1

 

08 DE SETEMBRO DE 2003

35ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO, PELO 170º ANIVERSÁRIO DE SUA FUNDAÇÃO E PELOS 130 ANOS DE PRESENÇA NO BRASIL

 

Presidência: SIDNEY BERALDO e JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

Secretário: ROMEU TUMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/09/2003 - Sessão 35ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO/JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM À SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO PELO 170º ANIVERSÁRIO DE SUA FUNDAÇÃO E PELOS 130 ANOS DE PRESENÇA NO BRASIL

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pela Presidência, por solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, para homenagear a Sociedade São Vicente de Paulo pelo 170º aniversário de sua fundação e 130º aniversário de sua presença no Brasil. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Rende homenagens à entidade e destaca seu trabalho na área social.

 

002 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência.

 

003 - ROMEU TUMA

Lê documento de sua autoria, sobre a prática da caridade pelos vicentinos. Homenageia a memória do Dr. Paulo Sawaya, ex-dirigente da Sociedade São Vicente de Paulo.

 

004 - JOÃO MARCOS ANDRIETTA

Diretor de Comunicação da Sociedade Vicentina, relembra a história da Sociedade São Vicente de Paulo, retornando até sua fundação em 1833, em Paris.

 

005 - SIDNEY DE OLIVEIRA FILHO

Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade São Vicente de Paulo, aborda a carreira do confrade Paulo Sawaya, que simboliza e sintetiza a força do homem e da mulher vicentinos.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Presta homenagem póstuma ao Dr. Paulo Sawaya, entregando placa alusiva ao Sr. Paulo Sawaya Filho.

 

007 - PAULO SAWAYA FILHO

Agradece em nome de toda a família Sawaya as homenagens recebidas.

 

008 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia a execução de número musical.

 

009 - ODILON DA SILVA

Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade de São Vicente de Paulo, apresenta a estrutura da entidade no Estado de São Paulo. Afirma que o cerne da questão social é o conflito entre os que nada têm e os que têm demais.

 

010 - CARLOS HENRIQUE DAVID

Presidente do Conselho Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo, discorre sobre a trajetória de Antonio Frederico Ozanam, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo. Informa que hoje a entidade congrega mais de 750 mil membros, em vários países. Prega a luta contra a miséria e a desigualdade social no Brasil.

 

011 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Presta homenagem à Sociedade São Vicente de Paulo, pelos 170 anos de sua fundação, com a entrega de uma placa ao Sr. Carlos Henrique David. Enumera as entidades assistenciais dos vicentinos e seus participantes, no Brasil, destacando a eficiência e seriedade do seu trabalho. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Dr. Carlos Henrique David, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo; Sr. Odilon da Silva, Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade São Vicente de Paulo; Padre Mizael Donizetti Pugioli, assessor da Família Vicentina; Padre Dilermando Luis Cozzatti, Diretor Espiritual do Conselho Metropolitano de São Paulo; Sr. Paulo Saraiva Filho; Sr. Francisco Donizetti Gonçalves, Vice-Presidente do Conselho Nacional da Região 4; Sr. Sidney de Oliveira Filho, Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade São Vicente de Paulo; Sr. Vicente Paula de Oliveira, Presidente do Conselho Metropolitano de São José dos Campos; Sr. Sebastião Ribeiro da Silva, Presidente do Conselho Metropolitano de São Carlos; Sr. Antônio Monteiro da Silva, Presidente do Conselho Metropolitano de Bauru; Sr. Antônio Bráz, Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo; Sr. João Marcos Andrietta, Diretor de Comunicação da Sociedade Vicentina; Sr. Fernando Muniz da Silva, Coordenador da Comissão de Comunicação de São Carlos; Sr. Ivan Bueno, Coordenador da Escola de Caridade de São Carlos; Deputados José Carlos Stangarlini e Romeu Tuma, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação do nobre Deputado José Carlos Stangarlini, com a finalidade de homenagear a Sociedade São Vicente de Paulo, pelo 170º aniversário de sua fundação e 130º aniversário de sua presença no Brasil.

Convido a todos para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo tecladista 1º Sargento Lorenzano, do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - A Presidência agradece mais uma vez o nosso 1º Sargento Lorenzano.

Antes de passar a palavra ao nobre Deputado Stangarlini, quero cumprimentá-lo pela feliz iniciativa de prestar esta homenagem à Sociedade São Vicente de Paulo, cuja presença em nosso país, ao longo desses 130 anos, tem na sua história uma lista de prestação de serviços extraordinária nesta área de atendimento da caridade, principalmente na divulgação do Evangelho.

Quero dar o meu testemunho de quando fui Prefeito da minha cidade, São João da Boa Vista: a Sociedade São Vicente de Paulo realmente representa um braço importante na tarefa de assistência social. Pude verificar na prática o quão importante são estas conferências e o trabalho dedicado dos membros que pertencem a esta sociedade. Eles trabalham de forma silenciosa, mas vão realmente de encontro àqueles que mais necessitam.

Sentimo-nos muito honrados em recebê-los nesta Casa. Quero cumprimentar cada um de vocês por este trabalho, e mais uma vez cumprimentar o Deputado Stangarlini pela feliz iniciativa de fazer, na Assembléia Legislativa de São Paulo, esta Sessão Solene em homenagem aos 170 anos de fundação e aos 130 anos de presença no Brasil.

É a maior conferência do mundo, com mais de 20 mil conferências no Brasil, e a metade do mundo está presente aqui, o que mostra claramente quão generoso é o nosso povo, e o quanto tem de sensibilidade em servir ao próximo. Parabéns a todos vocês. É uma honra estarmos presentes nesta Sessão Solene. Muito obrigado.

Passo a Presidência ao nobre Deputado José Carlos Stangarlini, que teve a iniciativa desta sessão. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Carlos Stangarlini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado, Presidente Sidney Beraldo, pela generosidade de ter aberto esta sessão solene. Sabemos das dificuldades que V.Exa. tem na Casa e agradecemos pela presença. Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma.

 

O SR. ROMEU TUMA - PPS - Caro companheiro José Carlos Stangarlini, desde já parabenizo V.Exa. por esta justa iniciativa, que, aliás, vai ao encontro daquilo que apregoamos durante toda a nossa carreira policial. Nos 24 anos de militância na Polícia Civil sempre dissemos que não adianta correr atrás dos efeitos da violência, tem de se combater a causa, e essa organização que V.Exa. homenageia nesta sessão solene age justamente nesse sentido.

Autoridades presentes, representantes da Sociedade São Vicente de Paulo já nomeadas pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo. Dado o prestígio de todos os senhores, o Deputado fez questão de pessoalmente abrir esta sessão solene.

Hoje é uma data especial para todos nós aqui presentes, pois a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Parlamento Paulista, está prestando uma justa homenagem à Sociedade São Vicente de Paulo, em virtude de propositura de autoria do nobre Deputado José Carlos Stangarlini, pelos 170 anos de sua fundação e 130 anos de sua presença no Brasil.

Primeiramente, falar da Sociedade São Vicente de Paulo é falar da prática da caridade aos necessitados, na sua acepção mais pura e verdadeira.

Hoje o Brasil é o maior país vicentino do mundo, agregando 40% dos vicentinos de todo o planeta.

Existem cerca de 20 mil grupos (Conferências), que congregam 260 mil voluntários (denominados Confrades, quando homens ou Consócias, quando mulheres), atendendo a cerca de 100 mil famílias carentes, prestando-lhes assistência social, material e espiritual.

A atuação dos vicentinos se dá nas cidades e nas zonas rurais, onde quer que existam pessoas padecendo de fome, miséria, pobreza, exclusão social, necessitando de uma mão amiga ou de uma ajuda para vencer as dificuldades, sobretudo as materiais.

O trabalho realizado pelos vicentinos é feito em silêncio, mas com eficiência.

Todas as semanas, os vicentinos visitam as 100 mil famílias brasileiras carentes, por eles atendidas. Nessas visitas, são doadas cestas básicas, remédios, roupas, calçados, orientações sobre cidadania, sempre na busca do resgate da dignidade do ser humano e de sua promoção.

É desse tipo de ação, desinteressada, voltada para o bem-estar do próximo, que a sociedade brasileira precisa.

Fica aqui uma sugestão para o Presidente Lula, que quer terminar o seu governo com uma marca: a de que nenhum brasileiro passe fome, ou melhor dizendo, que todos os cidadãos brasileiros tenham o que comer: vamos seguir o exemplo dado pelos vicentinos! Vamos pegar o "know-how" com quem entende de promoção humana. É muito simples colocar o bloco da cidadania nas ruas: basta fazer acontecer, mas sem alarde, buscando o apoio da sociedade civil organizada. Fica aqui a sugestão e os votos de esperança num Brasil melhor, mais justo e mais fraterno.

E, para finalizar, não dá para se falar na ação dos vicentinos, em São Paulo, sem falar na grande personalidade humana que foi o Dr. Paulo Sawaya, católico devoto, que faleceu aos 92 anos de idade, dedicando boa parte de sua vida na direção da Sociedade São Vicente de Paulo, e que, por coincidência, seu filho se faz presente e é meu padrinho, Dr. Paulo Sawaya Filho.

O nome de Paulo Sawaya, médico, professor emérito e cientista de renome internacional, confunde-se com a formação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, onde foi o primeiro catedrático da cadeira de Fisiologia Humana e Animal.

Dedicou-se por mais de meio século ao ensino, à pesquisa e à autoria de mais de 350 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi fundador do Instituto de Biologia Marinha de São Sebastião, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

Eu me despeço dos Senhores e das Senhoras aqui presentes, muito feliz por ter o privilégio de vir dar o meu testemunho sobre a abnegação, a tenacidade, o desprendimento de milhares de vicentinos, que atuam em nossa sociedade, imbuídos dos mais valorosos preceitos morais e espirituais, levando alento aos despossuídos, amparo aos órfãos, remédio aos enfermos, comida aos esfaimados e, da mesma forma que Paulo Sawaya se dedicou à ciência, luz às trevas.

Muito obrigado pela oportunidade de poder estar reunido com vocês e boa noite.

Que Deus abençoe todos nós! Mais uma vez, parabéns a todos vocês, especialmente ao meu grande companheiro e colega Deputado Stangarlini pela iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - José Carlos Stangarlini - PSDB - Obrigado, amigo e colega Deputado Romeu Tuma, por ter comparecido à nossa sessão solene e também por ter trazido uma palavra a todos nós.

Quero registrar e agradecer a presença do Dr. Carlos Henrique David, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo; do Sr. Odilon da Silva, Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade de São Vicente de Paulo; do Padre Mizael Donizetti Pugioli, assessor da Família Vicentina; do Padre Dilermando Luiz Cozzatti, Diretor Espiritual do Conselho Metropolitano de São Paulo; do Sr. João Marcos Andrietta, Diretor de Comunicação da Sociedade Vicentina.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. João Marcos Andrietta.

 

O SR. JOÃO MARCOS ANDRIETTA - Exmas. autoridades que compõem a Mesa, prezados confrades, estimadas consócias, senhoras e senhores, inicialmente quero justificar a ausência do confrade e Vereador de São José dos Campos, Cristóvão Gonçalves, que está impossibilitado de participar desta sessão solene.

Diante da oportunidade de usar da palavra nesta sessão, convém citar a razão de estarmos aqui nesta noite. É, sem dúvida, uma homenagem pela qual todos estamos agradecidos. É também uma razão muito importante o motivo de estarmos aqui: a prática da caridade. Contudo, vale lembrar que se hoje estamos aqui é em virtude dos nossos antepassados, é graças à história que a Sociedade fez ao longo dos 170 anos e, mais importante ainda, é graças a um homem chamado Frederico Ozanam, que em 1833, movido pela miséria que se alastrava em Paris, decidiu, junto com outros companheiros, fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo.

Sua missão, iniciada naquela época, permanece até hoje. Nós, homens e mulheres que hoje integramos a sociedade, permanecemos no mesmo espírito, fazendo de forma discreta, mas com muita eficácia e eficiência, a prática da caridade. São milhares e milhares de pessoas que estão impregnadas da caridade e do amor fraterno que os confrades e as consócias vicentinas levam às famílias mais necessitadas.

Muito mais do que essa homenagem, pelo que somos agradecidos, é o testemunho que obtemos em cada visita ao domicílio do pobre, sabendo que estamos, na medida do possível, amenizando a dor social de nossa gente. Sabemos do grave problema da miséria no Brasil e esperamos, dentro de nossas possibilidades e movidos pela espiritualidade vicentina, no modelo de santidade de São Vicente de Paulo, perseverar no serviço ao próximo.

Obrigado, mais uma vez, pela homenagem que a Sociedade de São Vicente de Paulo está recebendo e desejamos perseverar no serviço de amor ao próximo. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - José Carlos Stangarlini - PSDB - Esta Presidência agradece a presença e as palavras do Sr. João Marcos Andrietta e concede a palavra ao Sr. Sidney de Oliveira Filho, Vice-Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

O sr. sidNEy de oliveira filho - Primeiramente quero agradecer, mais uma vez, ao amigo Deputado José Carlos Stangarlini pela homenagem à Sociedade São Vicente de Paulo.

Quero cumprimentar todos os amigos vicentinos, os confrades e consócias que vieram esta noite. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, a minha missão é falar de um confrade vicentino, nesta homenagem dos 170 anos, que simboliza e sintetiza toda a força do homem e da mulher vicentinos. Escolhemos a figura do confrade Paulo Sawaya, que atuou em São Paulo, mas tinha uma dimensão internacional. A família dele está presente, e se vivo fosse completaria, no próximo dia 11 de setembro, 100 anos de idade.

Paulo Sawaya foi a pessoa mais singular com quem tivemos oportunidade de conviver. Ele, realmente, sintetiza o vicentino: uma pessoa humilde, uma pessoa simples, uma pessoa que passava despercebida. Apesar de todos os títulos - agora há pouco, alguns foram citados - ele sempre, como todo vicentino, ia fazer o seu atendimento ao pobre, ao mais necessitado e ninguém sabia.

Tenho tido um contato muito particular com a família, nos últimos tempos, por ocasião do centenário, que está descobrindo o que Paulo Sawaya fez em favor do nosso irmão menos favorecido. Então, ao comemorar 170 anos da Associação Vicente de Paulo, quando coincidentemente comemoramos o centenário de Paulo Sawaya, estamos celebrando todos os confrades e consócios vicentinos.

É assim que se faz a história. Quando formos para o Céu, teremos que deixar o nosso rastro aqui na Terra. A palavra de Deus entra pelos nossos ouvidos, vai para o nosso coração, mas tem que sair pelas nossas mãos. E assim foi Paulo Sawaya. Então, estamos muito felizes em poder, nos 170 anos da Sociedade São Vicente de Paulo, lembrar e sintetizar tudo isso na figura do nosso confrade Paulo Sawaya.

Hoje a família está aqui. Queremos deixar o nosso abraço e a nossa gratidão, não só a Paulo Sawaya, que já se foi, mas a tantos outros confrades e consócios que já se foram, e que tanto bem fizeram. Com certeza, lá do Céu, estão olhando por nós.

Mais uma vez, Deputado, muito obrigado. Sabemos do seu fervor, da sua fé, que é a nossa fé. Muito, muito obrigado. Louvado seja nosso Senhor, Jesus Cristo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Meu amigo, Sidney de Oliveira Filho, eu é que agradeço por vocês terem aceito esta Sessão Solene; e obrigado por ter proferido essas palavras tão elogiáveis.

Teremos agora a entrega de uma placa em homenagem póstuma ao Dr. Paulo Sawaya, vicentino emérito, que completaria 100 anos de vida no próximo dia 11 de setembro, um dos pioneiros da Sociedade São Vicente de Paulo no Brasil. Ele foi fundador da revista ‘Voz Ozanam’. Receberá a placa o Sr. Paulo Sawaya Filho.

Na placa se lê: “O Deputado José Carlos Stangarlini, em nome do Parlamento paulista, confere esta homenagem póstuma a Paulo Sawaya, como reconhecimento por sua intensa luta em favor da promoção da justiça e da superação da fome.

Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, 08 de setembro de 2003.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - O Sr. Paulo Sawaya Filho fará uso da palavra.

 

O SR. PAULO SAWAYA FILHO - Excelentíssimo Sr., Deputado Stangarlini, Presidente desta Sessão, senhores membros da Mesa, autoridades aqui presentes, prezados confrades de todo o Brasil aqui presentes, esta semana reveste-se de um significado muito especial para todos nós da família Sawaya.

Como já disse o nosso confrade Sidney, comemoramos no dia 11 de setembro a data de nascimento de nosso pai. Mas também não podemos deixar de, nesta ocasião, lamentar a sua ausência, porque nos deixou um exemplo de vida tão dinâmica, com um legado muito importante, não só para a ciência como também para a educação no nosso país. A sua fé católica, a sua dedicação à Sociedade São Vicente de Paulo e o amor à sua família estão sempre presentes na nossa memória.

Para que a emoção não me tome conta, peço licença aos senhores para estas palavras serem muito breves. Agradeço a presença de todos, em meu nome e em nome de meus irmãos, de toda a família Sawaya, por esta homenagem que tanto nos sensibilizou, principalmente pelas palavras carinhosas aqui proferidas pelo Deputado Romeu Tuma., pelo prezado confrade e pelo Presidente.

Agradeço a todos, de muito coração. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Teremos agora a apresentação artística do tecladista Germari Viana.

 

* * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece ao tecladista Germari Viana pelo pot-pourri.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Odilon da Silva, Presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo, da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

O SR. ODILON DA SILVA - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, autor desta homenagem que muito nos honra, prezado confrade Carlos Henrique David, cujo nome de guerra é Caíque, Presidente do Conselho Nacional do Brasil, queridos demais confrades componentes do Conselho Nacional aqui presentes, Presidentes dos Conselhos Metropolitanos, nossos assistentes espirituais, nosso querido Vice-Presidente do Conselho Nacional - Região 4, confrade Donizetti, senhores e senhoras confrades e consócios, é com imensa alegria que estamos aqui reunidos em Sessão Solene e histórica, pela qual o Poder Legislativo do maior Estado da Federação presta significativa homenagem à Sociedade de São Vicente de Paulo, diante dos seus 170 anos de fundação no mundo, e em face do que a mesma representa em termos de trabalho leigo e voluntário de amor ao próximo.

Quero, em primeiro lugar, do fundo do coração, apresentar ao ilustre Deputado José Carlos Stangarlini a nossa mais sincera gratidão pela feliz iniciativa desta homenagem a todos os nossos queridos irmãos vicentinos.

Senhor Presidente, a estrutura da Sociedade de São Vicente de Paulo de nosso Estado tem como base cinco Conselhos Metropolitanos, sediados em Bauru, São Carlos, São José dos Campos, Jundiaí e São Paulo, sendo este último o mais antigo, em nome do qual faço uso da palavra na qualidade de seu atual e humilde Presidente. Isso equivale a dizer que a boa árvore dá bons frutos. Os conselhos aqui mencionados desenvolvem um trabalho excelente, nos mais variados campos da assistência e da promoção social.

A cruz de Cristo, símbolo da salvação, também fora feita de água. Fez-se homem em Maria, e sua peregrinação terrena foi toda voltada aos pobres, aos doentes e aos excluídos. Essa atitude constitui, Sr. Presidente, o centro da espiritualidade vicentina. A nossa peregrinação é ir ao encontro do necessitado, do pobre.

A ditosa coincidência neste encontro de hoje é que a nossa Santa Igreja festeja, em sua liturgia, a natividade de Maria Santíssima, segunda padroeira da nossa sociedade, iniciativa da especial devoção de Frederico Ozanam a Nossa Senhora, coincidindo ainda com a data de sua morte, que se deu no dia 08 de setembro.

Agora peço vênia para tecer algumas considerações, que julgo oportunas para este instante solene. O fundador da sociedade, beato Frederico Ozanam, escreveu em 1836, em uma de suas famosas cartas, o seguinte: “A questão que agita hoje o mundo à nossa volta não é nem mesmo uma questão de formas políticas, mas uma questão social. É a luta dos que nada têm e daqueles que têm demais. Se é o choque violento da opulência e da pobreza que faz tremer o solo sob os nossos passos, o mesmo dever de cristãos é o de nos interpormos entre esses inimigos inconciliáveis. Que a caridade faça o que a justiça por si só não sabe fazer.” Palavras de ontem, mas que servem para a situação que se verifica hoje.

Estamos, há 170 anos, na busca da solução do problema da fome, que exige uma resposta imediata. O pão não falta. O que falta é a partilha desse mesmo pão. Por isso dizemos, viver em contato pessoal com os que sofrem unidos, em comum, o espírito de solidariedade vem a ser a própria essência da característica original da sociedade.

Sr. Presidente, atuamos em mais de 130 países; lembro que o Brasil é o país mais vicentino do mundo, cujo Conselho Nacional é conduzido pelo Presidente Caíque, com muita abnegação e competência, graças a Deus.

Vicentinos, vicentinas, benfeitores, assistidos, idosos, os hospitais, as creches, as escolas, remédios, tudo isso constitui um fabuloso patrimônio de ordem material e espiritual.

Sr. Presidente, a Sociedade chegou em São Paulo em 31 de maio de 1874, com a fundação da Conferência São José. Somos hoje aproximadamente 42 mil membros ativos no Estado de São Paulo, compreendendo homens e mulheres. Temos uma grande participação de jovens que se organizam em comissões, fazendo sempre sua caminhada rumo à prática da caridade evangélica.

Nossa eterna gratidão a todos os nobres Deputados desta importantíssima Casa de Leis, de modo especial ao caro parlamentar José Carlos Stangarlini, a quem devemos a honra da homenagem, que recebemos com muito júbilo, porquanto entendemos tratar-se de um reconhecimento das atividades vicentinas de São Paulo, ao mesmo tempo que prova o nível de sensibilidade dos homens públicos de nossa terra, em atenção especial para conosco.

Sem sombra de dúvida, será esta homenagem um grande estímulo para a nossa caminhada, eminentemente social e cristã, que fazemos como seguidores de São Vicente de Paulo e Ozanam.

Para terminar, queria dar uma palavrinha de parabéns e regozijo pelo que foi feito para o nosso saudoso Paulo Sawaya, pelo seu trabalho importante dentro da Sociedade São Vicente de Paulo.

Parabenizo todos os seus parentes que estão aqui. Nobre Deputado, muito obrigado, Deus lhe pague pela sua homenagem e atenção para conosco, e que Deus abençoe a todos nós. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Nós é que agradecemos pela sua presença e pelo seu discurso. Tem a palavra o Dr. Carlos Henrique David, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo.

 

O SR. CARLOS HENRIQUE DAVID - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, Exmo. Sr. Deputado Romeu Tuma, gostaria de cumprimentar também o Presidente da Assembléia, Exmo. Deputado Sidney Beraldo, que abriu esta nossa sessão solene, todos aqueles que compõem nossa Mesa de trabalho, padres, confrades, consócias e amigos; gostaria de cumprimentar todos aqueles que estão aqui conosco no Plenário, amigos, amigas, confrades e consócias, louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Inicialmente, gostaria de confirmar o agradecimento que todos aqueles que me antecederam fizeram ao nobre Deputado José Carlos Stangarlini, por esta homenagem à Sociedade de São Vicente de Paulo.

Entretanto, gostaria de fazer o agradecimento ao nobre parlamentar, não somente pela propositura desta sessão solene em homenagem aos 170 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo, mas pelo testemunho que tem dado durante esse seu terceiro mandato como parlamentar estadual, no Estado de São Paulo, esse testemunho de católico praticante, engajado e ativo da Renovação Carismática Católica e instituições da própria Renovação, como da fé e política. E, sendo acima de tudo, uma verdadeira defesa do Evangelho de Jesus Cristo no meio político, no Parlamento no Estado de São Paulo.

Ficamos muito felizes com a sua homenagem; felizes também por saber que temos aqui um representante da igreja do povo de Deus, defendendo os interesses desse povo ao propor, defender e aprovar leis neste Estado.

É importante, ao vivermos um momento como esse, de comemorarmos uma festa, o reconhecimento de uma instituição de tal envergadura como a Assembléia Legislativa de São Paulo, por ocasião dos 170 anos da Sociedade São Vicente de Paulo.

Gostaria de retornar 170 anos, quando Antonio Frederico Ozanam, no calor das discussões sobre tantos assuntos, mas principalmente no calor das discussões sobre a igreja e sobre a fé católica que ele travava com os seus companheiros na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Até que, cansado daquelas discussões e sentindo a necessidade de ter algo concreto que pudesse calar as críticas de seus companheiros ele faz, então, o grande grito da caridade: “Vamos aos pobres por amor a Deus!” Seguido por mais seis companheiros, talvez por mais seis abnegados, Ozanam cria a Conferência da Caridade em 23 de abril de 1833, que mais tarde viria a ser chamada Sociedade de São Vicente de Paulo.

Hoje, celebrando 150 anos da morte de Antonio Frederico Ozanam, que para nós, católicos, é um momento da ressurreição, imagino Ozanam, lá em cima, presidindo a Conferência Vicentina Celestial, olhando para nós com dois olhares: o primeiro, um olhar de alegria por ver que a sua semente plantada germinou e se multiplicou, pois daqueles seis jovens e daquele um pouco mais adulto que iniciaram a Sociedade de São Vicente de Paulo, isso se espalhou e chegou ao coração de mais de 750 mil vicentinos no mundo.

Ele olha com uma alegria mais especial ainda para o nosso país, o Brasil, porque aqui nesta terra brasileira encontrou-se um campo fértil para o crescimento da Sociedade de São Vicente de Paulo e para o crescimento dessa obra de caridade, de amor e de serviço ao pobre, esse verdadeiro Exército da Caridade.

Por isso, aceito a chamada do Confrade Odilon para dizer que o meu nome de guerra, de soldado da caridade e soldado de Antonio Frederico Ozanam, como tantos e tantos vicentinos espalhados por este mundo, é Caíque.

Prezado Deputado, caros confrades e consócias, recordo aqui a frase que Ozanam deixou a todos nós e serviu para o documento da CNBB, em 1971, sobre as diretrizes gerais da ação evangelizadora na igreja do Brasil. Como o único leigo citado neste documento, Ozanam dá, então, a sua grande orientação para o principal trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo.

Peço-lhes licença para relermos esta frase tão bonita e tão forte de Frederico Ozanam: “Há duas espécies de assistência, das quais uma humilha os assistidos e a outra, honra os homens. A assistência humilha quando nela não há nada de recíproco, quando os colocais na necessidade dolorosa para um bom coração de receber sem poder dar por sua vez. E, a assistência honra quando acrescenta ao pão que alimenta a vida que consola, o conselho que esclarece, o aperto de mãos que levanta o ânimo abatido, quando trata o pobre com respeito não só como igual, mas como superior visto que ele suporta o que nós talvez não agüentaríamos, e visto que está entre nós como enviado de Deus para provar a nossa justiça e a nossa caridade, e salvarmo-nos por nossas obras.”

Este é o grande ensinamento de Frederico Ozanam para que possamos sempre esclarecer que não somos meros entregadores de sacolas. Levamos, sim, o pão de que tanto necessita o nosso irmão que está passando fome, mas levamos também o consolo, a palavra amiga, e acima de tudo, a oportunidade de juntos buscarmos a promoção daquele nosso irmão feito à imagem e semelhança de Deus, que está passando por necessidades básicas; buscarmos com ele o resgate da sua cidadania e acima de tudo a sua promoção humana, moral e cristã.

Vejo que o crescimento da Sociedade São Vicente de Paulo no Brasil se dá também pela necessidade que o nosso povo tem. O nobre Deputado e todos nós que estamos aqui sabemos de tantas e tantas necessidades que esses nossos irmãos passam. Todos nós já lemos no Evangelho a frase que diz que “Pobres sempre os terei convosco”, mas até o momento não encontramos citação bíblica que diz “Miseráveis sempre teremos conosco”.

Unidos, precisamos acabar com essa situação! Temos que olhar para esses nossos irmãos necessitados e juntos buscarmos uma alternativa de vida a eles, que seja através do nosso trabalho, inicialmente de assistência, mas depois esse trabalho que é muito mais importante do que a assistência, que é a promoção.

Precisamos de mais vicentinos, precisamos de seguidores de Frederico Ozanam, de seguidores do nobre confrade Paulo Sawaya, que tantos exemplos deixou não somente ao povo paulista, mas ao povo vicentino de todo o Brasil e de todo o mundo.

Que possamos, com o suor do nosso trabalho, passarmos de um amor afetivo para um amor efetivo, como nos ensina São Vicente de Paulo, e de uma vez por todas resolvermos o problema da miséria deste país.

Que bom que a Sociedade de São Vicente de Paulo tem tido a oportunidade constante de estar em casas como esta para ser homenageada, mas ao mesmo tempo caminhar ao lado dos nossos representantes políticos para juntos, unidos, acabarmos com essa situação de tanta desigualdade em nosso país.

Lembro a todos que a nossa eucaristia nunca será plena enquanto um irmão nosso passar fome. E, juntos, unidos, poderemos, sim, vencer esse mal que é a fome e trabalharmos para um país mais justo, para um país com mais justiça social, para um país que viva e transborde o amor.

Mais uma vez muito obrigado, nobre Deputado, e que possamos ter essa parceria da Sociedade de São Vicente de Paulo com todos os entes governamentais, para que juntos transformemos o nosso país e o nosso mundo.

Obrigado, e louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado, Dr. Carlos Henrique David, por tão brilhante e inflamado discurso aqui neste Parlamento.

Teremos agora uma homenagem à Sociedade de São Vicente de Paulo, pelos 170 anos de sua fundação, com a entrega de uma placa ao Dr. Carlos Henrique David, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A placa tem os seguintes dizeres: “O Deputado José Carlos Stangarlini, em nome do Parlamento paulista, confere esta placa à Sociedade de São Vicente de Paulo como homenagem pelos 170 anos de sua fundação. Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, 08 de setembro de 2003.”

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Senhoras e senhores, esta Assembléia Legislativa, representando o povo paulista, evoca, nesta Sessão Solene, os 170 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Iniciamos este pronunciamento parafraseando o Santo Padre, o Papa João Paulo II, que se dirigindo aos vicentinos, afirmou: “A vossa Associação constitui para a igreja uma recordação permanente da vocação que ela tem de manifestar o amor preferencial de Cristo pelos pobres.” São palavras de estímulo, mas que ao mesmo tempo refletem a grande responsabilidade de ser vicentino. Em uma das leituras da Santa Missa de ontem, o Apóstolo Tiago nos relembrava: ”Deus escolheu os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do reino prometido.”

Nesses 170 anos de fundação, a Sociedade de São Vicente de Paulo tem cumprido fielmente essa missão de manifestar o amor preferencial de Deus pelos menos favorecidos, principalmente no Brasil, uma das suas maiores concentrações de voluntários.

Vinte mil grupos congregam aproximadamente 260 mil voluntários, atendendo 100 mil famílias carentes, prestando-lhes assistência social, material e espiritual nas periferias das zonas rurais ou onde existam pessoas precisando de uma mão amiga.

São mais de duas mil entidades assistenciais espalhadas pelo Brasil, como lares de idosos, educandários, centrais de atendimentos e até mesmo hospitais. Longe da opinião pública, esse gigantesco trabalho é feito em silêncio, com eficiência, seriedade e, acima de tudo, com amor. Isso faz com que todos tenhamos muito o que aprender com a Sociedade de São Vicente de Paulo, principalmente nesses dias em que muito se fala no combate à miséria e à fome.

Hoje também lembramos os 150 anos da morte do fundador dos vicentinos, o Beato Antonio Frederico Ozanam, um italiano que teve na defesa da verdade e no compromisso social os fundamentos de sua vida. Ao assumirmos nosso mandato nesta Casa movia-nos o desejo de atuar no campo social, privilegiando iniciativas que pudessem se coadunar com as palavras do Santo Evangelho. Mantemos forte e vivo esse desejo, que tem sido confirmado a cada dia.

Como católicos não poderíamos permitir que esta Casa que representa o povo paulista deixasse de registrar esse importante acontecimento, que é a comemoração dos 170 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Lembramos ainda que hoje se comemora também a natividade de Nossa Senhora, aquela que alcançou a graça aos olhos de Deus e que lhe disse sim. Como Nossa Senhora, juntamente com todos os irmãos vicentinos, possamos dizer a Deus: “Faça-se em nós segundo a Vossa vontade”.

Uma boa noite a todos e louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. (Palmas)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para um coquetel no Hall Monumental. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 23 minutos.

 

* * *