02 DE AGOSTO DE 2010

033ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “100 ANOS DO ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO LÍDER ESPÍRITA FRANCISCO Cândido xavier”

 

Presidente: ALEX MANENTE

 

RESUMO

001 - ALEX MANENTE

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão fora convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Alex Manente, com o objetivo de comemorar os "100 anos do nascimento do líder espírita Francisco Cândido Xavier". Convida todos os presentes para ouvirem, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JÚLIA NEZU

Vice-Presidente da União da Sociedade Espírita do Estado de São Paulo, lembra a série de homenagens que Chico Xavier está recebendo no ano de 2010. Ressalta a importância das mensagens proferidas pelo médium. Explica que, graças ao embasamento cristão que Chico acrescentou à doutrina espírita, ele não só a tornou mais completa como também ganhou o carinho dos membros de outras religiões.

 

003 - Presidente ALEX MANENTE

Agradece a presença de todos e lembra a importância do trabalho social realizado pelo movimento espírita. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Manente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ALEX MANENTE  - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 100 anos de nascimento do líder espírita Francisco Cândido Xavier.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades que comporão a Mesa: Sra. Júlia Nezu, vice-Presidente da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, representando o Sr. José Antonio Balieiro, Presidente da referida instituição. (Palmas.) Sra. Sílvia Cristina Stars de Carvalho Puglia, Presidente da Federação Espírita; Sra. Ivone Fonseca, representando a USE de Santo André; Sra. Maria Júlia Moreira, Presidente da Escola de Educação Espírita Paulista.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Tem a palavra a Sra. Júlia Nezu, vice-Presidente da União da Sociedade Espírita do Estado de São Paulo.

 

A SRA. JÚLIA NEZU - Excelentíssimo Sr. Deputado, Dr. Alex, nossos queridos amigos do movimento espírita do Estado de São Paulo; Sr. Miguel de Jesus Sardano, nosso querido amigo; Dr. Edson Sardano, prezado companheiro; os nossos cumprimentos carinhosos a todos os presentes.

Queremos, em nome da Sociedade Espírita do Estado de São Paulo, do nosso Presidente José Antonio Luiz Balieiro, trazer a nossa saudação fraterna e dizer da nossa alegria de participarmos desta comemoração ao nosso médium, líder espírita, Francisco Cândido Xavier. É uma merecida homenagem que esta Casa, Assembleia Legislativa do Estado, está prestando, e nós, componentes desta sociedade paulistana e paulista, em homenagem, reconhecimento e gratidão a esta grande pessoa que foi Francisco Cândido Xavier. Chico Xavier, não vou aqui declinar a sua biografia, que é conhecida certamente por todos os presentes, e também, graças à grande mídia espírita e não espírita, que durante o ano de 2010 tem divulgado desde o mês de abril, quando Chico Xavier completaria 100 anos de aniversário de seu nascimento. O Brasil todo, e também o Exterior, vêm comemorando e expressando seu carinho, sua gratidão a esse grande espírito que foi Francisco Cândido Xavier.

O Chico, como carinhosamente todos nós o chamamos na intimidade, foi para nós não só um ícone, mas também um exemplo de cristão, um exemplo de espírita, que ficará gravado em nossos corações e que legaremos através das nossas ações, através das nossas palavras, através do trabalho em favor da melhoria da nossa sociedade.

O Chico, através da sua atividade mediúnica, trouxe para nós mensagem de espíritos de escol como o Dr. Bezerra de Menezes, o André Luiz, Humberto de Campos e outras centenas de espíritos que trouxeram suas mensagens para que todos nós tivéssemos um norteamento. São mensagens que complementaram os ensinamentos dos espíritos que conhecemos e estudamos através da codificação de Allan Kardec.

Para nós, espíritas, o Chico Xavier foi um continuador, foi aquele que veio dar subsídios para o norteamento da postura espírita, do trabalho espírita cristão, principalmente no Brasil e no mundo.

Sabemos que a doutrina espírita veio numa época em que se o Allan Kardec tivesse trazido mais uma religião institucionalizada, nós teríamos sido rechaçados logo no seu nascedouro.

Acredito que o Chico Xavier com sua mensagem espiritual, com seu trabalho, com sua programação espiritual, veio nos complementar, trazer o embasamento cristão, para que todos nós pudéssemos não só aprender a doutrina espírita, como sobretudo vivenciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A importância do Chico não está só no aspecto cristão da doutrina espírita, mas sobretudo na vivência, tanto que Chico Xavier, apesar de sempre se apresentar como espírita, foi respeitado carinhosamente por pessoas de todas as denominações religiosas. Ele foi uma pessoa reconhecidamente aberta a todas as religiões, de maneira bastante ecumênica. Para o Chico não existiam fronteiras nem rótulos religiosos. Esta é a nossa lembrança do Chico Xavier, este grande homem que veio para exemplificar. E nós que o conhecemos e com quem convivemos, temos muita saudade. Certamente ele está conosco nas nossas atividades espíritas e tenho certeza de que permanecerá em nossos corações.

Fica aqui a homenagem singela da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MANENTE - PPS - Quero agradecer as presenças da Sra. Miltes Aparecida Carvalho Bonna, Presidente da Instituição Assistencial Meimei e do Conselho Fiscal do Centro Espírita de Obreiros do Senhor; da Sra. Elza Terra Cotrim, vice-Presidente da Instituição Assistencial Meimei e do Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

Rapidamente quero agradecer a todos os presentes, porque estamos prestando através deste Legislativo - e eu tive a honra de como Deputado propor esta iniciativa inclusive com sugestão do nosso colega Edson Sardano aqui presente, e que tem um grande trabalho em todo o setor espírita.

Gostaria de neste momento homenagear o centenário de Francisco Cândido Xavier, o famoso Chico Xavier, reconhecido por todas as denominações religiosas pelo grande trabalho desenvolvido conosco. Certamente essa é uma oportunidade de a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior Parlamento Estadual do País, iniciar a retomada do reconhecimento do movimento espírita. É importante que tenhamos cada vez mais a possibilidade de agregar todas as instituições, todo o grande trabalho social feito pelo movimento espírita e que a Assembleia Legislativa possa reconhecer os esforços de todos vocês. Certamente esta é a primeira de muitas oportunidades que teremos de reconhecer o seu trabalho em prol da sociedade de maneira geral.

Com muito orgulho e satisfação que hoje realizamos esse ato em homenagem ao centenário de nascimento de Chico Xavier e que seja o primeiro de inúmeros passos a darmos aqui nesta Casa para este reconhecimento. Sinto-me honrado por ter proposto esta sessão e ter contado com a anuência dos demais Deputados.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades presentes, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das Assessorias Policial Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Agradeço a todos e que esta data seja marcante para estabelecer um novo momento do movimento espírita nesta Casa.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 49 minutos.

 

* * *