http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE MAIO DE 2012

030ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “IGREJA EVANGÉLICA CANAÔ

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Fernando Capez, ora à Presidência, com a finalidade de "Homenagear a Igreja Evangélica Canaã". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Agradece às pessoas que o auxiliaram na realização deste evento. Enaltece o Sr. Eduardo Tuma, pessoa que o levou a conhecer a Igreja Evangélica Canaã. Considera o contato com a entidade fundamental ao seu crescimento de vida. Anuncia a apresentação musical do Coral & Orquestra Canaã, com a canção "Nada é impossível". Anuncia a apresentação de vídeo institucional da Igreja. Anuncia a apresentação musical "Aleluia, Cristo é vivo", pelo Coral & Orquestra Canaã. Faz leitura de texto com a história da Igreja Evangélica Canaã. Ressalta a fé dos fundadores, frente à falta de recursos. Informa que a Igreja foi fundada em 21/05/2000, em São Caetano do Sul. Destaca a importância da entidade na realização de casamentos, no amparo às crianças e no trabalho social. Informa haver, atualmente, 2.256 membros cadastrados.

 

002 - ROGÉRIO PARDINI

Pastor e Presidente da Igreja Evangélica Canaã, agradece, em nome da Igreja Canaã, ao Deputado Fernando Capez e à sua assessoria, pela presente homenagem. Ressalta o trabalho em equipe, que possibilitou o crescimento da entidade. Lê trecho da bíblia sobre o Apóstolo Paulo.

 

003 - ANDERSON MORAES

Pastor e vice-Presidente da Igreja Evangélica Canaã, lê a mensagem "Canaã, um exército de muitos Neemias". Discorre sobre as semelhanças entre Neemias e a Igreja Evangélica Canaã. Cita, dentre essas semelhanças, a simplicidade, o amor ao povo e à sua terra, o respeito às autoridades, a defesa da justiça e a fé. Faz citação acerca da relação entre a grandeza de um homem e seus ideais.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação musical do Coral & Orquestra Canaã, com o hino "Senhor, Te dou meu coração". Enaltece o trabalho social realizado pela Igreja Evangélica Canaã. Destaca a importância da entidade na prevenção às drogas. Considera a fé propulsora de ações em prol da sociedade.

 

005 - PEDRO PARDINI

Pastor, profere oração pela Igreja.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Pastor Rogério Pardini. Anuncia a apresentação musical do Coral & Orquestra Canaã, com a canção "Agnus Dei". Discorre sobre a previsão constitucional de Estado laico. Lembra a invocação da proteção de Deus no preâmbulo da Constituição Federal. Reflete sobre o significado do termo "laicidade". Destaca a recepção, desta Casa, à diversidade de crenças. Faz referência ao salmo 88 da Bíblia. Ressalta a crença de René Descartes, maior filósofo francês, em Deus. Cita Kant, filósofo alemão. Recorda que o físico Isaac Newton afirmou que, antes do "big bang", somente a existência de Deus poderia justificar o início do Universo. Considera a atividade de evangelização importante para a redução da violência. Lê mensagem de texto datado de 1.662, encontrado em igreja dos Estados Unidos, com palavras de reflexão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos, numa sessão que vai prestar uma justa homenagem à Igreja Evangélica Canaã. Sendo esta a forma de iniciar uma sessão solene, de acordo com o rito estabelecido, peço apenas a vênia para que nesta, que é uma sessão que se presta homenagem a uma Igreja Evangélica, nós inovemos a abertura.

Sob a proteção de Deus e Nosso Jesus Cristo e com a presença do Espírito Santo, iniciamos os nossos trabalhos. Desejando a todos os presentes, e àqueles que estão nos assistindo, a paz do Senhor.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior e chama para integrar a Mesa principal dos trabalhos, solicitando uma calorosa salva de palmas dos presentes, a presença do Presidente da Igreja Canaã, pastor Rogério Pardini. (Palmas.)

Chamamos agora o vice-Presidente da Igreja Canaã, pastor Anderson Moraes. (Palmas.)

Quero aproveitar aqui para cumprimentar o maestro Celso Moreira, que irá reger o Coral e Orquestra Canaã para nós.

Sras. Deputados, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores. Está não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene, porque ela tem rígida forma sacramental, e obedece ao rito estabelecido no Regimento Interno desta Assembleia, a Assembleia Legislativa de São Paulo. O Regimento Interno, que é a lei que rege todos os trabalhos e os comportamentos no interior desta Casa Legislativa. Uma sessão solene não pode ser convocada para qualquer finalidade. Uma sessão solene só pode ser convocada se a finalidade estiver contemplada entre aquelas que o Regimento Interno autoriza para sua realização. E só pode ser convocada se a entidade, pessoa jurídica, associação, tiver reconhecidamente uma atividade, um trabalho de interesse público. Só pode ser convocada a pedido de deputado, e esta foi convocada e autorizada com o apoio de todos os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Por esta razão, o simples fato de se permitir a realização de uma sessão solene já deve ser um motivo de orgulho para a Igreja Evangélica Canaã.

Esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e seria bom comunicarmos aos integrantes da Igreja, as pessoas, aos amigos e familiares, que ela será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 20 de maio, às 22 horas, no canal 13 da NET, no canal 66 da TVA, na TVA Digital canal 185, e na TV Digital Aberta canal 61.2. Eu, por exemplo, quando chego domingo à noite, coloco sempre no meu canal 13 da TV NET da minha casa e assisto a esse programa, 22 horas esta sessão solene será transmitida. Com uma observação, a uma audiência de 250 mil telespectadores por minuto medida pelo IBOPE, e que equivale a uma rádio de grande audiência em horário nobre.

