1

22 DE SETEMBRO DE 2000

35ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA

 

Presidência: AFANASIO JAZADJI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/09/2000 - Sessão 35ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: PETTERSON PRADO

 

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA

 

001 - PETTERSON PRADO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o centenário de fundação da Associação Atlética Ponte Preta. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - PAULO ROBERTO GAGLIARDI

Na qualidade de Assessor da Presidência da Associação Atlética Ponte Preta, representando o Presidente da Diretoria Executiva do Clube de Futebol, saúda as autoridades. Discorre sobre a posição da Ponte Preta no cenário futebolístico do país.

 

003 - Presidente PETTERSON PRADO

Anuncia um número musical.

 

004 - PAULO ROBERTO GAGLIARDI

Entrega uma medalha comemorativa do "Centenário de Fundação da Associação Atlética Ponte Preta" ao Presidente Petterson Prado.

 

005 - Presidente PETTERSON PRADO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

*   *   *

-         É dada como lida a Ata da sessão anterior.

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE -  PETTERSON PRADO - PPS - Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o centenário da fundação da Associação Atlética Ponte Preta.

Esta Presidência convida todos os senhores para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar.

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sr. Paulo Roberto Gagliardi, Assessor do Presidente da Associação Atlética Ponte Preta, Sérgio Ranieri, que está em viagem no exterior; Sr. Angel Fuentes Gonzales, Presidente do Conselho Fiscal da Associação Atlética Ponte Preta; Sr. João Batista Passarini, Diretor de Esportes Olímpicos da Associação Atlética Ponte Preta; Sr. Norimiti Higa, do Conselho de Supervisão da Associação Atlética Ponte Preta, o nosso conhecido Tché, todos aqui representando a diretoria da Associação Atlética Ponte Preta.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Paulo Roberto Gagliardi, Assessor da Presidência da Associação Atlética Ponte Preta.

 

O SR. PAULO ROBERTO GAGLIARDI - Exmo. Sr. Deputado Petterson Prado, é uma honra tê-lo como Presidente nesta solenidade, representantes da Diretoria da Ponte Preta, senhoras e senhores, É com uma satisfação bastante grande que hoje estamos aqui representando o Presidente da Diretoria Executiva do Clube de Futebol mais velho do Brasil em atividades ininterruptas. Lamentamos profundamente que esta data venha a coincidir com compromissos dos mais importantes para a vida de nossa agremiação, o que impossibilitou a presença maciça dos componentes da diretoria de Sérgio Carnielli, chamado carinhosamente por todos nós como o Presidente do Século, em função de seu trabalho à frente de uma plêiade de homens valorosos que, com seus esforços e dedicação, conseguiram, em tão pouco tempo de gestão (4 anos), completados agora em 09/09, recolocar a nossa querida Macaca entre os clubes de futebol e sociais mais importantes do nosso país.

Senhoras e senhores, quis o destino pródigo em gentilezas com as pessoas que trabalham com honestidade que recebêssemos essa homenagem justamente no dia em que se inicia a estação mais alegre do ano, ou seja, a primavera. E que ela possa trazer a todos nós aqui presentes a alegria resplandecente desta época florida do ano. Hoje a Ponte Preta firma‑se cada vez mais no cenário futebolístico do pais e já lança seus braços ao mercado europeu. Dias atrás tivemos a felicidade de colocar dois jogadores formados, um totalmente e outro parcialmente, no não menos importante estádio Moisés Lucarelli, O Majestoso, no futebol francês. Podem ter certeza de que, a curto prazo, a nossa querida Ponte Preta estará disputando títulos não só nos campeonatos nacionais, mas também nos internacionais levantando, cada vez mais o nome do futebol brasileiro. Somos - e nós sabemos disso - conhecidos pelo futebol que praticamos e, para nossa alegria, nossos companheiros de futebol brasileiro; somos - e nós sabemos disso -conhecidos pelo futebol que praticamos e, para nossa alegria, nossos companheiros de diretoria já estão trabalhando com muita dedicação para transformar o nosso clube em um clube praticante de esportes olímpicos com qualidade. Fica a certeza também de que, na próxima olimpíada, já veremos atletas forjados na querida Ponte Preta.

É inegável o patrimônio de que dispomos hoje, são três sede sociais: O Majestoso; a Cidade Pontepretana e Paineiras, mas o patrimônio maior que possuímos é a nossa grandiosa torcida, torcida esta que se faz presente em todas as ocasiões, nos maus e nos bons momentos é conhecida como a maior torcida do futebol do interior do Brasil. É MUITO BOM SER PONTEPRETANO!

Gostaríamos de lembrar 11 de agosto de 1900, quando alguns garotos reunidos à sombra de uma paineira tiveram a feliz idéia de criar um time de futebol e emprestaram‑lhe o nome do bairro onde residiam e praticavam aquele esporte recém-chegado ao nosso país. Daí surgiu a gloriosa Associação Atlética Ponte Preta, que viveu nesses 100 anos momentos de grandes tristezas, sempre seguidas de contagiantes alegrias sendo este sobe e desce característico do clube que hoje vive momentos de alegria e torna‑se, por isso mesmo, a alegria de uma nação, a nação alvinegra que se confunde e se funde com a cidade de Campinas.

 É MUITO BOM SER CAMPINEIRO! Sabem por que? Todo campineiro tem um pouco de pontepretano. Quando, em 1932, São Paulo colocou‑se nas trincheiras para defender a dignidade do povo brasileiro, todo paulista sentiu o mesmo gosto que a torcida da Ponte Preta sente, a cada partida - a alegria de ser diferente...

É MUITO BOM SER PAULISTA! Queremos, neste histórico momento, agradecer a todos os Deputados desta casa de Leis pela gentileza e pela lembrança de homenagear o nosso clube. Cabe, neste momento, também agradecer ao Deputado Petterson Prado, autor do projeto que propiciou recebermos esta homenagem. E mais uma vez quis o destino que, no momento que antecede uma demonstração de civismo, cidadania e democracia, a Ponte Preta estivesse presente dizendo em alto e bom som: PRA FRENTE, BRASIL, NÓS TE AMAMOS!

Muito obrigado.

 

 O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Depois desta fala bonita e emocionada do Paulo, vamos ouvir agora o Hino da nossa Associação Atlética Ponte Preta.

 

* * *

            - É executado o hino.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Grande Ponte Preta! Como torcedor há muitos anos da Ponte Preta, tenho algumas histórias que fizeram apaixonar -me mais por esse time. Há uma história que me marcou muito: meu padrinho foi sempre um ponte-pretano roxo. Eu nunca fui muito ligado a futebol, ia ao estádio com ele e o acompanhava. Um dia, fui atropelado, e internado no hospital, veio um senhor que na época era o conselheiro da Ponte Preta e perguntou-me: “ Você é ponte-pretano? Vou te fazer uma surpresa em relação à Ponte Preta.” Fiquei esperando para saber que surpresa era. Havia ido algumas vezes ao estádio e o meu padrinho conversava muito comigo.

Um dia, já estando em casa, chegaram o Dicá e o Chicão com uma camisa da Ponte Preta nº3 e uma bola autografada pelos dois. A camisa ainda tenho, está guardada, e a bola com certeza - como bom moleque - já não existe mais.

Conversando com o Dicá há pouco tempo, disse-lhe: “ Você não vai lembrar-se de mim, mas um dia você foi à minha casa e deu-me uma camisa.” A partir daí passei a ser mais um ponte-pretano apaixonado por esse time, que ia ao estádio para torcer.

Outro dia encontrei-me com um velho jogador da Ponte Preta, que muitos conhecem e que talvez seja o jogador que mais jogou pela ponte, o Bruninho, que agora é professor. Ele lembrou um série de histórias da Ponte. Ao olharmos o que a Ponte é hoje, não sabemos o que ela passou para chegar a isso.

Acredito que a estabilidade de hoje, desde que conheço o clube quando era moleque, veio com a atual diretoria, com um trabalho desenvolvido por todos, puxado pelo presidente Sérgio Ranieri e com o trabalho de toda uma equipe.

O maior valor é aquilo que eu e o Paulo colocamos, quer dizer, a torcida. A torcida aguerrida, a torcida muito grande, uma torcida que é apaixonada pela Ponte Preta.

Falamos que a paixão é cega, o amor não é cego, porque o amor é gradual, sabe os erros da pessoa, sabe que não é perfeita, mas dá para conviver com aqueles erros. A paixão, não. Quem está apaixonado não vê erro na outra pessoa, pode fazer o que quiser, a paixão não muda porque só se enxerga o lado bom daquilo que se quer bem.

Temos uma torcida totalmente cega, totalmente apaixonada, e isso é muito bom porque um time não se faz sem torcida. Se a Ponte Preta vai ganhar muitos torneios, tanto nacionais como internacionais, vai ser muito por causa da torcida e com a estabilidade e a transparência administrativa que queremos.

A Ponte Preta tem muitas histórias. Na sala, contei sobre pintar a cadeira de alcatrão, porque uma das história era a daqueles moleques que começaram a Ponte Preta. A ponte que levava ao bairro, na região sul, era reformada constantemente com alcatrão e por isso tinha essa cor preta. Então, aquele bairro na região sul transformou-se na associação e no bairro Ponte Preta. Há tantas outras histórias, e uma do meu amigo já falecido, Renato Silva, candidato comigo a vereador em 92, disse que ia dar águia na cabeça. Ele era uma pessoa bastante empolgada com a Ponte Preta, assim como o Celso, que são pessoas que temos que estar sempre valorizando e nunca esquecendo.

O clube é feito por pessoas. Acho que o maior valor da Ponte Preta são as pessoas, mais do que qualquer prédio e do que qualquer estádio bonito.

O estádio da Ponte Preta era um dos maiores estádios do Brasil quando foi inaugurado em 1948 e hoje ainda guarda muitas histórias. Vamos ter muitas histórias para contar. Nos meus cinqüenta anos espero que ainda estaremos contando e dando risadas e, mais do que isso, perturbando a paciência de muitos torcedores de outros times com os nossos títulos. Espero isso e acho que é função de cada um trabalharmos para que isso aconteça.

Como deputado nesta Casa não poderia deixar passar em branco uma data tão importante. São 100 anos, não são 10, não são 20 e não são 50, são 100 anos. Pouco seres humanos chegam a isso. Talvez não fosse a melhor data para fazer esse tipo de homenagem por todos os deputados estarem direta ou indiretamente em campanhas políticas com as eleições, agora próximas, mas não podia deixar passar em branco essa data.

Essa homenagem foi um projeto que teve o apoio e foi votado por todos os deputados. É uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo a um grande e velho clube de Campinas, e na verdade o mais velho clube deste País.

Em nome do Sérgio Ranieri e de toda a diretoria deixo um grande abraço a toda a torcida, e a quem faz esse clube, que são todos vocês.

Quero dizer que para mim é uma grande honra e que vamos continuar trabalhando para que a Ponte esteja sendo sempre bem representada em todos os lugares onde pudermos estar falando do nosso time.

Volto a dar a palavra ao Paulo e digo que, mais que a quantidade de pessoas que estão hoje aqui, acredito que são todos ferrenhos torcedores e cada ponte-pretano em cada lugar vale por muitos, porque são aguerridos e estão prontos para qualquer desafio.

Fica o meu abraço e agradeço a presença de todos.

 

O SR. PAULO ROBERTO GAGLIARDI - Nobre Deputado, em nome do Diretor Sérgio Ranieri, e de todos os diretores aqui presentes, faço chegar às suas mãos uma medalha comemorativa do “Centenário de fundação da Associação Atlética Ponte Preta”. Poucas pessoas estão recebendo esse mimo. Para nossa alegria pessoal, coube-me a satisfação de entregá-la a V. Exa. pelo trabalho que tem feito, não só pela Ponte Preta, não só por Campinas, mas por toda nossa região. Muito obrigado.

 

*               *     *

-         É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - PETTERSON PRADO - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência gostaria de agradecer imensamente a todos os funcionários que contribuíram para o êxito desta solenidade.

Em nome de Deus, proclamo o encerramento da presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

*               *     *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.