1

 

18 DE JUNHO DE 2004

30ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS”

 

Presidência: JOSÉ BITTENCOURT

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/06/2004 - Sessão 30ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS"

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia da Assembléia de Deus. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a execução de número musical.

 

002 - GILBERTO DE PAULA

Pastor, representando o Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembléia de Deus em Campinas, declara ser um dia histórico o dia em que a Assembléia Legislativa abre suas portas para celebrar o Dia da Assembléia de Deus.

 

003 - OTONIEL BATISTA

Pastor, representando o Pastor Lupercio Vergniano, Vice-Presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério Madureira, afirma que o Dia da Assembléia de Deus é devido à representatividade que a igreja tem no Estado de São Paulo, em todas as camadas sociais.

 

004 - LAERTE SFORSIN

Pastor, representando o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reflete sobre a contribuição que a Assembléia de Deus pôde dar à Nação brasileira ao longo de seus 93 anos.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Conduz a entrega de exemplares do livro "As Assembléias de Deus no Brasil" ao Presidente Sidney Beraldo e ao Líder do PTB, Deputado Campos Machado.

 

006 - Presidente SIDNEY BERALDO

Agradece a homenagem e cumprimenta a Assembléia de Deus no Brasil por seu trabalho.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a execução de número musical.

 

008 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado Federal, recorda a fundação da Assembléia de Deus no Brasil em 1910, no Pará, e seu posterior crescimento. Destaca que a instituição está presente em todos os pontos do país, contribuindo para aperfeiçoar a sociedade do ponto de vista moral e ético.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a execução de número musical. Apresenta um relato histórico das Assembléias de Deus no Brasil.

 

010 - ADELINO ALVES RIBEIRO

Pastor e Presidente da Assembléia de Deus de Mauá, faz uma oração de agradecimento pela comemoração do Dia da Assembléia de Deus.

 

011 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - CARLOS TAKAHASHI - Senhoras e senhores, bom-dia. Sejam todos bem vindos à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A partir deste momento iniciaremos a sessão solene com a finalidade de comemorarmos o Dia da Assembléia de Deus.

Para a Presidência desta sessão, receberemos a S. Exa. o Pastor José Bittencourt, Deputado Estadual, com uma calorosa salva de palmas. Acompanham S. Exa. o Exmo. Sr. Pastor Gilberto Nascimento, Deputado Federal; Pastor Laerte Sforsin, neste ato representando o Pastor José Wellington B. da Costa, Presidente da Assembléia de Deus, Ministério do Belém; Pastor Otoniel Baptista, neste ato representando o Pastor Lupercio Vergniano, Presidente da Assembléia de Deus - Brás/São Paulo; e o Pastor Dr. Gilberto de Paula, representando o Pastor Dr. Samuel Ferreira, Presidente da Assembléia de Deus em Campinas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Neste ato passamos à nomeação das autoridades presentes: Pastor Gilberto Nascimento, evangelista da nossa igreja e Deputado Federal, que tenho a honra de nesta sessão estar sendo por ele ladeado; Pastor Laerte Sforsin, representando o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Assembléia de Deus - Ministério do Belém e mui digno Presidente da Convenção geral das Assembléias de Deus no Brasil, à minha esquerda; Pastor Otoniel Baptista, representando o Pastor Lupercio Vergniano, Presidente da Assembléia de Deus do Brás, São Paulo, vice-Presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil, Ministério Madureira e Presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus de São Paulo, Ministério Madureira; Pastor Dr. Gilberto de Paula, representando o Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembléia de Deus em Campinas e vice-Presidente da Convenção do Estado das Assembléias de Deus, Ministério Madureira, e também Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo - o Pastor Gilberto de Paula preside a nossa jurisdição eclesiástica em Mogi das Cruzes, à minha esquerda; Pastor Alberto Betão, Vereador pelo município de Mauá, à minha direita; Pastor Adelino Alves Ribeiro, Presidente da Assembléia de Deus em Mauá; Pastor Elton Alves Ribeiro, vice-Presidente da referida igreja em Mauá; Pastor Teodózio Gregório da Silva, representando o Pastor Genício Severo dos Santos, que é Presidente da Assembléia de Deus do Taboão e Presidente da Unidade Fraternal das Assembléias de Deus da região do ABC; Pastor Florentino Marques dos Santos, representando o Presidente de São Bernardo do Campo, Pastor Anésio Lopes, e nosso futuro vereador na cidade de São Bernardo do Campo; Pastor Ismair Severino, representando o Pastor Ariosvaldo Meira de Paulo, Presidente do Ministério Jesus Voltará, do Estado de São Paulo. (Palmas.) Deus abençoe a todos pela presença. É uma alegria muito grande recebê-los aqui.

Queremos dizer a todos que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorarmos o Dia da Assembléia de Deus no Estado de São Paulo, instituído pela Lei Estadual nº 11.573, de 2003, sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin.

É com esta finalidade que convocamos a todos para que reflitamos, pensemos e analisemos a nossa instituição da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Estado de São Paulo, e os relevantes serviços que ela tem prestado não somente a este Estado, mas também ao nosso querido Brasil.

Convido todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Segundo Tenente Músico PM Luís Ricardo Gomes.

 

* * *

 

- é executado feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - José Bittencourt - PTB - Esta Presidência agradece ao Segundo Tenente Músico PM Luís Ricardo Gomes e à nossa gloriosa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Quero fazer menção à presença do vPresidente da Assembléia de Deus de Registro, Pastor Ismael de Souza Alves; do Vereador da cidade de Arujá, Pastor José Carlos Santos, que inclusive preside a Igreja Assembléia de Deus em Arujá; do Pastor (Adiel ?)Elias Adriel, da Assembléia de Deus do Belém; do Pastor (Levy Rufino ?), da Assembléia de Deus do Belém, que está representando o Pastor José (Wellington ?)Costa Júnior; do vVice-Prefeito da cidade de Registro, Pastor Clóvis Vieira Mendes; do Pastor Dr. Eliseu Rodrigues da Silva Alencar, representando o Pastor Eri Feitosa de Alencar, Presidente da Assembléia de Deus Paulistana; do Evangelista Manoel Nascimento, representando o Ministério do Ipiranga, presidido pelo mui digno Pastor Alfredo Reikdal; do Pastor Alcides Fávaro.

Gostaria que este Parlamento, como de costume, aplaudisse a presença dos ilustres personagens. (Palmas.)

Faço o registro também da presença da cantora Guiomar Victor, que vai nos brindar com a sua bela voz, louvando ao Senhor nosso Deus, o Hino da História da Assembléia de Deus no Brasil. VocêOs senhores ouvirão e será, realmente, um momento muito edificante. Ao seu lado, está a cantora Simone Lima, que também exerce o ministério do louvor no nnosso Estado e no nosso país com muita eficiência. Que Deus a abençoe! Encontra-se também aqui o cantor (Jacinto Labareda ?), meu amigo, que também exerce o ministério do louvor no nosso Estado e no nosso país. Que Deus o abençoe!

Está conosco também o Pastor Zaqueu dos Santos, representando o Deputado Federal, Pastor Neuton Lima, acompanhado do Pastor Júlio César Portes.

Vamos ouvir a cantora Guiomar Victor, sobre a História da Assembléia de Deus.

 

* * *

 

- é feita apresentação musical.

 

* * *

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa, Deputado Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

 

A SRA. GUIOMAR VICTOR - Quero agradecer ao Pastor e Deputado José Bittencourt pela oportunidade de estarmos aqui comemorando o “Dia da Assembléia de Deus”. Que Deus o abençoe e a todos que o acompanham, dando muita saúde, vida e prosperidade. Que, em tudo que ele colocar a mão, seja confirmado e abençoado por Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Agradecemos a irmã Guiomar Victor pelo seu ministério no País, levando a mensagem bíblica cantada.

Registramos a presença dos Pastores Eli e Domingos, da Assembléia de Deus Zeobethel, em Jabaquara; do Pastor Deoclécio Coaglia, representando o Pastor Elias Cardoso, da Assembléia de Deus em Perus. Que Deus os abençoe pela presença.

Esta Presidência concede a palavra ao Pastor Gilberto de Paula, que representa o Pastor Samuel Ferreira.

 

O SR. GILBERTO DE PAULA - Exmo. Sr. Deputado José Bittencourt, que preside esta sessão solene, Deputado Federal Gilberto Nascimento, que faz parte desta Mesa, autoridades presentes, meus irmãos, minhas irmãs, quero saudar a todos com a graça e a paz de nosso amado Salvador Jesus Cristo. Amém.

Trago a saudação de reconhecimento do nosso líder, Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, em Campinas, como vice-Presidente da nossa Conresp, Convenção Regional de São Paulo, e Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo.

Meus irmãos em Cristo Jesus, hoje é um dia histórico, com muita alegria para nós, pois o Parlamento do nosso Estado abre suas portas, graças ao Deputado José Bittencourt, também Pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

Há pouco ouvimos a bonita e maviosa voz da nossa cantora contando a história da Assembléia de Deus. O dia de hoje é histórico para nós, que aceitamos Jesus como Salvador. O Senhor nos chamou para servirmos na Assembléia de Deus, na gloriosa Assembléia de Deus, que no decorrer dos anos vem prestando um serviço espiritual através da pregação da palavra de Deus.

Aqui estão os pastores, os obreiros, as obreiras, as cantoras. Através do Evangelho - onde Paulo diz: não me envergonho do Evangelho porque é poder de Deus - e através da pregação da palavra do Senhor a Assembléia de Deus vem prestando um excelente trabalho espiritual, convertendo as pessoas ao Evangelho. É um trabalho social no resgate de pessoas que estavam no fundo do poço, sem família, à margem da sociedade.

Mas, quando se estabelece, lá na beira de um córrego, lá no alto da montanha, lá no meio da chácara, como eu posso ver, hoje tenho a alegria de ser pastor aqui na região de Mogi das Cruzes, uma região conhecida como Cinturão Verde da cidade. Temos, no meio da chácara, aquela igreja azulzinha, a nossa gloriosa Assembléia de Deus, que está lá cumprindo a sua missão, designada por Jesus: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo.

Portanto, pastor Bittencourt, ilustre Deputado desta Casa, queremos, em nome de nosso pastor Samuel Ferreira, nosso Presidente, dar os parabéns ao senhor por essa brilhante idéia, por esta lei que está sendo implantada em nosso Estado, de termos o nosso dia de homenagearmos a nossa abençoada, a nossa gloriosa, a nossa poderosa Assembléia de Deus.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Na seqüência dos trabalhos ouviremos a palavra do pastor Otoniel Batista, que representa o Presidente da Convenção do Estado, pastor Lupercio Vergniano.

Apresento a todos o pastor Elias Estevam Adrião, Presidente da Assembléia de Deus - Ministério Madureira, da região de Tupi Paulista, e os companheiros que estão a seu lado. É uma alegria tê-los aqui. E também saudamos o Vereador Cícero Alves, da Câmara Municipal de Santana do Parnaíba.

Tem a palavra o pastor Otoniel.

 

O SR. OTONIEL BATISTA - Exmo. Sr. Deputado e pastor José Bittencourt, Deputado Federal Gilberto Nascimento e demais pastores membros da Mesa, todos os pastores presentes, sinto-me honrado nesta manhã por estar representando o meu pastor, Presidente Lupercio Vergniano, e toda a equipe de pastores do Brás, composta de aproximadamente 800 igrejas espalhadas por toda essa grande São Paulo.

Sinto-me honrado em representar essa grande parcela da Assembléia de Deus aqui em São Paulo. Sinto-me feliz por fazer parte de uma família de pastores. O saudoso pastor Josias Batista foi pastor em Osasco durante muitos anos; o pastor Jorge Batista Leite, de quem sou sobrinho, atuou durante muitos anos em Mogi das Cruzes. Portanto, na minha veia corre o sangue de pastor da Assembléia de Deus.

