive hoje.

É o dia de comemorar a luta pelos estudantes que lutaram pela campanha do petróleo. É Nosso, que culminou na Fundação da Petrobras, que hoje é orgulho do nosso povo. A luta dos estudantes que dedicaram a sua vida pela redemocratização do país, lutando contra a ditadura militar, lutando na clandestinidade a que foi posta as entidades, lutando para que o Brasil fosse o país que teria condição de ser. A luta dos “Caras Pintadas” e, acima de tudo, a luta daqueles que se dedicam a construir uma grande nação chamada Brasil. E hoje chegar aqui e poder comemorar o lançamento de uma Lei de Meia Entrada que está no nosso dia a dia, porque a nossa luta é pela educação de qualidade, pelo acesso a cultura, ao lazer, é para poder construir essa grande nação chamada Brasil.

Então, comemorar uma das nossas grandes vitórias, mas acho que acima de tudo esta Sessão Solene abre um chamado aos estudantes de São Paulo, do Brasil. Essa semana inicia-se uma batalha campal, vamos atingir a tão sonhada educação de qualidade que a gente quer, é a hora da nossa bandeira por mais educação e menos juros ser posta lá em cima, porque chegou a hora, de uma vez por todas, de cada estudante deste país ter acesso a uma universidade e a uma educação de qualidade. Chegou a hora, de uma vez por todas, de a gente fazer jus a história daqueles que morreram na ditadura militar, daqueles que dedicaram a sua juventude a luta pela história deste país, pela história dos nossos grandes heróis, pela história de Tiradentes, pela história de Zumbi dos Palmares, Getúlio Vargas e ex-presidente Lula. É hora de darmos as mãos. Esse é o chamado que a Umes de São Paulo e toda a juventude está fazendo a cada um de nós. Vamos tomar as ruas dessa cidade, vamos fazer de São Paulo a capital que chamará o país inteiro para, de uma vez por todas, findar este ano com a batalha que tiver que ser. Tomar as ruas é acampar nas ruas de São Paulo e tomar a Avenida Paulista todos os dias se for preciso, porque agora é a hora de fazer jus a essa palavra de ordem que a gente entrou puxando.

Mais educação, menos juros e vamos à luta. Dia 11 se inicia a batalha campal dos estudantes do Brasil. De uma vez por todas, vamos ter a nossa tão sonhada educação de qualidade. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado Ana Letícia. Passo a palavra ao Deputado Major Olímpio.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Deputado João Paulo Rillo, Presidente dessa Sessão Solene, a quem eu cumprimento por essa iniciativa; meu amigo e irmão, Vicente Cândido, hoje, Deputado Federal que nos representa em Brasília; Deputado Alencar, lideranças estudantis e jovens estudantes, para mim é motivo de orgulho saber que nós temos Parlamentares com a sensibilidade de abrir as portas da Assembleia Legislativa para que o presente e o futuro do nosso país, que são os nossos estudantes, possam ocupar a Assembleia Legislativa para se manifestar, para pedir, pressionar, exigir o que a própria Constituição já assegura e que todas as classes políticas, no momento das campanhas eleitorais, colocam como meta e objetivo principal. Eu costumo dizer que nunca vi nenhum político, durante as campanhas, dizer que é contrário à educação, a investimentos na educação, à necessidade de uma educação de base cada vez mais efetiva, ao resgate do ensino público e à igualdade e oportunidade para que todos os brasileiros possam ascender na escala social através do único caminho moral e ético, que é o processo educacional.

Mas, infelizmente, ainda passada as eleições, a realidade ainda é bastante dura. E me dá uma expectativa muito positiva quando vejo a mobilização estudantil, porque a classe política acaba se mobilizando sob pressão. Em determinados momentos, a pressão das urnas, mas a pressão das ruas, a exigência, o desgaste em função da realidade que pode ser mostrada por aqueles que de peito aberto se colocam de verdade com todo o idealismo, em um espírito mais do que puro de mudar o país.

