30 DE JUNHO DE 2008

032ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "40 ANOS DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA"

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

001 - BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Barros Munhoz, com a finalidade de comemorar os "40 Anos da Universidade de Santo Amaro - Unisa". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - PASTOR ROMEU

Faz Oração.

 

003 - CARLOS GIANNAZI

Deputado estadual, recorda a sua passagem pela Unisa, como aluno e professor, na qual atuou até o ano de 2006. Destaca a importância da Unisa para a região de Santo Amaro. Elogia o trabalho do Hospital Universitário e os programas sociais da instituição.

 

004 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Universidade de Santo Amaro.

 

005 - ANA AFFONSO

Diretora de Novos Negócios, Comunicação e Marketing da Unisa, ressalta o enfoque da Unisa quanto à educação.

 

006 - MILTON SOLDANI AFONSO

Chanceler da Unisa, faz agradecimentos. Homenageia o Professor José Douglas Dallora, o funcionário mais antigo da instituição, com 38 anos de trabalhos prestados, e a funcionária Maria Alda Fragoso Colmanette, há 22 anos na instituição.

 

007 - JANUÁRIO MONTONI

Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, informa que nove mil estudantes integram a Unisa. Elogia as parcerias, com os setores públicos e privados. Lembra que a instituição é pioneira em atividades sociais. Destaca o atendimento à saúde nos bairros de Campo Limpo e Parelheiros, bem como a administração de quatro Amas.

 

008 - OZIRES SILVA

Reitor da Unisa, faz reflexão sobre a competição do mundo atual. Destaca a preocupação da Unisa quanto aos princípios da educação. Lembra os desafios quanto ao futuro no mundo globalizado. Faz homenagem à Sra. Priscila Daniele Magno Baleeiro, representante do grupo de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Presta homenagem a integrantes do corpo docente da Unisa.

 

010 - CRISTIANE HERNANDES MARTINEZ SILVA

Aluna de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, faz apresentação da síntese do Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas, que tinha o bairro de Santo Amaro como tema.

 

011 - MILTON SOLDANI AFFONSO

Faz homenagem, com entrega de placa, ao Deputado Barros Munhoz; ao Reitor Ozires Silva; e ao Professor Luiz Carlos Bottini, este em nome do corpo docente.

 

012 - PAULO AFONSO

Presta homenagem ao Sr. Januário Montoni, Secretário Municipal da Saúde; e ao Deputado Barros Munhoz.

 

013 - PRISCILA DANIELE MAGNO BALEEIRO

Entrega flores às Sras. Ana Affonso e Neide Afonso; e presente ao Sr. Paulo Afonso.

 

014 - Presidente BARROS MUNHOZ

Enaltece a justeza da homenagem. Recorda as suas ligações com o bairro de Santo Amaro, do qual foi subprefeito. Faz reflexão sobre os paradoxos do Brasil. Recorda os propósitos para a criação da Unisa. Lembra a atividade da instituição ao longo desse período. Elogia a administração do reitor Ozires Silva. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Antes de qualquer iniciativa, vamos pedir ao Pastor Romeu que proceda a uma oração.

 

O SR. ROMEU - Na Santa Bíblia, palavra de Deus, lemos Deus dizendo “Eu honro aos que me honram”. É uma celebração muito importante que estamos presenciando e vivenciando. Que bom, que maravilha que lembramo-nos de agradecer a Deus. A primeira gratidão: Ele é o Senhor, é o que mantém todo o Universo, que mantém a nossa vida, é o que tem mantido a Osec através desses 40 anos, hoje a nossa querida Unisa. Convido os senhores a inclinar vossas frontes para que ergamos a Deus, a nosso criador e mantenedor, a primeira palavra de gratidão. Oremos:

“Querido Pai celestial, nosso Deus e nosso Criador, erguemos a ti a nossa palavra de gratidão, Senhor, bem sentida, bem do fundo de nosso coração, pelo que tem feito pela nossa instituição. Quarenta anos, Senhor, estiveste ao nosso lado nos ajudando. Como em todo empreendimento, as lutas são grandes e inesperadas, por vezes parecem não haver saída. Mas recorremos a ti, lembramo-nos de ti e, imediatamente, nos ajudas. E a prova aí está: 40 anos, Senhor, graças a tua bondade, a teu amor e a tua benção.”

“Ó Deus, sê presente em nossa celebração e aceita, Senhor - voltamos a repetir -, a nossa profunda gratidão. Senhor, abençoa a Unisa e àqueles que nela estão envolvidos. Abençoa também, de modo muito especial, os seus alunos, e que continuemos a fazer aquilo que nos dissestes, quando aqui estivestes: ides e ensinai. Dá nos a tua graça, o teu amor, o teu perdão, enche-nos de alegria dos perdoados. Em nome, por amor de Jesus Cristo, Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Agradecemos ao Pastor Romeu.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 40 anos da Universidade de Santo Amaro - Unisa.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro subtenente Sergio Contrimas Padovese.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Com a palavra, o nobre Deputado Carlos Giannazi, Líder do PSOL.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Bom dia a todos. É um prazer enorme poder recebê-los no Plenário da Assembléia Legislativa.

Estou vendo vários colegas, professores, alunos e funcionários da Unisa.

Gostaria de saudar a Mesa Diretora dos trabalhos, Presidente Barros Munhoz, nosso colega parlamentar, que foi subprefeito de Santo Amaro.

Cumprimentar nosso nobre Reitor, Dr. Ozires, que tem comandado os trabalhos da Universidade de Santo Amaro, Unisa, e registrar como aluno e ex-professor que estudei durante quatro anos na Unisa, no início dos anos 80, depois fiz mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo na área de Educação, e retornei em seguida como professor, ficando na instituição como docente até 2006.

A Unisa faz 40 anos, e eu pelo menos fiz parte da história da Unisa durante 22 anos, sem contar que eu morava ao lado da universidade. Sempre fui morador da região do primeiro campus, quando ela foi construída, nasci vendo a construção da Unisa, que foi idealizada por algumas pessoas que tinham o ideal de ajudar a comunidade, de investir numa universidade voltada para o social, para atender as camadas pobres da região.

Temos a presença do Dr. Alyrio, um dos fundadores, uma das pessoas que participou daquele primeiro momento histórico da construção da Unisa, que na época era a Osec.

Gostaria de deixar meu testemunho da importância histórica da Unisa na região de Santo Amaro, onde foi construída na Capela do Socorro, Jardim das Imbuias, ou na Vila São José, que nos anos 70, 80, o único hospital da região era o Hospital Universitário da Osec, que dava atendimento a toda população, porque o Estado não investia, principalmente em saúde pública.

A situação hoje não é muito diferente, mas naquela época era muito pior. E o Hospital Universitário da Osec ajudou e salvou muitas vidas, porque o pronto socorro mais próximo era em Santo Amaro, sem contar os outros programas da universidade, que não era apenas voltada para o campo acadêmico, pesquisa, ensino, extensão, mas sobretudo aos programas direcionados às comunidades carentes da região. E assim ela prossegue até hoje.

Gostaria de saudar todos vocês, colegas, professores, funcionários, membros da reitoria.

Parabenizar também o Deputado Barros Munhoz, pela iniciativa dessa grande homenagem a Universidade Santo Amaro. Um abraço a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Quero saudar o Dr. Januário Montane, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, neste ato representando o Exmo. Sr. Prefeito Gilberto Kassab; Dr. Milton Soldani Afonso, Chanceler da Unisa; Dr. Ozires Silva, Magnífico Reitor da Universidade de Santo Amaro; Sra. Ana Affonso, Diretora de Novos Negócios, Comunicação e Marketing da Universidade de Santo Amaro; Sr. Paulo Afonso, Associado Benemérito da Unisa; Dona Neide Afonso, Associada Benemérita da Unisa; Sr. Geraldo Mantovani Filho, subPrefeito de Santo Amaro; Sr. Alencar Burti, querido amigo, Presidente da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo; Professor José Douglas Dallora, um dos fundadores da então Osec, hoje Unisa; Dra. Maria Alda Fragoso Colmanette, Professora da Unisa; Sra. Priscila Daniela Magno Baleeiro, da Agência Tribo Comunicação Integrada da Unisa; Professor Luiz Carlos Bottini, representando os professores da Unisa; Sr. Alírio Rossati, fundador da instituição; Sra. Denise Sawaia Tufik, Diretora Acadêmica da Unisa; Sr. Américo Alexandre Tavares, Diretor de Planejamento Acadêmico da Unisa; Sr. Virgílio Carvalho, Diretor dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, ADVB; Sr. Roberto Teles, Chefe de Segurança da Unisa; Sr. Alyrio Rossati, advogado; Professor Anderson Gurgel, da Unisa; Sra. Aida Rosa Amoroso Bortolato Miranda, Diretora do Colégio Unisa; Prof. Dr. Fábio Ribeira da Silva, Diretor da Faculdade de Farmácia; querido amigo, Prof. Miguel Inácio, Presidente da Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil e Presidente do Conselho da Golden Cross; Sr. Lázaro de Almeida Pinho, Assessor da Presidência; Prof. da Medicina da Unisa, Dr. Willelm Kenzler; Dr. Fábio Guedes Garcia da Silveira, Nascimento Silva e Figueiredo Mourão Advogados Associados; Sr. Marco Antonio dos Reis, representando o Presidente da Fiesp, Paulo Skaf; Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Sr. Fábio Aurélio Lipp, representando João Ivo Lipp, sócio-fundador. Saúdo todas as demais autoridades presentes. (Palmas.)

Agora, solicito a atenção para o vídeo institucional da Unisa, que será exibido neste momento.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

Esta Presidência concede a palavra à Sra. Ana Affonso, Diretora de Novos Negócios, Comunicação e Marketing da Universidade de Santo Amaro.

 

A SRA. ANA AFFONSO - Só uma instituição com solidez consegue atingir a maioridade! E essa maioridade só é alcançada quando há enfoque direto e reto na sua missão, aplicando seus valores e tornando inabalável sua visão.

A Unisa - Universidade de Santo Amaro, pautou sempre por isso e agora atinge os 40 anos de atividade ininterrupta, cumprindo rigorosamente a missão a partir da qual foi idealizada e criada: levar cultura, conhecimento prático e possibilidades à região de Santo Amaro. Ela nunca se desfocou dessa empreitada!

Por isso, tem e teve sempre o reconhecimento do povo de Santo Amaro. Eles sempre viram a Unisa com o mesmo respeito e carinho com que foram olhados e tratados por ela. Há agradecimento dos dois lados.

Por tudo isso, é motivo de muito orgulho para a Unisa receber essa homenagem, não só da região de Santo Amaro, mas do próprio povo de São Paulo, dignamente representado nesta Assembléia Legislativa.

Nosso agradecimento, primeiramente, a presença do Secretário Municipal da Saúde do Estado de São Paulo, Sr. Januario Montone, representando o Prefeito Gilberto Kassab, ao Dr. Milton Afonso, chanceler da Unisa; à Dra. Neide Afonso associada benemérita da Unisa; ao Dr. Paulo Afonso, associado benemérito da Unisa e ao Dr. Ozires Silva, reitor da Unisa. Agradeço ao Prof. Bottini e aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unisa que, deixando de lado os muros acadêmicos, vieram cá fora buscar as razões do conhecimento. Agradeço também aos demais alunos da Unisa, ao Diretório Central dos Estudantes e aos representantes dos Diretórios Acadêmicos. Agradeço aos diretores e professores e a todos os parceiros da Unisa que vieram prestigiar o nosso evento, bem como ao Sr. Alyrio Rossati, um dos professores fundadores da Instituição, e o Sr. Fábio Aurélio Lippi, representando o Sr. João Ivo Lippi, um dos fundadores. Faço também um agradecimento especial ao Deputado Barros Munhoz pela iniciativa e, mais do que isso, pelo reconhecimento de que uma Instituição de Ensino Superior contribui para o engrandecimento de um povo.

Por fim, agradecemos aos demais Deputados e a todos os presentes pelo incentivo, pelo reconhecimento e pelo carinho com nossa Instituição. Muito obrigada!

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Milton Soldani Afonso, chanceler a Unisa, que prestará as seguintes homenagens: ao Prof. José Douglas Dallora, funcionário mais antigo da instituição, com 38 anos de trabalhos prestados; à funcionária Maria Alda Fragoso Colmanette, que há 22 anos presta serviços à instituição.

 

O SR. MILTON SOLDANI AFONSO - Para mim é uma grande honra. Estou muito emocionado por estar aqui e prestar homenagem a um ídolo da nossa Universidade,o Dallora, fundador que trabalhou conosco e nome que tem dado um tremendo prestígio a nossa Universidade. É uma grande honra prestar homenagem ao ilustre amigo e professor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR MILTON SOLDANI AFONSO - É também oportunidade de prestar homenagem à querida amiga dona Alda.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o Sr. Januário Montone, secretário municipal da Saúde, neste ato representando o Sr. Gilberto Kassab, prefeito do Município de São Paulo.

 

O SR. JANUÁRIO MONTONE - Muito bom-dia a todos. Uma saudação especial ao Deputado Barros Munhoz. Trago o pedido de desculpas do nosso prefeito Gilberto Kassab, que manda um abraço, manda os seus parabéns e reconhecimento pela história dessa instituição na cidade de São Paulo.

Tenho a missão de trazer a vocês da Unisa, aos alunos, aos professores, aos fundadores e a esta Casa que hoje faz essa justa homenagem, o abraço do prefeito de São Paulo e por seu intermédio o abraço da cidade de São Paulo.

Quero saudar o reitor Ozires e o Dr. Milton, chanceler da Unisa, e ressaltar que assisti um filme, aliás muito bem feito. Parabéns aos estudantes da área.

Estava ouvindo,também, um pouco a fala do nosso Deputado Carlos Giannazi, que conheci na Câmara Municipal como Vereador, e olhava a história de inovação desta cidade, na chegada dessa entidade.

Na chegada também conversava com o Dr. Milton Soldani Afonso a respeito da GoldenCross, porque tive o prazer de ser o primeiro Diretor Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, criada em 2000 pelo, hoje Governador, José Serra, então Ministro da Saúde, para regulamentar o setor de planos privados e assistência à saúde, a partir de uma lei aprovada em 98 que está completando dez anos este ano, que é a lei de regulamentação do plano.

E a marca de entidades como Unisa, entidades como a própria GoldenCross tem sido a marca da inovação. Acho que a sociedade brasileira tem avançado de forma consistente e a marca desse avanço tem sido a inovação.

O Dr. Ozires Silva aqui por exemplo, olhar para ele é olhar para o exemplo das inovações que este País fez nas mais diversas áreas e que hoje empresta essa visão estratégica do País e da sociedade à Unisa.

Quando a própria Universidade surge como Osec, era uma visão de inovação.

Hoje quando vejo a informação de que nove mil estudantes espalhados pelo Brasil estão ingressando no mundo acadêmico, no mundo da educação superior através de EAB, é também um grande sinal de inovação.

Particularmente sou um grande incentivador desse instrumento. Num país como o Brasil não podemos prescindir desse tipo de ferramenta de trabalho, seja na área educacional, seja na área de saúde, seja na área de informação.

Uma cidade com o São Paulo, por exemplo, não pode prescindir disso para se comunicar com sua própria rede de trabalho em qualquer área, e estamos avançando.

E a Unisa também tem marcado a inovação e sua pré-disposição à inovação nas parcerias que faz, inclusive com o poder público, inclusive com a prefeitura da cidade de São Paulo.

Temos parcerias importantes na área da saúde. A Unisa é precursora na figura de organização social, inclusive no Estado ajudou com seu trabalho, a sua credibilidade, a colocar de pé o projeto de organizações sociais.

Todo projeto inovador sofre o ataque das visões do passado, e do momento de implementação de qualquer política nova, até que dê os frutos necessários. E a Unisa, como outros parceiros, investiu nisso no município, da mesma forma.

Na região Sul da cidade de São Paulo, Campo Limpo e Parelheiros por exemplo, ela através de convênios gerencia dez unidades de saúde tradicionais, e 50 equipes do programa de saúde na família. Porém mais do que isso, gerencia conosco quatro Amas, quatro Ambulatórios Médicos Assistenciais, quatro dos 106 que foram colocados em funcionamento de 2005 para cá, e que só este ano até maio, esses quatro ambulatórios atenderam 180 mil cidadãos da região Sul da cidade de São Paulo na área de saúde. Era um projeto novo, que muita gente não acreditou, e que foi se firmando ao longo do tempo.

São marcas que vão sendo construídas.

Quarenta anos, realmente, como disse um dos entrevistados, não é um dia, não são dois dias, é uma história; a Unisa continua colaborando com essa história, com o futuro da cidade de São Paulo e da população.

Está de parabéns esta Casa e particularmente o Deputado Barros Munhoz, por ter tido a lembrança dessa justa homenagem a essa instituição. Meus parabéns da todos e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Ozires Silva, Magnífico Reitor da Unisa, que prestará homenagem à Priscila Daniele Magno Baleeiro, representante do grupo de trabalho de conclusão de curso.

 

O SR. OZIRES SILVA - Caro Deputado Barros Munhoz, Dr. Milton Soldani Afonso, Srs. Deputados. Meus amigos professores, funcionários da Unisa, empregados, ante da homenagem à Priscila Daniele Magno Baleeiro gostaria de dizer algumas palavras sobretudo a respeito do caráter desta homenagem que me parece da mais profunda importância.

Hoje parece que compreendemos o desafio que temos para participar desse mundo em ebulição, em desenvolvimento, que está ocorrendo a toda velocidade.

As Nações Unidas declararam recentemente que o mundo está enriquecendo. E no processo de enriquecimento do mundo temos a participação das pessoas, dos cidadãos dos diferentes países.

Numa economia que se globalizou, hoje temos que colocar na cabeça que os nossos concorrentes não estão mais nas nossas esquinas. O são concorrentes de hoje estão no mundo todo.

Hoje temos que preparar os brasileiros para competirem no mercado global e, sobretudo, para serem absolutamente vencedores. E é nesse sentido que vejo a comemoração desses primeiros 40 anos da Unisa. É muito bom estar no cérebro político de São Paulo assistindo uma homenagem à Educação. Gostaríamos que efetivamente esse propósito, essa demonstração de apreço pelo processo educacional por parte do setor político, não só continue como também cresça e se perpetue. Hoje, é fundamental para cada um de nós estarmos preocupados com o processo educacional.

Precisamos de bons brasileiros para construir o Brasil que sonhamos. E esse processo se inicia e se completa no processo educacional. Precisamos intensamente disso, de modo que neste momento, quando fazemos esta homenagem dos primeiros 40 anos da Unisa, temos de pensar que temos um trabalho muito grande a ser feito. Milhões e milhões de brasileiros não têm acesso à Educação, como gostaríamos. O processo educacional no Brasil tem sido insuficiente para nos jogar nesse mercado mundial competitivo. Temos exemplos que ocorreram no Brasil de forma extremamente intensa, e esses exemplos precisam ser multiplicados. Dando uma olhada no futuro e preocupados com a construção de um futuro que não basta simplesmente ser previsto, diria que precisamos colocar nossos objetivos focados no desenvolvimento educacional de todos os brasileiros, dando-lhes as oportunidades que precisam para fazer com que eles possam, uma vez atingindo a idade adulta, competir, como disse anteriormente, nesse mercado global que prima pela competência, pela eficácia, pela produtividade e pelos resultados.

Deputado Barros Munhoz, gostaria de transmitir a esta Casa, pela sua iniciativa, os nossos mais profundos agradecimentos. Temos aqui professores e alunos, talvez a melhor das simbioses que possamos construir numa sociedade moderna, dinâmica e capaz.

Agradeço esta oportunidade e gostaria de convidar a nossa aluna, Priscila Daniele Magno Baleeiro, que representa todos os alunos da Unisa, para ser homenageada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Gostaria de fazer uma pequena homenagem, entregando uma placa ao Dr. Milton Soldani Afonso, chanceler da Universidade de Santo Amaro.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Gostaria também de fazer uma singela homenagem ao Dr. Ozires Silva, Magnífico Reitor da Universidade de Santo Amaro.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Também gostaria de fazer uma homenagem ao Prof. Luiz Carlos Bottini, e em nome dele homenagear todos os professores da Unisa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Agora vou chamar os alunos do Curso de Publicidade Pública para a apresentação do TCC.

 

CRISTIANE HERNANDES MARTINEZ SILVA - Senhoras e senhores, Excelentíssimas autoridades, bom dia. Só uma correção: são alunos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Nós representamos a Agência Experimental Tribo Comunicação Integrada. Meu nome é Cristiane e vamos apresentar agora uma síntese do que foi o nosso Trabalho de Conclusão de Curso, com o tema “Região de Santo Amaro”, apresentado em dezembro de 2007, na Unisa.

Os integrantes do grupo são: eu - Cristiane, Ailton, Adriana, Alzimar, Taís, Wellington, Soraia, Mara, Simone, Priscila, Carlito e Agnaldo. Este é o logotipo desenvolvido pela Agência, projeto “Região de Santo Amaro”.

Vamos apresentar agora o vídeo institucional, de três minutos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Quero saudar também a Professora Mestre Angela Barbour, da Assessoria de Parcerias Institucionais e Curadoria, representando o Dr. Paulo Cardim, Reitor do Centro Universitário de Belas Artes.

O Dr. Paulo Afonso fará a entrega de uma lembrança ao Dr. Januário Montone, nosso Secretário da Saúde do município. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Por uma gentileza muito grande da Unisa, vou receber do Dr. Milton Affonso com muita honra, uma lembrança também.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Peço desculpas por ter interrompido a apresentação da Sra. Cristiane, a quem passo a palavra.

 

CRISTIANE HERNANDES MARTINEZ SILVA - No histórico de desenvolvimento, ressaltamos algumas inaugurações fundamentais para o desenvolvimento da região: 1888, o Clube Atlético, 1930, Clube Indiano; 1959, Avon; 1960, Gazeta, 1968, Osec, atual Unisa; 1974, Parque Municipal Guarapiranga; 1999, Parque Ecológico Guarapiranga.

Dentre as personalidades históricas, que foram muitas, podemos destacar Francisco das Chagas, Júlio Guerra, Borba Gato, Adolfo Pinheiro, Floriano Peixoto e Paulo Eiró.

A região engloba as subprefeituras de Campo Limpo, cidade Ademar, M’ Boi Mirim, Capela do Socorro, Parelheiros e Santo Amaro. Essa é a região de Santo Amaro, que foi objeto do nosso trabalho de conclusão de curso.

Dados atuais da região. Tamanho: 654,70 quilômetros quadrados, mais de 300 bairros, seis subprefeituras e 15 distritos, aproximadamente, três milhões de habitantes.

Dentre as principais características, destacamos o pioneirismo, o número de habitantes com o maior colégio eleitoral da Capital, o tamanho da área. Possui locais públicos de extrema importância para a Capital, como a Represa do Guarapiranga, a APA Capivari, uma área de preservação ambiental, o Aeroporto de Congonhas e o Autódromo de Interlagos. Apesar do desenvolvimento, ainda não atingiu todo potencial.

Pesquisa. Objetivos de pesquisa: entender os pontos fortes e fracos da Região de Santo Amaro, além de levantar informações e avaliar a imagem da região perante os públicos pesquisados.

Públicos pesquisados e amostragem. Empresas de pequeno e médio porte: 70 entrevistas realizadas; empresas de grande porte: 31 entrevistas; moradores, 720; não-moradores, 150; ONG 18; subprefeituras, seis. Total: 995 entrevistas.

Tipos de pesquisas aplicadas: quantitativa e qualitativa. Análise swot: as forças da região são estrutura moderna e tradicional, represas Guarapiranga e Billings, maior área de preservação ambiental da Capital, grandes centros empresariais, comerciais e pólos industriais, maior quantidade de shopping centers - dez ao todo -, instituições de ensino de renome, como a Unisa, primeira faculdade da região, Aeroporto de Congonhas e Autódromo de Interlagos.

As forças são os espaços públicos e privados de lazer e entretenimento, como o Credicard Hall, Tom Brasil, Hípica, Sesc, Solo Sagrado, dentre outros. Também contém grandes avenidas e corredores, oito terminais de ônibus, linhas de Metrô e trem, grandes redes hoteleiras, como Transamérica, Hilton; Marginal Pinheiros, Rodovia dos Bandeirantes, trecho do Rodoanel e Ponte Roberto Marinho.

A subprefeitura de Campo Limpo ganhou, em 2006, o prêmio de Administração Pública Modelo, que será aplicado também nas demais subprefeituras.

Como fraquezas, identificamos o planejamento urbano mal-estruturado, áreas de mananciais com construções irregulares, comércios informais, pouco apoio privado à região, falta de ações fortes contra a insegurança urbana, falta de ações socioeducativas para melhoria da qualidade de vida.

Por essas fraquezas, como oportunidades, identificamos aumentar e criar parcerias públicas e privadas, criar e fortalecer ações sociais, incentivar a realização de grandes eventos, informar a população sobre os locais de lazer, criar eventos culturais e esportivos na região, viabilizar ações ambientais junto aos moradores da Capital, melhorar e fortalecer a imagem da região junto à população vizinha. Formar também grupos sociais efetivos, como ONGs, associações e cooperativas. Por fim, realizar pesquisas com o público, para desenvolver ações de melhoria para a região.

Como ameaças, identificamos fiscalização escassa em algumas áreas da administração pública, perda de empresas para outras regiões; poucas ações específicas em relação às áreas ambientais; construções irregulares; estrutura urbana de má qualidade nas regiões periféricas da região; falta de investimento em segurança pública na região.

Público alvo:

Público primário: moradores da região de Santo Amaro, do sexo feminino e masculino com idade entre 18 e 50 anos. Estado civil: casados e solteiros. Classe social: A, B, C, D e E.

Público secundário: não moradores, proprietários e funcionários de empresas de pequeno, médio e grande porte. Organizações não-governamentais e subprefeituras.

Sugestões de mudança: criar uma meia maratona em homenagem ao aniversário de Santo Amaro; uma feira cultural na Rua Capitão Tiago Luzi, Praça Floriano Peixoto aos domingos e feriados; desmembrar o web site das subprefeituras, acrescentando assuntos direcionados a cada região; concurso, para a época da primavera, tratando da questão paisagismo urbano, sendo escolhido o bairro mais belo da região.

Conceito criado pela agência experimental “Tribo, comunicação integrada”: “Encante-se, surpreenda-se, viva Santo Amaro”.

Slogan: “Região de Santo Amaro - conhecer é viver.”

Ações e peças. Aqui faremos um resumo de todas as ações:

Educação no trânsito. O princípio de andar sem machucar. Essa ação visa a educar e orientar os futuros condutores e pedestres para garantir o trânsito mais seguro em um futuro próximo.

Ação cultura itinerante. Visa a incentivar a leitura e desenvolver o lado artístico da população.

Evento: conheça Santo Amaro. Estreitar o relacionamento entre empresários e região, mostrando sua grandeza, beleza e necessidade de apoio e investimentos.

Evento: “happy hour”. Continuar o processo de estreitamento das relações entre empresários e região, mostrando a importância do incentivo à economia solidária.

Peças da campanha: adesivo de campanha, cartaz, folder, jornal, página de revista, mídia “bus door”, mídia metrô - painel de trem e painel de estação, banner de internet.

Agora apresentaremos o “spot” de rádio de 30 segundos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

CRISTIANE HERNANDES MARTINEZ SILVA - Obrigada, professor Flávio, por emprestar sua voz, muito bonita.

Unisa - nós fazemos parte dessa história. Parabenizamos a instituição pelos seus 40 anos e agradecemos de público o grande apoio e incentivo dos professores Solange, Pedro Paulo, Carlos, Flávio, Bottini e de todos aqueles na Unisa que nos ampararam neste ano com este projeto. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência convida a aluna Priscila Daniele Magno Baleeiro para fazer a entrega de flores às Sras. Ana Affonso e Neide Afonso, e a entrega de presente ao Sr. Paulo Afonso. (Palmas).

 

* * *

 

- São feitas as entregas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Januário Montone, representando aqui o Prefeito Gilberto Kassab; Dr. Milton Afonso, chanceler da Unisa; Dr. Ozires Silva, magnífico reitor da Unisa; Sra. Ana Affonso; Sra Neide Afonso; Sr. Paulo Afonso; associados e beneméritos da Unisa; meu caro Geraldo Mantovani Filho, Subprefeito de Santo Amaro; caro colega, Deputado Carlos Giannazi; Sr. Mauro Scarpinatti, Chefe de Gabinete da Liderança da Minoria, aqui representando o caro colega, Deputado Enio Tatto; Srs. professores, alunos, e dirigentes da Unisa; meu caro Dr. Miguel Ignatios; meus senhores e minhas senhoras, é com grande satisfação que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aqui representando o povo do nosso estado, presta essa justíssima homenagem a uma instituição que perante todos os que a conhecem tem o conceito inabalável de instituição séria, responsável e cumpridora da sua sacrossanta missão de educar e de ensinar.

Particularmente, tenho razões adicionais às que todos os santo-amarenses, todos os moradores da Zona Sul e todos os paulistanos têm para homenagear a Unisa. Em 1964, comecei a trabalhar na Bombril. Os mais antigos aqui se lembram que a Bombril era na cidade Monções, na antiga Avenida Central, hoje, Padre Antonio José dos Santos. Mas o nosso centro, era o centro de Santo Amaro, para o qual me desloquei logo depois que me formei, e estabeleci o escritório de advocacia no Edifício Brasul, na Rua Manoel Borba. O Dr. Osvaldo Teixeira Duarte tinha também o seu escritório naquele edifício, e era ali que se desenrolavam as reuniões e as tratativas para a concretização daquele sonho de Santo Amaro e da região sul, que era a criação de uma faculdade.

Assim, eu vi nascer a Osec. Como santo-amarense e como paulistano, vibrei e torci muito para que ela se firmasse, pois os anos eram difíceis e os obstáculos eram enormes. Depois da criação da Osec, veio a Unisa, em 1994.

Quando voltei a Santo Amaro, em 2005, para ser Subprefeito - com muita honra e com muito orgulho - na gestão do Prefeito José Serra, vi essa nova Unisa, essa extraordinária universidade e, sobretudo, constatei o respeito, o carinho e a admiração de todos os segmentos da população da nossa região sul para com ela. Eu me senti orgulhoso de ver essa realidade.

Veio para a reitoria o Dr. Ozires Silva. Dentre as melhores coisas da minha vida, uma foi ter trabalhado sob o comando do Dr. Ozires Silva, quando ele presidiu essa nossa gigante Petrobras, essa empresa que é o orgulho do Brasil. Eu tive a honra de ser o seu comandado, chefiando o escritório da Petrobras de São Paulo. Pude, então, constatar pessoalmente como seu subordinado, seu comandado, toda a capacidade que o Brasil inteiro reconhece que o Dr. Ozires tem, uma figura extraordinária na vida do nosso País. Não fosse por outras razões e pela criação dessa empresa que hoje assombra o mundo, que é a nossa querida Embraer, é uma honra, Dr. Ozires, tê-lo na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. É uma satisfação imensa vê-lo na Reitoria da querida Unisa.

A par dessas ligações pessoais que, assim como o Deputado Carlos Giannazi teve, eu também tive com as pessoas que dirigem a Unisa e com a própria Unisa, tenho o dever de afirmar, como Deputado de São Paulo, que esta homenagem é realmente justa. Precisamos valorizar instituições como a Unisa, instituições sérias.

O Brasil enfrenta uma fase paradoxal. Por um lado, existe um crescimento quase inevitável, decorrente da sua potencialidade fantástica de terras, de clima, de gente, que vai fazer inexoravelmente deste país a grande nação do mundo. Por outro lado, há uma pobreza social imensa, uma desigualdade muito grande, uma violência assustadora e a degeneração dos valores corretos da sociedade.

Vemos com muita preocupação o fosso entre a política e os homens de bem. Hoje, último dia para a realização de convenções para a escolha de candidatos às eleições municipais de 5 de outubro, tive uma triste constatação: gente de bem não quer mais entrar na política. É um fato - e um fato muito triste.

A política, aquela que governa as nossas vidas, atualmente afasta as pessoas de bem da sua participação. As razões são muitas, inclusive, desvios da atuação de instituições que, na ânsia de moralizar, misturam o joio com o trigo e penalizam todos, como se todos os políticos fossem bandidos e condenáveis.

Vemos o fosso entre a juventude e não só a política, mas entre a juventude e os problemas do Brasil. Somente através da Educação a preocupação com a violência será amenizada, o ânimo das pessoas de bem para ingressarem na política voltará e a juventude voltará a sonhar. Não há outro caminho. De nada adianta fazermos um país grande e forte, se não tivermos uma estrutura social forte, que assegure a transformação do Brasil numa verdadeira nação.

Entre os 94 Deputados desta Casa, temos professores, como o Deputado Carlos Giannazi, temos médicos, dentistas, advogados, empresários, trabalhadores. É a sociedade paulista aqui representada no parlamento. E é essa sociedade, através dos seus representantes, que diz bem alto e com muito orgulho: Parabéns, Unisa, instituição modelar, instituição exemplar, que já formou tanta gente boa no nosso país, que já fez de seus alunos homens importantes na vida social de São Paulo e do Brasil!

Só tenho a dizer, do fundo do meu coração, pelas razões sociais e pelas razões políticas e cívicas que me unem à Unisa: Deus abençoe sempre essa instituição e que ela continue, por outros 40 anos, a semear o bem, a educação, a cultura e a ajudar a construir a nação brasileira. Parabéns, Unisa! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 35 minutos.

 

* * *