http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

19 DE AGOSTO DE 2011

032ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO MAÇOM

 

 

Presidente: ALDO DEMARCHI

 

RESUMO

001 - ALDO DEMARCHI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Aldo Demarchi, ora na condução dos trabalhos, para comemorar "O Dia do Maçom". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Maçonaria" e o  "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação da Cavalaria da Ordem Demolay, cujos ritos são executados pelo Sr. Rafael Poggio Soneghet, Cavaleiro Demolay.

 

002 - GUILHERME AUGUSTO AGUIAR

Cavaleiro Demolay, presta homenagem, com a entrega da "Comenda Jacques Demolay", a várias personalidades e ao Deputado Estadual Aldo Demarchi.

 

003 - Presidente ALDO DEMARCHI

Anuncia a entrega de homenagens ao Sr. João Caizano Luporini, em memória do Sr. Romeu Bonini e à Sra. Evelise Blanco de Carvalho, em memória do Sr. Francisco Trolha, pela "A Trolha".

 

004 - FRANCISCO GOMES DA SILVA

Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca o papel da Maçonaria na emancipação política do País e da América. Cita revoluções políticas nacionais nas quais os maçons exerceram papel relevante. Defende atualização do grupo a fim de tornarem-se capazes de responder aos reclames da sociedade. Pede o combate à corrupção. Enaltece a Maçonaria como partidária do progresso da humanidade.

 

005 - Presidente ALDO DEMARCHI

Presta homenagem ao Sr. Francisco Gomes da Silva, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, com a entrega de diploma.

 

006 - JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS

Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, cita e saúda as autoridades presentes. Enaltece os valores maçônicos. Destaca os institutos fundados pela Maçonaria em diversas áreas do conhecimento. Elogia diversas entidades paramaçônicas. Discursa acerca da importância da educação e da cultura como elementos essenciais ao desenvolvimento nacional. Defende a formação moral e cívica dos jovens.

 

007 - Presidente ALDO DEMARCHI

Presta homenagem ao Sr. Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, com a entrega de diploma.

 

008 - MÁRIO SÉRGIO NUNES DA SILVA

Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, agradece ao Deputado Aldo Demarchi pela realização da 15ª sessão solene em homenagem ao "Dia do Maçom". Faz histórico sobre a data. Lamenta episódios de corrupção na política estadual. Divulga ações sociais e de movimentação política de integrantes da Maçonaria. Comemora o crescimento da organização em Território nacional. Entrega homenagem ao Deputado Aldo Demarchi.

 

009 - Presidente ALDO DEMARCHI

Presta homenagem ao Sr. Mário Sérgio Nunes da Silva, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, com a entrega de diploma. Enaltece o passado da Maçonaria e os feitos de seus integrantes. Louva os princípios do grupo. Comemora os aniversários de entidades paramaçônicas. Compara a organização à Maçonaria americana, considerada a maior do mundo. Anuncia o Encontro Nacional de Maçons do Real Arco. Lembra a memória do Sr. Romeu Bonini. Destaca o papel dos maçons em entidades de amparo e assistência social. Reflete sobre o termo "filantropia". Defende a preparação dos jovens nas entidades paramaçônicas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ROBERTO ALONSO - Boa-noite, senhoras e senhores, caríssimos irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados. Para composição da Mesa convidamos o Irmão Francisco Gomes da Silva, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, o Irmão Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista, o Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão Mestre do Oriente de São Paulo, o senhor Paulo Roberto Curi, Secretário Geral do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.

Agora vamos chamar os irmãos que vão participar das Mesas ao lado. Sr. João Guilherme da Cruz Ribeiro, deputado do General Grande Chapter of Royal Arch Masons International. Sra. Evelise Bianco de Carvalho, diretora da editora da revista “A Trolha”. Sr. João Caizano Luporini Filho, familiar, neto do ex-Grão Mestre Romeu Bonini; Sr. Denis Peres Martins, Presidente do Sindicato das Indústrias e Artefatos de Materiais Não Ferrosos do Estado de São Paulo – Siamfesp; Sr. Percival Piza de Toledo, representando o doutor Luiz Flávio Borges D´Urso Presidente da OAB – São Paulo; Sr. Ruberval Ramos Casteli, 2º Secretário do Conselho Regional de Corretores Imobiliários – Creci; Sr. José Maria Chapina Alcazar, Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – Sescon; Sr. César Giovani Bergamaschi, tesoureiro das Casas André Luiz; Irmão Guilherme Augusto Aguiar, Grande Mestre Estadual e Membro do Congresso Internacional da Ordem DeMolay; Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo; Irmão Paulo de Tarso Carletti, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente Paulista; Irmão Ronald Cuntz, gabinete do Grão Mestre – GOSP; Irmão Francisco Rios Carreira, Grande Secretário de Relações Interiores – GLESP; Irmão Tadashi Komata, chefe de gabinete do Grão Mestre – GLESP; Irmão Bergam Santos, Grande Secretário de Eventos – GOP; Irmão Moacir Martins Rodrigues, do Conselho Deliberativo do GOP;  Irmão Sérgio Rodrigues Júnior, Grande Secretário de Relações Públicas do GOP; Irmão Marcelo Januzi Santos, Grande Secretário do Gabinete do Grão Mestrado do GOP.

Agora temos a honra de convidar o Deputado Aldo Demarchi, Presidente da Sessão. Vamos recebê-lo com uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sr. Aldo Demarchi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Gostaria de fazer menção às autoridades que compõem a Mesa: Grão Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo Francisco Gomes da Silva, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista Irmão Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo Mário Sérgio Nunes da Costa, secretário geral do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil Irmão Paulo Roberto Curi, e registro aqui também os nossos poderosos irmãos que já foram citados pelo Protocolo.