Eu assistia as sábias palavras da representante dos estudantes quando falaram aqui de quantas pessoas já se sacrificaram em momentos muito agudos da nossa história, onde os direitos foram suprimidos. E quem levantou a bandeira maior, quem deu até o suor, a lágrima, o sangue e a vida sempre foi embasado no idealismo, na força e no vigor da classe estudantil brasileira.

Nós estamos assistindo mudanças positivas, incríveis e até inesperadas para o nosso país. Graças a deus elas vêm acontecendo, mas vocês têm a força, o vigor e o idealismo. Eu tenho certeza absoluta que o nosso país vai acelerar ainda mais o seu desenvolvimento, o seu crescimento e a minimização da miséria social, já que é impossível neutralizá-la completamente. São vocês que irão fazer esse movimento. São vocês que darão vigor, e são vocês que irão assumir as cadeiras nos Parlamentos, na administração do Executivo municipal, estadual e federal no nosso país e nas próximas gerações. Vocês irão fazer a diferença em um país para que, cada vez mais, possamos nos orgulhar. Parabéns Rillo, pela propositura da sessão, parabéns a todos vocês e que deus os acompanhe e dê muita força para lutar, porque é este vigor que vai fazer a diferença no nosso país. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado, Major Olímpio.

Concedo a palavra ao vice-Presidente da UEE, Anderson Gonzaga.

 

O SR. ANDERSON GONZAGA - Bom-dia a todos. Acho que é uma grande satisfação estar aqui e ainda ser estudante para a gente conseguir ver esse movimento ser realizado nos dias de hoje e tudo mais. Eu acho que foi uma vitória que a Umes conseguiu ter - a aprovação da meia entrada e tudo mais. Mas essa vitória é para todos que se encontram no plenário, para que a gente consiga fazer com que mais de 350 mil estudantes consigam ter o benefício que a Umes já tem na capital. A gente vai conseguir fortalecer, levantando essa questão do dia 11, da nossa manifestação e tudo mais.

Eu me recordo que em 2009 o Presidente Lula, no Congresso da UNE, tinha levantado uma questão falando sobre o Congresso e tudo mais, e ele falou que no meu papel como presidente, a gente tem vários acertos e vários erros. E falou para a juventude que quando o Presidente erra, a gente tem que ir para a rua e fazer manifestação para mostrar que o Presidente está errado. Muitas vezes acontece isso, de o Presidente vir a errar.

Esse dia 11 vai ser um dia muito importante porque a gente conseguiu passar por ditaduras, por Diretas Já, pelo Movimento Caras Pintadas no ‘impeachment’ do Collor. E esse dia 11 vai ser um dia superimportante, porque a gente vai conseguir mostrar assim: “Dilma, a gente está junto com você, mas está errado. Não podemos ter uma política que a gente pega o orçamento da União e pague quase 45% em juros. Isso está errado, não pode acontecer isso”. E falar também: “Dilma, a gente não pode fazer com que o Pré-Sal seja utilizado para investimento no exterior. Tem que ser voltado para a educação, saúde, ciência e tecnologia. O investimento tem que ser voltado aqui, para o nosso próprio país”.

E nesse dia 11 a gente vai para as ruas para falarmos que está errado, que queremos mais educação, e que essa política de juros não tem como ser sustentável. Quero dizer a todos, para os jovens, e convocá-los para o dia 11, para que a juventude que se encontra nesse plenário possa ir, reforçar, e trazer cada vez mais gente para conseguir colocarmos esse dia 11 de agosto marcado nas páginas da nossa história. A gente vai conseguir quebrar essa política de juros que não pode ficar sustentável no nosso país. Quero agradecer a todos da Mesa e ao plenário principalmente. Tenham um bom dia e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Antes de passar a palavra para a Lídia Correa, Presidente Municipal do PPL, quero saudar e agradecer a presença no nobre Deputado Rui Falcão, do PT, que foi um combatente da ditadura militar, história viva de resistência nesse país e que hoje é Presidente nacional do PT, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.).

Vamos lá, Lídia.

