26 DE SETEMBRO DE 2007

031ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: VAZ DE LIMA

 

Secretário: LUCIANO BATISTA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/09/2007 - Sessão 31ª S. EXTRAORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Põe em votação e declara aprovada, em 2º turno, a subemenda substitutiva ao substitutivo nº 1, apresentada pela Mesa no Parecer nº 2308/07 ao PR nº 15/02. Informa que, no caso de Projetos de Resolução, a própria Mesa dará o Parecer de Redação.

 

002 - JONAS DONIZETTE

Lembra uma questão pendente no capítulo das CPIs na matéria ora aprovada.

 

003 - JOSÉ BITTENCOURT

Solicita que, antes de ser encaminhado à publicação, o texto do novo Regimento Interno levado à ciência dos Líderes partidários.

 

004 - JONAS DONIZETTE

Manifesta-se acerca da vigência do novo Regimento Interno.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Responde aos Deputados. Refere-se ao processo de elaboração do novo Regimento Interno, agradecendo a todos que participaram. Relembra a decisão marcar para sua entrada em vigor no dia 15 de novembro. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Luciano Batista para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - LUCIANO BATISTA - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

-              Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, Proposição em Regime de Tramitação Ordinária. Discussão e votação adiada, em 2º turno - Projeto de resolução nº 15, de 2002, de autoria do Deputado Vanderlei Macris. Altera dispositivos da Resolução 576, de 26 de junho de 1970, a fim de adequar o Regimento Interno às exigências sociais e constitucionais. Com 40 emendas. Parecer nº 243, de 2003, da Mesa favorável ao projeto, com substitutivo e contrário às emendas. Com 61 emendas e 01 substitutivo apresentados nos termos do inciso II do artigo 175 do Regimento Interno. Parecer nº 2308, de 2007, da Mesa, favorável ao substitutivo com subemenda substitutiva e contrário às emendas. Aprovada em 1º turno a subemenda substitutiva apresentada no parecer 2308/07.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação em 2º turno a subemenda substitutiva ao substitutivo nº 1, apresentada pela Mesa no Parecer nº 2308/07. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Esta Presidência quer esclarecer que este tipo de projeto, o Projeto de Resolução, não vai para a Comissão de Redação. A própria Mesa dá o Parecer de Redação.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Sr. Presidente, apenas para registrar a questão que nós respondemos ao Deputado Raul Marcelo, sobre o ajuste na questão no capítulo das CPIs, da palavrinha que diz: “ato contínuo”.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sim, sim. A Mesa já instruiu a Secretaria Geral Parlamentar para a redação.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sr. Presidente, no mesmo diapasão do Deputado Jonas Donizette, quero fazer uma sugestão a V.Exa., com a aquiescência dos demais colegas que fazem parte da Comissão Especial e outros Deputados que estão aqui presentes: na redação final, antes de formalizar o ato, de cumprir a formalidade legal, seria de bom alvitre a Mesa passar para cada líder de bancada esse texto final, para verificar se contempla todos os itens. É uma sugestão que faço a Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vossa Excelência, como sempre, está sendo prudente. Mas não pode pairar sobre a Mesa qualquer preocupação. Portanto, sobre o ocorrido, cada um terá a oportunidade de, antes, falar com o Secretário Geral Parlamentar e examinar o texto. Ninguém vai fazer isso com correria.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Sr. Presidente, depois de aprovado o projeto, ele já está em vigor. Vossa Excelência deu esse prazo, mas já é algo de domínio público, portanto, aberto a todos os Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O processo está à disposição de todos os Deputados.

Chegamos ao final desse longo processo que se iniciou com a disposição deste Deputado em chegar à Presidência da Casa, conversando com todos os Deputados - senão, todos, quase todos - e percebendo o anseio de todos em caminhar na direção de uma modernização do Regimento, adequando-o a melhor realidade do momento. Até mesmo aqueles que chegaram recentemente à Casa, lendo o Regimento, percebiam essa necessidade.

Chegando ao final, não posso deixar de registrar agradecimentos. Em primeiro lugar, quero agradecer meus companheiros de Mesa, Deputados Donisete Braga e Edmir Chedid, que foram, durante esse processo, assim como em todos os processos em que temos de discutir - algumas vezes até com alguma divergência -, muito corretos, como são normalmente no trato e relacionamento.

Esse é um trabalho muito mais da Mesa Diretora, do que da Presidência. Portanto, o benefício que esse novo Regimento trouxer à sociedade deve ser dado à Mesa Diretora que acreditou nisso tudo.

Agradeço a todos os líderes que, desde a primeira hora, lutaram e contribuíram. Quero agradecer ainda aos membros da última comissão criada, que ainda terá trabalho pela frente. São eles: Deputada Maria Lúcia Amary, Deputados Rui Falcão, Antonio Salim Curiati, Jonas Donizette, José Bittencourt, Marco Bertaiolli, Afonso Lobato e também Deputado Raul Marcelo, que entrou para ajudar no processo. Sou testemunha de que foram horas incontáveis de trabalho, dias e dias, meses, buscando um entendimento para levar ao Colégio de Líderes.

Não posso deixar de citar aqueles que no passado lutaram por isso, como a Deputada Maria Lúcia Prandi, Deputados Vanderlei Macris, Celso Tanauí, lembrando que os dois últimos não mais estão na Casa.

Vou lembrar para sempre e levar para minha história as boas reuniões que tivemos com a comissão na salinha da Presidência com o objetivo de chegarmos a uma redação adequada para ser levada ao Colégio de Líderes, como foi solicitado, da maneira mais consensual possível.

Quero agradecer a cada um dos senhores, mas não citarei nomes, para não prolongar, pois são 93 Srs. Deputados. Isso é uma conquista para nós e para a sociedade. Quero afirmar que vamos cumprir rigorosamente o que foi acordado.

Peço permissão ao Deputado Barros Munhoz para usurpar um pouco da euforia de V. Exa. e de uma imagem utilizada por V. Exa. que, acredito, ficará registrada na minha memória pelo resto da vida: a forma como foi feita reunião com os líderes, todos nós sentados no sofá, tendo uma conversa franca, objetiva, aberta.

Isso só pode acontecer com lideranças como V. Exas., preocupadas com o Estado. Chegamos ao entendimento final, acolhendo uma sugestão da Bancada do PT, representada pelo seu Líder, Deputado Simão Pedro, e pelo Deputado Rui Falcão, de aguardar um tempo a mais para o Regimento entrar em vigor, sem prejuízo para a Casa e para a sociedade. Ao contrário, pois dessa forma cada um de nós poderá se familiarizar com o texto, assim como nossas assessorias, que entrará em vigor no dia 15 de novembro, data emblemática da República. Daremos, então, prosseguimento a essa legislatura, sob a égide de um Regimento adaptado.

Agradeço a todas as Sras. Deputadas e Srs. Deputados - assim deverá ser de agora em diante - e dizer que, a partir de agora, a Secretaria Geral Parlamentar terá o árduo trabalho de adaptar e criar a XIII Consolidação do Regimento Interno, que entrará em vigor no dia 15 de novembro.

Quero ainda agradecer às assessorias dos Deputados, dos líderes, à assessoria da Mesa Diretora, na pessoa do Dr. Auro Augusto Caliman - que tem desempenhado sua função de assessorar a Mesa Diretora com grande firmeza e competência -, à equipe de televisão. Quero fazer, enfim, um agradecimento a todos que nos ajudaram a cumprir nosso papel.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 48 minutos.

 

* * *