22 DE SETEMBRO DE 2006

 

033ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “CENTENÁRIO DO CLUBE ATLÉTICO YPIRANGA E O SEPTUAGÉSIMO SEXTO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA”

 

Presidência: EDSON FERRARINI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/09/2006 - Sessão 33ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEAR O "CENTENÁRIO DO CLUBE ATLÉTICO YPIRANGA E O SEPTUAGÉSIMO SEXTO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA"

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Centenário do Clube Atlético Ypiranga e o Septuagésimo Sexto Aniversário da Escola Estadual Visconde de Itaúna". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - REINALDO BITTAR

Membro da Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga - Cofabi, informa sobre os festejos que serão realizados em comemoração ao aniversário do bairro do Ipiranga e o centenário do Clube Atlético Ypiranga.

 

003 - ANTÔNIO JORGE MANSUR

Diretor Superintendente da Distrital Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo, agradece a homenagem e parabeniza a Escola Estadual Visconde de Itaúna pelos seus 76 anos de existência. Presta homenagem ao Deputado Edson Ferrarini.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a homenagem e diz de sua honra em prestigiar o bairro do Ipiranga, seu clube e a Escola Estadual Visconde de Itaúna, onde estudou. Anuncia número musical.

 

005 - MARIA ANGÉLICA CARDELLI

Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, fala que a escola é uma instituição que tem como lema "Tradição e Modernidade". Solicita que seja feita a entrega de medalha de Honra ao Mérito a ex-alunos. Homenageia o Deputado Edson Ferrarini com troféu comemorativo do evento. Presta homenagem ao Clube Atlético Ypiranga.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Fala do orgulho em receber uma homenagem da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Anuncia número musical. Discorre sobre a história do Clube Atlético Ypiranga e faz entrega de placa comemorativa do centenário do clube aos seus diretores.

 

007 - ODAIR OBERLI

Presidente do Clube Atlético Ypiranga, que agradece a homenagem recebida. Discorre sobre os festejos do centenário do clube.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia número musical. Tece considerações sobre a história do bairro do Ipiranga e seu desenvolvimento. Diz do orgulho de ter sido aluno da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Incentiva os jovens a dizerem "não" às drogas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Boa noite. Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Dou como lida a Ata da nossa sessão anterior.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, Edson Ferrarini, exatamente para homenagear o Centenário do Clube Atlético Ypiranga, e o 76º Aniversário da Escola Estadual Visconde de Itaúna, que é a escola que tenho no meu coração por ter sido um ex-aluno, e por todas as outras razões.

Antes de iniciarmos o nosso trabalho, quando ouviremos o Hino Nacional Brasileiro, pedirei para sentar ao meu lado direito, num lugar de destaque desta Mesa, a Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, Professora Maria Angélica Cardelli. (Palmas.) Convido para sentar ao meu lado o Sr. Odair Oberli, Presidente da outra entidade homenageada, Clube Atlético Ypiranga. (Palmas.) Convido para compor a Mesa o Sr. Antonio Jorge Mansur, Diretor Superintendente da Distrital da Associação Comercial do Ipiranga. (Palmas.) Convido o Sr. Nelson Trombini, vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Ypiranga, e o Sr. Reinaldo Bittar, da Comissão Organizadora dos Festejos. (Palmas.) Convido também o Sr. Ademir Gatti, membro da Comissão Organizadora dos Festejos. (Palmas.)

Abrilhantando esta solenidade, teremos o Coral do Clube Atlético Ypiranga, com a banda fantástica do Colégio Renovação. Esta é uma solenidade cívica com os professores presentes. Muito obrigado. Cumprimento também o Professor Antonio Bressan Filho, Diretor de escola aqui presente.

Tem a palavra o Sr. Genne Clever Alves Sanches, que anunciará o Hino Nacional Brasileiro. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Sob a regência do Maestro Robson Menezes, da Banda do Colégio Renovação, vamos ouvir e cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado. Parabéns ao Maestro Robson Menezes e à Regente dessa espetacular Banda do Colégio Renovação, Professora Noemia Hilda Nascimento de Oliveira.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Neste momento, anunciamos o pronunciamento do Sr. Reinaldo Bittar, membro da Comissão de Festejos dos 422 anos do Bairro de Ipiranga.

