http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE JUNHO DE 2013

029ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “19 ANOS DA OPESP - ORDEM DOS PARLAMENTARES DO ESTADO DE SÃO PAULO E PRESTAR TRIBUTO A MAZZAROPI"

 

Presidente: OLÍMPIO GOMES

 

 

RESUMO

001 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 19 anos da Opesp - Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo e prestar Tributo a Mazzaropi". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação do "Hino Nacional da China". Lê texto sobre a Opesp - Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, bem como sobre o ator Mazzaropi. Informa estar honrado em ser o elo da cultura com a população de São Paulo, na homenagem prestada por esta Casa à Mazzaropi. Afirma que o povo brasileiro não cultua os seus valores. Louva a memória de Mazzaropi. Parabeniza a Opesp. Anuncia a apresentação de vídeo sobre Mazzaropi e a entrega, pelo Sr. José Luiz Leonel, presidente da Opesp, de credenciais aos novos membros da Opesp: Srs. Joarildo Serra, José Gama Fortes, Pedro dos Passos e Rubem Serber.

 

002 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, informa estar honrado em estar novamente nesta Casa. Agradece ao deputado Olímpio Gomes pelo convite. Comenta breve histórico dos novos membros da Opesp. Pede que o deputado Olímpio Gomes faça a entrega das credenciais aos novos membros.

 

003 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Anuncia apresentação musical do cantor "Mais Xarope". Pede apoio de todos os segmentos da sociedade para os funcionários da Saúde, que estão em vigília nesta Casa, com o objetivo de melhorar a Saúde pública do estado de São Paulo. Afirma que querem chamar a atenção das autoridades paulistas. Cita a presença do presidente do Sindsaúde, Gervásio Foganhol, Presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas, entre outros. Ressalta que estão neste Legislativo para chamar a atenção e pedir o apoio da sociedade. Destaca a necessidade de dignidade no exercício de suas profissões. Anuncia a entrega de comendas, feitas pelo Dr. José Luiz Leonel, presidente da Opesp.

 

004 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, ressalta a reunião de personalidades de diversos segmentos partidários, sociais, culturais, entre outros. Agradece as autoridades presentes. Pede que o deputado Olímpio Gomes faça a entrega da primeira comenda ao filho de Mazzaropi, André Luiz Mazzaropi.

 

005 - ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI

Filho de Mazzaropi, agradece a Deus por este momento, esperado desde a morte de seu pai. Afirma que São Paulo tinha uma dívida com Amácio Mazzaropi. Diz ser esta a mais importante homenagem a seu pai, por ser realizada na Casa do Povo. Relata sempre encontrar "Mais Xarope", grande fã de seu pai, em seus espetáculos pelo Brasil. Agradece ao povo de São Paulo, ao deputado Olímpio Gomes e a outras autoridades. Ressalta que o legado de seu pai não pode ficar em vão e, por isso, busca apoio desta Casa e do Governo de São Paulo para a construção do "Memorial Mazzaropi", em São Paulo. Menciona a formação de uma escola de cinema com o nome do artista. Faz a outorga de comenda ao vereador Marquito, da Câmara Municipal de São Paulo.

 

006 - MARQUITO

Vereador, agradece o carinho por esta homenagem. Diz estar feliz por este convite. Afirma ser fã de Mazzaropi, que teve a oportunidade de conhecer. Lembra Raul Gil, também fã de Mazzaropi, e que fez parte de seus filmes. Saúda as autoridades presentes.

 

007 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega diploma de mérito e gratidão ao rabino Henry Sobel.

 

008 - HENRY SOBEL

Rabino, afirma que a missão dos judeus não é tornar o mundo mais judaico, mas sim, tornar o mundo mais humano. Diz que somos todos irmãos, filhos de um único Deus. Pede a repetição deste evento por muitos anos. Deseja saúde, sorte, paz e prosperidade a todos. Explica o significado da palavra "Shalom", expressão em hebraico que significa "Paz".

 

009 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, sugere a realização de plebiscito para a redução da maioridade penal para 16 anos. Faz a entrega de comenda para David Cardoso Júnior.

 

010 - DAVID CARDOSO JÚNIOR

Ator e cantor, diz ser esta homenagem a Mazzaropi mais do que merecida. Afirma ter sido Mazzaropi o maior ídolo de seu pai, que nasceu no mesmo dia que o artista. Recorda o início da carreira de seu pai, como engraxate de artistas. Menciona que a humildade foi o maior legado que Mazzaropi deixou para seu pai. Lembra a fazenda de Mazzaropi em Taubaté, que teve o prazer de frequentar. Parabeniza José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes pela homenagem. Agradece, em nome do Estado de São Paulo, a homenagem a Mazzaropi. Ressalta que o Brasil é o "País de Mazzaropi".

 

011 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para Petrúcio Carvalho Melo.

 

012 - PETRÚCIO CARVALHO MELO

Apresentador de televisão, diz ser uma grande emoção receber esta medalha. Parabeniza José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes pela iniciativa. Comenta a apresentação do artista "Mais Xarope", em seu programa de auditório na Rede Brasil, para homenagear Mazzaropi. Convida André Luiz Mazzaropi para ir ao seu programa. Agradece todos os presentes.

 

013 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega comendas para o Sr. Dimitre Josif Gheorghiu; Sr. Surrey Youssef, colunista social; Virgilio Roveda, diretor de filmes de Mazzaropi.

 

014 - ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI

Filho de Mazzaropi, afirma que, antes de seu pai chegar ao sucesso, teve a contribuição de várias pessoas. Homenageia Virgílio Roveda, que ajudou Mazzaropi na construção de seus filmes. Pede aplausos para o homenageado.

 

015 - VIRGÍLIO ROVEDA

Agradece o reconhecimento. Lembra que é um dos últimos técnicos vivos que mais produziu filmes com Mazzaropi. Afirma estar honrado e emocionado por receber esta comenda.

 

016 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para a Sra. Evelin, assistente de palcos de programas de TV.

 

017 - EVELIN

Assistente de palcos de programas de TV, afirma que Mazzaropi foi um grande artista. Dedica a homenagem à memória de sua avó, que era fã de Mazzaropi. Agradece todos.

 

018 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Antonio Irineu, presidente da Consabesp - Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidade de São Paulo.

 

019 - ANTONIO IRINEU

Presidente da Consabesp, Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidade de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que poderia falar de Mazzaropi por horas seguidas. Diz ser uma honra receber esta medalha. Agradece José Luiz Leonel e o deputado Olímpio Gomes.