 

A SRA. LÍDIA CORREA - Bom-dia a todos vocês. É uma alegria estar aqui nessa Sessão Solene, nesse ato em homenagem aos estudantes do Brasil. Eu quero saudar os Deputados que tomaram a iniciativa: João Rillo, Vicente Cândido, Rui Falcão, Alencar Santana, Major Olímpio. Quero dizer que para nós, do Partido Pátria Livre, é uma alegria muito grande participar dessa homenagem. E quero fazer uma saudação especial à direção da Umes, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, essa entidade combativa, vibrante, lutadora, competente, que tem realizado um trabalho excepcional na defesa dos estudantes, da educação da nossa cidade.

Faço uma saudação especial ainda mais, porque a Umes, além desse trabalho excepcional que realiza, também na sua direção tem inovado, tem representado os melhores valores a nossa juventude, de avançar, de caminhar, tendo consecutivamente como Presidente três mulheres. Primeiro, a nossa companheira Michelle, a companheira Ana Letícia, e agora a querida companheira Priscila. Isso tem um significado muito importante. Isso mostra a força da juventude, a força das mulheres, de estarem juntos com os homens, das jovens para junto com os rapazes estudantes para construírem uma educação melhor e uma cidade melhor porque é isso que nós precisamos. Essa união é decisiva. Mulheres e homens para construir uma sociedade melhor. Não tem outro caminho. Então, a Umes também nessa área é inovadora e avançada.

Eu acho que a nossa companheira Ana Letícia colocou aqui o papel que a juventude tem tido na história do nosso país. A juventude tem tido um papel destacado na luta do nosso país por uma sociedade mais democrática, mais justa, com uma economia mais soberana, mais desenvolvida. Em quase todos os momentos de luta do nosso país para avançar, a nossa juventude esteve à frente e teve um papel decisivo como lembrou aqui a Ana Letícia. Foi ao “impeachment”, foi à luta contra o governo neoliberal, contra as privatizações e entrega do nosso patrimônio para as empresas estrangeiras, foi para derrotar o governo neoliberal e construir lá no nosso país.

Mas agora o grande desafio que se coloca para o Brasil e especialmente para a juventude, para o nosso futuro, é combater os grandes monopólios financeiros e industriais que querem tomar conta do nosso país, da nossa economia, dos nossos recursos.

Nós estamos vendo a crise no mundo. A Europa enfrenta uma crise sem precedentes, com países literalmente a beira da falência, os EUA agora, há poucos dias ameaçavam inclusive decretar moratória, levando o mundo para uma crise maior ainda. E essa crise tem sido gerada por conta dos monopólios financeiros, dos grandes bancos, da especulação financeira, que quer obter os recursos do mundo todo, para obter lucro, superlucro, dinheiro fácil, dinheiro à custa do trabalho do povo do mundo todo.

E agora com a crise lá fora eles querem pegar esses recursos e colocarem no nosso Brasil, porque aqui, os juros do nosso Brasil infelizmente são os mais altos do mundo. As taxas de juros no Brasil estão a 12,5% ao ano, 6,5% de juros reais. É a maior taxa de juros do mundo. O segundo país depois do Brasil com juros altos é o Chile, com 1,5 por cento. Vejam vocês a grande distância dos juros que tem sido praticado no nosso país. E agora, por conta dessa crise eles querem injetar mais recursos aqui. O dinheiro que não vale mais nada lá fora, eles querem pegar aqui para levar os nossos juros. Como disse o companheiro da UEE, quase 50% do nosso orçamento, do orçamento da União, são consumidos com juros e amortização da dívida do Brasil. Isso, dados de 2010, 44,93% foram consumidos com juros de amortização e refinanciamento da dívida do Brasil. Foram 635 bilhões de reais. O orçamento da União de 2010 de um total de um trilhão e 400 mil, 635 são consumidos com juros e serviços da dívida. Sabe quanto foi para a educação? Foi 2,89%, enquanto 44% para juros. É essa a política que os monopólios querem impor ao mundo e ao Brasil. Não pode continuar. O Brasil tem avançado. Avançou com o Presidente Lula e nós estamos muito confiantes que vai avançar mais com a Presidente Dilma. Mas, nós temos, como colocou aqui o Major Olímpio, de fazer a pressão, a pressão do povo e principalmente dos estudantes para barrar essa política que consome os recursos, drena, pega os recursos e passa direto para os banqueiros.

