http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE JUNHO DE 2013

032ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS, INSTITUÍDO EM SÃO PAULO PELA LEI 11.153, DE 2003, E O 102º ANIVERSÁRIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL"

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Passa a nomear as autoridades presentes.Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Assembleia de Deus, instituído em São Paulo pela Lei 11.153, de 2003, e o 102º aniversário da Assembleia de Deus no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - CHICO SARDELLI

Deputado estadual, enaltece os pastores presentes e ressalta sua importância para a Assembleia de Deus.

 

003 - GILBERTO NASCIMENTO

Presidente estadual do PSC, manifesta sua alegria pela homenagem. Faz histórico da Assembleia de Deus no Brasil. Destaca o crescimento da igreja ao longo dos anos. Enaltece o papel das mulheres na instituição. Afirma que esta é uma reunião diferenciada. Comenta que os governos têm "prazo de validade", mas os homenageados servem a um "governo celeste".

 

004 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades.

 

005 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor Presidente da Assembleia de Deus de Jandira e da Cieadespel (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes), elenca motivos para a comemoração dos 102 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Relata que é filho de pastor. Enaltece o deputado José Bittencourt pela realização desta solenidade. Afirma que o Brasil é um país sem memória. Lembra que um dos pioneiros da instituição hospedou-se em sua casa, quando novo. Declara ser importante que a igreja faça sua presença ser sentida na sociedade.

 

006 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Lê estatísticas sobre o número de evangélicos no Brasil. Ressalta a importância de realizar esta sessão solene. Anuncia número musical.

 

007 - JOSÉ LEANTE PINTO

Pastor e 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus do Ipiranga, diz estar feliz por participar desta solenidade. Lê passagem bíblica. Afirma ser impossível falar da Assembleia de Deus no Brasil sem mencionar o papel dos pioneiros, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Faz histórico da instituição, que é a maior igreja pentecostal do Brasil, servindo, a seu ver, de referencial para outras.

 

008 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Tece considerações sobre a simplicidade do Cristianismo. Alude ao lançamento de livro, de sua autoria, sobre a missão da igreja. Anuncia apresentação musical.

 

009 - ANTONIO MUNHOZ

Pastor Presidente da Assembleia de Deus da Missão em Americana, afirma que José Bittencourt foi seu sucessor. Agradece pela homenagem. Faz histórico de sua vida religiosa. Ressalta a importância da Assembleia de Deus em sua vida.

 

010 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical. Presta homenagem, com entrega de placas, aos pastores Antonio Munhoz e José Leante Pinto. Lê texto a respeito do Cristianismo. Menciona praças nomeadas em homenagem ao pastor Antonio Munhoz, em várias cidades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Senhoras e senhores, meus irmãos e minha irmãs, a paz do Senhor Jesus!

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Assembleia de Deus em São Paulo, instituído pela Lei 11.153/2003 e simultaneamente o 102º Aniversário da Assembleia de Deus no Brasil.

Convido a todos para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Emerson Pereira da 1ª Seção do Corpo Musical.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o Brasil! Queremos nominar as autoridades que estão conosco e a formação, a composição desta Mesa. Eu convido o ilustre pastor Luiz Paes que representa a Coordenadoria aqui em São Paulo da Convenção das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro, ou seja, a Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Estado do Rio Janeiro. Fique aqui a minha direita ao lado do pastor Antonio Munhoz. A minha direita pastor Antonio Munhoz, digno Presidente da Assembleia de Deus da Igreja Missão em Americana - São Paulo, cidade de Americana, um pastor que nos honramos e dispensamos honra nesta noite como também nosso convidado especial para participar deste evento. Pastor Samuel Rodrigues, Presidente da Assembleia de Deus de Jandira e da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, está aqui a minha esquerda. Também a minha esquerda pastor Herculano Rufino, Presidente - Ciadbesp - Convenção de Igrejas das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo. Também conosco compondo a Mesa pastor Presidente da Assembleia de Deus em Aricanduva, mas vinculado a Coordenadoria como disse aqui em São Paulo da Convenção das Igrejas Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro, pastor Luiz Paes a minha direita.

Conosco também queremos registrar a presença do ilustro deputado Chico Sardelli está aqui a minha esquerda, nosso 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora desta Casa Legislativa, grande deputado aqui da bancada do PV nesta Casa. Conosco também o sempre deputado Gilberto Nascimento que hoje Preside o PSC - Partido Social Cristão aqui no Estado de São Paulo. Conosco representando a vereadora Noemi Nonato do município de São Paulo o pastor Lourival Mota Júnior que está aqui a minha esquerda. Senhor Cristiano Lanfredi, Delegado da Assistência Policial da Alesp, desta Casa, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, doutor Luiz Maurício Souza Blazeck. Conosco também a Tenente PM Amanda Hatsume Sato Sabbatini, representando o Coronel Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Conosco o pastor Arthur Bittencourt, aliás, quero apresentar minha família, pastor Bittencourt a minha esquerda, meu filho, doutor Arthur me ajuda muito na tarefa de servir ao Senhor e servir a este Estado e a esta nação. Madinha minha esposa, para os outros Madalena, para mim Madinha, também a Cintia minha filha e o meu netinho David está por aí. Minha família a quem nós agradecemos a Deus e que também honramos e tributamos honra a família. Sem a família nós não somos nada, aliás, a igreja é uma grande família. A igreja é composta de famílias. Conosco também senhor José Aparecido representando o ilustre deputado desta Casa Itamar Borges. Acaba de chegar o pastor José Leante Pinto, 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus, Ministério do Ipiranga, representando o pastor Alcides Favaro, da Assembleia de Deus, Ministério do Ipiranga e da Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo. Um grande Ministério com mais de mil igrejas aqui no Estado de São Paulo, mas também da própria Convenção Estadual que agrega essas igrejas. Deus abençoe.

Quero registrar a presença do meu colega e um dos vices-líderes da nossa bancada do PSD deputado Osvaldo Verginio lá de Osasco, aliás, é deputado do Estado de São Paulo, ele legisla e discute a peça orçamentária que é a principal lei que nós discutimos aqui no Estado, a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias com interesses para todo o Estado de São Paulo. Então quero que vocês aplaudam o Senhor pela vida dos deputados que estão aqui deputado Osvaldo Verginio, deputado Chico Sardelli, deputado Gilberto Nascimento, aplaudam o Senhor por estes ilustres companheiros. (Palmas.)

Nós queremos na sequência já agradecer a Banda da Polícia Militar que esteve conosco aqui até agora pouco e apresentou o Hino Nacional Brasileiro.

Queremos comunicar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida também pela TV Assembleia no domingo dia 16 de junho às 21 horas pela NET canal 13, e TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

De início queremos franquear a palavra ao nobre deputado Chico Sardelli como consta do nosso roteiro. Sempre lembrando aos senhores da exiguidade do nosso tempo, não estou falando aqui para o deputado Chico Sardelli, estou falando aqui até para todos nós que estaremos participando aí e utilizando a palavra.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Boa noite a todos, saudar a todos na paz do Senhor. Minha felicidade de estar aqui hoje para poder parabenizar este homem que eu aprendi a gostar, aprendi a amar nos idos de 85, 86 quando eu conheci pastor Antonio Munhoz, em nome dele saudar todos os pastores aqui presentes, todas as autoridades aqui presentes da Assembleia de Deus. Saudar a irmã Carolina Munhoz e em nome dela saudar todas as mulheres aqui presentes, é um prazer enorme recebê-la. Saudar o deputado Osvaldo Verginio, deputado Gilberto Nascimento nosso sempre deputado, e o deputado José Bittencourt que é autor deste requerimento que presta esta homenagem sincera, de coração a este homem que merece.

Eu costumo sempre, pastor Munhoz, depois que eu o conheci, e depois de um ano e meio de uma diversidade muito grande na minha vida, passei por uma cirurgia e na noite que eu fui internado eu pedi ao hospital que mandasse um pastor para mim, como foi uma cirurgia urgente num momento muito rápido na minha vida e lá estava o pastor Samuel, e o pastor Dilmo orando por mim, e graças a Deus os irmãos de Americana, todos aqueles que tiveram oportunidade, e eu sei que também o senhor me ajudou muito em oração, e Deus ouviu a vocês pois estou aqui. Por isso não poderia deixar esta noite de trazer um abraço fraternal ao senhor e dizer o quanto o senhor é importante para a Assembleia de Deus, quanto o senhor é importante para o povo de Deus, e quanto o senhor é importante e foi para minha vida pessoal como homem na formação do meu caráter. Por isso eu estou muito feliz.

Deputado José Bittencourt não tem uma homenagem melhor e de maior grandeza e maior quilate que essa de poder homenagear este homem tão querido na nossa região que é o pastor Antonio Munhoz. Parabéns.

Finalizando só citar a presença do Presidente da Câmara da cidade de Americana, meu querido amigo, irmão Paulo Chocolate aqui presente entre nós. Aos demais que Deus abençoe a cada um de vocês e obrigado mais uma vez por tudo que vocês já fizeram por mim. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Queremos registrar a presença do vereador Sargento Lobo da nossa cidade lá de Santo André do PDT, muito obrigado pela presença. Também tive a informação que o prefeito Júnior da cidade de Ariranha, vereador Sérgio estão presentes, estão lá na galeria, são meus amigos, meus irmãos e obrigado pela presença o ilustre prefeito e os vereadores.

Conosco na sequência o nobre deputado Gilberto Nascimento, nosso irmão em Cristo também utiliza da palavra, e todos nós vamos abrir o coração e celebrar ao Senhor por 102 Anos da Assembleia de Deus no Brasil. Agradecemos a presença de todos que aqui estão, pastor Valdemar Augusto, aliás, quero fazer um registro especial, pastor Valdemar Augusto fique em pé, por gentileza, e o Coral da Assembleia de Deus no Ipiranga, fiquem em pé por gentileza, Ministério do Ipiranga, bonito Coral que daqui a pouco estará adorando o nome do nosso Deus, o eterno, o nosso Pai. Aplaudam o Senhor pela vida desses nossos ilustres irmãos. (Palmas.)

Os irmãos de Utinga, muitos irmãos aqui presentes, fiquem em pé, por gentileza, Utinga, Santo André irmãos que vieram aqui cooperar. Muito obrigado pela presença de todos, isso é marcante e isso deixa a gente bem agradecido pela presença de todos cumprindo esse calendário oficial aqui do Estado. Muito obrigado. Podem aplaudir também o Senhor pelos irmãos. (Palmas.) Agradecer a presença do pastor Ailton ali de Mauá com os seus companheiros; pastor Cláudio presente; pastor Aparecido de Indaiatuba e mais o pastor Silvano de Jundiaí; pastor Eder de Piraporinha, Deus abençoe com mais outros companheiros; pastor Jasiel de Itaqua que vi agora pouco aqui conosco e outros irmãos de outras localidades, desculpem não fazer menção de seus nomes, mas agradecemos profundamente.

Deputado Gilberto Nascimento com a palavra.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Meu querido pastor José Bittencourt, pastores que estão aqui nesta noite quero cumprimentá-los na presença do pastor Munhoz. Deputado Chico Sardelli, deputado Osvaldo Verginio, nosso querido vereador Paulo Chocolate, cumprimentando o vereador Paulo Chocolate cumprimento todos os outros vereadores aqui presentes, minhas irmãs e meus irmãos.

É uma alegria muito grande podermos estar nesta Casa nesta noite. Quando essa Casa abre as suas portas para um culto em agradecimento a Deus pelos 102 Anos da Assembleia de Deus. Assembleia de Deus esta que foi, que veio ao Brasil através de seus grandes fundadores missionários que aqui chegaram como Daniel Berg e Gunnar Vingren que jamais imaginavam que nós tivéssemos aqui um pouco chegando talvez a 15, 18% da população brasileira daquela semente que foi plantada lá no Belém do Pará.

Meu querido pastor José Bittencourt, quando vejo este plenário eu que fui deputado por muitos anos nesta Casa e aqui já vi tantas reuniões, reuniões estas às vezes com secretários de Estado, com ministros, governadores, prefeitos e hoje vejo uma reunião aqui diferenciada, vejo uma reunião que V.Exa. através de um requerimento aprovou nesta Casa para que ela existisse neste momento. Uma reunião com homens diferenciados, pessoas diferenciadas. Porque aqui meu querido pastor Munhoz, nós já vimos, por exemplo, secretários de Estado, homens de confiança de governo terrestre, de governos terrenos, logicamente homens que tiveram com seus candidatos a governador a Presidente da República e caminharam com eles durante uma eleição e logo depois que eles ganharam vieram a tê-los como homens de confiança. Mas normalmente são governos terrenos, governos que passam, que terminam e às vezes tem boas e belas cerimônias, mas logicamente tem o seu prazo de validade, tem o seu começo, meio e fim.

Mas eu louvo a Deus, pastor Munhoz, porque hoje o senhor vem ser homenageado numa festa como esta. Nós estamos aqui também diante de um grupo de homens de confiança, mas não são homens de confiança de um governo que termina, porque o governo terreno tem quatro anos no máximo oito anos e ele termina, ele acaba. E muitas vezes o governante também acaba exonerando o seu homem de confiança. O que nós estamos vendo aqui nesta noite pastor Munhoz, é um grupo de homens de confiança não de confiança de um governo terreno que tem prazo para começar e terminar, mas homens de confiança de um governo eterno, de um governo celeste. Homens de confiança que um dia estarão sendo chamados quando as trombetas tocarem nas nuvens estarão entrando na glória do Senhor, e ouvindo o Senhor dizendo: vinde benditos de meu Pai, que é isso que tenho preparado para vós. (Palmas.)

Portanto, pastores, os senhores são homens de confiança. Homens de confiança de um governo eterno, um governo que não erra, um governo que não se corrompe, mas um governo que permanecerá para sempre até que o Senhor Jesus venha nas nuvens para buscar a igreja.

Quero, portanto, pastor José Bittencourt, parabenizar o senhor por esta festa. Quero cumprimentar também aqui as mulheres, e aqui já vou terminando, e aqui cumprimento na pessoa da nossa irmã Carolina, nossa pastora Carolina. E a Assembleia de Deus, pastor José Bittencourt, ela cresceu muito também pelo trabalho das mulheres. É impossível nós vermos uma igreja que cresça que não tenha mulheres. (Palmas.) E aí, pastor José Bittencourt, quando cumprimento estas mulheres, a nossa irmã Madalena, a nossa querida irmã Cacilda ali também da Igreja do Ipiranga, às vezes as pessoas não sabem o valor que isso tem. O valor que esse trabalho tem quando as mulheres estão envolvidas, mas aí eu posso voltar quando prendaram Jesus e acharam por bem levá-lo a crucificação e logo depois vem o senador honrado chamado José de Arimateia, portanto, político que pede o corpo de Jesus e coloca numa sepultura nova. E os homens que ali vieram logo abandonaram, foram embora, e acabaram deixando o corpo de Jesus ali, mas ali também existiam algumas mulheres, Madalena, e elas foram pra casa provavelmente pensando o seguinte: o que vai acontecer com o nosso Jesus? O que vão fazer com o corpo dele? E logo depois quando elas estavam ali nessa aflição e nessa angústia no terceiro dia, quando nenhum homem voltou mais para ver o corpo de Jesus elas voltam para ver o corpo de Jesus. E quando chegam ali elas observam que a pedra estava removida, um anjo sentado sobre a pedra logo ele pergunta: onde vocês vão? Nós viemos aqui ver o nosso Mestre. O seu Mestre não está aqui porque ele já ressuscitou.

Querido pastor Munhoz, queridos irmãos que estão aqui nesta noite, queridos deputados, se ela tivesse três homens até hoje nem São Paulo saberia que Jesus ressuscitou, mas como foram três mulheres o mundo todo sabe que Jesus ressuscitou. Parabéns mulheres da Assembleia de Deus. Parabéns homens da Assembleia de Deus, e vamos continuar levando esta mensagem dizendo que Jesus Cristo vai voltar. Deus abençoe pastor José Bittencourt, e um forte abraço a todos vocês. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Eu quero com muita alegria fazer um registro especial também da presença dos irmãos de Americana, os obreiros, obreiras da cidade de Americana, essa bonita igreja, um dos maiores templos aqui do Estado de São Paulo. Como resultado do trabalho, do esforço de todos Assembleia de Deus de Americana, pastor Antonio Munhoz na condução daquela grande obra. Fiquem em pé. E registro também a presença do Vice-Presidente pastor Domingos e sua digníssima esposa, e os irmãos lá de Americana. Muito bem, estão aí os obreiros, obreiras todos. Quero que os senhores aplaudam o Senhor pela vida de todos esses irmãos. Deus abençoe, muito obrigado a todos. (Palmas.)

Reafirmando também a presença do ilustre vereador Chocolate, que é o Presidente da Câmara daquela progressista cidade.

Estaremos ouvindo agora uma primeira apresentação do Coral Assembleia de Deus lá do Ministério do Ipiranga, sob a regência do maestro pastor Valdemar Augusto. Ouviremos dois louvores pelo Coral do Ministério do Ipiranga, Assembleia de Deus. Agradecer o nosso maestro Toninho da Banda, muito amigo do pastor Antonio Munhoz, nosso 1º Vice-Presidente Antonio Carlos, pastor Rubens Furlan nosso secretário ali do nosso Ministério, e toda diretoria aqui presente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Logo após ouviremos o Presidente da Cieadespel o pastor Samuel Rodrigues, também falando na forma regimental.

A Deus seja a honra, a Deus seja todo louvor. Obrigado pastor Valdemar Augusto, e o Coral da Assembleia de Deus do Ministério do Ipiranga.

Pastor Samuel Rodrigues com a palavra. Enquanto ele se aproxima da tribuna quero registrar a presença do pastor José Carlos de Oliveira lá de Itapevi e os companheiros lá, é membro da Mesa Diretora da Cieadespel também. Meu irmão José Gilmar Bittencourt presente aqui no Parlamento também nesta sessão. Pastor Levi Pereira Gomes e a irmã Raimunda pra gente, para o pastor Levi, Mundira. Pra nós é uma alegria tê-lo aqui também, nosso Vice-Presidente também lá de Utinga.

Justificativas também e desejando congratulações o deputado Aldo Demarchi, e também o deputado João Caramez.

Então com a palavra o Presidente, pastor Samuel Rodrigues.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Senhor Presidente desta sessão deputado José Bittencourt, queridos representantes e demais autoridades aqui presentes, meu querido pastor Antonio Munhoz, a quem nós respeitamos e honramos como um dos nossos patriarcas, baluarte da Assembleia de Deus, louvamos a Deus por sua vida. Aos demais pastores aqui representados, minhas queridas irmãs, meus irmãos que a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo repouse sobre os vossos corações.