 

020 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Elísio Macambira, presidente da Confederação Brasileira de MMA; para os representantes da Câmara de Comércio Brasil-China e os integrantes de sua orquestra; e para a Sra. Marta Machado, representando a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

 

021 - MARTA MACHADO

Representante a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, agradece a inesperada homenagem. Menciona seu objetivo de construir uma sociedade mais justa e acessível. Diz que espera que novos serviços sejam implantados na cidade para melhorar a qualidade de vida de todos. Pede uma sociedade mais acessível para os cidadãos.

 

022 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para o Sr. Ricardo Valente, secretário honorário da Opesp; e para o deputado Estadual Gilson de Souza.

 

023 - GILSON DE SOUZA

Deputado estadual, parabeniza o deputado Olímpio Gomes pela iniciativa deste evento. Afirma que Mazzaropi é um patrimônio brasileiro. Lembra que, em sua adolescência, assistia todos os seus filmes. Parabeniza todos os homenageados.

 

024 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, entrega a comenda para o artista "Mais Xarope", fã número um de Mazzaropi; para o Sr. Alexis Pomerantzeff; para a Sra. Francine Felizardo, escritora; e para o Sr. Renato Cury.

 

025 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Entrega, em nome de todos os deputados estaduais, um diploma de reconhecimento e placa para o Sr. José Luiz Leonel, pela homenagem a personalidades marcantes para a História brasileira. Afirma que esta Casa está aberta a iniciativas como estas, para valorizar o povo paulista e brasileiro. Lembra a primeira vez em que foi ao cinema, em Presidente Venceslau, com cinco anos, para assistir filme do Mazzaropi. Menciona o significado de Mazzaropi para todos de sua geração. Considera a sociedade brasileira devedora para com este artista. Diz que levará o projeto de construção do Memorial Mazzaropi para as comissões temáticas desta Casa e buscará apoio do poder público. Ressalta que este Legislativo empenhará esforços para a valorização do artista Amácio Mazzaropi.

 

026 - ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI

Filho de Mazzaropi, oferece ao deputado Olímpio Gomes cópia do filme de Mazzaropi "Chico Fumaça". Conta o enredo do filme. Afirma que, em 32 anos, seu pai recebeu muitas homenagens, mas esta, oriunda deste Legislativo, foi a mais importante de todas. Pede ao deputado Olímpio Gomes, em nome dos cidadãos paulistas, que leve ao governador Geraldo Alckmin as reivindicações dos funcionários da Saúde presentes em plenário. Lembra que seu pai foi vítima de câncer.

 

027 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, agradece ao deputado Olímpio Gomes e a André Luiz Mazzaropi. Diz esperar que Mazzaropi seja também homenageado na Câmara Municipal de São Paulo, pelo vereador Marquito. Cita pesquisa, segundo a qual, o gabinete do vereador Marquito é o que melhor atende o cidadão.

 

028 - MARQUITO

Vereador, agradece todos os presentes e sua equipe. Afirma que todos os políticos devem ter uma boa assessoria.

 

029 - JOSÉ LUIZ LEONEL

Presidente da Opesp, agradece ao Cerimonial, ao deputado Olímpio Gomes e seu gabinete. Oferece cópia de filme de Mazzaropi à assessora do deputado Olímpio Gomes, em retribuição à organização do evento.

 

030 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Faz agradecimentos gerais, Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Gostaria de nominar as autoridades que comporão a Mesa de honra desta sessão solene de tributo a Mazzaropi: meu amigo José Luiz Leonel, presidente da Ordem dos Parlamentares do estado de São Paulo à minha direita (Palmas). Para a nossa satisfação, rabino Henry Sobel à minha esquerda. Com muita satisfação recebemos também como um familiar desse ícone da cultura brasileira, desse grande brasileiro, André Luiz Mazzaropi, filho do Mazzaropi. (Palmas.)

Senhoras e senhores esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, atendendo a uma solicitação desse deputado, com a finalidade de homenagear os 19 anos da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo e prestar o mais que justo tributo a Mazzaropi. Convido a todos os presentes - aqueles que puderem - para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado sob a regência do meu amigo, 2ºTenente Músico do Corpo Musical, Jansen Feliciano de Oliveira, com a Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Solicito ainda que os convidados permaneçam em pé, para ouvirmos o Hino Nacional da China, executado pela orquestra oficial da Câmara de Comércio Brasil-China.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Chinês.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Gostaria de expressar o meu agradecimento à Banda oficial da Câmara de Comércio Brasil-China e gostaria de mais uma vez agradecer e enaltecer a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, meus companheiros de tantos anos sob a regência do Jansen Feliciano, estão sempre presentes para também levar uma mensagem de cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Esses valorosos músicos da banda da Polícia Militar, nunca me canso de dizer à sociedade, que além de serem excepcionais músicos, também são excepcionais policiais, saem de um evento oficial já nos seus uniformes característicos da Polícia Militar, vão para fazer operações nas ruas para proteger o cidadão. E, na medida em que há convocações oficiais para abrilhantarem tantas outras sessões em áreas de governo ou de poderes, saem de seus postos de proteção à população e se revestem da condição de educadores, de propaladores da cultura. Jansen, meus policiais militares, muito obrigado, um bom trabalho e um grande dia para todos vocês, que Deus possa acompanhá-los. (Palmas.)

Com muita satisfação também essa Casa recebe o vereador Marquito da Câmara Municipal de São Paulo, que além de ser um representante do povo paulista, é um grande artista. Uma satisfação para a gente, Marquito.

Amácio Mazzaropi, filho de Bernardo Mazzaropi, imigrante italiano, e Clara Ferreira, portuguesa. Com apenas dois anos de idade, sua família mudou-se para Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Pequeno Amácio passa longas temporadas no município vizinho de Tremembé, na casa do avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino de cana verde. Seu avô também era animador das festas do bairro onde morava, às quais levava seus netos que, desde cedo, entraram em contato com a vida cultural do caipira que tanto inspirou Mazzaropi.

Em 1919, sua família volta à capital e Mazzaropi ingressa no curso primário do Colégio Amadeu Amaral, no bairro do Belém. Bom aluno, era conhecido por sua facilidade em decorar poesias e declamá-las, tornando-se centro das atenções nas festas escolares. Em 1922, morre o avô paterno e a família muda-se novamente para Taubaté, onde abrem um pequeno bar. Mazzaropi continua a interpretar tipos nas atividades escolares e começa a frequentar o mundo circense. Preocupados com o envolvimento do filho com o circo, os pais mandam Amácio aos cuidados do tio Domenico Mazzaropi, em Curitiba, onde trabalha na loja de tecidos da família.