Neste momento, convido a todos os presentes, e aqueles que se encontram neste momento em sua casa nos assistindo, em sinal de respeito, porque podem não estar vendo, mas nós estamos sabendo o que fazemos, para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pelo Coral e Orquestra Canaã, sob a regência do maestro Celso Moreira, e se possível pediria que acompanhássemos cantando o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Uma salva de palmas ao Coral e ao maestro Celso Moreira, que merecem todo o nosso respeito. (Palmas.)

Agradeço ao subtenente Carlos Mareira pelo seu empenho, por ter me possibilitado conhecer o trabalho da Igreja Evangélica Canaã e, mais especificamente, o pastor Rogério Pardini e o pastor Anderson Moraes, a quem eu já tinha o privilégio de conhecer, mas não enquanto pastor no seu trabalho e ministramento evangélico. Minha gratidão ao subtenente Carlos Mareira.

Agradeço também ao nosso querido suplente de vereador, advogado e mestre em Direito Tributário, Dr. Eduardo Tuma, que é evangélico e está aqui representando e trazendo os cumprimentos da Igreja Evangélica Bola de Neve, e que também tem se empenhado muito desde que está conosco a me levar para a Igreja e isso tem, sem dúvida alguma, me possibilitado um crescimento interno muito grande enquanto pessoa. Para sermos um bom profissional, para sermos em tudo que fazemos, e no meu caso para ser um bom político, antes de mais nada temos que ser e procurar crescer como pessoa, porque tudo isso reflete. Portanto, o meu agradecimento ao subtenente Carlos Mareira, ao nosso querido Eduardo Tuma, à minha Anita, grande amiga, companheira de orações, e à Delmindia Costa, também se empenharam muito tornando possível a realização deste evento.

Assistiremos neste momento dentro da sequência, a apresentação da música Nada é Impossível, pelo Coral e Orquestra Canaã. Hoje nós vamos abusar um pouco do nosso querido maestro Celso Moreira e do Coral. Vocês são o coração desta sessão solene.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bravo! (Palmas.)

Na sequência do rito procedimental, elaborado pelo nosso competente Cerimonial, para os Srs. que ainda não conhecem, os nossos funcionários do Cerimonial desta Casa, é um Cerimonial que eu diria que exporta tecnologia, pois é consultado por Cerimoniais de todas as Assembleias do país, esta é a maior do nosso país, com 94 deputados, e é muito rígido na sequência e na elaboração da sessão, uma vez que ela é solene.

Assistiremos neste momento a apresentação de um vídeo sobre a Igreja Evangélica Canaã.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como eu já estou ficando com saudades, eu gostaria de ouvir agora, neste momento, a apresentação de uma nova música do Coral e Orquestra Canaã, Aleluia Cristo é Vivo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - História da Igreja homenageada, a Igreja Evangélica Canaã.

A Igreja Evangélica de Canaã começou a nascer desde o início na infância dos pastores Rogério Pardini, que praticamente nasceu nas Igrejas Assembleia de Deus, e Anderson Moraes, que se criou, se educou e se formou na Igreja Batista. Ambos tiveram seus destinos cruzados no ano de 1995, e passaram a trabalhar juntos em várias frentes, mas não imaginavam que essa união seria para desempenhar um papel fundamental em levar a palavra e o conforto de Cristo a outras pessoas.

Após cinco anos caminhando juntos no ministério, resolveram fundar a Igreja Evangélica Canaã, visando restaurar o relacionamento de homens e mulheres com o Deus da Terra Prometida, que é amoroso, misericordioso, compassivo e bom. Sendo uma igreja referencial em nossa cidade, cheia do Espírito Santo, ousada na proclamação da palavra, motivada pelo amor de Deus e movida de compaixão pelas almas e restauração da família.

A formação da Igreja Evangélica Canaã foi um milagre confirmado por Deus a cada passo, a cada decisão que tinha que ser tomada. Não havia recursos, não se contava com o apoio de ninguém, mas a fé fez com que Deus abrisse as portas, movendo milagrosamente os corações de irmãos do Brasil e do exterior para ajudar os seus fundadores nesta empreitada. Os sucessivos avanços mostravam que havia uma confirmação de Deus na continuidade do projeto.

E, foi assim que, em 21 de maio de 2000, há 12 anos, foi fundada a Igreja Evangélica Canaã, com sede na Rua João Pessoa, 155, no centro de São Caetano do Sul, inicialmente organizada com 78 membros. Desde então, esse ministério tem sido marcado por muitas conversões, muitas irmãos descendo às águas do batismo, famílias inteiras sendo libertas, grandes testemunhos de bênçãos e de vitórias, casamentos sendo resgatados, crianças sendo ministradas e firmadas na palavra de Deus, e muitos que chegaram desacreditados e hoje foram resgatados para Deus e para a sociedade.

A Igreja Canaã realiza trabalhos de cunho beneficente desde o início de sua obra, com médicos, enfermeiras, trabalho hospitalar, cabeleireiros, advogados, capelania, distribuição de sopão nas madrugadas para os moradores de rua, àqueles que não têm um teto para se abrigar, distribuição de cestas básicas para famílias necessitadas, procurando sempre demonstrar o amor de Deus derramado em cada vida através dos trabalhos. Como resultado, Deus trouxe um expressivo crescimento com uma aceitação muito grande em nossa cidade e região.

