28 DE SETEMBRO DE 2007

030ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “50 ANOS DA INSTALAÇÃO DA EATON CORPORATION EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, VALE DO PARAÍBA”.

 

Presidência: LUIS CARLOS GONDIM


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/09/2007 - Sessão 30ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: LUIS CARLOS GONDIM

 

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DA INSTALAÇÃO DA EATON CORPORATION EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, VALE DO PARAÍBA

001 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar os 50 Anos da instalação da Empresa Eaton Corporation, em São José dos Campos, Vale do Paraíba. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - DEDIMAR PEREIRA ROCHA BARRETO

Bispo da Igreja Fonte da Vida, ressalta a atuação da Eaton Corporation na área social, notadamente no Terceiro Setor. Faz uma oração destinada aos funcionários da empresa.

 

003 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Anuncia a apresentação de vídeo institucional da empresa.

 

004 - SILVINO TOMÉ DA COSTA FILHO

Funcionário da Eaton, agradece à Assembléia Legislativa pela homenagem prestada. Destaca as qualidades da empresa.

 

005 - JOÃO BENEDITO DA SILVA

Funcionário da Eaton, ressalta a preocupação da empresa com a qualidade de seus produtos, o bem-estar dos colaboradores e a qualidade de vida da comunidade.

 

006 - Presidente LUIS CARLOS GONDIM

Anuncia a apresentação de número musical.

 

007 - VAGNER GALEOTE

Diretor de compras da Ford, reforça a parceria da Ford com a Eaton no Brasil. Agradece pelo empenho na fabricação dos produtos fornecidos à Ford.

 

008 - WELLINGTON SILVÉRIO

Gerente de Recursos Humanos da Eaton-São José dos Campos, agradece ao Presidente efetivo da Assembléia Legislativa, Deputado Vaz de Lima, e ao Deputado Luis Carlos Gondim pela homenagem prestada à empresa. Lembra os 50 anos de história da Eaton no Brasil e aponta para os desafios a serem enfrentados no futuro.

 

009 - RONALDO FERNANDES

Diretor de Recursos Humanos da Eaton-América do Sul, remete à origem da empresa norte-americana Eaton Corporation e à época em que foi instalada no Brasil a primeira filial, incentivada pelo plano de desenvolvimento do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek.

 

010 - CAMILO LELLIS OLIVEIRA DOS SANTOS

Presidente da Eaton-Brasil, enfatiza a dedicação aos clientes, mencionando, de forma especial, a parceria com três empresas: Ford do Brasil, Fiat do Brasil e MWM International.

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Presta homenagem ao Sr. Camilo Lellis Oliveira dos Santos. Comenta que esta sessão solene tem como objetivo principal homenagear uma empresa que, há 50 anos, acredita no País e promove o desenvolvimento, levando empregos a tantos brasileiros. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Para compor a mesa convido Camilo Lellis Oliveira dos Santos, diretor da Eaton São José dos Campos; Sr. Ronaldo Fernandes, diretor de Recursos Humanos América do Sul; Sr.Welligton Silvério, gerente de Recursos Humanos da Eaton São José dos Campos; Sr. Vagner Galeote, diretor executivo de compras da Ford Motor Company.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 50 anos da Eaton Corporation em São José dos Campos, Vale do Paraíba.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1o tenente PM Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Estão presentes também o Sr. Silvino Tomé da Costa Filho, funcionário da Eaton; Sr. Washington Biondo, gerente de materiais; Sr. Nildo Bortoliero, Diretor de Finanças; Sr. Paulo Botelho Saint Gobain, gerente de vendas; Sr. Udine Verardi, representando o Exmo. Sr. Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. José Edmundo Lopes, engenheiro; Sr. Heleno Aparecido Pacheco, da Villares Metals; Sr. João Benedito da Silva, funcionário da Eaton e Sr. Osório Sant’Anna, gerente de vendas.

Esta Presidência concede a palavra ao Bispo Dedimar Pereira Rocha Barreto, que fará uma oração e bênção à Eaton e aos presentes.

 

O SR. DEDIMAR PEREIRA ROCHA BARRETO - Quero saudar a todos com a paz do Senhor. Agradeço à Casa pelo convite para estamos aqui nesta manhã. Vendo esta festa maravilhosa não poderia deixar de comentar sobre esta empresa. Estive na Igreja Fonte da Vida por seis anos, em São José dos Campos. Quando fui convidado me senti honrado por poder participar da festa desta empresa. Fui presidente de uma obra social na Comasa, no Campo dos Alemães. Pude ver também a maneira como essa empresa tem olhado para o Terceiro Setor, como também tem atendido a questão social na Cidade de São José dos Campos.

Quando fui convidado, representando o nosso Apóstolo César Augusto, eu me senti muito honrado em participar da festa dessa empresa nesses 50 anos. Nós estamos numa campanha da nossa igreja sobre a vida de Daniel, um homem escolhido por Deus que tomou uma posição firme e convicta de como deveria andar com Deus. Ele foi muito abençoado por Deus pela decisão que tomou, chegando a ser Presidente da Babilônia, segundo homem logo depois do rei.

Com tudo isso, ele soube administrar todo aquele encanto e beleza que aquela cidade de Babilônia apresentava na época. Mas ele, como servo de Deus, fez aquele lugar ser muito mais abençoado e produtivo. E é justamente o que esta empresa, Eaton, tem feito em São José dos Campos. No tempo que passei em São José dos Campos - estou em São Paulo há um ano - vi essa empresa, volto a ressaltar, atuar na área social do Terceiro Setor, o que ajudou muito na nossa obra no Campo dos Alemães. Estou certo de que há um espírito de excelência sobre a diretoria dessa empresa, homens que têm conduzido essa obra, e que tem dado um certo carinho especial não só para São José dos Campos como para toda a região do Vale do Paraíba.

Gostaria de fazer neste momento uma oração, e gostaria que todos, por gentileza, ficassem de pé para orarmos ao Nosso Senhor Jesus. Que continue abençoando cada dia mais essa empresa, dando sabedoria aos seus dirigentes:

“Senhor, nosso Deus e Pai, nós agradecemos ao Senhor pela forma como tem abençoado essa empresa, como tem conduzido esse trabalho. É uma porta de trabalho ao pai para muitas famílias ali no Vale do Paraíba.

Nós pedimos, Senhor, que continue abençoando, nesses primeiros 50 anos essa empresa no nosso país. Foram 50 anos, ó Deus de crescimento, e nós pedimos que o Senhor dê muito mais sobre a vida deles.

Que o Senhor esteja abençoando essa diretoria, o seu presidente, os funcionários, desde aquele mais simples até aquele que ocupa o maior posto nessa empresa, Pai. E que o Senhor possa reinar dentro dessa empresa. É a nossa oração, é o que nós te pedimos.

Que o Senhor continue também com a tua mão poderosa sobre o Estado de São Paulo, guardando esse estado e dando a nós crescimento a cada dia.

É o que te pedimos em nome de Jesus, Amém.

Muito obrigado.”

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência comunica a presença do Sr. João Batista de Oliveira, Vereador de Paraibuna.

Teremos agora a exibição de um vídeo institucional da Empresa Eaton.

 

* * *

 

É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Silvino Tomé da Costa Filho.

 

O SR. SILVINO TOMÉ DA COSTA FILHO - Bom-dia a todos. Sinto-me duplamente honrado em participar desta homenagem: como colaborador do Eaton há mais de 20 anos e como convidado a vos falar.

Gostaria de agradecer por essa homenagem feita à Eaton, que completa 50 anos de existência e que tem pautado essa extensa trajetória no primor do bem estar dos seus colaboradores.

Da mesma forma com que os membros da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - um dos pilares da democracia no país, são norteados pela missão de nos representar brilhantemente - a Eaton tem como indicador de rota buscar excelência em todos os seus horizontes.

Vejo nesta homenagem, o reconhecimento não apenas a Eaton, mas a todo o conjunto que ela criou e participou. Desse encontro sai fortalecido todo o trabalho pela busca da excelência realizada pela Eaton.

Isso tudo é para anunciar que por conhecer o alto nível dessa instituição, é que se manifesta em nós, ao mesmo tempo, um justo orgulho e uma gratidão por termos sido julgados dignos dessa homenagem.

Para enobrecer o nome e as realizações da Eaton, seus colaboradores continuarão dando tudo de si, sempre em escala crescente, quer de esforços, quer de entusiasmo.

O que posso externar ao dizer essas poucas palavras é apenas um profundo agradecimento em toda Eaton, pela prova pública de distinção excepcional para conosco.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Agradecemos as palavras do Sr. Silvino. Parabéns por acreditar também nessa empresa.

Tem a palavra o Sr. João Benedito da Silva.

 

O SR. JOÃO BENEDITO DA SILVA - Exmo. Sr. Deputado Luis Carlos Gondim, Exmo Sr. Diretor do Grupo Eaton e convidados, senhores da platéia, meus companheiros de trabalho, queiram todos aceitar as minhas homenagens.

Eaton, 50 anos de Brasil, cinco décadas com visão no futuro. De minha parte, são 33 anos contribuindo com o meu trabalho junto ao time Eaton, na busca incessante da excelência de nossos produtos e serviços.

Eaton é uma empresa que se dedica à qualidade de seus produtos, ao bem-estar dos colaboradores e à qualidade de vida da comunidade, através do respeito ao meio-ambiente, à legislação, à ética e à segurança e do incentivo ao crescimento pessoal e profissional do time Eaton.

Cinqüenta anos de Brasil, esta marca deve ser estendida por todos os integrantes do time de São José dos Campos, e deve ser realçada como motivo de orgulho e celebração.

Sabemos dos desafios que enfrentamos em nosso dia-a-dia. Sabemos da real condição de melhoria, superação e dedicação pela Eaton, quando aplicamos os nossos conceitos de disciplina e de melhoria contínua de nossos negócios.

Agradeço, em nome do time Eaton, de São José dos Campos, pela oportunidade de sermos recebidos pelos nobres membros do Legislativo do Estado de São Paulo.

Agradeço à administração da Eaton por me permitir pertencer a esse time que tenho muito apreço e consideração. Afinal, excelência só se faz com e através de pessoas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência convida agora o músico e maestro Vinícius Borges Arruda, que fará uma homenagem à pátria mãe da Eaton e à pátria que a recebeu.

 

* * *

 

É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência agradece pela brilhante apresentação do maestro Vinícius Borges e convida o Sr.Vagner Galeote, diretor de compras da Ford, para fazer uso da palavra.

 

O SR. VAGNER GALEOTE - Bom-dia a todos. Para mim também é uma enorme honra estar aqui hoje nesta comemoração da Eaton. Gostaria de saudar o ilustre Deputado Luis Carlos Gondim, agradecendo por nos receber aqui. Ao amigo Camilo Santos e Osório, obrigado pelo convite.

Vim para falar em nome da Ford e rapidamente vou expressar a gratidão que a Ford tem como cliente da Eaton nesses 50 anos. Estávamos comentando que a primeira fábrica da Ford fora dos Estados Unidos foi fundada aqui no Brasil, assim como a Eaton. Por isso penso que hoje é um dia muito especial para nós, pois podemos juntos celebrar esses 50 anos, passar para vocês a nossa gratidão pelo trabalho que todos da platéia realizam na fábrica da Eaton em São José dos Campos, que tive o prazer de visitar há aproximadamente um mês, e pude ver o trabalho de alguns de vocês.

A Ford é muita grata pela qualidade do trabalho, pelo empenho que a Eaton sempre dedicou na fabricação dos produtos a ela fornecidos.

Então agradeço a todos e desejo a vocês que os próximos 50 anos sejam tão prósperos como esses. A indústria automobilística brasileira continua a crescer e o ilustre Deputado citava alguns dados do Estado de São Paulo. Podemos dizer que hoje o Brasil tem grande destaque na indústria automobilística a qual gera empregos e eleva o nome do Brasil lá fora. Nós exportamos veículos daqui assim como a Eaton exporta componentes daqui. Então sentimo-nos muito orgulhosos, enquanto brasileiros, por poder estar na Assembléia, nesse evento da Eaton.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Tem a palavra o Dr. Wellington Silvério, gerente de Recursos Humanos da Eaton - São José dos Campos.

 

 O SR. WELLINGTON SILVÉRIO - Ilustríssimo Sr. Deputado, caríssimos clientes, fornecedores, parceiros e funcionários, bom-dia.

É com muita alegria e orgulho que estamos hoje reunidos para a comemoração de mais uma marca na história da Eaton Corporation e da Eaton-Divisão de Produtos Automotivos, em São José dos Campos.

A cada ano de nossa caminhada, vamos solidificando o sonho de outrora em realidade no tempo presente com muita garra, emoção profissionalismo e principalmente ética.