Gostaria também de registrar a presença do Sr. João Guilherme da Cruz Ribeiro, Deputado do General Grand Chapter of Royal Arch Masons International, do Irmão João Caizano Luporini Filho, que neste ato representa a família do nosso irmão ex-Grão Mestre Romeu Bonini.

Meus irmãos, senhoras e senhores, cunhadas, sobrinhos, esta Sessão Solene foi convocada pela Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagear o Dia do Maçom. Eu convido a todos os presentes para ouvirmos, de pé, o Hino da Maçonaria.

 

* * *

 

- É entoado o Hino da Maçonaria.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Em seguida ouviremos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do Maestro Segundo Tenente Músico da PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Esta Presidência agradece a Banda da nossa gloriosa Polícia Militar, muito obrigado, Maestro.

Teremos agora em seguida a apresentação da Cavalaria da Ordem de DeMolay.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL POGGIO SONEGHET - Respeitável Deputado estadual Aldo Demarchi, Presidente desta Sessão Solene na figura de quem cumprimento todas as autoridades presentes, boa-noite. Na condição de Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual do Estado de São Paulo, da Sagrada Ordem dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, estamos aqui reunidos com o propósito de homenagear aqueles que se dedicam a investir na juventude que é um alicerce seguro para a arquitetura de um futuro mais digno e feliz a toda humanidade.

A Era da Cavalaria sempre nos remete a idéia da pompa e da glória dos exércitos medievais. Os nobres preceitos do Código da Cavalaria são legados das mais longínquas eras que sobreviveram a todas transitórias instituições humanas, e são uma parte da eterna herança da nossa espécie. Nós, contemporâneos, encontramos dificuldades de explicar o surgimento e o desenvolvimento da Cavalaria, tais acontecimentos são ainda hoje obscuros em vários detalhes. Para nós, a palavra Cavaleiro e Cavalaria são formas modernas do inglês antigo na qual Cavaleiro significava inicialmente garoto ou jovem, e Cavalaria designava o período da vida entre a infância e a idade adulta, sendo certo que mais ou menos antes da metade do século XX tais termos eram usados pelos franceses em seu equivalente “Chevalier”.

Nós dessa Ordem, traçamos a nossa linhagem a partir de Jacques DeMolay, um francês que foi o último Grão Mestre da Ordem dos Templários o qual foi queimado vivo em 1314 numa pequena ilha do rio Sena, defronte a Catedral de Notre Dame, em Paris. DeMolay foi um dos 10 Templários que sobreviveram à Batalha do Acre em 1291. Nós podemos chamar os dias que marcaram a sua morte como o Outono da Cavalaria.

As Cruzadas Medievais agora se foram com a poeira da antiguidade e nós, dessa geração, apenas professamos com nostalgia com o espírito dos cavaleiros errantes que existiram enquanto a Cavalaria florescia. Os cavaleiros da nossa Ordem dedicam amor, amor a Deus, amor ao lar e amor à pátria. Aceitamos em nossas fileiras apenas aqueles que denotam prática e devoção à causa do bem, buscando os compromissos e empreendimentos. Como os cavaleiros do passado, estamos consagrados a proteger os fracos e os necessitados, os oprimidos e os que sofrem, e a construir uma ponte de nobreza através da qual as pessoas do mundo poderão cruzar para uma vida mais doce e bem sucedida.

Senhores, em primeiro lugar, faz-se necessário que preparemos o altar para que possamos agir em consonância com as finalidades da nossa Ordem. Eu conclamo a prestarem atenção especial enquanto os preceitos da Cavalaria são explicados.

Assim como o preceptor é o primeiro a cumprimentar um DeMolay que aparece no nosso Portal em busca do conhecimento e dos princípios da nossa Ordem, nosso cavaleiro traz a coroa da juventude ao altar da Cavalaria. Ela nos lembra que somos em primeiro lugar e antes de tudo DeMolay que foram dedicados a sete virtudes cardeais, do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Solenemente conclamo aos membros da Cavalaria para terem sempre em mente as lições aprendidas no Acampamento dos Pajens e dos Escudeiros, de nosso dever como cavaleiros de continuar os nossos trabalhos para que os nossos irmãos mais jovens não careçam de nossa companhia e auxilio. Nós abrimos o livro sagrado sobre o altar da Cavalaria como lembrança da fé incondicional no Deus perpétuo, no qual é o alicerce da nossa herança como DeMolays e cavaleiros. Não importa qual crença ou forma de culto adotemos individualmente, podemos, unidos em torno desse registro sagrado, nos poderosos atos de Deus e dos cavaleiros editados a sua glória, e o seu definitivo domínio nos corações humanos.

Colocamos esta espada sobre o livro sagrado como símbolo da vigilância ao qual nós, como cavaleiros de eras passadas, devemos sempre manter na proteção da nossa liberdade, até que no bom tempo de Deus todos os homens se apercebam do seu valor como dádiva por ele concedida. Aqui, neste local sagrado a espada da Cavalaria, o adorno inconfundível de um cavaleiro permanece pronto para consagrar como cavaleiros aqueles DeMolays que se apresentarem nas fronteiras dos nossos Priorados imbuídos de genuíno desejo de encontrar a luz adicional relativa aos preceitos da nossa Ordem.

Estas esporas douradas que colocamos no altar da Cavalaria nos relembram os valentes corcéis, os corajosos guerreiros e os seus muitos atos de valor nos campos de batalha do Acre. Que este par de esporas também permita lembrar aos cavaleiros do nosso Estado que existem batalhas a serem travadas em nossas vidas na constante luta entre o bem e o mal, entre o pensamento bom e o pensamento errado, entre o escrupuloso e o inescrupuloso. Possamos nos lembrar do valor dos cavaleiros das antigas esporas em todas as competições da vida em que nós entramos.

Este é o manto do cavaleiro o qual é apresentado simbolicamente a cada cavaleiro deste Estado conforme ele renova o juramento como DeMolay e se consagra a novos empenhos no altar da Cavalaria.

O manto do cavaleiro nos relembra os terríveis julgamentos que se submeteu Jacques DeMolay sem renunciar os seus princípios ou trair os seus companheiros cavaleiros. Possa o seu exemplo de inabalável fidelidade ser uma constante inspiração aos cavaleiros aqui reunidos para que eles possam ser igualmente fieis aos princípios da Cavalaria e aos seus companheiros cavaleiros, não importa o que isso custe.

Atenção, cavaleiros, dirijam-se ao altar e ajoelhem sobre o joelho esquerdo.

 

* * *

 

- Fazem oração.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL POGGIO SONEGHET - Ilustres Grãos Mestres e nobre Deputado estadual Aldo Demarchi, conforme os antigos cavaleiros proclamavam devemos honrar aqueles a quem as honras são devidas. Respeitável Deputado Aldo Demarchi, Presidente desta Sessão Solene, solicito a sua permissão para nos aproximarmos da Mesa do Presidente para conduzirmos as ditas homenagens.

Solicito que me acompanhem nessa nobre missão os oficiais cavaleiros designados: o Grande Mestre do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo senhor Guilherme Augusto Aguiar; os representantes das Ordens Paramaçônicas Juvenis Viviam Tonheiro, Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo; Andressa Piovezan Best, ilustre Preceptora da Ordem Arco Íris para Meninas; Lucas Migliorini Brusco, Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, e Rodrigo Arisa, Chevaliers do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.

Ilustres Grãos Mestres e nobre Deputado estadual Aldo Demarchi, solicito a gentileza de ficarem em pé para receberem das mãos do nosso Grande Mestre Estadual Guilherme Augusto Aguiar o prêmio que tão honrosamente reconhecem os vossos esforços no sentido de alicerçar e promover a nobre causa das Organizações Paramaçônicas Juvenis em seu constante trabalho de ofertar a sociedade cidadãos virtuosos que se dedicam aos mais elevados princípios de fraternidade, caridade e humildade.

 

O SR. GUILHERME AUGUSTO AGUIAR - Atendendo ao que dispõe o nosso Grande Mestre do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, Irmão Guilherme Augusto de Aguiar, proclamo neste momento a leitura dos atos aos quais, embora tenham sido confeccionados individualmente, farei a citação das quatro autoridades que recebem neste momento a outorga da Comenda Jacques DeMolay.

Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo. Ato 340/2010-2012 19 de agosto de 2011. Outorga, Comenda Jacques DeMolay. Guilherme Augusto Aguiar Grande Mestre do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação DeMolay, considerando os relevantes serviços prestados ao Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, considerando o exemplo dignificante de cidadão e maçom a juventude resolve:

Artigo 1º - Outorgar ao Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo Irmão Francisco Gomes da Silva; ao Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa; ao Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Paulista Irmão Jurandir Alves de Vasconcelos; e ao ilustre deputado estadual Irmão Aldo Demarchi a comenda Jacques DeMolay.

Artigo 2º - O Grande Secretário do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo fica encarregado do registro e da divulgação deste ato.

Artigo 3º - Este ato vigora a partir desta data. Dado e traçado no gabinete do Grande Mestre do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo aos 18 dias do mês de agosto de 2011. Assinam: Saverio Marino, Grande Secretário Estadual e Guilherme Augusto Aguiar Grande Mestre Estadual.

Respeitável Grande Mestre do Grande Conselho da Ordem DeMolay, neste momento com o apoio do Cerimonial, a quem solicito presença, por gentileza se postem para a entrega da comenda.

Senhor Sereníssimo Grande Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo, meu Sereníssimo Irmão Francisco Gomes da Silva, é com muita honra e gratidão em nome da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo vos condecoro com essa Comenda DeMolay do Estado de São Paulo que, aliás, o primeiro a ser condecorado aqui os homenageados. Muito obrigado por todo apoio, e por todos os ensinamentos e aconselhamentos que vocês tem nos dado para que a Ordem DeMolay cresça cada dia mais. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as Comendas.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL POGGIO SONEGHET - Tenho a grata satisfação neste momento de conferir uma homenagem em agradecimento ao apoio prestado para realização do Segundo Destacamento Estadual de Cavaleiros do Estado de São Paulo.

Eu agradeço em nome de todos os cavaleiros deste Estado, pois graças a essa maravilhosa ajuda que os senhores prestaram conseguimos realizar um sonho antigo de levar mais informação e cultura aos Priorados de Cavalaria do Estado de São Paulo. A magnitude do evento foi tanta que elogios chegaram ao conhecimento de representantes do Colegiado Internacional da Ordem DeMolay, muito obrigado. Devido ao tamanho do sucesso do evento fomos solicitados a ampliá-lo para que na terceira edição prevista para outubro possamos recepcionar representantes de todo o Brasil, que desejam conhecer o que aqui realizamos objetivando levar o formato aos demais Estados da nossa nação.

O gabinete do Ilustre Comendador Estadual do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, sente-se honrado em outorgar estes certificados de agradecimento a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, ao Grande Oriente Paulista, e ao Deputado Aldo Demarchi pela enorme contribuição e auxílio para realização do Segundo Destacamento Estadual de Cavaleiros do Estado São Paulo. São Paulo, 19 de agosto de 2011. Assinamos eu, Rafael Poggio Soneghet Ilustre Comendador Cavaleiro do Estado de São Paulo, Guilherme Augusto Aguiar, Grande Mestre Estadual do Grande Conselho Estado da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo.

A todos os presentes neste momento vamos proceder com o encerramento. Cavaleiros e assistentes retornemos ao altar. Senhores cavaleiros cumpram os seus deveres no altar.

 

* * *

 

- É feito o encerramento.

 

* * *

 

O SR. RAFAEL POGGIO SONEGHET - É com imensa gratidão e satisfação que encerramos nossa participação nesta Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Esta Presidência agradece a apresentação da Cavalaria da Ordem DeMolay e as homenagens recebidas pelos integrantes da Mesa e os Grãos Mestres, e dizer que é uma satisfação muito grande nós termos a participação dos jovens que serão os futuros não só dentro do Brasil, mas da nossa instituição.

Gostaria de fazer citação também de algumas pessoas como o senhor Paulo Antonio Maluf, que é membro ativo da Augusta e Respeitável Loja Cavaleiros de São João, nº. 115, e que também é diretor da Abeta, e neste ato representa o nosso irmão e Deputado Antonio Salim Curiati; o senhor Cristian Lanfredi, delegado de polícia que está representando o Delegado Geral de Polícia, doutor Marcos Carneiro Lima; o senhor Vanderlei Venceslau Faria, grande Secretário Estadual de Políticas Públicas; o senhor Armando Silva Filho, que representa a senhora Denise Honorato Morais, Digna Grande Matriarca da Ordem da Estrela do Oriente; o senhor Cláudio Auricchio Turi, deputado federal e Grande Tesoureiro da Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil; o senhor José Montagnana Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Estado de São Paulo; o senhor Osíris Blanco, vice-Presidente do Instituto Paulista dos Engenheiros e Arquitetos Maçons.

Neste ato e em seguida gostaríamos de fazer aqui duas homenagens in memorian: uma ao nosso saudoso Irmão Romeu Bonini. Eu pediria ao nosso Grão Mestre Mário Sérgio Nunes da Costa que fizesse essa homenagem. Recebe em nome da família de Romeu Bonini seu sobrinho João Caizano Luporini Filho.

 

O SR. MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA - Meu sobrinho, para mim é uma honra muito grande prestar esta homenagem póstuma ao nosso saudoso e mui digno Irmão Romeu Bonini com este gesto simbólico que a Maçonaria de São Paulo presta em sua memória fazendo chegar as vossas mãos para que leve a nossa cunhada como uma pequena demonstração do nosso apreço e carinho e da saudade que ele deixa entre nós pelo exemplo de retidão, conduta e de cidadão que pautou a sua vida carnal.

Este diploma tem a assinatura dos três Grãos Mestres do Estado de São Paulo com demonstração do respeito e a unanimidade que tem e que gozou durante a sua vida entre todos nós. A Maçonaria unida de São Paulo concede este diploma na data comemorativa do Dia do Maçom ao seu Grão Mestre que confere o presente diploma de reconhecimento ao respeitável irmão Comendador Romeu Bonini, in memorian, pelo trabalho empreendido como Grão Mestre do Grande Oriente São Paulo, pela contribuição para o engrandecimento da maçonaria, bem como para o desenvolvimento social e a construção de um mundo mais fraterno, justo e perfeito. Oriente de São Paulo, 19 de agosto de 2011 da era vulgar. Assinam: Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo; Francisco Gomes da Silva, Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Sereníssimo Irmão Jurandir Alves Vasconcelos, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - A senhora Evelise Blanco de Carvalho receberá das mãos do Grão Mestre do Oriente Paulista, Irmão Jurandir Alves Vasconcelos, também uma homenagem in memorian a Chico Trolha. Ela representa “A Trolha”.

 

O SR. JURANDIR ALVES VASCONCELOS - Coube a mim a honra de poder passar as suas mãos este diploma de grande mérito, grande merecimento, tanto é verdade que nós todos sabemos que para conhecimento maçônico é necessário estudo, e dentre aqueles que se destacam nos nossos estudos maçônicos existiu e existe o querido Irmão Chico Trolha.

Quero neste exato momento passar as suas mãos este diploma exatamente porque o merecimento é incomensurável e a alegria de poder passar as suas mãos este diploma é incontida por puro merecimento e reconhecimento de tudo aquilo que o querido Irmão Chico Trolha representa em termos de cultura maçônica. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Esta Presidência concede a palavra ao senhor Francisco Gomes da Silva, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

 

O SR. FRANCISCO GOMES DA SILVA - Caríssimo Deputado Aldo Demarchi, que preside esta sessão de homenagem ao Dia do Maçom na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; caríssimo e eminente Grão Mestre do Grande Oriente São Paulo, Irmão Mário Sergio Nunes da Silva; Sereníssimo Grão Mestre Irmão Jurandir Vasconcelos do Grande Oriente Paulista; Comandante Irmão Cury, Comandante do Real Arco Americano no Brasil, demais autoridades presentes, queridos irmãos, queridas cunhadas, queridos sobrinhos e sobrinhas, demais autoridades, a comemoração de hoje remete ao meu pensamento aos movimentos que culminaram com a emancipação política da nossa pátria e da América numa época em que nós, maçons, éramos uma via forte de transformação através de sentimentos libertários que floresciam no coração dos irmãos daquele tempo, e que se espargiam nas Lojas de então na forma de movimentos libertadores.

Encontraremos marcas desse enunciado na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Abolição dos Escravos, na Proclamação da República e em tantos outros. Esse passado histórico estará a exigir de cada um de nós e dos homens de bem desse país uma reflexão de nosso comportamento diante dos fatos que se sucedem a cada dia.

Patrocinados pelos que praticam a imoralidade, os que não cumprem os compromissos assumidos perante a família e o povo, por isso meus irmãos e senhores, caro Deputado, no alvorecer de qualquer aurora e a qualquer momento sairemos da letargia e combateremos os mercadores de promessas, os aproveitadores da ignorância, os fariseus da moralidade, do desrespeito ao semelhante, dos que escarnecem do sofrimento alheio, dos que locupletam indevidamente. É verdade que hoje diferente de ontem vivemos a época da internet. Época do teleprocessamento de dados via satélite e que aproxima as antenas dos satélites, as antenas das televisões e dos computadores domésticos, aproximando os homens e suas caras, transformando o planeta em uma aldeia global e de contato imediato.

Assim, e por isso, nós e nossa instituição haveremos de passar por uma transição capaz de responder aos reclamos da sociedade e passemos a ser participantes ativos do nosso ideário e influir na vida da família, da pátria e da humanidade. O papel do maçom numa sociedade moderna ultraespecializada e dotada de alta tecnologia nos remete para um futuro de deveres a serem cumpridos e de afazeres imediatos que o caminho da política me parece ser o mais indicado a nos chamar para ajudar na solução dos problemas prementes entre os quais o combate duro contra a corrupção que agora não mais teme ninguém.

Este privilégio cabe a nós por quê? O passado que nos foi legado, assegura que não podemos deixar para os que vêm depois de nós comportamentos desabonadores de nossa conduta nos dias de hoje. E acreditem, para o trabalhador incansável como maçom o sono só lhe vem bem mais tarde, muito tempo depois do crepúsculo, e a labuta começa bem antes da aurora. E sob o signo desse amanhecer que desponta para todos nós juntos sustentemos a bandeira do progresso da humanidade com esforço desinteressado, e o sonho da reconstrução de uma sociedade mais justa e menos explorada pelos aproveitadores da pobreza, da ignorância e dos desinformados, com o propósito de atribuir-lhe a condição de sobrevivência. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - “A Mesa da Assembleia Legislativa tem a honra de entregar ao Grão Mestre do Supremo Grande Capítulo Maçom Real Arco do Brasil pelos 10 anos de fundação, e pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade paulista, por essa nobre instituição que por meios de seus membros desempenha um grande serviço à frente de muitas entidades de benemerência e assistência social em nosso Estado. São Paulo, 19 de agosto de 2011. Assinado pelo Presidente da Casa Deputado Barros Munhoz, 1º Secretário Deputado Rui Falcão, e o 2º Secretário esse que vos fala. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Passaremos agora a palavra ao Grão Mestre do Grande Oriente Paulista, senhor Jurandir Alves de Vasconcelos.

 

O SR. JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS - Meu querido Deputado e irmão Aldo Demarchi bandeira maçônica desta nobre Casa de Leis, apoio constante da maçonaria no Estado de São Paulo; meu Grão Mestre Agrespe Francisco Gomes da Silva; meu Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo Mário Sérgio Nunes da Costa; meu Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo Benedito Marques Ballouk Filho, meu querido Irmão Curi com o novo título hoje Supremo Mandatário do Real Arco no Brasil a quem dedicamos total atenção e carinho pelo grande trabalho desenvolvido e pela parceria constante com a maçonaria e o Grande Oriente Paulista; demais autoridades do Poder Legislativo, Executivo, Judiciário, queridas cunhadas, visitantes e representantes de entidades paramaçônicas, mais uma vez aqui estamos unidos como nunca em busca permanente do ideal maçônico que um dia ao sermos iniciados assumimos perante nossos padrinhos e a nossa Ordem.

Destacamos neste dia o incansável trabalho nas áreas político, social e educacional. Nós, maçons, somos construtores do templo interior para que sejamos exemplos na vida profana a cada dia, a cada hora e a cada minuto. Os institutos por nós fundados nas áreas da medicina, odontologia, engenharia, arquitetura, advocacia, empresarial, contadoria e outras tantas profissões são a prova cabal da necessidade de atuação maçônica nas mais diferentes profissões dos membros que compõe a maçonaria unida por São Paulo.

Vale destacar ainda que as entidades paramaçônicas como o Clube das Acácias, Arco Íris, Filhas de , os DeMolays e tantas outras entidades atuam constante em nosso meio com ação fraterna e solidária em prol do bem estar social. Por isso rendemos a todas essas entidades votos de louvor. Figuras de destaque na nossa Ordem sempre terão que serem lembradas como irmãos ilustres. Cito aqui alguns deles: José Rodrix, com quem tive grande prazer de conviver e adquirir cultura maçônica; Chico Trolha, a quem nós acabamos de homenagear pelo seu conhecimento ilimitado das coisas da nossa Ordem; Antonio do Carmo Ferreira, Presidente da Academia Maçônica de Letras; Atos Vieira de Andrade, Castelani, o inesquecível Raimundo Rodrigues, Otacílio Schüller e tantos outros. Eles nos inspiraram a fundar da Confederação Maçônica do Brasil com seus 19 associados à Escola Nacional de Altos Estudos Maçônicos inédito dentro da nossa Ordem, com o intuito de promover cultura, ensino e educação aos maçons e aos profanos. Destaco aqui a educação nas escolas que muito deixa a desejar.Como fator único, repito, fator único do desenvolvimento e nível de cada nação.

Povo sem cultura dorme eternamente no berço esplêndido da ignorância, e com ignorantes não iremos a lugar nenhum. De que adianta o progresso de um país se a cultura continua estagnada? É sucesso apenas financeiro e de aparência. Somos parte integrante de um país que apresenta 40% das moradias sem saneamento básico. Isto significa nada mais nada menos risco de epidemias, como podemos constatar através da mídia inúmeras vezes.

Nos 30 anos que o Grande Oriente Paulista acaba de comemorar com mais de 8.300 obreiros sendo a potência mais jovem, ressaltamos que devemos mais que nunca nos engajarmos em todos os projetos e campanhas em prol de nossa sociedade fazendo uma política séria através de uma inserção política das três potências. E já demonstrou resultados no presente e também demonstrará resultados para o futuro. Só a cultura e competência impõem a moralidade. Todos os presentes entendem perfeitamente o que eu quis dizer. A moralidade é necessária e obrigatória que seja imposta a qualquer custo neste país.

E termino dizendo a vocês, não basta habilitar o indivíduo para o trabalho em todas as áreas, que é um estrito dever social, é preciso dar-lhe formação moral e cívica em busca de novas conquistas, de modo que isto resulte em benefício da humanidade carente de conhecimento e paz. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Esta Presidência passa neste momento as mãos do Grão Mestre Jurandir Alves de Vasconcelos do Oriente Paulista o certificado de reconhecimento da Assembleia Legislativa ao Grande Oriente Paulista pelos 30 anos de fundação de relevantes serviços prestados em prol da sociedade paulista por esta nobre instituição, que por meio de seus membros desempenha um grande serviço à frente de muitas entidades assistenciais do nosso Estado. É assinado também pelo Presidente da Casa Deputado Barros Munhoz, pelo 1º Secretário Rui Falcão, e pelo 2º Secretário, esse que vos fala. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Passamos a palavra agora ao Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Mário Sérgio Nunes da Costa.

 

O SR. MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA - Obrigado, senhor Presidente. Mui digno Deputado Aldo Demarchi, nosso irmão, que preside esta 15ª Sessão de Homenagens a Maçonaria no seu dia comemorativo, Dia do Maçom, 20 de agosto. Por iniciativa do fraterno irmão Aldo Demarchi, esta Casa tem nos homenageado e a todos os maçons do Estado já há 15 anos.

Respeitável Irmão Cury, Supremo Mandatário do Real Arco Americano no Brasil, querido Irmão e amigo Jurandir Vasconcelos, Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Paulista; Sereníssimo Irmão Grão Mestre amigo e fraterno Francisco Gomes da Silva; Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, nós combinamos de usar o nome um do outro, que de há muito tempo me permite chamá-lo de Chiquinho, da mesma forma que tem a liberdade de chamar-me de Marinho, mostra o nosso laço de amizade e respeito irrestrito. Agora não sei como fazer com o Jurinha para ficarmos numa tríade.

É uma honra para mim muito grande falar do alto desta tribuna nesta Casa de Leis, nesta Casa respeitável da sociedade civil organizada do nosso Estado.Vinte de agosto que remete, já foi citado, há cerca de 189 anos quando nosso também Irmão Gonçalves Ledo num discurso inflamado plantava e estimulava a semente da formatação da nossa nação ao qual a conhecemos hoje. Vem daí a homenagem do dia 20.

Verdade que conquistamos a independência e construímos a República, mas essa luta da consolidação da República pela independência se mantém até os dias de hoje. Não mais do Estado, mas sim dos cidadãos que buscamos nos dias de hoje a liberdade com relação à exclusão social que subjuga grande parte do nosso povo. Nós, na edição de 2008 desta Sessão de homenagens, participamos de um movimento coletivo onde surgia o MMUSP - Movimento da Maçonaria Unida por São Paulo. Naquela oportunidade a três mãos foi construída e escrita uma carta aberta à sociedade em que a maçonaria se insurgia contra os escândalos reinantes na classe política do nosso país. Lembramos todos que os escândalos só eram suplantados à medida que novos e maiores surgiram. Deste movimento, desta carta surgiu uma semente de trabalharmos em conjunto com Irmãos maçons ou não desta Casa e de outras Casas de Leis, como também o Poder Executivo que administra a nossa cidade e o nosso Estado. Fizemos e fazemos ações sociais, e ações de movimentação política ombreando por causas sociais justas.

Hoje não temos todos esses problemas, esses constrangimentos resolvidos, mas o noticiário de hoje nos traz uma esperança, uma expectativa que vindo do governo central do Brasil o exemplo de saneamento daqueles que mancham a boa honra dos dirigentes do nosso país. Temos certeza que o nosso alinhamento junto com os que estão empenhados nesse saneamento trará bons frutos para o Estado, para a Ordem e para a sociedade.

Nós somos hoje 221 mil maçons abrigados em cerca de 6.500 Lojas Maçônicas distribuídas por todo território nacional. Se daquele movimento que iniciamos em 2008 já se pode sentir e perceber frutos é de se imaginar que alargando esse compromisso, esse engajamento para esses números que acabo de falar a nossa expectativa se torna frutífera sobre o ponto de vista de apoiarmos as ações daqueles que tem e pretendem manter suas mãos limpas na coisa pública para o bem da educação, da segurança e da saúde do nosso povo.

Espero, desejo que tenhamos oportunidade juntos de no ano de 2012 nos reunirmos novamente para festejar e confraternizar o Dia do Maçom, e os números que iremos nos reportar, que iremos declarar sejam de encontro ao anseio e a expectativa do nosso povo.

Muito digno Presidente e Irmão Aldo Demarchi, muito obrigado por aqui estar e falar nesta noite. Permita-me uma singela homenagem: no último dia 29 de julho o Grande Oriente São Paulo comemorou 90 anos de sua fundação. Nós houvemos por bem cunhar uma medalha que simbolizasse esses 90 anos, ele é composto por nove letras e cada uma significa uma década e ao centro o nosso logo, a nossa marca. Eu gostaria de agora passar as vossas mãos uma singela homenagem do Grande Oriente São Paulo em agradecimento pela vossa conduta, pela vossa fraternidade junto aos Irmãos que sempre tem no seu gabinete uma porta aberta para ouvi-los, e por honrar a maçonaria na sua data mais nobre. Muito obrigado, meu Irmão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da Medalha.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Eu gostaria de aproveitar este momento ao me levantar para receber essa honraria e também passar às mãos do Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo um reconhecimento, um certificado de reconhecimento da Assembleia Legislativa ao Grande Oriente de São Paulo pelos 90 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade paulista. Assinado também pelo Presidente da Casa Deputado Barros Munhoz, pelo 1º Secretário deputado Rui Falcão, e por esse que vos fala como 2º Secretário. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Senhoras e senhores, meus queridos Irmãos, cunhadas, sobrinhos, autoridades presentes, saibam que estou muito honrado em presidir esta Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom, porque entre outras razões esta é uma oportunidade de nos confraternizarmos com centenas de Irmãos, cunhadas, sobrinhos e membros de entidades paramaçônicas aqui presentes.

Oportunidade como essas são raríssimas. Temos que agradecer ao grande Arquiteto do Universo quando elas nos são dadas. Esta é a 15ª vez que isso acontece pelo fato de ter sido eleito para a minha quinta legislatura, e se Deus quiser, e tenho certeza que ele vai querer, estaremos aqui para pelo menos nos próximos três anos.

Meus Irmãos, mesmo querendo não podemos deixar de exaltar o passado e a história da nossa Ordem, e não tão pouco os efeitos dos nossos predecessores próximos ou distantes. Tanto é que, nesta noite homenageamos, reconhecemos e comemoramos os 90 anos do Grande Oriente São Paulo, 30 anos do Grande Oriente Paulista, 10 anos do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Real Arco do Brasil, e os 40 anos ininterruptos de edição da mais antiga revista maçônica do Brasil “A Trolha”, fundada pelo nosso saudoso Chico Trolha, cuja filha senhora Evelise Blanco de Carvalho temos a honra de receber esta noite. É inegável que todas as obras editadas pelo nosso saudoso Chico Trolha, e em especial a revista “A Trolha” foi e sempre será um poderoso instrumento de disseminação da cultura maçônica no Brasil.

Os 10 anos do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Real Arco do Brasil representa a consolidação, a aproximação formal e oficial com a maçonaria americana, a maior do mundo, com mais de dois milhões de membros. Essa aproximação significa muito para nós brasileiros, pois a Maçonaria Americana é reconhecidamente a que tem um dos modos operante mais concreto e objetivo, tanto é que inúmeras entidades filantrópicas com forte atuação nos países menos desenvolvidos são suportados pelos maçons americanos. Para comemorar os 10 anos desse novo laço entre a maçonaria brasileira e a americana estará sendo realizado aqui em São Paulo no Oriente, na maior maçonaria do Brasil, a partir do dia 11 de novembro próximo o Encontro Nacional de Maçons do Real Arco com a presença dos dirigentes do Real Arco dos Estados Unidos. Nosso Irmão Joaquim Guilherme, do Real Arco Internacional para América Latina, estende o convite para a participação de todos os maçons de São Paulo.

Quanto às duas obediências que comemoraram data cheia de fundação tem demonstrado que com base no trabalho sério e de honradez pode-se construir um edifício sólido e sempre tenderá ao crescimento. E é isso que acontece como GOSP e o GOP, porque somados possuem aproximadamente mil lojas em atividade e 30 mil obreiros trabalhando para o desenvolvimento social de São Paulo. Entretanto, o motivo de uma das homenagens feitas aqui eu gostaria que fosse outra, trata-se da homenagem póstuma prestada ao nosso Grão Mestre de Honra do Grande Oriente de São Paulo, o nosso saudoso Romeu Bonini. Porque ao fazê-lo a Maçonaria Paulista lamenta por sua passagem para o Oriente Eterno.

Romeu Bonini era um grande Irmão que me demonstrou um enorme sentimento de apreço que sempre procurei corresponder. Há 15 anos quando cheguei nesta Casa, ele era o Grão Mestre do GOSP, e foi um entusiasta colaborador para o retorno destas sessões da maçonaria na Assembleia Legislativa. O Irmão Marinho, com todo respeito, o Irmão Mário Sérgio deve se lembrar que foi o Primeiro Grão Mestre do GOSP a tomar assento aqui quando voltamos as comemorações do Dia do Maçom neste Parlamento. Que descanse em paz Irmão Bonini junto ao grande Arquiteto do Universo, com certeza de que os que aqui estão tudo farão para honrar a sua obra e dignificar o seu trabalho para engrandecimento para a Maçonaria Paulista e em particular do Grande Oriente de São Paulo.

Meus irmãos, após esses 15 anos de ter o privilégio e honra de presidir esta Sessão Dia do Maçom todos tivemos oportunidade de ouvir dezenas de discursos sempre com importante conteúdo social, político e maçônico. Eu mesmo pude falar sobre tudo e sempre a cada ano procurando não ser enfadonho, nem tão pouco repetitivo. Isso é difícil, uma vez que para falar da maçonaria sem adentrar nos seus mistérios é uma tarefa bastante delicada. Por esta razão, neste ato eu quero relatar as minhas observações sobre alguns fatos que ocorreram desde a última comemoração ocorrida no ano passado e registrar as conclusões sobre os mesmos, à luz da doutrina maçônica.

Meus Irmãos, cunhadas e sobrinhos, quando organizamos o Dia do Maçom no ano passado optamos por mostrar que a maçonaria, principalmente a maçonaria paulista tem como membro pessoas proeminentes da sociedade que foram reconhecidas por ela, muito mais por seu trabalho altruísta visando o desenvolvimento de uma categoria profissional ou segmento econômico, e predominantemente por seu trabalho a frente das instituições de benemerência e assistência social. Com alegria vejo que muitos daqueles irmãos estão aqui, novamente como é o caso do Irmão Diniz que é o Presidente do Siamfesp, e dos Irmãos de Rio Claro, Tu Reginato e Sérgio Christofoletti da Casa das Crianças, São João da Escócia; Nelson Cecanho e Luiz Carlos Nascimento que são diretores da Guarda Mirim; e o Arlindo Vieira e Marlos Cavalaro do Hospital Bezerra de Menezes.

O trabalho desses Irmãos é de tal importância e de repercussão, que mesmo sem ser solicitado o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin fez questão de conversar com os nossos Grãos Mestres e eu tive a honra de estar presente e participar desse rico encontro, quando tivemos a oportunidade de informar ao senhor Governador a grande participação da maçonaria em obras sociais, o que o deixou visivelmente interessado e com disposição a colaborar com o nosso trabalho.

Bem sabe os Irmãos que onde há o trabalho social lá está um maçom. Somos representantes na direção da maioria das ONGs voltadas para o atendimento social, seja na área da saúde, amparo social ou clubes de serviços. Esse trabalho, embora esteja sendo feito num grande volume o é também de maneira difusa, desta forma não alcançando todo o seu potencial. Poderíamos conseguir mais se tivéssemos um trabalho coordenado e macroplanificado. Um dia chegaremos lá, pois o maçom é um evolucionista e isso é uma evolução.

Notem, meus Irmãos, que até agora não usei o termo filantropia, como muitos gostam de utilizar para indicar algum ato de benemerência. Isso porque ambas as palavras têm significado diferente. O termo filantropia foi criado pelo Imperador Romano Flávio Cláudio Juliano, no IV século de nossa Era, e significa o ato de zelar pelo bem da humanidade. E, por conseguinte, por seu progresso visando uma melhor qualidade de vida para todos. Por sua vez, benemerência é um ato de praticar o bem e isso resulta em ações com resultados muito mais sobre as consequências dos infortúnios humanos do que sobre as suas causas.

Deste modo, atrevo-me a dizer que hoje os maçons são reconhecidos principalmente por suas obras de benemerência, porque estamos presentes na maioria das entidades que prestam assistência social. E a nossa presença de um trabalho honesto e abnegado faz com que as entidades obtenham sempre um resultado bastante positivo, conseguindo amparar muito mais pessoas do que lá não estivéssemos.

Porém o que fazemos pode melhorar a vida de alguns milhares de pessoas, mas ainda é insuficiente. Para mudarmos a situação social uma vez que nossas ações tornaram-se apenas um lenitivo sobre os problemas que afligem a nossa sociedade e não um eficiente antibiótico para erradicar a pobreza humana, principalmente a sua pobreza moral e a pobreza dos bons valores. Se pensarmos em nossos predecessores, aqueles que formataram realmente a maçonaria que hoje praticamos poderemos sim neles encontrarmos a presença de um verdadeiro pensamento filantrópico. Os maçons que trabalharam no decorrer dos quatro séculos da história identificável da maçonaria, foram sim, filantrópicos, uma vez que construíram a paz e edificaram uma nova humanidade mais progressista e pluralista. Eles fizeram à diferença. Nós apenas estamos dando continuidade ao que nos foi legado.

Meus Irmãos, dar continuidade apenas não basta. Mas o que fazer? Para começar todos nós por meio de nossas Lojas podemos colaborar na formação dos jovens nas Ordens Paramaçônicas, em especial os membros da Ordem DeMolay que se apresentaram nesta noite magnificamente, e todos os anos tem nos brindado com essa apresentação. Tem nos mostrado valores humanos e sociais muitas vezes esquecidos na rotina das nossas vidas. Se nós somos o presente, eles, sem dúvida nenhuma, serão o futuro. Temos que trabalhar de tal forma que possamos fazer e ampliar, e também aplicar a vacina contra o câncer da miséria, não apenas na miséria material, mas também na miséria moral e espiritual. Para nos guiar temos a doutrina maçônica que deverá ser estudada e desenvolvida com maior empenho de todos nós.

Temos que trabalhar com ardor para desbastar as asperezas das pedras do canteiro para que cada uma possa ser útil a nossa grande obra. Temos milhares de obreiros que se apresentarem a usar corretamente todos os utensílios do construtor social, iremos com certeza edificar um mundo mais feliz, mais fraterno, mais justo e mais perfeito.

Meus Irmãos, para finalizar, para nos tornarmos verdadeiros filantrópicos queremos propor um desafio a todos. A todos aqui que se fazem presentes e nos assistem, que no próximo ano quando nós nos reunirmos novamente aqui como construtores sociais pelo que fizermos, até lá para melhorar a nossa sociedade, podemos dizer em alto e bom som, nós somos maçons, nós fazemos a diferença. Muito obrigado. (Palmas.)

Antes de encerrar farei um comunicado: esta Sessão está sendo gravada pela TV Assembleia e ela irá ao ar no domingo dia 21, domingo próximo, às 21 horas, pela Net canal 13, e pela TVA canal 66.

Eu gostaria também de fazer um agradecimento na pessoa do Grão Mestre do Grande Oriente São Paulo Mário Sérgio Nunes da Costa, do Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo Francisco Gomes da Silva, do Grão Mestre do Oriente Paulista Jurandir Alves de Vasconcelos, e do Secretário Geral do Supremo Grão Capitulo de Maçons do Real Arco do Brasil Paulo Roberto Curi a presença de todos, todas as autoridades que aqui já estiveram presentes, aos nossos Irmãos.

Esgotado o objeto da presente Sessão esta Presidência agradece também os funcionários da Casa, e a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. E também convidamos agora, logo após este ato, para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra a Sessão às 21 horas e 59 minutos.

 

* * *