1

15 DE SETEMBRO DE 2000

33ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 92º ANIVERSÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA E CONFRATERNIZAÇÃO COM OS KAI-KANS, ASSOCIAÇÕES E PERSONALIDADES DA COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA

 

Presidência: PEDRO MORI

 

Secretário: GILBERTO NASCIMENTO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/09/2000 - Sessão 33ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: PEDRO MORI

 

COMEMORAÇÃO DO 92º ANIVERSÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA E CONFRATERNIZAÇÃO COM OS KAI-KANS, ASSOCIAÇÕES E PERSONALIDADES DA COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA

 

001 - PEDRO MORI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o 92º Aniversário da Imigração Japonesa e Confraternização com os Kaikans, Associações e Personalidades da Comunidade Nipo-brasileira. Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais do Japão e do Brasil.

 

002 - GILBERTO NASCIMENTO

Cumprimenta o Presidente Pedro Mori e o Deputado Paulo Kobayashi e, nele, toda a comunidade japonesa. Fala dos 92 anos de história da imigração japonesa, da bravura e das conquistas de um povo que saiu do outro lado do mundo, para descobrir um novo.

 

003 - GABRIEL SAGAWA

É feito um discurso em língua estrangeira.

 

004 - HIDEO IWAZAKI

Como representante das associações, cumprimenta as autoridades. Fala de sua emoção em receber a homenagem à comunidade nipônica. Ressalta que a comunidade japonesa no Brasil é a maior no exterior. Agradece aos brasileiros a gentil hospitalidade.

 

005 - PAULO KOBAYASHI

Na qualidade de Deputado Federal e ex-Presidente da Casa, cumprimenta as autoridades presentes à solenidade. Historia os vários deputados de origem japonesa que foram eleitos para a Assembléia paulista.

 

006 - TAKAAKI KOJIMA

Considera uma honra estar presente nesta sessão. Considera que os "nikkeis" perpetuam a magnificência dos avós ao se tornarem brasileiros e ajudarem  a construir este país.

 

007 - Presidente PEDRO MORI

Homenageia alguns representantes das instituições organizadas da sociedade nipo-brasileira. Apresenta um resumo de sua biografia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Gilberto Nascimento para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

*   *   *

           

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Gostaria de nomear algumas autoridades presentes: Exmo. Sr. Takaaki Kojima, Cônsul Geral do Japão; Exmo. Sr. Paulo Kobayashi, ex-Presidente desta Casa e Deputado federal, Dr. Gabriel Sagawa; Dr. Hideo Iwazaki, representante das associações aqui presentes, demais pessoas que nos honram com as suas presenças .Agradecemos ao Sr. Desembargador Jo Tatsumi, do Tribunal de Justiça de São Paulo,  pela presença ; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 92º Aniversário da Imigração Japonesa e Confraternização com os Kai-kans, Associações e Personalidades da Comunidade Nipo-brasileira.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional do Japão e do Brasil, executados pela Banda Polícia Militar.

Esta Presidência agradece à Banda e à Polícia Militar.

 

*               *     *

 

- São executados os Hinos Nacionais do Japão e do Brasil.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Esta Presidência passa a palavra ao nobre deputado Gilberto Nascimento, da Bancada do PMDB.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Exmo. Sr. Presidente Deputado Pedro Mori, meu querido deputado sempre presente nesta Casa, Paulo Kobayashi, e ao cumprimentá-lo estarei cumprimentando a todos os membros da comunidade japonesa presentes neste evento, e em especial àqueles que ocupam lugar de destaque à Mesa, é honroso falar da imigração japonesa, desses 92 anos de história de um povo determinado, de um povo que se destaca pela luta, pela obstinação de cada um daqueles que saíram do outro lado do mundo para aqui descobrir um novo mundo e foram, porém, assolados pela desilusão devido ao idioma, aos costumes e até, por que não dizer, pelas comidas estranhas, pela maleita, pela doença de Chagas. E na condição de subempregados os imigrantes não sucumbiram ao fracasso e com o trabalho árduo, perseverança, dedicação e infinita capacidade de assimilar as mais adversas situações, não se caracterizaram simplesmente por essa vontade de vencer mas conquistaram aqui a sua sobrevivência, o seu patrimônio e respeito, plantaram as sementes  que hoje caracterizam o seu elevado progresso que muito tem contribuído para a sociedade brasileira. Essa conquista só pôde ser alcançada graças à força da união, da cooperação e solidariedade de cada imigrante em prol do bem comum, da colônia, prioritariamente .

Porém, hoje são passados 92 anos, e os imigrantes que para aqui vieram mesmo enfrentando adversidade aqui fincaram os pés, aqui colocaram a sua vida, entendendo que poderia ser este o País do futuro e para o qual poderiam contribuir e muito com o seu trabalho e com a sua determinação. Essa comunidade que se faz marcar pela força do trabalho, pela sua seriedade, pela sua dedicação hoje já é grande parceira do Brasil nas relações comerciais. Esse povo não deixou de ter esperanças, mesmo nas regiões mais difíceis e mais longínquas deste Pais, e com a sua determinação construiu vilas, cidades, construiu o seu patrimônio e constituiu famílias que hoje muito nos honram e por continuar acreditando neste País chamado Brasil, essa comunidade que trouxe à vida pública grandes homens que contribuíram, também, para o desenvolvimento e para a democracia deste País.

Poderíamos citar casos de São Paulo, por exemplo, na figura de um homem chamado Paulo Kobayashi, homem decente , eleito vereador, deputado nesta Casa e aqui chegou ao mais alto cargo desta Casa, que é exatamente o cargo de presidente desta Assembléia Legislativa.

Para falar de Paulo Kobayashi não precisaríamos de muitas palavras porque todos o conhecem. Paulo Kobayashi presidiu esta Casa, é um exemplo de homem público a ser seguido e agradecemos à colônia por ter mandado para esta Casa um homem como Paulo Kobayashi, que hoje, felizmente, está na mais alta Casa de Leis deste país que é a Câmara Federal.

Poderíamos falar de tantos outros, como Pedro Mori, que inclusive é o autor do pedido desta sessão, que após ser vereador e presidente da Câmara de sua cidade, Santana de Parnaíba, foi também conduzido a esta Casa e aqui tem encantado a todos com a sua forma clara de ser, com a sua forma objetiva, com a sua seriedade.

Poderíamos falar de tantos outros homens e tantos outros políticos que alcançaram postos mais altos neste País mas ficaremos nesses dois nomes e como deputado, como paulistas e paulistano até queremos dizer à colônia muito obrigado por homens com esses, como Paulo Kobayashi e como Pedro Mori que estão aqui nesta Casa.

Quero encerrar as minhas palavras parabenizando aos senhores, a cada um dos que estão aqui nesta noite por esses 92 anos. Que Deus abençoe essas famílias e que possamos continuar construindo um país cada dia mais digno, um País mais democrático, um País mais desenvolvido . Queremos contar com a ajuda , dedicação e tecnologia  dos senhores para continuarmos prosseguindo, fazendo um Brasil cada vez melhor.

Quero mais uma vez  parabenizar o meu amigo Pedro Mori e dizer que me honra muito saber que tenho um amigo como S. Excelência, honra-me muito saber que tenho um amigo como Paulo Kobayashi. Que toda essa família japonesa possa ser orientada, possa ser abençoada pelo nosso Criador. Boa-noite, felicidades e parabéns aos senhores pelos 92 anos da imigração japonesa. Felicidades!

           

            O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - A sociedade nipônica nikkei agradece ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, nosso amigo, companheiro de todos os momentos, um dos mais brilhantes deputados desta Casa, homem sério, digno, que merece todo nosso respeito. Muito obrigado, que Deus sempre esteja ao seu lado para que possamos continuar sempre com sucesso.

Passamos agora a palavra ao Sr. Gabriel Sagawa.

 

*          *          *

-                     É feito o discurso em língua estrangeira.

 

*                *    *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Agradecemos ao Dr. Gabriel Sagawa pelas suas palavras. Gostaria de convidar o nobre companheiro Vereador Jorge Taba, da Câmara Municipal de São Paulo, para que venha compor conosco esta Mesa. (Palmas.)

Tem a palavra o Sr. Hideo Iwazaki, representante das associações.

 

O SR. HIDEO IWAZAKI - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Pedro Mori, Exmo. Sr. Deputado Federal Paulo Kobayashi, homem exemplar, digno exemplo da colônia japonesa, conforme disse o nobre Deputado Gilberto Nascimento, minhas senhoras, meus senhores, estamos recebendo hoje, com grande emoção, a homenagem à nossa comunidade pela passagem dos 92 anos da imigração japonesa no Brasil.

A comunidade japonesa no Brasil é a maior no exterior. Dentro do Brasil, o Estado de São Paulo congrega o maior número de imigrantes e seus descendentes. Quase todos os imigrantes que chegaram ao Brasil desembarcaram no Porto de Santos e foram acolhidos pela hospitalidade do povo paulista.  É verdade que os imigrantes também se esforçaram e se empenharam, mas sem toda essa recepção tudo teria sido bem mais difícil. Assim, muitos dos imigrantes se estabeleceram em São Paulo, e até hoje, após 92 anos, apesar da mudança das gerações, estão radicados aqui.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer aos brasileiros e aos paulistas pela gentil hospitalidade, a todos os membros desta honrada Casa pela homenagem que prestam, e ao Exmo. Deputado Pedro Mori pela lembrança.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Queremos agradecer ao grupo de Daikô - Ryukyu Koku Matsuri Daikô.

Passamos agora a palavra ao ilustre Deputado Federal Paulo Kobayashi, ex-Presidente desta Casa de Leis e nosso amigo.

 

O SR. PAULO KOBAYASHI - Exmo. Sr. Presidente Deputado Pedro Mori, que convocou esta importantíssima sessão solene, Exmo. Sr. Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Sr. Hideo Iwazaki, presidente do Bunkyo, entidade maior representativa dos imigrantes e descendentes de japoneses no Brasil, Deputado Gilberto Nascimento, a quem agradecemos as gentis palavras, Sr. Gabriel Sagawa, representando nossa comunidade, Desembargador Jo Tatsumi, representando o Poder Judiciário, nobre Vereador Jorge Taba, representando a Câmara Municipal de São Paulo, demais autoridades, lideranças, minhas senhoras e meus senhores, estamos comemorando 92 anos de imigração japonesa no Brasil, - por isso esta sessão solene - no mesmo ano em que comemoramos 165 anos de Poder Legislativo, de Assembléia Legislativa aqui no Estado de São Paulo.

A Assembléia foi criada em 1835 e esta é a quarta sede. A penúltima foi no Parque D. Pedro, onde atualmente é a sede da Prefeitura, até 1967, quando para cá se deslocaram os deputados estaduais. Este é o Parlamento Paulista, é a casa do povo paulista. Aqui devem ter assento todos os segmentos da sociedade paulista, o que acontece há 165 anos. Este é o significado maior da democracia brasileira e da representação popular.

E eu, que tive a honra por três mandatos, três legislaturas, de ter sido deputado nesta Casa eleito por vocês, eu, que tive a honra de ter sido presidente desta Casa e deste poder, queria aproveitar este momento feliz dessa iniciativa do Deputado Pedro Mori, os 92 anos de imigração japonesa para o Brasil, para homenagear também uma série de nikkeys, de brasileiros de origem japonesa, descendentes, portanto, destes 92 anos de imigração, que foram eleitos pelo povo de São Paulo e que tiveram assento nesta Casa e, em nome da colônia japonesa, puderam representar o segmento que representamos na sociedade paulista.

Na verdade, pelos meus levantamentos, fomos 21 nikkeys que sentaram nessas poltronas onde vocês estão. E, em nome de vocês ou de antepassados de vocês, votaram, defenderam e criaram o Estado de São Paulo que temos hoje. Começamos há 50 anos, com o primeiro deputado eleito de origem japonesa para esta Casa, que foi o Deputado Yukishigue Tamura, que havia sido também o primeiro vereador da capital, alguns anos antes. Depois se tornou o primeiro deputado na Assembléia Legislativa de São Paulo, ficou um mandato nesta Casa e foi para Brasília e teve alguns mandatos como Deputado Federal, retornando novamente à vereança. Yukishigue Tamura, felizmente ainda vivo, é uma pessoa que a nossa comunidade deveria homenagear por ter sido o primeiro vereador da capital, o primeiro deputado estadual, o primeiro deputado federal representante da imigração japonesa que tivemos e que tão bem honrou a nossa comunidade em todos os parlamentos por onde passou. Vive ainda hoje em São Paulo.

Na seqüência, já numa legislatura seguinte, em 55, viria eleito para cá e ficou por duas legislaturas o saudoso Deputado João Sussumu Hirata, que iria depois para Brasília também continuar o seu trabalho brilhante em diversas legislaturas por lá. Esteve também conjuntamente com ele em duas legislaturas aqui em São Paulo o Deputado Shizuto Murayama.

Tivemos, na seqüência, duas legislaturas o Deputado Yoshifuo Kiama. Por três legislaturas, o Deputado Antônio Morimoto. Esteve nesta Casa, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi secretário estadual; depois foi para Brasília exercendo por diversas vezes o mandato de deputado federal e continua ainda militando na política no norte do País, por onde exerceu também o mandato como Deputado Federal, Sr. Antônio Morimoto; tivemos aqui defendendo os interesses da comunidade nipo-brasileira, também eleito pela nossa comunidade mas defendendo o interesse de todo o povo paulista, o nobre Deputado Diogo Nomura, por duas legislaturas. Também um dos precursores da atividade política na nossa comunidade,  vereador em Marília, duas vezes deputado estadual, diversas vezes deputado federal, continua militando na política auxiliando seu filho, o Vereador Aurélio Nomura, um dos símbolos que temos de um grande político na nossa comunidade; tivemos a presença em duas legislaturas do saudoso Deputado Paulo Nakandakare, que representava a região do ABC; tivemos, por três legislaturas, o brilhante Deputado Shiro Kyono. Temos a presença aqui de seu sobrinho, que também foi o primeiro a atingir o posto de Coronel no Exército Brasileiro, Coronel Kyono; o nobre Deputado Hatiro Shimomoto foi o campeão, com seis legislaturas como deputado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. E continua na luta, em plena atividade, é candidato agora a vereador à Câmara Municipal de São Paulo; tivemos o saudoso Deputado Jihei Noda, por três legislaturas também como Deputado Estadual; o nobre Deputado Pedro Nakazone, com uma legislatura; o nobre Deputado Koyo Iha, por duas legislaturas nesta Casa, já havia sido Prefeito de São Vicente, duas vezes Deputado Estadual e duas vezes Deputado Federal, e hoje coordena a Região Metropolitana da Baixada Santista; o nobre Deputado Goro Hama, que pertenceu a esta Casa; o nobre Deputado Sérgio Morinaga; o nobre Deputado Getúlio Hanashiro, também por duas legislaturas em uma das quais ocupou a função de Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e ainda hoje ocupa pela quarta ou quinta vez a Secretaria Municipal de Transportes. Já foi Secretário da Saúde no Município de São Paulo e um brilhante Deputado nesta Casa. Temos presente o irmão do Deputado Getúlio Hanashiro, representando segmentos da nossa comunidade; os nobres Deputados Tadashi Kuriki e Jorge Yamasato e os três deputados que fazem parte da atual legislatura, o nobre Deputado Junji Abe, que ocupa sua terceira legislatura nesta Casa, um brilhante Deputado, especialmente voltado para a questão da agricultura e virtual prefeito eleito da cidade de Mogi das Cruzes; o nobre Deputado Celso Tanaui, que duas vezes na suplência ocupou o mandato e agora está como membro efetivo desta Casa, também representante da nossa comunidade, e o mais novo, brilhante, que já vem com muita experiência e é exatamente o proponente e que está presidindo esta sessão, o nobre Deputado Pedro Mori. Portanto, o vigésimo primeiro nikkey brasileiro descendente de japonês, resultante dos 92 anos de imigração e que está aqui, como paulista e brasileiro, representando a nossa comunidade e a sociedade como um todo.

Em nome de todos esses parlamentares que citei é que queria saudar o nobre Deputado Pedro Mori e a Presidência desta Casa por convocar esta sessão solene, mas principalmente na pessoa do Sr. Cônsul e dos imigrantes mais velhos que aqui estão, agradeço à imigração japonesa pelo que somos hoje - belíssimo resultado, espero - dessa imigração, pela contribuição que pudemos dar à cultura de São Paulo e do Brasil.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Queremos agradecer profundamente a palavra do nobre Deputado, Sr. Paulo Kobayashi, nosso sempre e eterno professor.

Passamos, agora, a palavra ao Sr. Takaaki Kojima, Cônsul Geral do Japão.

 

O SR. TAKAAKI KOJIMA - SEM REVISÃO DO ORADOR -

Entra leitura do Sr. Yakaaki Kojima - duas páginas - “Ilustríssimo...”

Ao finalizar, gostaria de apresentar meus cumprimentos ao Deputado Pedro Mori pela sua magnífica iniciativa, e votos de muitas felicidades ao Presidente da Assembléia Legislativa e a todos os ilustres membros aqui presentes.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Após as palavras das autoridades aqui presentes, gostaria de dizer aos senhores que resumimos ao máximo o discurso político. Quero também dizer aos senhores que a juventude impera no meu coração e na minha alma. Sendo esta minha primeira Solene, como Deputado Estadual, como assumi há um ano e cinco meses, sinto-me ainda com falta de experiência - vocês vão me perdoando. Vamos aprendendo e, se Deus quiser, teremos conhecimentos do nobre e ilustre Deputado Paulo Kobayashi. Assim sendo, peço desculpas aos senhores por alguns erros.

Passamos agora às homenagens.

O Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, juntamente com este Deputado, vamos homenagear alguns representantes das instituições organizadas da sociedade nipo-brasileira. Prestaram e vêm prestando tantos serviços à nossa comunidade. Damos início a esse agradecimento, em nome dos nikkeys. Não havia outro motivo, e fugindo aqui do protocolo, como sempre me orgulhei e me espelhei nesse cidadão brilhante, gostaria de que, usando da boa vontade e do tempo, o Deputado Paulo Kobayashi  fizesse a entrega aos homenageados, que ora vou citar para receberem as homenagens.

·                    Sociedade Brasileira Cultura Japonesa Bunkyo, Dr. Hideo Iwazaki - Presidente. (Palmas.)

·                    Sociedade Beneficência Nipo-Brasileira - Enkyo - Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Seiti Sakai - Presidente (Palmas.)

·                    Japan-International Cooperativ Agence - Dr. Kenishiro Kakasi - Presidente. (Palmas.)

·                    Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Hospital Santa Cruz, Dr. Newton Shiozawa - Superintendente Geral. (Palmas.)

·                    Associação Pró-excepcionais Kôdomo No Sono, Dr. Makoto Eguchi - Presidente. (Palmas.)

·                    Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi No Sono, Dr. Fukuo Tanaka - Presidente. (Palmas.)

·                    Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo No Ie, Dr. Kitahiro Kita - Presidente. (Palmas.)

·                    Aliança Beneficente Universitária Abeuni, Maria Ito - Presidente. (Palmas.)

·                    Associação Brasileira dos Ex-bolsistas no Japão - Asebex, Sra. Liliana Nakamoto - Presidente. (Palmas.)

·                    Câmara Júnior Brasil-Japão, Sr. Marcelo Shiraishi - Presidente idealizador. (Palmas.)

·                    Interkaikans Beneficente, Sr. Celio Ideshima - Presidente idealizador.  (Palmas.)

·                    Associação Okinawa Kenjin do Brasil - Ipiranga, Dr. Roberto Tamashiro - Presidente. (Palmas.)

·                    Centro Cultural Okinawa do Brasil, Dr. Jorge Hanashiro - Presidente. (Palmas.)

·                    Nippon Country Club Dr. Koitiro Hama - vice-Presidente. (Palmas.)

·                    Anhangüera Nikkey Club, Dr. Giro Iassaka - Presidente. (Palmas.)

·                    Jornal São Paulo Shimbun, Dr. Eduardo Mizumoto - Presidente. (Palmas.)

·                    Jornal do Nikkey, Sr. Dalto Ohara Takaki - Presidente. (Palmas.)

·                    Jornal Nippo Brasil, Sr. Welder Furikawa. (Palmas.) 

·                    Rádio Nikkey, Dr. Paulo Miaki - Presidente. (Palmas.) 

·                    Revista Made in Japan - Presidente Luíza Sogi. (Palmas.)

·        Hai-Net Corporation, Dr. Tomas Yamamoto - Diretor Executivo. (Palmas.)

·        Representante da Classe Empresarial Lua Nova Indústria e Comércio de Produtos Panco, Sr. Nelson Seiji Nishiwari, neste ato representando o Dr. Franklin. (Palmas.)

·        Buffet Yano, Eventos Sociais e Empresariais, Dra. Cristina Yano. (Palmas.)

·        Aliança Cultural Brasil-Japão. (Palmas.)

Antes de passar à apresentação do Grupo Taikô, gostaria de agradecer a presença de todos, em especial do ex-Presidente desta Casa, o Deputado Federal Paulo Kobayashi, e do nosso querido Deputado Gilberto Nascimento.

Quero dizer da satisfação, do orgulho de ter conosco, nesta noite, o Desembargador Jo Tatsumi. Quero agradecer a presença da Associação Nataver, através do Dr. Hideo Yuasaki, e do Vereador Jorge Taba.

Pensei bastante antes de deixar a minha querida cidade de Presidente Bernardes, aos 16 anos, vim para São Paulo. Lá, trabalhava na agricultura, na lavoura, e vim em busca de uma vida melhor. Aqui cheguei, fui trabalhar com a minha família, ou seja, com meus tios, já falecidos, e quero contar essa história para que vocês saibam um pouco do deputado Pedro Mori.

Fui trabalhar no Banco do Estado de São Paulo, com meu amigo, companheiro, Jorge, aqui presente, a quem agradeço, porque foi quem me deu a oportunidade de poder trabalhar no Banespa por 12 anos.

Em 79, ingressei na Faculdade de Direito e em 1983, com 20 anos, concluí o curso. Em 1984, ainda com 24 anos, casava-me com a Irma, e são 16 anos de matrimônio, com três filhos: Maurício, com 14 anos; Cíntia, com 13 e Marcel, com 11 anos. Não foi fácil. Em 1988, ainda jovem, 28 anos, já na oportunidade com três filhos, trabalhando, elegi-me como vereador, pela primeira vez, no município de Santana de Parnaíba. Foram mais dois mandatos sucessivos. Conduzi a presidência da Câmara em 1992 e em seguida fui eleito novamente presidente da Câmara em 1996.

Vim de uma família bastante humilde. Meu pai ausente há aproximadamente seis meses, deixou-nos. Faleceu no dia 28 de fevereiro. Deixou-nos, muito feliz, tenho certeza disso. Gostaria que ele estivesse de corpo presente, mas infelizmente Deus assim não quis, mas tenho certeza de que ele está nos vendo. Papai sempre me dizia que teríamos de honrar pelo menos a nossa cara. Está aqui a minha mãe, que é mãe de oito filhos e avó de dez netos.

Ingressei na vida pública por ver o meu caro professor, deputado Paulo Kobayashi, por ser um inconformado com a situação em que atravessávamos no País, naquela oportunidade. Sabia que era muito difícil, porque não tinha tradição política nenhuma. Não tinha passado político nenhum. Era apenas um estudante revoltado. Revoltado com tudo. Com aquilo que eu passava, financeiramente, olhava para a minha família, só dificuldades. Um País cheio de riquezas e um povo pobre, cheio de dificuldades.

Continuei a minha luta, quando em 1998, aos 38 anos, resolvi me aventurar na política maior, ou seja, para deputado estadual. Graças a Deus fui vencedor. Na minha cidade, onde fui vereador por dez anos, tivemos aproximadamente 18 mil votos válidos, sendo que desses 18 mil votos, eu tive 13.070. Ninguém, na história daquela cidade, teve mais votos do que este deputado.

Na cidade de Pirapora de Bom Jesus, uma cidade vizinha, eu tive quase 80% dos votos válidos. Assim, seguiu-se para a cidade de Cajamar e para as cidades vizinhas, fui trazido com muito orgulho a este parlamento.

Foi muito difícil a minha vida, mas nunca pude negar minha origem. Sempre sonhei em poder reunir todo esse povo que tanto serviço prestou à sociedade brasileira e que tanto recebeu deste povo brasileiro. Nossos pais, nossos avós vieram para cá, construíram patrimônio, enfim, deram estudo a seus filhos. Num dado momento, entendi comigo mesmo que precisávamos voltar e rever tudo isso com mais maturidade, com mais perfeição. 

E eu, Paulo, sonhei com esse dia, quando vi na imprensa os nikkeys assumindo várias prefeituras e cadeiras parlamentares, desenvolvendo seu trabalho, quando vi a assunção do Desembargador Jo Tatsumi, que muito nos orgulha, ao Poder Judiciário. Os senhores não imaginam a grandeza de termos um desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e outros como um amigo do meu pai, um amigo da minha família, que não conheço pessoalmente, o Desembargador Paulo Shintati, que é da nossa terra, lá de Presidente Bernardes. Enfim, pessoas que hoje desenvolvem um papel importante na sociedade brasileira: empresários nikkeys, grandes empresas comandadas por nikkeys; no exército brasileiro, na Polícia Militar, na Polícia Civil, enfim, em todos os cantos, há, como dizem, os olhos rasgados. Podemos ser tudo, mas não podemos de forma nenhuma negar nossa origem.

Meu caro Cônsul, V. Excelência, que representa aqui o Governo japonês, precisamos refletir sobre isso, estar constantemente agradecendo ao povo brasileiro pela solidariedade e pela oportunidade que nos deram. Temos de estar sempre organizados, porque de qualquer forma, a qualquer distância, reconhecemos o oriental. Pode ser brasileiro da terceira, quarta ou quinta geração, vamos sempre ser reconhecidos. Já passou, o mundo evoluiu e se desenvolveu, e já estamos com 92 anos da imigração japonesa. O Deputado Paulo Kobayashi citou aqui todos os deputados que por aqui passaram. Sou o 21º e hoje o mais jovem deputado da colônia. Devo ser o primeiro da terceira geração. Quando resolvi convocar esta sessão para homenagear essas pessoas, evidentemente buscava a motivação e a união da sociedade. Não podemos nos dispersar. É um pecado esquecermo-nos do nosso passado. Digo a nós, jovens, que é um pecado não valorizar a experiência, o conhecimento milenar de nossos pais e avós. Precisamos refletir, jovens, adultos, representantes do Poder Judiciário, da classe política, da classe empresarial.

Quando fiz o convite para este evento, algumas pessoas diziam que se tratava de um evento extremamente político. Descartei qualquer hipótese, até porque não estou concorrendo a cargo nenhum. Estou concorrendo, sim, a ser instrumento da sociedade nipo-brasileira aqui em São Paulo, neste Parlamento. Tenho certeza de que meus companheiros Junji Abe e Celso Tanauí são instrumentos de vocês para que possamos nos unir e organizar cada vez mais. Precisamos continuar sendo orgulho inclusive para o povo brasileiro, que nos acolheu, nos respeita e sente orgulho de tantos japoneses no Brasil.

Começamos a nos dispersar. Diante da velocidade do desenvolvimento do nosso país começamos a nos preocupar só com o trabalho e com as coisas materiais. E a nossa cultura para onde ela vai? Meu caro Cônsul, posso ser sincero: não tive oportunidade de estudar, até porque trabalhava na roça durante o dia, e quando vim para São Paulo tive de trabalhar à noite no Banespa e durante o dia em outro emprego para sobreviver. Mas meus três filhos vão ao Nihon Goko. Faço questão disso, dou todo meu empenho a isso. Para que eu pudesse pedir ao Presidente Vanderlei Macris  - a quem  quero agradecer neste momento -, a realização desta sessão, tive de começar minha tarefa pela minha casa, mostrando aos meus filhos que precisamos disso.

Sinto-me inexperiente neste Parlamento, o nobre Deputado Paulo Kobayashi sabe disto, pois São Paulo tem um dos maiores parlamentos do mundo. Sinto que ainda me falta alguma coisa, embora eu esteja profissionalmente realizado, com meus 17 anos de advocacia, com três mandatos de vereador, presidente de câmara e hoje deputado, casado e com três filhos todos grandes. Mas me falta alguma coisa. Falta-me cumprir um dever. não quero de forma nenhuma continuar a exercer meu mandato sem que eu possa estar aqui pregando essa união. Reunir-me com as instituições organizadas da juventude - e quero aqui agradecer pela participação deles, pelo empenho para junto nos organizarmos em prol desse ideal. Falávamos em meu gabinete que precisávamos dessa união, dessa fraternidade.

Tenho freqüentado os Kaikans, tenho freqüentado as associações não por uma questão política, mas por um dever moral de cidadão nipo-brasileiro. Portanto, quero insistir aqui, nesta noite maravilhosa, nesta noite chuvosa, com tantas pessoas aqui presentes, no sentido de que quando falamos de relacionamento nipo-brasileiro não apenas citamos nós, japoneses. Hoje, o povo brasileiro está integrado ao povo japonês. É difícil numa casa de comida japonesa não haver mais brasileiros do que japoneses. Às vezes a fisionomia não significa tanto, mas o coração, a alma sim.

Portanto, quero agradecer  a todos vocês que atenderam ao nosso convite para estar aqui nesta sexta-feira e pedir a vocês que se juntem a nós para que continuemos nos organizando. Aos jovens, um lembrete importante: tudo é maravilhoso na juventude, fazemos tudo por emoção. Mas é necessário que às vezes reflitamos para que nossas atitudes sejam mais pela razão, e menos pela emoção.

Meu caro amigo, Deputado Paulo Kobayashi, quando ainda jovem, líder estudantil num colégio, na faculdade, não podia ver um microfone que queria falar alguma coisa. Falava em casamentos, em aniversários, em todos os cantos porque precisava falar e o que diferencia o ser humano dos animais é o poder da fala, o poder de comunicação. Portanto, espero que a sociedade nipo-brasileira, que nós possamos junto com o povo brasileiro, os paulistas e paulistanos, nos organizar melhor. Precisamos buscar um país melhor para os nossos filhos, uma cidade melhor para se viver. Por isso peço-lhes neste instante que usem este parlamentar como instrumento para isso. Não tenho influência na colônia politicamente falando, disse isso ao Deputado Paulo Kobayashi num dia em que fazíamos um debate no Bunkyo. Sou municipalista. Fui eleito por uma determinada região cuja presença da colônia é muito pequena. Mas isso não importa. O que importa hoje é poder fazer alguma coisa para a colônia e para o povo brasileiro e o povo de São Paulo. Precisamos disso. Gostaria de poder trabalhar imensamente para que vocês pudessem se orgulhar deste deputado como se orgulham, hoje, do Deputado Paulo Kobayashi, único deputado no Parlamento federal. Já tivemos oito deputados da colônia lá e hoje temos apenas um, com o aumento que tivemos de nikkeys. Não queremos apenas que os nikkeys votem nos nikkeys. Não é esta a razão maior, até porque vivemos num país democrático. Mas é um sinal de reflexão.

Quando se fala em Paulo Kobayashi nos orgulhamos porque S. Exa. exerce o mandato com muita dignidade em Brasília. Por isso, Deputado Paulo Kobayashi, quero ser um aluno seu. Peço aos mais experientes, aos nossos pais e às pessoas mais idosas que nos ajudem a compreender este momento que estamos atravessando, momento que temos de acompanhar o desenvolvimento do nosso estado, do país e do mundo inteiro. Esta compreensão é necessária para que vocês possam transmitir suas experiências, seu conhecimento milenar. Só assim seremos muito grandes para este país e para esta Nação. Aqui temos representantes de todas as instituições: médicos, engenheiros, advogados, administradores de empresas, nutricionistas, dentistas, enfim, estamos presentes em todos os segmentos. Há pouco tempo era difícil perceber a presença de um descendente nikkey no Ministério Público, no Poder Judiciário etc. Hoje não há nenhuma diferença. Portanto, meus amigos, autoridades presentes, funcionários desta Casa, policiais , imprensa, todos são homenageados porque servem como um estímulo, um elo. Permitam que este deputado possa fazer alguma coisa pela colônia. Dêem-me esta oportunidade. Quero pagar esta dívida que tenho para com a comunidade. Tenham certeza absoluta de que a questão não é política, é uma questão de compromisso de cidadania, da minha origem e tenho esse dever moral. Essa homenagem foi feita com muito carinho. Não foi escolhida apenas por este deputado. Existiu, na realidade, uma comissão organizadora que resolveu atribuir a essas pessoas que lutam tanto pela nossa sociedade no Brasil e em São Paulo. Só tomei conhecimento quando o certificado já estava assinado pelo nobre Deputado Vanderlei Macris, Presidente desta Casa, e quando também fui assinar o certificado. Portanto, serve de estímulo aos senhores e como primeiro sinal de nosso elo de amizade. O meu gabinete aqui nesta Casa está presente e  tenho certeza de que o mesmo  ocorre com o gabinete do nobre Deputado Paulo Kobayashi, do nobre Deputado Jorge Taba e todos os vereadores.

Senhores, convidei todos os nikkeys que sabia que exerciam alguma atividade de relevância na nossa sociedade. Os que não estão presentes não é por outro motivo a não ser pessoal desses convidados. Ainda que o evento não tivesse nenhuma conotação política, fiz questão de convidar todos os candidatos a vereador nikkey da Capital de São Paulo, todos os candidatos a prefeito do Estado de São Paulo, todos os promotores públicos, delegados, enfim, convidamos todos aqueles de quem conseguimos obter o endereço. Portanto, quero agradecer a Deus, aos senhores, à minha mãe que não costuma sair de minha casa mas está aqui presente, à minha sogra que me deu uma esposa maravilhosa, a todos meus familiares que aqui estão, aos meus amigos e dizer à minha colônia, aos meus amigos aqui presentes que tento exercer meu mandato com a maior dignidade possível. Sou um dos deputados que freqüenta esta Casa de segunda a sexta-feira e os senhores podem conferir a Ata da Casa. Não quero envergonhar os senhores que confiaram neste jovem deputado. Portanto, aos senhores os meus agradecimentos do fundo do meu coração, ao Sr. Jô Tatsumi, ao Sr. Márcio Bonilha, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, meu companheiro inseparável - tenho o maior respeito pelo homem que preside o Poder Judiciário em São Paulo -, ao Sr. Paulo Kobayashi e as nossas homenagens ao Dr. Hideo, representante das Associações do Bunkyo, por onde tudo passa . Ficamos muito gratos ao Cônsul do Japão, aos nosso mestres, aos nosso representantes a quem devemos nos curvar, ao Dr. Gabriel Sagawa, nosso amigo, médico da colônia há muitos anos em São Paulo. A esta Casa, na pessoa de Dona Yeda, por permitir que esse evento acontecesse. Aos meus assessores que incansavelmente fizeram os convites e conseguimos realizar esse evento. Portanto quero, do fundo do coração, agradecer a presença de cada um dos senhores. Muito obrigado.

Após tanta fala, vamos  à apresentação do grupo Taikô.

 

*          *          *

 

-E feita a apresentação do grupo.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO MORI - PDT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel e um show de balé folclórico no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

*          *          *

 

Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

*          *          *