15 DE JUNHO DE 2009

030ª SESSÃO SOLENE EM TRIBUTO A NELSON GONÇALVES”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e FERNANDO CAPEZ

 

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene por solicitação do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de "Prestar Tributo a Nelson Gonçalves". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Presta homenagem ao cantor Nelson Gonçalves, lembrando que este encantou o povo brasileiro durante tanto tempo e encarnou o verdadeiro brasileiro que soube superar todas as dificuldades e ser o grande ídolo de todo brasileiro, em sua época.

 

002 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência.

 

003 - LUIS CARLOS GONDIM

Deputado Estadual, manifesta o prazer de estar presente a esta homenagem a Nelson Gonçalves. Cumprimenta Lílian e Margareth Gonçalves, filhas de Nelson Gonçalves. Diz que fazer um tributo a Nelson Gonçalves é fazer um tributo à cultura.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz a leitura do texto sobre a história da vida de Nelson Gonçalves: "Tributo a Nelson Gonçalves, o maior cantor do Brasil"

 

005 - LÍLIAN GONÇALVES

Filha de Nelson Gonçalves, agradece a presença de todos e ao Deputado Fernando Capez, pela homenagem. Diz que Nelson Gonçalves jamais pensou ser esquecido e que a Gravadora Sony Music lançou um DVD sobre a vida do cantor, na história da música de shows, o que prova que Nelson Gonçalves ainda é um sucesso.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Registra correspondências relativas a este evento e anuncia a apresentação do cantor Silvio Brito, que fez a leitura de um poema e canta músicas escolhidas por Lílian Gonçalves. Anuncia a apresentação dos cantores: Nilton César, Ângelo Máximo, Paulo Rodrigues e Stênio Mello. Faz a entrega de flores às Sras. Lílian e Margareth Gonçalves.

 

007 - LÍLIAN GONÇALVES

Registra a presença de seus familiares e agradece ao Deputado Fernando Capez.

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz reflexão sobre a busca da verdade e diz que, hoje, nesta sessão solene, aproximamos um pouco mais de Deus porque intensificamos este sentimento que é o amor. Agradece a Nelson Gonçalves, cujo espírito marcou um pouco mais o amor de cada um de nós. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB – Tenho a honra de chamar, para assumir a Presidência dos trabalhos e determinar a abertura solene desta Sessão, o Chefe do Poder Legislativo Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- O Sr. Presidente adentra no plenário. É executado o Toque de Honra.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tenho a satisfação de anunciar as presenças honrosas nesta Sessão Solene das Sras. Lilian Gonçalves e Margareth Gonçalves, filhas do nosso homenageado, o inesquecível Nelson Gonçalves. Temos a honra de também anunciar a presença do nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, a pedido do nobre Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar Tributo a Nelson Gonçalves.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Sargento, Músico PM Eliel Marco.

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Minhas senhoras e meus senhores, normalmente, o Deputado que preside a Sessão Solene é aquele que a propõe. Vez por outra, o Presidente da Casa faz a abertura e, depois, passa a Presidência ao autor da homenagem. Hoje fiz questão de abrir esta Sessão Solene, primeiro para dizer alguma coisa sobre o autor da propositura de homenagem, Deputado Fernando Capez.

Esse Deputado merece toda nossa consideração, apreço e respeito. O Deputado Fernando Capez está exercendo o primeiro mandato, mas parece um político de longas jornadas, porque traz a experiência do Promotor, do cultor de Direito, a sensibilidade do verdadeiro e bom político. Por isso, é um deputado que está brilhando nesta legislatura e conquistou o respeito e amizade dos deputados de todos os partidos desta Casa.

Meu querido colega e amigo Fernando Capez, dentre tantas iniciativas nobres e importantes de V. Exa., tenho orgulho e satisfação de registrar esta, que é uma homenagem a alguém do povo, a alguém que encantou o povo brasileiro durante tanto tempo, a alguém que encarnou o verdadeiro brasileiro. Alguém com defeitos, mas, sobretudo, com muitas qualidades e virtudes. Alguém que soube superar todas as vicissitudes, todas as dificuldades, e tornar-se o grande ídolo de todos os brasileiros de sua época.