Já com 14 anos, em 1926, regressa à capital paulista ainda com o sonho de participar em espetáculos de circo e, finalmente, entra na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número de faquir, Mazzaropi conta anedotas e “causos”, ganhando uma pequena gratificação. Sem poder se manter sozinho, em 1929, Mazzaropi volta a Taubaté com os pais, onde começa a trabalhar como tecelão, mas não consegue se manter longe dos palcos e atua numa escola do bairro. Assim é que nascia a grande genialidade desse artista maravilhoso, que difundiu a imagem da simplicidade, do tipo caipira do brasileiro para o mundo. E aproveitando a comemoração do 19º ano de aniversário da Opesp e por iniciativa da Opesp, sinto-me extremamente honrado que eu possa ser o elo da cultura, da população, do anseio da população do estado de São Paulo para homenagear na Casa do povo, que representa o pensamento do cidadão do estado de São Paulo, essa singela, mas extremamente significativa, homenagem a Mazzaropi. Normalmente o brasileiro tem memória curta, não cultua os seus valores, então todo o esforço que pudermos empreender para valorizar aqueles que elevam a imagem e o moral do brasileiro, temos a obrigação de fazer.

Agradeço a presença de todos que vieram honrar e dignificar a memória desse grande artista, desse grande brasileiro, cujo legado transcende as fronteiras do nosso país. Viva sempre, Amácio Mazzaropi. Parabéns à nossa Opesp. (Palmas.)

Nesse instante, nós teremos a apresentação de um vídeo para lembrarmos o nosso saudoso Mazzaropi.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Gostaria ainda de citar também a presença do David Cardoso Júnior, cantor e ator, prestigiando esta sessão solene.

Nesse momento, o Dr. José Luiz Leonel, presidente da Opesp, fará a entrega de credenciais aos novos membros da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

Srs. Joarildo Serra, José Fortes da Gama, Pedro dos Passos e Rubem Serber, peço que estas personalidades se posicionem para receberem as credenciais do presidente da Opesp.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Bom dia a todos, é um prazer muito grande estar aqui na Assembleia Legislativa mais uma vez. Agradeço ao presidente da Casa, deputado Samuel Moreira e principalmente ao deputado major Olímpio Gomes, que tem sempre aberto as portas para a nossa entidade, que não é uma entidade partidária, mas uma entidade de caráter cultural, social e principalmente educacional.

Então, nesse momento, nos honra muito a presença de José Fortes da Gama, empresário português naturalizado brasileiro, que toma posse como membro honorário; o empresário do projeto Creia, Joarildo Couto Serra, que também tem um projeto social muito grande de recuperação de moradores de rua; do embaixador Rubem Serber, ex-embaixador Rubem Serber, que toma posse nessa oportunidade; e do grande amigo Pedro Amadeu dos Passos, que esteve comigo nos piores últimos momentos, fazendo com que a gente tivesse ânimo para crescer.

Então eu vou pedir que o deputado José, major Olímpio fizesse a entrega de membro honorário para o empresário José Fortes da Gama.

 

* * *

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. O próximo, um dos empresários do ramo esportivo, de quadras, que veio do nada, uma história de superação fabulosa. Queria render as homenagens da Opesp à superação de Joarildo Couto Serra, mostrando que qualquer um, por qualquer situação que esteja poderá um dia se tornar um homem forte, de bem e vencer. Para tomar posse como membro da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, convido Joarildo Couto Serra.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Conosco sempre, ajudando a Opesp, toma posse como membro Pedro Amadeu dos Passos.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Finalmente, meu querido amigo que tem lutado muito pela Opesp, receba o diploma de membro honorário, Rubem Serber.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Ouvimos agora uma apresentação do cantor Mais Xarope.

 

* * *

 

- É feita apresentação do cantor Mais Xarope.

 

* * *

 

O SR. MAIS XAROPE - Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Isso é Brasil. Isso é cultura. Parabéns Mais Xarope, emociona a todos nós.

Gostaria de citar que participam dessa sessão solene, meu sempre presente amigo, Cláudio Aureliano Moreira, representando o deputado Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de São Paulo. Frank Sun, diretor comercial internacional da Câmara Comercial Internacional; professor Alexis Pomerantzeff, presidente da Nação Linguística Portuguesa; Pedro Amadeu dos Passos, relações públicas da Opesp; Dimitre Josif Gheorghiu, diretor superintendente da Associação Comercial de São Paulo; José Fortes da Gama, do Instituto Brasileiro de Golfe e Turismo; Rubem Serber, assessor da Presidência de Relações Institucionais e Internacionais. E gostaria também, se me permitem os convidados formais dessa entidade, dizer que temos hoje uma ampliação da nossa assistência nas galerias, na plateia e pedir o apoio de todos os segmentos da sociedade para essa assistência, que são funcionários da Saúde do estado de São Paulo e que estão numa vigília cívica (Palmas.) aqui na Assembleia Legislativa justamente para tentar fazer uma Saúde pública melhor para o estado de São Paulo. Estão ocupando instalações da Assembleia Legislativa há dias, tentando chamar atenção das autoridades, do governo e mobilização dessa Casa e eu não deixaria passar sem pedir o apoio para tantos segmentos representativos da nossa sociedade que possam apoiar esse movimento para a melhoria da saúde no estado de São Paulo, que significa a valorização dos profissionais da Saúde.

E nós temos aqui presidindo , o Gervásio, nosso amigo Foganholi, presidente do Sindsaúde, nós temos Vagner Freitas, presidente da CUT nacional, temos a Célia Regina Costa, secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e dezenas e dezenas de profissionais da saúde também usando a Casa Legislativa, a Casa do povo não para protesto, mas para chamar a atenção da sociedade, pedir o apoio da sociedade e exigir das autoridades constituídas dignidade para o exercício da atividade, que é fundamental para todos nós, que é prover a nossa saúde. Parabéns pela cidadania.

Nesse momento, o meu amigo José Luiz Leonel, presidente da Opesp, fará a entrega de Comendas. Leonel, o microfone é seu, a Casa é vossa.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Obrigado, deputado, major Olímpio Gomes, parlamentar que muito orgulha o povo paulista por sua atuação nesta Casa de Leis.

Olha é uma sessão ímpar essa que acontece nesse momento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, porque reunimos aqui personalidades de todos os segmentos partidários, artísticos, sociais e empresariais. Gostaria muito de agradecer à Câmara de Comércio Brasil-China que empresta o seu brilho de apoio à Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, esse órgão de relevância internacional. Cito aqui a presença do presidente da Confederação Brasileira de MMA, Elísio Macambira, depois pediria que viesse aqui, no hall de convidados. Vejo grandes personalidades no plenário JK, como Alessandro Ferro, da TV Geração Z, que orgulha sua presença; a escritora Francine Felizardo, uma das escritoras mais festejadas de São Paulo e do Brasil; o rei da ecologia, Felinto França; enfim vejo grandes amigos, Dra. Graziela Nascimento Girão, representando a Associação Brasileira de Imprensa; Cláudio, representando o deputado Ramalho, amigo de longa data; e enfim, o Alessandro Buscarati, piloto de Fórmula Fechada, enfim, muita gente; fora os nossos homenageados que estão nesse momento aqui.

