http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

21 DE MAIO DE 2012

031ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Diz que esta é uma homenagem a Unaccam, devido ao excepcional trabalho prestado às portadoras do câncer de mama. Afirma que o tratamento desta doença envolve uma grande equipe, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. Destaca a importância do Doutor Pinotti neste ramo da Medicina.

 

002 - NISE YAMAGUCHI

Oncologista do Instituto Avanços em Medicina e Diretora Científica da Associação Brasileira de Mulheres Médicas de São Paulo, homenageia todas as pacientes com câncer de mama no País. Enaltece a solidariedade das mulheres curadas que passaram a ajudar outras pessoas a não terem câncer de mama. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra que o câncer de mama é um problema de toda a sociedade, com aumento gradual do número de casos. Ressalta a importância do diagnóstico precoce. Defende a bandeira do "não à doença avançada do câncer de mama". Afirma que as pacientes, hoje, perdem tempo nos Postos de Saúde até a confirmação da doença e realização da biópsia. Solicita ao Deputado Edson Ferrarini a realização de campanha e audiência publica nesta Casa sobre o acesso à saúde e melhora da integração da rede, com o objetivo de encontrar soluções efetivas para a diminuição do câncer avançado nas mulheres.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Destaca o trabalho da "Tininha", fundadora da Unaccam nesta Casa. Afirma que seu Gabinete está à disposição de todos os presentes. Diz ser excelente o trabalho realizado pela entidade neste Legislativo. Ressalta o envolvimento das voluntárias na causa.

 

004 - LUIZ HENRIQUE GEBRIM

Diretor Técnico do Hospital Pérola Byington, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini. Afirma que o Estado de São Paulo diferencia-se dos outros Estados no tratamento do câncer de mama. Menciona a necessidade de diagnóstico pelas unidades básicas de saúde. Diz que a dificuldade de lidar com o câncer avançado vêm sendo superada. Defende a necessidade das pacientes de ter um centro de referência para diagnósticos e tratamentos. Ressalta a importância do início do tratamento do câncer em um mês após o diagnóstico. Informa que o Ministério da Saúde possui recursos disponíveis para a criação de centros de diagnóstico rápido em 18 grandes cidades. Destaca a expansão da rede de saúde, para atender ainda mais pessoas. Relata que o custo dos tratamentos oncológicos é extremamente oneroso. Parabeniza todos que atuam na cura desta doença.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Ressalta que o atendimento para o câncer deve ser rápido. Destaca a necessidade dos hospitais de bairro e postos de saúde diagnosticar e tratarem o câncer, e não somente o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Elogia a atuação do Doutor Luiz Henrique Gebrim.

 

006 - MARIA EUGÊNIA CHIORINO

Presidente da Unaccam, cumprimenta todos os presentes. Agradece o Deputado pela propositura da sessão solene. Elogia a sensibilização do Deputado Edson Ferrarini em relação a este tema. Destaca a necessidade de visibilidade do tema para sensibilização do Poder Público. Ressalta o trabalho realizado pela Unaccam com cursos de aprimoramento e capacitação de voluntários, ministrados por profissionais destacados da saúde. Afirma que a participação consciente é a melhor forma de atuação.

 

007 - CARLOS RUIZ

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini pela solenidade e as autoridades presentes. Informa a existência de 50 mil casos por ano de câncer de mama. Afirma que a principal causa de morte é devido ao diagnóstico tardio. Diz que os programas de rastreamento da doença são importantes para evitá-la. Destaca a importância da mamografia, principal instrumento para o diagnóstico precoce. Considera insuficientes as condições de acessibilidade ao tratamento da doença. Ressalta a necessidade de democratização do acesso a todas as pacientes. Cita nota da Presidente Dilma Rousseff, garantindo o prazo de 90 dias para o diagnóstico e cirurgia, o que não ocorre. Comenta que está presente anualmente nesta Casa para discussão deste assunto. Esclarece que a reconstrução imediata da mama é direito da mulher, garantido por lei. Agradece todos os presentes.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Apoia o discurso do Doutor Carlos Ruiz. Diz que presenciou médicos em aulas para o voluntariado. Informa que mantém um centro de recuperação para alcoolismo e drogas há 40 anos. Afirma que a recuperação de semelhantes foi uma maneira de agradecer todas as coisas boas de sua vida. Destaca o trabalho realizado pela Unaccam, com apoio moral ao paciente. Menciona o envolvimento de grande equipe, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Relata que o dia 15 de maio foi o "Dia do Assistente Social". Tece comentários sobre o trabalho realizado pelo assistente social homenageado, da cidade de Mairinque. Discorre sobre a carreira do mesmo, desde quando foi padeiro até sua nomeação como Diretor do Departamento de Bem-Estar Social da cidade de Mairinque. Presta homenagem ao Assistente Social e Diretor do Departamento do Bem-Estar Social da Prefeitura de Mairinque, com entrega de diploma de honra ao mérito ao Senhor Roberto Aparecido Godinho.

 

009 - ROBERTO APARECIDO GODINHO

Diz ser amigo do Deputado Edson Ferrarini há mais de 20 anos, a quem sempre recorreu em casos de necessidades da cidade. Lembra sua atuação como vereador. Destaca a dificuldade de encontrar voluntários nos tempos atuais. Agradece ao Deputado e esta Casa pela homenagem.