 

O SR. REINALDO BITTAR - Senhoras e senhores, boa-noite.

O Ipiranga esta em festa, estamos comemorando 422 anos deste Bairro que é o berço da Nação Brasileira. E para festejar esta data, a Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga, composta por Ademir Gatti, Laerte Losacco Toporcov, Marcia Regina Albuquerque de Sá Lopes Reinaldo Bittar, com o apoio da Distrital Ipiranga da Associação Comercial de S. Paulo, organizou uma grande programação dos eventos comunitários que homenageiam o nosso Bairro e também o nosso querido Clube Atlético Ypiranga que neste anos comemorou 100 Anos.

São 15 dias, que se iniciaram em 15/09, com eventos dos mais diversos tipos, preparados em conjunto com todas as Entidades do Ipiranga, para demonstrar o nosso respeito e orgulho por este Bairro. Já tivemos:

- Concurso de Miss e Mister Ypiranga, unia festa de beleza e juventude abrindo os festejos. O resultado magnífico está aqui na primeira fileira para todos nós vermos.

- September Fest no CAY – durante três dias com festa das nações dos diversos imigrantes que formaram o nosso Bairro.

- Substituição da Bandeira Nacional no Monumento do Ipiranga com toda reverencia civil e Militar que o nosso Pavilhão Nacional merece.

- Desfile Cívico na Rua Silva Bueno, com a participação de Militares, Escolas do nosso Bairro, com destaque para a brilhante apresentação da Escola Estadual Visconde de Itauna e Diversas Entidades do nosso Bairro.

- Carnpanha de Doação de Sangue realizada pelo SESI Ipiranga.

- Gincana da Melhor Idade no Lions Club Ipiranga.

Teremos ainda:

- Dia 23/09 Sábado - Feira Comunitária, coordenada pela Sra. Elizabeth Fortuna Abdalla, com o apoio do Lions, Rotarys, Apdc e Universidade São Camilo e Poupatempo prestando serviços a Comunidade das 8 as 17 hs no CAY.

- Dia 24/09 Domingo - Corrida de Setembro - 100 anos CAY Cãominhada no Monumento do Ipiranga Encontro de Corais as 20 hs. na Igreja N.S. Aparecida.

- Dia 26/09 - Show do Projeto Tardes Culturais SESC Bom Pastor.

- Dia 27/09 - Apresentação do Ballet Coppelia e Cantores Liricos do Ipiranga no Museu Paulista (do Ipiranga) uma nova utilização deste espaço magnifico em prol da Cultura.

- Dia 28/09 Musical Itauna na Esc.Est. Visconde de Itauna.

- Dia 29/09 Jantar em Homenagem ao Centenário do CAY e a personalidades do nosso Bairro.

- Dia 30/09 Show do Projeto "ao Som do Brasil” no SESC Ipiranga.

A lista de eventos é grande. Todo este trabalho que foi realizado durante todo este ano para organizar estes eventos foi executado apenas com colaboradores voluntários. Ipiranguistas como nós que se orgulham deste Bairro histórico e acolhedor em que vivemos.

Esperamos que todos apreciem este e os demais eventos dos Festejos dos 422 Anos do Ipiranga. Estes eventos foram feitos com muito carinho em homenagem ao nosso querido Bairro do Ipiranga. Obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Atendendo determinação da Presidência da Mesa, solicito ao Sr. Antonio Jorge Mansur, Superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Ipiranga, para que venha à tribuna.

 

O SR. ANTONIO JORGE MANSUR Boa noite, meus senhores e minhas senhoras, jovens aqui presentes, misses e mister que embelezam esta noite, neste auditório.

Excelentíssimo Deputado Coronel Edson Ferrarini; Digníssimo Presidente do Clube Atlético Ypiranga, Sr. Odair Oberle; Srs. Membros da Comissão Organizadora dos festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga.

Através desta singela lembrança, agradecemos a acolhida desta casa, na pessoa do Deputado Coronel Edson Ferrarini que, como em todos os anos, abre as portas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para homenagear o nosso querido bairro do Ipiranga.

As sessões solenes presididas por Vossa Excelência tornaram-se um dos eventos mais esperados, pois aqui são ressaltados o progresso e as virtudes históricas do nosso Ipiranga.

Somos sabedores da importância deste encontro. Aqui estão reunidas as lideranças das mais diversas entidades que fazem dos festejos uma comunhão de pessoas que amam o bairro e lutam para seu desenvolvimento, no mês de setembro, para homenagear um dos mais antigos bairros da cidade de São Paulo. E neste ano estamos comemorando também o centenário do “Vovô da Colina”, símbolo do bairro, gerador de atletas vencedores.

Não p osso deixar de parabenizar o meu querido Grupo Escolar Visconde de Itaúna, na pessoa de minha Diretora Professora Maria Angélica Cardelli, pelos 76 anos de existência desta entidade, que me ensinou as primeiras letras do alfabeto e iniciou a minha cultura e educação, pelo qual agradeço e parabenizo.

Esperamos sempre poder contar com Vossa Excelência, e tenha a certeza, de que poderá também contar sempre com os Ipiranguistas, que o admiram e abraçam o seu ideal de luta contra as drogas.

Sr. Presidente, tenho o prazer de lhe entregar esta homenagem, que é a lembrança do aniversário do Bairro do Ipiranga, pelo qual o senhor muito tem trabalhado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado. É um prazer para nós, que nascemos neste bairro, fazermos esta homenagem com tanta alegria. A palavra Ipiranga foi citada, pela primeira vez, numa carta do Padre José de Anchieta. Sabemos que o primeiro meio de transporte do bairro foi o bonde puxado a burro. O bairro cresceu e no ano 2000 inauguramos o metrô Sacomã. Pelo senso de 2000, o Ipiranga tinha em torno de cem mil habitantes, hoje tem em torno de 350 mil habitantes. É um orgulho, todos os anos, como Deputado representante do bairro do Ipiranga, realizar esta festa. Em outros anos foi no Plenário Juscelino Kubitschek, que é muito grande, muito solene, que está em reforma. Por isso estamos fazendo a solenidade neste Auditório Franco Montoro onde diariamente são realizadas as sessões. Esses são os microfones de apartes, é aqui que nós desenvolvemos nosso trabalho todos os dias. É uma honra, todos os anos, realizar esta homenagem. Queremos cumprimentar o Laerte Toporcov pela coordenação feita em todos os eventos. Também está conosco o nosso presidente dos festejos.

Queremos saudar a presença da Sueli Maria Brave Conte e o Ezio Conte, mantenedor do Colégio Renovação; o Professor Antonio Bressam Filho, diretor da Escola Estadual Professor Mario Casasanta da Vila Alpina; Genne Clever Alves Sanches, nosso mestre-de-cerimônias; Nelson da Silva Júnior, da Ordem dos Advogados do Brasil; Laerte Toporcov, da Gazeta do Ipiranga, um dos jornais mais respeitados de São Paulo e do Brasil. A tradição do Gazeta do Ipiranga orgulha todos nós; esse jornal espetacular, e a sua coluna, eu nunca deixo de ler. Também quero saudar Ana Maria Lerada, do Conselho Gestor do Parque Independência; Carmine Sposato, 1º Vice-presidente do Clube Atlético Ypiranga.

Quando falamos do Clube atlético Ypiranga, que é o nosso homenageado, quero que os senhores saibam que nós não somos tão antigos assim. Mas, quando o Clube Atlético Ypiranga no Sacomã, ainda era uma lagoa, onde eu ia remar, quando eu era bem garoto, isso não faz muito tempo, eu me lembro do orgulho. Um dia, eu vi um jogador, embora passassem por lá uma série de pessoas importantes, quando eu vi o jogador, era um ídolo na época, o jogador Dema e outros.

Desde quando eu estudava no Visconde de Itaúna, na Rua Silva Bueno, nós já freqüentávamos o Clube Atlético Ypiranga. Foi na Rua Lord Cochrane que eu nasci, com muito orgulho.

Também quero saudar Vicentina Manes, do Conseg do Jabaquara e Anísio Assunção, do Gazeta do Ipiranga. Em seguida, vamos continuar anunciando as pessoas presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Sob a regência do maestro Robson Menezes, teremos a execução de dois números musicais, da banda do Colégio Renovação, “Piratas do Caribe”, de Robbit Smith e “Trumpetcussion”, de Clak Lak.

 

* * *

 

- São executados dois números musicais.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - A banda do Colégio Renovação teve o primeiro lugar estudantil no mundial realizado no ano de 2005, em Taubaté.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns para a banda do Colégio Renovação, parabéns ao maestro Robson Menezes. Espetacular a apresentação de vocês!

Queria ainda saudar e anunciar a presença do Moacir Silva, da Associação Comercial Jabaquara; de Gerson Gomez, do Conselho Municipal Urbanístico; de José Roberto Palomino, do Coral de Arte e Música do Ipiranga; de Juliana Marques Gallo, Miss Ipiranga 2006; de Luiz Augusto Freitas Cristini, Mister Ipiranga; de Tathiany Sartório Batista de Oliveira, Miss Festejos do Ipiranga 2006; de Thamires Cristine Pertinelli dos Santos, 1ª Princesa do Ipiranga; de Andressa Caroline de Freitas Garrote, Miss Elegância do Ipiranga; de David Guimarães da Silva, Mister Cidade de São Paulo; da Escola Estadual Visconde de Itaúna e Amândio Martins, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Ipiranga e do Clube dos Lojistas do Ipiranga.

Tive o privilégio de estudar no Visconde de Itaúna, o que muito me orgulha, e quero que os alunos presentes saibam que aqui há ex-alunos. É um colégio, que pela sua tradição, dá muita sorte. Quantas pessoas não estudaram ali e conseguiram construir suas carreiras ao longo de suas vidas.

Gostaria de cumprimentar a vice-Diretora, Lucília Luz Sammarone, e Sueli de Borba; a Professora coordenadora Neusa Aparecida de Oliveira; a regente do Coral Visconde de Itaúna Professora Noemia Ilda Nascimento de Oliveira, que se dedica muito a esses alunos.

Não poderia deixar de falar dessas professoras espetaculares que dão todo o seu conhecimento, colocando a sua alma para ajudar a formar esses jovens: Professora. Denise, Professor Renato, Professor Haroldo, Professora Lúcia, Professora Sônia, Professora Conceição, Professor Amprê, Professora. Dolores, Professora. Vera Lúcia, Professora. Cíntia, Professor André, que está presente, Professor Heraldo, Professora Ingrid, Professor Dilamar.

Temos ainda os Instrutores da fanfarra, Fernanda Miller - e os funcionários aqui presentes que com tanta dedicação ajudam o Visconde de Itaúna - Helenice e Inês Regina. E pelo Conselho da Escola, a Dona Miriam Ortiz.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Por determinação da Presidência, nobre Deputado Edson Ferrarini, convidamos para vir à tribuna a DD. Professora Maria Angélica Cardelli, Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Excelentíssimo Deputado Edson Ferrarini, em nome de quem peço vênia para saudar todos os componentes da Mesa; prezados professores presentes; senhoras vice-Diretoras Dona Lucília e Dona Sueli; coordenadora Professora Neusa; senhores pais presentes; convidados, hoje estamos iniciando os comemorativos dos 76 anos do Visconde de Itaúna.

Um ano atrás, nesta mesma Casa, comemoramos uma data muito marcante: os 75 anos. E esses 76 anos representam exatamente a caminhada para o centenário. Assim como o Clube Atlético Ypiranga completou este ano os seus 100 anos, daqui a 24 anos nós estaremos completando o centenário do Visconde de Itaúna.

Muitos estarão presentes, outros não. Mas vocês, alunos, com certeza estarão no Visconde de Itaúna comemorando o centenário. Vocês são exatamente a semente que nós plantamos para num futuro bem próximo - o tempo passa bem rápido - representarem os mais diferentes papéis, assim como nós temos hoje, olhando aqui nesta Mesa, o Deputado Edson Ferrarini, ex-aluno da escola, o Sr. Mansur, o Dr. Laerte Toporcov, dentre tantos outros que passaram pelo Visconde de Itaúna.