Mas eu não poderia deixar de abrir esta cerimônia sem pedir que o nobre deputado major Olímpio fizesse a outorga da primeira Comenda a essa personalidade que me deixou muito tenso, viu deputado, porque ele confirmou faltando algumas horas, porque ele não comparece a eventos públicos, raramente alguém vê o filho do Mazzaropi, é uma forma que ele prefere viver e quando ele chegou na Assembleia, são essas coisas que nos edificam. Ele me disse: “Leonel, eu vim porque era você”.

Eu vou pedir então que a primeira Comenda, o major Olímpio Gomes faça a outorga ao senhor filho do Mazzaropi, também cineasta, gostaria que todos em pé aplaudissem porque estariam aplaudindo Mazzaropi. André Luiz Mazzaropi. (Palmas.)

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI - “Pra tudo messeis, muito bom dia. Primeiro lugar, um abraço bem apertado pras muié, pros home também, só que pros home mais forgado um poco”.

Olha, que a emoção não me tire o raciocínio para que eu possa, nesse momento, agradecer primeiramente a Deus por esse momento pelo qual esperei 32 anos, desde a partida do meu pai, para que acontecesse. São Paulo tinha uma dívida gigantesca com Amácio Mazzaropi, e através do Leonel, que há pouco eu conheci, São Paulo, através da mais importante homenagem que o meu pai que me criou, Amácio Mazzaropi, resgata isso através da Casa do povo de São Paulo. Portanto, esta é a mais importante homenagem que Amácio Mazzaropi recebe findo o seu centenário que se iniciou dia 9 de abril de 2012.

Tenho viajado esse país nesses 32 anos que ele se foi e tenho encontrado um Mais Xarope, um Mazzaropi, um fã do Mazzaropi em cada um desses 1600 espetáculos que eu completei em Pirinópolis, no estado de Goiás. Onde quer que eu tenha ido, por esse país a fora, sempre tenho recebido esse carinho e essas honras a meu pai, através da presença do povo ao seu espetáculo. Aliás, ao povo de São Paulo, o meu muito obrigado. (Palmas.)

Ao presidente, no exercício da presidência, o major Olímpio, obrigado, ao Leonel, muito obrigado. Sobel, muito obrigado pela presença. Marquito, Marquito de tanta luta, de tanta devoção à sua arte até chegar aonde chegou, obrigado pela presença. David Cardoso, representado pelo David Cardoso Junior, amigo de mais de 40 anos; Virgílio Roveda, diretor do nosso Mazzaropi, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

E dizer ao povo de São Paulo e às autoridades de São Paulo que o legado do meu pai, Amácio Mazzaropi, não pode ficar em vão. Eu venho em busca do apoio desta Assembleia e do apoio do Governo do Estado de São Paulo para a construção no município de São Paulo, na cidade onde ele nasceu, no dia 9 de abril de 1912, meu pai toda vida viveu aqui em São Paulo. Ele nasceu aqui na capital e aqui ele morreu. Então, eu venho pedir o apoio desta Assembleia, do Governo do Estado de São Paulo, para com os parceiros que já estão constituídos e presentes, para a construção do Memorial Mazzaropi lá no local onde ele nasceu, na Rua Vitorino Camilo, número 64, na casa onde ele nasceu, para que o povo de São Paulo tenha um local para reverenciar a sua arte e mais do que isso, formarmos uma escola de cinema aqui em São Paulo com o nome de Amácio Mazzaropi.

Muito obrigado a todos os presentes.

E Leonel, Deus lhe pague.

Obrigado, gente. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, eu vou pedir agora que o André Luiz fique do meu lado, porque todas as Comendas agora serão outorgadas por ele.

André, agora vou pedir que você fique aqui, que eu vou usar agora a sua presença, senão major Olímpio fica bravo comigo, fala: “Poxa, eu tenho que trabalhar, nessa sessão solene só eu que trabalho”. Olha, já que você citou. É não, já está combinado. Já que você citou, pessoal falou assim, por que você não faz uma homenagem ao Marco Antonio Ricciardelli. Nunca ouvi falar desse cara, quem é Marco Antonio Ricciardelli? É o maior humorista que o Brasil conheceu e hoje parlamentar. Eu falei, mas quem que é Marco Antonio Ricciardelli? O vereador Marquito. Vem para cá receber a sua Comenda.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MARQUITO - Bom, bom dia. Bom dia não, boa tarde, não; bom dia ainda. Quero agradecer esse carinho e dizer que eu estou muito feliz por receber esse convite e estar aqui. Eu hoje sou vereador, mas eu tenho a honra de dizer a vocês que eu também faço parte desse grande ídolo que nunca vai, o povo vai esquecer, que é o Mazzaropi. Por quê? Porque eu tive a honra de conhecê-lo e também dizer que tenho um grande apresentador que eu vou oferecer a ele também que ele faz parte; esse grande apresentador Raul Gil que foi um dos maiores, é um dos maiores imitadores do Mazzaropi e foi um homem que fez parte dos filmes do Mazzaropi. E para mim é uma honra; eu quero agradecer. Muito obrigado pelo carinho e dizer que vai ser mais um diploma que eu vou colocar no meu gabinete. Fico muito agradecido, quero agradecer a toda essa Mesa aqui, que tem pessoas que eu conheço, não dá para citar todos, mas eu, alguns aqui, Petrúcio Mello aqui presente, tem aqui David Cardoso, tem também aqui meu querido, tem esse rapaz aqui que também faz o Mazzaropi, que eu já foi na televisão, então, tem pessoas. Meus parlamentares aqui, meus assessores, quer dizer, meu assessor.

Obrigado pelo carinho, que Deus abençoe a todos.

Parabéns pela iniciativa dessa homenagem ao Mazzaropi. Teremos que fazer sempre essa homenagem porque foi, é um ídolo. Obrigado pelo carinho. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, dando continuidade à cerimônia, André Luiz, eu não vou entregar a Comenda Amácio Mazzaropi para ele, mas eu quero entregar um diploma de mérito e gratidão a um dos homens, na minha opinião, que mais ajudou a fé no Brasil, que mais ajudou a divulgar o nosso Deus invencível e que me deixou balançando quando me deu a sua benção sacerdotal antes de eu entrar aqui. Queria que todos em pé, nós entregássemos juntos o diploma de mérito dado para o major Olímpio, através da Opesp, ao homem de Deus, à personalidade mundial, rabino Henry Sobel. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Eu queria que o rabino Henry Sobel desse uma mensagem especial pela paz no Brasil, especialmente nesse momento muito duro que o estado de São Paulo vive. Eu queria que o rabino Henry Sobel desse então uma mensagem de paz nesse momento para nós.