Todos aqueles que aqui estão com mais de 60 anos, como eu, foram fãs de Nelson Gonçalves. Fico realmente sensibilizado com esta homenagem, porque é função do Legislativo legislar e fiscalizar o Executivo, mas é também sua função representar os anseios do povo. Caro Deputado Fernando Capez, tenho certeza que V. Exa. encarnou um anseio do povo paulista. Se fizéssemos uma pesquisa hoje, mais de 90% da população, sem dúvida alguma, apoiaria a iniciativa de prestar um tributo ao imortal e inesquecível Nelson Gonçalves.

Quero cumprimentar a Sra. Lilian e dizer que fiz questão de estar aqui presente por conhecê-la desde 1994, quando fui candidato a Governador deste Estado. Tive o privilégio de me tornar amigo da Lilian e quero aproveitar a oportunidade para deixar um fraternal abraço a Margareth. Todos nós somos seus irmãos, porque todos nós somos um pouco filhos de Nelson Gonçalves.

Eu estudava no Arquidiocesano, colégio interno, e me lembro de que era difícil, com 13, 14 anos, ficar longe de casa, da família, da namorada. E as músicas do Nelson Gonçalves eram grandes companhias para enfrentarmos aqueles momentos e tantos outros ao longo da vida.

Parabéns, Deputado Fernando Capez! Parabéns Lilian e Margareth! Parabéns a todos os senhores que vieram aqui prestar esta homenagem, porque precisamos cultuar as coisas boas que temos. E Nelson Gonçalves, indiscutivelmente, foi uma coisa muito boa, pois era especial: o grande cantor das multidões, o grande cantor do Brasil.

Muito obrigado. Passo a Presidência ao nobre Deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Dando prosseguimento a esta Sessão Solene, quero agradecer ao Presidente do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, pela sua presença. Quero ressaltar que uma Sessão Solene não pode ser convocada para qualquer finalidade. Por isso, o nome “sessão solene”, que obedece a rígidos padrões regimentais. Ela é deliberada e aprovada pelo Plenário da Casa. Participam da avaliação todos os Líderes dos partidos.

Esta foi uma Sessão Solene autorizada pelo Presidente da Assembleia após uma deliberação unânime da Casa. Não houve quem não aprovasse. Posso dizer, portanto, que esta é uma Sessão Solene proposta pelos 94 deputados desta Casa, que querem homenagear o nosso imortal Nelson Gonçalves.

Aqui está um grande um grande amigo de Lilian Gonçalves, Margareth Gonçalves, um grande admirador de Nelson Gonçalves, nosso querido Deputado Luis Carlos Gondim, ao lado de sua esposa, cuja presença muito nos honra e enche de orgulho.

Particularmente, Lilian, Margareth, este é um momento mágico para o Deputado Luis Carlos Gondim, para mim, para os deputados desta Casa, porque o nosso Presidente nos deu a honra de abrir esta Sessão Solene. É sinal de que algo de especial paira neste ar, e isso nos transmite um sentimento de pureza e inspiração.

Queremos registrar a presença de D. Maria Pia Finocchio, presidente do Sindicato de Dança do Estado de São Paulo, uma das mais importantes personalidades do mundo artístico; do Dr. Sílvio Balangio Júnior, Ilmo. Delegado Seccional de Polícia, Seccional Sul; Sr. Donato Milillo, “Jornal da Manhã”; Sr. Germano Augusto, editor do “Jornal Chesea”; nosso querido e estimado Luciano Faccioli, talentoso jornalista e apresentador da Rede Record, que tanto já me entrevistou. Já brigamos, já fizemos as pazes, já me elogiou, já me criticou. Nosso grande, talentoso e sempre autêntico Luciano Faccioli.