Eu louvo a Deus pelo privilégio e pela alegria de mais uma vez estar nesta Casa para convosco dividirmos a alegria de comemorarmos 102 Anos da Assembleia de Deus. Eu que sou filho de pastor, nasci nos fundos da igreja, tenho motivos de sobra para glorificar a Deus pela oportunidade desta comemoração.

Há muitos que já não tem mais memória, já não sabem mais o que é o que foi e o que será ainda a nossa querida Assembleia de Deus no Brasil. Nós louvamos a Deus por isso. Louvamos a Deus pela vida de homens como o deputado José Bittencourt que se esforça para que a data e o Dia da Assembleia de Deus seja lembrado. Muitos já não estão fazendo questão disso, somos um país e um povo sem memória, mas é preciso esforçar porque eu me lembro quando ainda garoto e por nossa casa passava um dos pioneiros Daniel Berg que muitas vezes se hospedou em nossa casa, eu era muito garoto, mas eu me lembro que ele trazia no seu coração aquela mensagem simples, mas que ecoa nos dias de hoje em nossas vidas.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus tem tudo para comemorar. Somos um grande número na nação, mas poderíamos ser muito maiores. Mas nós louvamos a Deus que é a nossa parte, a parte que cabe ao deputado e pastor José Bittencourt está sendo feito, e a todos nós, e como representantes de igrejas da Assembleia de Deus no Brasil e algumas no Estado de São Paulo que é a nossa maioria nós louvamos a Deus porque estamos a cada dia fincando, marcando nosso território e dizendo: este solo é nosso, Assembleia Deus está aqui anunciando a maior, a melhor, e a mais poderosa mensagem que é a mensagem do evangelho.

Que Deus continue abençoando nossas autoridades e a todos os irmãos. Não deixem passar e esquecerem e que esta memória seja esquecida, mas vamos relembrar não só por 102 anos, mas que possamos todos os dias estar investindo no crescimento da obra da Assembleia de Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus abençoe pastor Samuel Rodrigues.

Nós ouviremos agora o cantor Marcos Caetano, presbítero da igreja, faz parte da diretoria, da assistência social. Vamos ouvi-lo e adorar o nome do Senhor.

Mas antes o Censo Demográfico de 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra o gigantismo da Assembleia de Deus no Brasil. No Brasil em 2010 190 milhões de brasileiros, 42 milhões de evangélicos, 25 milhões de evangélicos desses 42 milhões são pentecostais, e 12 milhões e 300 mil da Assembleia de Deus. Então nós estamos beirando a casa aí de quase um terço dos evangélicos nesse país, Assembleia de Deus. Tal modo que louvamos a Deus por esta grande igreja, não somente pela Assembleia de Deus, mas por outras igrejas que tem disseminado a palavra do evangelho por todo esse território nacional. Aplaudam ao Senhor, o Brasil é do Senhor Jesus. (Palmas.)

 

O SR. MARCOS CAETANO - Eu quero saudar os senhores com a paz do Senhor. Para mim é motivo de bastante alegria também nós estarmos aqui comemorando 102 Anos da Assembleia de Deus, e também participando da homenagem ao nosso pastor Presidente Antonio Munhoz, meu segundo pai, ele sabe disso. Eu quero agradecer a Deus e também agradecer todos os irmãos que estão aqui. A Deus toda glória Amém. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Para Jesus é mais forte, palma e glória. Glória a Deus. Os irmãos não calculam a alegria que nós temos de estar aqui neste parlamento enquanto igreja de Deus, corpo de Cristo, louvando e exaltando e celebrando a este Deus que é sobre todas as coisas criador do Universo, criador das nossas vidas, conservador das nossas vidas. Neste parlamento onde são travados os grandes embates, as grandes discussões, os grandes temas de interesse do Estado de São Paulo e de interesse da nação, de interesse da federação, de interesse do país. E nós estarmos aqui enquanto igreja de Deus dizendo neste parlamento que é o palco, que é o fórum competente para discussão de todas as questões relacionadas com a cidadania do nosso Estado e do nosso país, dizendo que Jesus é o Senhor, Jesus é Salvador, Jesus é Rei, Jesus é aquele que nos resgatou da maldição e da escravidão do pecado e nos trouxe para a sua maravilhosa luz. A ele honra, a ele glória, a ele louvor para todo sempre. (Palmas.) Deus seja louvado.

Nós estaremos ouvindo o pastor José Leante Pinto, 1º Vice-Presidente da Assembleia de Deus, Ministério do Ipiranga, ele vai trazer um breve histórico da Assembleia de Deus no Brasil. Nós já conversamos o tempo é exíguo, nós não queremos passar das 21h30, acredito que mais 20 minutos estaremos encerrando esta sessão solene em celebração ao nosso Deus, por 102 Anos da Assembleia de Deus no Brasil.

Registro a presença também do pastor José Fanes, estou vendo lá com os companheiros de Miracatu, fique em pé. Pastor José Fanes, vereador, Presidente da Câmara, meu irmão, meu amigo, um grande homem de Deus e que faz a diferença junto com os seus companheiros ali naquela cidade de Miracatu. Está ajudando o prefeito nosso lá o prefeito João. Aplaudam o Senhor pela vida do pastor José Fanes, e a comitiva de Miracatu. (Palmas.)

Com a palavra pastor José Leante Pinto.

 

O SR. JOSÉ LEANTE PINTO - Pastor José Bittencourt, essa magna Mesa composta, e companheiros aí parlamentares, pastor Antonio Munhoz, patriarca da Assembleia de Deus no Brasil. Estou feliz por participar deste evento especial, deste conclave numa ocasião tão importante. Trago aqui a saudação do pastor Presidente, pastor Alcides Favaro que preside o Ministério e a nossa Convenção e aos demais companheiros. Ao Coral que Deus abençoe a vida de vocês e do pastor Valdemar Augusto. Cumprimento a todos com a paz de Jesus.

Quero deixar aqui o Salmo 100. “Celebrar é conjunto ao Senhor todos os moradores da terra. Servir ao Senhor com alegria, apresentai-vos a ele com canto, saber que o Senhor é Deus, foi ele que nos fez povo seu e ovelha do seu pasto. Entrai pelas portas dele com ações de graça em seus átrios com louvor, rendei-lhe graças e louvor ao seu nome. Porque o Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre geração em geração”.

Meus irmãos para falar da história da Assembleia de Deus sem falar dos pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren esses homens que vieram ao Brasil não para abrir igrejas, mas vieram portanto a palavra de Deus, trazendo as boas novas em terras brasileiras. Nossa irmã Celina Albuquerque a primeira irmã que foi batizada com o Espírito do Santo, e a primeira irmã que recebeu a cura através da pregação do evangelho de Jesus Cristo.

Nós comemoramos o Centenário já há dois anos, evento esse provendo do movimento do pentecostal no Brasil, movimento esse em terras brasileiros que iniciou desde Belém do Pará até os Pampas gaúchos, e esse evangelho veio progredindo fruto desse chamado. Nasce o maior movimento pentecostal, a maior igreja pentecostal no Brasil. Aleluia. É motivo de alegria nesta noite em poder fazer parte desta solenidade tão especial, tão marcante para a Assembleia de Deus no Brasil.

A Assembleia de Deus no Brasil é um referencial, além de ser um referencial tanto no Brasil como no mundo tem promovido a ética, a integridade, a vida moral e a vida espiritual. Deus nos amou para ser o sal da terra e a luz do mundo. O trabalho dos pioneiros ainda continua até os dias de hoje. A mensagem pentecostal sacudiu, aleluia, o Brasil. O zelo pela doutrina da palavra de Deus. Eles pregaram a doutrina pentecostal, a Assembleia de Deus irmãos, é uma igreja pentecostal. Aleluia.

E nós nos alegramos esta noite porque a bíblia sagrada é uma regra de fé e conduta para nós, e a igreja se acha hoje comprometida com a evangelização. Esse trabalho continua, aleluia, Jesus Cristo salva, cura, batiza e em breve voltará. A mensagem simples, aleluia, que até hoje continua sendo pregada. Mas o que me alegra hoje vendo todos os irmãos falarem aqui, pastores, obreiros, companheiros, o que me alegre irmãos que estamos servindo o mesmo Deus, estamos recebendo o mesmo espírito, a mesma palavra, professamos a mesma fé, e estamos caminhando com a mesma esperança e haveremos de chegar na glória do Senhor Jesus. Que Deus abençoe em Cristo em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus pastor José Leante Pinto. Digam sim, Jesus salva. Jesus Cura. Jesus batiza com o Espírito Santo, e em breve voltará. Essa foi a mensagem de Daniel Berg e Gunnar Vingren, os fundadores desta obra. Uma mensagem simples, aliás, o evangelho é simples, o autor disse que a excelência do evangelho está na sua simplicidade, quem complica as coisas somos nós. Mas o evangelho é algo simples. Jesus é simples. Digam sim, a excelência do evangelho está na sua simplicidade. E é em cima disso amados que a igreja de Deus cresce, a igreja de Deus avança. Jesus é simples, nós que às vezes complicamos. Mas vamos preservar, pastor Munhoz disse aqui e muito, complicamos e muito, mas vamos preservar a simplicidade do evangelho.

Nós queremos ouvir mais um cântico, não sei se o irmão Marcos Caetano está com aquele louvor que eu pedi para ele na agulha. Localiza o Marcos Caetano para ele cantar o hino que nós gostaríamos de ouvir.

Enquanto isso, enquanto ele se aproxima vamos ouvir a cantora Cintia adorar o nome do Senhor. Aplaudam ao Senhor pela vida da Cintia, doutora Cintia a mãe do meu neto, meu único neto. (Palmas.)

Logo após já ouviremos o pastor Antonio Munhoz, estamos nos encaminhando para o final desta cerimônia. Quero agradecer a presença do pastor Marcelo representando o pastor Aparecido ali da Vila Medeiros, e sua família que Deus abençoe. Assembleia de Deus Nova Vida ali na Vila Medeiros.

 

A SRA. CINTIA - Boa noite a todos, a paz do Senhor! Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus abençoe Cintia. (Palmas.)

Amados antes de ouvirmos o pastor Antonio Munhoz e nos encaminharmos para o final, registro a presença do nosso amigo Nenê nosso assessor da Zona Norte, e o seu colega que está do lado. Deus abençoe pela presença. O trânsito está tremendo hoje, sexta-feira final de expediente não é brincadeira, mas muitos irmãos chegaram mesmo assim a tempo. Pastor Luiz Roberto lá de Sorocaba e o pastor que estão representando o pastor Osmar estão chegando aí.

Eu quero que a TV por gentileza pegue aqui este livro, hoje na sessão nós apresentamos e queremos dizer aos irmãos A Missão da Igreja, nós lançamos recentemente. Este livro foi prefaciado pelo reverendo Hernandes Dias Lopes, conhecidíssimo na pregação do evangelho pátrio, e está à disposição dos irmãos. Este livro lançado exclusivamente para aí nos conscientizar mais ainda a respeito de missão, da obra missionária, da obra evangelística, e quem desejar o irmão obreiro, obreira só procurar aqui o pastor Arthur, nossos assessores que estarão levando gratuitamente. Aliás, esse livro é especificamente para a obra evangelística, a obra missionária.

E citar aqui um pensamento do pastor Alexandre Duff, o missionário escocês designado para a Índia. Ele dizia o seguinte: a igreja que deixa de ser evangelística ela deixa de ser evangélica. Alexandre Duff. Digam após mim essa frase, a igreja que deixa de ser evangelística deixa de ser evangélica. Então a igreja evangélica, a igreja de Cristo ela é essencial uma igreja evangelística, uma igreja missionária. Se nós não nos atinarmos para isso enquanto igreja nós estaremos não exercendo o chamado ministério cristão integral. Então que Deus nos abençoe, este livro é entregue não só ao pastor Antonio Munhoz, mas também aqui à Mesa e aos pastores que assim desejarem. Aplaudam o Senhor que eu vou entregar este livro ao pastor Antonio Munhoz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Ouçamos então o pastor Antonio Munhoz, dirigindo-se, portanto, ao microfone e ali estará também fazendo a sua manifestação e depois faremos a homenagem devida.

 

O SR. ANTONIO MUNHOZ - Eu desejo saudar os irmãos com a paz do Senhor Jesus. E quero agradecer a Deus pela pessoa do nosso querido companheiro, irmão José Bittencourt, deputado, amigo, e porque não dizer que ele foi o meu sucessor. Eu fui pastor da igreja que ele pastoreia hoje muitos anos passado.

Eu quero falar um pouquinho só, eu tenho 50 anos de fé, mas tenho 60 anos de leitura bíblica. Eu lia a bíblia muito tempo antes de me converter a Jesus. E por uma consequência eu fui parar num templo evangélico, não sabia que era a Assembleia de Deus e lá eu observei que tudo quanto eu já tinha aprendido na bíblia estava acontecendo naquela noite, e eu fiquei admirado. A gente não tinha conhecimento de que aquilo que a gente havia aprendido na bíblia na realidade acontecia no meio de algum povo, e isto me levou a ficar curioso, muito curioso. E acompanhei uma das pessoas que era de minha família, acompanhamos para a igreja.

Mas eu não tinha conhecimento do que era igreja evangélica. Depois que eu havia me convertido, dias depois eu fiquei sabendo Assembleia de Deus, pra mim foi uma surpresa Assembleia de Deus. Assembleia de Deus foi a igreja que eu cresci, aprendi, me converti, Jesus me batizou com o Espírito Santo, com 5 anos e 11 meses eu fui consagrado pastor. Fui como missionário para o exterior por duas vezes e hoje estamos em Americana, um dos maiores templos do Estado de São Paulo. Uma missão de 52 famílias trabalhando na obra missionária no Brasil e fora do Brasil. (Palmas.) Levando a mensagem salvadora do evangelho, levando a mensagem de transformação e de vida porque as almas necessitam de transformação e de vida.

Meus queridos e amados irmãos, para mim é motivo de alegria pertencer a Assembleia de Deus, a igreja que trouxe para minha vida e minha família, eu tenho meus filhos todos crentes na Assembleia de Deus. Tenho um filho que é pastor Presidente, tenho um genro que é pastor Presidente. Então eu e minha casa servimos ao Senhor na Assembleia de Deus há 50 anos.

Meus amados que Deus nos abençoe, nos ajude e estou grato a Deus pela cooperação dos irmãos nesta noite pela sua presença e por estarmos aqui juntamente com o nosso querido irmão José Bittencourt, e com algumas pessoas que compartilharam comigo lá no passado, e que a gente foi obrigado a derramar alguma lágrima. Isso foi muito bom. Que Deus abençoe os irmãos grandemente. Que Deus abençoe o irmão José Bittencourt. Nós sempre estamos participando daquelas palestras que ele faz na televisão e a gente sempre tem alguma coisa a aprender. Que Deus abençoe o nosso irmão. Deus abençoe a todos em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Pastor Antonio Munhoz nosso patriarca.

 

O SR. ANTONIO MUNHOZ - Tenho 84 anos de vida e em novembro faço 85, e ainda estou evangelizando e abrindo trabalhando, e orando e trabalhando. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Irmão Marcos Caetano canta depois prestaremos homenagem ao pastor Antonio Munhoz. Quem quer chegar aos 84 anos levante a mão! Diga sim, evangelizando! Chegar aos 84 anos evangelizando, igual ao pastor Antonio Munhoz

 

O SR. MARCOS CAETANO - Glória a Deus. Eu vou louvar a Deus com esse louvor. Eu queria que todos louvassem comigo, todos conhecem ele.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maravilha! Digam Maravilha! Digam forte: a vitória é nossa! Pelo sangue de Jesus. Glória.

Pastor Luiz Alberto e pastor Mário que representam aqui o Ministério de Sorocaba. Pastor Osmar José da Silva meu amigo mesmo, homem de Deus, homem impar, homem singular, pastor Osmar José da Silva.

Quero fazer homenagem ao pastor Antonio Munhoz, e ao pastor José Leante Pinho. Os demais pastores amigos aqui que compõe a Mesa já homenageamos num determinado momento, mas hoje nesta noite quero homenagear o pastor Antonio Munhoz, queremos homenagear e louvar a Deus por essa vida preciosa que tem dedicado toda sua existência a causa do evangelho. E o espírito do Senhor me move a fazer a seguinte pergunta ao pastor Antonio Munhoz neste instante, e eu tenho certeza que a resposta eu já sei a resposta, nós já sabemos, se o pastor Antonio Munhoz faria tudo de novo. Sabe qual a resposta que ele diria? Eu não vou nem deixar ele responder, a resposta que ele faria tudo de novo. Você faria tudo de novo? Você faria tudo de novo servindo ao Senhor? Faria tudo de novo? Se converteria? Faria discipulado, desceria as águas do batismo, se envolveria com as coisas do Pai, faria tudo de novo? Pergunte ao seu irmão, você faria tudo de novo irmão?

Ele diz que queria ter 20 anos a menos que viraria o mundo de ponta cabeça pregando o evangelho. Deus seja louvado. Deus seja louvado. (Palmas.)

Encerro com essa frase de Billy Graham, um dos maiores evangelistas do nosso tempo, ele diz assim: que o melhor louvor é o som dos pés que anunciam as boas novas aos perdidos e aos desamparados. O melhor louvor e a melhor adoração é o som dos pés que anunciam as boas novas aos perdidos e aos desamparados. Amém igreja. Essa é a maior missão da igreja a evangelização dos povos, a evangelização de toda essa gente, de todas as raças, de todas as tribos, de todas as línguas. A Ele seja a honra a Ele seja a glória.

Nós vamos homenagear o pastor Antonio Munhoz, e o pastor José Leante Pinto, mas tributando a Deus glória. Nós podemos dispensar honra a esses servos de Deus, mas a glória é dele, a honra pode ser tributada aos homens, mas a glória, a glória é só dele.

Em Americana tem uma praça pastor Antonio Munhoz, em Nova Odessa praça pastor Antonio Munhoz, em Santa Bárbara praça Antonio Munhoz, e rua Antonio Munhoz. Vamos fazer aqui em São Paulo, Antonio Munhoz. E erraram, depende muito da Lei Orgânica do Município, deputado Chico Sardelli, senão não pode. Tem Lei Orgânica Municipal que proíbe nominar, denominar logradouro público a quem ainda está vivo, certamente há uma excepcionalidade com essas coisas, para ver o grau em homenagear em vida. Por isso nós fazemos isso agora. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Esgotado o objeto desta sessão, os nossos agradecimentos a todos, funcionários, Polícia Militar, imprensa, TV, assessoria, a todos os presentes, deputado Chico Sardelli, enfim, a todos os pastores, nossos agradecimentos profundos e sinceros em nome de Jesus. Está encerrada em nome de Jesus esta sessão. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *