1

11 DE SETEMBRO DE 2000

32ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA ESTADUAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO”

 

Presidência:  EDIR SALES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/09/2000 - Sessão 32ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: EDIR SALES

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DO COMBATE AO ALCOOLISMO"

001 - EDIR SALES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a presente sessão foi convocada pela Presidência desta Casa, por solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de discorrer sobre a lei que instituiu o "Dia de Combate Estadual ao Alcoolismo". Convida todos para ouvirem a execução do "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - BENEDITO JOSÉ PINHEIRO RIBEIRO

Depõe sobre a recuperação dos dependentes do álcool.

 

003 - Presidente EDIR SALES

Anuncia números musicais.

 

004 - JOSÉ D'ELIA FILHO

Como Superintendente do Hospital das Clínicas, pronuncia-se sobre a questão do alcoolismo.

 

005 - Presidente EDIR SALES

Anuncia número musical.

 

006 - GIOVANNI GUIDO CERRI

Na qualidade de Diretor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conclama todos para combaterem o alcoolismo no nosso Estado.

 

007 - Presidente EDIR SALES

Anuncia números musicais.

 

008 - JOSÉ AUGUSTO DE CAMARGO LIMA

Parabeniza a Deputada pelo trabalho que desenvolve em prol dos dependentes do alcoolismo.

 

009 - Presidente EDIR SALES

Faz a entrega de diplomas às autoridades.

 

010 - EUNICE DA SILVA NEGRO

Faz relato sobre mulheres que dependem do vício do álcool.

 

011 - VALMIR DE SENA

Relata seu trabalho junto a crianças que estiveram em contato com drogas.

 

012 - Presidente EDIR SALES

Anuncia números musicais. Saúda grupo de escoteiros. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                   *   *   *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência agradece a presença dos seguintes convidados: Dr. Benedito José Pinheiro Ribeiro, representando o Tribunal Regional do Trabalho; Dra. Luizemir Volney Lago, representando o Ilmo. Dr. José da Silva Guedes, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo; Dr. José D’Elia Filho, Superintendente do Hospital das Clínicas, que tem dado uma brilhante contribuição à frente daquele hospital  e da  Faculdade de Medicina da USP; Sr. Renato Elias, representando o Exmo. Sr. Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Dr. Fausto Camunha, que também tem feito um trabalho muito grande nessa área: Major Claudio Carquejo, Sub Comandante do 21º Batalhão de  Polícia Militar, representando o Comandante de Batalhão Tenente Coronel Luiz Carlos Nogueira, nosso grande amigo que muito nos tem ajudado também; Capitão Luiz Eduardo Pesce de Arruda, da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo; Sr. Acássio Alves do Nascimento, presidente da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo; Sr. Valmir de Sena Messias, presidente da Associação dos Sem-casa da Zona Sul, um batalhador e guerreiro na luta e no combate ao alcoolismo; amigos da Vila Natal, inclusive, gostaria de agradecer ao pessoal que ajudou a fundar a Vila Natal que é o único bairro do Estado de São Paulo que conheço que não vende bebida alcoólica e merece os aplausos; Dr. Maria Mathilde Marchi, chefe de gabinete da superintendência do Hospital das Clínicas de São Paulo; Dra. Amélia Fujinaka Hachiya, assessora técnica do Hospital das Clínicas; Sr. Luiz Eduardo Herling Martins, secretário do Conselho Municipal Antidrogas, de Piracicaba; Maestro Pasquarelli, do Programa “Aponta o sucesso”; Sr. José Augusto Camargo Lima, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Antialcoólica de São Paulo; Sr. Francisco Neves, diretor de relações públicas da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo; Sr. Edson  Sales, meu irmão, representando também o meu irmão Eurípedes Sales, conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo;  minha amiga Professora Marlene, de Poá; meu amigo Edsom Açúcar, de Guarulhos; Dr. Dirceu de Paula, representando o vereador Toninho Paiva; Professora Lenice Mancini, presidente da Comissão Antidrogas da Universidade Cruzeiro do Sul; Sr. Luiz Chiarelli Filho, representante do Conseg de Guarulhos; Sra. Dra. Rosângela Lazzaro, de Poá; Sra. Fátima Mancini Gomes, representando o grande amigo da Zona Leste, à frente da Regional da Mooca que tem desenvolvido junto com esta Deputada um grande trabalho de combate ao alcoolismo, Arlindo Alves da Silva. (Palmas.)