Encontram-se aqui os cantores Nilton César, Ângelo Máximo, Sílvio Brito, Roberto Luna. Ângelo Máximo falou: “A primeira namorada é difícil de esquecer.” Olhando, hoje, minha esposa, disse: “Mas a última é a que a gente jamais esquece.”

Anunciamos a presença da Sra. Maria Adelaide do Amaral, importante dramaturga do cenário nacional; Sra. Fafi Siqueira, atriz; Dr. Malcon Montgomery, importante médico; querida Olga Bongiovanni, jornalista de grande coragem, credibilidade e apresentadora que traz seu prestígio ímpar a esta sessão; Sr. Davi Brandão, do Jornal DCI; eminente Dr. Paulo Bicudo, Diretor do Deinter-2 Campinas, ex-Delegado-Geral-Adjunto; Dr. Calixto Calil Filho, Delegado Titular do 77º Distrito Policial, que teve uma atuação marcante no caso Isabela Nardoni; Dr. Edson Pinto, Delegado de Polícia, representando a Assessoria da Polícia Civil da Assembleia Legislativa; Sr. Ney Cardoso, representando nosso querido Deputado Antonio Salim Curiati, decano desta Casa.

Registramos a presença do Exmo. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Diretor do Curso de Direito da Universidade de Direito de Guarulhos, Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro, com quem me deparei no meu primeiro dia de trabalho – ele Juiz em Santo André, e eu chegando como Promotor substituto; grande líder, Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Sr. Nelson de Abreu Pinto; Dr. Sérgio Arcuri, grande educador, presidente da Confederação Nacional de Ensino, durante muitos anos, diretor do Colégio Anglo-Latino.

Temos aqui também entre nós nosso querido, sempre presente, Deputado Luis Carlos Gondim, importante médico e grande liderança do Alto Tietê, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Anunciamos também a presença do presidente da Estância Alto da Serra, por onde circulam 200 mil pessoas por mês, Sr. Eloi João Carlone; Dr. Ângelo Isola, Delegado de Polícia; Dr. Antonio Almeida e Silva, Presidente Estadual do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira; nossa querida jurista Professora Daniella Buzaid, livre docente pela USP.

Queremos enviar um beijo especial à D. Yeda: 60 anos de Assembleia Legislativa. É uma história viva. (Palmas.) Também se encontram aqui Lilian, Wesley, Margareth, assim como Dra. Valéria Palermo Capez, Promotora de Justiça que, além de minha esposa, trabalhou no combate ao crime organizado, e que hoje completa dez anos de carreira, uma década no Ministério Público. Já colecionou duas ameaças de morte. Parabéns, doutora, isso mostra que está trabalhando.

Com a palavra, o nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS – É um prazer muito grande estar aqui nesta homenagem justa a Nelson Gonçalves. Quero cumprimentar o Presidente desta sessão, Deputado Fernando Capez, um amigo de três anos, que fez com que esta Casa tivesse outra visão.

Quero saudar as Sras. Lilian e Margareth Gonçalves, nas pessoas de quem cumprimento todos os presentes, e abrirei um precedente em relação à D. Yeda, essa pessoa maravilhosa – não existe deputado que não aprenda com essa senhora -, na pessoa de quem cumprimento todas as senhoras presentes.

Esta é uma homenagem especial. Quem homenageia Nelson Gonçalves, como o Deputado Fernando Capez está fazendo, faz um tributo à cultura. Não podemos esquecer tudo de bom que tivemos neste País graças a um homem que vendeu mais de 65 milhões de discos. Suas músicas, em qualquer roda de boêmio, são cantadas até hoje.

Estava conversando com D. Yeda, e ela me disse que sua irmã só dorme ouvindo cantores, e um de seus preferidos é Nelson Gonçalves. E eu quero deixar registrado que faz parte da terapia da minha mãe, uma senhora de 93 anos, que tem mal de Alzheimer, escutar Nelson Gonçalves. Quando ela escuta suas músicas, aparece um sorriso em seu semblante.

Esta homenagem não é feita apenas a Nelson Gonçalves, mas também à música popular brasileira, a todos os cantores que marcaram época no rádio e na TV. Eu o conheci por intermédio de minha mãe, Iracilda Gondim, que também trabalhou em rádio e televisão, e posso dizer que esta é uma das maiores homenagens feitas por esta Assembleia Legislativa, principalmente em termos de cultura.

Parabéns ao Deputado Fernando Capez por esta lembrança, parabéns à família, a todos os artistas e parabéns ao grande Nelson Gonçalves. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Quero anunciar a presença do Coronel Rezende, hoje reformado, que, durante muitos anos, comandou o 2º Batalhão de Choque da Capital, com quem tive a honra de trabalhar quando do combate à violência das torcidas organizadas. Em seu currículo tem várias ações meritórias, entre as quais a de determinar a prisão em flagrante, por desacato, do então exasperado técnico Cilinho do São Paulo, durante uma partida de futebol.

Também aqui conosco os Promotores de Justiça Dr. Pedro Hideite, Dr. Flávio Capez. Registramos a presença do Sr. Sérgio Barbour, Chefe de Relações Institucionais e Governamentais da Fiesp, representando o Presidente daquela instituição; Dr. Luiz Carlos Branco, Professor, Doutor, Diretor da Faculdade Anchieta, autor do maior tratado sobre o Princípio Constitucional da Proporcionalidade no Direito Brasileiro; Dr. Ronaldo Branco, Diretor da Faculdade Anhanguera; tenor Reinaldo Viana; Sr. Linneu Linardi, ex-campeão de Stock Car, atual corredor de Fórmula Maserati; Sra. Neusa Natale, Liga das Mulheres Eleitoras de São Paulo; Sra. Isabel Bastos, Liga da Mulheres Eleitoras do Brasil; Dr. Orlando Almeida Filho, Secretário Municipal de Controle Urbano.

Neste instante, procederei à leitura de um texto sobre Nelson Gonçalves, que nos foi encaminhado, cujo título é o seguinte: Tributo a Nelson Gonçalves, o maior cantor do Brasil.

Filho de imigrantes portugueses oriundos da cidade de Vizeu, o célebre gaúcho da pequena cidade de Santana do Livramento, Antonio Gonçalves Sobral, com apenas seis dias mudou-se para São Paulo. Seu Manoel, o pai, tocava nas feiras livres e praças do bairro do Brás em São Paulo para tirar o sustento da família. O menino de apelido “Tonico”, com seis anos de idade, já subia no caixote e tentava cantar. E não só tentava como cantava. No fim do dia, seu pai tirava alguns réis e lhe dava. Neste momento, em cima de um caixote, na feira livre do Brás, nascia um dos maiores ícones da música brasileira, de voz possante e de um dom incomensurável para a música, o cantor e compositor Nelson Gonçalves, que faria 90 anos em 21 de junho de 2009.

O “Metralha”, um dos seus apelidos, porque gaguejava e falava cuspindo - por causa de uma disfunção fonética, tinha a respiração curta -, passou por inúmeros testes e muitas reprovações. Chegaram a lhe dizer que jamais conseguiria cantar profissionalmente. Aos 17 anos, no seu lado esportista, recebe a faixa de Campeão Paulista dos Meio-Médios, após vencer 24 lutadores por nocaute. Assim, nocauteava os obstáculos da vida. Sofreu apenas duas derrotas por pontos. Chegou a lutar boxe com o campeão mundial dos pesos-galos Eder Jofre e suportou a luta até o sétimo assalto, quando a luta foi interrompida sem que ocorresse um nocaute.

Nelson – nome artístico que escolheu por ser mais melódico - queria mesmo realizar o seu sonho que era ser cantor e chegou a estudar canto acadêmico por seis anos.

Somente aos 19 anos passou no teste de uma emissora de rádio no centro de São Paulo, a PRA5, com a música “Chora Cavaquinho” de Dunga, sendo contratado em seguida. Casou-se pouco depois com D. Elvira Molla, com quem teve dois filhos.

Com o mundo em recessão e os tambores da guerra, perde o emprego, trabalha de garçom no bar do irmão mais velho, Joaquim, e decide ir para o Rio de Janeiro. Tem uma grande decepção ao ouvir Ary Barroso dizer que não apreciava sua voz. E volta para São Paulo. Ele volta, mas não desiste. Consegue um convite para gravar “Se eu Pudesse um Dia”. Volta para o Rio e, finalmente em 1941, grava o seu primeiro LP, um 78 RPM pela RCA, chegando a receber na época uma fortuna de 733 cruzeiros antigos de direitos fonográficos.

Em 1955, sua interpretação da música ‘Meu Vício é Você’, também composição de Adelino Moreira, já era um prenúncio dos anos que se aproximavam. Muitas águas rolaram. Trancado em um quarto escuro, lutou contra todos os obstáculos. Para voltar, contou com o apoio do maior de seus amigos, Silvio Santos que falou publicamente: “Ele é o maior cantor do Brasil.”

Qualidades e defeitos, todos temos. Nelson se notabilizou pelas suas incontáveis virtudes. E é sobre isso que falamos nesta Sessão Solene.

Nelson dedicou 50 anos à sua paixão que era a música, vendeu 78 milhões de discos durante sua fantástica carreira, tendo recebido 20 discos de platina, 40 discos de ouro; foi recordista nacional de gravações com 128 LPs e 300 compactos, superando o pop star mundial Elvis Presley, com 63 LPs gravados. Foi agraciado pela RCA com o Prêmio Nipper, recebido apenas por ele e Elvis Presley. 

Nelson Gonçalves foi, e até hoje é, um dos maiores cantores do Brasil de todos os tempos, incluindo grandes nomes da nova geração. Gravou duetos com Caetano Veloso, Fagner, Tim Maia, Luiz Gonzaga, Beth Carvalho, Ângela Maria, Alcione e outros grandes cantores da MPB, inclusive, para surpresa de muitos, cantando rock nacional com Kid Abelha e Lulu Santos.

Na sua vida, teve outros casamentos: Lourdinha Bittencourt, Maria Luiza. De seu relacionamento com D. Maria, que teve a honra de trabalhar com o Presidente Juscelino Kubitschek, nasceu Lilian Gonçalves. Quem assistiu à entrevista que tive o privilégio de fazer com Lilian Gonçalves no programa Assembleia Convida - que será exibido ao final da sessão no Hall Monumental - pôde ver que o Presidente Juscelino Kubitschek pegava Lilian, ainda criancinha, no colo e brincava com ela, demonstrando o mesmo amor de um pai para uma filha.

Na noite de 18 de abril de 1998, um sábado, na cidade do Rio de Janeiro, morre Nelson Gonçalves, no mesmo ano que também morreu Silvio Caldas, encerrando-se um ciclo de ouro da música brasileira.

Suas filhas, porém, não deixaram um só segundo que sua memória perecesse. Em homenagem ao seu pai, Lílian Gonçalves inaugurou o Bar do Nelson, para encontro dos fãs do maior cantor do Brasil. “O brasileiro adora música e Nelson foi um dos maiores cantores que o Brasil já teve”,  diz Lilian Gonçalves.

De sua vasta obra, temos aqui duas das maiores preciosidades: suas filhas Lilian e Margareth.

Neste momento, tenho a honra de passar a palavra à empresária Lilian Gonçalves.

 

A SRA. LILIAN GONÇALVES – Boa-noite a todos. Em primeiro lugar, muitíssimo obrigada pela presença de todos vocês, meus amigos queridos. Quero agradecer a presença de todas as autoridades, do Deputado Luis Carlos Gondim, juntamente com sua linda esposa. Muito obrigada de todo coração.

Faço um agradecimento especial a esse jovem deputado, brilhante, visionário, um homem que enche nosso coração de esperança de que amanhã teremos um Brasil com grandes políticos. Deputado Fernando Capez, meu muito obrigada. (Palmas.)

Agradeço esta homenagem em meu nome e da minha irmã Margareth, que é filha da Lourdinha Bittencourt. Ela veio do Rio de Janeiro especialmente para assistir a esta Sessão Solene.

Nelson Gonçalves era realmente o verdadeiro boêmio, um homem galanteador, cantor, que adorava a noite, a boemia. Nelson encantou muitos corações neste País. Estamos falando do maior cantor do Brasil. Mas esse maior cantor do Brasil tinha um grande medo, o medo de ser esquecido. Nelson Gonçalves sempre dizia: “O Brasil não tem memória. Quando morre um companheiro, ninguém mais se lembra dele.” Assim era com tantos outros amigos contemporâneos seus.

A Margareth e eu talvez sejamos as pessoas predestinadas a não deixar que isso aconteça. Se depender de mim, Deputado Fernando Capez, o Brasil jamais esquecerá Nelson Gonçalves. Todos os dias, todas as horas, todos os momentos, estaremos realizando alguma ação para que esse maior cantor do Brasil seja sempre lembrado.

Hoje, a gravadora Sony Music lança um DVD da vida de Nelson Gonçalves – sua história, suas músicas, seus shows. Essa é a prova de que Nelson ainda é um sucesso nacional e mundial.

Quero agradecer à equipe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, que teve um desempenho fantástico, ao meu marido Wesley Machado, que muito me ajudou nesta comemoração, à minha equipe, à Lu Pimentel.

Eu gostaria que este plenário estivesse superlotado nesta noite, porque Nelson tem uma quantidade enorme de fãs, porém, a data coincidiu com feriado, Dia dos Namorados e um evento grande na nossa cidade.  Mas o que importa é a presença e o carinho de todos os senhores.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Enviaram mensagens, cumprimentando pelo evento, os Deputados Estevam Galvão, Líder dos Democratas, Antonio Mentor, do Partido dos Trabalhadores, Aldo Demarchi, 2º Secretário desta Casa, e o Sr. Marco Dipreto, Assessor Parlamentar, em nome do Vereador Adolfo Quintas.

Registramos a presença do Dr. Flávio Pinheiro, coordenador de Marketing Estratégico da Sony Music Entertainment.

Convidamos o cantor, compositor e poeta, Silvio Brito, para declamar um lindo poema.

 

O SR. SILVIO BRITO – Boa-noite meus amigos, estou muito feliz e agradecido por participar de um momento tão especial das nossas vidas. Lilian Gonçalves, minha querida amiga de tantos anos, com quem compartilhei momentos maravilhosos, pediu que eu declamasse um poema de minha autoria sobre amizade e que cantasse duas músicas do meu repertório, que ela acredita ter um significado muito grande para este momento.

Estou muito feliz por estar aqui rodeado de grandes amigos para render homenagem a um grande amigo, a um grande colega, que foi testemunho de superação e de luta na sua vida e na sua carreira. Uma das vozes mais bonitas do mundo.

Estou falando sobre Amizade. Como é bom ter amigos!

“Amizade a coisa mais pura que tem, amizade é eterna ...

nem bem a gente nasce e sai à procura de amigos,

primeiro em nossa casa, nosso lar, depois na rua que a gente mora...

depois, a gente sai à procura de amigos na escola;

o menino chega contente em casa e diz:

- ó mãe, poxa vida eu tenho um amigo agora, encontrei um amigo, ele é assim e assim ...

E de repente a gente sai pela vida, sempre a procura de amigos!!

Até que um dia, a gente descobre que pra ter amigos é preciso ser amigo!

Até que um dia descobrimos que amigo não tem dia, não tem hora,

que amigo é sempre agora!

Que amigo não tem jeito, faz morada dentro do peito, pela vida afora.

Por amigo se põe a mão no fogo, sem receio de que nenhuma dor,

pois amigos são parceiros de um jogo que não há perdedor.

Amigo é feito agulha no palheiro, é meio a meio e os dois inteiros;

amigo é sincero e dá de dez a zero na força do poder e do dinheiro;

amigo é aquele que nos representa em qualquer lugar,

a gente estando, ou não estando lá ...

Aliás é como a gente estivesse lá na figura do amigo,

e é por isso que se diz que é difícil ter amigo, pois ser amigo não é fácil não,

e é por isso que se diz que lealdade não tem preço

e que amizade é o avesso da solidão;

em um mundo tão doente e de amores tão distantes ...

amigo é uma espécie de transplante de coração,

amigo é feito um pai que se adota feito um filho,

é um espírito santo.

Um anjo guardião.”

Gostaria, neste momento, de dar um abraço em cada um de vocês, mas tenho certeza de que, com este meu poema, estarei abraçando a todos, à minha querida amiga Lilian e Wesley, ao Deputado Fernando Capez.

Quero render ainda outra homenagem a esse sentimento tão bonito, que é o sentimento de amizade, cantando uma música. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. SILVIO BRITO – Obrigado, meus amigos. Realmente, este é um momento inesquecível.

Agora, vou cantar a música escolhida pela Lilian, que fala daquele grande Amigo que gerou tantos outros amigos, que gerou o céu e a terra, as florestas, rios e mares. Lamentavelmente, em muitas casas, Ele ainda não consegue entrar. Em muitos corações, Ele ainda não consegue penetrar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Quero anunciar também a presença de um dos mais importantes políticos do Litoral Norte, Vereador de Ubatuba Rogério Frediani, da Sra. Cybele Bueno do Jornal “Sunday News”, editado em Miami para brasileiros; meu querido amigo Fernando Gouveia, aqui representando o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.

Registramos também a presença dessa grande empresária, amiga da Lilian e nossa amiga, Valentina Caran, também um grande exemplo da luta e do valor da mulher, em nome de quem renovo as homenagens às mulheres presentes. É uma honra, Valentina, contar com sua presença nesta sessão.

Dando prosseguimento, nada melhor para homenagear a memória de Nelson Gonçalves do que ouvirmos Nilton César e Ângelo Máximo.

 

O SR. NILTON CÉSAR – Boa-noite a todos, meu carinho, meu abraço. Falar de Nelson Gonçalves não há mais necessidade, porque a própria homenagem já diz tudo.

Eu tenho muito a ver com Nelson Gonçalves, porque acompanhei sua carreira desde jovem, e, recentemente, regravei “Caminhemos” e “Volta do Boêmio”, sem a pretensão de imitá-lo, porque Nelson Gonçalves é único.

Apresentarei o trecho de uma música para identificação de Nilton César. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. NILTON CÉSAR – Farei agora a apresentação de um trecho da música “Volta do Boêmio”, para os senhores perceberem a diferença, porque aquele grave de Nelson Gonçalves ninguém tinha igual. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ÂNGELO MÁXIMO – Quero saudar a todos e dizer, Deputado Fernando Capez, minha amiga Lilian Gonçalves, que é uma emoção muito grande estar presente nesta sessão.

É uma grande emoção estar aqui recordando de uma pessoa que tinha uma das maiores vozes do mundo - dito inclusive por Frank Sinatra – com quem tive o prazer de me encontrar ainda no programa do Silvio Santos.

Quero cantar o trecho de uma canção para vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Teremos agora a apresentação musical do cantor Paulo Rodrigues. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Ouviremos agora a apresentação musical do cantor Stênio Mello. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Convido a Lilian Gonçalves para receber, em seu nome e da família, um buquê de flores que se será entregue pela minha esposa, Dra. Valéria. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do buquê de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – Quero anunciar a presença da cantora Lady Lu, Dra. Marli Lamarca, empresária Shirley Barros; David Oliveira, presidente da Dipiu Móveis; empresário Marinho; designer Cecília Salmeron; o grande empresário Waldemar, Sra. Carlinka Geiger; Dr. Constantino Cury, grande cardiologista; sensitivo Marcus Duler, grande amigo de Lilian.

Esta Presidência concede novamente a palavra à Sra. Lilian Gonçalves, para que possa fazer um registro.

 

A SRA. LILIAN GONÇALVES – Eu gostaria de registrar a presença da minha filha Carlinka Geiger, da minha neta Nahemah Geiger e da minha nora Cecília Geiger.

Quero, mais uma vez, agradecer a presença de todos. No momento em que falei, estava muito emocionada e deixei de dizer muitas coisas. Mas não posso deixar de agradecer a todos vocês, mais uma vez, de todo coração.

Peço que os senhores registrem este nome: Deputado Fernando Capez. É uma pessoa por quem vou trabalhar muito a minha vida inteira. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB – No encerramento desta Sessão Solene, quero agradecer a minha esposa, Dra. Valéria Capez, pela sua presença e pelas duas filhas que ela me deu – Maria Fernanda e Maria Eduarda -, para quem eu vivo.

Agradeço a presença da minha mãe, Suraia Capez – também fã da Lilian -, que teve grande participação no meu encaminhamento profissional.

Agora no encerramento, é o momento de fazermos uma rápida reflexão. Passamos toda nossa existência na busca de nossas verdades. A verdade pode estar já escrita nos textos sagrados para quem extrai da fé a fonte inestimável do conhecimento. Procurou-se demonstrar a verdade pelas mais diversas correntes filosóficas, de São Tomás de Aquino a Aristóteles, de René Descartes a Santo Agostinho.

A pergunta que fica neste encerramento - talvez hoje, inconscientemente, tenhamos nos aproximado mais da resposta – é: qual a verdade que cada um de nós busca dentro de si? A verdade que buscamos nada mais é do que a felicidade. É essa felicidade que perseguimos durante nossa existência.

A felicidade verdadeira e profunda, muito mais que em bens materiais ou em valores palpáveis, é aquela que se encontra no amor, na verdadeira e mais significativa presença do amor, que nada mais é do que projetar na alegria do outro a própria felicidade.

Todos nós estamos fadados a percorrer nosso destino nesta vida. E a jornada pela vida é breve. Se essa jornada é breve, é melhor que todos a façamos de mãos dadas, ajudando-nos mutuamente, cooperando para que este mundo seja um pouco mais humano. Hoje, nós cantamos aqui, elevamos nosso espírito, quebramos um pouco a formalidade sem retirar o tom solene da sessão.

Vendo o amor dessas duas filhas maravilhosas – Margareth e Lilian - pela memória de seu pai, vendo a história, o sofrimento de cada uma e os obstáculos que superaram para hoje estar aqui, reverenciando a memória de Nelson Gonçalves, em suas virtudes, digo que, hoje, nesta sessão, nós nos aproximamos um pouco mais de Deus. Nessa hora e meia, intensificamos um pouco mais esse sentimento, que é o amor meio imprescindível, pelo qual se busca a real verdade: a felicidade.

Agradeço a todas as pessoas do Cerimonial, D. Yeda, D. Vitória, todos os funcionários desta Assembleia, aos meus assessores, à Delmíndia, com quem tanto brigo, mas cujo esforço e mérito reconheço, à Gabrielle Tambellini, Nilton, Cláudio, Rogério, Felice e, mais do que nunca, agradeço ao Wesley e à Lilian, à Margareth. E agradecemos todos nós a Nelson Gonçalves, cujo espírito marcou um pouco mais a alma de cada um de nós.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

 

* * *