Se recordarmos a jornada da Eaton até os dias de hoje, temos a consciência do quão difícil foi transpor todos os obstáculos que surgiram nossa caminhada.

Hoje, em nome da equipe de gestão da Eaton-Divisão de Produtos Automotivos, gostaria de agradecer a presença de todas as autoridades, clientes, fornecedores, parceiros e funcionários aqui presentes.

Agradeço, em especial, ao nobre Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, que nos acolhe neste momento de especialíssima deferência e, com muito orgulho e alegria, ao nobre Deputado Luis Carlos Gondim, 2º vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por ter nos honrado com esta homenagem única em nossa história.

Cinqüenta anos, meio Século, o que se pode fazer em tanto tempo? Empresas nascem, empresas se transformam, pessoas chegam, outras partem. Muito pode acontecer em meio século.

Pois bem, neste mês comemoramos 50 anos de história da Eaton, em São José dos Campos. Uma empresa que procura a todo instante inovar, adaptar-se, crescer, construir, refazer, seguir em frente.

E quantos desafios já superamos, ao longo deste meio século? Quantas conquistas? Quantas vitórias? Quantas vezes já choramos, mas também sorrimos juntos. Muita, muita coisa realizamos e vivenciamos, ao lado de nossos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

Estar hoje aqui em nome da Eaton, na presença de pessoas tão especiais que sempre olharam para o futuro de nossa organização, de nossa cidade e de nossa nação, me faz feliz e orgulhoso.

Meus sinceros e pessoais agradecimentos a todos que colaboraram e continuam a colaborar para sermos referência mundial em nosso seguimento de negócio.

Ao longo desses anos, soubemos aprender o verdadeiro sentido da palavra "conquista", soubemos ser leais e solidários, soubemos desempenhar o papel de administradores e realizadores, soubemos honrar nosso papel de agentes sociais e, sobretudo, soubemos ser cúmplices de uma jornada.

Soubemos também compreender a importância da primeira pessoa do plural, nós. Nós fazemos mais, nós somos mais fortes, nós somos íntegros, nós somos equipe. E ainda assim, temos a consciência de que temos um longo caminho a percorrer juntos.

Não basta fazer o que temos a fazer hoje, é preciso encarar novos desafios, e mudar dia após dia, aprendendo sempre mais e mais.

Precisamos permanecer de mãos dadas - funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade - e, diante das dificuldades, sermos capazes de olhar para trás e perceber os obstáculos superados, as experiências adquiridas, as vitórias acumuladas, usando estas lições para construir um futuro ainda mais sólido.

Necessitamos gerenciar o presente de modo rígido, para construirmos um futuro ainda melhor. Não devemos ficar parados saboreando vitórias, mas sendo capazes de fazer planos e prosseguir com firmeza na busca de nossos ideais.

Agradeço a todos pelo carinho e respeito hoje dispensado com suas presenças, mas também agradeço pelo empenho, dedicação e profissionalismo de cada um de nossos profissionais, pois juntos tenho a certeza de que desempenhamos um papel fundamental para o sucesso da Eaton Corporation e para o engrandecimento de nossa sociedade.

Meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Convido para fazer uso da palavra o Dr. Ronaldo Fernandes, diretor de Recursos Humanos da Eaton - América do Sul.

 

O SR. RONALDO FERNANDES - Em nome da Eaton Corporation gostaríamos de agradecer a presença de todos aqui, em especial ao nobre Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa e ao nobre Deputado Luis Carlos Gondim, Presidente desta Sessão Solene.

A Eaton Corporation foi fundada nos Estados Unidos, em 1911.

Em 1957, a Eaton Corporation, até então uma empresa genuinamente americana, decidiu tornar-se uma multinacional e a primeira fábrica, fora dos Estados Unidos, foi montada no Brasil, em São José dos Campos.

Foi uma aventura e uma crença no Brasil e no plano de desenvolvimento do então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Esta cerimônia, 50 anos após esse fato, por feliz coincidência, ocorre justamente no Plenário Juscelino Kubitschek.

Como dizia o saudoso Governador Mário Covas: "Somente no dicionário a palavra sucesso vem antes de trabalho”.

A Eaton de São José trabalhou arduamente, durante anos, para ter sucesso e ser reconhecida como uma das melhores dentre todas as empresas da Eaton Corporation no mundo.

No Brasil, a Eaton tem hoje 8 fábricas e mais de 5.000 funcionários. Produz uma gama diversificada de produtos para o mercado interno, e também para exportação. No quesito exportação, a Eaton do Brasil também tem se destacado como uma grande exportadora de talentos. Nos últimos anos, brasileiros têm ocupado posições de destaques nas plantas da Eaton na China, índia, Polônia, Itália, Espanha, México e Estados Unidos.

No mundo, a Eaton Corporation, cuja sede fica em Cleveland, Ohio Estados Unidos, é uma indústria diversificada que atua em diversos mercados através de quatro grandes grupos:

Grupo Electrical, que produz Componentes para Controle e Distribuição Elétrica e Sistemas de Proteção de Energia; Grupo Fluid Power, que produz Componentes Hidráulicos, Sistemas de Filtração e Componentes para a Indústria Aeronáutica; Grupo Truck, que produz Componentes para Caminhões; e Grupo Automotive, que produz Componentes para a Indústria Automotiva.

Todos esses grupos têm plantas no Brasil.

No ano de 2006, o faturamento global da Eaton foi de 12.4 bilhões de dólares.

No ano de 2007, a Eaton Corporation foi certificada pela Ethisphere Magazine como uma das empresas mais éticas no mundo.

Em nome da direção da Eaton Corporation, gostaria de agradecer a todos aqui presentes e em especial ao nobre Deputado Luis Carlos Gondim, 2º vice-Presidente da Assembléia Legislativa, e ao nobre Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa.

Gostaria também de parabenizar a todos os funcionários da Eaton de São José por esse marco, nesta caminhada vitoriosa. Vocês nos transmitem "orgulho de ser Eaton”.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Camilo Lellis Oliveira dos Santos, Presidente da Eaton - Brasil.

 

O SR. CAMILO LELLIS OLIVEIRA DOS SANTOS - Bom-dia a todos! Gostaria antes de mais nada, agradecer de modo muito especial ao nobre Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que de modo singular abre as portas desta conceituada instituição que nos abriga nesta manhã, bem como ao nobre Deputado Luis Carlos Gondim, 2º vice-Presidente da Assembléia Legislativa de Estado de São Paulo, que nos honra com a propositura desta homenagem.

A Eaton Divisão de Produtos Automotivos sempre assumiu o compromisso de acompanhar o crescimento, com ideologia de vanguarda e contínuo investimento na modernização dos nossos equipamentos e novas tecnologias. Muito mais que isso, tivemos uma forte preocupação na qualificação, desenvolvimento e satisfação do nosso maior patrimônio: nossos funcionários.

É com grande satisfação e alegria que partilho, com todos os presentes na Assembléia Legislativa de São Paulo, este momento tão especial para a Família Eaton.

Cinqüenta anos de Eaton; 50 anos de Brasil; 50 anos de São José dos Campos; 50 anos com vocês.

Como sempre tenho dito nestes 24 anos de Eaton, procuro todos os dias novos motivos para me orgulhar desta organização e, sobretudo, de nossa divisão em São José dos Campos.

Pois bem, aqui estamos neste 28 de Setembro. Esta data não é apenas um marco histórico na trajetória da Eaton, mas sim um marco na história de São José dos Campos e acima de tudo um marco na história de vida de cada um de nós.

Cinqüenta anos, meio século de existência daquela que, em 1957, sairia dos Estados Unidos rumo à cidade de São José dos Campos, no Brasil, para instalar sua fábrica e fornecer à então Ford do Brasil que pretendia expandir seu foco e instalações no Brasil.

Daquela frutífera parceria e mutua credibilidade se consolidava uma nova forma de fazer negócios, uma nova forma de investir no desenvolvimento do país, um novo estilo de desenvolver pessoas rumo ao desenvolvimento de nosso país.

Trajetória de sucesso. Durante 24 anos, tenho compartilhado, vivenciado, aprendido, assimilado, sonhado, transformado e contribuído, lado a lado com profissionais valorosos e ao lado também de clientes, fornecedores e parceiros da mais alta credibilidade e respeito nacional e internacional.

Trago daquele menino que aqui começou como estagiário, o mesmo vigor e certeza do homem e profissional que hoje aqui está, de que estes primeiros 50 anos só foram os aperitivos centrais de outros 50 anos de prosperidade e sucesso.