 

O SR. HENRY SOBEL - Queridos amigos, organizadores, plateia querida, vocês sabem a missão do judeu não é tornar o mundo mais judaico. A missão do judeu é tornar o mundo mais humano, porque somos todos nós irmãos, sendo filhos de um único Deus. Uma fraternidade humana. Uma paternidade divina.

Eu peço a Deus que possamos repetir este evento tão lindo por muitos anos e que Deus abençoe e proteja cada um de vocês com saúde, sorte, paz e prosperidade.

Shalom. Shalom em hebraico é paz. Shalom. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, depois desse momento de paz e conforto, queria deixar registrado, major Olímpio, embora seja um momento de festa, que a Opesp gostaria de ganhar um presente. Gostaria muito que fosse convocado um plebiscito nacional para o rebaixamento da maioridade penal para 16 anos. (Palmas.)

Muito bem. Vou trazer para receber a Comenda, agora sim, o André fica do meu lado, o galã do cinema, do teatro e da televisão. Eu até falei para ele, as meninas vão ficar muito ouriçadas se você for, ele falou não, mas eu vou de qualquer jeito. Ele não está representando o pai dele não, embora o pai dele seja um astro. Essa homenagem é pelo conjunto da obra, da luta, do trabalho do ator de televisão de todas as emissoras, que está no teatro, todo mundo aqui está convocá-lo para vê-lo hoje à noite, vem para cá receber a Comenda Amácio Mazzaropi, David Cardoso Júnior. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. DAVID CARDOSO JUNIOR - Antes de mais nada, bom dia a todos. Eu quero dizer que se eu, que sou filho do David Cardoso, que começou com o Mazzaropi no cinema estou emocionado, imaginem a posição do André aqui.

Realmente é mais do que merecida essa homenagem ao Mazzaropi. O meu pai, também nascido no dia 9 de abril, tem como Mazzaropi o maior ídolo da sua vida. Eu acho que, de repente, quase que 100% do que meu pai foi no cinema nacional fazendo 78 filmes, ele deve ao Mazzaropi. Ele começou engraxando o sapato do Tarcísio Meira meu pai, trabalhando com o Mazzaropi, escovando crina de cavalo, ele acordava 4 horas da manhã na fazenda lá em Taubaté. E isso é o grande legado que o Mazzaropi deixou para o meu pai, essa humildade. O Mazzaropi sempre foi a mesma pessoa, sempre mostrou o lado humano, o lado humilde. Eu tive, um dos maiores prazeres da minha vida, de conhecer o Mazzaropi pessoalmente, de frequentar a fazenda, de andar no mesmo trator que ele, ele dirigindo o trator e eu do lado dele. Fui no velório do Mazzaropi. Eu acho que eu tenho que dar os parabéns ao Leonel, ao deputado major Olímpio, vocês estão fazendo uma coisa maravilhosa que é não deixar, como o major mesmo já disse, é um pais que não tem memória. Infelizmente, nós moramos no Brasil. Quando Mazzaropi faleceu, na capa da revista Amiga, tinha uma modelo na página inteira e uma janelinha desse tamanho dizendo a morte do Mazzaropi. Era para ser o contrário, era para ser o Brasil inteiro parar para ver a morte do Mazzaropi, para prestar homenagem.

Mas nunca é tarde. Então aqui, o Leonel, o major Olímpio estão aqui fazendo essa, nós, eu, eu tenho a cara de pau de agradecer em nome do estado de São Paulo, em nome dos cidadãos de São Paulo, do Brasil inteiro o que vocês estão fazendo pelo Mazzaropi, que é nada mais, é o mínimo que eu acho que as pessoas têm de fazer, que é não deixar morrer o nome desse homem. O Brasil tem muito gênios nesse país, graças a Deus. Nós somos o país do Pelé, nós somos o país do Ayrton Senna, nós somos o país do Roberto Carlos, somos o país do Sílvio Santos, somos o país até do David Cardoso e somos o país do Mazzaropi.

Então, muito obrigado todos vocês, fiquem com Deus. (Palmas.)

 

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, jornalista renomado, Troféu Imprensa, Programa Sílvio Santos, Chacrinha, Bolinha, todos os programas de auditório ele fez. Ele lançou no jornalismo impresso, no falecido, no extinto Circuito Fechado, foi contemporâneo de Carlos Imperial, de grandes nomes, nos honra com a presença para receber a Comenda Amácio Mazzaropi, Petrúcio Carvalho Melo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PETRÚCIO CARVALHO MELO - Bom dia a todos. Confesso que é uma emoção muito grande estar recebendo essa medalha hoje e eu queria parabenizar o Leonel Aguiar, presidente da Opesp, e o ilustre deputado major Olímpio por essa iniciativa que tenho certeza que será imitada por outras entidades e quem sabe pela própria Câmara de Vereadores, através do vereador Marquito.

É uma benção de Deus estar aqui, porque hoje o Petrúcio Melo, com muita humildade, comanda um programa de auditório para mais de 180 emissoras de televisões aberta, que é a Rede Brasil de Televisão. E no meu programa, eu, solidificando as homenagens que estão sendo prestadas hoje, na terça-feira passada, eu recebi para homenagear o Mazzaropi, a figura do Mais Xarope, que está aqui. Então, sábado vocês vão assistir no meu programa essa homenagem que eu presto.

E eu queria, ratificando tudo isso, convidar o filho do Mazzaropi para estar no meu programa terça-feira pela Rede Brasil de Televisão.

Então muito obrigado a todos. Eu estou realmente como caçador de emoções, emocionado e feliz por reencontrar o meu futuro governador do estado de São Paulo, o deputado major Olímpio,

Obrigado a todos. Obrigado.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Também para ser homenageado o diretor superintendente da Associação Comercial do Estado de São Paulo, distrital Lapa, Dimitre Gheorghiu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Vamos agora fazer uma entrega um pouco mais rápida, depois todos são homenageados juntos, por causa do tempo dessa sessão está sendo transmitida pela TV. Eu vou pedir que venha o apresentador do programa Excede para vários canais de televisão, que inclusive está cobrindo esse evento, meu amigo de longa data, jornalista renomado, apresentador Surrey Youssef. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Diretor dos filmes de Mazzaropi, que nos honra com a presença, veio junto com o seu filho, lá de Taubaté. Eu vou pedir que o próprio André Luiz Mazzaropi conceda a Virgílio Roveda, diretor dos filmes do Mazzaropi, a Comenda Amácio Mazzaropi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI - Antes do Virgílio Roveda falar, eu quero dizer uma coisa muito importante a todos vocês. Evidentemente, que Amácio Mazzaropi, para chegar a esse sucesso que chegou, teve a contribuição de muita gente, de muitas pessoas que trabalharam com ele. Nós já citamos David Cardoso, já citamos tanta gente que colaborou com Mazzaropi para a criação da Pam Filmes. Reporto lá atrás, que já não se fala mais nele, mas na presença do Gaúcho eu sou obrigado a falar de Rodolfo Icsey, que foi o grande precursor de fotografia de cinema no Brasil, foi o mago da fotografia no Brasil. Não posso deixar de homenagear a Opesp e a Assembleia Legislativa de São Paulo, e Pio Zamuner, que no ano passado foi embora. E na figura do Icsey, na figura do Amácio Mazzaropi, meu pai, e na figura do Pio Zamuner, eu quero homenagear o Virgílio Roveda, nossa Gaúcho, que foi quem ajudou o Mazzaropi a construir grande parte das suas obras, dos filmes que encantou milhões e milhões de pessoas e a todos vocês que aqui estão. Eu peço aplausos para o Virgílio Roveda. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. VIRGÍLIO ROVEDA - Gente, muito obrigado. Eu não esperava esse reconhecimento. Mas eu sou um dos últimos, aliás, um dos últimos técnicos que estão vivos ainda que mais produziam filme com o Mazzaropi. Eu aprendi muito, inclusive se falou do Rodolfo Icsey que foi um dos meus mestres na fotografia e eu, como co-diretor de muitos filmes com o Mazzaropi, estou muito honrado e emocionado por receber essa Comenda.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, mais uma personalidade que viveu e trabalhou com o Mazzaropi, o diretor Gaúcho. Olha, ela é uma das mais belas assistentes de palco dos programas de televisão. Atualmente, no Petrúcio Melo Show, mas já esteve em todos os programas de televisão. Eu vou pedir agora para o Marquito, que também é da televisão, é do Ratinho. Não é que se não o Marquito briga comigo, que concedesse a medalha para essa jornalista batalhadora e modelo, a Evelin, para receber essa medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. EVELIN - Bom dia a todos. Primeiramente queria agradecer a oportunidade que o Dr. Leonel tem me concedido aqui para estar recebendo essa homenagem maravilhosa.

Para mim é uma grande honra receber uma premiação tão gloriosa como essa. Saudoso Mazzaropi, que foi um artista e tanto, que alegrou muitos corações. E eu quero desejar essa homenagem que recebi hoje, no dia 7, para minha falecida avó, que faleceu há pouco tempo, que ela era muito devota, muito, gostava muito do Mazzaropi, os meus pais também e eu ofereço essa homenagem para ela, que ela merece, eu amo muito a minha avó.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Gostaria de chamar um amigo de longa data que tem apoiado a Opesp e que é nossa parceira, o Conselho de Associação de Bairros e Vilas do Estado de São Paulo, que no ano que vem completa 50 anos, uma entidade cinquentenária. Peço que o major Olímpio Gomes, também admirador do CONSABESP, conceda a medalha Amácio Mazzaropi para Antonio Irineu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO IRINEU – Sr. Presidente, nobre amigo, se assim permite chamar, major Olímpio; eu falo que o major Olímpio é amigo porque o major Olímpio sempre participa com a gente na Consabesp, evento na Consabesp, já participou diversas vezes, na Câmara Municipal de São Paulo e é um amigo da comunidade. O meu companheiro, diretor de assuntos do interior do estado de São Paulo, professor Leonel, tenho a honra de ser vice-presidente dessa entidade Opesp, por onde a gente passa a gente faz questão de relatar. Marquito, nós precisamos voltar a jogar bola em Cajamar. Marquito, eu lembro que no ano das eleições, ele estava desmotivado, nós tivemos um jogo lá em Cajamar e estávamos com dificuldades, nós pegamos abrimos aquelas portas, foi interessante, hoje o Marquito é vereador. Isso é importante. O André me faz lembrar um amigo em comum, que já faleceu, empresário Antônio Brito, que me apresentou o André, isso faz, não vamos falar o tempo não, faz muitos anos, faz tempo, o pessoal vai descobrir a nossa idade, aqui na Vila Mariana, atrás da Estação Paraíso, no barzinho ali, faz muito tempo, se a gente for falar aqui. As senhoras e senhores que se fazem presentes nessa tarde, nesse dia, eu quero dizer que, queremos agradecer a Deus por essa oportunidade e dizer que estamos muito felizes.

Falar do Mazzaropi, esse brasileiro que atravessou as fronteiras do Brasil, nós ficaríamos aqui falando o tempo todo e não nos cansaríamos. Queremos neste momento dizer que é uma grande satisfação, uma honra receber essa medalha que vai, com certeza, estar lá na nossa estante, fazendo parte com as outras que já temos.

Professor Leonel, muito obrigado, que Deus abençoe o senhor. Major Olímpio da mesma forma e a todos que se fazem presentes aqui.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - As homenagens à Consabesp, uma entidade que tem 50 anos já. Vamos receber o presidente da Confederação Brasileira de MMA. Eu vou pedir que major Olímpio Gomes faça a entrega da Comenda Mazzaropi e que ele também receba o diploma de membro honorário, que o ano passado ele não pôde estar aqui. Elísio Macambira.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, obrigado. Elísio Macambira, presidente da Confederação Brasileira de MMA, que nos 20 anos da Opesp, trará o Ministro dos Esportes, já que você é muito amigo do Aldo.

Muito bem. Eu vou pedir para os representantes agora da Câmara de Comércio Brasil-China, que venham receber as suas medalhas. Então eu vou chamar o Bruno Shin, que é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-China; o Daniel Kao, que é vice-presidente também da Câmara de Comércio Brasil-China e o representante da orquestra que se apresentou com tanta maestria aqui que é o Danilo Agostinho, o Franklin Souza, o Felipe Eduardo, o Ivan Ferreira Nascimento, o Alexandre Bento da Luz, o Daniel Bento da Luz, o Antônio Carlos Silva Souza, que é o sax tenor; o Fábio Rodrigues Viana, a Luciene Regina Monteiro, o Felipe Oliveira, violino; o Peterson Rufino, flauta; a Sônia na flauta; o Luiz Kuang, mestre e o Daniel Gal, o maestro. Então, eu vou pedir que o Daniel, que é o maestro, esteja conosco juntamente com o Bruno Shin e o Daniel Kao para receberem respectivamente os três, todos os nomes são da orquestra, mas esses três receberão a medalha Amácio Mazzaropi, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Está presente também neste evento, Luís Eduardo Peres Damasceno, diretor de departamento do Cades/Confema da Prefeitura de São Paulo e também a Marta Machado da Secretaria Municipal de São Paulo da Pessoa com Deficiência. Eu queria que a Marta viesse aqui, recebesse a medalha em nome da secretária, levasse para a secretária de pessoa com deficiência. Por favor, Marta Machado. (Palmas.)

Ou concedemos a medalha lá. Por favor, Kauanne, faça, Marta, podemos conceder aí para você, por favor, claro. Será uma honra para nós. O vereador Marquito faz a outorga da medalha à Marta Machado da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, que é o tema mais abrangente hoje na pauta da cidadania brasileira, paulista e paulistana.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Marta, se você quiser falar, tem um microfone aí embaixo. O vereador Marquito que é homem de televisão já providencia rapidamente.

Ah, sim, Marquito e a TV é a mesma coisa.

 

A SRA. MARTA MACHADO - Obrigada, gente. Foi muito inesperada essa homenagem, eu não esperava, eu agradeço e me coloco à disposição em nome da secretária Marianne Pinotti, Tuca Munhoz para nós estarmos juntos construindo uma sociedade mais justa, acessível, igualitária para todos. Estou aqui muito honrada com esse evento e espero que novos programas e serviços sejam implantados na nossa cidade para que possa melhorar a qualidade de vida não só das pessoas com deficiência, mas a qualidade de vida de todos. Que a nossa cidade seja mais acessível para todos.

Muito obrigada.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Ao lado dela também o filho do Mazzaropi faz uma foto, André Luiz Mazzaropi fazendo a sua, sua homenagem especial. (Palmas.)

Muito bem. Nosso secretário honorário da Opesp vai receber a Comenda, que é o doutor Ricardo Valente.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Eu gostaria de convidar para fazer a outorga das medalhas, meu amigo, embaixador de Franca e região, deputado Gilson de Souza. Por favor, Gilson. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Daqui a pouco, eu vou pedir que o empresário Joarildo Couto, agora membro da Opesp, venha falar sobre o projeto CREIA, viu, Joarildo? Fica na posição aqui mais favorável para que a gente possa falar rapidamente sobre o projeto CREIA de incentivo aos moradores de rua.

Eu vou pedir que o filho do Mazzaropi faça a entrega da Comenda ao deputado Gilson de Souza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Se quiser falar, deputado.

 

O SR. GILSON DE SOUZA - DEM - Não só, uma palavra rápida. Primeiro cumprimentar aqui o nosso companheiro da Casa, o major Olímpio, e dizer major, parabéns pela iniciativa aqui. E dizer que o Mazzaropi foi o patrimônio nosso, meu. Na minha adolescência não perdia um filme do Mazzaropi, o Vendedor de Linguiça, o Corintiano, e o que mais me marcou no Mazzaropi é que ele perguntava “ gosta da moça, ou gosta da vaca?”, não, eu gosto é da vaca.

Então é parabenizar a todos, dizer da alegria, também aqui a Associação dos Parlamentares também, muito obrigado por isso, parabenizar. E estou muito contente de estar aqui nessa manhã tão agradável, tão produtiva e tão importante.

Parabéns, major, ao Marquito também. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Obrigado, Gilson de Souza, deputado estadual que abrilhanta esse evento da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

Eu não poderia deixar de conceder a Comenda ao número um do Mazzaropi, que mais representa o Mazzaropi até hoje, claro, depois do filho dele; que é o ator performático e cantor, pediria que o major Olímpio entregasse a Comenda ao artista Mais Xarope. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem, nos momentos finais, as duas últimas Comendas que são muito necessárias para que possamos reconhecer o trabalho destes ícones que trabalharam com o Mazzaropi. Eu vou pedir aqui para o Dr. Alexis Pomerantzeff, presidente da Nação Linguística Portuguesa, representando toda a Nação Linguística Portuguesa, recebesse a Comenda Amácio Mazzaropi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Também para receber a Comenda, vou pedir que a escritora Francine Felizardo, em homenagem aos livros que ela escreveu, viesse receber a Comenda, porque fazer literatura no Brasil não é fácil. Espero que ela tenha trazido bastantes livros para a gente poder divulgar o trabalho dela aqui. Vamos aguardar a Francine para receber a Comenda Amácio Mazzaropi, juntamente com o seu diretor de televisão, Petrúcio Melo, que é um grande incentivador de novos talentos da televisão, da literatura, da música e das artes. Francine, vamos fazer a outorga. André Luiz Mazzaropi outorga a Comenda Amácio Mazzaropi para Francine Felizardo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Também o maior promotor de eventos do estado de São Paulo vai receber a última Comenda, ele que faz grandes festas e agora vai fazer a Musa da Copa, Renato Cury para receber a Comenda Amácio Mazzaropi e assim encerramos a outorga. Rapidinho, se não, não vai dar tempo, nós vamos encerrar a sessão. Vem, faz igual o saci, vem em duas pernas, só que o saci nunca mais voltou. Espero que cortem essa parte aqui.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Agradecendo a todos os presentes, ao Everaldo Nascimento, diretor de comunicações da Litel; ao Alex Buscarati, ao José Roberto da Nação Linguística Portuguesa; ao empresário de Osasco, nosso querido amigo. Vamos fazer a outorga para Renato Cury.

Recebe das mãos do filho do Mazzaropi, André Luiz Mazzaropi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Todos estão convidados para a Musa da Copa, que é o próximo evento do Renato Cury, no jogo Brasil e Itália, logicamente três a zero, para o Brasil. Muito bem, major Olímpio Gomes, da parte da Opesp, ficam encerradas as outorgas da Comenda Amácio Mazzaropi e passo a palavra ao senhor, que é o presidente da sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Hoje é o dia, não tristeza do Jeca, alegria do Jeca. A Assembleia Legislativa e o povo paulista se sentem felizes por essa mais que justa homenagem. E eu gostaria de, em nome dos 94 deputados, está aqui o Gilson de Souza, meu amigo, nosso companheiro aqui, de também materializar na figura do Leonel e da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo, com um diploma de reconhecimento e com uma placa, porque vocês e seus companheiros, Leonel, vocês se desdobram para valorizar, reconhecer, cultuar e rememorar personalidades que foram e que são marcantes para a nossa história.

Então, em nome dos deputados da Assembleia Legislativa, do presidente Samuel Moreira, faço questão de passar às suas mãos uma placa marcando essa data e dizer que a Assembleia Legislativa está de portas abertas a todas as iniciativas feito essa que possam valorizar o povo paulista e o povo brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT Eu dizia ao André Luiz Mazzaropi que para mim é motivo de emoção verdadeira, à medida em que, a primeira vez que eu fui a um cinema, lá na minha pequenina Presidente Venceslau, que os amigos ainda chamam de Venceslonge, foi para assistir o filme do Mazzaropi. Sr. Deraldo, meu pai, que deve estar vendo o programa, minha mãe Alaíde, a primeira vez aos cinco anos, me levaram ao cinema foi para assistir um filme do Mazzaropi. Para mim é extremamente significativo na minha vida, na minha infância e acredito que para toda a minha geração, esse fantástico artista, esse ser humano maravilhoso e que a sociedade brasileira ainda lhe é devedora.