Realmente a Escola guarda um lema: tradição e modernidade. Tradição porque guardamos tudo o que foi feito na escola nestes 75 anos por aqueles que nos antecederam e Modernidade porque seguimos os avanços do Século XXI.

Nesta data em que marcamos o início das comemorações dos 76 anos da nossa Escola, gostaria de prestar uma homenagem aos nossos alunos, a esses alunos que participam de todas as comemorações com a nossa brilhante fanfarra.

Peço aos professores presentes que rapidamente entreguem a medalha de Honra ao Mérito primeiramente à Fernanda Miller, nossa ex-aluna e Instrutora da fanfarra; ao Edson Somekawa, também ex-aluno, e à Ana Paula, ex-aluna, todos que nas noites frias do mês de agosto e setembro, incansáveis, estavam lá ensaiando a nossa fanfarra.

Esta medalha é o reconhecimento por tudo o que vocês têm feito pela nossa Escola.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

Enquanto nossos alunos recebem as medalhas, gostaria de pedir à Professora. Lucília Luz Sammarone, nossa vice-Diretora, para entregar ao Deputado Edson Ferrarini um troféu da comemoração dos 76 anos da nossa Escola. (Palmas)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado. Aqui está escrito “Tradição e Modernidade - Educando para o Futuro - Jubileu de Brilhante”.

Que orgulho termos estudado no Visconde de Itaúna, um colégio referência no Estado de São Paulo.

Conto sempre que quando eu me elegi Deputado, certa feita me ligou uma diretora do Colégio Visconde de Itaúna perguntando: “Posso marcar uma audiência com Vossa Excelência?”. Eu disse: “De onde é?” Do Colégio Visconde de Itaúna. Falei: “Que audiência, que Vossa Excelência, nada. Eu vou aí perguntar o que a senhora quer.” Como?! “Mas lógico que vou aí. Sou um soldado do Visconde.”

Ela queria que arrumasse o piso da quadra. Na época conseguimos construir não só a quadra inteira, como uma quadra coberta. A quadra leva o meu nome.

É um orgulho eu receber esta condecoração que vai para a minha galeria, em um lugar de muito destaque. Obrigado, professora. (Palmas)

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Gostaria também de prestar uma homenagem ao Clube Atlético Ypiranga, porque nós, diretoras de escola, durante muitos anos usamos o Clube. Eu me lembro bem, na década de 70, quando chegava a São Paulo, quando fomos bater às portas do Clube com o saudoso Presidente Osvaldo Gianotti e depois com o Dr. Mário Teles. Sempre abriram as portas do Clube para os nossos bailes dos Anos 70, fosse na sede da Xavier Curado ou na sede central.

O Clube Atlético Ypiranga, com os seus Jogos da Primavera, sempre movimentou toda a Capital paulista. Ele mora no coração de todos os ipiranguistas e de todos nós, diretores, que usamos muito o Clube Atlético Ypiranga, principalmente nas décadas de 70 e 80.

Finalmente, quero dizer a vocês, alunos, pais e professores, agradecendo esta homenagem que o Dr. Edson Ferrarini todos os anos presta à nossa Escola, que o Visconde de Itaúna continuará firme nas suas tradições. Temos certeza de que os nossos alunos sempre serão orgulho de todos nós. Muito obrigada. (Palmas)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Neste momento, sob a regência da Professora. Noemia, o Coral de alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna interpretará três músicas: “Vira, virou”, “Tema da Vida” e “Canta Brasil”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Este é o Coral da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Parabéns à Professora Noêmia Hilda de Nascimento Oliveira, pela belíssima apresentação.

Tenho ligações estreitas com o Clube Atlético Ypiranga desde minha infância. Quando João Batista de Carvalho era Presidente, no biênio 2002/2003, estive no Clube Atlético Ypiranga fazendo uma palestra sobre drogas, falando com os atletas. Hoje em dia, a droga também está envolvendo os atletas, como muitos outros setores.

O atleta, às vezes, por querer ficar mais forte, usa o esteróide anabolizante, e, com isso, vai se complicando. Algumas academias vendem o anabolizante, e os jovens, em vez de ficar cinco anos “puxando ferro”, tomam esses medicamentos para aumentar sua musculatura. O que realmente acontece em poucos meses, mas sua saúde fica totalmente prejudicada.

Mantenho um dos maiores centros de recuperação de drogados na Avenida Jabaquara, 2669, onde recebo as pessoas que nos procuram e posso verificar que o jovem não está sendo informado sobre os malefícios desse esteróide anabolizante. Tivemos lá um campeão brasileiro com um tumor de sete centímetros no fígado, conseqüência da ingestão de esteróide, porque ele causa câncer de fígado.

Para os jovens tomarem consciência e ficarem preocupados, é bom esclarecer que ele pode ficar muito bonito, que as moças vão gostar, mas depois vêm muitas reclamações, porque o esteróide também provoca impotência sexual. Por isso, é bom eles ficarem bem atentos em relação a esse aspecto.

E não é só isso. A cocaína também está presente nos meios esportivos. Os senhores devem se lembrar de quando cuidei do jogador Dinei, do Corinthians, que foi apanhado com cocaína. Tenho alguns craques de vôlei, em termos de seleção, já com problema de droga.

Tenho ido quase anualmente ao Visconde de Itaúna falar para todas as turmas sobre droga, preparar o jovem para entender esse problema terrível. Lido com drogados há 32 anos. Trabalhei na Polícia Militar durante 35 anos. Comandei a Rota, vi o crime de perto. Saibam de uma coisa, jovens. Nunca tive um paciente viciado por um traficante. Em 99% das vezes, a droga vem pelas mãos do melhor amigo. E, quando oferece, fala cinco frases que ouço, como psicólogo, todos os dias: entra nessa, experimenta uma vez só, isso está na moda, está todo mundo usando, não seja careta. É nessa hora que você tem dizer: eu sou um vencedor, vencedor não usa drogas, estou fora.

Essa é a grande mensagem que os senhores podem levar dessa reunião. Fiz essa palestra no Clube Atlético Ypiranga. No próximo ano vamos fazer outra palestra. O jovem entra na droga por duas razões: curiosidade e absoluta desinformação. Vamos levar a mensagem para que você perca a curiosidade e esteja informado.

O Dr. Genne Clever Alves Sanches vai fazer uma saudação ao centenário Clube Atlético Ypiranga, que orgulha todos nós.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Clube Atlético Ypiranga - cem anos de história.

O Clube Atlético Ypiranga foi fundado em 10 de julho 1906, por um grupo de homens abnegados e entusiastas pelo futebol, esporte até então não muito difundido em nosso País naquela época.

Grandes nomes do cenário futebolístico foram revelados pelo Clube, entre eles, o goleiro Barbosa que atuou na seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo de 1950.

O Clube Atlético Ypiranga, nos primeiros anos de sua existência passou por diversas transformações e ocupou vários endereços na cidade de São Paulo, até vir a se fixar permanentemente no bairro do Ipiranga, no ano de 1932.

Passados alguns anos, e varias mudanças de endereço, no mesmo bairro, muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos diretores da época que viam o seu quadro social ser reduzido a cada instante.

Em 1953 eram apenas 118 abnegados sócios que rateavam as despesas do Clube entre si para que ele continuasse a existir.

Seus nomes são reverenciados a todo instante e estão gravados a ouro no coração da família Ypiranguista, por terem mantido acessa a chama dos ideais nos momentos de dificuldade.

Em 1956 a Família Jafet doou ao Clube um terreno situado na rua Xavier Curado, local onde foi construído o primeiro ginásio esportivo e no início da década de 60, novamente a Família Jafet, se fez presente, colaborando para que o Clube Atlético Ypiranga, já há muito conhecido pelo carinhoso apelido de “Vovô da Colina Histórica", viesse a ter uma nova sede, dessa vez na Rua do Manifesto, 475, com espaço para crescer, tornando-se o grande Clube que é hoje.

Não só em tamanho, com seus 25.000 metros quadrados de área destinados aos mais diversos tipos de modalidades esportivas, à cultura e ao lazer, que comportam confortavelmente os mais de 8.000 freqüentadores, mas também pela sua história que se confunde com o progresso do bairro do Ipiranga.

A história do Clube Atlético Ypiranga, em nosso bairro, foi escrita por homens como: Ângelo Antonio Milanesi; Carlos Jafet; Jerônimo Mauri; Mario Telles; Osvaldo Gianotti; Ernesto Gerolano Colombo; Milton Stermberg; José Luiz Fioretto; Antonio Pinto; Ítalo João Franscisco Gallo; Clovis Caitano Miquelazzo; José Roberto Baccelli; José Carlos Mazzo; Roberto Nappi; e João Baptista Carvalho que contaram com a colaboração de outros grandes nomes em seus Conselhos Diretivos.

A história do Clube Atlético Ypiranga continua sendo escrita todos os dias, e com certeza, a responsabilidade pelo futuro cabe a esses jovens, membros do Clube, que hoje nos prestigiam com suas presenças.

Hoje o responsável pela continuidade dessa história, cabe ao presidente Odair Francisco Oberle, (a quem eu peço uma salva de palmas.)

Nobre Deputado Coronel Edson Ferrarini vai prestar uma homenagem a todos aqueles que fazem parte da história do Clube Atlético Ypiranga, em seu centenário, entregando uma placa comemorativa por ocasião dessa Sessão Solene, ao seu presidente, Sr. Odair Francisco Oberle

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Para mim é um orgulho fazer a entrega dessa placa, que tem os dizeres:

“A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Deputado Edson Ferrarini, homenageia o Clube Atlético Ypiranga pelo seu centenário - 1906 a 2006. São Paulo, 22 de setembro de 2006. Comissão dos Festejos de Aniversário do Clube Atlético Ypiranga”.

Tenho muito prazer em passar essa placa ao nosso Presidente Odair Oberle. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ODAIR OBERLE - É com grande satisfação que recebemos esta placa. Para mim é um orgulho muito grande, sou ypiranguista há muitos anos e coube a mim estar na Presidência nesta comemoração de cem anos. Deus está sendo muito generoso comigo. Coronel, muitíssimo obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu, por ter nascido na Rua Lord Cochrane, por ter estudado no Visconde de Itaúna, na rua Silva Bueno, ter jogado no União Mútua, Onze Primos, Lorde Futebol Clube, naqueles clubes todos que jogavam futebol na várzea, quando tínhamos bastante espaço, tenho o orgulho de hoje fazer a entrega como Deputado estadual, representando o Bairro do Ipiranga, através da minha luta por mais segurança e menos tóxico, poder estar ao lado do presidente no dia do centenário do Clube Atlético Ypiranga. E o Presidente Odair Oberle é quem vai usar a palavra agora.

 

O SR. ODAIR OBERLE - Exmo. Deputado Edson Ferrarini, demais membros da Mesa, atletas, associados, diretores do nosso querido Clube Atlético Ypiranga, membros do Visconde de Itaúna e do Colégio Renovação, senhoras e senhores, na qualidade de Presidente da Diretoria Administrativa do Clube Atlético Ypiranga cabe-me a honra e o prazer de agradecer a V. Exas. em nome de todos os ypiranguistas a deferência desta homenagem.

O Vovô da Colina Histórica, como é carinhosamente conhecido o clube que ora represento, recebe associados de várias partes da cidade, a par de manter excelentes relações com as demais associações esportivas desta grande metrópole.

Assim, ao receber essa honraria, acredito poder estendê-la não só aos moradores do Bairro do Ipiranga, que sempre nos apoiaram e onde está instalada nossa sede atual, como a todo o Estado que V. Exas. representam.

Chegar aos cem anos de idade é viver uma grande epopéia, especialmente no último século, marcado por duas grandes e devastadoras guerras mundiais e crises políticas nacionais, com seu corolário de planos e pacotes econômicos, que de alguma forma afetaram todas as organizações, esportivas ou não.

Mas este é o momento de falar da alegria, da alegria de poder agradecer aqui todos aqueles que contribuíram para que chegássemos ao centenário. Agradeço à Comissão Organizadora dos Festejos do Aniversário do Bairro do Ipiranga, à Assembléia Legislativa, ao Coronel Ferrarini.

A história de lutas e conquistas que atravessamos indicaram o Clube Atlético Ypiranga para esta homenagem, que V. Exas. que generosamente aprovaram. Meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Cumprimento a Dra. Ana Maria de Jesus Fernandes, da Comissão Mulher Advogada da OAB, do Bairro do Ipiranga; o ex-vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Mohamed Mourad; a Professora Jacinta do Visconde do Itaúna, escola estadual que está no meu coração, e a Presidente do Grêmio Estudantil desta instituição, aluna Cláudia.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - GENNE CLEVER ALVES SANCHES - Ouviremos, sob a regência do Maestro Robson Menezes, a Banda do Colégio Renovação, que interpretará a música “Can take my eyes”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta solenidade faz parte dos festejos do aniversário do nosso Bairro do Ipiranga. Esse bairro foi colonizado pelos italianos, os primeiros que lá chegaram. Depois, vieram os portugueses, os espanhóis e os árabes.

Esse bairro foi crescendo e, hoje, é tão pujante e tem uma população ordeira, que trabalha e ajuda São Paulo a crescer assim como o Brasil.

A Rodovia Anchieta foi feita em 1947 e o Bairro do Ipiranga sempre foi se desenvolvendo. Esse bairro é conhecido pelo Brasil e pelo mundo inteiro devido ao Museu do Ipiranga, um ponto de visitação de tantas pessoas todos os dias. Esse bairro é também homenageado com o seu hino. O nosso bairro tem o seu hino, um hino muito bonito.

O nosso mestre-de-cerimônias, Sanches, é quem vai falar sobre o hino.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS GENNE CLEVER ALVES SANCHES - O autor da letra do Hino do Ipiranga é Mauro Dall’Acqua e a música é de José Roberto Palomino, que nos brinda com a sua presença nesta Sessão Solene, a quem peço uma salva de palmas! (Palmas).

Ouviremos o Hino do Ipiranga, com o Coral da Escola Estadual Visconde de Itaúna, sob a regência da Professora Noemia.

 

* * *

 

- É entoado o Hino do Ipiranga.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A Professora Maria Angélica estava falando sobre Laerte Toporcov, esse grande coordenador, e o quanto ele foi o incentivador do concurso para que o Hino do Ipiranga fosse uma realidade. Parabéns, Laerte!

Ademir Gatti, Laerte Losacco Toporcov, Márcia Regina Albuquerque de Sá Lopes, Reinaldo Bittar compõem a comissão organizadora.

Esses festejos marcam sem dúvida alguma o aniversário do bairro, o centenário do clube, os 76 anos do Visconde de Itaúna. No ano que vem eu, continuando como Deputado, espero poder convocar de novo esta Sessão Solene e fazer essa festa cada vez maior.

Jovens, não se esqueçam nunca da mensagem sobre as drogas. É muito importante vocês saberem dizer “Não”. Tenham fibra e personalidade e saibam que esse “Não” é fundamental em suas vidas. É uma palavra curta, mas se não houver esse “Não”, podem crer, a continuidade se complicará. Se você estiver com um amigo e ele lhe oferecer droga, se você tiver personalidade para dizer “Não, eu estou fora!”, pode crer, o sucesso virá.

Mantenho uma entidade em frente à Igreja de São Judas e recebo 200 viciados às terças-feiras e às quintas-feiras há 32 anos, sem cobrar um único centavo. Peço nos meus programas de televisão e aonde vou para que se alguém conhecer um único drogado feliz, que não perca tempo para arrumar dois, porque será difícil. Se houver um só, tragam-no para mim, porque o levarei para meu centro de recuperação e darei o microfone para ele falar a favor da droga durante o tempo que ele quiser. Mas, nunca se esqueçam da armadilha que é a droga. No começo ela é agradável, mas em poucos meses ela os levará para o mundo da tristeza.

Estive em Amsterdã duas vezes para estudar sobre a maconha e acabar com essa mentira de que a maconha está sendo liberada. Também estive em Nova York para estudar sobre o crack. Assim, jovens, aproveito cada momento, cada minuto, cada local para alertá-los a dizerem “Não” às drogas.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

A esses jovens o nosso abraço! A todos os meus amigos ipiranguistas um grande abraço! Parabéns a todos! (Palmas).

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e dois minutos.

 

* * *