06 DE AGOSTO DE 2010

034ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “CINQUENTA ANOS DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL”

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, para comemorar os "Cinquenta anos da Ordem dos Músicos do Brasil". Convida o público para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Tece considerações sobre o valor e os benefícios da carteira da Ordem dos Músicos. Faz histórico sobre a evolução da instituição. Anuncia a apresentação do "Coral em Busca dos Sonhos", do Movimento Estadual da População em Situação de Risco. Presta homenagens às Irmãs Sueli, Helena e Sueli.

 

002 - IRMÃ SUELI

Enaltece sua alegria em participar deste evento. Agradece o trabalho da OMB. Informa que a entidade trabalha com favelas da zona Norte da Capital há 30 anos.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Presta esclarecimentos sobre o trabalho do Corpo Musical da Polícia Militar. Reitera a importância da carteira de identificação profissional do músico. Informa meritória a atividade do órgão. Recorda a CPI do ECAD, realizada por esta Casa. Faz distinção entre a Ordem dos Músicos o Brasil, o ECAD e o Sindicato dos Músicos. Lembra a responsabilidade social das empresas. Anuncia a apresentação do Coral Iase Santa Terezinha, sob a regência do Professor Josias; do Coral da Ordem dos Músicos do Brasil, do Coral Mariano de Sant'Anna e do Coral Tabatinguera - AORRPM, sob a regência do Maestro Ricardo Mieli.

 

004 - JOSÉ AUGUSTO

Deputado Estadual - Discorre sobre a importância da música. Fala de sua emoção em participar desta solenidade. Elogia a administração da Ordem dos Músicos do Brasil. Anuncia a apresentação do Coral Mix e do coral Viação Imigrantes, sob a regência da Professora Emily.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Fala da legalização profissional no Brasil. Lembra que a OMB foi criada na gestão Juscelino Kubitscheck e que, agora, passa por nova fase.

 

006 - ROBERTO LUIZ RIBEIRO HADDAD

Desembargador, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região - Destaca a sua satisfação em participar desta solenidade. Felicita a administração e os projetos sociais da Ordem dos Músicos do Brasil. Elogia a atividade dos músicos.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a apresentação do Grupo de Musicografia Braille, composta pela cantora Marcela, acompanhada do tecladista Rodrigo, regidos pela professora Isabel. Dá conhecimento da íntegra de mensagem do ex-Governador Geraldo Alckmin. Anuncia apresentação do clarinetista Edson, acompanhado do flautista Wellington.

 

008 - ROBERTO BUENO

Presidente da Ordem dos Músicos do Estado de São Paulo - Informa que existem 63 mil músicos paulistas. Recorda os cem anos do compositor Adoniran Barbosa. Louva a compositora Chiquinha Gonzaga. Recorda as dificuldades da classe dos músicos. Questiona advogado que ingressou com liminar para não pagar mensalidade da Ordem dos Músicos.

 

009 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a apresentação da "Orquestra Sanfônica", sob a regência da maestrina Renata Sbrighi. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Senhoras e Senhores, bom-dia. Estamos reunidos com a finalidade de homenagear os 50 anos da Ordem dos Músicos do Brasil, através da Regional de São Paulo, cujo Presidente é o Professor Roberto Bueno.

Aqui ao meu lado, compondo esta tribuna, temos o Professor Roberto Bueno, presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Com muito prazer, quero me apresentar aos senhores: Sou Deputado e Coronel Edson Ferrarini. Solicitei esta Sessão Solene para homenagear os músicos pelo muito que fazem para o povo em geral com seu carinho, vozes, talento e dedicação.

Temos aqui ao meu lado esquerdo o Professor Ary de Jácomo Bisaglia, diretor Geral da Juventude Musical do Brasil, assessor especial da Ordem dos Músicos do Brasil. Peço a todos aplausos ao professor. (Palmas.)

Temos aqui, à minha direita, o Exmo. Sr. Desembargador Roberto Luiz Ribeiro Haddad, que veio nos prestigiar com sua presença. Obrigado, Desembargador, pela sua presença. (Palmas.)

Temos, também, à nossa esquerda, o Professor Lauro Valério, presidente da Associação dos Acordeonistas do Brasil. Ao professor os nossos aplausos. (Palmas.)

Nossa finalidade é mostrar ao povo de São Paulo, aos músicos, a sua nova Ordem dos Músicos. Mostrar o quanto essa entidade está voltada para a defesa dos músicos, do quanto os músicos precisam dessa entidade e do quanto está disposta a ajudá-los.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar sob a regência do 2º tenente-músico PM, Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI – PTB - Quero  saudar a presença do Dr. Jatyr de Souza Pinto Neto, advogado da Ordem dos Músicos.

Quero agradecer a presença de Udine Verardi, representando o meu amigo, o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati.

Para os senhores entenderem o valor da Carteira da Ordem dos Músicos, quero que a televisão mostre o meu amigo, Agnaldo Timóteo, ostentando sua Carteira da Ordem dos Músicos com muito orgulho. Ele mandou um abraço a todos os senhores.

O que representa a Carteira da Ordem dos Músicos? É um documento de identificação profissional que um músico precisa ter.

Estamos mostrando um trabalho social que a Ordem dos Músicos faz. Além de tudo aquilo que ela faz em defesa do músico, tem também o curso de teoria musical, solfejo aos músicos, curso de edição, criação e escrituração de partituras em programa de computador, curso de teoria musical para deficientes visuais.

Quero que a população saiba que a nova Ordem dos Músicos, que durante muitos anos sofreu muitas reclamações, hoje ela está numa nova fase. Tem, também, cursos para jovens de 14 a 18 anos, formação de coral, curso prático de meditação.

Assistiremos, agora, a apresentação do Coral Em Busca dos Sonhos, do Movimento Estadual da População em situação de Rua de São Paulo, que interpretará as músicas “Andança”, de Edmundo Souto, Danilo Caymi e Paulinho Tapajós, e “Eu quero ter um milhão de amigos”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, sob a regência da professora Vera Lúcia.

 

A SRA. VERA LÚCIA - Bom-dia a todos. Gostaria de apresentar o nosso Coral Em Busca dos Sonhos, que é mais um projeto da Ordem dos Músicos com moradores em situação de rua. Estamos trabalhando com eles.

Quero pedir desculpas porque somos em número bem maior, mas houve um desencontro e só vieram esses. Mas vamos tentar fazer o melhor.

Agradeço ao presidente da Ordem dos Músicos pela oportunidade de eu trabalhar com esses meninos. Tem sido muito bom, tem sido reconfortante poder descobrir talentos.

Temos vozes lindas do Claudinei e do Marcelo. Temos musicistas que conseguiram ganhar seu clarinete em doação. Então, tem sido um trabalho muito bonito. Só tenho que agradecer à Ordem dos Músicos pela oportunidade que me deu de fazer esse trabalho.

Vamos apresentar as músicas “Andança” e “Eu quero apenas”.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARNI - PTB - Cumprimentamos o Rodrigo pela sua competência no teclado, ele que é deficiente visual, e a professora Vera Lúcia, pelo carinho que dedica ao coral.

Vamos a mais uma apresentação.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Vera Lúcia, parabéns ao Rodrigo e aos amigos do Coral Em Busca dos Sonhos.

A Polícia Militar tem 180 anos de vida e o Corpo Musical da Polícia Militar é dos mais competentes e respeitáveis. É um orgulho. Eu que sou Coronel da Polícia Militar e trabalhei 35 anos para a Polícia Militar, toda vez que ouço a Banda Sinfônica ou a Camerata, sempre me emociono. Tenho orgulho de tê-los como meus amigos, tenho orgulho de tê-los usando a mesma farda que usei durante 35 anos e que também meu pai usou.

Quero cumprimentar o Tenente-músico Ismael. A competência desse Maestro é inegável. Uma salva de palmas especial ao 2º Tenente-músico Ismael Alves de Oliveira. Fique de pé. É a você que estamos aplaudindo. (Palmas.)

Também queremos aplaudir os soldados Shioka, Leme, Clebson, Isaias, Medeiros, Fernando e Pontes. (Palmas.) A homenagem é para a Polícia Militar na pessoa de vocês que fazem uma apresentação fantástica. Parabéns.

Eu queria que as freiras Sueli, Helena e de Carole, do Coral Iase, viessem receber um diploma. Elas vão ser homenageadas pela Ordem dos Músicos pelo seu trabalho.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. SUELI - Bom-dia a todos. É com muita alegria que abrilhantamos esta festa de hoje porque nós temos mais que um grande músico, um grande amigo, um pai. Agradeço à Ordem dos Músicos do Brasil na celebração dos seus 50 anos, especialmente ao Roberto Bueno, um amigo de longa data. Temos um grande vínculo através do Instituto Santa Terezinha, onde realizamos um trabalho em seis favelas na Zona Norte de São Paulo. Agora, em 2010, completamos 30 anos de prestação de serviço naquele espaço. Hoje, tem um terminal de cargas ali, atendendo 160 crianças e adolescentes.

Estar aqui nesta manhã é um privilégio. Parabéns a vocês, músicos, parabéns, Roberto Bueno, parabéns àqueles que fazem parte desta Casa. Que Deus os abençoe e continuem promovendo a vida. Nunca a humanidade precisou tanto de cuidado com a vida como agora. Muitas coisas estão sobrepondo o ser humano e precisamos cuidar do ser humano porque tudo é importante, mas a vida deve ser preservada. Por isso, mesmo correndo riscos, nós, irmãs Carmelitas, missionárias de Santa Terezinha, nos propomos a ficar do lado dos mais pobres para fazer com que a dignidade da vida seja respeitada.

Muito obrigada por este espaço. Deus lhes pague. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, irmã. Vamos à apresentação de mais um número do Coral, sob a regência do professor Josias.

Enquanto eles se preparam, quero agradecer a presença de Antonio Mário da Silva Cunha, diretor da Faculdade Souza Lima. É a primeira Faculdade Internacional de Música do Brasil (Palmas.)

A Carteira do Músico é um instrumento muito importante.  Ela é o documento que comprova que o cidadão tem profissão definida. É um instrumento de comprovação junto à Previdência Social para efeito de aposentadoria dos que exercem uma profissão liberal, como a dos músicos. É o documento que dá ao músico a condição de dizer que tem profissão definida por lei e ela só é fornecida pela Ordem dos Músicos. Vale destacar, ainda, que numa viagem internacional, um músico profissional goza das mesmas regalias daqueles que têm profissão definida, sendo o referido documento elogiado pelos órgãos aduaneiros de Portugal, Espanha, para citar alguns, tendo o músico, inclusive, permissão de trazer para o território nacional instrumento musical de sua especialidade em valor superior à cota permitida. Estão aí as grandes vantagens.

O músico tem esta vantagem de pertencer à Ordem dos Músicos. É como o advogado que pertence à Ordem dos Advogados do Brasil, é como o médico que pertence ao Conselho Regional de Medicina.

Maestro, estamos à sua disposição.

 

O SR. JOSIAS - Bom-dia a todos. Este é o Coral do Iase, é o Coral Cantos Encantos. Nós, da Ordem dos Músicos, estamos fazendo um trabalho super legal no Instituto que vocês vão conhecer agora.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Sessão Solene  tem a finalidade de homenagear a Ordem dos Músicos dos Brasil - Seção São Paulo. Daqui a pouco tiraremos algumas dúvidas para que possamos entender que o trabalho da Ordem dos Músicos é meritório nessa nova administração. O professor Roberto Bueno vai explicar daqui a pouco que o Ecad, que já sofreu uma CPI nesta Assembleia, e que cuida dos direitos autorais, é uma entidade que nada tem a ver com a Ordem dos Músicos. Não tem nenhum tipo de interferência, nenhum tipo de ligação. Como também não tem nada a ver com o Sindicato dos Músicos. O importante é fazermos as diferenças.

Teremos agora mais uma apresentação musical.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Coral do Instituto de Assistência Social Santa Terezinha. Esse Coral é treinado e patrocinado pela Ordem dos Músicos do Brasil - Seção São Paulo.

Hoje em dia, todas as empresas, todas as indústrias que não tiverem preocupação social, que se preocuparem apenas com o lucro e não tiverem nada para oferecer à sociedade, estarão na contramão da história. A Ordem dos Músicos do Brasil faz a sua parte e um exemplo é o Coral dos Meninos em Situação de Risco.

Agradecemos ao Dr. Milton, presidente da Associação dos Evangélicos do Brasil. (Palmas.)

Teremos, agora, a apresentação do Coral da Ordem dos Músicos do Brasil, o Coral Mariano de Sant’Ana e o Coral Tabatinguera, da Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar, clube do qual sou associado. Toda vez que essas moças se apresentam lá no clube ou em outro lugar, o sucesso é garantido. Eis que a sua competência, a sua afinação, é muito grande. Sempre digo para elas que tenho muito respeito por quem sabe cantar. Durante 10 anos fui jurado no programa de calouros do Bolinha, que era meu amigo. Eu dizia: “Bolinha, você quer que eu vá aprender alguma coisa para julgar?” Ele dizia: “Não, quero que você seja uma pessoa de casa.” Às vezes, o calouro vinha tremendo na minha frente e eu lhe dizia: “Meu amigo, vou te dar nota máxima, pois tenho respeito e um pingo de inveja de você, que canta, e eu não canto absolutamente nada, sou desafinado até para chorar”. Tenho um respeito muito grande.

Vamos ouvir, então, sob a regência do Maestro Ricardo Miele, as músicas “Over the rainbow”, de Harold Arlen, “Nasci para bailar”, de João Donato, e “My way”, de Jacques Revaux.

 

* * *

 

 É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Coral da Ordem dos Músicos do Brasil, ao Coral Mariano de Sant’Ana e ao Coral Tabatinguera, da Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar, pela belíssima apresentação. Muito obrigado, Maestro Ricardo Miele.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado José Augusto.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO - PSDB - Bom-dia a todos. Inicialmente quero cumprimentar o Presidente desta Sessão, Deputado Edson Ferrarini, e dizer deste gesto bonito de estar convocando esta Sessão Solene para algo merecido. Quero cumprimentar o professor Roberto Bueno, presidente da Ordem dos Músicos de São Paulo, professor Ary de Jácomo Bisaglia, dirigente Geral da Juventude Musical do Brasil, Roberto Ribeiro Haddad, Desembargador Federal, aqui presente, Lauro Valério, presidente da Associação dos Acordeonistas do Brasil, a Emily, coordenadora técnica musical, ao Sr. Ribas, da Imprensa da Ordem dos Músicos, e a todos os músicos que estão aqui presentes.

A caminho desta Casa eu vinha dizendo o seguinte: “Vou encontrar esta Casa cheia de gente porque a música expressa sentimentos de carinho, de amor”. As pessoas que trabalham com a música, provavelmente, têm muitos sentimentos, expressam isso com o coração. Por isso, acho que deveríamos ter esta Casa cheia e fazer essa justa homenagem à Ordem dos Músicos de São Paulo, que organiza os músicos.

Ontem, estava lendo um livro que foi escrito por um músico brasileiro no início do século passado, que reclamava justamente da ausência da organização dos músicos, do abandono, do descaso. E, hoje, com a Ordem dos Músicos do Brasil e dos Estados, isso permite que os músicos tenham espaço, permite que os músicos possam estar se apresentando. E esta Casa não poderia deixar de fazer esta homenagem por meio desta Sessão Solene.

Portanto, quero, mais uma vez, cumprimentar o Deputado Edson Ferrarini, que teve essa iniciativa, cumprimentar o presidente da Ordem dos Músicos, que teve também essa articulação importante. Acho que a Ordem dos Músicos vem se articulando, vários deputados estiveram visitando. O nosso grande colega, Presidente Edson Ferrarini, que faz essa articulação, que faz esse papel de construir para a Ordem dos Músicos essa força política, capaz de mantê-los sempre ativos, defendendo os músicos e fazendo com que os músicos do Brasil cada vez tenham mais espaços na sociedade. Parabéns a todos os que aqui estão presentes no dia de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Obrigado, Deputado José Augusto. Existem no Brasil 62 profissões legalmente reconhecidas e, destas, 26 são regulamentadas na forma da lei e são fiscalizadas por Autarquias Federais, autônomas e legalmente instituídas. Dentre elas, destaca-se a Ordem dos Músicos do Brasil, criada pela Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, com incentivo e apoio do grande estadista que foi Juscelino Kubitschek de Oliveira. Queria colocar duas fotos, apenas para mostrar a figura do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando ele esteve aqui em São Paulo, fortalecendo a Ordem dos Músicos.

 

* * *

 

- São exibidas as fotos.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB  - Estamos homenageando e dizendo que foi em 1960 que o Presidente Juscelino Kubitschek fortaleceu a Ordem dos Músicos.

Dessa forma, não somente governos e empresas. Agora tem uma coisa: as empresas e os governos estão sujeitos a boas e más administrações. E a Ordem dos Músicos, durante algum tempo, durante 42 anos, passou por uma deterioração muito grande. E a nova Ordem dos Músicos, após assunção do presidente Roberto Bueno, passa por uma nova fase. Por isso, está sendo homenageada aqui.

O universo musical, depois do petróleo, representa hoje a segunda atividade do mundo, movimentando bilhões de dólares. Essa atividade envolve indústria, comércio, educação, cultura, lazer, entretenimentos, direitos autorais, comunicação. Só que o profissional gerador de toda essa economia é o músico e é ele que precisa ser prestigiado. É através da Ordem dos Músicos que esse profissional, portador desta carteira, é prestigiado.

Vamos ter, agora, a apresentação do Coral Mix e do Coral de Viação Imigrantes, sob a regência da professora Emily, com a música “Paz do meu amor”, com o solo da professora Salomé, que certamente nos encantará com sua interpretação. 

 

A SRA. EMILY – Bom-dia a todos. Como o Deputado falou, o Coral Mix e o Coral Viação Imigrantes, que é formado por motoristas, cobradores, pessoal da manutenção e escritório, hoje vieram, também, dar um pouco do seu musical. Gostaríamos de chamar, também, a professora Salomé. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. EMILY – Obrigada, professora Salomé. Agora, vamos executar uma música que se chama “É segredo”, do filme “Mudança de hábito”, que será interpretada pelo Coral Viação Imigrantes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Emily. Quero cumprimentar também o pianista Rubinho, o violonista Christian, dando essa retaguarda espetacular.

 

A SRA. EMILY - Vamos apresentar, agora, nossa última música, também do filme “Mudança de hábito”, intitulada “Corredentora”, interpretada conjuntamente pelos corais Mix e Viação Imigrantes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Emily. Foi uma apresentação do Coral Mix, do Coral da Viação Imigrantes, com a maravilhosa interpretação da professora Salomé Parísio.

Vamos ouvir as palavras do Desembargador Roberto Luiz Ribeiro Haddad, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

 

O SR. ROBERTO LUIZ RIBEIRO HADDAD – Bom-dia a todos. Em primeiro lugar, quero agradecer ao Coronel Edson Ferrarini pela gentileza de me haver convidado para poder estar presente nesta manhã muito gostosa, muito agradável com os senhores. Também quero agradecer ao Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, ao professor Roberto Bueno, que é nosso presidente da Ordem dos Músicos, ao Dr. Jatyr de Souza Pinto Neto, às irmãs aqui presentes, a todas as senhoras e a todos os senhores.

Eu, que represento o Poder Judiciário Federal em São Paulo, quero dizer da minha satisfação em poder trocar a aridez dos julgamentos em um tribunal por esta manhã tão agradável, para cumprimentar a Ordem dos Músicos pelos 50 anos hoje comemorados.

Gostaria de participar mais vezes, e tenham certeza de que, sempre que for convidado, aqui estarei.

Desejo felicidades à nova administração da Ordem dos Músicos, bem como a todos os músicos presentes. Quero dar meus parabéns pelo projeto social que assistimos hoje. A Ordem realmente tem colaborado para a melhoria das condições de vida desse povo menos favorecido.

Está de parabéns a Ordem, está de parabéns o seu presidente, a quem cumprimento. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Desembargador Roberto Luiz Ribeiro Haddad.

Esta Sessão visa homenagear a Ordem dos Músicos – Seção São Paulo, cujo presidente é o professor Roberto Bueno. Estamos resgatando, de todas as formas, a honorabilidade da Ordem dos Músicos do Brasil - Seção São Paulo, que durante algum tempo teve uma administração com muitas dificuldades. Inclusive, foi aprovada uma lei inconstitucional prejudicial à Ordem. Vamos resgatar esta lei e vamos buscar o verdadeiro lugar do músico. (Palmas.) A lei foi aprovada porque a administração era tão ruim que fez uma lei revogando tudo que existia. Uma lei absolutamente inconstitucional, que foi aprovada e está gerando inúmeros processos na Justiça. Vamos resgatar, vamos lutar. Estou ao lado dos senhores, ao lado dos músicos, ao lado da nova Ordem dos Músicos, que não tem nada a ver com o Sindicato dos Músicos, não tem nada a ver com o Ecad, que cuida de direitos autorais. O Ecad já sofreu até uma CPI porque a arrecadação deles é tendenciosa, equivocada. Foi confundida com a Ordem dos Músicos e não tem nada a ver.

Vamos assistir à apresentação do Grupo de Musicografia Braille, com a professora Isabel. É mais um trabalho social, espetacular, da Ordem dos Músicos. Professora Isabel, o microfone é todo seu para que a senhora faça a sua apresentação.

 

A SRA. ISABEL - É um grande prazer estar presente nesta Casa. Nós estamos representando o Grupo de Musicografia Braille, que é mais um projeto pioneiro da Ordem dos Músicos. A Ordem dos Músicos tem vários projetos sociais, como a da melhor idade. Mas, independente da idade, da condição física, da condição social das pessoas, trabalhamos com música. E com o deficiente visual, o mais importante é que estamos dando oportunidade para eles estudarem, escreverem e lerem uma a partitura musical em braille, e para que possam tocar também, independente de quem são e de suas condições. Todos nós, deficientes ou não, temos nossas qualidades, nosso defeitos, mas há uma diferença entre todos nós que enxergamos e os cegos, por exemplo, que é a oportunidade. As pessoas que não têm deficiências têm mais oportunidades que os deficientes. E a Ordem está contribuindo para que elas tenham mais oportunidade, mais acesso à música, à partitura em braille e que possam trabalhar e tocar junto com vocês, como o Rodrigo Torres, que tocou junto com outros grupos, demonstrando que a inclusão é muito importante, é muito bem-vinda, e todos merecem. A Ordem está de parabéns. Professor Roberto Bueno, deputado, muito obrigada.

Vamos assistir à apresentação de Marcela Trevisani e Rodrigo Torres, que vão anunciar e conversar com vocês sobre o repertório de hoje. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MARCELA TREVISANI - Bom-dia a todos. Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a oportunidade concedida e agradecer por tudo que a Ordem dos Músicos tem feito por nós, nos cedendo espaço para estudar e, principalmente, pela oportunidade de podermos crescer e demonstrar à sociedade brasileira que a inclusão só pode existir a partir do momento em que todos trabalham juntos. Vamos executar três músicas. A primeira será “Pela lua dos olhos teus”. Quem souber a letra, cante. Vamos interagir e trazer alegria para o nosso ambiente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB – Parabéns, Marcela, por essa interpretação. Parabéns, Rodrigo.

 

A SRA. MARCELA TREVISANI - Agora vamos executar uma música recente do Oswaldo Montenegro, que fala de um amor puro, verdadeiro, sincero, um amor que tudo suporta, um amor sereno, alegre, leve, livre e solto. “Quando a gente ama”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Marcela, por essa interpretação. Parabéns, Rodrigo. Enquanto você cantava, conversava com o professor Bruno sobre as pessoas que dizem ter problemas. Você e o Rodrigo transformaram a deficiência visual num dom, numa arte, num agradecimento por estarem vivos.

A SRA. MARCELA TREVISANI - Agora vamos executar uma música super conhecida, que é o “Samba da bênção”. Quem souber, pode cantar. Vamos, mais uma vez, trazer essa energia maravilhosa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a você, Marcela. Parabéns por essa voz linda, por essa lição de vida. Ela está cantando e dizendo “obrigado, Deus, por eu haver acordado viva.” Quantos de nós esquecemos de agradecer por tudo o que Deus nos deu, mas, principalmente, pelo fato de estarmos vivos. Marcela, você e o Rodrigo deram um show hoje aqui nesta Assembleia Legislativa.

Por favor, mais aplausos para a Marcela e para o Rodrigo.

Eu queria ler para os senhores uma mensagem enviada para nós pelo Governador Geraldo Alckmin. Nós o convidamos e ele só não está aqui porque tinha um compromisso já agendado. Mas nos mandou uma mensagem, demonstrando seu carinho para com os músicos, para com a Ordem dos Músicos:

“Entre mínimas e semínimas, breves e semibreves, mas sem nenhuma pausa, e em andamento prestíssimo, a Ordem dos Músicos do Brasil tem executado uma bela obra pela profissionalização e promoção dos músicos brasileiros.

A comemoração dos seus 50 anos de existência é uma oportunidade para que todos, mais uma vez, a aplaudam e exclamem “bravíssimo!”.

Parabéns à direção e aos integrantes da Ordem dos Músicos do Brasil, e que ela prossiga sua trajetória de muito sucesso.

Geraldo Alckmin” (Palmas.)

Vamos agora ter o Edson no clarinete, uma apresentação muito breve, com a professora Vera Lúcia. Na flauta, Wellington e Edson. Edson é do projeto “Morador de rua” e vai mostrar a obra social feita pela Ordem dos Músicos do Brasil - Seção de São Paulo, um trabalho que demonstra como a Ordem dos Músicos o ajudou, conseguindo desempenhar com seu talento.

Enquanto ele se prepara, o professor Bueno também vai se preparar, porque as próximas palavras serão do presidente da OMB - Seção São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Vera Lúcia. São pessoas que ajudam, trabalham pela Ordem, como o professor Ary de Jácomo Bisaglia, diretor geral da Juventude Musical do Brasil, assessor especial da Ordem dos Músicos do Brasil. Gostaria de cumprimentar também Donizetti Esteves de Jesus, presidente da Associação dos Sambistas e Músicos do Estado de São Paulo, ASESP.

Agora, o professor Roberto Bueno vai nos dizer da sua nova luta. Ele quer construir uma casa para o músico ser recebido na sua velhice. E é por isso que a Assembleia Legislativa, por meio de minha pessoa, tive esse privilégio, o homenageia.

 

O SR. ROBERTO BUENO - Como sempre costumo dizer, meus sinceros agradecimentos e minha eterna gratidão a todos os que aqui compareceram nesta manhã, saindo de suas casas para nos prestigiar. Meu muito obrigado a todos em nome dos 63 mil músicos inscritos no Estado de São Paulo.

Há 100 anos nascia João Rubinato. Alguém sabe quem ele foi? Foi o grande sambista brasileiro, Adoniran Barbosa. No século passado, uma grande senhora inovou e resolveu lutar pelos direitos dos músicos e dos compositores. Essa senhora chamava-se Chiquinha Gonzaga.

Do século passado ao século presente, apesar da luta de Chiquinha Gonzaga e de tantas outras pessoas interessadas na arte musical, infelizmente vemos, ainda, após a Ordem haver sido instituída há 50 anos, claramente o sofrimento da classe musical deste País.

Gostaria de fazer um breve relato. A classe musical neste País se divide em quatro partes. A de quem ganha o quanto quer e faz o que quer. Esse grupo representa, no máximo, 5% dos nossos músicos. Mais 5% são os professores de orquestras, aqueles que têm o seu emprego garantido tanto na área federal, estadual e municipal. Esses têm seu décimo-terceiro, todos os direitos assegurados por lei. Mais 5% são os professores de música, que vivem de suas escolas e têm suas orquestras particulares. Esses conseguem atualmente sobreviver com a música, mas a preocupação da Ordem não é com esses 15%, porque quanto mais eles ganham mais queremos que eles ganhem. Preocupamo-nos com os 85% restantes, aqueles que tocam na noite, que às vezes tocam a noite inteira a troco de 50 ou 60 reais.

Nesta semana entrou na Ordem dos Músicos a liminar de um advogado. Ele se diz músico e entrou com essa liminar para não pagar 120 reais por ano, que é a anuidade da nossa Ordem. Mas ele paga quase 500 reais para poder exercer a profissão de advogado. Não lembro seu nome. É uma vergonha esse fato, querer tocar por aí sem nota contratual. Isso é um desabafo. Precisamos nos unir, precisamos criar uma Ordem forte porque se nos unirmos como um feixe de vara vai ser difícil de quebrar. A lei que criou a Ordem dos Músicos veio com uma finalidade: proteger e amparar o músico, como bem disse o Coronel Ferrarini. Infelizmente, a Ordem ficou na mão de uma pessoa que praticamente dominava o Conselho Federal e Municipal. Essa pessoa pensou só no ser e esqueceu do ter. Gostaria que todos os músicos que estão desligados da nossa Ordem voltassem, que vissem o nosso trabalho em prol da nossa classe. O Maestro Bisaglia, por exemplo, um grande Maestro que já tocou no mundo inteiro, estava afastado da Ordem há mais de 30 anos, mas viu o nosso trabalho, o nosso empenho e aqui está ele, todos os dias, sem ganhar um tostão furado, ajudando e colaborando em tudo o que for preciso. Hoje, aqui ao meu lado, estava o presidente do Tribunal da 3ª Região. Vejam que coisa maravilhosa, como Deus é bom. Tenho aqui ao meu lado meu grande amigo. A Renata deve saber disso, que nos anos 70 o acordeão estava sumindo e eu, juntamente com o Lauro, o Oswaldinho do Acordeão, o professor Dante e o Dr. Timóteo, já falecido, nos reunimos no quintal da casa do Lauro e falamos para ele que o acordeão não poderia morrer, que precisávamos lutar por esse instrumento. E graças a Deus, com essa luta criamos, naquela época, a Associação dos Acordeonistas do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos. E graças a Deus o acordeão não morreu no Brasil. Precisamos do cavaquinho, do piano, enfim, do clarinete. Os músicos de sopro estão passando por uma situação difícil. Temos que lutar. Vamos brigar juntos e juntos, com certeza, venceremos.

Vamos ouvir a apresentação da minha ilustre amiga, professora Renata.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Gostaria que antes você explicasse a diferença entre a Ordem dos Músicos, o Ecad e o Sindicato, porque eles confundem. As falhas dessas outras entidades não têm nada a ver com a Ordem dos Músicos.

 

O SR. ROBERTO BUENO - Infelizmente, existe essa confusão na praça. A verdade é a seguinte. A Ordem dos Músicos no Brasil é uma Autarquia Federal e não tem nada a ver com o Ecad, que é um escritório de arrecadação de direitos autorais, que foi objeto de uma CPI aqui nesta Casa. O Sindicato é uma associação de classe. Não vamos confundir Ordem dos Músicos do Brasil com o Ecad ou com o Sindicato.

A Ordem dos Músicos é um órgão regulador da profissão e veio para proteger os músicos. Para vocês terem uma ideia, aproveitando o gancho do nobre Deputado, a Ordem não está lá só para defender o músico erudito, não, o músico prático também.

Apareceu, nesses dias, lá, músico que apanhou na Praça Benedito Calixto porque foi fazer uma apresentação e a Ordem, o Dr. Joaquim, que está aqui ao meu lado, está cuidando do processo. Hoje em dia o músico encontra amparo na Ordem. Esse moço apanhou porque foi tocar. Ele é formado pela Universidade de São Paulo, como músico. Vejam só como anda a situação do músico brasileiro.

Em nome de 63 mil músicos, só tenho, Deputado, que elogiar o seu trabalho, agradecer pelo seu trabalho. E em nome dos 63 mil músicos, faço questão, assim que for possível, de entregar um Projeto de Lei para V. Exa. nesta Casa. Com esta Casa cheia, e vamos lotar isto aqui, e, se Deus quiser, vamos conseguir aprovar esse Projeto de Lei para beneficiar a nossa profissão no Estado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Sem dúvida alguma. Os advogados crescem porque existe uma Ordem dos Advogados do Brasil que cuida da classe. Os médicos têm o Conselho Regional de Medicina. As pessoas que querem enfraquecer a Ordem são contra os músicos do Brasil, contra os músicos de São Paulo.

É por isso que o projeto que vier pela Ordem dos Músicos vai encontrar, em mim, o maior defensor na Assembleia Legislativa de São Paulo. Esse aplauso ao professor Bueno é o aplauso aos músicos de São Paulo, a todos vocês. (Palmas)

 

O SR. ROBERTO BUENO - Gostaria também de agradecer ao ilustre ex-Governador Geraldo Alckmin, que nos enviou este telegrama. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Carinhosamente o Governador Alckmin me mandou e disse: “Leia, porque quero prestigiar a Ordem dos Músicos”.

 

O SR. ROBERTO BUENO - A professora Renata dispensa comentários. Ela é uma fã ardorosa desse instrumento. O acordeão, como você sabe, é um instrumento que fica aqui no peito, no coração. Que Deus lhe dê muita saúde e muita música. Que você viva pelo menos mais 200 anos para essa turma. Muito obrigado pela presença não só da Renata, mas do Coral da Emily, do Maestro Ricardo, todos aqueles que aqui vieram graciosamente. Ninguém aqui está ganhando um “tostão furado”. Isso é muito bonito. Muito obrigado em nome dos 63 mil músicos do Estado de São Paulo. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É a Orquestra Sanfônica com a apresentação e a regência da Maestrina Renata Sbrighi.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Renata, parabéns ao professor Roberto Bueno, pela apresentação. E continuamos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - E, assim, aplaudimos a Orquestra Sinfônica da Ordem dos Músicos do Brasil. No domingo à noite, os senhores poderão assistir pela TV Assembleia e pela NET.

Esgotado o objeto da presente Sessão, a Presidência agradece às autoridades e a todos os que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 40 minutos.

 

* * *