Nesses 12 anos, a Igreja Evangélica Canaã, que iniciou na Rua João Pessoa, e após um ano mudou-se para o templo da Rua Amazonas, antigo Cine Colonial, com 300 membros, onde ficou até setembro de 2003, quando então em mais um milagre extraordinário de Deus adquiriu a sua sede própria, hoje e atualmente na Avenida Goiás, 160 - bairro Santo Antonio, São Caetano do Sul. A mudança deu-se com aproximadamente 700 membros. Hoje, maio de 2012, a Igreja conta com 2.256 membros cadastrados. Com uma frequência rotativa mensal de aproximadamente 3.500 pessoas que são atingidas pela palavra de Deus nos cultos da Igreja Evangélica Canaã, a Igreja da Terra Prometida.

Dessa forma, todos nós temos que agradecer a Deus por ter tocado a todos nós neste ministério. Pode-se dizer que somos privilegiados por sermos participantes desse chamado divino, e de poder exercê-lo. Para nós, não existe nada que se compare a este maravilhoso chamado que, longe de ser uma obrigação, é uma imensa honra. E o texto encerra dizendo, a Igreja Canaã nasceu unicamente para a Glória de Deus. A Deus toda Glória, afinal de contas em seu nome que devemos trabalhar, atuar, e é para sua Glória.

Neste momento, após fazermos a leitura de toda a história da Igreja, sobretudo, aos nossos telespectadores, eu tenho a honra, na qualidade de Presidente desta sessão, de conceder a palavra ao pastor Rogério Pardini, Presidente da Igreja Evangélica Canaã, tendo em vista que nesta data nosso púlpito que está ocupado por este Coral que nos brinda com uma música tão bonita, e temos convicção que neste domingo, 10 horas da noite, muitas pessoas estão repousando, relaxando e se concentrando nesta música tão maravilhosa. Concede o microfone, que está ao lado em pé, para a palavra do nosso querido pastor Rogério Pardini.

 

O SR. ROGÉRIO PARDINI - Eu quero agradecer ao Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo por essa imensa oportunidade, pela fidelidade do nosso Deus de estar honrando sobremaneira este ministério, a Igreja Evangélica Canaã. Quero agradecer também, em nome da Igreja Evangélica Canaã, o exmo. Deputado Fernando Capez, que com um imenso esforço, e um imenso carinho, trouxe a Igreja até aqui para prestar esta homenagem. Nós queremos dizer a ele que ele é um amigo muito amado da Igreja Canaã, que o Senhor o abençoe nos seus projetos, a sua família, a sua carreira, a sua vida, que Deus o abençoe de maneira poderosa.

Queremos agradecer também a assessoria do deputado Fernando Capez na pessoa do Dr. Rogério; também do Dr. Carlos Mareira, que é um amigo nosso, e é um servo do Senhor, um homem fiel a Deus; e Dr. Eduardo Tuma, que o Senhor Deus abençoe a toda assessoria do nobre Deputado Fernando Capez, que tem nos acompanhado na obra na Igreja Canaã e tem também auxiliado. Deus tem nos unido com este homem e eu agradeço a Deus por poder conhecê-lo, por poder compartilhar as bênçãos que Deus tem derramado sobre esse ministério com o Deputado Fernando Capez.

Também quero, em nome do ministério da Igreja Canaã, como pastor Presidente, agradecer a todos os irmãos que fizeram esforço para estarem conosco nesse culto, nesta reunião solene nesta noite. Todos os membros da Igreja que estão aqui, coristas, músicas da orquestra, o nosso maestro Celso Moreira, os pastores, presbíteros, todo o ministério da Igreja Canaã que veio prestigiar este trabalho nesta noite, que Deus abençoe a todos de uma maneira rica e poderosa.

Eu, como pastor, não tenho palavras para expressar a minha gratidão, eu estou feliz por a Igreja estar recebendo esta homenagem e esta homenagem não é minha, esta homenagem é da Igreja Evangélica Canaã. Eu adoro a Deus, glorifico ao Senhor por cada vida, cada ovelhinha que Deus colocou na Igreja que tem nos ajudado, tem nos auxiliado. A Igreja Canaã só chegou aonde chegou, e só é o que é, porque nós trabalhamos em equipe. É uma grande família, unida, trabalhando para o nosso Deus em São Caetano do Sul. Deus seja louvado pelos 12 anos que ele tem nos concedido na cidade de São Caetano trabalhando para o Senhor. Amém.

Eu quero, também, sem demoras, deixar uma palavra, um texto bíblico, uma leitura bíblica que expressa um hino de gratidão ao nosso Deus escrito pelo apóstolo Paulo a Igreja aos Romanos e ele escreveu no Capitulo XI, dos versos 33 a 36, que diz assim: “Um hino de adoração. Oh profundidade das riquezas tanto da sabedoria como da ciência de Deus. Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos. Porque quem compreendeu o intento do Senhor, ou quem foi o seu conselheiro, ou quem lhe deu primeiro a ele para que ele seja recompensado, porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Gloria a pôs a ele eternamente. Amém”.

Eu quero fazer minhas as palavras do apóstolo Paulo sobre esta homenagem, sobre toda história da vida da Igreja Canaã, porque dele, do nosso Deus, por ele e para ele, são todas coisas. Glória pôs a ele eternamente. Amém. Deus seja louvado. Eu agradeço essa oportunidade imensamente. Que Deus abençoe a todos em nome de Cristo Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência, seguindo o rito estabelecido, concede neste momento a palavra ao pasto Anderson Moraes, vice-Presidente da Igreja Evangélica Canaã.

 

O SR. ANDERSON MORAES - Boa noite a todos. Exmo. Sr. Deputado Dr. Fernando Capez, nosso amigo e irmão na fé. Pastor Rogério Pardini, em nome de quem saúdo os presentes membros e obreiros da Igreja Evangélica Canaã, Coral e Orquestra na pessoa do Sr. maestro Celso Moreira, funcionários desta Casa.

Gostaria de trazer-lhes por parte de Deus uma breve mensagem, que tem por tema: Canaã, um exercito de muitos Neemias. Igreja Evangélica Canaã, um exército de muitos Neemias. Neemias foi um servo de Deus. Neemias foi o homem que abraçou um grande projeto de Deus. E há muita semelhança entre o Neemias da Bíblia Sagrada e os Neemias que abraçaram o projeto de Deus chamado Igreja Evangélica Canaã. Eu vejo algumas semelhanças do Neemias das Sagradas Escrituras com o Neemias pastor Rogério Pardini, nosso pastor Presidente, com os Neemias membros da Igreja Evangélica Canaã.

Primeira semelhança que eu vejo que Neemias era gente simples, e Canaã desde o seu nascedouro, desde o seu nascimento, foi concebida por gente simples. Se você olhar em Neemias Capítulo I, verso 11, diz que Neemias se apresenta diante dos homens e do rei como um simples copeiro. Paulo, o apóstolo escrevendo a Igreja de Coríntios diz: Porque vedes irmãos a vossa vocação que não são muitos sábios. Segundo a carne nem muitos dos poderosos, nem muitos dos nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo, e a Igreja Evangélica Canaã é uma dessas coisas loucas desse mundo, faz confundir os sábios. E Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes. E Deus escolheu as coisas vis desse mundo e as desprezíveis e as que não são para aniquilar as que são. Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

A semelhança de Neemias que era gente simples com a Igreja Canaã, é porque a Igreja Evangélica Canaã é formada de homens e mulheres cujo coração é um coração de gente simples. Mas a segunda semelhança que eu vejo entre Neemias e a Igreja Evangélica Canaã é que Neemias amava o seu povo, Neemias amava a sua terra. E nós da Igreja Evangélica Canaã, amamos a nossa terra, nós amamos São Caetano do Sul, nós amamos o Estado de São Paulo, nós amamos o Brasil, e nós amamos todo mundo.

E a palavra de Deus, segundo a Crônica 7.14, diz: “Se meu povo, diz Deus, que se chama pelo meu nome se humilhar, orar, buscar a minha paz, se arrepender dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a vossa terra”. Nós estamos em São Caetano do Sul, intercedendo para que Deus resgate a cidade de São Caetano do Sul, resgate São Paulo, resgate o Brasil, resgate o mundo e que todos eles reconheçam que só o Senhor é Deus. Nós amamos como Neemias amava a sua cidade, nós amamos a nossa cidade e amamos o nosso Estado, e amamos a nossa pátria.

Mas a terceira semelhança que eu vejo entre Neemias com a Igreja Evangélica Canaã, é que Neemias respeitava as autoridades constituídas por Deus. Nós, da Igreja Evangélica Canaã, respeitamos os nossos vereadores e oramos por eles. Nós, da Igreja Evangélica Canaã, respeitamos as autoridades constituídas por Deus e nossa cidade, o nosso prefeito José Aurichio Júnior, oramos por ele todos os dias para que Deus lhe dê sabedoria, graça, Deus lhe dê visão para fazer da cidade de São Caetano do Sul uma cidade melhor. E tem sido, e vai ser melhor para o louvor e a glória em nome do nosso Deus. Oramos também para que na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, tenha mais pessoas como o nosso nobre Deputado Fernando Capez, homem sério de caráter, fiel a Deus, com suas convicções; para que Deus esteja usando esse tipo de gente como Neemias, para revolucionar a história não só de São Caetano do Sul, mas de São Paulo e de todo Brasil.

Outra semelhança que eu vejo em Neemias que eu vejo também em mim, eu vejo nos membros da Igreja Evangélica Canaã, é que Neemias era gente de oração. E a Igreja Evangélica Canaã é casa de oração para todos os povos. Lá, oramos a Deus, falamos com Deus, e lá vemos a resposta de Deus. Eu quero dizer para o Sr. nobre Deputado exmo. Fernando Capez, que o Sr., esta Casa de Leis é constantemente alvo das nossas orações. Que Deus o abençoe em nome de Jesus.

Mas uma quinta semelhança que nós vemos com Neemias, com os membros da Igreja Evangélica Canaã, é que Neemias carregava dentro de si um sentimento de indignação contra todo tipo de justiça. Como Igreja instituída por Deus lá na cidade de São Caetano do Sul, nós temos levantado a bandeira da justiça de Deus. Não queremos ver miseráveis no nosso meio, os miseráveis serão atingidos pela graça de Deus e aonde há miséria haverá prosperidade por parte de Deus.

Neemias e sua gente estendem as suas mãos aos pobres e se levantam contras todo tipo de injustiças, e todo tipo de exploração. Nós estamos ali não só para dizer que só o Senhor é Deus, mas estamos ali para dizer que Deus é o Deus que pode contar conosco para mudar toda sorte de injustiça em coisa séria, em coisa que se torne justiça.

Outra semelhança que eu vejo em Neemias, e que vejo na Igreja Evangélica Canaã, é que Neemias se expõe a ser agente de reconstrução, de restauração, de reconciliação, de restituição, de recomeço. Nós podemos dizer com toda autoridade que quem tem entrado na Igreja Evangélica Canaã tem saído de lá restaurado. Por quê? Porque Deus tem feito essa grande obra e nós temos nos entendido que nós somos agentes de restauração, de reconstrução e de restituição.

Vejo tanto em Neemias, como na Igreja Evangélica Canaã, que Neemias era agente de fé e obra. A Igreja Canaã tem a Bíblia Sagrada como livro de regras de fé e prática, nós cremos em Jesus e nós temos visto Jesus operar no nosso meio. Cada vida que está aqui, Sr. Deputado, é fruto de homens e de mulheres que um dia tiveram fé em Jesus, mas não só isso, saíram para pregar o Evangelho e alcançaram vidas e é isso que a Igreja Evangélica Canaã tem feito nos nossos dias. Uma Igreja que crê, e tem visto as obras. E não só isso, tem feito parte delas.

Em ambos os destaques, Neemias sofria muitas retaliações por abraçar a vontade de Deus. Sofria muitas perseguições, sofria e sofre muitas invejas, calúnias e difamações. Canaã também sofre por abraçar os projetos de Deus. Quem ama o que Deus ama e quem luta por justiça sofre retaliação, sofre perseguições, sofre calúnias, sofre inveja, mas tem a certeza que Deus está conosco.

Outra similaridade que eu vejo em Neemias com a Igreja Canaã, é que Neemias sabia que precisava ter e andar com gente fiel. Os membros da Igreja Evangélica Canaã são membros fiéis a Deus. Fiéis aos seus pastores. Fiéis uns com os outros, e Neemias sabia que precisa ter e andar com gente fiel, gente com o coração de gente, que amava todo tipo de gente, e que tinha o mesmo ideal de vida, ver Deus sendo glorificado no meio da gente.

O que também vejo em Neemias, é que Neemias era um servo de Deus, um líder nato, um homem reto e de caráter ilibado. A Canaã, nobre Deputado Fernando Capez, é uma Igreja abençoada por Deus, porque tem na pessoa do Sr., do nosso Presidente pastor Rogério Pardini como um servo de Deus, um profeta às nações, um líder nato, um homem de caráter ilibado. Há uns dias eu li uma frase que jamais me esquecerei e que resumo a vida do pastor Rogério dentro dessa frase: “Mede-se a grandeza de um homem pelos ideais que abraçou e o preço que está disposto a pagar por esses ideais”. Repito, “Mede-se a grandeza de um homem pelos ideais que abraçou e o preço que está disposto a pagar por esses ideais”. De fato, qualquer um pode abraçar grandes ideais, mas só os grandes, só os grandes estarão dispostos a pagar um alto preço por eles. Pastor Rogério é um desses, temos muita honra, eu falo isso em nome de todos os membros da Igreja Evangélica Canaã e também como ovelha do seu rebanho, pastor Rogério. Que você é um desses grandes homens que estão dispostos a pagar um alto preço para ver a obra de Deus avançando. Deus te abençoe pastor, nós amamos você em nome de Jesus.

Uma penúltima semelhança de Neemias com a Igreja Evangélica Canaã, é que Neemias convoca todo o povo em praça pública e pede para que o escriba, o sacerdote, leia a palavra de Deus, ou seja, ele exalta a palavra a Deus, ele exalta a lei de Deus publicamente. A Canaã tem a palavra de Deus como seu livro de regra de fé e prática. E hoje nesta Casa de Leis, publicamente paramos para exaltar a palavra de Deus, porque acima de todas as leis, está a lei suprema, chamada Bíblia Sagrada, a poderosa palavra de Deus. Na Igreja Evangélica Canaã, o Neemias, pastor Rogério, e os Neemias que estão aqui, todos eles, do menor ao maior, honram, exaltam, respeitam, reverenciam, obedecem e amam a palavra de Deus.

Em último lugar, exmo. Dr. Fernando Capez, Neemias renovou a sua aliança com Deus e fez com que o povo renovasse a sua aliança com Deus. A semelhança que eu vejo de Neemias é que todos os cultos, pastor Rogério, têm convocado a Igreja Evangélica Canaã a renovar a sua aliança com Deus. Deus é Deus de aliança. Deus tem uma aliança com a Igreja Evangélica Canaã, e todos os dias nós renovamos a nossa aliança com ele.

Quero concluir essa minha prédica oferecendo ao Deus de Neemias, ao Deus do pastor Rogério, ao Deus dos Neemias da Igreja Evangélica Canaã, o mesmo louvor que o povo e o seu líder Neemias ofereceram a Deus conforme escrito está em Neemias Capítulo IX, verso 5 a 7: “Bendito seja o teu glorioso nome. Superando toda benção e todo louvor, tu és o único, oh eterno, somente tu fizeste os céus, o céu dos céus, e todos os seres celestiais. A terra e tudo que nela há, os oceanos e tudo que neles existem, e preservas a vida de todos e o exército dos céus te adora. Tu és Senhor”.

Em nome de todos os Neemias que estão aqui, nós agradecemos a ti também, nobre Deputado Fernando Capez, por esta honra, por este presente, que Deus está te usando para nos abençoar. Nós sentimos honrados porque sabemos que essa família de Neemias está sendo honrada por um Neemias que Deus levantou na Assembleia Legislativa. Deus o abençoe em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, vou pedir ao nosso querido maestro Celso Moreira, que faça a apresentação, já sofri aqui uma correção, do Hino, não da música, do Hino: Senhor te Dou o Meu Coração, mais uma vez pelo Coral e Orquestra Canaã, para também brindarmos o telespectador que está nos assistindo agora com esta música de ótima qualidade. Nosso hino de louvor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estamos fazendo uma homenagem à Igreja Evangélica Canaã, tendo em vista os relevantes pontos prestados à sociedade durante os seus 12 anos de existência. Uma Igreja que tem tirado várias pessoas de um caminho, muitas vezes, desviado, sem Norte, sem rumo. Que tem desempenhado um papel fundamental na prevenção da violência, retirando das drogas muitos que já haviam sido drogados para o abismo que parecia sem volta.

A Igreja ajuda o Estado a desempenhar uma ação no campo preventivo de combate às drogas. E certa vez, ouvi um dos grandes especialistas sobre o combate ao narcotráfico nos Estados Unidos da América, país que consome 60% do orçamento mundial em armamentos, e está perdendo a guerra para as drogas. Indagado, por que estamos perdendo a guerra para as drogas? Porque travamos a nossa guerra no campo de batalha errado. O campo de batalha em que tem que ser travada essa guerra é na mente, na mente do jovem e na mente do cidadão. A Igreja Evangélica Canaã tem trabalhado nas mentes, não apenas com essa finalidade, mas com a finalidade de cada vez mais fazer com que a pessoa alimentada por sua fé seja propulsionada para ações que sempre acabam redundando em beneficio da sociedade.

E esta é uma sessão solene, e nesta sessão solene como se homenageia a Igreja e acima dela como se presta uma homenagem a Deus, nós temos o orgulho que a palavra de Deus está sendo permanentemente invocada e repetida neste Parlamento. E é com este fim que eu passo agora para ocupar o mesmo microfone pelos oradores que o precederam, eu peço agora a nossa atenção para uma oração que vai ser feita pelo presbítero Pedro Pardini, que vai orar pela Igreja, mas que também a você, telespectador, que está nos assistindo agora com algum tipo de angústia, com algum tipo de ansiedade, temeroso pela semana que vai se principiar, para você que tenha uma grande semana, que tem uma noite de sono tranqüila, porque tenho certeza, aquele que tem fé diz: não temerei espanto noturno, nem seta que voa de dia. Com a palavra, o nosso querido presbítero Pedro Pardini.

 

O SR. PEDRO PARDINI - Graças e paz convosco Amém. Nós louvamos a Deus por esta acessibilidade e a esta Casa que às vezes a população acha tão difícil, mas o nobre deputado tem sido muito acessível, ele e toda a sua equipe. Mas quero ressaltar aqui que agora vamos fazer um acesso a uma autoridade ainda muito maior, nós vamos falar ao Deus todo poderoso. Em reverência a esse Deus todo poderoso, quero pedir a você que está nesta Casa, se coloque de pé, nós vamos fazer uma oração. Ajude-me com a tua oração, para que todos juntos nós possamos adorar ao Senhor, nosso louvor por esta homenagem, esses 12 anos da história da Igreja Canaã possam verdadeiramente louvar o nome do Senhor. Amém.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Caminhando para o epílogo desta sessão solene, a Presidência pede a sua assessoria que o auxilie e pede também ao nosso querido pastor Anderson Moraes, que nos ajude a entregar uma placa comemorativa em homenagem ao pastor Rogério Pardini e à Igreja Evangélica Canaã. Neste momento faremos esta homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pedimos licença ao pastor Rogério Pardini para ler esta placa que lhe foi entregue. “Assembleia Legislativa, brasão oficial. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em sessão solene para prestar tributo à Igreja Evangélica Canaã, rende esta homenagem a todos os seus integrantes na pessoa do seu Presidente, pastor Rogério Pardini, por ocasião da celebração de 12 anos de fundação desta entidade no Brasil, pregando o Evangelho, estudando a Bíblia, praticando amor fraterno, e contextualizando a mensagem eterna de Cristo. Com a missão de adorar a Deus, promover o seu Reino na terra, edificar os salvos e capacitá-los para servir. Estamos certos que continuará cumprindo a transmissão dos ensinamentos de Deus à sociedade. Fernando Capez, deputado estadual. 18 de maio de 2012, data da elaboração da placa”.  (Palmas.)

Nosso querido telespectador, que já estava com saudades e eu também, nós ouviremos agora, infelizmente pela última vez nesta sessão, a apresentação do Hino “Agnus Dei” pelo Coral e Orquestra Canaã, sob a regência do já familiarizado com os Srs., maestro Celso Moreira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós estamos nos encaminhando para o momento que sabíamos que chegaria, mas não queríamos que chegasse tão cedo, que é o encerramento da sessão solene. E o telespectador que nos assistiu deve estar impressionado. Puxa! Como foi falado de Deus na Assembleia Legislativa, uma Casa de Leis! E certamente posso me antecipar a pergunta que um ou outro telespectador poderá estar se fazendo, mas o Estado não é laico? É verdade.  Mas na Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, que já está próxima de completar 30 anos, no preâmbulo que muitos entendem como uma parte do texto magno com força jurídica se invoca a proteção de Deus para os trabalhos.

Ao início desta sessão solene não necessariamente iniciativa minha, mas por imposição Regimental, nós começamos falando: Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Neste momento e neste canal de comunicação, esclarecemos uma dúvida recorrente e mais corriqueira do que deveria quanto ao significado do termo laicidade. A laicidade significa que o Estado brasileiro não tem uma religião oficial, e não obriga a ninguém a ter uma determinada religião. Não pune ninguém por não ter uma religião ou por professar a sua fé, e dar a liberdade de culto, de crença e de convicção. Esta Casa tem a obrigação de abrir as suas portas para todas as convicções e crenças que existem no nosso país. E é o que ela está fazendo nesta data.

Aqueles que professam a fé cristã, aqueles que desejam expressar o seu sentimento por meio de um trabalho de alcance social e a sua fé de que Jesus Cristo não foi apenas uma pessoa, ele é o Filho de Deus Nosso Senhor, e que ressuscitou ao terceiro dia de sua morte. E ao ressuscitar, matou definitivamente a morte para celebrar a vida eterna. Eu assisti num culto uma menção ao Salmo 68, onde se diz que Deus iria matar a morte, golpeando em seu crânio e seu couro cabeludo. E no momento que a cruz é afixada sobre o Gólgota, que significa caveira, naquele momento se golpeava a morte pelo seu crânio e o couro cabeludo.

E por que faço essa referência? Porque a laicidade não se confunde com laicismo e não pode ser interpretada como adversidade a religião. Estado laico é o Estado que não tem religião oficial, não é um Estado que hostiliza a religião ou a impede de se manifestar. Os tempos são difíceis, como em outras eras da humanidade houve tempos difíceis. Quando ao final do século XV, Nicolau Copérnico descobriu e desenvolveu a Teoria do Heliocentrismo, de que os planetas giravam em torno do sol e não de que o universo girava em torno da terra, como pensava Claudio Ptolomeu, e posteriormente a ciência avançou com Galileu Galilei e Johannes Kepler e tantos outros que desenvolveram a sua ciência, a fé e a religião sofreram abalo. Porque o homem passou a ter a vã ilusão que era capaz de provar tudo, e descobrir tudo, e que tudo tinha uma explicação racional. Vieram então os grandes racionalistas, e René Descartes, o maior filósofo francês, acreditava em Deus. Aquele que desenvolveu o Raciocínio Cartesiano, que desenvolveu as Coordenadas Cartesianas, que implantou o Método Dedutivo do Conhecimento que parte da premissa maior, que duvidava de quase tudo, mas não duvidava de Deus e do espírito. Penso, logo existo, “Corgito, ergo sum”. Portanto, ele acreditava no dom espiritual.

O maior filósofo alemão de todos os tempos, Immanuel Kant, desenvolveu uma teoria filosófica no sentido que há dois limites para o conhecimento. Primeiro, o homem só pode conhecer aquilo que existe e que é captável por seus sentidos. Tudo que não for captável por nossos sentidos, nós não podemos conhecer. Mas que existe algo além do que pode ser captado pelos sentidos, que jamais será conhecido, mas que nem por isso deixa de existir. Portanto, nós só podemos conhecer aquilo que existe e dentro daquilo que existe, numa linha mais baixa, só podemos conhecer o que os nossos sentidos são capazes de captar. O que os nossos sentidos não podem captar nem por isso deixa de existir. Ele não deixa de existir apenas porque eu não consigo vê-lo, apenas porque eu não consigo senti-lo, ele continua existindo. Quem disse isso foi um dos maiores pensadores da história da humanidade, aqueles que diziam o genial, o assombroso filósofo dos filósofos, Immanuel Kant. Curiosamente, o homem que para desenvolver esse raciocínio ainda no século XIII não chegou a sair de sua cidade, jamais saiu de sua cidade. Será que ele pensava e expressava os seus pensamos por si?

O homem mais importante que mudou os rumos da ciência, que descobriu a Lei da Gravidade, mais importante que o próprio Albert Einstein, Isaac Newton, nos seus estudos e aprofundando o seu conhecimento, ele chegou a uma conclusão: tudo pode ser explicado. Ele antecipava para aqueles que adotam a Teoria Científica, ele chegava a explicar a Teoria do Big Bang, mas justificava que antes do Big Bang somente a existência de Deus seria capaz de dar uma explicação lógica e razoável para aquilo que sucedeu, que foi a criação do universo ainda em expansão. Que um dia será finito, que um dia se encolherá para voltar a sua origem, é o começo e o fim. Tudo se baseando nas explicações.

Vemos as pessoas que tem essa fé, que acreditam naquilo que os seus sentidos não podem captar, mas sabem que existe, e usam essa fé para fazer o bem para desenvolver a harmonia, o entendimento, a pacificação, a redução da violência. São Paulo tinha há 15 anos um índice epidêmico de homicídios, mais de 20 homicídios, chegamos a 30 homicídios a cada 100 mil habitantes, sobretudo, na periferia sofrida e distante da capital paulista. E hoje as autoridades da área de Segurança reconhecem que o trabalho da Igreja na periferia tem ajudado a reduzir a violência de 30 para menos de 10, o que significa índice de tolerabilidade de acordo com os níveis da Organização das Nações Unidas. E é por isso que esta Casa, sim, abre as suas portas e homenageia uma Igreja que professa a palavra de Deus, faz um trabalho de evangelização e de redução da violência.

Eu quero aqui neste encerramento, lembrar de uma história que quando eu ouvi mirei minha atenção nela, e tem resolvido e me auxiliado nos momentos mais difíceis de minha vida. Preso em um calabouço úmido e escuro de um castelo com os braços atados aos grilhões e preso em correntes, um homem aguardava ao lado de esqueletos de outros prisioneiros o momento da sua execução. Mas jamais perdeu a fé, e jamais perdeu a esperança. Até que um dia o ditador abriu as portas do calabouço, procurou este prisioneiro e disse-lhe: homem, tua fé me tocaste e eu vou pô-la à prova. Dar-lhe-ei uma chance de um julgamento imediato e justo. Em uma de minhas mães colocarei um bilhete contendo a palavra culpado, na outra mão um bilhete contendo a palavra inocente. Se você escolher a mão que tem a palavra culpado será executado ainda nesta noite, mas se escolher a mão que tem a palavra inocente estará livre para partir. Triste a sina deste homem, porque ele sabia que em ambas das mãos só havia bilhetes contendo a palavra culpado. Se ele escolhesse a mão direita, lá teria o bilhete com a palavra culpado, e ele seria morto. Se ele escolhesse a mão esquerda, lá teria o bilhete com a palavra culpado, e ele também seria morto.

Na vida há momentos que nos deparamos com encruzilhadas como esta, nas quais parece não haver qualquer saída. Mas se neste momento nós mantivermos a fé, que é a força que nos propulsiona, e a esperança, que é o leme que nos direciona, ainda que a visão esteja turva pelas vicissitudes do cotidiano, nós haveremos de superar qualquer desafio. Quando Deus coloca na sua vida um obstáculo, não reclame, pode ser uma oportunidade para você se alavancar e buscar a solução.

Este homem não desistiu, escolheu uma das mãos, como qualquer delas estava a palavra culpado. Pegou o bilhete, mas a fé lhe conduziu a solução, pegou o bilhete que tinha a palavra culpado, só que ao invés de abri-lo, ele o engoliu, dobrou e engoliu. Para o espanto do ditador, que lhe indagou: como saberei o que estava escrito no bilhete? Basta que o Sr. veja o bilhete que ficou na outra mão, se ela estiver escrito culpado eu só posso ter pego o bilhete contendo a palavra inocente. E assim foi liberto, salvo, solto ainda naquela noite.

Srs., eu tenho meio parágrafo de um texto que foi encontrado na antiga Igreja de São Paulo, em Baltimore nos Estados Unidos, datada 1662, e para o encerramento eu vou ler este parágrafo e depois declararei encerrada a nossa sessão solene.

“Caminhe placidamente entre o rumor e a pressa. Lembre-se que paz talvez se encontre no silêncio. Seja cordial com todos, mas sem inclinar-se além do necessário. Diga a sua verdade serena e claramente, e ouça os outros, mesmo aqueles tediosos, mesmo os ignorantes, todo mundo tem a sua história para contar. Evite as pessoas ruidosas e agressivas, pois elas irritam o espírito. Se você se compara aos outros vai se tornar frívolo e amargo, porque sempre haverá pessoas maiores e sempre haverá pessoas menores que você. Não se concentre nos outros, mas na própria vida. Desfrute de seus planos e, sobretudo, de suas realizações. Permaneça interessado na sua carreira, na sua profissão qualquer que ela seja, pode ser até humilde, mas é algo que realmente é seu na sorte variável dos tempos. Deus não escolhe necessariamente os mais capacitados, mas ele capacita todos os que escolhe. Use cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Tem 400 anos isso.

Todavia, não fique cego ante qualquer virtude onde houver, porque muitas pessoas lutam por altos ideais, fazendo a vida ser cheia de heroísmo. Seja você mesmo, não simule a afeição, e nem seja descrente acerca do amor, pois o amor é perene como a relva em face de toda aridez e desencantos. Receba naturalmente a sabedoria dos anos, e, com liberalidade, as coisas da juventude. Alimente a força do espírito para se defender de desventuras inesperadas. Não se aflija com a imaginação, sobretudo, com os temores noturnos, pois muitos deles nascem do cansaço e da solidão. Além de manter salutar disciplina seja terno consigo mesmo, você é filha do universo, você é filho do universo. Não menos que o sol, não menos que as estrelas e as árvores, e você tem o pleno direito de estar aqui. Claro que não, sem dúvida. O universo está se expandindo, fique dentro desse universo em paz com Deus. Na confusão rumorosa da vida, permaneça em paz com sua alma, com todas as falsidades, monotonias e sonhos frustrados, este ainda é um belíssimo mundo. Tenha sempre cautela, lute incessantemente para ser feliz.”

A Assembleia Legislativa, seus funcionários, Cerimonial, nossa assessoria, os policiais militares que aguardaram até este momento nos garantindo segurança, todos nós nos sentimos muito honrados em ter feito esta reunião em homenagem à Igreja Evangélica Canaã, homenageando o pasto Rogério Pardini e o meu querido pastor Anderson Moraes.

Vamos em paz. Está encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 56 minutos.

 

* * *