1

 

10 DE JUNHO DE 2005

032ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE SÃO PAULO - ACM, E EM RECONHECIMENTO À CELEBRAÇÃO DA DATA DE ANIVERSÁRIO MUNDIAL DA ORGANIZAÇÃO”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA e PAULO SÉRGIO

 

Secretário: PAULO SÉRGIO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/06/2005 - Sessão 32ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/PAULO SÉRGIO

 

HOMENAGEM À "ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE SÃO PAULO - ACM, E EM RECONHECIMENTO À CELEBRAÇÃO DA DATA DE ANIVERSÁRIO MUNDIAL DA ORGANIZAÇÃO"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Paulo Sérgio, com a finalidade de homenagear a Associação Cristã de Moços de São Paulo - ACM, em Reconhecimento à Celebração da Data de Aniversário Mundial da Organização. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Expressa o orgulho desta Casa em homenagear a ACM, entidade mundialmente reconhecida.

 

002 - PAULO SERGIO

Assume a Presidência.

 

003 - MOHAMAD FAKIR

Presidente da Comissão de Liderança Jovem da ACM de São Paulo, lê a Oração de Jesus pelos seus Discípulos.

 

004 - DANIELA MOREIRA

Integrante do Corpo de Líderes da ACM Centro, enumera os objetivos da ACM.

 

005 - Presidente PAULO SÉRGIO

Lembra a história da Associação Cristã de Moços, criada na Inglaterra há 161 anos e, no Brasil há 102 anos, com representação em 127 países, inclusive no Vaticano, sendo que recebeu dois prêmios Nobel pelo trabalho de seus membros. Conduz a entrega de homenagens.

 

006 - MINORU ROBERTO KOBAYASHI

Presidente da Federação Paulista das ACMs, agradece a iniciativa desta homenagem.

 

007 - Presidente PAULO SÉRGIO

Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagens.

 

008 - MARÍSIA DONATELLI

Secretária-geral da ACM de São Paulo, agradece a iniciativa desta homenagem. Destaca o papel educador de crianças e jovens da ACM. Entrega homenagem ao Presidente Paulo Sérgio.

 

009 - MAX ERNEST MANGELS

Presidente da ACM de São Paulo, lembra a missão de aprimoramento de pessoas da ACM, agradece o trabalho dos colaboradores e a iniciativa desta homenagem.

 

010 - Presidente PAULO SÉRGIO

Fala de seu trabalho como conselheiro da ACM de Guarulhos, e informa sobre verbas recebidas do Governo do Estado. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Paulo Sérgio para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PAULO SÉRGIO - PV - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Boa noite a todos. Esta Presidência registrar com muita satisfação a presença entre nós do Sr. Max Ernst Mangels, Presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo; da Sra. Marísia Donatelli, Secretária-Geral da Associação Cristã de Moços de São Paulo; do Sr. Minoru Roberto Kobayashi, Presidente da Federação Brasileira das ACMs; do Sr. Luiz Carlos Gonzaga, Secretário-Geral da Federação Brasileira das ACMs.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência atendendo a uma solicitação do nobre Deputado Paulo Sérgio, com a finalidade de homenagear a Associação Cristã de Moços de São Paulo, em reconhecimento à celebração da data de aniversário mundial da organização.

Por isso, neste momento, quero convidar a todos para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob regência do Maestro, PM Músico, 1º Sargento Israel.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Antes de passar a Presidência desta Sessão Solene para o autor da homenagem, meu nobre amigo Deputado Paulo Sérgio, quero registrar a satisfação de receber todos vocês na sede do Parlamento de São Paulo, que vem se esforçando para cumprir não só com as suas prerrogativas legais, mas muito mais do que isso, corresponder à expectativa da sociedade depositada em nós no momento do voto popular.

Por isso, na noite de hoje, quando a Assembléia Legislativa, por iniciativa do Deputado Paulo Sérgio, homenageia uma entidade centenária que dispensa qualquer qualificação da minha parte porque é reconhecida por todo cidadão brasileiro e dos países onde temos ACM e cumpre uma função que muitas vezes deixou de ser cumprida pelo poder público. Graças a entidades como a ACM é que temos a satisfação de uma sociedade pacífica aqui no Brasil, de ver atendidas necessidades de muitos daqueles que precisam. Temos um orgulho muito grande de presidir o Parlamento de São Paulo neste momento quando homenageamos a ACM.

Peço licença, portanto, para me retirar neste momento e para transferir a Presidência para o autor da homenagem, aquele que teve a iniciativa e aquele que em nome de todos os Deputados desta Casa homenageia nesta Sessão Solene a Associação Cristão de Moços de São Paulo. Por isso, com muito orgulho e satisfação, passo a Presidência neste momento ao meu nobre colega, meu nobre amigo, a um Deputado que tem feito um grande trabalho nesta Casa, nobre Deputado Paulo Sérgio.

Antes, quero cumprimentar V. Exa. pela iniciativa e a Associação Cristã de Moços por tudo que fez e que, com certeza, continuará fazendo pelos nossos brasileiros de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Sérgio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Primeiramente, gostaria de agradecer ao amigo Deputado Rodrigo Garcia, DD. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que muito nos honra com a presença, abrilhantando ainda mais esta solenidade. Receba V. Exa. os nossos sinceros agradecimentos.

Quero registrar a presença do Vereador Luis Alberto Zappa, da cidade de Guarulhos, e conselheiro da ACM daquela cidade, e Branca Pierro Bompelizzoni, representando o Vereador Toninho Raimundo, da cidade de Guarulhos.

Esta Presidência concede a palavra aos jovens acemistas Mohamad Fakir, Presidente da Comissão de Liderança Jovem da ACM de São Paulo, e Daniela Moreira, membro do Corpo de Líderes da ACM Centro, que trarão uma mensagem de inspiração.

 

O SR. MOHAMAD FAKIR - Oração de Jesus pelos seus Discípulos - Capítulo 17 - versículos 18 a 23.

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que ela sua palavra hão de crer em mim.

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti: que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como tens amado a mim.

 

A SRA. DANIELA MOREIRA - Objetivos da ACM. A ACM ajuda o jovem a:

- Desenvolver a autoconfiança e auto-respeito como convém à dignidade humana;

- Desenvolver a fé cristã baseada nos ensinos de Jesus Cristo, a fim de que realize sua vocação como filho de Deus;

- Crescer com responsabilidade a fim de melhor servir à família, à sociedade e à pátria;

- Considerar que a saúde física e mental é uma dádiva que deve ser preservada;

- Desenvolver o senso de responsabilidade para com o mundo e cooperar para um melhor entendimento entre os povos;

- Desenvolver sua capacidade de liderança e usá-la responsavelmente a serviço da coletividade.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Excelentíssimo Sr. Max Mangels, DD. Presidente da .Associação Cristã de Moços de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento a todos os presidentes e ex-presidentes Executivos das ACMS. em nível Brasil e de São Paulo. Excelentíssima Sra. Marísia Donatelli, DD. Secretária Geral da ACM São Paulo, em nome de quem cumprimento a todos os funcionários, voluntários, colaboradores e acemistas aqui presentes. Ilustríssimo senhor Minoru Roberto Kobayashi, presidente da Federação Brasileira das ACMs em nome de quem cumprimento os demais membros da Federação e do Aismem Internacional - Região Brasil, diretores, conselheiros da ACM e representantes das organizações acemistas. Demais autoridades, prezadas Senhoras, prezados Senhores, jovens aqui presentes.

Como homem público e acemista, sinto-me honrado por estar realizando nesta noite esta sessão solene, homenageando a Associação Cristã de Moços de São Paulo e seus líderes maiores, por ocasião das comemorações dos 161 anos de fundação do movimento acemista no mundo.

Conheci a ACM ainda jovem, quando freqüentava as aulas de futebol de salão na sede da ACM Guarulhos - permitam-me lembrar, ministradas pelo professor Esmeraldino, -nosso Dinho, hoje Secretário Executivo da ACM. Anos mais tarde, por indicação do então presidente Dr. Carlos Bevilacqua, tive a felicidade de ser agraciado com a indicação e posse para o conselho da ACM de Guarulhos, cargo que me possibilitou, não apenas ofertar minha modesta contribuição àquela gratificante atividade social, como também conhecer a origem da ACM, sua trajetória, seus nobres dos ideais e suas invejáveis realizações.

A ACM foi criada em 06 de junho de 1844 em Londres, Inglaterra, liderada por George Willians, um jovem idealista dotado de profunda fé religiosa e aguda paixão humanitária. Desde então, os objetivos da ACM já estavam bem definidos e assentados. Sua missão era atuar a serviço da juventude, contribuindo para a formação religiosa, a educação do caráter, a disciplina do corpo e o desenvolvimento do espírito humanitário.

Na convenção da ACM em Paris, em 1855, foi; escrito e aceita como carta de princípios, tomando-se a declaração de missão e visão da ACM a "Base de Paris”. Com dedicação e altruísmo os ideais da ACM foram se disseminando por todo o mundo.

Atualmente a ACM está presente e atuante nos cinco continentes, em mais de 127 países, com mais de 14 mil sedes, atendendo mais de 45 milhões de pessoas, amealhando em seu vasto currículo memoráveis feitos na área social e esportiva.

Surgiram na ACM o basquete, em 1891, o vôlei, em 1895 e o futebol de salão em 1933. A ACM é detentora de dois prêmios Nobel de Paz. O primeiro, concedido em 1901 ao acemista Henri Dunan, fundador da Cruz Vermelha Internacional, e o segundo em 1946, a John Mott, presidente Conselho Missionário Internacional e da Aliança Mundial das Associações Cristãs de Moços, por seu trabalho desenvolvido pela paz mundial.

Dada a sua importância como entidade social, a ACM possui cadeira no Vaticano e no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU. É a maior rede de serviços voluntários do mundo.

Em 1893 a ACM chegou ao Brasil, tendo suas primeiras instalações no Rio de Janeiro e logo depois no Rio Grande do Sul, e em São Paulo, Minas Gerais, Sorocaba, Brasília, Londrina e Itapeva. Em 1903 foi fundada a Federação Brasileira das ACMs, entidade que congrega os movimentos no âmbito nacional, trabalhando pela unificação do discurso institucional e pela formação de parcerias nacionais e internacionais, além de extensão e expansão da associação no País.

Em 23 de dezembro de 1902 foi oficialmente fundada a ACM de São Paulo. Desde os seus primórdios, se destaca por suas contribuições a sociedade, através de seus programas e projetos, entre os quais merecem destaque:

- Serviços de Assistência Social e combate à gripe espanhola em 1918;

- Campanha popular de saúde pública e privada em 1930;

- Recreação para os soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em 1944/1945;

- Clube de Adolescentes Empregados;

- Operação Ubatuba - Programa pioneiro de assistência e integração do caiçara do litoral norte paulista, precursor do Projeto Rondon.

Hoje a ACM de São Paulo desenvolve suas atividades em 31 pontos de atendimento, graças ao trabalho constante e determinado de seus diretores, conselheiros funcionários e demais colaboradores.

Há mais de cem anos a nossa instituição aprimorou uma fórmula de sucesso. Refiro-me a parceria entre voluntários e profissionais. Representando os voluntários, destaco a figura do Sr. Max Mangels, engenheiro por profissão, empresário por vocação e acemista por convicção.

Na outra ponta, representando os profissionais destaco a figura da Sra. Marísia Donatelli, entusiasta e defensora da missão institucional da ACM. Sob a batuta de ambos, a ACM de São Paulo intensificou os trabalhos social e esportivo das unidades e dos Centros de Desenvolvimento Comunitário, possibilitando fechar o exercício de 2004 com mais de 55.000 associados, 2.296 classes organizadas, 807 funcionários, quase dois mil voluntários, e 21 clubes de serviços, os Aismems Clubes.

No programa de desenvolvimento social foram quase um milhão de refeições servidas, mais de 13.000 atendimentos na área de saúde, quase 12.000 atividades de apoio ao desenvolvimento da escolaridade, mais de 18.000 atividades de educação física, esporte e recreação, totalizando 16.172 pessoas atendidas gratuitamente.

Mais do que líderes, são exemplos de dedicação e de amor ao próximo, a serem seguidos por todos aqueles que buscam o bem estar da comunidade. Para apoiar todo esse trabalho desenvolvido a ACM de São Paulo conta com o irrestrito apoio do Aismem Internacional - Região Brasil, cujo objetivo é o de trabalhar em parceria com a ACM no apoio ao programa de desenvolvimento social.

Esse valioso currículo e a razão desta homenagem que ora oferecemos à Associação Cristã de Moços de São Paulo como parte das comemorações dos 161 anos de fundação do movimento acemista mundial.

Convido o Presidente Max Mangels e a Secretária-geral Marísia Donatelli para receberem a homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo à Associação Cristã de Moços, de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Minoru Roberto Kobayashi, presidente da Federação Paulista das ACMs.

 

O SR. MINORU ROBERTO KOBAYASHI - Boa noite a todos. Exmo. Sr. Presidente, Deputado Paulo Sérgio, na pessoa de quem cumprimento os demais componentes da Mesa; através de João Xavier Pereira Neto, Secretário-Geral da ACM de Sorocaba, hoje o mais experiente, vamos dizer assim, para não dizer o mais antigo de todos os secretários-gerais, cumprimento a todos os profissionais da ACM; através do Sr. Cássio Arouca, diretor da ACM de São Paulo, cumprimento os demais diretores e acemistas presentes.

Falar da Associação Cristã de Moços é muito fácil, mas já foi dito tudo pelo nobre Deputado Paulo Sérgio. A Federação Brasileira das ACMs no dia 6 próximo passado completou no mundo 161 anos de sua fundação. O nobre Deputado Paulo Sérgio lembrou, e só poderia partir de um acemista, homenagear uma ACM, que representa todas as ACMs não só no Brasil, mas acredito do mundo. Tenho certeza de que isso parte de todos os acemistas. O nosso muito obrigado e o nosso reconhecimento. Parabéns, Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Assistiremos agora a apresentação do coral com a música “El dia que me quieras”.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Quero registrar a presença da Dra. Maria Madalena Bazzo, D.D.Diretora do Complexo Hospitalar Padre Bento, da cidade de Guarulhos, acompanhada do seu esposo, Dr. Cláudio Bazzo. É uma satisfação muito grande tê-la aqui. Quero registrar também a presença do maestro Armando Atilio Colaciopo, representando o Dr. Antonio Darci Pannochia, Diretor da Sociedade Guarulhense de Educação.

Toda grande instituição tem a frente de si um grande líder, responsável pelos relevantes serviços prestados. Senhor Max Mangels, refiro-me a Vossa Senhoria. Em nome de todos os Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo quero, neste momento, render-lhe uma justa homenagem. Para tanto, convido a Sra. Marilyn Mangels para que se posicione junto a seu marido, e convido também o Senhor Emílio Julianelli, ex-presidente e membro da diretoria da ACM de São Paulo, cujo pai, o Excelentíssimo Senhor José Salvador Julianelli, foi Deputado e Presidente desta casa na gestão 1973/1975 para fazer uso da palavra.

 

O SR. Emílio Julianelli - Exmo. Sr. Deputado Estadual Paulo Sérgio, que preside esta sessão e é o autor desta homenagem a nossa querida Associação Cristã de Moços, a quem peço licença para também agradecer ao Presidente efetivo da Casa, Deputado Rodrigo Garcia, que teve a gentileza de nos receber e nos acolher nesta noite.

Excelentíssimos Srs. Deputados, autoridades, queridos companheiros, meu Presidente Max Mangels e sua senhora, diretores da ACM de São Paulo, caro Presidente da Federação Brasileira das ACMs, Minoru, funcionários da ACM de São Paulo a quem homenageio na pessoa da nossa Secretária-Geral Marísia Donatelli, nossa querida companheira, ex-secretários da ACM de São Paulo, Srs. diretores de ACMs que hoje prestigiam este ato, minhas senhoras, meus senhores e meus colegas funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, é um privilégio muito grande ter sido convidado para ocupar esta tribuna para agradecer em nome da ACM de São Paulo, especialmente do seu corpo funcional e de seus associados a homenagem que hoje é prestada ao nosso líder e Presidente Max Mangels. Homem com um perfil reverenciado por todos, empreendedor, empresário de sucesso que iniciou sua carreira profissional em 1950 na Mangels e hoje ocupa a vice-presidência do Conselho da empresa. Desde 1963 é diretor da ACM de São Paulo.

Na condição de ex-presidente da ACM, aprendo todos os dias com o meu querido Max Mangels. Nós, acemistas, nos orgulhamos muito por sermos liderados pela excelência da inteligência de Max Mangels, pelo seu espírito público e pela sua presença permanente nas ações da Associação Cristã de Moços no nosso estado, no nosso país e fora dele.

Então, queria reiterar ao Deputado Paulo Sérgio a nossa gratidão, ele que também é nosso companheiro acemista, por esta homenagem que se presta ao Presidente Max Mangels. Orgulhamo-nos em conjunto e participamos dessa sua iniciativa, Deputado Paulo Sérgio. E temos a certeza de que o senhor, como acemista que é, continuará no dia-a-dia lutando junto aos organismos competentes, para que a ACM sempre ocupe um lugar cada vez maior em função dos excelentes serviços prestados pela nossa entidade durante tantos anos, atendendo várias faixas etárias da comunidade com programas sociais, esportivos e que tem atendido a população carente, especialmente lá em Guarulhos, e o senhor é testemunha disso.

Gostaria de encerrar dizendo que, como filho de ex-presidente desta Casa de Leis, funcionário, procurador aposentado desta Casa que aqui conviveu por quase 35 anos, agradeço muito por esta oportunidade desejando a todos uma boa-noite e que a nossa ACM sobreviva por várias e várias centenas de anos para que possa continuar prestando os relevantes serviços que sempre prestou ao país. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Agora faremos a entrega da placa ao Sr. Max, e convido a minha esposa Marly Forlim Rodrigues Alves para fazer a entrega do buquê de flores para a Sra. Marilyn Mangels. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa ao Sr. Max Mangels.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - “Conhecimento, Liderança e Profissionalismo” são qualidades inerentes ao Secretário da ACM. Sra. Marísia Donatelli, refiro-me a Vossa Senhoria.

Neste momento, em nome de todos os Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dos profissionais da ACM, especialmente os da ACM de São Paulo, quero prestar-lhe uma homenagem. Para tanto, convido as filhas da Sra. Marísia para que fiquem ao lado, e convido o Sr. Luiz Carlos Gonzaga, Secretário-geral da Federação Brasileira das ACMs, para fazer uso da palavra.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONZAGA - Excelentíssimo Sr. Presidente desta cerimônia, Deputado Paulo Sérgio, e membro do Conselho da ACM - Guarulhos, do qual tive a honra de ser o secretário-executivo; Sr. Max Mangels, presidente da ACM - São Paulo, o grande homenageado neste ato; Sr. Minoru Roberto Kobayashi, presidente da Federação Brasileira das ACMs; Srs. Deputados, Vereadores, diretores e ex-diretores, colegas secretários, sócios, senhores e senhoras, neste momento, estou emocionado por ser portador da palavra - para mim, um ato muito honroso - para falar de uma pessoa com quem militamos muitos anos e passamos momentos agradáveis, momentos difíceis, momentos de ternura e também momentos de glórias.

Esta Casa houve por bem fazer também uma homenagem ao profissional da ACM e nada melhor e tão bem escolhido que a Sra. Marísia Donatelli, mãe de Carolina, Ariane, Aline e avó de Joana. Economista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, secretária-executiva da ACM, formada pela primeira turma de 1964/1966 do Instituto de Preparação de Secretários da ACM de São Paulo.

Tem participação destacada em diversos organismos representando a ACM de São Paulo em comissões nacionais, latino-americanas e mundiais. Trabalha desde 1961 na ACM de São Paulo, tendo exercido a direção do Departamento de Menores, Jovens, Adultos, Programa Geral, Casa do Acemista, Quadro Social, ACM da Lapa e Divisões Estratégicas.

Durante todos esses anos, teve a oportunidade de participar de diversos seminários, encontros, cursos e conferências em nível nacional e internacional, destacando a sua atuação no Comitê Gestor da Rede Mundial das ACMs urbanas, entidade que congrega as ACMs localizadas em cidades com mais de 500 mil habitantes, assumindo a sua presidência no ano de 2003.

Teve atuação marcante nos encontros de Chicago, nos Estados Unidos; São Paulo; Glasgow, na Escócia; Okland; e Nova Zelândia, entre outros. A partir do ano 2000, assumiu a Secretaria Geral da ACM de São Paulo, onde demonstra todo o seu dinamismo e competência, liderando uma equipe de 23 executivos. No ano de 2002, juntamente com o Sr. Max Mangels, liderou as comemorações do Centenário da ACM de São Paulo.

É a presidente eleita para o biênio 2006/2007 da ABS - Associação Brasileira de Secretários. Rotariana do Rotary Clube de São Paulo, esta é Marísia Donatelli, nossa querida amiga, a grande homenageada. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Faremos, agora, a entrega da placa e flores para a Sra. Marísia Donatelli. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa e flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Agora, para abrilhantar o evento, teremos o prazer de assistir a mais uma apresentação do Coral Velho Encanto, parceria da ACM- Centro com a Secretaria do Estado da Cultura, sob a regência do maestro Wanderlei Garieri Júnior com a música “Quem sabe”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral Velho Encanto.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Gostaria de registrar a presença da Sra. Vera Lúcia Belezzo, Presidente da ACM de Guarulhos; do arquiteto Roberto Moreno, Secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento da cidade de Guarulhos; do Sr. Roberto Marchioli, vice-Presidente do CDC Uirapuru, que representa o Presidente Vanderlei Nunes Bastos.

Passamos a palavra à Sra. Marísia Donatelli, Secretária-geral da ACM de São Paulo.

 

A SRA. MARÍSIA DONATELLI - Exmo. Sr. Deputado Paulo Sérgio, em nome de quem cumprimento a todas as autoridades desta Casa de lei; Sr. Max Mangels, meu querido Presidente e na verdade o grande comandante da Associação Cristã de Moços de São Paulo, em nome de quem cumprimento todos os nossos diretores, que hoje comparecem nesta noite, e que ao lado de Max Mangels têm nos ajudado a levar à frente a grande causa acemista; meu querido amigo Luis Carlos, também em nome de quem saúdo os profissionais e colaboradores da nossa casa; em nome dos nossos dois jovens que tão brilhantemente fizeram o nosso momento de inspiração, cumprimento toda a família acemista; todos os que aqui estão; meu senhores e minhas senhoras.

Creio que vou até quebrar um pouco o protocolo desta Casa, porque confesso aos senhores que fui tomada de surpresa com a homenagem prestada ao profissional da ACM. Nesta semana, trabalhamos com muito carinho e junto a todos, arquitetando a festa de comemoração da ACM, não só a ACM mundial, mas a prestação de homenagem à ACM de São Paulo, em especial ao seu grande, realmente líder, que é Max Mangels.

Não creio que ela tenha sido merecida, mas creio que o que foi realizado nesta noite mostra um pouco do que eu sempre chamo de grande sucesso da ACM de São Paulo, das ACMs do Brasil e das grandes ACMs do mundo. Um movimento só é bem sucedido quando há harmonia e um trabalho uníssono entre voluntários e profissionais. É o que na realidade acontece dentro da nossa Casa.

Recebo esta homenagem de maneira bastante humilde, mas querendo distribuí-la a todos, para que seja sentida não só por toda a equipe de colaboradores profissionais da ACM de São Paulo, mas por todos os voluntários que na verdade fazem a grandeza da nossa Casa.

Somos muito felizes e estamos muito orgulhosos pela homenagem que recebe o movimento acemista. Sabemos o quanto esse mundo necessita hoje de organizações como a ACM, que principalmente que tenham na criança, no adolescente e no jovem o seu grande objetivo.

Para fazer um agradecimento especial por toda honra que foi prestada à nossa organização, convido neste instante o nosso Presidente, Max Mangels e sua esposa Marilyn Mangels, para que me ajudem a cumprimentar o Deputado Paulo Sérgio e sua esposa, Marli Rodrigues Alves. Uma forma singela de a família acemista prestar a homenagem a esses que tão nobremente elevaram o nome da Associação Cristã de Moços.

 

* * *

 

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV- Como a Sra. Marísia fala, também nos ‘pegaram de surpresa’ com esta homenagem, que agradecemos muito. Mas a homenagem é a existência dos senhores em prol de uma comunidade justa e igualitária. Muito obrigado! (Palmas.)

Vamos às palavras do Sr. Max Ernest Mangels, Presidente da ACM de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. max ernst mangels - Exmo. Deputado Paulo Sérgio, a quem devemos tudo o que está acontecendo nesta noite e não só isso, porque o Dia do Acemista vai se repetir todo ano e sempre vamos nos lembrar da sua pessoa, daquilo que o senhor fez em prol da ACM.

Em nome do Deputado Paulo Sérgio saúdo todas as autoridades presentes nesta sessão; Ilmo. Sr. Minoru Kobayashi, Presidente da Federação Brasileira da ACM, em nome de quem cumprimento toda a família acemista; meus senhores e minhas senhoras...

Em nome da ACM de São Paulo, desejo agradecer esta homenagem que hoje nos é prestada. A Associação Cristã de Moços, fundada em 1844, em Londres, procura trabalhar com vistas à melhor qualidade de vida das pessoas nos aspectos físico, social, moral e espiritual.

A ACM, desde a sua fundação, está engajada firmemente no aprimoramento das pessoas que, melhor habilitadas, contribuem para o bem estar coletivo e para o desenvolvimento das comunidades. A Associação representa algo muito importante na vida de muitas pessoas e tem procurado manter um foco permanente na formação de crianças, adolescentes e jovens e com isso tem contribuído eficazmente com as famílias na honrosa tarefa de educar.

Ao longo dos anos, milhares e milhares de pessoas passaram pelas dependências das ACMs, nas quadras, nas piscinas, nas salas de aulas, aprenderam a compartilhar e a respeitar outras pessoas, forjaram o seu caráter, e hoje, exercem a cidadania de forma determinada, benéfica e esperançosa e contribuem decididamente para o engrandecimento do nosso país.

Numa época em que as más notícias, as condutas duvidosas, as incertezas tomam conta deste mundo globalizado, a ACM tem o privilégio de apresentar números extraordinários de positivos exemplos que nos motivam cada vez mais a aceitar o desafio de trabalhar por tão nobre causa.

Já é do conhecimento de todos os senhores os indicadores de que somos uma das maiores organizações mundiais, presente em mais de 125 países, com mais de 45 milhões de pessoas. Que fomos os criadores de esportes famosos como o basquete, o voleibol, o futebol de salão e que possuímos dois prêmios Nobel da paz, além de inúmeros outros prêmios locais e nacionais. Somos, no Brasil, a segunda maior organização de trabalho com jovens e com reconhecida folha de serviços prestados às comunidades.

A ACM é administrada por profissionais e voluntários. Temos na ACM de São Paulo 750 profissionais que dedicam todo o seu trabalho e tempo à ACM. Temos também 3000 voluntários que ajudam com sua experiência profissional quando solicitados ou pela própria iniciativa.

Eu tenho muita admiração pelos profissionais e em nome deles quero agradecer a Secretária-geral, Marísia Donatelli, que é a profissional número um, pelo fantástico trabalho e dedicação que está prestando à nossa instituição.

Há mais de 40 anos eu tenho estado ligado à ACM e afirmo que, nesse tempo todo, me tem sido dada a oportunidade de trabalhar com pessoas entusiastas, de encontrar muito espírito de colaboração, mas acima de tudo de constatar o resultado de todo este esforço junto aos nossos beneficiados, e sentir a mudança em suas vidas, ver suas transformações perceber a alegria que envolve esta gente toda.

Quando trabalhamos como voluntários de uma causa em que acreditamos, recebemos muito mais do que oferecemos. Sentimo-nos muito mais gratificados do que aqueles a quem servimos. Somos nós os privilegiados.

Sinto-me muito feliz, nesta noite, por ver uma vez mais, reconhecida a grandiosidade da Associação Cristã de Moços. Sinto-me muito feliz pelas homenagens recebidas. Comparto-as com os voluntários, com os profissionais, com os sócios da ACM, e também com os nossos amigos das outras ACM do Brasil.

Agradeço muito a todos aqueles que têm trabalhado ao nosso lado. Agradeço especialmente ao Deputado Paulo Sérgio Rodrigues Alves por sua sensibilidade, por seu carinho e por seu alto espírito acemista, que nos dá a extraordinária oportunidade de estar vivenciando esta grande festa. Muito obrigado a todos vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO SÉRGIO - PV - Como acemista, Conselheiro Diretor da ACM de Guarulhos, sou testemunha do trabalho desenvolvido pelos Centros de Desenvolvimento Comunitário na formação moral e profissional das crianças, jovens e adultos das comunidades carentes.

Quando convidado para ser o padrinho de formatura de uma das turmas dos cursos oferecidos pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário Julian Haranczyk, mais conhecido, em Guarulhos, por CDC Uirapuru, pude observar a expressão de felicidade nos rostos daqueles formandos e de seus familiares por aquela conquista tão significativa.

Muitos foram os iniciados nos cursos dos Centros de Desenvolvimento Comunitário, que chegaram a realizar intercâmbio com objetivos cultural e profissional entre as ACMs de todo o mundo.

Tal é a importância daquele Centro de Desenvolvimento Comunitário para aquela comunidade, que até mesmo os níveis de violência em seu entorno caíram de forma espantosa, se comparados com os números anteriores à sua instalação. E é por isso que eu não poderia deixar de também parabenizar os profissionais e voluntários que apóiam o trabalho dos CDCs mantidos pela ACM, em reconhecimento aos resultados alcançados por essas unidades em favor das classes menos favorecidas da sociedade.

Pessoas quem com o seu trabalho e dedicação, tomaram possível essa realidade que hoje dignifica o nome da ACM e de todos nós acemistas. A vocês, o reconhecimento e a gratidão desta Casa Legislativa pelos relevantes serviços dedicados ao povo paulista.

Quero registrar, Senhor Presidente., Sra. Secretária-geral e acemistas aqui presentes, que esses méritos alcançados pela ACM de São Paulo ao longo destes 102 anos e a credibilidade conquistada por essa instituição e em especial por sua atual gestão, facilitou sobremaneira o meu trabalho parlamentar na busca de recursos para a comunidade carente da cidade de Guarulhos.

Em audiência com o Sr. Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, no ano passado, ocasião em que pleiteava a liberação de recursos para o atendimento social da comunidade do Parque Uirapuru, ao saber que aquela verba seria destinada à ACM de São Paulo Sua Excelência o Governador não hesitou em autorizar de pronto a liberação dos recursos, os quais propiciaram a aquisição de máquinas e equipamentos, totalizando mais de 500 itens já colocados à disposição do CDC Julian Haranczyk, contemplando todos os cursos de capacitação profissional lá desenvolvidos, tais como serviços administrativos, marcenaria, serigrafia, corte e costura e artesanato, atividades sócio culturais e a pré-escola. Isso sem contar o apoio do Governo do Estado, através da primeira-dama, Sra. Maria Lucia Alckmin, para a implantação da Padaria Artesanal, além da remessa de brinquedos para as crianças que se utilizam daquele Centro de Desenvolvimento Comunitário.

Esta constatação é a prova inequívoca de que, uma instituição com a credibilidade da ACM de São Paulo, jamais será ignorada por homens públicos que sabem reconhecer e valorizar um trabalho social sério, competente e voltado ao bem estar da comunidade.

Como Deputado Estadual e Conselheiro da Associação Cristã de Moços de Guarulhos, quero deixar consignados meus agradecimentos ao Senhor Governador, à Sua Excelência, Geraldo Alckmin, à nossa primeira-dama Excelentíssima Senhora Maria Lúcia Alckmin por mais essa valiosa conquista para todos os acemistas e, em especial, para a sofrida população do Parque Uirapuru, em Guarulhos.

Senhor Max Mangels, Sra. Marísia Donatelli, a valiosa colaboração de Vossas Senhorias à missão institucional da ACM será consignada nesta sessão solene, para que fique registrado nos anais desta Casa, o reconhecimento do Poder Legislativo de São Paulo. Parabéns ACM de São Paulo Parabéns Senhor Max Mangels, Senhora Marísia Donatelli, parabéns a todos os acemistas presentes.

No encerramento dos trabalhos, convido todos os presentes para assistirem a uma apresentação no Hall Monumental, seguida do coquetel gentilmente oferecido pela ACM de São Paulo. Muito obrigado a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida para um coquetel no Hall Monumental, onde teremos também algumas apresentações artísticas oferecidas pela ACM de São Paulo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *