1

 

28 DE JUNHO DE 2002

32ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 120 ANOS DE FUNDAÇÃO DO JORNAL "TRIBUNA DO NORTE", DE PINDAMONHANGABA

 

Presidência: ALBERTO TURCO LOCO HIAR

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/06/2002 - Sessão 32ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ALBERTO TURCO LOCO HIAR

 

HOMENAGEM AOS 120 ANOS DE FUNDAÇÃO DO JORNAL "TRIBUNA DO NORTE", DE PINDAMONHANGABA

001 - ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, para homenagear os 120 anos do jornal "Tribuna do Norte", de Pindamonhangaba. Convida todos para ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOÃO WAYNE DE OLIVEIRA

Funcionário mais antigo e editor eletrônico do jornal "Tribuna do Norte", fala em nome de todos os funcionários do periódico e como representante dos gráficos do Vale do Paraíba.

 

003 - ALEXANDRE PEREIRA COSTA - "PIO"

Vereador à Câmara Municipal de Pindamonhangaba, expressa sua alegria com a homenagem ao jornal "Tribuna do Norte", referindo-se ao seu fundador, João Romeiro.

 

004 - JOÃO PAULO OUVERNEY

Diretor do jornal "Tribuna do Norte", historia a fundação do periódico. Presta homenagem ao Presidente da sessão, Deputado Alberto Turco Loco Hiar.

 

005 - Presidente ALBERTO TURCO LOCO HIAR

Agradece a homenagem. Discorre sobre o importante papel prestado à sociedade pelo jornal "Tribuna do Norte" nos seus 120 anos de existência. Agradece a todos pelo êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Gostaria aqui de saudar a Mesa, Sr. João Paulo, Diretor Regional da “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba; o Exmo. Sr. Alexandre Pereira Costa Pió, Vereador da Câmara Municipal de Pindamonhangaba; Sr. João Wayne de Oliveira, editor eletrônico, funcionário mais antigo do jornal “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba; Sr. Altair Fernandes Carvalho, jornalista do jornal “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba; também as Sras. Maria Edith Romeiro Marcondes e Heloísa Romeiro Marcondes, netas do Sr. João Romeiro, netas do fundador do jornal “Tribuna do Norte”; o Sr. Roberto Faria, fotógrafo do jornal “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 120 anos de fundação do jornal “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, ao Maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. Tenente Sérgio Rodrigues.

Tem a palavra o Sr. João Wayne de Oliveira, editor eletrônico, o funcionário mais antigo jornal “Tribuna do Norte”, de Pindamonhangaba.

 

O SR. JOÃO WAYNE DE OLIVEIRA - Bom dia a todos, é para mim uma grande honra estar nesta Casa de Leis; o Presidente da Fundação me convidou para representar a todos os funcionários do jornal “Tribuna do Norte”, assim como representar todos os gráficos do Vale do Paraíba.

Meus amigos, o jornal “Tribuna do Norte”, ao longo dos anos que para ela tenho trabalhado, com satisfação, pois entrei nesse jornal ainda jovem, com 20 anos; há 21 anos estou prestando serviços serviço para o jornal “Tribuna do Norte”, então Fundação Dr. João Romeiro. Iniciei no jornal “Tribuna do Norte” em 1981, na época do então Prefeito Dr. José Geraldo Rodrigues Alckmin Filho, hoje Governador de São Paulo.

Gostaria de lembrar isso, porque continuo na carreira que iniciei graças aos meus amigos e Presidentes que por ali passaram, aos meus colegas que me deram força para que hoje eu aqui os representasse. Acho que isso é uma honra e uma alegria. Portanto, fico feliz nesta manhã do dia em que podemos comemorar o 120º aniversário do jornal “Tribuna do Norte”, de estar aqui com vocês participando desta grande e alegre oportunidade. Agradeço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Vereador Alexandre Pereira Costa, Pió.

 

O SR. ALEXANDRE PEREIRA COSTA - Excelentíssimo Sr. Deputado Alberto Turco Loco, nosso amigo que, com muita alegria, quando consultado sobre esta homenagem, dedicou o seu tempo, a sua agenda para a prestação dessa homenagem ao jornal “Tribuna do Norte”.

Sr. João Paulo Ouverney, Diretor do jornal, nosso amigo Wayne, meu colega jornalista Altair, assim como todos os funcionários aqui presentes neste ato, é uma alegria, na qualidade de representante do Poder Legislativo de Pindamonhangaba, também como jornalista que sou participar deste ato em que a Casa maior de Leis do Estado de São Paulo presta esta justa homenagem ao jornal “Tribuna do Norte”.

Queria também cumprimentar especialmente as Sras. Heloísa Romeiro e Maria Edith Romeiro Guimarães, pessoa que conhecemos, que são de famílias de Pindamonhangaba, residentes em São Paulo, e principalmente são netas do grande João Romeiro. João Romeiro foi uma pessoa idealista que colocou em prática todos os seus sonhos; conseguiu realizar tudo aquilo que imaginava, seja na política, arte, cultura ou turismo. Essa família Romeiro é uma família forte e tem uma grande importância na história de Pindamonhangaba. Nós a cumprimentamos por estar aqui representando seus familiares.

Então, queria deixar aqui o meu abraço carinhoso ao nobre Deputado Alberto Turco Loco Hiar que sempre tem se esforçado e tem sido um grande amigo de Pindamonhangaba. Muito obrigado pela importância desta solenidade, e quero dizer que o jornal “Tribuna do Norte” é um jornal que traz a história de Pindamonhangaba e do Vale do Paraíba. É uma importante fonte de riqueza cultural e histórica para o Brasil, porque nela há fatos registrados que muitos jornais não registraram. O Sr. Presidente poderá destacar depois, os fatos que serviram para defender os ideais abolicionistas, os ideais republicanos. São fatos importantes não registrados pela imprensa, e que muitos jornais da época hoje não estão mais circulando. Portanto, é o segundo jornal em circulação do Estado de São Paulo. São 120 anos de glória, são 120 anos de história; uma alegria.

A Assembléia Legislativa de São Paulo, através do Deputado Turco Loco está prestando esta homenagem. Parabéns, Deputado; parabéns Presidente João Paulo Ouverney e a todos os funcionários do jornal “Tribuna do Norte”. Este é um momento histórico que ficará guardado no meu coração por toda a vida. Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Tem a palavra o Sr. João Paulo Ouverney, Diretor do jornal “Tribuna do Norte”.

 

O SR. JOÃO PAULO OUVERNEY - Exmo. Sr. Deputado Alberto Turco Loco Hiar, Presidente em exercício desta sessão, pelo qual cumprimentamos a todos os nobres Deputados desta Casa; Sras. Heloísa e Maria Edith descendentes da família do fundador do jornal João Romeiro, as quais temos a honra de conhecer aqui hoje, quando o advogado, fazendeiro, poeta e jornalista João Romeiro fundou o pequeno jornal “Tribuna do Norte, no dia 11 de junho de 1882, em Pindamonhangaba, talvez não tivesse imaginado que era uma semente que iria se transformar numa frondosa árvore e dar frutos seculares. Além de toda a sua cultura ele era um grande humanista, cujo principal objetivo de fundar o jornal era utilizá-lo para lutar pelos ideais e abolicionista e republicano que cultivava.

João Romeiro viu o seu sonho se transformar em realidade. Liderando um grupo de fazendeiros que também queria a abolição, João Romeiro conseguia fazer com que a escravidão fosse considerada extinta em Pindamonhangaba no dia 10 de fevereiro de 1888; 78 dias antes que a Princesa Isabel assinasse a Lei Áurea, libertando todos os escravos do Brasil. Poucos tempo depois era proclamada a República, uma luta também encampada pela “Tribuna do Norte”, que foi divulgada em manchete na sua edição naquela data.

Atualmente Pindamonhangaba pode ser orgulhar de ter um dos 21 jornais seculares do País; sendo o mais antigo do interior do Brasil, o segundo do Estado de São Paulo e o sétimo de todos os órgãos s informativos brasileiros. Pelas páginas da Tribuna, durante esse tempo iriam passar escritores que mais tarde iriam ficar famosos, entrar para a história, dentre eles Monteiro Lobato; quem não o conhece?

Ainda hoje, 120 anos depois, o jornal continua exercendo o seu papel de informar, divulgar os acontecimentos, enaltecer nossa cultura e abrir suas páginas para a expansão de novos talentos literários. Parabenizamos nesta data jornal “Tribuna do Norte” por ter conseguido sobreviver três séculos. Foi fundado no século 19, atravessou o século 20 e continua a circular no século 21. Esteja onde estiver, certamente o espírito imortal e bondoso do Dr. João Romeiro deve estar feliz vendo que sua pequena semente produziu um saudável e secular fruto que hoje é um patrimônio jornalístico cultural, não só de Pindamonhangaba, mas do Vale do Paraíba, de São Paulo, do Brasil e até do mundo.

Gostaria de ressaltar que o jornal, apesar da sua antigüidade é um jornal totalmente adequado à modernidade; hoje é impresso em “off-set”, em CD-Rom - os senhores vão receber aqui um CD-Rom com o “Hino de Pindamonhagaba”; é um resgate da memória que estamos fazendo - colocamos o busto do Dr. Romeiro, fundador da sede do jornal, feito por um artista local; o trabalho ficou muito bonito.

Fizemos o concurso Garota “Tribuna do Norte” que elegeu uma rainha e duas princesas, que estão aqui presentes; são elas Amanda, Suelen e a Flávia. Temos também um site na Internet: www.tribunadonorte.net, que atinge todo o mundo; temos recebido e-mails de pindamongabenses, pessoas ligadas à cidade que residem em outros Estados e até em outros países, que se dizem emocionados de ver a cidade como está bonita, através do site na Internet.

O jornal “Tribuna” é uma velhinha que se tornou moça, adequada à nova realidade e à modernidade, através da informática.

Apresentamos os nossos sinceros agradecimentos a todos os dignos Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo, ao seu Presidente Walter Feldman, aqui representado pelo Presidente em exercício Deputado Alberto Turco Loco Hiar, também autor desta homenagem que vai entrar para a história da “Tribuna” como um dos seus mais emocionantes acontecimentos. Uma homenagem que muito honra nossa equipe, a nossa querida Pindamonhangaba e ao nosso Vale do Paraíba.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Gostaria de neste momento prestar nossa homenagem ao Deputado Turco Loco Hiar por esta belíssima lembrança aos jornais centenários do País. Temos o jornal atual, o jornal nº 1, a primeira edição - uma réplica perfeita, igualzinho ao original; um verdadeiro documento histórico que está sendo enviado para escolas, bibliotecas e entidades culturais de Pindamonhangaba.

Faz também parte do nosso projeto o resgate da memória. Há um CD-Rom com a edição comemorativa, toda a história do jornal. Neste nº 1 há um detalhe, abre o CD e toca o hino e Pindamonhangaba. É muito emocionante para quem é da cidade e vive fora. Há um jornal atual e também o jornal comemorativo da edição, e aqui estão alguns brindes referentes à comemoração dos 120 anos. É uma homenagem singela, simples; os Deputados mereciam muito mais pela grande homenagem que nos prestam; mas é uma lembrança para o resto da vida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO TURCO LOCO HIAR - PSDB - Mais uma vez agradeço aqui o presente que recebi do Sr. João Paulo. Gostaria também de saudar mais uma vez os presentes, o Sr. Altair Fernandes Carvalho, ao Sr. João Wayne de Oliveira, meu amigo Alexandre Pereira Costa - agora que descobri que ele se chama Alexandre Pereira Costa, pois conheço como Pió - meu nome também ficou Turco Loco; agradeço ao Sr. João Paulo Ouverney.

Queria aqui mandar um abraço carinhoso para as netas do fundador do jornal, a Sra. Maria Edith Romeiro Marcondes, a Heloísa Romeiro Marcondes, netas do Dr. João Romeiro. Acho que há 120 anos, quando lançou o jornal, com certeza era chamado de louco. Porque se formos buscar um pouco o significado da palavra “louco” é aquela pessoa que sonha com algo que muitas vezes é impossível, que luta muito por isso. Talvez por isso me deram o apelido de louco, porque sempre acreditei na juventude do nosso País. A juventude do nosso País. A juventude do nosso País vai fazer a grande transformação que este País necessita neste milênio; acredito muito nisso.

E vendo agora nesta sessão solene essa grande homenagem a um jornal tão importante que deve ter influenciado a comunicação em diversos outros jornais no País inteiro, com o nome “Tribuna do Norte”. Tribuna, para nós parlamentares é algo muito importante. Talvez, neste espaço pequeno aqui que é a tribuna, o espaço mais importante para um Deputado ou um vereador eleito, porque é através desse espaço que podemos expressar aquilo que o povo, o nosso eleitor sente.

Então, fico imaginando há 120, um visionário, como foi o avô de vocês - vocês devem ter muito orgulho dele - de um João Romeiro que criou um jornal com um objetivo de colocar um nome, com o objetivo de divulgar, de passar para a população o que acontecia na sua região, aquela região norte do Vale do Paraíba, que gosto muito; é muito rica, fica mais perto do litoral do que aqui de São Paulo - como eu gosto muito do litoral - mas com o nome de “Tribuna do Norte”.

O seu objetivo, além de visionário e pioneiro é democrático, porque qualquer veículo de comunicação deve ter como prioridade a democracia. Acredito, é uma opinião minha, que as pessoas que detêm poder são as pessoas que detém informação. E o que ele quis fazer foi passar as informações que ele tinha para a população, para as outras pessoas; repartir aquilo que ele tinha, para toda a sua região. Isso tenha um significado nobre, que talvez esta solene não conseguiria dimensionar. Acho que isso tem de ficar marcado na história de Pindamonhangaba, na história de todos os jornais, por todos os funcionários, desde o que esteja entrando agora até o mais antigo do jornal “Tribuna do Norte”.

Ouvindo algumas palavras aqui me faz recordar que o Brasil é um país que não prestigia nem homenageia essas coisas. Em qualquer país a história é quase que motivo de viver, e o Brasil acaba esquecendo isso. Acho que aí temos também de parabenizar o Vereador Alexandre, o Pió, que apesar de jovem é preocupado com a história sua cidade; preocupado com o que aconteceu atrás, com o que está acontecendo hoje, para prospectar o futuro daquele município tão importante como é Pindamonhangaba.

Desejo, não só à Tribuna do Norte, ao Município, mas a todos, que tenham mais 120 anos de uma história bonita para ser contada por esse jornal e por todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agrade às autoridades e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Esta Presidência convida V.Exas. para um café no Gabinete da Presidência.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 11 horas e 12 minutos.

 

* * *