 

010 - PAULO ROBERTO PIROZZI

Mastologista do Hospital Mário Covas de Santo André e da Faculdade de Medicina do ABC, destaca a ajuda da Unaccam no Hospital Mário Covas. Afirma que as pacientes normalmente não têm o apoio necessário e por isto a importância deste trabalho. Cita a sensibilização da Presidente Dilma Rousseff com o tema do câncer de mama. Agradece ao Deputado Edson Ferrarini pela homenagem.

 

011 - ERMANTINA RAMOS

Tininha, afirma que a dança do ventre é terapêutica para pacientes com câncer de mama. Destaca os benefícios terapêuticos desta dança na estimulação da sexualidade das mulheres. Diz ser importante para a continuidade do viver das pacientes. Pede para que todas as pessoas presentes divulgassem este trabalho realizado pela Unaccam.

 

012 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação de dança do ventre. Diz que esta sessão solene homenageia o voluntariado e o trabalho feito com o coração e dedicação. Afirma que os voluntários da Unaccam buscam a valorização da vida e do ser humano. Saúda as voluntárias desta entidade. Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Nós vamos iniciar uma sessão solene para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Incrível, hoje estamos homenageando a Unaccam, que é essa entidade, essa União de Apoio e Combate ao Câncer de Mama. A Assembleia Legislativa vai prestar uma das homenagens mais justas que os Srs. podem imaginar, são pessoas de uma dedicação extrema, dedicação total. E queria destacar algumas pessoas, D. Maria Eugênia Chiorino Lopez, Presidente da Unaccam; queria destacar a Sra. Ermantina Ramos, a Tininha, com o trabalho fantástico que ela tem, fundadora também Unaccam; Sra. Maria Jacob Yamamoto, voluntária; Sra. Maria Neusa Sanfins Fornazieri; Sra. Maria de Lourdes Silva Nascimento. Nós estamos aqui para homenagear todas vocês.

Mas queria destacar aqui o Dr. Luiz Henrique Gebrin, diretor do Hospital Pérola Byington; Centro de Referência da Mulher representando o secretário da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, a quem eu queria uma salva de palmas para o Dr. Luiz Henrique Gebrin. Obrigado, Dr. Luiz Henrique, por estar aqui com a gente. (Palmas.)

A Dra. Maria Eugênia Chiorino Lopez, Presidente da Unaccam - União e Apoio de Combate ao Câncer de Mama, gostaria de aplausos para ela também; a Dra. Nise Yamaguchi, que está ali sentada, oncologista do Instituto de Avanços em Medicina, diretora científica da Associação Brasileira de Mulheres Médicas de São Paulo. Queria também destacar à minha esquerda, um homem que vai ser homenageado pelo seu trabalho fantástico, já que a informação ao câncer de mama envolve psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, enfim, toda uma equipe, e o papel do assistente social vai ser destacado também, e pra isso veio da cidade de Mairinque, o assistente social, Sr. Roberto Aparecido Godinho, que está ali e eu quero pedir aos Srs. uma salva de palmas. Quero agradecer muito o Dr. Carlos Ruiz, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, obrigado, doutor, pela sua presença; quero também dizer da alegria de rever e cumprimentar a Dra. Marianne Pinotti, ginecologia, obstetrícia e mastologia, esse nome deve lhe trazer muita alegria, muita satisfação e muito orgulho por ser filha do nosso querido Dr. Pinotti, meu amigo pessoal e particular, um homem a quem São Paulo, o Brasil, deve muito, e deve muito à mulher que deve muito aos seus estudos, a Dra. Marianne Pinotti, ela está aonde? Está ali, o nosso aplauso a ela. (Palmas.)

Queria agradecer a presença dele, que é dinamarquês, trabalha na Alemanha e veio visitar hoje aqui, ao lado de sua esposa, o Enrique Hansem, prazer tê-lo aqui, a União Européia representada aqui. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, convido todos os presentes para que nós pudéssemos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, e a Banda da Polícia Militar, essa fantástica Banda, essa corporação maravilhosa. Hoje na pessoa do subtenente PM Vilas Boas, eu quero saudar esses maestros que você tem aí na sua retaguarda, são pessoas de uma competência incrível, eu tenho muito orgulho de ser coronel da Polícia Militar e fazer parte dessa Banda a qual já homenageei aqui e vou homenagear esse ano pelo trabalho fantástico que esses Srs. fazem. O Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns aos Srs., esse grupo pequeno, mas muito competente, os Srs. representam 100 mil homens da Polícia Militar. E os Srs. representam 180 anos de tradição dessa corporação. Então, muito orgulho essa farda dos Srs. e pode me encher de satisfação, muito obrigado, os Srs. podem ir com Deus.

Queria também agradecer a Dra. Gladis Aranibar, ela também é mastologista, voluntária em educação básica em pacientes com problema de câncer de mama; Dr. Sérgio Paulo Ribeiro, representando o secretário das Relações de Emprego e do Trabalho, meu amigo Carlos Ortiz. Tininha, fundadora da Unaccam e idealizadora do Curso de Capacitação de Voluntários em Câncer de Mama; queria saudar a Sra. Maria Valéria Paula Santos, delegada de polícia, representando o Dr. Marcos Carneiro de Lima, delegado Geral da Polícia Civil; Sra. Maria do Carmo Cecchia, vice-Presidente da Unaccam, representando todas as voluntárias. (Palmas.)

Quero também saudar Sra. Maria Rosa Silva Paixão, voluntária da região de Itapecerica da Serra; Dra. Rosângela Pinheiro, mestrada em Reabilitação do Câncer de Mama, e idealizadora do Programa Quem Ama a Mama, da Rádio Trianon, ela está aqui nos visitando. Nós vamos dizer que o nosso trabalho para homenagear os Srs., por exemplo, Viva Melhor, o pessoal de Santo André está aqui. Então, o pessoal de Santo André, entusiasmado, já fez curso aqui na Assembleia, e a Sra. Eugênia da Conceição, a Sra. Soila Bertoia; Sra. Marina Palma; Sra. Maria Medeiros, Sra. Olivia Francisca, pessoas que estão aqui e trouxeram o seu carinho e atenção para todos nós.

Nós vamos ouvir agora a Dra. Nise Yamaguchi, do Instituto Avanço, diretora científica da Associação Brasileira de Mulheres Médicas de São Paulo. Nós vamos ter o prazer de ouvi-la.

 

A SRA. NISE YAMAGUCHI - Bom dia a todos, quero, em primeiro lugar, homenagear todas as pacientes com câncer de mama deste país, que atravessam períodos difíceis com suas famílias, muitas das quais, curadas, dispõem-se a utilizar o seu tempo e a sua capacidade para ajudar outras pessoas a não terem câncer de mama. Eu acredito nessa capacidade e solidariedade. Num dia como esse, em que nós estamos com o Dr. Edson Ferrarini, com a D. Maria Eugênia, com a Tininha, com o Gebrin, com o Ruiz, com todos os queridos aqui, representamos diversos segmentos da sociedade.

Nós temos que lembrar que o câncer de mama é um problema de todos nós. Numa incidência em que há um aumento gradual do número de mulheres com câncer de mama, aos homens que são filhos de pacientes, amigos, maridos, nós temos que realmente juntar esforços para tornar possível o diagnóstico precoce. Acho que nós não vamos conseguir evitar que haja doença, mas nós podemos, sim, evitar que haja doença avançada. Então, se nós tivermos como bandeira o não à doença avançada como câncer de mama, nós poderemos diminuir o tempo que essas pacientes gastam perdidas na rede sem saber para onde ir.

Nós estamos conversando aqui com o Dr. Gebrin, o Pérola tem um sistema maravilhoso, que atende rapidamente, mas quanto tempo muitas pacientes acabam perdendo em postos de saúde sem conseguir marcar uma consulta com mastologista, com ginecologista ou no ultra som, sem conseguir fazer uma biópsia? Então, realmente cabe aqui, deputado, uma campanha e talvez uma audiência pública sobre acesso. Já estive conversando com a Tininha anteriormente sobre isso, uma discussão de como melhorar essa integração da rede, chamando representantes do município, do Estado, chamando diretores de outras instituições, Barretos, Jaú, mas também a saúde pública, porque são os Conselhos dos Secretários Municipais. Como vamos integrar essa rede de uma forma inteligente e macro? Uma visão integrada, inclusive com o Instituto Nacional do Câncer, que tem uma capilaridade pequena nesse sentido e que poderia atuar mais e com maior intensidade.

Levanto aqui essa necessidade de uma audiência pública nesta Casa, para que possamos discutir este assunto com todos os parâmetros e tentar encontrar soluções mais efetivas para que a gente possa dizer que a gente diminuiu o câncer de mama avançado ao longo dos próximos 10 anos. Daqui a 10 anos, a gente possa numa reunião como essa, se nós estivermos aqui, se nos couber esse privilégio da vida, que a gente possa dizer que nós conseguimos, através da força tarefa, através de inteligência, e da união, da solidariedade da sociedade, dos gestores, da universidade, mudar o panorama do câncer de mama no Estado de São Paulo e no Brasil.

Muito obrigada, e um bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero também cumprimentar o Grupo de Apoio e Auto Ajuda das Mulheres com Câncer de Mama de São Bernardo do Campo, Sra. Ludovinia Fátima Ribeiro, e mais as outras que aqui estão, a Sra. Elza e todos os outros que eu não citei o nome. Queria cumprimentar o Presidente da Associação Rosa Mulher de São Mateus; a Sra. Beatriz Helena, que está aqui; Sra. Marieta da Silva, a Maria Leuda, vocês todos que estão aqui trazendo o seu calor humano e o seu carinho.

O trabalho que é feito aqui na Assembleia Legislativa, através da Tininha, com a presença dela, me contagiou de tal forma que o meu gabinete aqui na Assembleia ficou à disposição de todas as Senhoras e todos os Senhores. E coisas assim difíceis, então de repente, algumas moças tinham dificuldade de vir da cidade de Itatiba, por exemplo, e elas vêm toda segunda-feira, chegam aqui às nove horas da manhã, oito horas da manhã, e ficam até as quatro horas da tarde, infalivelmente. Como é que eu posso ajudar? Ligo para o prefeito, falo com ele e elas têm uma viatura para trazê-las de Itatiba e voltar pra lá todos os dias.

Porque o trabalho dos mais sérios que eu já vi, é o trabalho que os Srs. desenvolvem aqui. Os Srs. fazem com tanta dedicação, com tanto entusiasmo e com tanta competência, que vão contagiando as pessoas que se encantam. O envolvimento dessas voluntárias é de corpo e alma. E então eu fui aprendendo aos poucos. Eu me lembro de ter assistido a palavra de um médico que lida há bastante tempo, e ele disse que ao longo da vida perdeu duas pacientes. As pessoas precisam saber dessas coisas, nós, leigos, precisamos saber que isto é possível.

Queria que o Dr. Luiz Henrique Gebrin, diretor do Hospital Pérola Byington, esse hospital de referência, pudesse falar com a gente e dizer da sua visão; certamente a Dra. Marianne Pinotti vai ficar muito feliz cada vez que fala o nome do Pérola Byington, devido ao seu pai ter estado lá com tanta dedicação. Por favor, Dr. Luiz Henrique Gebrin.

 

O SR. LUIZ HENRIQUE GEBRIN - Muito obrigado, bom dia a todos. É com grande prazer que estou aqui representando o exmo. Sr. secretário professor Giovanni Cerri, Deputado Edson Ferrarini, tem tantos nomes da Femama, eu acho que todas são notáveis no tipo de atuação na sociedade. E em qualquer que seja a área, câncer de mama requer um trabalho conjunto em múltiplas esferas, tendo em vista as grandes dificuldades que nós temos em lidar, tanto na prevenção, como no diagnóstico.

Evidente que em termos de Estado de São Paulo, hoje nós temos algo a comemorar. Existem tantas demandas, mas nós realmente temos que dizer que nós estamos numa etapa um pouco diferente daquilo que muitas vezes ocorre em outros Estados do Brasil. Pelo fato de São Paulo ser um Estado não só mais rico, mas já ter um grau de organização mais estruturado, hoje nós estamos já com grandes números que mostram que a grande dificuldade de lidar com o câncer avançado vem sendo superado. Nós temos hoje, em termos de estatística, 18% dos casos, frente aos 45% do Inca, portanto, nós tivemos um grande progresso. Evidente que é uma política persistente que se inicia. Ela iniciou a mais de oito, nove anos, no sentido de manter a estrutura de mamógrafos, a estrutura médica mais focada nesse assunto. Evidente que já foi dito anteriormente que, para eu garantir o acesso, eu preciso dizer aonde o paciente vai, ela precisa ter uma referência. Então, a criação do Centro de Referência pelo professor Pinotti foi um acesso, foi uma primeira etapa, pra onde eu vou? Eu vejo na televisão pra onde eu vou? Isso é fundamental.

E hoje já estamos numa segunda etapa, que é o que? Eu posso ter o acesso, mas preciso ter a resolutividade. Eu criei o local de acolhimento, mas eu preciso resolver, quem tem câncer e quem não tem câncer! E pra isso nós estamos fazendo com que o município e as Unidades Básicas entendam que é muito importante trabalhar o médico, trabalhar para que os Centros de Referência, os Hospitais de Referência já recebam o cliente com o diagnóstico feito, para que seja acelerado o tratamento. Infelizmente, nós precisamos ainda passar por essa etapa, porque hoje o Pérola Byington teve que fazer essa sistemática, criação do CARE, recentemente inaugurado pelo governador, para atender 100 pacientes por dia, sendo que oito delas tem câncer. Então nós atendemos um número muito grande de mulheres com problemas simples, de complexidades médias, muitas delas vindas de outros Estados, cidades menores, e algumas até com seguro saúde onde aquelas dúvidas não foram elucidadas.

Nós estamos numa etapa em que precisamos dar um foco maior, para que nós possamos inserir dentro dos programas internacionais São Paulo como sendo um Estado que diagnostica o nódulo suspeito maligno, elucida o diagnóstico em sete, 15 dias e começa o tratamento em um mês. Isso já vai ser uma grande evolução para que nós possamos atender as demandas subseqüentes, que são: o rastreamento, que é a realização da mamografia nas mulheres assintomáticas, o tratamento, a cobertura de drogas de alto custo. Mas o grande impacto, e isso já foi definido como estratégia de governo do Brasil recentemente pelo Ministério da Saúde, é implementar aquilo que já deu certo. E já foi um grande passo. Nós, no Brasil, não podemos reinventar a roda, aquilo que deu certo numa cidade readapta para outra, então o Ministério da Saúde já tem recursos disponíveis para serem aplicados, ainda este ano, em 18 grandes cidades para criação de centros como o que existe em São Paulo. Como aquilo que foi implementado, que é o diagnóstico rápido, quase um Pronto Socorro, e isso vai ser estendido pelo Brasil afora e nós esperamos que as pessoas, que estejam inseridas nesse processo, também pensem desse jeito. Quer dizer, eu tenho que ver o caso, nós, como médicos, e dizer: hoje eu tenho que resolver, e não amanhã, não o mês que vem, eu preciso ter à mão algumas ferramentas para que isso ocorra.

É o ideal que nós todos gostaríamos que existisse quando nós tivéssemos frente a algum diagnóstico desse tipo. Eu não durmo a noite se eu tiver que pensar em algo desse sentido. Eu também gostaria que no local do paciente, ela também tivesse esse tipo de acesso, dizer assim: olhe, hoje nós vamos resolver seja lá o que for. Por quê? Porque grande parte das vezes não é câncer e a pessoa fica sofrendo. Isso é aquilo que consideramos importante para a humanização do processo como um todo. É colher o paciente, resolver o problema, e dentro do possível, atender a todas. Eu não posso atender uma de um jeito e outra de outro, porque o SUS exige que seja a equidade. Nós temos etapas subsequentes a serem discutidas que às vezes exigem, impedem que outras sejam tratadas e o importante é salvar a vida do paciente.

Criando essa rede, vejo que o Estado de São Paulo, também a rede interligada ao Icesp, ao interior, está muito bem estruturado, mas nós precisamos de mais, mais rede. De dizer: olha, eu não te atendo hoje, mas aqui ao lado você será atendida. Precisamos ter isso, quer dizer, distribuir esse tipo de responsabilidade entre as instituições. E principalmente começando dos postos de saúde. O médico do posto de saúde tem que pensar em resolver o problema e não encaminhar, não adianta atender e encaminhar para os hospitais de referência. Evidente que o Estado de São Paulo cumpre, hoje, mais que o necessário em termos de recursos com a saúde, e o recurso oncológico é extremamente oneroso, ele exige cada vez mais do gestor gastos; e o que nós não podemos deixar que essa primeira meta, que é o diagnóstico, início de tratamento em 30 dias vai salvar mais gente no Brasil, mais pacientes do que muita droga que aparentemente parece ser muito efetiva, muito eficiente beneficiando um paciente.

Então, eu aproveito a data de hoje, que é uma data muito especial, um pouco mais em termos de nós olharmos e ver o que deu certo, que políticas são aplicadas, o que precisa para que continue dando certo, porque nós somos um cartão de visita para o Brasil, em termos de assistência médico, com todas as dificuldades que temos. Então, nós temos que aprimorá-las para que isso possa ser replicado em outras regiões. Muito obrigado, e parabéns a todos aqueles que lutam pela gestão, pela qualidade do atendimento médico às mulheres e aos homens também. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero cumprimentar o Dr. Luiz Henrique Gebrin, porque eu sou testemunha do seu trabalho magnífico à frente do Hospital Pérola Byington. Faz tudo que está ao seu alcance, sem dúvida alguma é um hospital de referência da mulher, mas o seu trabalho, a sua dedicação, merece ser destacada.

E ele citou exatamente o que a Tininha e vocês falam, que é o que nós queremos, a nossa luta, o que a Assembleia Legislativa está à disposição. Dr. Luiz Henrique Gebrin, falando em nome do secretário da Saúde, nós queremos exatamente que nós possamos ter esse atendimento, esse atendimento rápido, esse atendimento urgente, mas o Dr. falou que é lá no posto de saúde que o médico tem que começar a resolver, e nós queremos isso. Não apenas o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo que tem um trabalho magnífico, nós queremos que lá no Hospital da Cachoeirinha, no Hospital Santa Marcelina, no Hospital do Mandaqui, tudo isso tem que ser atendido, e o Dr. disse muito bem, após a cirurgia é necessário que a radioterapia e os medicamentos comecem no mais curto espaço e não três meses para conseguir ser atendida, como às vezes ocorre. Essa é a nossa luta, essa é a nossa caminhada, é isso que nós queremos.

Também quero agradecer a presença do Sr Rafael Leopoldi e Cátia Leopoldi, da campanha Ano Rosa a favor da Prevenção do Câncer; queria também saudar o pessoal de Caçapava que está aqui com a gente; representantes da Casa G, Casa de Apoio ao Pacientes Oncológicos de Caçapava, Sra. Rosana Maria, Sra. Patrícia Bezerra e Sra. Regina Furon; queria também cumprimentar na pessoa do Sr. André Panzetti, a ONG Se Toque, Rastreamento e Prevenção, na pessoa de quem eu cito e cumprimento todos que estão acompanhando o Sr. André.

Eu queria ouvir a palavra da Presidente da Unaccam - União e Apoio ao Combate do Câncer de Mama, Dra. Maria Eugênia Chiorino Lopez, vamos ouvi-la (Palmas.)

 

A SRA. MARIA EUGÊNIA CHIORINO LOPEZ - Bom dia, cumprimentando a todos, queremos agradecer a participação a este evento daqueles que se propõe a compartilhar de forma ativa o exercício da cidadania. Em especial os nossos cumprimentos e agradecimentos ao nobre Deputado Edson Ferrarini pela propositura desta sessão solene.

O Sr. deputado, que mantém um centro gratuito de recuperação para dependentes do álcool e das drogas há mais de 30 anos, sensibilizou-se com mais esta causa, o câncer de mama, compartilhando conosco a necessidade cada vez maior no investimento da educação.

Nesta homenagem pelo Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, pretendendo dar visibilidade ao tema e estimular a luta contra a doença, sensibilizando o poder público sobre a importância que o assunto merece. A Unaccam - União e Apoio ao Combate ao Câncer de Mama, através dos cursos que realiza em colaboração com profissionais destacados na área da saúde, visa, além da capacitação ao voluntariado, aprimoramento na capacidade de renovação de nós mesmo. Afinal, os voluntários capacitados ajudam quem os procura, a enfrentar de modo positivo os medos, as dúvidas, mostrando como o câncer, apesar das limitações e sensações que gera, oferece oportunidade de lidar com desafios físicos e emocionais, além de valorizar tudo que realmente importa na vida, transformando esse desejo em esperança e força.

Que a nossa participação ajude a fazer o que precisa ser feito. Pois apesar de vivermos no século 21, enfrentamos velhas barreiras a serem rompidas em busca de novos paradigmas. E sabemos que a melhor forma de abordagem é a participação consciente. Muito Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Dra. Maria Eugênia Chiorino Lopez.

Dr. Carlos Ruiz, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, o senhor podia nos dar uma saudação. Ele tem acompanhado e está sempre ao nosso lado.

 

O SR. CARLOS RUIZ - Bom dia a todos. Bom dia querido. É um prazer enorme poder estar aqui com vocês. A gente que acompanha essa questão do câncer de mama já há tanto tempo junto com vocês, queria cumprimentar o Deputado Edson Ferrarini pela iniciativa de organizar nesse Dia Estadual do Câncer de Mama esta solenidade, queria agradecer em especial a Maria Eugênia, todas da Unaccam que nós temos acompanhado esse tempo todo, e as minhas queridas voluntárias, que a gente participa do curso de formação desde o começo da Unaccam em si.

Falar de câncer de mama é algo que exige, fundamentalmente, conhecimento desse enorme Brasil. Esse Brasil que na verdade é um Brasil de vários Brasis e caracteriza-se fundamentalmente por diferenças abissais. São 50 mil casos de câncer de mama por ano, 10 mil mortes em média, e a causa mais frequente dessas mortes ainda é o diagnóstico tardio.

No Brasil, de 37 a 42% das mortes por câncer de mama devem-se ao diagnóstico tardio. E quando eu falo tardio, queridos, são tumores de três, quatro, cinco centímetros. Para o tumor de mama atingir um centímetro, demora em média de 5 a 10 anos. Quanto tempo eu tenho para fazer esse diagnóstico? Por isso que os programas de rastreamento são importantes. Rastrear a população de uma forma organizada é fundamental pra nós. Acho que nós já passamos do tempo do rastreamento oportunístico, em que nós fazíamos mutirões para tentar objetivar um número maior de diagnóstico como um todo. Hoje já estamos partindo especificamente para algo que diga respeito à organização daquela população e que nós possamos na verdade avaliar essa mesma população.

Eu digo isso porque nós sabemos que esse é o nosso principal instrumento em termos de diagnóstico precoce, mamografia anual após os 40 anos é fundamental. A garantia de acessibilidade precisa existir por parte dos nossos políticos, dos nossos governantes, dos nossos gestores, porque eu trabalho em hospital público aqui em São Paulo, sou médico do Hospital das Clínicas, trabalho no Icesp, onde eu trabalho com câncer de mama. Conheço essa realidade do Brasil inteiro, e sei que a condição de acessibilidade ainda deixa muito a desejar. E quando eu falo isso, eu falo em nome daquelas mulheres que me ligam na sociedade ou no meu telefone pessoal para dizer: Olha, Carlos, eu não consegui o acesso x, não consegui o acesso y, o Sr. tem a condição, através da sua influência, de conseguir alguma coisa para nós? Porque, infelizmente, quem consegue o acesso, na maioria das vezes, são aquelas que têm um agente facilitador. É isso que tem que acabar. Nós precisamos, sim, democratizar o acesso a todas. A Presidenta Dilma Roussef, há dois meses e meio, baixou uma nota, uma lei dizendo o seguinte, nós queremos garantir pelo menos em 90 dias entre o diagnóstico e a cirurgia para o câncer de mama.

Eu viajo pelo Brasil inteiro, pessoal, demoram quatro, cinco, seis meses, senão mais. E muitas vezes, em estados extremamente desenvolvidos, por isso que uma sessão como esta é importante. Quando a Presidenta baixou uma norma em que ela fala em 90 dias, é importante especificamente pra nós que ela tenha isso porque ela percebeu, porque ela se sensibilizou com esse processo. Mas, infelizmente, quero dizer a todos, que talvez não ainda tenham essa informação, não é através de ofício, não é através de documentos assinados que a gente acaba gerenciando o problema de saúde, é através de ações, de união, de integração, de ensino, porque é só dessa forma que conseguimos unir as pessoas em torno da causa. Unir as pessoas em relação ao que diz respeito ao que as pacientes precisam.

Queridos e queridas, eu vivo a mastologia há 25 anos, todos os anos eu estou presente aqui na Assembleia, todos os anos eu venho conversar com vocês a respeito desse assunto que sempre me causou muito interesse. Eu vejo hoje em muitos serviços públicos uma questão que é fundamental e eu acho que faz parte do que buscamos hoje como objetivo do tratamento, a reconstrução imediata. Reconstruir a mama é um direito da mulher, é terapêutico. Não podemos abrir mão desse direito. Por quê? O que eu escuto? Olha, a fila está muito grande pessoal, a fila está demorando três, quatro meses, então, para não atrasar essa fila, eu preciso deixar de fazer reconstrução para fazer uma cirurgia mais rápida, adequar o meu atendimento, que é médico, a uma necessidade específica, burocrática do gestor. Eu deixo de fazer especificamente para quem precisa o que ela precisa?