Também gostaria de abraçar os integrantes do Coral  Celso e Katya, com mulheres e homens maravilhosos que aqui vieram abrilhantar esta noite. Muito obrigada ao Grupo Escoteiro Mopyatã, que aqui se encontra. (Palmas.)

Convido a todos os meus amigos a ficarem de pé, para juntos cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar, acompanhada pelos nossos amigos e irmãos do Coral Celso e Katya.

 

*     *      *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar acompanhado pelo Coral Celso e Katya.

 

*       *       *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Gostaria de agradecer também a presença do nosso querido amigo Edgar Leite, da Edgar Leite Advogados Associados, que muito tem nos ajudado na nossa luta. (Palmas.).

Agradecemos também a Banda da Polícia Militar para quem pedimos uma salva de palmas. (Palmas).

Está chegando uma das pessoas que mais me incentivou. No começo do ano passado, em um simpósio de combate ao alcoolismo, ele falou: “Deputada Edir Sales, sei da sua luta e tenho certeza de que a senhora irá entrar com um projeto de lei instituindo o “Dia de Combate Estadual ao Alcoolismo”, somando-se à idéia de todos os nossos amigos e associações, principalmente da Associação Antialcoólica. Ele, é uma pessoa muito importante, porque tem batalhado conosco e nos dado muita força. Estou falando do Diretor Clínico do Hospital das Clínicas do Estado de São Paulo, Dr. Giovanni Guido Cerri, meu grande amigo. (Palmas.)

Tenho certeza de que o Dr. Giovanni Cerri está vindo com um abraço do Dr. Arthur Guerra, que infelizmente não pode comparecer. O Dr. Arthur Guerra é Diretor do Grea, que é o Grupo Interdisciplinar de Álcool e Drogas, do Hospital das Clínicas, que tem feito um trabalho brilhante naquele hospital. (Palmas.) Não poderia deixar de agradecer às pessoas que me têm dado um grande incentivo: meus filhos Geórgia e Henrique, meus irmãos Édson, Ema e Eurípedes e principalmente àquela que junto com Deus me ajudou a chegar ao mundo, que é a minha mãezinha, Dona Querubina. (Palmas.) Esta é minha maior homenageada. (Palmas.)

Dando prosseguimento a esta noite inesquecível, que ficará para sempre guardada em nossas almas, gostaria de chamar o Dr. Benedito José Pinheiro Ribeiro, Juiz do TRT, representando o Tribunal Regional do TRT, da 2ª  Região. (Palmas.)

 

O SR. BENEDITO JOSÉ PINHEIRO RIBEIRO - Exma. Deputada Edir Sales, na pessoa de quem saúdo todas as autoridades aqui nomeadas, meus senhores e minhas senhoras, é com muita honra que represento o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, nesta solenidade, que me pediu que transmitisse à nobre Deputada Edir Sales os seus mais sinceros votos de que realmente este dia de combate estadual ao alcoolismo seja coroado de pleno sucesso. Pede ainda que transmita os seus votos muito carinhosos e a sua admiração pelo trabalho que essa Deputada tem desenvolvido.

Na verdade, entendo que os homenageados desta noite são os senhores. Tive oportunidade de conhecer algumas entidades que trabalham com a recuperação do alcoólatra, que fazem um trabalho digno de todos os encômios, um trabalho desinteressado, gratuito, que parte do fundo do coração e da alma de cada um e que tem como único objetivo recuperar, levar para o bom caminho aquele que um dia se viu absorvido pelo vício do álcool. Sabemos muito bem, e hoje a medicina atesta, que o alcoolismo é uma doença. Há crianças que já nascem com o mal do alcoolismo, portanto, é muito importante que estas entidades que atuam neste sentido, tenham na verdade esta vocação que os senhores têm, que é um verdadeiro sacerdócio, dedicado exclusivamente à cura do seu semelhante. Mas é preciso também que registre que se não houver apoio de um ente público, se não houver entusiasmo da nobre Deputada Edir Sales, que encampa esta luta, esta luta teria pouca repercussão. Eu que já passei por esta Casa e já tive a honra de ocupar uma destas cadeiras de deputados estaduais, jamais vi uma sessão solene com a grandiosidade desta sessão; com este plenário repleto tanto na parte superior, como na parte inferior. Isso é fruto de uma liderança inconteste da nobre Deputada Edir Sales, que também faz da sua vida e da vida dos seus familiares um sentido de luta, para que possa recuperar o seu irmão, ou seu semelhante que infelizmente se enveredou pelo vício do álcool.

Quero deixar, em meu nome e em nome do Tribunal que tenho a honra de pertencer, os votos de muitas felicidades e de muito apoio a esta grande deputada a quem aprendi a admirar. Percebo que nesta Casa ela é uma verdadeira guerreira, respeitada por todos. Todos os deputados que eu conheço têm uma referência muito grande quando pronunciam o nome da nobre Deputada Edir Sales. Para nós, que temos nela um paradigma e um exemplo a seguir, é motivo de muito orgulho e satisfação poder dizer que convivemos, que privamos da amizade da nobre Deputada Edir Sales, que fez do seu mandato nesta Casa um instrumento de defesa das causas sociais. Diariamente, quando leio os jornais, principalmente os jornais da Zona Leste, percebo que a nobre Deputada Edir Sales tem uma atividade bastante acirrada, ora protestando contra os cadeiões que são construídos ao lado dos bairros, ao lado das casas de família, ora lutando para que os cadeiões cumpram o destino a que se destinavam, que era o de esvaziar o distrito, e ora lutando para recuperar um alcoólatra. Portanto, nobre Deputada Edir Sales, receba do nosso Tribunal as homenagens mais sinceras e a certeza de que V. Exa. poderá contar conosco como conta com o seu povo, em todos os momentos que tiver necessidade.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agradeço ao Dr. José Ribeiro Pinheiro pelas palavras.

Gostaria de agradecer a presença das seguintes autoridades: Dra. Eunice da Silva Negro, Diretora Social da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo; Sra. Professora Vera Langellotti, Presidente da Associação da Mulher Especial; Grupo de Escoteiros Mopyatã.

Gostaria de agradecer também o recebimento de alguns faxs, parabenizando pela sessão solene do “Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo”, incluindo o do Sr. Walter Abrahão, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Agradeço a presença do mano, representando pessoas que muito têm lutado na área de alcoolismo do Tatuapé.

Ouviremos agora aquilo que é uma oração para o nosso espírito e para a nossa alma, o Coral Celso e Katya, com o número musical “Jesus Cristo”.

 

*             *           *

 

-         É feita a apresentação do número musical.  

 

*             *           *

 

-              É apresentado número musical pelo Coral Celso e Katya.

-               

*   *   *

A SRª PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência gostaria de agradecer ao Vereador Moisés, de Embu-Guaçu, que vem desenvolvendo um excelente trabalho à frente do combate ao alcoolismo, e também ao Vereador Edson Açúcar, de Guarulhos, que tem desenvolvido um trabalho muito grande na área. Muito obrigada.

Ouviremos agora o Coral Celso e Katya, que apresentará ‘Aleluia’.

 

*   *   *

 

É apresentado número musical pelo Coral Celso e Katya.

 

*   *   *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - A Presidência concede a palavra ao Dr. José D’Elia Filho, Superintendente do Hospital das Clínicas. (Palmas.)

           

O SR. JOSÉ D´ELIA FILHO - Excelentíssima Sra. Deputada Edir Sales, em nome da qual cumprimento todos os membros da Mesa, senhoras e senhores, é emocionante estar aqui hoje e ver tantas pessoas comprometidas com um ideal comum, uma luta que visa reduzir principalmente o custo social que o alcoolismo causa, não só à sociedade, mas às famílias que se vêm envolvidas com pessoas que tenham esse vício.

A luta da Deputa Edir Sales é nobre e digna de uma líder. Espero que todo esse entusiasmo dos senhores que já estão lutando há tempo por essa causa transborde esta Casa, contagiando a todos, para que esse custo social e familiar seja reduzido. Que não lutemos apenas pelo “Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo”; que todos os nossos dias sejam de luta contra o alcoolismo.

Agradeço a oportunidade de falar a vocês todos, em nome do Hospital das Clínicas, porque nesses 18 meses que lá estou vi muita gente passar por aqueles pronto-socorros, pais de famílias, jovens, todos vítimas de acidentes que vão marcar o resto de suas vidas e de seus familiares, provocados pelo álcool; é muito triste. Então, lutas como estas são dignas de grandes líderes. Temos a Deputada Edir Sales, que abraçou esta causa, e todos vocês que estão aqui, cada um líder em seu pequeno universo, mas a força se faz com a união de todos nós.

Mais uma vez agradeço a todos por essa luta forte e por este comprometimento social que não se mede por dinheiro, mas por satisfação e felicidade das famílias.

Agradeço a todos por esta oportunidade e, sinceramente, espero que diminua sensivelmente e a cada dia o número de pessoas atendidas no nosso hospital em razão de acidentes ou incidentes provocados pelo alcoolismo.

Vamos fazer desse símbolo do “Dia Estadual do Combate ao Alcoolismo” a nossa luta, e que todos os nossos dias sejam de combate ao alcoolismo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agradeço mais um a vez o carinho na parceria que aquele hospital tem feito com esta Deputada, nesta luta.

Gostaria também de agradecer a um por um do Coral Katya e Celso, mas como não tenho o nome de todos aqui, gostaria de dizer que estão todos gravados no meu coração, por essa voz maravilhosa e pela mensagem de amor que os senhores passam.

Agradeço ao Sr. Vereador Carlos Andrade, Coordenador Regional de Taboão da Serra nessa luta, também de combate ao alcoolismo. (Palmas.) Há uma outra guerreira Sra. Vereadora Sônia Sílvia Trinit de Embu das Artes, que também tem participado dessa luta. (Palmas.)

Presente também a Sra. Jandira Mendes Castanho da Associação Antialcóolica da Penha.

Tem a palavra o Sr. Giovanni Guido Cerri, Diretor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, nosso grande incentivador do Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo.

 

O SR. GIOVANNI GUIDO CERRI - Ilustríssima Deputada Edir Sales, autoridades presentes, senhoras e senhores, vou contar como começamos essa parceria, essa idéia de desenvolver o Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo. Isso começou quando o Hospital das Clínicas resolveu promover um simpósio, uma discussão sobre os problemas do alcoolismo na saúde e logo encontramos uma parceira muito forte, a Deputada Edir Sales, que se engajou nessa campanha, na divulgação do curso e em todos os momentos mostrou a importância de se ter uma pessoa no Legislativo, combatendo também o problema do alcoolismo.

 Na Saúde, identificamos a tragédia que é o problema do alcoolismo no âmbito nacional e sempre achamos uma coisa extraordinária como existem campanhas tão eficazes contra o cigarro, por exemplo, mas contra o álcool muito pouco se fala. Muito menos do que desejaríamos.

Quem vai aos Hospital das Clínicas vê no pronto-socorro a quantidade de pessoas, não só de alcoólatras.

O problema do alcoolismo não é só o indivíduo que se mata, que se destrói, mas o indivíduo que estava no automóvel do lado, que estava passeando na rua, a família. O álcool acaba degradando todo o núcleo familiar e social que está em volta. Então, no pronto-socorro vêem-se todas as conseqüências da violência que o alcoolismo gera, dos crimes, das violências com armas de fogo, com o automóvel. Acompanhamos toda a recuperação dos alcoólatras e dos que foram atingidos pelo alcoólatra, recuperações que levam o indivíduo a não poder trabalhar, sustentar a família, recuperações que custam muitíssimo ao Estado e a todos, recuperações que se arrastam durante anos.

No Hospital vimos que a maior causa da doença psiquiátrica no Brasil ainda é o alcoolismo, para se ver o tamanho do drama que é o problema do alcoolismo.

Os cirróticos acabam tendo de fazer transplante de fígado. São cirurgias caríssimas, todas sustentadas pelo Estado, decorrentes do abuso de álcool e assim vai entre os problemas neurológicos até a pediatria, onde identificamos uma enorme incidência de grupos de crianças que acabam sendo induzidas pelo uso de álcool pelos pais. Acho que esse é o aspecto mais triste dessa síndrome do alcoolismo. Vemos crianças de pouca idade que foram, às vezes, obrigadas a ingerir álcool pelos pais. É por isso que acho que o combate ao alcoolismo exige uma revolução e, sem dúvida, essa revolução tem de ser feita por todos, por nós médicos, porque estamos chocados com o enorme problema do alcoolismo no Brasil e se discute muito pouco.

Precisamos de uma ação do Legislativo, que a Deputada Edir Sales representa muito bem, porque tem de fazer leis para coibir essa permissividade em relação ao álcool que é consumida de forma totalmente livre, sem grandes penalidades aos infratores e precisamos de uma ação do Estado que também tem de agir, porque o álcool é a maior causa de violência no Estado de São Paulo. Hoje todos falam de violência, mas falam muito pouco que o álcool está por trás de toda essa violência e é um dos maiores fatores.

Para mim é uma grande satisfação dividir esse momento com todos os senhores e a Deputada Edir Sales, porque, pelos menos, hoje, existe um dia para que relembremos o grande problema do álcool e que, nesse dia, todos se unam para combater o alcoolismo no Estado de São Paulo e, no futuro, no Brasil inteiro. Muito obrigado! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Dr. Giovanni, é uma grande vitória de que vamos estar todos os dias falando.

Agradeço a presença da Vereadora Marlene, de Poá, que tem lutado por essa atividade de combate ao álcool. Agora teremos a apresentação do Coral Celso e Katya, com a música “Eu sei que vou te amar”, como todos nós estamos nos amando aqui hoje.

 

*               *     *

 

            É feita a apresentação do Coral Celso e Katya, com a música “Eu sei que vou te amar”.

 

*               *     *

 

            A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Vamos ouvir agora a música “Paz do meu Amor” pelo Coral Celso e Katya.

*   *   *

 

- É feita a apresentação da música.

            

*   *   *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência quer agradecer a presença de Helenita Nogueira Meta, Diretora Presidente dos escoteiros Mopyatã; do Dr. Cosmo Feliciano da Silva, proprietário da Clinicorde, Hospital Geral, Pronto-Socorro, nesta sessão representando o Deputado Federal José Índio; da Sra. Delma, representando o nosso amigo Vereador Armando, de Itaquaquecetuba.

Esta Presidência concede a palavra ao Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Dr. José Augusto de Camargo Lima.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO DE CAMARGO LIMA - Exma. Sra. Deputada Edir Sales, em nome da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo queremos agradecer esta homenagem e parabenizá-la pelo belo trabalho desenvolvido pelo “Dia Estadual do Alcoolismo”.

Nobre Deputada, autoridades presentes, núcleos da Associação Antialcoólica das Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Grande São Paulo, Ibiúna, Embu, Osasco, Itaquaquecetuba, é uma honra e uma alegria estarmos aqui para agradecer-lhe, V. Exa. que tem nos ajudado muito e vai continuar a nos ajudar, se Deus quiser, por muito tempo.

A nossa entidade comemorou no dia 7 de setembro próximo passado o “Dia do Recuperado”. Pode estar certa, nobre Deputada, que através da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo homens e mulheres que tiveram problemas com a bebida alcoólica hoje estão reintegrados à sociedade e à sua família.

Nobre Deputada Edir Sales, aceite os nossos parabéns e conte com a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência quer agradecer o grande carinho com que a Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo tem recebido esta Deputada, que tem participado não só da posse das diretorias, como da entrega de diplomas. Recebo uma energia muito grande a cada visita que faço aos núcleos da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. Muito obrigada pela atenção, pelo carinho e pelo crédito que os senhores dão a esta Deputada.

A Presidência quer agradecer a presença do Sr. Benedito Rodrigues de Almeida Filho, representante do AA, Alcoólicos Anônimos. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra à Sra. Eunice da Silva Negro, Diretora Social da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, que falará também em nome das mulheres recuperadas.

 

A SRA. EUNICE DA SILVA NEGRO - Boa-noite a todos. O público que se encontra presente na galeria já me conhece: também sou uma recuperada da Associação.

Quero, em meu nome e em nome de todos os amigos presentes, agradecer à nossa querida Deputada Edir Sales pelo apoio e carinho que tem dado a todas as mulheres, porque é muito difícil uma mulher reconhecer que é uma alcoólatra, chegar a um lugar e pedir ajuda porque precisa parar de beber. Geralmente os alcoólatras são olhados como marginais, mas a nossa querida Edir Sales nunca nos olhou assim, ao contrário, ela sempre trouxe o seu abraço, a sua palavra amiga, o seu carinho e agora com essa lei sobre o combate ao alcoolismo, mais uma vez, demonstrou o carinho que sente por nós recuperadas da Associação Antialcóolica do Estado de São Paulo.

Eu quero dizer às mulheres que não se envergonhem de procurar ajuda num parente ou num amigo.

Quero, mais uma vez, agradecer a nossa querida Edir Sales. Que a sua cabeça nunca mude, que continue sendo nossa amiga, nossa companheira de luta. Agradeço também a todos os médicos que nos apóiam, porque não é fácil conseguir ajuda de um médico, de uma professora. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES -  PL - Agora, vamos chamar aquele que criou e conseguiu fundar um bairro de São Paulo em que é proibido vender bebida alcoólica. Eles estão conseguindo agora ter uma disciplina maior e controlada pelo nosso amigo Valmir de Sena, da Vila Natal.

 

O SR. VALMIR DE SENA - Exma. Deputada Edir Sales, Dr. Benedito, autoridades aqui presentes, aqueles que estão no plenário e esses que alegram os nossos corações com suas músicas, quero do fundo do meu coração dizer que estou muito honrado de estar nesta tribuna usando a palavra e dizer realmente que estou com a Deputada Edir Sales, porque foi um encontro maravilhoso que uniu o útil com o agradável.

Em 1983, já me preocupava com essa situação do álcool e já brigava para que as pessoas deixassem o álcool e passassem realmente para o meio da sociedade normal e que deixassem de beber. Tirei 160 crianças da droga, dando educação esportiva, dando lazer e ensino bíblico. Consegui tirar crianças da droga, inclusive, do álcool. Havia crianças, cujos pais lhes davam álcool, há  há 11 anos.

Quero dizer aos senhores e às senhoras que é muito fácil oferecer um gole de cachaça : “ Ô, meu amigo, vem cá” e se oferece a cachaça, mas é difícil um carinho e o calor, e dizer : “ Meu amigo, saia desse álcool e da bebida”. Esse, sim, é o amigo. Amigo não é aquele que empurra para o buraco, é aquele que tira do buraco e que tira do caminho errado.

Procuraram-me para construir aquela grande cidade chamada Vila Natal. Sou feliz de ser o representante daquela comunidade, onde nos organizamos e compramos 642 mil m2 quadrados de área e transformamos em 53 ruas, são 7.800 famílias beneficiadas pela habitação em Vila Natal. No próprio Estatuto da entidade foi estabelecida a proibição, por unanimidade, da criação de bares de cachaça e bebidas alcoólicas. Não posso chamá-la de vila, mas de cidade, porque tem 36 mil habitantes. A população, realmente preocupada com o álcool, proibiu  o consumo através de assembléias gerais.

Digo às senhoras e aos senhores que sou feliz porque a Deputada criou essa lei que veio de encontro a nós porque procuramos vários deputados e ninguém abraçou essa causa. Fiquei feliz quando a Deputada nos encontrou. Foi uma surpresa, mandada por Deus para que realmente nos uníssemos. Não foi nada programado, foi Deus quem mandou a Deputada e nos encontramos.

Quero sugerir à Deputada e aos deputados desta Casa que seja criada uma lei em que parte das arrecadações e dos lucros daqueles que fabricam e vendem as bebidas alcoólicas seja empregada nas associações e nos hospitais para tratamento das pessoas dependentes, porque elas têm de ser respeitadas.

Para finalizar, três coisas têm de andar juntas: o combate ao alcoolismo, a saúde e a educação. Essas três coisas não podem andar separadas e essa é a minha razão de viver, de amar o próximo para fazer com que ele não caia em armadilhas.

Parabéns, Deputada! Que Deus a abençoe que V. Exa. continue desse jeito, fazendo leis que favoreçam a população. Que todos os deputados a ajudem com as leis que V. Exa. daqui para a frente também vai criar.

Deputada, muito obrigado e em nome de todos aqueles que não podem dizer isso, em nome das pessoas de Vila Natal, quero dizer que eles a amam de verdade. Muito obrigado pela oportunidade e que Deus abençoe ! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Gostaríamos de ficar a noite toda ouvindo essas palavras maravilhosas de incentivo à vida, como diz aquela campanha do Hospital das Clínicas “ Mais vida, menos álcool”, junto com essa alegria toda, junto com essas pessoas que falam com a alma e com o coração. Esta noite realmente ficará para sempre em nossos corações.

Mais uma vez o Coral Celso e Katya nessa sessão solene do Dia Estadual do Combate ao Alcoolismo, cantando para vocês “ Falando de Amor”; “ Prá Você” e “ Que a graça de Deus”.

 

*     *      *

 

 

-         São  feitas as apresentações musicais pelo Coral Celso e Katya.

 

*       *       *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - A Presidência agradece a presença da Sr.ª Tânia Pasquarelli; do 1º Tenente da Polícia Militar, do 21º Batalhão, Edson Ribeiro, Chefe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd; do 2º Sargento PM Mariano, Coordenador do Proerd do 21º Batalhão. Já participei de várias reuniões e acho maravilhoso o programa.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é, hoje, desenvolvido em 12 escolas, na região do 21º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do nosso querido amigo do 21º Batalhão, Cel. Luís Carlos Nogueira.

Esta sessão solene vai chegando ao fim, mas não poderia encerrá-la sem dizer algumas palavras de agradecimento a todos. Gostaria também de comunicar que, após a sessão, teremos um coquetel, acompanhado por guaraná e coca-cola.

Esta sessão solene, que tive a honra de solicitar, tem como objetivo maior marcar o Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo. Essa luta, mais do que uma das principais preocupações de minha atividade como Deputada Estadual, tem sido para mim uma verdadeira missão de vida.

Todos conhecemos os males que essa droga - a maior droga liberada do século - causa aos seus dependentes, familiares e amigos. A maioria dos que aqui estão, que desenvolvem um trabalho de assistência aos dependentes, como um verdadeiro sacerdócio, já sentiram, no fundo de suas almas, o malefício do uso do álcool. Se os nossos governantes tivessem a consciência exata do que significa o uso indiscriminado do álcool, porta de entrada de todas as demais drogas, já teriam, de há muito, tomado enérgicas providências para coibir as propagandas fantasiosas e ilusórias, que levam os nossos jovens a se iniciarem na prática desse perverso vício. É desejo desta Deputada e amiga transformar o dia 1º de setembro, quando se inicia a semana em que se comemora a liberdade política do nosso Brasil, no dia símbolo da libertação do uso do álcool.

No dia 1º de setembro, oficialmente o Dia  Estadual do Combate ao Alcoolismo, o Governo deverá implementar as campanhas de combate ao consumo do álcool, bem como ficará proibida a sua venda em todo o Estado de São Paulo.

Para que todo esse movimento não ficasse circunscrito ao nosso Estado, elaborei uma moção que foi entregue pessoalmente ao Ministro da Saúde, com o objetivo de instituir também, no âmbito de País, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

Nós, figuras públicas responsáveis pelo bem-estar dos nossos semelhantes, não podemos nos esquecer de que 90% dos dependentes, como maconha e outras drogas ilícitas começam pelo uso do álcool.

Senhoras e senhores, 78% dos acidentes de carro são provocados por motoristas alcoolizados, ceifando a vida de tantos jovens que se encontram ainda no limiar da sua existência.

Lamentavelmente os moços de hoje começam a beber muito cedo. Por isso o meu projeto proíbe a instalação e funcionamento de estabelecimentos comerciais que vendam bebidas alcoólicas no raio de 300 metros de escolas estaduais e municipais. Há também que se registrar que a Organização Mundial da Saúde reconheceu o alcoolismo como sendo uma doença preexistente no organismo. Existem estudos que comprovam que de 12 a 15% nascem com a predisposição orgânica de contrair a doença do alcoolismo.

É nesse particular que é preciso ressaltar o perigo causado por fortificantes ministrados ainda em crianças em tenra idade, com teor alcoólico equivalente a duas latas de cerveja ou de uma garrafa de vinho. Por exemplo, existem fortificantes e energizantes que contêm até 9,5% de álcool.

Atenta ao perigo que o uso desses chamados fortificantes, energizantes e estimulantes de apetite causariam uma doença ainda maior na predisposição orgânica de contrair a doença do álcool, apresentei nesta Casa de Leis um projeto proibindo, obrigando e exigindo que seja retirado o teor alcoólico desses fortificantes, estimulantes de apetite e energizantes.

Tenho a certeza que com o descortino e a sensibilidade que revestem a alma dos meus pares, este projeto será aprovado, com a máxima urgência, para podermos salvar vidas inocentes.

Meu alento é saber que nessa luta gigantesca de Davi contra Golias, não estou só; tenho o apoio permanente, total e desinteressado de todos os que aqui estão, que aqui compareceram e prestigiaram esta noite, que na sua totalidade ou maioria, um dia já sentiram a dor de ter um doente do alcoolismo em casa, ou ver nele ser introduzido um dos seus entes queridos.

Finalmente, prezados amigos, amigas, autoridades presentes, tenho a consciência plena de que apenas com o ato criando o Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo não vai ser o suficiente para extirpar do seio de nossas famílias. É preciso muito mais, minha gente.

É necessário haver uma união de esforços de todas as entidades que militam nessa área; não só com os governantes, mas principalmente com todos aqueles que sonham com uma população saudável que seja responsável pelos destinos das gerações do amanhã, que nascem hoje, aquele que saberá conduzir o futuro desse nosso Brasil. Não poderia encerrar o meu pronunciamento sem antes dirigir-me a esses verdadeiros heróis que souberam vencer com galhardia a terrível batalha contra esse verdadeiro monstro que é a doença e dependência ao álcool, que é a maior droga liberada neste século. Refiro-me aos recuperados aqui presentes e tantos outros que aqui não puderam estar hoje, a quem dedico meu respeito, a minha homenagem e, por que não dizer, a verdadeira razão da solenidade desta noite.

Ouviremos agora a saudação do grupo de escoteiros.

 

*              *      *

É feita a saudação pelo grupo de escoteiros.

 

*              *      *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Gostaria de agradecer a Deus essa oportunidade de hoje, esse dia tão importante, essa noite abençoada. Tenho certeza de que se cada um fizer a sua parte conseguiremos vencer essa luta e ajudar as pessoas que sofrem desse mal.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos e rezarmos o Pai Nosso juntamente com o nosso Coral .

*               *     *

 

-         É feita a apresentação pelo Coral Celso e Katya.

 

*          *          *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para uma confraternização no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

*              *      *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

*              *      *