Ouvi, disse e repito que o Time de São José dos Campos é de fato especial, forte, determinado e habituado a vitórias. Time capaz de superar obstáculos jamais superados na busca da manutenção de seu crescimento, sustentação e atendimento das expectativas de nossos clientes, através da excelência contínua em nossos processos.

Nesta longa trajetória de sucesso 50 anos, dedicamo-nos integralmente aos nossos clientes, dos quais menciono, de modo muito especial, três parcerias: Ford do Brasil, quando iniciamos nossas operações em 1957 e tivemos o privilégio de ser um de seus primeiros e mais estratégicos fornecedores; Fiat do Brasil, que ao se instalar no Brasil em 1977 confiou à Eaton - Divisão de Produtos Automotivos a responsabilidade de fabricação de suas válvulas, a qual temos honrado, dia após dia, nesses 30 anos de atuação no Brasil; MWM International, que em seus planos de investimento e crescimento no Brasil tem tido na Eaton sua parceira para desafios contínuos.

Gostaria também de deferir agradecimento a presença da Anfavea, entidade representativa dos interesses do desenvolvimento da industria automobilística nacional, indústria esta que a Eaton hoje esta inserida com grande sucesso.

A caminhada de 50 anos seria solitária se não tivéssemos em nossos fornecedores os parceiros de caminhada e para tanto, quero aqui mencionar nossos agradecimentos a Villares Metals, Saint-Gobain e Shell do Brasil dentre outros, que ao longo destes vem acompanhado os passos de nossa organização.

Finalizo agradecendo, em nome de toda a diretoria da Eaton Corporation e em nome de toda a equipe de gestão de São José dos Campos pela sua atenção e respeito.

Nosso muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência convida a sua assessoria para que fique em pé, para homenagearmos o nosso Camilo Lellis e a Eaton com uma placa feita por vocês.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Para nós é motivo de muita emoção ter nesta solenidade os funcionários e diretores da Eaton, acompanhados dos seus fornecedores e das pessoas que acreditaram na Eaton Brasil.

Excelentíssimo Sr. Camilo Lellis dos Santos Oliveira, Presidente da Eaton-Brasil; Sr. Ronaldo Fernandes, Diretor de Recursos Humanos da Eaton-América do Sul; Sr. Welington Silvério, Gerente de Recursos Humanos da Eaton-São José dos Campos; Sr. Vagner Galeote, Diretor Executivo de Compras da Ford Motor Company, a mão amiga que trouxe a Eaton dos Estados Unidos para o Brasil, por que uma Assembléia Legislativa homenageia uma empresa? Existe sempre um sentido.

Será que é pelo desenvolvimento brasileiro, desenvolvimento de São Paulo? Será que trazer e gerar mais empregos, observar o tratamento humano, é formar uma seleção de bons técnicos, como foi citado aqui?

Quando aceitamos fazer esta homenagem, começamos a fazer o estudo desses 50 anos da Eaton no Brasil, em São José dos Campos, dos tentáculos da família Eaton, que começou a crescer.

Será que são apenas cinco mil empregos? Não. O mais importante da Eaton foi acreditar. Acreditar quando o inacreditável começou a vir junto com a Ford, em 1957. Acreditar que um dia o Brasil seria um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Acreditou tanto que hoje a Eaton é a maior fabricante de válvulas.

A quem devemos agradecer? Agradecemos aos senhores funcionários, agradecemos a Deus, agradecemos ao trabalho humano, social e tecnológico da Eaton.

Tudo isso faz com que uma Assembléia Legislativa possa homenagear uma empresa, aqueles que acreditam no Brasil. Estou hoje aqui, em nome dos 94 Deputados e do nosso Presidente Vaz de Lima, dando esse aval a quem deu aval ao Brasil, a quem acreditou no Brasil.

Estamos muito contentes em conhecer profundamente, a partir desta data, o que a Eaton, com suas filiais, vem fazendo no Brasil, ou seja, dar emprego e uma condição de vida melhor aos brasileiros. O que a Eaton ganhar no nosso País é importante, mas o que pode ganhar o Brasil, por meio da Eaton, é muito mais importante.

Parabéns, Eaton do Brasil, meus cumprimentos a todos os senhores - funcionários, administradores, fornecedores -, e à Assembléia Legislativa por ter acreditado na Eaton Brasil.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um café, Sabor e Arte, com as iguarias da culinária tradicional do Vale do Paraíba, no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 12 minutos.

 

* * *