Nós precisamos de dinheiro para educação, para investir na educação de qualidade. O Brasil tem uma preciosidade que é o Pré-Sal, um dos maiores campos de petróleo do mundo. Nós precisamos explorar isso de acordo com os nossos interesses e de acordo com o nosso desenvolvimento. Para isso, nós temos que investir em educação de qualidade, em química, física, laboratórios, educação de fato, para podermos explorar essas riquezas de acordo com os nossos interesses.

Nós precisamos investir em educação, precisamos investir em cultura e lazer, e nós temos recursos, nós temos esse dinheiro. O que precisa é parar de drenar esses recursos para banqueiros, renegociar essa dívida que não vale mais nada esses recursos. O mundo todo está renegociando em outros patamares e nós precisando. Esse é o desafio que está colocado para nós, para a gente continuar avançando. Nós temos enfrentado tudo com o apoio da juventude, a participação da juventude na frente, puxando essas campanhas. E agora é esse novo desafio e eu não tenho dúvida que nós, com a força de todo o povo brasileiro, as mulheres, os aposentados, e principalmente com a força da juventude, essa juventude valorosa, combativa, competente, disposta e querendo crescer e desenvolver a nossa pátria, vamos desenvolver essa política dos monopólios estrangeiros, dos monopólios financeiros, dos monopólios industriais, que só querem lucro e não querem o nosso bem. Tenho certeza que nós vamos avançar isso.

Essa é a nossa mensagem de confiança no nosso país, no nosso povo e especialmente a juventude. Viva a juventude e viva os estudantes de São Paulo e do Brasil!

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT - Obrigado, Lídia, pela fala entusiasmada e pertinente. Antes de passarmos para as duas falas que encerrarão a nossa Sessão Solene, a do Vicente e a da Priscila, eu peço aqui, vamos aproveitar para escutar esse grande companheiro que é 1º Secretário da Casa e Presidente Nacional do PT, Deputado Rui Falcão. (Palmas.)

 

O SR. RUI FALCÃO - PT – Bom-dia a todos. Primeiro, peço desculpas por estar sem gravata, mas há muitos anos eu gostaria que esse protocolo fosse abolido. Porque é um contrassenso com essa temperatura que a gente tem aqui no país, ficar usando gravata.

Queria saudar o Rillo, que com outros Deputados da Casa tomou essa iniciativa, está aqui o Alencar também, o Major Olímpio, acho que já esteve aqui, o Deputado Vicente Cândido, a sempre Vereadora, minha amiga Lídia Correa, a Priscila e a Michelle, e eu fico feliz que as mulheres vão ganhando espaço. É preciso que a gente amplie esses espaços na sociedade para que as mulheres possam participar mais da política. Vocês sabem que no Congresso Nacional nós temos 8% apenas de Deputadas, e na sociedade brasileira, no nosso país as mulheres são maioria na população, no eleitorado, entretanto sua participação no Congresso Nacional, nas Câmaras de Vereadores é muito pequena, apesar de a gente ter uma Presidente da República hoje.

Mas eu queria, Rillo, saudar a sua iniciativa e dizer que nós somos muito felizes que a juventude esteja ganhando espaço inclusive na nossa bancada. Eu comentava no sábado, durante uma plenária do Vereador Alfredinho, lá da zona Sul, que nós chegamos aqui e tivemos a presença do Rillo, do Alencar, do Marcolino, e estão todos aí na faixa da juventude, e eles trouxeram um gás extraordinário para a nossa bancada. É presença no plenário, novas iniciativas, e acho que ao trazerem para cá e o Rillo tomar a iniciativa de comemorar o Dia do Estudante, nós estamos também trazendo a juventude para a Assembleia Legislativa.

Nós temos aqui o Parlamento Jovem, que é uma iniciativa anual e você trazer para cá a Umes, esses estudantes combativos, eu acho que traz para a Assembleia Legislativa esse sangue novo que veio para a nossa bancada.

O nosso país vive um momento, hoje, muito rico. De grandes transformações, e a juventude precisa participar desse momento de transformação. Nós temos visto que em outros países a juventude tem se manifestado de forma muito agressiva em defesa dos seus direitos, de uma sociedade nova, como tem acontecido na Europa diante dos programas de restrição, de contenção dos projetos sociais e mesmo do desemprego elevado que pega principalmente a juventude.

Na Espanha nós estamos com a taxa de 20% de desemprego em grande medida entre aqueles que têm entre 18 e 24 anos. Vocês têm acompanhado as manifestações no Chile que agora começa a ter a adesão do conjunto da sociedade, por reforma do sistema educacional. Sistema educacional que vem se deteriorando assim como o sistema de previdência por causa de modelos que não atendem mais aos reclames da juventude. A juventude brasileira aqui, como lembrou a Vereadora Lídia, participou de todos os processos de mudanças que nós vivemos aqui no país. Desde a luta pelas reformas de base quando jovens iam para o interior fazer sindicalização rural, cultura, alfabetização de adultos pelo método Paulo Freire, o combate à ditadura militar nos quais muitos jovens dedicaram as suas vidas para que nós tivéssemos democracia no Brasil. A campanha das Diretas, o impeachment, em tudo isso a juventude tem participado.

Então, a gente queria deixar uma conclamação a vocês que participam de entidades, que tem gosto pela política, para que venham se engajar na reforma política que está sendo debatida agora no Brasil, que prevê o financiamento público das campanhas, para baratear as campanhas e combater a corrupção, que prevê o voto em listas para que haja mais propostas e menos personalismo. Para que a gente possa garantir mais participação popular, com plebiscitos, com referendos, com consultas, e para que a gente possa também ampliar a participação das mulheres na política brasileira.

Tem uma coisa que eu tenho discutido muito agora, no PT, com relação à juventude, que é criar condições de trabalho, condições na sociedade para que a juventude não tenha como única perspectiva ter que ingressar cedo no mercado de trabalho. Eu sei que principalmente os estudantes da periferia querem entrar em uma Escola Técnica, querem se valorizar para terem condições de trabalhar logo, porque isso significa possibilidade de emancipação ou de ajudar no orçamento doméstico. Mas, essa não é a situação ideal.

O ideal é que a gente pudesse aumentar o período de escolaridade, que a gente pudesse dar acesso a juventude para usufruir de cultura, praticar esporte, conhecer o mundo, viajar, namorar, festejar, e não ter que, muito novo ainda ter que ingressar no mercado de trabalho.

As pessoas estão entrando no mercado de trabalho por necessidade, não por desejo ou prazer. Vocês vêem que os filhos da classe média ficam mais tempo em casa, têm mais possibilidade de escolher uma profissão, de começar a trabalhar mais tarde e aproveitar a vida. Então, os nossos governos e as nossas políticas educacionais deveriam criar condições para que os jovens ingressassem no mercado de trabalho quando tivessem preparados para isso e não fosse apenas uma necessidade.

Então, eu quero aqui cumprimentá-lo mais uma vez, Rillo, e os nossos Deputados, o Major Olímpio, pela iniciativa que tiveram, que a gente aplaude aqui e dizer que é isso que é o futuro do país. Mas o futuro do país começa agora, com vocês participando, sendo ouvidos, podendo ter políticas próprias, de cultura, de esporte, de poder se desenvolverem como cidadãos e cidadãs.

Um grande abraço, boa sorte, parabéns a Umes pelas lutas que vem levando e nós estamos juntos nessa batalha também. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT – Obrigado, Rui. Agora passamos a palavra para o Deputado Federal Vicente Cândido.