Vejo com muita alegria este que é um momento histórico realmente, como disse o meu antecessor. Temos o Dia da Assembléia de Deus pela representatividade que a Assembléia de Deus tem no Estado de São Paulo, em todas as camadas sociais, a sua atuação. A Assembléia de Deus geralmente começa dentro de um lar, com duas ou três pessoas e vai se espalhando, crescendo e crescendo. E hoje tem dado uma contribuição muito grande para a formação social, econômica, espiritual e moral deste país.

Foi muito feliz a idéia do projeto para o Dia da Assembléia de Deus. Com certeza somos já respeitados por aquilo que temos feito nesta nação, mas muito mais ainda pela consciência que temos do nosso compromisso com a nação e o compromisso diante de Deus, com a palavra de Deus. É importante que a Assembléia de Deus tenha essa consciência da força que possui, da influência positiva que ela tem demonstrado em todas as camadas sociais, no âmbito político e social.

Louvamos a Deus nesta manhã pela presença de alguns pastores que estão aqui, pelo rebanho que está sob a sua responsabilidade, por centenas de milhares de pessoas que têm sido moldadas, têm sido recuperadas de uma situação difícil, algumas, como foi dito, do fundo do poço. É o poder da palavra, é o poder do nome de Jesus Cristo. É a Assembléia de Deus tendo consciência do seu papel importante na atuação de recuperação de vidas.

Deus abençoe a todos que aqui estão presentes. Parabéns, pastor José Bittencourt, por este grande evento, esta solenidade importante. Que haja, dentro de nossos corações, essa consciência plena de que temos muito a fazer, muito a conquistar. Não temos que desanimar diante das dificuldades. Há um campo pela frente. Há uma proposta diante de Deus. Há um compromisso assumido. Tenho certeza absoluta que Deus está sendo honrado e louvado nesta manhã, aqui.

Parabéns a todos os presentes. Muito obrigado pela oportunidade. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Ouviremos agora uma palavra do Pastor Laerte Sforsin, que representa o Pastor Wellington Bezerra da Costa, neste instante. É um dos co-pastores da Assembléia de Deus do Belém.

 

O SR. LAERTES SFORSIN - Iniciaremos nossa palavra com o seguinte tema: qual a contribuição que a Assembléia de Deus pôde dar à Nação brasileira frente ao dia comemorativo de seus 93 anos?

Excelentíssimo Dr. José Bittencourt, mui digníssimo Deputado e Presidente desta solenidade da Assembléia Legislativa, insignes representantes e membros desta Casa de Leis, autoridades civis, militares, parlamentares e ministros eclesiásticos, dignos funcionários, militantes, senhoras e senhores, a Deus toda a glória.

Dos idos de 1911, com a pujança valorosa de dois homens, a saber, Daniel Berg e Gunnar Vingren, aprouve Deus, através desses humildes servos, organizar as estruturas basilares da Assembléia de Deus do Brasil, começando pelo Estado do Pará.

De lá para cá, milhões de almas têm se lembrado, têm se fortalecido e demonstrado sua verdadeira fé, bem como ardor de enviar as boas novas de conduta de vida aos carentes e necessitados.

Destacamos, sem demérito dos demais, os Pastores Paulo Leivas Macalão e Cícero Canuto de Lima, lembrando-nos de, por memória, que o justo, depois de morto, ainda fala.

Contudo, a temática ora apresentada é de uma inquirição sábia. Qual a contribuição que a Assembléia de Deus pôde e pode dar à nação brasileira? Vejamos.

A Assembléia de Deus é uma instituição de caráter religioso, filantrópico, sem fins lucrativos. Não tem sustentação financeira para resolver os problemas de infra-estrutura da nação. Não tem objetivos industriais ou comerciais, tanto menos no mercado de trabalho, para dar emprego aos milhões que se encontram na expectativa de uma oportunidade de ganharem seu soldo dignamente e sustentarem suas famílias.

Porém, o Deus dessa Assembléia, através de seus ministros, homens e mulheres verdadeiramente fiéis ao Senhor, pode fazer a esta nação infinitamente muito mais, além do que pedimos ou pensamos. Milhões de brasileiros têm sido transformados pelo poder do Evangelho, através das mensagens ouvidas e assimiladas nos cultos desta igreja.

Homens têm saído da lama para viver uma vida digna e de cunho moral elevado. O poder transformador e curador, pela palavra de Deus pregada, tem sido o diferencial fundamental da demonstração de regra e fé em Jesus Cristo.

A mídia comprova isso. Metamorfoses contínuas de caráter, através de milagres divinos com a evidência do Espírito Santo, têm demonstrado o poder de Deus no ser humano, produzindo assim sucessivas vitórias e intercessão por nossa pátria, para que haja paz e tranqüilidade, conversões tais que se nos assombra a demonstração da glória de Deus.

A Assembléia de Deus, tendo Deus como soberano, pode contribuir para que a direção desta nação esteja nas mãos de homens probos, cheios da graça e sabedoria divina. Ela pode também orientar e conduzir o ser humano a uma elevada conduta moral e emocional para a conscientização da unidade familiar, tão necessária neste tempo de separações.

Contribui também com o ensino infantil cristão, puro e sincero, voltado aos verdadeiros valores sociais necessários. Pode contribuir com fundações, escolas, faculdades, hospitais, asilos, creches, oficinas de capacitação profissional, ministrando aulas teológicas, escolas musicais devidamente voltadas ao louvor a Deus e melhor equilíbrio emocional do estudante. Através do sufrágio universal, já que tem milhões de eleitores, colocar nas tribunas homens verdadeiramente compromissados com a verdade, trazendo benefícios à nação por reconhecer, como se hoje procede, porque no Brasil há uma Assembléia cujo Deus é o Senhor.

Façamos parte desta Assembléia porque ela é de Deus. Toda a honra e toda a glória sejam ao nosso Deus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Faço menção à presença da ilustre Deputada Maria Lúcia Prandi. É a 4ª Secretária desta Casa. Cumprimento, como de costume, os senhores (Palmas.).

Faremos, agora, uma breve homenagem com a oferta de exemplares da História das Assembléias de Deus do Brasil para o ilustre Deputado Sidney Beraldo, Presidente desta Casa, e também ao nosso líder do PTB, nobre Deputado Campos Machado, antes de ouvirmos a fala do nosso Deputado Federal, Gilberto Nascimento.

O Chefe do Cerimonial, Sr. Carlos Takahashi, foi acompanhar o Presidente até este recinto. Enquanto isso, agradecemos a presença dos demais pastores que aqui estão, como o Pastor Geraldo, de Ferraz de Vasconcelos, e a sua esposa. Que Deus os abençoe, e levem os nossos abraços para o Pastor e nosso amigo Ari, da Igreja Jesus Voltará. Pastor Pacífico também, do Jardim das Rosas, que Deus o abençoe; aos nossos assessores. Louvamos a Deus pela presença de todos. Pastor da nossa igreja em Castro Alves, Cidade Tiradentes; Pastor Enio e os irmãos que o acompanham, que Deus os abençoem; Pastor Oseas, da Assembléia de Deus do Brás, e mais outros pastores, que a graça do Senhor repouse sobre todos.

Quero apresentar o Dr. Luciano, que representa o nosso líder, nobre Deputado Campos Machado. Ele receberá o livro para ser entregue ao nosso líder. Nós aguardamos a presença do Presidente, e quero saber se a TV Assembléia poderia focar este importante livro, pois ele resume a história das Assembléias de Deus no Brasil. É um compêndio bem elaborado, com fotografias, e editado pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus do Brasil. Ficamos bastante felizes com esta obra que é lançada no mercado. Ela mostra a idoneidade e a maturidade da Igreja.

Quero fazer menção desde logo, antes que esqueça. É uma súplica a todos os pastores que aqui estão: não deixem de orar pelo nosso Governador Geraldo Alckmin, pelo Presidente Sidney Beraldo, Presidente desta Casa do Poder Legislativo, e também pelo Dr. Luiz Elias Tâmbara, Presidente do Tribunal de Justiça do nosso Estado. Eles representam os três poderes, e ficamos, assim, com o sentimento de dever cumprido.

Quero que todos fiquem de pé, pois neste momento adentra ao nosso plenário o Dr. Sidney Beraldo, Presidente desta Casa. (Palmas.)

Nobre Deputado Sidney Beraldo, este povo presente representa a nossa Igreja aqui no Estado de São Paulo. Representa também as maiores lideranças do nosso Estado, e do nosso país. Quero passar às suas mãos este livro, ‘As Assembléias de Deus do Brasil’, sumário histórico devidamente ilustrado para que V.Exa., por ser um homem sábio, preparado e honrado, um digno Presidente da Casa que exerce com muito brilhantismo e eficiência, tenha neste livro uma fonte de pesquisa e ampliação do conhecimento sobre a Igreja Assembléia de Deus no Brasil. Ela tem contribuído não só para a formação do caráter, restauração de vidas e no aspecto espiritual, mas também socialmente, ajudando muito o Estado e os Poderes desta nação. (Palmas.)

 

O SR. SIDNEY BERALDO - PSDB - Quero, em primeiro lugar, saudar o meu companheiro Deputado, amigo, José Bittencourt. Cumprimento-o pela iniciativa desta sessão solene. Saúdo também o meu amigo, companheiro e hoje Deputado Federal, Gilberto Nascimento, com quem tive a oportunidade de atuar junto nesta Casa quando S. Exa. era Deputado Estadual. É nosso amigo, amigo da família, e falo da minha alegria de estar aqui recebendo hoje este livro, e participando desta sessão solene.

Quero cumprimentar a todos por terem dado uma contribuição para que o nobre Deputado José Bittencourt pudesse estar aqui hoje, nesta Casa, representando o povo de São Paulo com muita dignidade e com muito trabalho. Não tenho dúvida nenhuma em afirmar hoje que é um dos mais brilhantes e trabalhadores Deputados desta Casa.

Que os pastores e membros da comunidade Assembléia de Deus sejam bem-vindos. Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentá-los pelo trabalho que vêm desenvolvendo ao longo destes mais de 90 anos da Assembléia de Deus no Brasil, que se iniciou em Belém do Pará em 1910. Ao longo da sua história cresceu e tem contribuído para a evangelização, para a restauração dos valores da família, do amor ao próximo, da solidariedade, valores extremamente importantes para que tenhamos uma sociedade mais justa.

Quero reafirmar minha alegria de participar deste evento e agradecer pela lembrança. Muito obrigado a todos. Sejam bem-vindos à nossa Casa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Agradecemos a presença do nobre Deputado Sidney Beraldo.

Na seqüência, chamamos o Dr. Luciano para receber este livro em nome do nosso Líder, nobre Deputado Campos Machado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Ouviremos agora a cantora Simone Lima com o cântico “Unção de Jeová”.

 

A SRA. SIMONE LIMA - Cumprimento a todos com a graça e a paz. Nossos parabéns ao nobre Deputado Estadual José Bittencourt pela competência da comemoração deste dia. Muitas pessoas talvez em uma praça ou em um acidente perderam suas vidas. Mas a Assembléia de Deus continuou, cada um plantando a sua semente. Hoje estamos comemorando este grande dia.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Deus continue abençoando a irmã Simone Lima.

Recebemos também aqui a Sra. Maria Páscoa, funcionária desta Casa, que cuida da Biblioteca. Queremos passar às mãos da Maria Páscoa este livro, para que fique na nossa Casa, para fonte de pesquisa, a história das Assembléias de Deus no Brasil. Podem aplaudir. (Palmas.)

Ouviremos agora o ilustre Deputado Federal Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Querido Deputado José Bittencourt, autor do projeto de lei que cria o Dia da Assembléia de Deus, Srs. Vereadores presentes, Srs. pastores que neste momento estão participando, senhores funcionários da nossa TV Assembléia, parabéns pelo trabalho que os senhores têm feito, nossos jornalistas que tão bem divulgam esta Casa, senhores funcionários e funcionárias da Taquigrafia, enfim, todos aqueles que aqui estão nesta manhã.

Quis usar esta tribuna porque ali alguns pastores poderiam observar que quando falo em público minhas pernas tremem. Então, fico aqui, pelo menos protegido e vocês não vão ver o tremor das minhas pernas.

É uma alegria muito grande para mim, que fiquei nesta Casa e ocupei esta tribuna por oito anos, tendo já ocupado a tribuna da Câmara Municipal por mais de doze anos e agora na Câmara Federal, poder voltar a esta Casa de Leis cujos trabalhos acompanhamos durante muitos anos.

E mesmo antes de ser Deputado Estadual pude acompanhar convenções partidárias que normalmente acontecem nesta Casa. Passada a ditadura, as convenções voltaram novamente para esta Casa, na abertura democrática deste País. Portanto, acompanhei aqui, por muitas vezes, convenções partidárias e reuniões de governo.

E o que pudemos observar nesta Casa, muitas vezes, querido Pastor José Bittencourt? Foi porque muitas vezes vi nesta Casa, sentados nessas poltronas, senhores secretários de Estado, ministros de Estado, secretários Municipais, homens de confiança de governos.

Homens de confiança - gosto sempre de dizer essa palavra quando me refiro a homens de Deus - homens de confiança que ganharam a sua confiança e a confiança de um governo porque caminharam junto com esse governo ou com um candidato ao governo quando ele ainda era candidato.

Muitos andaram ao lado dele carregando a sua pasta, muitas vezes limpando o seu paletó, conduzindo algumas pessoas que precisavam conversar com aquele candidato. Aí, o candidato virou governador, prefeito, Presidente da república e esses homens ganharam cargo de confiança. Foram homens de confiança enquanto durou o governo.

Lembro-me de um governo que também passou por esta Casa e que um ano e pouco depois tinha seus homens de confiança, pessoas que se diziam mais inteligentes do que a média da população, mas que num determinado momento o governo caiu e eles também caíram juntos. Portanto, perderam a sua confiança.

O que observamos, meus queridos pastores e pastoras que aqui estão nesta manhã, é que aqui também estamos diante de um grupo de homens e mulheres de confiança. Não são simplesmente homens de confiança, mulheres de confiança que precisaram andar com um candidato para mostrar suas habilidades e depois ganhar um cargo de confiança, não. Foram pessoas.

Para você que está nos vendo agora pela TV Assembléia, foram pessoas que ganharam o seu cargo de confiança quando muitas vezes estavam trabalhando em um chão de fábrica, aí ouviram a voz do Espírito Santo dizendo nos seus ouvidos espirituais: “eu tenho um compromisso com você; quero te chamar para uma obra muito especial; quero que você saia desse trabalho que você está fazendo e venha para um trabalho muito especial; quero te colocar como meu homem de confiança, como mulher de confiança; quero que você pregue minha palavra e vá apascentar as minhas ovelhas.” Essas pessoas ouviram essa voz, esse chamado, e se colocaram na causa do Mestre. Portanto, tornaram-se homens e mulheres de confiança de Deus.

É claro que as pessoas que servem um governo terreno muitas vezes erram ou o governo erra; muitas vezes se corrompem e acabam perdendo o seu cargo de confiança. Mas as pessoas que estão aqui nesta manhã são homens e mulheres de confiança não de um de um governo terreno que passa, que termina, mas são homens de confiança de um governo eterno, um governo que não se corrompe, que não erra. Portanto, são homens de confiança que estarão na expectativa, no trabalho a ser desenvolvido, até que um dia todos nós chegaremos nos céus e vamos ouvir o Senhor dizer: “Vinde, benditos de meu Pai, que é isso que tenho preparado para vós.” Isso sim é ser homem de confiança.

Mas ser homem de confiança de Deus é também poder estar a serviço dele em um dos seus trabalhos, em uma das suas igrejas. Estamos falando aqui especificamente da Assembléia de Deus, igreja que nasceu em 1911. Em 19 de novembro de 1910 chegam a Belém do Pará Gunnar Vingren e Daniel Berg, homens que, depois de terem saído da Suécia, foram para Chicago, nos Estados Unidos, fazer um curso superior de teologia, num instituto. Lá acabaram um dia encontrando-se com um irmão chamado Adolfo que disse ter tido um sonho com eles, em que estavam indo para um lugar chamado Pará.

Deus estava, portanto, encaminhando aqueles homens para virem para o Pará. Foram então procurar nas bibliotecas e mapas, descobrindo que Pará era uma localidade no Brasil, ainda muito pobre naquele tempo, com enfermidades matando rapidamente as pessoas. Mas como era um sonho de Deus o Evangelho ser pregado no Brasil, eles saíram de onde estavam e vieram para o Brasil, para Belém do Pará, a fim de iniciar o trabalho da igreja.

Começaram assim a acontecer os primeiros milagres. Tendo vindo inicialmente para uma igreja batista, logo depois batizados com o Espírito Santo, mesmo estando em um porão de igreja, onde exatamente começou a Assembléia de Deus, hoje com esses templos maravilhosos, a verdade é que começaram nos porões de uma outra igreja.

Ali veio o primeiro milagre, veio uma mulher que num dos primeiros cultos acabou sendo curada da sua enfermidade, uma mulher que andava com muletas. Hoje suas muletas são colocadas nas paredes do templo para que todos possam ver que ali o poder da cura já existia.

Logo depois veio um segundo milagre. Uma irmã chamada Cecília Albuquerque tinha um câncer que estava comendo seu rosto, provavelmente uma mulher que não podia mais andar nas ruas, uma mulher que certamente as pessoas olhavam e não queriam sequer fixar os olhos nela, porque era uma mulher com o rosto sendo destruído pelo câncer. Mas ela foi a um desses cultos pregados por Gunnar Vingren e Daniel Berg. E a presença do Espírito Santo ali estava, a presença do Jesus curador, médico dos médicos, ali estava. E foi exatamente ali que essa mulher foi curada, e o Evangelho acabou sendo pregado em toda aquela cidade.

Foi assim que cresceu nossa igreja, e que começou nosso trabalho. Logo depois veio a igreja Assembléia de Deus, uma igreja que começou com pessoas muito simples, mas muito dedicadas. E a igreja começou a se espalhar por este Brasil. Figuras então como Cícero Canuto de Lima, como Paulo Leivas Macalama, e tantos outros que vieram para outros estados e viram o Evangelho se disseminar, a Assembléia de Deus crescer de forma impressionante para as pessoas que ainda hoje observam.

Tivemos já tantas igrejas. Naquele tempo, a igreja não podia construir seus templos, mas as pessoas pegavam e montavam tendas de lona, principalmente em estados como Minas Gerais, onde fomos tão perseguidos - igrejas foram queimadas, pastores foram perseguidos, pastores que não podiam comprar nas vendas, porque lá não se vendia para pastores, e principalmente da Assembléia de Deus.

Foi essa a história da igreja, mas eu louvo a Deus. Quantos pastores nossos não perderam a vida? Como cantou aqui nossa querida cantora: muitas vezes pessoas se vão, perdem sua vida, mas essa semente do Evangelho continua a crescer e florescer, e temos novas igrejas surgindo a cada dia.

Há poucos dias, meu querido Pastor Bittencourt, eu ouvia um Deputado Federal aqui do Estado de São Paulo, Prefeito de uma grande cidade deste Estado, que dizia ter mandado fazer uma pesquisa na cidade. Nos bairros mais violentos, com índices mais altos de ocorrências policiais, começou a incentivar pastores a irem abrir igrejas. Na medida em que igrejas eram abertas, o número de ocorrências diminuía e as pessoas passavam a viver em paz. Por que isso? Porque pregamos um Senhor que muda, que transforma.

A Assembléia de Deus tem trabalhos em cadeias e penitenciárias. Este é um mandamento bíblico: estive preso e não me foste ver. “Mas, Senhor, quando é que Tu estiveste preso?” Não. “Aqueles que fizerem isso a um dos meus pequeninos o fazem para mim.” Há pessoas que vão ali pregar. Essas vidas são transformadas.

Certa feita, eu conversava com o diretor da Casa de Detenção, quando ainda aqui no Carandiru, bairro de Santana. Ele me dizia o seguinte: “Deputado, a única coisa que muda a vida das pessoas aqui é a religião, é o religar-se do homem com Deus, é Cristo entrando na vida das pessoas.” E é esse o papel que a Assembléia de Deus tem feito. A Assembléia de Deus, organizada em todas as cidades e bairros, em todos os estados, em todo o Brasil.

Certa feita, viajando com o Ex-Governador Mário Covas - trabalhamos tanto por ele nesta Casa, defendendo seus projetos e pontos de vista, ele me disse: “Gilberto, fico impressionado: todo lugar que sobrevôo, qualquer lugar neste Brasil onde a gente desce, a gente pode observar que lá há um grupo da Assembléia de Deus, lá há uma igreja da Assembléia de Deus.” Isso é que faz a diferença.

Imaginem os senhores que nos assistem através da TV Assembléia: as pessoas falam sempre que o País está muito mal, as pessoas já não se respeitam mais, as pessoas se agridem. Não é a condição social ou a condição financeira de alguém que muda o seu temperamento pessoal. Imaginem, por exemplo, e aí o mundo já está tão violento, imaginem se não tivéssemos as igrejas, os pontos de pregação em casa lugar, porque cada pessoa que vem para igreja é um problema que deixa de existir na sociedade, porque são pessoas que passam a orar pelos seus governantes, são pessoas que passam a trabalhar com dignidade, são pessoas que se erravam procuram não errar mais, são pessoas que se fraudavam, procuram não fraudar mais. Mas são pessoas que mudaram realmente através do poder do Cristo restaurador em sua vida, que pode realmente restaurar uma sociedade.

Portanto, quero neste momento, encerrar minhas palavras parabenizando a Assembléia de Deus. Assembléia de Deus que, como há pouco ouvi aqui, é uma igreja que na realidade, muitas vezes faltando muitas coisas nos bairros, faltando muitas coisas em muitas cidades, mas lá está presente a igreja.

Falo numa Casa política. Esta Casa política sabe que os partidos políticos querem estar representados em todos as cidades. Muitos deles não estão, mas a Assembléia de Deus está presente. Muitos distribuidores de produtos neste país não estão presentes, mas a Assembléia de Deus está presente. Muitas organizações gostariam de estar representadas em toda a sociedade, mas não estão. Muitas redes de televisão não chegam em alguns países, em alguns Estados e algumas cidades, mas a igreja chega, a Assembléia de Deus lá está presente, Assembléia de Deus que cresce.

E queira Deus que esta Assembléia de Deus continue crescendo. Assembléia de Deus que já foi perseguida no passado, que hoje como disse aqui o nosso querido Laerte, nosso Pastor Laerte Sforsin, é uma igreja que realmente veio para fazer a diferença neste país, e os governantes isto já reconhecem. E por que reconhecem? Porque hoje na Câmara Federal já somos vinte e dois Deputados Federais da Assembléia de Deus. Hoje nosso grupo é maior até do que muitos partidos com representação no Congresso.

Portanto, louvo a Deus por isso. Eu louvo a Deus pelos nossos Vereadores que são já Vereadores ou os que estão postulando, pelos nossos Deputados, como nosso querido Pastor José Bitencourt, que está nesta Casa juntamente com outros companheiros também, para aqui fazer a diferença.

Portanto, mais uma vez, que Deus possa realmente abençoa-los, que o Espírito Santo de Deus possa continuar conduzindo, dirigindo a vida da Assembléia de Deus.

E, mais uma vez, Pastor José Bittencourt, parabéns pela sua posição firme nesta Casa, juntamente com outros irmãos, tanto da nossa igreja como outros evangélicos que também estão nesta Casa. E. fiquei muito feliz sabendo que, saindo para Brasília, aqui nesta Casa ficaram pessoas como o Pastor Bittencourt, que tem representado a igreja muito melhor do que eu representei aqui durante os oito anos.

Portanto mais uma vez meus parabéns, que Deus o abençoe e vamos nesta margem, porque o Senhor desta igreja, este exército maravilhoso que se manifesta a cada dia, em cada esquina, em cada lugar, nos cultos, nas vigílias, no trabalho do círculo de oração, este é um povo vitorioso e é vitorioso porque o nosso general é Cristo. Que Deus os abençoe e que a benção de Deus continue sobre a vida de cada um dos senhores.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Agradecemos ao nosso brilhante Deputado Federal, Gilberto Nascimento. Queremos dizer que também nós nos sentimos felizes por ter pessoas do caráter e da firmeza, não só moral como também espiritual, do irmão Gilberto Nascimento na Câmara do Deputados. Ficamos com aquele sentimento de que estamos politicamente lá bem representados, na Câmara dos Deputados Federais. Parabéns, Gilberto Nascimento.

Estaremos ouvindo o louvor com a irmã Guiomar Victor, os Sete Selos, e logo após estaremos aqui deixando um breve relato da história das Assembléias de Deus em cinco minutos após o cântico, creio eu. Se passar mais algum tempinho que me perdoem, mas tenho que fazer este relato histórico e estaremos encerrando a sessão, tendo em vista que o seu objeto foi esgotado. Vamos ouvir então a serva de Deus, a irmã Guiomar Victor.

Apresento meu irmão carnal, consangüíneo, o pastor Gilmar Bittencourt, que está aqui na galeria e os demais irmãos que acompanham e pastoreiam a igreja na Av. Sapopemba, em São Paulo. Deus os abençoe. E também a minha família que está presente, minha esposa, missionária Irmã Madalena, meu filho, pastor Artur Bittencourt, minha filha Cíntia Bittencourt, meu genro Pedro Júnior e meu neto, que também está presente.

Ouçamos a irmã.

 

* * *

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Deus a abençoe, Irmã Guiomar Victor.

Esta Presidência quer registrar a presença do Pastor Élcio Vilanova, da Assembléia de Deus de Osasco, leve a nossa recomendação ao Pastor Sósteres, nosso amigo; do Pastor Marlon Sales, que representa o seu pai, Presidente da Assembléia de Deus em Itapevi, Pastor Davi Sales; do Pastor Euclides, da Assembléia de Deus de Pindamonhangaba, Ministério do Belém, Deus o abençoe, Pastor Euclides; e do Pastor Washington, um dos nossos assessores em Barueri e Itapevi.

Queridos irmãos, quero fazer uma menção rápida do histórico das Assembléias de Deus no Brasil.

“No dia 5 de novembro de 1910 embarcavam no navio "Clement", no porto de Nova York, EUA, em direção a Belém do Pará, dois jovens missionários suecos que viriam a mudar a história do cristianismo no Brasil e além fronteiras: Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Pisaram em solo brasileiro no dia 19 de novembro de 1910 com parcos 16 mil reis nos bolsos, suficientes apenas para a hospedagem de uma noite em modesto hotel da cidade de Belém do Pará, porém com o coração cheio de convicção de estarem no centro da vontade divina, cientes da grande obra a ser realizada em prol da causa do Reino de Deus.

Tudo soava estranhíssimo para os dois jovens suecos, o panorama não lhes era peculiar na terra de onde vinham: pessoas mal vestidas, leprosos desfilando corpos mutilados, endemias e epidemias afligindo o povo. Mas, como tinham sido enviados pelo Senhor, foram por Ele guardados do contágio de quaisquer moléstias, inclusive de agressões, ofensas e ameaças em virtude de professarem a fé pentecostal, até então, inédita em terras brasileiras.

Hospedados em escuro e sufocante porão da Igreja Batista da Rua João Balby, 406, ninguém poderia supor que os dois jovens fariam eclodir a maior e mais importante comunidade pentecostal da história, mundial  sob o ponto de vista numérico.

A igreja iniciada por Berg e Vingren no porão da rua Balby chamou-se, inicialmente, Missão da Fé Apostólica; quanto à denominação atual e definitiva, Gunnar Vingren informou que nos Estados Unidos haviam adotado o nome "Assembléia de Deus” ou “Igreja Pentecostal”. Houve unanimidade em torno do primeiro nome mencionado.  O título Assembléia de Deus foi oficialmente registrado em 11 de janeiro de 1918 não se tratando de igreja filiada a alguma missão estrangeira, ressaltando ser, portanto, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus genuinamente nacional,  fato que até hoje se mantém.

Nos primórdios de sua existência no Brasil, as Assembléias de Deus foram impiedosamente discriminadas, tomando-se alvo de inúmeras hostilidades advindas principalmente do baixo, clero católico-romano e de integrantes de outros segmentos religiosos sectaristas. Não poucos dos pioneiros foram agredidos e feridos por amor a Cristo, e até em prisões foram lançados.  Porém, o conceito sobre as Assembléias de  Deus foi-se modificando pela postura de seus líderes, a firmeza moral, convicção em sua crença e os princípios éticos graníticos ensinados nas igrejas e praticados por seus membros

Nos tempos hodiernos, em todas as unidades da federação, as Assembléias de Deus passaram a ser tratadas com apreço pelas autoridades, muitas delas surgidas em seu próprio seio.  A igreja, inicialmente integrada quase somente por pessoas das classes mais humildes, oriundas dos pobres e desprezados subúrbios e das zonas rurais, avançou para as áreas nobres das cidades, alcançando, também, a classe média. Inúmeros líderes comunitários, vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, como também professores, magistrados, oficiais militares, profissionais liberais, são agora membros das Assembléias de Deus.  A primeira mulher evangélica eleita para o Senado da República é uma ex-favelada originária da igreja pentecostal pioneira, neste País.

A célebre escritora Rachel de Queiroz, membro da Academia Brasileira de Letras, reconheceu essa ascensão social, e dignificação do ser humano que a conversão a Cristo proporciona propugnada pela Assembléia de Deus no Brasil em artigo  na imprensa em que focalizou "O avanço dos crentes":

"Os jovens, que 'viviam como bichos', no dizer dos velhos, sem doutrina, sem ensino (...), hoje vivem como gente, ‘se entregam a Jesus’, cantam hinos, ‘falam línguas’, assumem novo status. E os velhos (...) atiram-se sofregamente às novas práticas, como recuperando o tempo perdido.  Vale a pena ver a dignidade com que se cumprimentam: 'A paz do Senhor!' Sentem-se membros honrados de uma comunidade (...), não vivem mais em abandono."

 No livro Católicos, Protestantes, Espíritas (Ed.  Vozes, 1972, pág 122) citado pelo Professor Marcos Aurélio de Souza Barbosa, da Universidade Metodista de Piracicaba, no artigo "A experiência do Espírito Santo: o pentecostalismo no Brasil", a superioridade numérica pentecostal era inconteste em 1964:

Batistas- 9,1%

Presbiterianos- 6,5%

Metodistas- 2,1%

Luteranos- 11,6%

Pentecostais- 65,2%, da massa evangélica no País.

O mesmo professor Marcos Aurélio sentenciou no artigo supracitado: "Em meio século, as Assembléias de Deus já estão presentes e todo o país, acabando por ser a maior igreja evangélica da América Latina".

Em matéria publicada na revista "Vinde" de maio de 1997,  assinada por Carlos Fernandes, da Igreja Maranata, intitulado "A igreja das multidões", fez-se este registro: "Pelo menos um em cada três crentes brasileiros tem a mesma resposta quando a pergunta é: a que igreja você pertence?  'Assembléia de Deus', respondem, na ponta da língua, e com um certo orgulho, cerca de 16 milhões de cristãos evangélicos no país".

Urge, no entanto, salientar que a importância das Assembléias de Deus não se limita ao contingente numérico de seus membros e congregados mas, principalmente à expansão de suas áreas de atuação em beneficio da sociedade, visando o implemento do Reino de Deus.

Atualmente, a Assembléia de Deus atua nas áreas de educação teológica e secular, contando com inúmeros seminários teológico empenhados no estudo sistemático da Palavra de Deus, bem como um sem número de escolas de primeiro e segundo graus, mantidas por diversas igrejas que seguem o bom exemplo deixado pelos missionários pioneiros que já e 1926, na Igreja de Belém do Pará, sob a liderança do missionário Lars Eric Samuel Nystrom, mantinham duas escolas primárias, uma na Travessa 9 de janeiro e outra no Marco da Légua.

A igreja também se faz presente na com a instalação de creches, orfanatos e asilos.  Em muitos casos, as autoridades municipais, estaduais e federais, embora em número reduzido, concorrem com algum suporte financeiro para que esses propósitos sejam concretizados.

A presença das Assembléias de Deus também se faz sentir nos meios de comunicação de massa, através de estratégias de televangelismo.  Há muitos anos as igrejas evangelizam por meio do rádio, e mais recentemente, da televisão.  Pioneiro do rádio foi o missionário Lawrence Olson, que, em 1955, lançou, e manteve por muitos anos em importantes emissoras, o programa "Voz das Assembléias de Deus no Brasil".  Vale citar a corajosa empreitada da igreja Assembléia de Deus em Manaus, AM, que inaugurou o primeiro canal de televisão com programação totalmente evangélica: a RBN, Rede Boas Novas, além de grande número de pastores e igrejas que mantêm programas radiofônicos e televisivos por todo o território brasileiro.

Nesse conciso relato, têm-se um vislumbre da relevância histórica das Assembléias de Deus no cenário social e espiritual do Brasil: uma igreja que cumpre com,esmero sua função social, buscando, acima de tudo, 44 o Reino de Deus e sua Justiça".”

Registro este breve relato histórico para que seja, após análise, publicado no Diário Oficial. Nós queremos agradecer a todos, ao Pastor Laerte Sforsin, ao Pastor Gilberto de Paula, a quem peço para levar a nossa consideração ao Pastor José Wellington Bezerra da Costa, ao Pastor Wellington Júnior; ao Pastor Dr. Samuel Ferreira; ao Bispo Manoel Ferreira; também ao Deputado Gilberto Nascimento, nosso Deputado Federal; ao Pastor Antoniel, que representa o Pastor Lupercio Vergniano, e aos demais pastores.

Que Deus seja louvado! Continuemos servindo ao Senhor, utilizando a maior mensagem de impacto para uma vida humana, que é a das Boas Novas de Salvação em Cristo Jesus. Não desanimemos nunca! Nunca percamos a esperança, há sempre uma saída. O Evangelho nos ensina isso. O Evangelho de Cristo nos leva a pensar que, para Deus, nada é impossível.

Os nossos agradecimentos às cantoras Simone Lima e Guiomar Victor, e também ao querido cantor Jacinto Labareda.

Registramos a presença do Vereador Heber Martins, e também a presença do Pastor Ivan Teles, aqui neste plenário.

Queremos também fazer menção ao projeto de lei que tramita nesta Casa. É o Projeto de Resolução nº 2, de autoria conjunta dos Deputados Luis Carlos Gondim, Marcelo Bueno, Adilson Rossi e Adilson Barroso. Também subscrevemos este Projeto no sentido de permanecer em plenário a Bíblia Sagrada, para ficar permanentemente disponível e visível junto à Presidência da sessão. Aliás, a propósito, faltou a nossa Bíblia aqui, nesta Sessão Solene.

Estamos trabalhando em prol da grandeza do Reino de Deus, em prol da grandeza de São Paulo, de todos os cidadãos de bem desta grande Nação, deste grande Estado.

Pedimos para que todos fiquem em pé, para dirigirmos a Deus uma palavra de oração. Convido o Pastor Adelino Alves Ribeiro, para nos conduzir nessa palavra de oração final. Oremos o Pai Nosso, que é a oração que Jesus nos ensinou, e, depois, uma oração livre, espontânea, dirigida pelo Pastor Adelino Alves Ribeiro.

 

O SR. ADELINO ALVES RIBEIRO - “Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o reino, é o Poder, e é a glória para todo o sempre. Amém, Jesus.”

Nosso Deus e nosso Pai, nós te agradecemos por esta oportunidade maravilhosa de estarmos aqui, Senhor, comemorando o Dia da Assembléia de Deus. Obrigado, Senhor, pela vida dos teus servos que aqui estão presentes. Abençoa o teu servo, Pastor e Deputado José Domingos Bittencourt, abençoa, Senhor, o nosso Parlamento, e abençoa, também, os pastores que aqui estão; que a tua benção seja sobre todos, Senhor, é minha oração a ti, no nome maravilhoso e precioso de Jesus Cristo! Amém!

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a presença de todos, e dá por encerrados os nossos trabalhos. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 12 horas e 16 minutos.

 

* * *