Nós ainda temos que avançar muito. O André estava falando do projeto, da Casa de Cultura, da necessidade de participação governamental para a busca de parceiros privados também para que possamos ter como em inúmeros países em que se valoriza de fato a cultura e a arte, que os grandes valores são perpetuados através de memoriais, através de casas de cultura. Pode ter certeza, André, nós vamos levar para as comissões temáticas dessa Casa, nós vamos trilhar juntos a busca de parceiros e a busca do apoio necessário do poder público e tenha certeza absoluta vai ser, se foi esse o primeiro ato público de reconhecimento do povo paulista, ele foi apenas o primeiro. Pode ter certeza absoluta que a Assembleia Legislativa, os 94 deputados dessa Casa, o Poder Legislativo vão de fato envidar esforços para que nós possamos valorizar ainda mais esse grande brasileiro Amácio Mazzaropi.

O André ainda vai fazer as suas considerações e depois eu passo para o Leonel para as considerações finais pela Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo.

 

O SR. ANDRÉ LUIZ MAZZAROPI - Prezado major Olímpio, recebo com muito carinho essa homenagem. E com reconhecimento do povo de São Paulo, através da Assembleia Legislativa e da Opesp essa homenagem feita ao meu pai, o Amácio Mazzaropi.

Quero lhe presentear, com o apoio da Opesp, com um filme. Meu pai sempre dizia que um filme, os filmes dele eram como se fossem filhos, ele não tinha preferência por nenhum dos 32 filmes que ele fez. Mas ele contava as suas histórias, e muitas delas ele que escreveu, e oferecer ao senhor. O Chico Fumaça é um filme que conta muito da história de um cidadão, de um jeca, de um caipira, que mesmo sendo alijado pela sociedade, ele tinha uma preocupação com aquela sociedade que alijava ele. E para que o trem não caísse no precipício e matasse muita gente dos cidadãos que o alijou, que estavam no trem, ele vai lá e interrompe a circulação do trem e o maquinista acredita no sinal dele e para o trem. O senhor vai assistir isso.

Eu sei que meu pai recebeu, nesses 32 anos que ele se foi, muitas homenagens, muitas. Mas esta, por ser do povo de São Paulo, na Casa do povo, ela é a mais importante homenagem que ele recebe em todos os anos de trabalho e depois de sua partida. Mas que eu quero fazer-lhe um pedido. Eu já lhe fiz um pedido quando iniciei minha fala para que, em homenagem ao Mazzaropi, a Assembleia Legislativa o Governo de São Paulo ajudassem na construção, na preservação da casa onde meu pai, Amácio Mazzaropi, nasceu. Eu quero lhe fazer um pedido, em nome desse povo de São Paulo que aqui está presente, que é o povo da Saúde. (Palmas.), que eu sequer os conheço e eles sequer sabiam da minha existência, mas os aplausos que eles deram ao meu pai me fazem pensar e pedir ao senhor que leve ao senhor governador do Estado para que seja qual seja o pedido desta gente, 15% da arrecadação de todo o estado de São Paulo é mais do que suficiente para atendê-los. Meu pai infelizmente se foi vítima de um câncer, que nem todo o dinheiro que ele tinha o permitiu, o livrá-lo. Então em seu nome, eu peço em nome do povo da saúde de São Paulo, em nome do povo de São Paulo o atendimento desta gente que está aqui, honrando os seus parceiros, pertinentemente sentados aqui há dias, que ele atenda e que eles possam cuidar para que muitas pessoas não sejam vítimas de câncer como meu pai foi.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Só posso dizer ao André que mais compromisso ainda nós temos com essa causa e mais respeito ainda. E muito obrigado pela sensibilidade e por até hipotecar a solidariedade da família Mazzaropi à causa dos profissionais da saúde do estado de São Paulo.

Leonel para as considerações finais antes do encerramento formal.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Deputado major Olímpio, muito obrigado por tudo que fez pela Opesp. André Luiz Mazzaropi, uma honra estar com você aqui. Isso que você disse que é a maior homenagem que o Mazzaropi recebeu até hoje e olha que foram muitas, até o governo federal fez uma homenagem ano passado, então é uma honra para nós, para a Assembleia. Vereador Marquito, sou seu fã, espero que você também na Câmara Municipal ajude a memória do Mazzaropi, que você mande um abraço para o Ratinho, que também começou sua carreira imitando Mazzaropi. Todo mundo é fã do Mazzaropi. É. Espera aí, todo mundo quer falar aqui, o que é isso? Eu não chamo mais ninguém de televisão porque eles querem falar.

Pois é, pois é. Muito bem. Então, eu queria que o Marquito agora que tem, aliás, eu quero fazer em público aqui, falar uma coisa, problema seu, vou falar ao vivo, diz que o seu gabinete está sendo eleito o gabinete onde se melhor atende na Câmara Municipal de São Paulo, você sabia disso?

 

O SR. MARQUITO - Eu sei porque, primeiramente eu agradeço a Deus e eu tenho assessoria muito boa, graças a Deus, um grande assessor, o Dr. Edson Presse, que é meu chefe de gabinete aqui, (Palmas.) e tenho minha assessoria aqui, meus assessores estão tudo, está vendo ali, e vão atrás, estão do lado do vereador, ou do deputado, ou do governador, que seja, você tem que ter assessoria muito boa, digna de trabalho.

 

O SR. JOSÉ LUIZ LEONEL - Muito bem. Parabéns, vereador. Eu disse que iria falar isso aqui. Gostaria de agradecer à Valéria que muito ajudou e a Limonge, que é do cerimonial, que também ajudou muito. Há momentos de tensão, porque uma sessão desse peso é normal as ideias fluírem rapidamente, mas o major Olímpio está de parabéns, e aqui na Assembleia também o gabinete do major Olímpio é ótimo, viu? Que tem uns gabinetes, eu esqueci o nome agora, você passa na porta eles falam “Sai daqui”, mas tem uns que falam “Vem tomar café” pelo menos. Então, Valéria, depois vou te oferecer o Mazzaropi, O Fuzileiro do Amor, tem muitos vídeos para todo mundo. Parabéns a Billy Jackson da revista Mundo da Fama que acabou de chegar. Não temos mais tempo, o major Olímpio tem que fazer o encerramento. Obrigado a todos. Até aqui o nosso Deus nos ajudou.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Lembrando a todos que essa sessão solene será transmitida também no domingo, nove do seis, às 21 horas pela TVNET, canal 7 e 13, e pela TV Vivo canal 185.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários da Casa, a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade, à minha equipe de assessoria de forma especial, à Opesp pela confiança, a presença de todos, a solidariedade dos companheiros da saúde.

 Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 05 minutos.

 

* * *