 

O SR. VICENTE CÂNDIDO - Bom-dia a todos. Queria com satisfação registrar aqui as presenças do Anderson, da União Estadual dos Estudantes; do Pedro Campos, do PPL; do Gabriel Alves, do CPC da Umes; da Lídia, sempre grande Vereadora, tive o prazer de ser companheiro da Lídia na Câmara Municipal; do Gilson Rodrigues, Presidente da Federação Paulista de Associação dos Moradores; da Ana Letícia, ex-Presidente da Umes; da Michele aqui representando a União Nacional dos Estudantes; do Vereador Alfredinho, que já passou por aqui e falou conosco; do Deputado Alencar que está no plenário e fez uso da palavra agora há pouco do Deputado Major Olímpio, do Deputado Rui Falcão, meu companheiro e Presidente do PT, e da Priscila que é a nossa grande companheira, comandando hoje a UNE.

Queria em especial, parabenizar aqui o João Paulo Rillo por essa iniciativa. Ele, tão logo chegou a essa Casa já tomou a iniciativa, já tem uma primeira Lei votada e sancionada aqui em prol dos estudantes. Isso nos deixa muito tranquilo, ao deixar essa Casa após oito anos, de ter aqui o Paulo Rillo, o Alencar e tantos outros Deputados que assume essa bandeira da juventude, da sociedade, com autenticidade.

João Paulo Rillo, com 18 anos presidiu o PT de uma cidade importante aqui do Estado, que é a cidade dele, São José do Rio Preto, e ele também é um grande parceiro e incentivador da construção da Umes naquela cidade.

Então, João Paulo veio aqui com autoridade para encaminhar aquilo que seja o anseio da juventude. João, durante os oito anos que eu passei por essa Casa ao lado do Rui Falcão, os grandes eventos dessa Casa pela rebeldia, pela ousadia da juventude, foi feito com a Umes e com a UNE.

Isso é muito importante para um mandato como o teu, do Alencar que está chegando agora: poder abrir o plenário dessa Casa, a tribuna dessa Casa, para aquilo que é a esperança do Brasil, que é a juventude que se encontra nesse momento aqui nesse plenário, manifestando e colocando para o Brasil uma pauta que é extremamente importante. Nós perdemos esse ano, o nosso saudoso Vice-Presidente José Alencar, aquele que foi durante anos o porta-voz contra os juros altos. E vocês agora assumem essa bandeira com mais irreverência, com mais energia. Porque vocês estão espalhados pelo Brasil afora e tem levantado essas bandeiras do Petróleo é Nosso, por melhorias na educação sempre, e agora com essa bandeira dos juros, no momento em que o mundo vive uma crise que vai ter que debater, vai ter que tomar medidas. E tudo isso tem a ver com a manifestação do dia 11 com mais ou menos dinheiro para a educação. Quando a gente deixa de pagar juros altos, sobra mais dinheiro no caixa e nós vamos com isso caminhando para aquela meta, que é uma meta do nosso Governo, da Presidente Dilma, mas impulsionado por vocês a gente pode atingir essa meta, que é investir 7% do PIB na educação. Isso é necessário para que a gente tenha realmente um Brasil democrático, saudável, um Brasil de qualidade, com professores ganhando bem, com as escolas abertas, fazendo essa integração que vocês fazem da educação, da cultura e do esporte.

João, vou ter que me retirar. Estou indo ao Rio de Janeiro, indo lá na BR Distribuidora, onde já fomos com a Umes, com a Priscila, pedindo que reedite aquele programa das Olimpíadas Escolares que vocês fizeram no ano passado. A BR já falou que quer reeditar aqui com vocês, mas vou pedir lá para o Presidente Lima, presidente da BR, que dê celeridade para que vocês implementem esse projeto aqui o mais rápido possível. Porque a escola dos nossos sonhos, a escola que o Deputado Rui Falcão estava dizendo agora pouco, é a escola associada com esporte, cultura, educação, cidadania, que envolva a comunidade escolar para que a escola seja cada vez mais forte. É uma referência para toda a comunidade e que essa escola seja a referência principal de um Brasil de qualidade, soberano. Nesse sentido é imprescindível que a juventude encampe essa pauta. Sem a juventude nessa luta é muito difícil a gente conseguir os objetivos. Eu fico muito orgulhoso. Isso nos dá muita tranquilidade e conforto de colocarmos aqui os nossos mandatos, Major Olímpio, Rui Falcão, Alencar e João Paulo Rillo, à disposição dessa luta.

Esperamos que também venha logo essa juventude aqui para dentro do Parlamento, seja como parlamentar, como vereador, como dirigente, como prefeito.É o momento de praticar a cidadania, talvez no nível mais alto. E vocês são parceiros em todas as campanhas eleitorais, usando o direito de cidadania, o direito de manifestar, indo para a rua, formulando, indicando quais são os partidos, quais são os candidatos que têm o compromisso com a transformação do Brasil.

Isso para nós é uma parceria imprescindível, insociável, e para sempre para um Brasil melhor. Muito obrigado e parabéns para todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT – Obrigado, Deputado Vicente Cândido. Agora concedo a palavra para a Priscila Casale, Presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Paulo

 

A SRA. PRISCILA CASALE – Bom-dia a todos. Eu gostaria de cumprimentar a todas as autoridades e entidades presentes na pessoa do Deputado João Paulo Rillo, Presidente da Sessão Solene, e gostaria de saudar em especial a todos os estudantes presentes hoje. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a fim de comemorar o Dia do Estudante, que desde a sua instituição sempre foi um dia marcado por muita luta e comemoração de vitórias expressivas não só para os estudantes, mas para todo o povo brasileiro. Em 2011, nós comemoramos uma vitória bastante importante que é a aprovação da alteração da Lei Estadual de Meia Entrada, de autoria do Deputado João Paulo Rillo. Essa Lei que foi conquistada depois de bastante luta dos estudantes paulistas. A sua alteração hoje representa a legitimidade de um direito que é a possibilidade de acesso à cultura, esporte e lazer. A lei antiga, além de ser arcaica e não definir muito bem as organizações das etapas organizacionais definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação excluía cerca de 350 mil estudantes paulistas à medida que não garantia o benefício para estudantes do ensino técnico, profissionalizante, estudantes de cursos pré-vestibulares e até de educação de jovens e adultos.

Então, é uma belíssima vitória. Eu gostaria de agradecer ao Deputado João Paulo Rillo, autor da Lei e a todos os Deputados que tiveram a sensibilidade e compreensão dessa importante reivindicação para os estudantes paulistanos. Obrigada. Quero cumprimentar também o Deputado Vicente Cândido, sempre parceiro das lutas da juventude, que tem ajudado bastante a Umes nas nossas tarefas. Saúdo e agradeço o Deputado e aos demais.

Como eu havia dito, o dia 11 de agosto é marcado por muita comemoração, mas também é marcado por um dia, uma data digna de muita luta. E os estudantes brasileiros sempre estiveram à frente como vanguarda dos principais movimentos de conquista na história do Brasil. E nesse ano não vai ser diferente. Nós sempre estivemos na luta em defesa do nosso país, por uma educação pública gratuita e de qualidade, e no ano de 2011 o movimento estudantil se unifica por uma pauta central que é a luta por mais investimentos em educação.

Os oito anos de mandato do Governo Lula foram marcados para todo o povo brasileiro, e em especial para a juventude que viu a sua esperança de crescer, se desenvolver, ajudar o país a crescer e se desenvolver. Entrar na universidade e se formar cada vez mais próximo de si, com o advento do investimento massivo em educação básica, com o investimento em ampliação nas vagas de universidades federais, com os estudantes que ingressaram nas universidades através do ProUni, e a apropriação das riquezas que o Brasil tem.

Os oito anos de mandato do Presidente Lula foram marcados por tudo isso. Tivemos uma vitória importante, que foi eleger a Presidente Dilma, que representa a continuidade de todo esse projeto e que com certeza conta mais uma vez com o apoio dos estudantes brasileiros para que juntos, a gente consiga construir um mandato, uma gestão para a primeira mulher Presidente da República, que atenda as necessidades de todo o povo brasileiro.

E as necessidades do povo brasileiro quais são?

É fazer com que o Brasil, o país mais rico do mundo, consiga explorar o seu potencial a favor do povo, de todos os brasileiros. E o nosso desenvolvimento, crescimento, a nossa felicidade não vai não passar por uma importante e estratégica área para qualquer nação, que é a questão da educação.

A nossa luta por educação, como eu já disse, é de longa data. E hoje nós vivemos um momento bastante especial que é a condição que a gente tem de cada vez mais, apropriados de tudo que o nosso país tem a nos oferecer, de tudo aquilo que a gente construiu com a força do nosso trabalho, investir cada vez mais para que a gente consiga crescer. Então, para que a gente rompa de uma vez por todas com aquela ideia de Brasil subdesenvolvido, Brasil dependente, Brasil submisso, é necessário que a gente - eu gostaria de reiterar - acabe com essa política que não condiz com a política de erradicação da miséria que é a política da Presidente Dilma, que tem conduzido muito bem. Acabe com essa política de juros estratosféricos que tem só arrancado as nossas riquezas, a riqueza oriunda de tudo que o Brasil tem e entregado de bandeja aos bancos, a meia dúzia de bancos. A gente quer de uma vez por todas fazer com que o Brasil consiga explorar o seu potencial para investir naquilo que a gente mais precisa.

Não é admissível que o país mais rico do mundo, eu acredito nisso, que a gente pague mais ou menos 50%, quase a metade de tudo aquilo que a gente arrecada, de tudo aquilo que a gente constrói com o suor do nosso trabalho para pagar juros. Isso não é justo.

Como muito bem apresentou a Lídia, hoje no Brasil 44,93% (e isso é um dado de 2010) foi para pagamento de juros e amortização de dívida e somente 2,89% foi destinado para investimento em educação. Isso não é o suficiente. Nós queremos mais. Nós queremos mais porque nós podemos, nós somos um país rico e não é justo que a gente destine quase metade de tudo aquilo que a gente produz para pagamento de juros. Com certeza a bandeira central desse 11 de agosto é mais educação, menos juros.

É necessário, sim, que a gente como vanguarda dos principais movimentos de conquista do nosso país, ajudemos o Governo Federal a crescer, se desenvolver, implementar com cada vez mais afinco a sua bandeira de erradicação da miséria, de fazer com que o Brasil seja um país forte, soberano e justo. E a gente só vai poder ajudar se no dia 11 de agosto nós tomarmos as ruas da cidade de São Paulo, abrindo uma gama de manifestações que irão ocorrer em todo o nosso Brasil, em defesa da nossa educação e em defesa do nosso país.

Então, eu gostaria de convocar todos os presentes, e convocar também os nobres Deputados, para que no dia 11 de agosto tomemos a Avenida Paulista, tomemos a Cidade de São Paulo por uma bandeira que é muito importante para que o nosso país possa ser o que ele realmente pode ser: “Mais educação, menos juros.”

Viva o Brasil, viva a juventude brasileira, viva a educação! Eu pedi a palavra novamente, porque antes de encerrar a sessão eu gostaria de agradecer em nome dos estudantes secundaristas da Cidade de São Paulo que a Umes representa, ao Deputado João Paulo Rillo pela sessão. A gente fica muito contente de ser recebido aqui e ser homenageado. Quero agradecer toda a assessoria que nos últimos dias tem nos ajudado bastante em nos receber aqui e organizar o ato. Então, Natanael, eu gostaria de agradecer mais uma vez e dizer que a homenagem é muito bem vinda e nós estamos muito felizes de sermos recebidos aqui. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO PAULO RILLO - PT – Obrigado, Priscila. Pessoal, no script eu falaria depois da Priscila. Mas o político tem que saber se colocar. Falar depois da Priscila é uma covardia que fizeram comigo. É a mesma coisa que falar depois do Lula. Então, portanto, depois de tantas belas falas, eu quero encerrar a Sessão Solene dizendo um pensamento que eu tenho e que incomoda muito os políticos tradicionais. Eu digo que política pode e deve ser feita por qualquer pessoa, até por políticos, o perigo é quando é feita apenas por políticos.

Portanto, vamos explorar ao máximo a nossa democracia, participando, gritando, batendo panela. É assim que a gente muda a vida, é assim que a gente muda o Brasil. Muito obrigado a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-Encerra-se a sessão às 12 horas e 15 minutos.

 

* * *