08 DE OUTUBRO DE 2001

32ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 111º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO VILA PRUDENTE

 

Presidência: EDIR SALES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/10/2001 - Sessão 32ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDIR SALES

 

COMEMORAÇÃO DO 111º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO VILA PRUDENTE

001 - EDIR SALES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação da Deputada, ora na Presidência, para comemorar o 111º aniversário do bairro Vila Prudente. Convida todos a rezarem juntos um "Pai Nosso" e, em seguida, a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - WAGNER SALUSTIANO

Deputado federal, cumprimenta a Deputada Edir Sales e, na sua pessoa, toda a Mesa. Felicita a Presidente pela idéia de comemorar o 111º aniversário de Vila Prudente e também pela iniciativa de trazer a plenário representantes de vários segmentos daquele bairro.

 

003 - Presidente EDIR SALES

Agradece a seus familiares pela presença, bem como às autoridades de Vila Prudente.

 

004 - FERNANDO MAURO

Cumprimenta os componentes da Mesa e os amigos do plenário. Fala de sua satisfação em participar da solenidade. Historia sua carreira política em Vila Prudente.

 

005 - BENEDITO RIBEIRO

Escolhido para falar em nome do povo presente em plenário, saúda a Mesa. Recorda a passagem pela Casa como Deputado e cumprimenta o ex-Vereador Eurípedes Sales. Enaltece o trabalho que a Presidente Edir Sales vem desenvolvendo na Alesp, principalmente contra o álcool e a favor de maior segurança.

 

006 - Presidente EDIR SALES

Sublinha PLs de sua autoria, como, por exemplo, instituindo o "Dia do Ecumenismo"; lembra a abertura do Hospital de Vila Alpina, a retomada das obras do Hospital de Sapopemba; a luta pela chegada do Metrô àquela região. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a ata da sessão anterior.

           

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Ao iniciarmos a sessão de hoje gostaria de fazê-la de uma maneira completamente diferente, porque não podemos começar uma sessão sem rezar um “Pai-Nosso”, sem agradecer a Deus a sua honra e a sua glória por estarmos aqui reunidos hoje,

Todos, em pé, para rezarmos um “Pai-Nosso”, agradecermos a Deus por este momento de hoje de grande emoção, onde sinto a minha Vila Prudente toda representada em todas as pessoas que aqui se encontram.

 

* * *

 

- É feita a oração. (Palmas.)

 

                                                           * * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Neste momento, homenageamos a Deus, aplaudimo-lo. Ele que é o grande responsável por todos nós estarmos aqui reunidos.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, meus irmãos de Vila Prudente, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo a solicitação desta Deputada com a finalidade de comemorar o aniversário do bairro de Vila Prudente.

Antes do Hino Nacional, o grupo de escoteiros Corrente Yapira introduzirá os pavilhões Nacional, Estadual e do grupo. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar, regida pelo 1º Sargento Músico Moisés Fidélix Valério.

 

* * *

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência agradece a apresentação do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Federal Wagner Salustiano. (Palmas.)

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - Sra. Presidente, na pessoa da qual cumprimento toda a Mesa, autoridades civis e militares, minhas senhoras e meus senhores, é uma honra e um privilégio muito grande estar ocupando, neste momento, um lugar na mesa e também ter a oportunidade de dizer, por alguns minutos, algumas palavras, palavras estas que com certeza virão do fundo do meu coração.

Quero parabenizar a Deputada Edir Sales; saiba, Deputada, que V. Exa. teve um gesto, uma atitude nobre ao convocar uma sessão solene em uma Casa de Leis tão importante quanto a Assembléia Legislativa de São Paulo. Ao mesmo tempo em que homenageia a Vila Prudente pelos seus 111 anos comemorados e comemorando este mês, V. Exa. também teve a brilhante idéia, tenho certeza de que com a sabedoria divina, de também trazer cada representante de determinados, de vários, senão de todos os segmentos que compõem a nossa querida Vila Prudente.