Eu vou dar um exemplo pra vocês, porque as pessoas sempre procuram explicações burocráticas e nós, médicos, acabamos assumindo essa questão burocrática em si. Nesse serviço público que eu frequento e nos vários serviços públicos, que eu vou a duas semanas operando uma paciente com tumor localmente avançado, feito uma mastectomia. A mastectomia demorou uma hora e 10 para ser realizada, a reconstrução mamária demora quatro horas para ser realizada, só que muitas vezes, por falta de vagas na UTI, por trocar específicas dos funcionários específicos, a paciente acaba aguardando na sala.

Por que eu estou dizendo tudo isso pra vocês? Porque a reconstrução imediata é lei. Em Brasília, há um mês e meio, através do Dr. Pedrini, nós estivemos presentes numa consulta pública, numa audiência pública no Senado, 20 dias depois eu estive presente na Câmara dos Deputados, numa audiência pública discutindo próteses, discutindo reconstrução mamária. E a nossa busca hoje é também a reconstrução como um todo que é um direito de vocês mulheres, garantidas por lei. Porque tratar câncer de mama, pessoal, não é remover o tumor e só, claro que isso é importante, não estou diminuindo essa importância, mas é reconstituir a feminilidade, remover aquela marca que muitas vezes dói mais que o próprio diagnóstico. É importante que nós tenhamos a noção. É importante que nós tenhamos a idéia da importância disso. Por quê? Porque a gente vai acabar se assim não pensar a desvalorizar pontos que são fundamentais.

Paro por aqui, obrigado pela atenção de todos vocês de coração. Um ótimo dia, muito obrigado, querido. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Dr. Carlos Ruiz.

E é exatamente isso que nós estamos buscando, na Unaccam eu vejo essas moças sentadas aqui todas as semanas vindo de vários locais se dedicando, dando o seu dia inteiro para entender cada vez mais esse trabalho fantástico que vocês fizeram. Eu tive a oportunidade de presenciar 48 médicos fazendo conferências, dando aulas pra elas. E esse voluntariado funciona bem porque é voluntariado.

Quando a Maria Eugênia citou o meu trabalho de recuperação de pessoas, os Srs. imaginem, faz 40 anos que eu mantenho o Centro de Recuperação para Alcoolismo e Drogas, 40 anos. Todas as semanas eu estou lá pessoalmente. Eu não bebo, eu não fumo, nunca usei droga, não tenho nenhum parente, mas faço isso para agradecer a Deus o fato de eu andar, de eu falar, de eu dormir numa cama, de eu almoçar, de eu jantar, e a vida só funciona deste jeito porque é absolutamente grátis, não pode trazer nenhum donativo. E um voluntariado que foi a maneira que eu encontrei de agradecer a Deus por tudo isto. Quem não sabe agradecer é doente da memória. E eu aprendi a agradecer a Deus recuperando o meu semelhante desta forma.

A vida é cheia de coisas simples. Nós nos esquecemos de agradecer todos os dias. Outro dia eu estava ouvindo um filósofo dizendo que se uma pedra desse leite, se jorrasse leite, seria fenômeno! Quantas pessoas iriam lá ver a pedra jorrando leite! Imaginem a pedra jorrando leite! A vaca dá leite todos os dias, e ninguém beberia o leite da pedra, mas a vaca todos os dias tem o mesmo leite, e ela come o mato verde, dá o leite branco e saudável, e nós esquecemos de agradecer. E a respiração! Na hora que pararmos de respirar, nós paramos de viver, e nós nos esquecemos de agradecer que nós respiramos todos os dias, todas as horas. Então, são pequenas coisas que a gente esquece. Deus fez as coisas simples para complicar os sábios, em minha opinião.

E vocês da Unaccam fazem esse trabalho fantástico, como sempre vocês estão aqui. O trabalho de vocês, esse apoio moral, esse apoio que vocês dão para a paciente com o problema de câncer de mama, ele envolve equipe médica, envolve enfermeiros, oncologistas, mastologistas, psicólogos, psicoterapeutas, nutricionistas, fisioterapeutas, o pessoal da Unaccam com esse voluntariado fantástico, e o assistente social.

Nós tivemos a poucos dias, dia 15 de maio, o Dia do Assistente Social. Então, resolvemos, por sugestão da Tininha e de todas vocês, homenagear um assistente social, e nós fomos buscar esse homem na cidade de Mairinque. Por que nós fomos a Mairinque? Porque é uma pessoa que faz um trabalho incrivelmente, busca atender as pessoas, um cidadão muito simples, mas que faz um trabalho que é merecedor de todos os nossos elogios. Sr. Roberto Aparecido Godinho, eu vou pedir que venha a esse microfone, ao lado da sua esposa, Maria Lúcia Godinho; ele que é um homem simples, tem quatro filhos, Evandro, Graciela, Fábio José e César Augusto. Era padeiro e depois foi trabalhar na ferrovia, e este homem hoje é nomeado, ele foi nomeado diretor do Departamento de Bem Estar Social da cidade de Mairinque.

Portanto, ele vai receber um diploma eu queria que ele viesse aqui ao lado de sua esposa, para que pudéssemos entregar esse Diploma de Honra ao Mérito ao assistente social Roberto Aparecido Godinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. ROBERTO APARECIDO GODINHO - Bom dia a todos. Bom dia, coronel. Fico muito honrado em receber esta homenagem. Coronel Deputado Edson Ferrarini é meu amigo há mais de 20 anos, sempre recorri a ele as muitas necessidades que o meu município necessitava. E através das informações, do conhecimento e do estudo, eu fui podendo chegar aonde cheguei e hoje estou aqui junto com a minha esposa e com minha família, onde eu posso agradecer a Deus por tudo que eu consegui até hoje.

Enquanto o Sr Luiz Henrique, o Presidente do Pérola Byington, falava eu sempre lembrava quantas e quantas vezes quando fui vereador na cidade de Mairinque, trouxe pessoas do meu município lá no Pérola Byington com essa enfermidade que é o câncer de mama.

Parabéns à Unaccam por esse trabalho maravilhoso. Hoje é uma enorme dificuldade, muito grande em conseguir o voluntariado. Mas a gente consegue, porque a partir do momento que conseguimos mostrar um trabalho excelente, começamos a desenvolver o desenvolvimento em cima desse trabalho.

Muito obrigado, coronel; obrigado, Assembleia Legislativa, obrigado aos Srs. por esta homenagem. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Sr. Roberto Aparecido Godinho e ao Prefeito Denis Venere, da cidade de Mairinque, um dos prefeitos mais atuantes de São Paulo e que faz questão toda vez que precisar deslocar alguém a São Paulo, o Godinho vem e com toda atenção do prefeito sem dúvida alguma.

Queria saudar também o Dr. Paulo Roberto Pirozzi, mastologia do Hospital Mário Covas de Santo André. (Palmas.) Dr. Paulo, suas palavras para nós, sua saudação, que eu tive oportunidade de assisti-lo outro dia na Faculdade de Medicina do ABC e do Hospital Mário Covas.

 

O SR. PAULO ROBERTO PIROZZI - Bom dia a todos, é um prazer estar aqui nesta Casa novamente, estivemos juntos há pouco tempo. Eu volto todos os anos e com muita satisfação, porque eu sei quão abnegadas vocês são. Nós estamos muito próximos sempre. Temos lá no Hospital Mário Covas uma parte de vocês que nos ajudam muito. Acho que essas mulheres merecem muito mais do que isso, porque elas normalmente não têm apoio em casa, só resta nós darmos esse apoio.

Eu agradeço muito e vou voltar às palavras ao coronel, que conversamos no dia que eu vim aqui conversar um pouquinho com vocês, ele está querendo levantar essa bandeira, que eu acho que é uma bandeira não só nossa; a Presidente Dilma Roussef, desde Manaus, viu a importância do câncer de mama, acho que é uma bandeira de todas as mulheres, de todos os homens também. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Dr. Paulo Roberto Pirozzi.

Nós teremos uma apresentação de dança do ventre. Nós vamos ter uma explicação sobre a importância da dança do ventre.

 

A SRA. PARISIA - Boa tarde. Nós, da Unaccam, pensamos na dança do ventre como algo terapêutico. É uma amostra que a mulher, quando tem câncer de mama, não está sozinha, ela tem sempre um amigo, um colega, um marido que está ao seu lado, então ela tem que continuar a viver. Dentro da dança do ventre, além dos benefícios terapêuticos que ela faz para a nossa saúde, ela também estimula a sexualidade da mulher. E nós gostaríamos que vocês incentivassem as mulheres com câncer de mama a continuar a viver. De uma forma ou de outra, existe como procurar sexualizar, ter uma sexualidade aflorada. A dança do ventre proporciona isso para as mulheres. Eu gostaria que todas que conhecem o trabalho divulgassem isso, porque às vezes fica só entre a nossa turma e isso é importante para todas as mulheres. Obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Os nossos aplausos à Parisia, essa artista é uma arte-terapeuta, e por isso ela está sendo homenageada com essa participação brilhante nesta sessão solene.

Queria agradecer a presença do Deputado Carlão Pignatari, que também esteve aqui conosco.

Essa sessão solene tem um significado fantástico, porque ela envolve, além das pessoas que trabalham, o voluntariado, que é de todos os trabalhos, aquele que é feito com a alma, que é feito o coração, que envolve as pessoas pela dedicação. Por isso que nós estamos aqui valorizando o ser humano, valorizando a vida. E essas pessoas da Unaccam, esses incríveis voluntários, dedicam o seu tempo, a sua alma. Cada um de nós é como se dissesse assim, nós estamos ajudando Deus a melhorar o mundo.

Por tudo isso, quero saudá-las e dizer que agora chegando próximo ao final desta sessão, agradecendo o pessoal de apoio da Assembleia Legislativa, agradecendo a todos os funcionários, os amigos da TV Assembleia e dizer que esta sessão solene está sendo transmitida na íntegra, agora pela TV Web, e no próximo sábado, às 21 horas, esse programa vai passar na íntegra na NET canal 13, na TVA canal 6, na TVA Digital canal 186.5 e na TV Digital Aberta no canal 61.2, isso em inúmeros municípios de São Paulo.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários desta Casa e a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a nossa sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 45 minutos.

 

* * *