18 DE JUNHO DE 2010

030ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “99 ANOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS”

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia os membros da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que esta sessão foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação do Deputado José Bittencourt, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar os "99 anos das Assembleias de Deus". Convida todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Agradece ao Poder Legislativo pelo apoio. Explica a ausência do Presidente da Casa.

 

002 - VAZ DE LIMA

Deputado Estadual do PSDB e Líder do Governo, cumprimenta o Deputado José Bittencourt pela iniciativa. Fala sobre o papel deste Legislativo. Cita a criação da Lei Antifumo. Relembra época em que foi Presidente da Casa e o apoio que recebeu do Deputado José Bittencourt. Discorre sobre a presença da Assembleia de Deus no país.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Fala sobre a Sociedade Bíblica do Brasil e sua importância. Dá conhecimento de mensagens recebidas, justificando ausência de autoridades. Anuncia apresentação musical do Quarteto Hebrom. Lembra sua atuação na Casa, coordenando uma comissão de representantes de partidos políticos para alteração do Regimento Interno e a contribuição do Deputado Waldir Agnello na questão.

 

004 - WALDIR AGNELLO

Deputado Estadual do PTB, cumprimenta a Mesa. Ressalta a importância do trabalho da Assembleia de Deus. Tece elogios ao Deputado José Bittentourt e ao trabalho que desempenha.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentações musicais dos Hinos 41 e 454, da Harpa Cristã.

 

006 - SAMUEL MOREIRA

Pastor da Assembleia de Deus de Jandira e Presidente da Cieadespel, Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, faz cumprimentos. Lembra ações de líderes da igreja no passado. Convida a todo para estarem na comemoração do ano que vem.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical.

 

008 - LUIZ PAES

Pastor e Coordenador da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro, relembra o início da igreja. Afirma que a mesma está presente em 70 países. Faz reflexão religiosa.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentações musicais e exibição de um vídeo. Faz explicação sobre o mesmo.

 

010 - JOSÉ LEANTE

Pastor representando o Ministério do Ipiranga e a Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo, faz cumprimentos. Faz leitura bíblica e reflexão religiosa.

 

011 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical.

 

012 - DEIRÓ DE ANDRADE

Pastor e Presidente da Assembleia de Deus de São Mateus, faz saudações. Ressalta o trabalho dos fundadores da igreja, Gunnar Vingren e Daniel Berg e sua esposas, Frida Vingren e Sara Berg.

 

013 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical.

 

014 - EUDE MARTINS

Pastor da Sociedade Bíblica do Brasil, impetra a Bênção Apostólica.

 

015 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - A Presidência passa a nomear os membros da Mesa: Pastor José Leante, representando o Pastor Alcides Fávaro, da Assembleia de Deus - Ministério do Ipiranga, e também a Comoespo, Convenção dos Ministros Ortodoxos do Estado de São Paulo; Pastor Luiz Paes, coordenador da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro, Ministério de São Paulo; Pastor Samuel Rodrigues, Presidente da Cieadespel, Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, e também preside a Assembleia de Deus de Jandira; Pastor Deiró de Andrade, que preside a Assembleia de Deus de São Mateus, um grande ministério vinculado à Conamad.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano nesta comemoração dos 99 anos das Assembleias de Deus.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar por esta participação.

Queremos com muita alegria agradecer a todos os que estão presentes no Poder Legislativo de São Paulo, no nosso entender o Poder mais importante já que dá sustentação ao Estado, para comemoração dos 99 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Para nós é uma alegria recepcionarmos todos os senhores e senhoras.

Também agradecemos ao Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz, que por estar na Cidade de Andradina recebendo o título de cidadão daquela cidade não pôde estar conosco.

De imediato quero abrir a palavra ao Deputado Vaz de Lima, Líder do Governo, que veio exclusivamente de São José do Rio Preto para estar conosco neste ato e certamente abrilhantar e trazer alegria a esta solenidade. O Deputado Vaz de Lima foi Presidente também desta Casa com uma atividade singular, uma atividade marcante aqui no Legislativo de São Paulo. Quero que vocês aplaudam este ilustre homem público. (Palmas.)

Queremos informar aos presentes que esta sessão está sendo gravada pela TV Assembleia e será transmitida domingo, dia 26, às 21 horas, pela TV digital Canal 61 e pela Net Canal 7.

Enquanto S.Exa. se dirige à tribuna farei um relato rápido do que teremos hoje: apresentação da Orquestra Alvorada, da Assembleia de Deus de Utinga, sob a regência do Maestro Antonio de Souza, fala do Pastor Samuel Rodrigues, participação do Quarteto Hebron, também da Assembleia de Deus de Utinga, participação do Saxofonista André Paganelli, fala do Pastor Deiró de Andrade e exibição de um vídeo numa rápida apresentação de uma fala de Bertil Vingren, um dos filhos do fundador da nossa Igreja aqui no Brasil.

Tem a palavra o nobre Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Sr. Presidente desta sessão, nobre Deputado José Bittencourt, meu irmão em Cristo, meu amigo, meu companheiro, quero cumprimentar a Mesa composta pelo Pastor Deiró, Pastor Samuel Rodrigues, Pastor José Leante - representando o Pastor Alcides -, Pastor Luiz Paes; minhas irmãs, meus irmãos, quero cumprimentá-los não só com um boa-noite mas também com a Paz do Nosso Senhor.

Fiz todo empenho para estar aqui agora à noite. Este é um momento singular para nós, estamos próximos de um pleito eleitoral, todos estão andando nas suas bases eleitorais, dentro de 100 dias teremos eleições, a renovação ou recondução dos que hoje comandam o Estado e o País, mas pedi a Deus que me permitisse arranjar a minha agenda para estar presente hoje aqui neste momento tão importante com os irmãos, um momento em que a Assembleia homenageia a Assembleia, em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia a Assembleia de Deus no Brasil pelos seus 99 anos. Então eu quero, em primeiro lugar, cumprimentar o Deputado José Bittencourt pela boa iniciativa e dizer que para mim este é o primeiro ato do centenário, que vai se dar daqui a um ano. Muita coisa vai acontecer neste ano muitas atividades, muitos eventos, muitos cultos e nós, com certeza, vamos participar de muitos deles.

Mas eu queria cumprimentar V.Exa. por esse ato importante para marcarmos nos Anais desta Casa a história da missão e da ação da Assembleia de Deus no Brasil. Tenho o dever de fazer isso porque sou, aqui, por “n” razões, aquele que deveria de fato estar aqui falando. Primeiro, porque, dos deputados evangélicos desta Casa, sou o mais idoso; sou o que mais tempo tem nesta Casa. Estou terminando meu quarto mandato.Alguns já passaram, se foram, outros chegaram, como o Deputado Bittencourt, que chegou aqui quando eu já tinha dois mandatos, e está terminando o seu segundo mandato. Sou o que chamamos na nossa linguagem decano. Não é o mais velho, mas no caso também sou, mas o mais antigo com mandato nesta Casa. E também de todos os que estão aqui e que exercem o ministério eu sou também o mais velho. Já fui jubilado. Tenho 35 anos de ministério na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Já cumpri o meu papel e fui jubilado. Por tudo isso eu deveria estar aqui. Para agradecer a Deus e à Igreja Assembleia de Deus em nome do povo de São Paulo por aquilo que ela tem representado na nossa pátria.

O parlamentar, o deputado, tem como missão principal fazer leis. Nesta Casa fazemos leis ou de iniciativa de um parlamentar, de um grupo de parlamentares, ou de iniciativa do Executivo, do governador, ou de iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça, ou de iniciativa do presidente do Tribunal de Contas, ou, ainda, de iniciativa do chefe do Ministério Público, da Procuradoria Geral de Justiça. Podendo, ainda, ter até projeto de lei de autoria da população com número regimental de assinaturas.

Para os irmãos terem uma ideia, recentemente aprovamos aqui uma lei importantíssima, de autoria do Sr. Governador, que foi a Lei Antifumo. Uma lei de um profundo alcance social. Há leis que pegam, há leis que não pegam. Com muita luta esta Casa conseguiu aprovar essa lei que está em vigor, é um sucesso no Estado de São Paulo, e tem sido copiada por todos os estados da Federação. Esta Casa foi pioneira. Os deputados desta Casa derrubaram preconceitos, quebraram tabus para podemos dar oportunidade às pessoas de um futuro melhor. É uma boa contribuição desta Casa, haja vista o número de pessoas com problema de saúde devido ao tabaco. Esse é um exemplo, mas há muitos outros.

Esta Casa tem também a responsabilidade de fiscalizar os atos do Executivo; o dinheiro aplicado passa por aqui. Aqui também os deputados têm oportunidade de ajudar os municípios, de ajudar as entidades.

Queria dizer isso para os irmãos para fazer um agradecimento. Somos 94 aqui: 84 homens e 10 mulheres. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer aos irmãos da Assembleia de Deus por terem oferecido a esta Casa o Deputado Bittencourt, que já está no segundo mandato e é um homem respeitadíssimo aqui. É um homem que tem dado uma enorme contribuição com a formação pessoal, com a formação cristã e de cidadania que tem e, não tenho dúvida, muito adquiriu na sua casa e nos bancos da igreja Assembleia de Deus e muito da sua formação nos bancos das escolas da Assembleia de Deus. Ele tem dado enorme contribuição.

Mercê da graça de meus pares, fui Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo há dois anos: aqui dividimos, os dois primeiros e os dois segundos anos. Eu fui Presidente nos dois primeiros e o Deputado Bittencourt foi meu companheiro de todas as horas. Ele e outros irmãos, mas ele particularmente. Pedi que ele fosse para a Comissão de Justiça, a mais importante comissão desta Casa, a que vê a legalidade dos projetos. Pedi a ele que me auxiliasse para fazer uma mudança do Regimento Interno desta Casa, que era uma questão de honra, pois o Regimento era muito antigo. Devo muito ao Deputado José Bittencourt; esta Casa deve ao Deputado José Bittencourt; este Estado deve ao Deputado José Bittencourt por tudo que ele tem feito e especialmente pelo testemunho de homem de fé que ele tem dado nesta Casa e em todo o Estado de São Paulo.

Ainda recentemente fiz algumas viagens e em todo lugar que vamos, quando se fala do Deputado José Bittencourt se fala com respeito. Como, aliás, se fala, Deputado, com muito respeito pelo trabalho da Assembleia de Deus. Costumo brincar dizendo que se pudéssemos falar de três grandes marcas que conhecemos no Brasil falaríamos da Coca-cola, do Mac Donald’s e da Assembleia de Deus. Porque, em todo canto, em todo o Brasil encontramos uma Assembleia de Deus. E aqui estamos comemorando os 99 anos dos diversos ramos em que a Assembleia de Deus participa na vida do nosso país. Isso é uma coisa bonita. Viajo bastante, e, lá no fim de Goiás, há uma Assembleia de Deus; em Minas Gerais andamos, andamos, não vemos nada, e de vez em quando, num povoadinho, tem uma Assembleia de Deus. Fui à zona sul e tive oportunidade de ficar observando a riqueza das comunidades, das entidades, e vi também muita coisa ruim. Vi muito boteco. Desculpem-me pela expressão. Mas, felizmente, em cada canto, em cada esquina encontrava às vezes um pequenino salão, às vezes um salãozinho para 30, 40 pessoas - Assembleia de Deus, nome tal, no bairro tal.

Então é preciso dar esse testemunho. E os irmãos que começaram a fazer esse ministério há 99 anos com os missionários que aqui vieram têm dado um grande testemunho e um grande exemplo de como é que se pode ter fé, de como é que se pode ser cidadão. Graças a Deus a Igreja está presente no Brasil. Graças a Deus. Tenho repetido isso seguidas vezes, onde posso, para as autoridades com quem convivemos. Infeliz seria a nação se a Igreja não estivesse presente aqui. Porque ela está presente aonde ninguém mais vai. Ouso dizer que a Igreja está presente em lugar que nem sequer a polícia vai. Está ali, tentando dar o seu testemunho, resgatar vidas, levar o Evangelho de Cristo, recompor as famílias, dar oportunidade às pessoas que estão à margem da sociedade com a palavra de Deus. Ainda que não fizesse nenhum trabalho social, e faz muito, só o trabalho de reintegração que se faz da família já seria suficiente para estarmos aqui e em nome da população de São Paulo, dos mais de 40 milhões de brasileiros que moram no Estado de São Paulo, agradecer ao povo da Assembleia de Deus, aos obreiros, aos pastores e aos irmãos que têm dado testemunho da fé que abraçaram.

Que Deus continue a abençoar a obra do senhor, aqui, através da sua Igreja, particularmente através dos irmãos da Assembleia de Deus. Não vamos fraquejar, não! Não vamos desanimar, não! Há muito a ser feito. Em muito o país ainda depende de nós e das nossas orações! Porque a Bíblia diz que é para orar pelas autoridades que comandam a nação, mas também pelas nossas ações. É preciso que o povo de Deus dê testemunho da fé que possui, da fé em Jesus Cristo.

É esta a maneira de fazermos aquilo que todos nós temos no coração e sonhamos. Para terminar, um versículo da Palavra de Deus: “Que a nossa nação seja feliz porque feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Deus abençoe os irmãos. Vou dar um abraço no Pastor Bittencourt e estarei abraçando a todos os irmãos e irmãs. Deus fique com os irmãos e receba a profunda gratidão do povo de São Paulo pela boa obra - que não está concluída - que se fez até aqui e que ainda a Igreja Assembleia de Deus fará no Estado de São Paulo, em nossa nação e no mundo.

Deus os abençoe grandemente! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Essa foi a manifestação do Pastor José Carlos Vaz de Lima; pastor presbiteriano, jubilado, um grande homem de Deus, uma pérola que Deus colocou na minha caminhada. (Palmas.)

Quero registrar a presença do Deputado e Pastor Waldir Agnello. Aplaudam ao Senhor pela vida do Pastor Waldir Agnello. (Palmas.) Homem de Deus, foi vice-Presidente desta Casa na gestão do Pastor Vaz de Lima e contribuiu muito para a estabilidade neste Parlamento, contribuiu muito para o progresso de São Paulo. Rendo minhas homenagens e dispenso honra ao Deputado Waldir Agnello.

Quero nomear algumas pessoas. Desculpem-me por não mencionar os nomes de todos. Da caravana da Assembleia de Deus, de Piedade, Pastor Samuel Padilha, Pastor Marcos e companheiros que estão consigo; Marcos, Marcelo, Oséias, de Ibiúna; Fernando e tantos outros companheiros. Muito obrigado pela presença. Vocês estão abrilhantando esta sessão. (Palmas.)

Pastor Eude Martins, da Sociedade Bíblica do Brasil. A propósito, a Sociedade Bíblica do Brasil lança trimestralmente esta revista “Bíblia no Brasil”, uma revista singular para a disseminação da Palavra de Deus no Brasil. Fiz questão de trazer este exemplar para mostrar a importância da Sociedade Bíblica do Brasil na distribuição da Palavra de Deus, não somente aqui em São Paulo, mas em todo o Brasil e em todo o mundo. Então, Pastor Eude, quero que o senhor agradeça à direção da Sociedade Bíblica, e nós agradecemos pela sua presença.

Dr. Gilberto Precinotti, presidente da Assembleia de Deus Shekinah, obrigado pela presença, meu companheiro; Pastora Lenira, da Comunidade Cristã de Campo Limpo, zona sul, que está com um grupo de companheiros; Quarteto Alfa, que tem sido uma bênção na ministração do louvor no Estado de São Paulo, muito obrigado. Também quero registrar a presença do nosso vice-presidente da Assembleia de Deus, de Utinga, Pastora Vanessa; meu irmão, Pastor Gilmar Bittencourt; Pastor Natalício, presidente da Assembleia de Deus, ministério de Sapopemba, com um grupo de companheiros. O ministério de Sapopemba é vinculado à Cieadespel; Pastor Natanael, da Cieadespel; Pastor Rubens Carreira e esposa, nosso segundo vice-presidente do campo; minha Madinha”, “Madinha” para mim, Madalena para os outros; e outros companheiros que estão conosco.

Através de ofícios justificam suas ausências: o Sr. Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura; o Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa; o Secretário de Estado da Educação, Paulo Renato de Souza; Roberto Haddad, desembargador federal, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região; e o Vereador Aurélio Miguel.

Fiz esses registros para os irmãos perceberem a importância da Assembleia de Deus no Brasil quando comemoramos seus 99 anos.

Ouviremos agora o Quarteto Hebrom, da nossa igreja de Utinga e o cantor Rodrigo Soeiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus seja louvado. Todos digam “Deus seja louvado.” Graças a Deus.

Agradecemos ao Quarteto Hebron. Estaremos lançando o DVD desse quarteto, dia 16 de outubro, em Santo André. São 25 anos de formação do grupo integrado pelo Dino, Piteti, o Couto e o Ely; 25 anos nesta mesma toada, no passo do gado até o arrebatamento da Igreja.

Ouviremos uma palavra breve do Deputado Waldir Agnello. Deputado Waldir Agnello, V. Exa. tem o direito de utilizar a tribuna. Não vou estipular aqui o tempo regimental, embora seja uma sessão solene, não posso dizer o que diz o Regimento Interno. Aliás, o Deputado Vaz de Lima fez menção que coordenei uma comissão plural de representantes de partidos políticos, que têm assento nesta Casa. Coordenei pela graça de Deus o Regimento desta Casa que desde 1984 não tinha alteração.

Fizemos um trabalho positivo. Na época o Governador José Serra e o Secretário Aloysio Nunes Ferreira deram-nos a devida motivação e pudemos fazer um trabalho bem acurado, e evoluímos bastante na questão regimental. O Deputado Waldir Agnello também contribuiu muito nessa discussão. Muito obrigado, Deputado.

Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB – Obrigado, Deputado José Bittencourt. Quero cumprimentar a Mesa, o Pastor Luiz Paes, o Pastor José Leante, o Pastor Samuel Rodrigues e o Pastor Deiró de Andrade.

Presidente desta sessão solene e proponente desta sessão, Deputado José Bittencourt, meus irmãos e irmãs em Cristo, eu os cumprimento dizendo:“Paz seja convosco. Amém.”

É uma satisfação - mais do que isso -, uma grande alegria poder saudar aos irmãos e irmãs nesta Casa de leis, o maior Parlamento estadual da América Latina, quando aqui nesta Casa reúnem-se diversas matizes religiosas, pessoas que professam com muita liberdade a sua crença, e ver novamente este lugar cheio, repleto da presença dos senhores e das senhoras, dos irmãos e das irmãs, trazendo consigo a presença gloriosa do nosso Deus e do Espírito Santo de Deus. Fico muito feliz e muito agradecido a ele que nos dá essa oportunidade.

Quero dizer algumas palavras muito breves, muito rápidas a respeito da importância da sua presença aqui. Estamos sendo vistos por milhares de pessoas que através da TV Assembleia assistem a esta sessão solene. Este ato será também registrado no Diário Oficial do nosso Estado. É muito bom apresentar esse quadro cheio de pessoas que vêm aqui para dizer que a Assembleia de Deus aqui no Estado de São Paulo é, sim, um ministério unido; é, sim, uma igreja, uma denominação que quando fincou bandeira aqui no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo, veio para fazer um trabalho sério, um trabalho que com denodo e com muita diligência tem proclamado o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Feliz é o Deputado José Bittencourt proponente desta homenagem justa e merecida, do Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo.

Sou um pastor, ministro do Evangelho da Igreja Quadrangular. Também já tomei uma atitude semelhante como a do Pastor José Bittencourt, fazendo com que o dia 15 de novembro seja o dia em que a Igreja Quadrangular é homenageada no Estado de São Paulo. Fico muito feliz de poder falar um pouco do Pastor e do Deputado José Bittencourt, um homem simples, um homem humilde, que fala muito bem, e trabalha muito bem com as ideias.

Como já foi dito aqui pelo meu antecessor, o Deputado José Bittencourt colaborou e colabora em muito no campo legislativo, não só para os evangélicos, mas para toda população do nosso Estado. Sinto- me muito confortável em dizer que o Pastor José Bittencourt se faz presente todos os dias; onde coloca a planta dos seus pés ele está ali anunciando as boas novas. Vossa Excelência, respeitado que é nesta Casa, em momento algum tem falhado com seus amigos - e me incluo entre esses. Desfrutamos de uma amizade, de um companheirismo ímpar nesta Casa. O Deputado e Pastor José Bittencourt, leva, com toda certeza, nesta noite o mérito, a honra de estar fazendo um gesto que deve ser lembrado por muitos e muitos anos por esta grande denominação chamada Assembleia de Deus.

Gostaria de - já encerrando as minhas palavras - dizer aos irmãos que é muito importante que vocês reconheçam o trabalho desse grande parlamentar e desse grande servo de Deus. Fiz questão de tomar a palavra para apenas elogiar e reconhecer, Deputado José Bittencourt, o seu esforço e também a grande admiração que tenho dos muitos amigos que tenho na Assembleia de Deus aqui de São Paulo e do Brasil.

Que Deus continue abençoando você; você que leva a Palavra de Deus, você que é uma pessoa que, em tempo ou fora de tempo, entrega a maravilhosa mensagem do Evangelho, você que faz com lágrimas, e às vezes também chorando mesmo, você entrega a sua grande comissão. Que você seja recompensado por tudo aquilo que tem feito até aqui pelo reino de Deus. Que Deus abençoe a sua casa, que Deus abençoe a sua família e que Deus abençoe você. Feliz aniversário; feliz Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo.

Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deputado Waldir Agnello, Pastor Waldir Agnello, homem honrado. Tive também a felicidade de ser presidido pelo Deputado Waldir Agnello quando da licença do Deputado Vaz de Lima.

As palavras elogiosas nós as recolhemos e depositamos aos pés daquele que é digno de receber toda a honra e toda a glória e todo louvor, Jesus, o filho de Deus;.Podem aplaudir o Senhor. (Palmas.)

Nossa banda é regida pelo maestro Antonio de Souza , o “Toninho da Banda”. Enquanto o Toninho se posta à frente, quero apresentar o Sr. Euclides Moratelli, que andou com Daniel Berg e Gunna Vingren. É verdade que congregou com Daniel Berg e Gunna Vingren em alguns cultos em São Caetano do Sul. Eu queria que o focalizassem. Quem, dos presentes, congregou com o Daniel Berg, fundador da Assembleia de Deus no Brasil? Então, aplaudam o Sr. Euclides Moratelli. (Palmas.)

O Pastor Joel Cardoso é meu sogro. Fique em pé, Pastor Joel. Esse é um homem de Deus. O Pastor Joel preside a Igreja Renovada, ali da Praça da Árvore, com um grande campo de trabalho. É intercessor do nosso ministério parlamentar. A visão que temos é justamente do ministério parlamentar - não é visão de político - e o Pastor Joel tem sido esse instrumento. De repente ele me liga dizendo: “José Bittencourt, quero ir orar aí no gabinete”. E fico muito honrado e muito feliz. Esse é um homem de Deus. Queria que vocês aplaudissem o Senhor pela vinda do Pastor Joel Cardoso. ( Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Foi entoado o Hino 41, “A Cristo Coroai”, da Harpa Cristã.

Quero registrar a presença do Pastor Cleyton Cabral, vice-presidente da Assembleia de Deus, de Piedade, pastoreada pelo Pastor Samuel Padilha; do 2º vice-presidente João Ferrer, que compõe também a caravana de Piedade. Deus abençoe a todos; e do Pastor Levy Pereira Gomes, 3º vice-presidente do nosso campo.

Irmãos da Assembleia de Deus de Utinga, fiquem em pé. O Quarteto Hebrom já cantou. Muito obrigado pela presença. Daqui a pouco ouviremos o Pastor Rubens Furlan. Deus abençoe a todos.

Agora ouviremos “Alegrai-vos, ó remidos”, o 454, com a nossa orquestra, Banda Alvorada.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Abriremos agora oportunidade para o Pastor Samuel Rodrigues, para nos trazer uma palavra da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo, vinculada à SGADB.

Mas, antes, queremos também registrar a presença do Pastor Edson Crispin, do Ministério Ferreira, que representa o Pastor Levy, o Pastor Edgar, a Assembleia de Deus ligada à Confradesp; os ouvintes do programa “Exaltando a Palavra”; a missionária Socorro; missionária Eunice. Fiquem em pé, Irmã Eunice e missionária Socorro, por gentileza. A missionária Eunice tem um trabalho social tremendo. Ela tira das ruas pessoas que estão debaixo da ponte; faz um trabalho tremendo. Por isso quero destacar a sua presença e peço uma salva de palmas para ela. (Palmas.) Que Deus a abençoe.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Cumprimentamos a todos com a paz do Senhor. É uma alegria muito grande estar presente neste momento importante para nossa denominação. Quero cumprimentar o pastor, Deputado José Bittencourt, pela brilhante iniciativa, e estamos orando para que Deus continue enriquecendo sua vida, seu ministério. E nesse abraço ao Pastor Bittencourt, abraço todos os membros da Mesa e todos os pastores aqui presentes. Louvo a Deus pelo privilégio de estar aqui neste momento importante para a Assembleia de Deus. Estamos comemorando 99 anos, uma preparação muito importante. Estou muito feliz, Casa cheia, louvamos a Deus por isso, e isso faz com que imaginemos como será o ano que vem, quando estaremos celebrando o centenário da nossa denominação.

Quero lembrar daqueles que gastaram a sua vida na obra de Deus para que pudéssemos chegar até aqui. Sou filho de um pastor, que foi um líder da Assembleia de Deus no interior do Estado de São Paulo, onde abriu igrejas em aproximadamente 40 cidades onde não havia nenhum membro da Assembleia de Deus. E louvo a Deus por estar aqui representando meu querido e saudoso pai, mas também para poder dizer que vimos crescer esta igreja, lembrando também dos nossos queridos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren É bom lembrarmos aqui dessas figuras importantes dessa denominação. Louvamos a Deus por tudo isso. Só posso agradecer.

Ao mesmo tempo aproveito a oportunidade para convidar a todos, não só aqueles que participam conosco da convenção Cieadespel, mas a todos os nossos irmãos assembleianos, de todas as ramificações, que possamos nos juntar no ano que vem para um momento especial e memorável. Vamos tentar, de alguma forma, fazer um evento para São Paulo, que fique marcado nos Anais do nosso Estado, que recebeu, abertamente, a palavra de Deus através das Assembleias de Deus no Brasil.

Louvamos a Deus por isso.

Estou muito feliz por estar aqui. Gostaria que todo assembleiano pudesse ter a alegria no seu coração, de poder comemorar, hoje, 99, e no ano que vem, se Deus assim permitir, e se Ele não vier buscar a sua igreja, comemorarmos 100 anos. Deus nos abençoe. Deus continue abençoando os pastores; Deputado José Bittencourt, meu amigo, meu companheiro, temos um relacionamento muito forte. Esperamos estar juntos nas próximas comemorações. Se encerrar por aqui, nós comemoraremos para sempre nas mansões celestiais. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Pastor Samuel Rodrigues, digno Presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado de São Paulo e Estados limítrofes, Deus o abençoe, porque o senhor tem feito um trabalho digno à frente desta entidade religiosa.

Queremos destacar a presença do nosso pernambucano, de Jaboatão, Pastor André, que participa pela segunda vez da Convenção; do 1º Tesoureiro da Cieadespl, Pastor José Carlos; do Pastor Ademir, da Igreja Metodista Wesleiana, nosso colaborador; do Pastor Xavier. Agradeço à assessoria nossa, que trabalhou para este evento - Ari, Paulo Torres, Souza e esposa, Patrícia, Silas, Simone, Hermes, Fabiana, Taís, Vanessa - todos que se empenharam.

Vamos agora ouvir o saxofonista André Paganelli, com o louvor apresentado a Deus. A vitória é nossa pelo sangue de Jesus! Após o Paganelli ouviremos o Conjunto Celebrai, da Ceader.

O Governador Geraldo Alckmin envia mensagem informando que infelizmente, por compromissos já agendados anteriormente, está impossibilitado de participar da Sessão Solene em homenagem ao Dia da Assembleia de Deus. Também apresentam justificativas para a ausência o Deputado Estevam Galvão, Líder do DEM na Casa; o Vereador Jorge Luis de Morais; a Prefeita de Cruzeiro, Ana Karin; o Vereador Domingos Dissei; o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola; e vários outros.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.(Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - André Paganelli, Deus o abençoe. É crente, tem um grande testemunho de como Deus o curou poderosamente. Hoje ele é o instrumento de Deus, com seu instrumento.

Pastor Luiz Paes, uma palavra de saudação. Logo após, o Conjunto Celebrai.

 

O SR. LUIZ PAES - Quero externar a minha felicidade nesta noite por estarmos aqui reunidos para a realização de mais uma solenidade em comemoração aos 99 anos da Assembleia de Deus. Agradeço pela vida do pastor e Deputado José Bittencourt, e também dar a minha saudação aos companheiros. Deus abençoe a cada um de vocês.

São 99 anos de história, vitória e bênçãos e da presença de Nosso Senhor Nosso Deus. São 99 anos de muita luta, de muitos desafios que foram superados. Tenho a grata satisfação de estar nesta noite reunido com vocês, num momento tão importante da nossa igreja. Sei que todos nós conhecemos a história, o início dela, na cidade de Belém do Pará. É uma alegria maior porque também é minha terra natal. O Senhor me trouxe aqui a São Paulo, mas o meu coração ainda está em Belém do Pará. Acho que a minha alegria é maior que a dos demais que estão aqui, porque sou paraense e nascido em Belém. Quero, neste momento, agradecer a Deus por esta oportunidade.

Sei, irmãos, que a nossa Igreja iniciou com muitas dificuldades, mas Deus tem dado condições para nossa vitória. Hoje, a Assembleia de Deus tomou conta de todo o Brasil e está presente em mais de 70 países no mundo. É o único movimento religioso que iniciou no Brasil, mais precisamente em Belém do Pará.

Não é apenas uma organização, mas um organismo vivo. Por isso, ninguém conseguirá deter a Igreja do Senhor, que é o mover do Espírito Santo, aquele que edifica, consola, guarda, renova e aperfeiçoa.

Quero terminar minha saudação dizendo uma expressão que aprendi quando aceitei Jesus como Salvador da minha vida: “A minha palavra é curta e quente, mas não enfada a gente. É fogo puro.” Que esta Igreja continue no fogo puro do Espírito Santo para adorar e glorificar o nome do Senhor.

Obrigado a todos. Continuemos firmes, vencendo todos os obstáculos e barreiras, sabendo que Deus nos dará a vitória. A nossa maior esperança, sem dúvida, é o arrebatamento da Igreja, porque um dia iremos morar no Céu. Acredito que a Assembleia de Deus do Brasil continuará sendo uma Igreja viva, fervorosa, uma Igreja Pentecostal.

Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus abençoe o Pastor Luiz Paes, Coordenador da Ceader, em São Paulo.

Assistiremos agora à apresentação do Coral Jovem Celebrai, sob a regência do Maestro André Passos, que faz um grande trabalho na região do Itaim.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Agradecemos ao maestro André Passos e ao Conjunto Celebrai pela magnífica apresentação.

Teremos agora a apresentação do cantor Rodrigo Soeiro, da Assembleia de Deus do Alto do Ipiranga.

 

O SR. RODRIGO SOEIRO - Quero saudar todos os irmãos com a paz do Senhor. É uma grande honra estar aqui pelo segundo ano. Tenho certeza de que esta comemoração é especial para todos nós.

A volta de Jesus Cristo está cada vez mais próxima, e, enquanto ele não vem, é muito bom fazer homenagens, dando glórias a Deus por esta festa magnífica.

Estava pensando o que cantar, com tantos músicos abençoados, amigos aqui presentes, e o que me veio à cabeça foi a canção “Te Agradeço”. O mínimo que podemos ofertar é gratidão ao Senhor por esta data tão maravilhosa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O Sr. Presidente - José Bittencourt - PDT - Rodrigo Soeiro também é outra pérola que louva ao Senhor, assim como Jeremias e a esposa, e tantos outros irmãos que têm talento na área do louvor. Deus os abençoe!

O vídeo é uma manifestação breve de Bertil Vingren, filho do fundador Gunnar Vingren, que, em 1910, chegou a esta Pátria.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - José Bittencourt - PDT - Meus irmãos, essa foi uma breve manifestação de Bertil Vingren, filho do fundador da igreja no Brasil.

Houve um toque especial de Deus em alguns pastores no Brasil. Vou citar alguns nomes: Pastor David Cabral; Pastor Abner Ferreira; Pastor João Nunes; Pastor Daniel Malafaia. O sentimento é que esse filho de Gunnar Vingren estava esquecido na Suécia. Eles foram a Estocolmo, na Suécia, e assumiram um compromisso de sustentação do casal. Fizeram uma campanha e deram um carro novo para Bertil Vingren, num gesto de reconhecimento pelo que o pai dele fez a esta Nação ao fundar a Igreja Pentecostal histórica, a maior igreja do País, a Igreja Assembleia de Deus. Devemos louvar a Deus pelo envio desses homens para esta Nação! (Palmas.)

Com a palavra o Pastor José Leante, representando o Ministério do Ipiranga e a Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ LEANTE - Em primeiro lugar, quero cumprimentar o Presidente desta Mesa, os Pastores Deiró, Natanael, Samuel e demais companheiros. Trago a saudação do Pastor Alcides Fávaro, que não pôde estar conosco neste momento tão importante para a Assembleia de Deus no Brasil.

Gostaria de deixar um texto breve. Salmo nº 100: “Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da Terra. Servi ao Senhor com alegria. Apresentai a Ele um canto. Sabei que o Senhor é Deus e foi Ele - e não nós - que nos fez povo Seu e ovelhas do Seu pasto. Entrai pelas portas Dele com louvor; em Seus átrios, com hinos. Louvai e bendizei o Seu nome porque o Senhor é bom, eterna é a Sua misericórdia e a Sua verdade se estende de geração em geração.”

Bendizemos a Deus nesta noite pela iniciativa da Presidência desta Casa. É o segundo ano em que fazemos esse trabalho, celebrando o Senhor por aquilo que Ele tem feito para nós. Louvamos a Deus pela vida dos pioneiros, que há 99 anos iniciaram uma obra em Belém do Pará, onde se iniciou o batismo com o Espírito Santo. E essa chama vem ardendo nos corações dos irmãos. Essa obra tem avançado por estados, vilarejos, e tem chegado aos rincões brasileiros.

Nesta noite, glorificamos a Deus porque Ele tem feito chegar até os dias de hoje a chama do Espírito Santo, que continuará a arder em nossos corações até a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Que Deus abençoe os irmãos, em nome de Jesus! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - José Bittencourt - PDT - Amém! Graças a Deus! Agora, ouviremos o Coral Coadusa e, logo após, o Coral do Ipiranga. Os nossos agradecimentos ao Pastor Alcides, que preside esse grande ministério que está com quase 800 igrejas no Estado de São Paulo. Agradecemos a Deus por tudo. Deus abençoe os irmãos!

Estamos caminhando para a parte final desta Sessão Solene. Os nossos agradecimentos a todos que aqui vieram. Teremos também o Quarteto Alfa, que não vai sair sem dar a sua contribuição.

Com louvor, o Coral Coadusa. Essas irmãs oram e é uma benção.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.(Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Com a palavra, Pastor Deiró de Andrade. O Coral do Ministério de Ipiranga já está a postos. A seguir, Quarteto Alfa, e estaremos impetrando a Benção Apostólica. De antemão, já agradecemos a todos os presentes, as autoridades, funcionários da Casa, Serviço de Som, Taquigrafia, Imprensa, TV Assembleia, a todos que contribuíram para esta Sessão Solene. Pastor Aparecido de Itaim, e companheiros de toda a igreja.

 

O SR. DEIRÓ DE ANDRADE - Exmo. Deputado José Bittencourt, na pessoa de quem, com alegria, saúdo a todos os membros da Mesa, queridos irmãos, quero louvar a Deus pelo privilégio de aqui estar mais esta vez, e já esperando os próximos anos, sob a Presidência do Pastor José Bittencourt, que estaremos aqui sempre nesta data a comemorar o Dia da Assembleia de Deus. Dos 99 anos da nossa igreja, estou dentro dela há 44. Nesses anos de vida assembleiana, costumamos dizer que temos um jeito assembleiano de ser. Um dos nossos representantes, Pastor André, falou: “Nós temos o jeito de ser do fogo puro”. Temos o jeito de cultuar a Deus com alegria, extravasando a nossa alegria e levando adiante a mensagem do Evangelho.

Eu me lembrei, enquanto sentado ali, de duas figuras muito importantes da nossa denominação. Lembramos sempre de Gunnar Vingren e de Daniel Berg, mas hoje quero lembrar de Frida Vingren e de Sara Berg, duas mulheres que, ao lado dos seus maridos, começaram o trabalho das mulheres, uma marca assembleiana. Quero louvar a Deus por todas as mulheres da nossa igreja, àquelas que de uma forma brilhante levam adiante a mensagem da Cruz, a mensagem do Calvário.

Com isso, quero louvar a Deus pela Assembleia de Deus e por todos nós que nela servimos ao Senhor. Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Pastor Deiró de Andrade, Presidente da Assembleia de Deus em São Mateus, um grande Ministério, uma grande igreja.

Agora, Maestro Valdemar.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Maravilha, Maestro Valdemar, Deus o abençoe. O Pastor Valdemar está há mais de 50 anos trabalhando no Ministério do Ipiranga e foi um de seus fundadores.

Ouviremos agora a Bênção Apostólica impetrada pelo Pastor Eude, pelo Quarteto Alfa, “Adorando ao Senhor”. Nossa gratidão ao Senhor por todos os presentes e pelos 99 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Quero louvar a Deus pela vida do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da CGADB e pelo Bispo Manoel Ferreira, Presidente da Conamad e todos os pastores que representam esta igreja pujante e abençoada no nosso País. Deus abençoe a todos!

 

O SR. EUDE MARTINS - A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos os irmãos que amam e aguardam a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo. E todo o povo de Deus diz “Amém”.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Assistiremos a apresentação do Quarteto Alfa.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 17 minutos.

 

* * *