Quero parabenizá-la por esta brilhante iniciativa que, com certeza, ficará nos anais, nos arquivos, na memória e, principalmente, no coração de todos os vilaprudentinos e também de todos aqueles que não são de Vila Prudente, mas a conhecem bem e que são da região de Vila Prudente. Quero, depois de parabenizar a nobre Deputada Edir Sales, dizer que cada um dos senhores homenageados esta noite, com certeza, chegarão a este microfone , muitos dos senhores poderão dizer assim: poxa! Fui lembrado. Fui lembrado por quê? Porque realmente sou bom. Se os senhores pensaram desta maneira, acredito ser uma maneira errada. Se os senhores, com certeza, chegarem aqui neste microfone ao receber esta tão importante homenagem, dedicar essa honraria de receber esta homenagem da Deputada Edir Sales nesta Sessão Solene de homenagem a 111 anos de Vila Prudente, os senhores homenageados transmitirem esta honra, esta glória ao Todo-Poderoso, nosso Deus, com certeza muitas outras vezes os senhores estarão recebendo homenagens, porque toda honra e toda glória pertence somente ao nosso Deus.

Com certeza os senhores foram lembrados, porque realmente prestaram um serviço à sociedade. De uma maneira ou de outra os senhores se destacaram a ponto de serem lembrados por uma importante Deputada desta Casa, da Assembléia Legislativa de São Paulo para receber uma homenagem. Que Deus abençoe a cada um de vocês homenageados pelo muito que têm feito pela Vila Prudente, por São Paulo e pelo país. Parabéns, que Deus possa abençoá-los abundantemente na vida pessoal, na vida espiritual dos Senhores. Que Deus possa abençoá-los para que outras oportunidades tão importantes quanto esta os senhores possam estar presente. Com certeza estarão, mas com certeza os senhores mais uma vez irão dedicar esta homenagem a quem realmente merece, que é o Todo-Poderoso, nosso Deus.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Quero pedir permissão a vocês e agradecer a presença de uma pessoa que, abaixo de Deus, significa muito para mim e significa muito para a Vila Prudente também. Se sou o que sou hoje, devo a Deus primeiramente, a minha mãe querida, a meu pai querido e ao meu irmão, Eurípedes Sales, para o qual quero pedir aplausos. (Palmas.) Na sua simplicidade de ser, que não poderia deixar de ser a simplicidade a toda prova, ele preferiu estar junto aos homenageados. Por isso que ficamos felizes em ver uma pessoa que representa tanto para a nossa querida Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, que hoje estão sendo homenageadas.

Quero agradecer a presença do Exmo. Sr. ex-Deputado e juiz do TRT 2ª Região, Dr. Benedito Ribeiro. Quero agradecer a presença do ex-Deputado e ex-Secretário da Saúde, Dr. Fernando Mauro, Sr. Major PM Ivan Mano Neves, Subcomandante do 21º Batalhão, representando neste ato o Tenente Coronel Cláudio Carquejo. Também o Sr. Dr. Calixto Calil Filho Delegado de Polícia da 29ª DP e também da 18ª Dr. Charles Kalil.

Uma pessoa que também representa muito a Vila Prudente, aliás aqui todos representam muito a Vila Prudente, mas a Vila Prudente sem esta pessoa não existiria também. O nome se mistura à Vila Prudente, Prof. José Norcia Filho. (Palmas.) Luiz Mário Ribeiro, representando o Sr. Carlos Eli Gonçalves, Administrador Regional de Vila Prudente. (Palmas.)

Quem não se lembra dessa personalidade que vou agradecer em nome de todos vocês a presença aqui hoje. Vou apresentar a dupla na pessoa desse grande músico, dos mais conhecidos no mundo, não só no Brasil, a dupla Tinoco e Tinoquinho, hoje nas pessoa dos dois; agradeço ao Tinoco, a dupla sertaneja conhecida no Brasil inteiro, Tonico e Tinoco (Palmas.), representando hoje os dois. Presidente do Conseg, do 56º DP, Sr. Edson Bastos. Presidente do Rotary Club Vila Alpina, José Nhani. (Palmas.) A Igreja Nossa Senhora do Pilar, do Parque Servilha, Frei André Becker. (Palmas.) Igreja Porta da Paz, junto com vários pastores, a Pastora Mara. (Palmas.) Padre e amigo não só da São Lucas como da Vila Prudente também, Padre Gino. (Palmas.) Igreja Evangélica SOS Jesus, Pastora Eliane. (Palmas.) Igreja Evangélica SOS Jesus, Pastor Maurício. (Palmas.) Também da Igreja Evangélica S.O.S. Jesus, Pastor Paulo. (Palmas.) Igreja Restauração da Fé, Pastor Romário (Palmas.), esse que tem feito uma belíssima projeção da nossa querida Vila Prudente e região, São Lucas, Sapopemba e região, e que tem feito uma belíssima obra dignificante do Círculo dos Trabalhadores Cristãos. Newton Zadra, da Folha da Vila Prudente. (Palmas.) Também ima imprensa muito querida em nossa região e muito respeitada, da “Folha Panorama”, Ozair Fernando. (Palmas.) 1º Tenente da Polícia Militar, Sr. Luiz Carlos Ferreira. (Palmas.) Representando o Sapecas, clube da terceira idade do qual minha mãe fazia parte, a Sra. Maria Tereza Neves Mello. (Palmas.) Associação de Amigos em Cristo, Sra. Maria Aparecida Carvalho da Silva. (Palmas.)

Mencionamos os nomes das pessoas que estão aqui em cima, na tribuna, mas a maioria dos que estão aqui serão homenageados. Depois iremos repetir os nomes de todos os que estão em plenário, pois estarei perto de vocês logo, logo.

Agora, o ex-Deputado Estadual, nosso amigo e ex-Secretário da Saúde, sempre Deputado, Dr. Fernando Mauro tem a palavra neste momento. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO MAURO - Sra. Presidente Deputada Edir Sales, meus amigos componentes da Mesa, meus amigos do Plenário, que gostoso ver esta Casa cheia. Faz muito tempo que esta Casa não traz o verdadeiro espírito do povo aqui dentro. Faz muito tempo, Wagner. Quando passei por esta Casa, já se vão alguns anos, tive o prazer ainda de ver a política assumindo ainda o controle das coisas.

Hoje, ficamos contentes vendo pessoas como a Deputada Edir, como o Wagner, como tantos outros que se dedicam realmente ao nosso povo. E mais do que isso: vocês vão perguntar o que o Fernando Mauro está fazendo aqui na Vila Prudente.

Permita-me, Deputada, dois minutos de reflexão de umas pequena história: entrei em Vila Prudente em 1986, 87, levado naquela época pela mão do ex-Prefeito e ex-Presidente Jânio Quadros do qual eu era Secretário da Saúde. E participei naquela época inúmeras vezes de várias regiões na região, sempre contando com a presença não só dos colaboradores do governo, mas de uma população muito ativa. Lá fiz grandes amigos. Alguns herdei do meu pai, como é o caso do Eurípedes, que era muito amigo do meu pai e o caso de alguns outros, que vocês vão lembrar de nome, como foi o caso do Antônio Gomes, já falecido, um dos batalhadores, também, da região. Lá fiz muitas amizades, Uma das maiores amizades que tive e que tenho no momento, pois tive a graça de conservar, o Dr. João Bortolin, que foi regional lá na região. Envolvi-me muito, inclusive nas construções, onde fizemos o Jardim Iva e uma série de outros lançamentos do governo do Jânio, e tive a felicidade de poder contar com a proximidade de muitos dos senhores. E fiquei surpreso, porque era um contato político de um modo geral, administrativo, não um contato afetivo, amigo, próximo e sim de trabalho, Mas, por incrível que pareça, fiz muito, muito, muito amigo lá.

Hoje fico contente de poder estar aqui vendo vocês efetivamente presentes, prestigiando não só o 111º aniversário de Vila Prudente, Sapopemba e São Lucas, mas também de prestar uma homenagem direta a esta Deputada, que é tão ativa nesta Casa em prol de vocês.

Não vou me delongar, mas queria dar este testemunho do relacionamento e dizer a vocês o quanto admiro a fibra que vocês têm.

Parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Gostaria que todos falassem, todos falassem, mas como daqui a pouco vou ter que ir a Plenário para homenagear um por um, foi escolhido para falar em nome de todos que aqui estão o Exmo. Sr. Dr. Benedito Ribeiro. (Palmas.)

 

O SR. BENEDITO RIBEIRO - Sra. Presidente, Deputada Edir Sales, na figura de quem cumprimento todas as autoridades da Mesa, autoridades civis, militares, e cumprimento também os que hoje vieram participar desta justa homenagem a Vila Prudente, bem como aos bairros que contribuíram para que a Vila Prudente seja este grande bairro que hoje é: Sapopemba, São Lucas e outros bairros adjacentes.

Meus amigos, em uma segunda-feira chuvosa como a de hoje, fria, vir aqui a esta Assembléia, como diz o Deputado Wagner Salustiano, como diz o Deputado Fernando Mauro, e encontrar esta Assembléia repleta. Também tive o privilégio de passar por esta Casa, já fui deputado e confesso que é muito difícil em uma sessão solene, principalmente em uma noite como a de hoje, uma noite chuvosa, vermos uma sessão solene com esta grandeza, figuras das mais altas expressões da região, desde a área militar, representada pelo Subcomandante da região, área política, representada pelo Deputado Wagner Salustiano, pelo Deputado Fernando Mauro. Vejo aqui as maiores lideranças da região, todas elas representadas, as de hoje e as de ontem.

Vejo lá no plenário este querido amigo da Vila Prudente, que foi por várias vezes vereador, que foi Secretário de Estado e que hoje ocupa alta função de conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Dr. Eurípedes Sales, com a sua simplicidade, a simplicidade de sempre que o caracterizou. (Palmas.)

Vejo também os artistas, representado por este querido Tonico, que representa a dupla Tonico e Tinoco, essa dupla, como diz a Deputada, que extravasou as fronteiras do Brasil, ensinou ao mundo inteiro a música “Raiz”, aquela que nos toca na alma, que nos sensibiliza.

Acho, e não tenho dúvida nenhuma, que o sucesso desta reunião deve-se primeiro ao carinho que a Deputada Edir Sales tem pela Vila Prudente, que é o seu bairro, pelo Sapopemba, pelo São Lucas, por toda a região leste onde ela representa com toda a dignidade esta Assembléia Legislativa de São Paulo. Mas deve, acima de tudo, o respeito que esta região tem pela Deputada Edir Sales, o carinho que esta região tem pela Deputada. Não há dúvida nenhuma que esta homenagem tem um significado todo especial, não só para a Vila Prudente e região, mas também para a história desta Assembléia Legislativa de São Paulo. É muito difícil, meus amigos, em uma noite como a de hoje, fria, chuvosa, ver esta Casa repleta, transpirando aquilo que, na verdade, esta Casa deve sempre representar, que é o sentimento popular, que é o povo nesta Casa e só vejo, realmente, esta Casa repleta quando a Deputada Edir Sales faz a sua solene. Isso significa que a população da zona leste reconhece o trabalho que esta Deputada faz, um trabalho incansável, um trabalho diuturno, um trabalho que não respeita o sábado, os domingos. Ela se dedica de corpo e alma a este mandato que, segunda ela, Deus lhe outorgou.

A Deputada Edir Sales tem sido como os seus próprios colegas reconhecem, uma das surpresas desta legislatura, uma das surpresas desta Assembléia. Era preciso, efetivamente, que assumisse esta Assembléia um deputado que tivesse esta vocação popular, que tivesse este sentimento, esta ligação com o povo. E a Deputada Edir Sales o tem.

Alguns dias atrás, conversava com alguns empresários da região, dentre eles o Prof. João Fernando Sobral, dono da Invicta, sobre a situação política do Brasil e, particularmente, de São Paulo. Na conversa surgiu a Deputada Edir Sales; o Sobral me dizia: nós, empresários, principalmente eu, que atuo na região leste, tenho acompanhado a trajetória da Deputada Edir Sales. Tenho percebido o trabalho que ela realiza no campo social. Conheço o projeto dela a respeito dos tônicos que eram dados às crianças e que tinham álcool na sua fórmula. Sei que foi a luta dela, o projeto dela na Assembléia Legislativa de São Paulo, que hoje se transformou em uma resolução nacional, proibindo que os tônicos contenham álcool. Os medicamentos que eram dados para crianças tinham uma grande dosagem de álcool, possibilitando que se transformasse as crianças em verdadeiras alcoólatras.

Sei, na verdade, dizia o Sobral, do trabalho que a Deputada Edir Sales faz na área da segurança. Conheço o projeto dela, que determina que os cadeiões sejam construídos às margens das rodovias, longe dos centros urbanizados, tendo anexada a esses cadeiões uma Vara Criminal para impedir, e os policiais que aqui estão presentes sabem muito bem disso, o passeio dos camburões levando os presos para depor, levando policiais que deveriam estar prestando a segurança pública, cuidando dos presos que vão depor nos fóruns. Esse projeto da Deputada é muito importante, porque permite que lá ao lado dos cadeiões o juiz criminal esteja ouvindo esses presos, impedindo esses passeios dos camburões.

Dizia o Prof. Sobral: “sei, na verdade, de toda esta luta da Deputada; sei do trabalho dela na área da educação; sei do trabalho dela na área social.” Mas eu pergunto, meu querido amigo, aonde está o trabalho dela perante os empresários, projetos de interesse dos empresários, onde ela possa, na verdade, amanhã atendendo um empresário, atendendo o interesse das empresas, ter dinheiro para a sua campanha. “Eu acho”, dizia o Prof. Sobral, “que falta à Deputada Edir Sales atender os projetos que interessam o empresário, projeto que, na verdade, vai refletir em lucro para o empresário para que amanhã ela possa ter a resposta desse empresário e ter, realmente, recursos para a sua campanha”.

“Procurei a Deputada Edir Sales e levei a ela a preocupação dos empresários. Sabe o que ela me disse? Se eu tiver que vir a esta Assembléia para fazer projeto que atenda os interesses pessoais para ter recursos para minha campanha, prefiro desistir do meu mandato, prefiro voltar para minha rádio, prefiro voltar a lecionar, prefiro voltar a exercer as minhas atividades, mas não foi para isso que vim para cá. Não foi para isso que Deus me deu este mandato”.

Meus amigos, emociono-me até hoje e me emocionei com o que ela disse. Emocionei-me profundamente com o que a Deputada disse, mas aí fiz uma reflexão: será realmente este o caminho correto? Ano que vem é ano de eleições, o ano em que os parlamentares vão disputar as suas reeleições. Perguntaria a todos que aqui estão, os representantes da imprensa da Vila Prudente, os representantes das Sociedades Amigos de Bairro, do Rotary, da Maçonaria, do Lyons, das Igrejas: será que se amanhã a Deputada Edir Sales aparecer com o seu currículo carregado de trabalho, de trabalho social, de trabalho de interesse popular, aparecer com as mãos honradas, com as mãos limpas de quem não tocou no dinheiro que é público e nem permitiu que ninguém tocasse e pedisse o voto da zona leste e ao lado dela aparecesse alguém que nem sabe percorrer a zona leste, que nem conhece os caminhos da zona leste, que nem conhece onde fica Sapopemba, o Parque São Lucas e até a Vila Prudente, mas aparecesse com os bolsos cheios de dinheiro? Aparecesse prometendo aqui e ali, um jogo de camisa, o telhado da casa, uma dentadura, muleta, como é que procederia a população? Essa é uma reflexão que quero que todos façam. Será que na verdade a população iria apoiar, como de fato tem demonstrado que pretende apoiar o político sério, honrado, com as mãos limpas? Ou, na verdade, haveria possibilidade desse político que não tem passado, que não tem trabalho, mas que tem dinheiro penetrar nesta área onde uma deputada séria, como é a Deputada Edir Sales, como é o Deputado Wagner Salustiano?

Esta é uma reflexão, meus amigos, que gostaria que todos nós fizéssemos, porque vivemos hoje um momento de um país muito difícil, em um país onde a corrupção é a marca da maioria dos governantes, tanto municipal, quanto estadual, como federal. Vemos a todo momento, quando abrimos os jornais, escândalo aqui, ali e acolá. É alguém que se apropriou disso, é alguém que foi cassado ali, é alguém que teve que renunciar ao seu mandato para não ser cassado. Pergunto: não é o momento de valorizarmos, efetivamente, o político sério, o político honrado, o político que não abre mão do instrumento sagrado do seu mandato, que pretende usar este instrumento como defesa da população, que não tem a preocupação em servir esse ou aquele empresário para amanhã ter dinheiro para a sua campanha? Essa é uma reflexão que devemos fazer em um momento tão importante como o de hoje, no momento em que se presta uma homenagem à Vila Prudente, esta região que tem se constituído em um dos orgulhos da Cidade de São Paulo.

É esta reflexão que conclamo a todos, este plenário e esta platéia lotada, vamos começar a pensar em um país mais sério, em um país onde se envie para os governos, para os parlamentos, gente comprometida com o povo, gente que tenha o pensamento, que me emociono em dizer, que é o pensamento da Deputada Edir Sales. Era esta mensagem que queria deixar a todos os senhores, a todas as senhoras, a todos aqueles que serão homenageados hoje pela Deputada.

Acho que chegou o momento do Estado de São Paulo, o Estado que comanda esta nação, dizer aqui não. Aqui vamos começar, realmente, passar este país a limpo. Vamos começar a fazer com que ocupe o Parlamento Estadual, Municipal e Federal aqueles que, efetivamente, têm compromissos com o povo, aqueles que conseguem em uma noite chuvosa, fria, de uma segunda-feira, trazer este povo todo para esta Assembléia, dando um exemplo inequívoco, de que a seriedade, a honradez, a honestidade ainda valem neste país.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Para dar uma satisfação a vocês, prestar conta a vocês, tenho sete leis aprovadas nesta Assembléia Legislativa de São Paulo e dentre elas, uma delas também é instituindo o “Dia do Ecumenismo”. Estamos em um momento tão importante, onde a união de todas as Igrejas, católica, evangélica, espírita, todas as religiões que tenha a palavra de Deus, que tenha fé em Deus, que leve a mensagem de Deus, é muito importante para a nossa paz mundial. Estamos todos fazendo orações, em todo o nosso Estado de São Paulo, em todo o Brasil pela paz mundial. Hoje temos reunidos aqui vários segmentos e isso nos deixa muito feliz.

Gostaria de lembrar de algumas das coisas que juntos fizemos pela nossa região de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus. A comunidade conseguiu e eu a parabenizo neste momento porque conseguiu o Hospital da Vila Alpina que estava há mais de dez anos parado, este hospital que hoje leva o nome, que também é uma lei desta Deputada, de Henrique Altimayer, porque Henrique Altimayer merece todos os aplausos. (Palmas.) Daqui a pouco a sua família, a sua neta, a sua nora e a sua filha estarão recebendo uma placa de prata em memória a este grande homem, que foi o maior batalhador para que tivéssemos hoje o nosso hospital retomado. Devemos ao Henrique Altimayer e à população toda que lutou, que batalhou e esta Deputada caminhou junto.

Temos também que lembrar da retomada das obras do Hospital de Sapopemba, que há mais de dez anos, também, estavam paradas. Iremos inaugurá-lo ano que vem. Na área da saúde, vejam que estes dois hospitais do Sapopemba e da Vila Alpina irão atender, aproximadamente, cinco milhões de habitantes, porque na zona leste, hoje, temos cinco milhões e meio de habitantes e esses dois hospitais irão atender a Vila Prudente, Sapopemba, São Lucas, São Mateus, enfim todas aquelas regiões que tanto precisam e era uma preocupação muito grande desta Deputada, porque durante toda a campanha e muito antes era um apelo muito grande que se fazia.

Agora estamos lutando e a “Folha da Vila Prudente” está encabeçando esta grande luta que é o metrô. Tivemos reunião na semana passada, inclusive o Sr. Newton Zada da “Folha” esteve presente conosco e outras entidades também ali estavam representando a nossa região como a ”Folha Panorama”, que também está preocupada com o metrô. Todos vocês, acredito, estão assinando muitos abaixo-assinados para que tenhamos o mais rápido possível o metrô.

A luta não será pequena, porque vocês já vêm lutando há mais de 15 anos por esse metrô. Eu, na política, luto desde 99, que fui eleita em 98. Se Deus quiser, não sei quando, este ano ainda não, ano que vem também acredito que não, mas o mais rápido possível teremos esse metrô e o Estado de São Paulo, o Governador Geraldo Alckmin já tem conhecimento dessa nossa luta. Continuaremos lutando com todas as pessoas que estão fortemente imbuídas desta missão.

Temos que lembrar tudo isso com a luta de vocês e lembrar que conseguimos manter e, se possível, pelo resto das nossas vidas o Corpo de Bombeiros de Vila Prudente, que luta. Ainda não está encerrada completamente esta luta, mas o Corpo de Bombeiros de Vila Prudente continua lá.

E já conseguimos também, e quando digo conseguimos significa todos vocês que estão aqui representando a nossa região, conseguiu          a unidade de mais um posto do Corpo de Bombeiros em Sapopemba. O cartório que vocês conseguiram também no Sapopemba, uma outra luta de vocês.

Conseguimos também aumentar o número de viaturas naquela região, um número que ainda não consegue atender a necessidade local, mas hoje temos a mais na região 278 viaturas.

Conseguimos aumentar também o número de efetivos da Polícia Militar. Conseguimos bases comunitárias móveis. Hoje vemos, percorrendo a nossa região, muitas bases comunitárias móveis e queremos agradecer ao Governador Geraldo Alckmin e anterior a ele o Governador Mário Covas.

Conseguimos também esvaziar os distritos policiais. O 42º do são Lucas era uma luta antiga, o 56º da Vila Alpina, o 70º do Sapopemba. Temos representantes dessas regiões hoje. Os Consegs, a luta que os Consegs tiveram à frente do nosso governo e também com esta Deputada para que conseguíssemos esvaziar e a comunidade, principalmente. A comunidade está à frente de tudo sempre. Sempre digo que um povo que não é unido, não consegue atingir os seus objetivos. E a nossa região é muito unida, a comunidade é muito unida e os Consegs conseguem fazer esta união também.

Conseguimos ali naquela região a entrega de unidades habitacionais da CDHU na Fazenda da Juta, recentemente entregues essas unidades pelo nosso Governador Geraldo Alckmin. Gostaria de lembrar, porque tenho certeza de que há muito mais obras que a comunidade conseguiu nesses últimos anos e que juntos conseguimos também. Vamos continuar batalhando.

Essa solene de hoje é mais uma solene de motivação para que tenhamos muito estímulo para continuarmos lutando. É uma Solene de agradecimento que eu, como cidadã, professora, mãe e como Deputada Estadual tenho hoje a emoção, não consigo nem fazer discurso por causa da emoção, de agradecer a vocês todos que aqui estão.

Vou encerrar esta sessão para poder descer ao plenário, porque é de lá que esta Deputada faz todas as reivindicações para a nossa região e para o Estado de São Paulo. Quero que todos vocês recebem esta homenagem daqui a um minuto.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *