08 DE AGOSTO DE 2008

035ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS "83 ANOS DA FUNDAÇÃO CRUZ AZUL"

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Edson Ferrarini, com a finalidade de comemorar os 83 anos da Fundação Cruz Azul. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional  Brasileiro.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini, pela iniciativa e diz que a "Fundação Cruz Azul", nesses 83 anos, desdobrou-se para levar dignidade e saúde à família policial militar. Cumprimenta os administradores por conseguir gerir a Fundação Cruz Azul sem aumento de receita. Comenta que sucessivos governos não têm dado reajustes salariais e não têm proporcionado o aumento da contribuição, mas, mesmo assim, a Cruz Azul e o Colégio da Polícia Militar cada vez crescem mais e têm mais modalidades de assistência e tecnologia de primeiro mundo.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Manifesta o seu orgulho pela trajetória da Fundação Cruz Azul, cuja vocação tem sido o crescimento e o atendimento aos integrantes da Polícia Militar. Anuncia exibição de vídeo institucional.

 

004 - JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cruz Azul, apresenta todas as realizações da Fundação Cruz Azul, desde 1925 até a época atual. Lembra a doação de um terreno nas colinas do Cambuci,  a inauguração da Torre da Cruz Azul e de colégios em Santo Amaro, na Penha, em Guarulhos, em Campinas, em Itaquera e no ABC, com unidades integradas de saúde e educação.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Presta homenagem a 57 funcionários da Fundação Cruz Azul.

 

006 - DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO

Subcomandante da Polícia Militar, neste ato representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Roberto Antonio Diniz, cumprimenta as autoridades presentes e elogia o alto nível da Fundação Cruz Azul, na prestação de serviços, com  atendimento fornecido igualmente a todos de modo humanitário, dignificando a condição da pessoa humana, seja na área da Saúde ou na Educação.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Diz que a realização desta sessão solene foi uma forma de materializar a sua gratidão pelo atendimento recebido na Cruz Azul, por uma pessoa de sua família. Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, lembrando a realização da sessão solene do dia 11, às 10 horas, com a finalidade de comemorar os 80 anos  da Polícia Rodoviária Federal. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nesta Sessão Solene para homenagear os 83 Anos da Cruz Azul de São Paulo, contamos com a presença na mesa do Exmo. Sr. Coronel PM Fernando Pereira, Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Exmo. Sr. Coronel Daniel Barbosa Rodrigueiro, Subcomandante da Polícia Militar, neste ato, representando o Comandante-Geral Coronel Roberto Antonio Diniz, Exmo. Sr. Coronel da Reserva PM João Cláudio Valério, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Cruz Azul, Exmo. Sr. Coronel da Reserva João Rogério Felizardo, Superintendente da Fundação Cruz Azul.

Esta Sessão Solene tem a finalidade de homenagear os 83 Anos de Fundação da Cruz Azul de São Paulo, essa instituição filantrópica, que presta assistência médico-hospitalar e educacional a mais de 350 mil beneficiários e pensionistas dos policiais militares do Estado de São Paulo.

Esta solenidade, na Casa do Povo de São Paulo, foi solicitada por este deputado, que tem orgulho de ser Coronel da Reserva da Polícia Militar e deseja homenagear a Cruz Azul pelos excelentes serviços prestados ao longo da sua história.

Essa instituição foi fundada em 28 de julho de 1925, para tirar o desamparo, já naquela época, as famílias dos soldados que tombaram em defesa da legalidade da Revolução de 1924, amparar suas viúvas e seus órfãos.

Desde essa época, a Cruz Azul se aparelhou, cresceu e se modernizou. Hoje é um dos hospitais de primeira linha do Brasil, e o Colégio da Polícia Militar, que está completando 30 anos, é um modelo de ensino, comparável às melhores instituições de ensino do país, com qualidade certificada, ISO 9001.

Quero registrar a presença do nobre Deputado Olímpio Gomes, do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Álvaro Lazzarini, Coronel da Reserva Orlando Eduardo Geraldi, Juiz do Tribunal de Justiça Militar e Secretário-Geral da Fundação Cruz Azul, Padre Rosalvino Moran Vinanyo, da Obra Social Dom Bosco, Coronel PM Tomaz Alves Cangerana, Superintendente da Caixa Beneficente da Polícia Militar, Coronel PM Davi Nelson Rosolen, do Conselho Patrimonial da Fundação Cruz Azul, Coronel PM Marco Antonio Augusto, Secretário-Geral Adjunto, Coronel PM Álvaro Batista Camilo, do Conselho Administrativo da Fundação Cruz Azul, Coronel PM Celso Pinhata Júnior, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa de São Paulo, Coronel PM Jorge Luiz Alves, Presidente do Conselho Fiscal, Coronel PM Antonio Bernardes de Souza, do Conselho Administrativo da Fundação Cruz Azul, Coronel PM Eli Nepomuceno, Coordenador de Finanças da Cruz Azul, Coronel Paulo Marino Lopes, Coordenador de Sistemas da Fundação Cruz Azul; Coronel da Reserva Antônio Carlos Rodrigues, vice-presidente do Conselho Administrativo da Fundação Cruz Azul; Coronel da Reserva Mauro Viáfora Vieira, coordenador de saúde da Fundação Cruz Azul; Coronel da Reserva José Roberto Martins Marques, coordenador de administração da Fundação Cruz Azul; Dr. Antônio Lucas Neto, coordenador clínico do Hospital Cruz Azul; Coronel da Reserva Nevoral Alves Bucheroni, chefe de gabinete da subprefeitura de Pinheiros; Coronel da Reserva Luiz Carlos Nunes, ex-superintendente da Cruz Azul; Coronel Leopoldo Augusto Correa Filho, ex-presidente do Conselho de Administração da Fundação Cruz Azul.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2o tenente músico Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, nobre Deputado Edson Ferrarini, autoridades mencionadas pelo Cerimonial e pela Presidência dos trabalhos, família Cruz Azul, família policial militar, antes de mais nada gostaria de cumprimentar o nobre Deputado e sempre coronel da Polícia Militar Edson Ferrarini pela feliz iniciativa de abrir as portas da Assembléia Legislativa para fazer uma homenagem mais do que justa aos 83 anos da nossa Cruz Azul. A nossa Cruz Azul, ao longo de toda sua história, nesses 83 anos em que a família policial militar desdobrou-se para levar dignidade e saúde à família dos nossos policiais militares e a boa parte dos nossos policiais militares anteriormente majorados, que hoje compõem a Cruz Azul Saúde.

  Gostaria de cumprimentar, efusivamente, os administradores da Cruz Azul, principalmente aqueles que estão à frente da administração nos últimos 14 anos, porque eles são verdadeiros heróis em conseguir gerir sem ter aumento da receita. Governos e mais governos não têm tratado com dignidade a família policial, não têm dado reajustes salariais, não têm proporcionado o aumento da contribuição. Mesmo assim, a nossa Cruz Azul, o nosso Colégio da Polícia Militar estão cada vez mais pujantes, cada vez crescem mais, cada vez têm mais modalidades de assistência e tecnologia de primeiro mundo.

  Uso desta tribuna, num momento de festa, para cumprimentar a Polícia Militar e a Cruz Azul, mas não perderia a oportunidade de dizer que esta Casa, que abre as portas para homenagear a nossa Polícia Militar, numa série de situações, tem fechado os olhos e se omitido em defender a instituição policial militar e a sua família como verdadeiramente elas merecem.

Nas questões mais agudas, tomamos pancadas e fomos massacrados. Exemplo disso é o projeto da São Paulo Previdência, no qual perdemos garantias que muitos de nós nos sacrificamos para que existissem.

  Esta Assembléia tem se curvado, tem se prostrado diante de governos que não tratam com dignidade a polícia, que não respeitam a família policial militar. Neste momento, temos o Governador José Serra, que não dá o mínimo de dignidade e tratamento à família policial militar.

E os momentos estão ficando extremamente agudos. Na próxima quarta-feira, a partir da zero hora, estará desencadeada a greve da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A nossa Polícia Militar que, pelo Art. 42 da Constituição, não tem direito a sindicalização e paralisação, prosseguirá normalmente nas suas atividades. Mas saibam que quem está parando a polícia de São Paulo, quem está tirando o ânimo da polícia, inclusive dos nossos milicianos, é o Governo do Estado, o Governador José Serra, que não tem dado tratamento digno. Não são os policiais, não é a polícia que está fugindo do seu compromisso, do seu pacto de sangue com a sociedade.

Nesta data, os meus cumprimentos. Temos centenas de policiais militares inativos, vários que foram nossos comandantes, funcionários amigos da Cruz Azul que apóiam o movimento, que não é contra a sociedade, mas contra governos despóticos que não têm respeitado a polícia. Quem não respeita a polícia não respeita a sociedade.

Tenham certeza absoluta de que os policiais militares têm mais do que crédito com a sociedade, têm mais do que crédito com o governo porque se desdobram, literalmente morrem e cumprem o seu juramento, em todos os momentos.

Para finalizar, os meus sinceros agradecimentos ao policial militar, à Cruz Azul, haja vista meus filhos terem nascido na Cruz Azul. Minha mulher é filha de policial militar, nasceu na Cruz; meus sogros são filhos de policiais militares e nasceram na Cruz Azul; a minha família, como um todo, também.

Ao longo dos 29 anos de serviço ativo na Corporação, e um ano e meio como deputado, aprendi a respeitar essa verdadeira instituição de pessoas abnegadas que se desdobram o tempo todo. Aos nossos funcionários, diretores e parceiros o eterno agradecimento como um humilde policial militar. Continuem fazendo, apesar da falta, uma gestão maravilhosa que engrandece qualquer policial militar.

Com orgulho, dizemos: viva a nossa Cruz Azul! Viva a nossa Polícia Militar! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero ressaltar que estamos homenageando a Cruz Azul de São Paulo nos seus 83 anos de vida. Ela foi fundada em 1925 e era nosso comandante o Coronel Pedro Dias de Campos. Só posso dizer do nosso orgulho nessa trajetória, cuja vocação tem sido o atendimento aos integrantes da Polícia Militar.

A Cruz Azul também passou por momentos de dificuldade e os superou a mercê da competência das pessoas que tiveram o privilégio de conduzi-la.

   Quero homenagear a atual administração pela maneira entusiasmada, vibrante e dedicada com que dirige essa nossa maravilhosa instituição. Desejo citar este grupo de homens, cujas atuações fizeram a diferença: o Cel. João Cláudio Valério, Presidente do Conselho de Administração, na pessoa de quem cumprimento os demais conselheiros; o Cel. Jorge Luiz Alves, Presidente do Conselho Fiscal, na pessoa de quem também cumprimento os demais conselheiros; o Superintendente Cel. João Rogério Felizardo; o Coordenador Clínico, Dr. Antonio Lucas Neto; o Coordenador de Saúde, Cel. Mauro Viafora Vieira; o Coordenador de Educação, Cel. Raimundo Alves Dourado; o Coordenador de Sistemas, Cel. Paulo Marino Lopes; o Coordenador de Finanças, Cel. Eli Nepomuceno; o Coordenador de Administração, Cel. José Roberto Martins Marques.

Esses são os heróis que pegaram a batuta da Cruz Azul de São Paulo e estão levando ao seu grande destino.

Teremos agora o privilégio de assistir - e de nos orgulhar - um vídeo que será apresentado pelo Cel. João Cláudio Valério. Esse vídeo vai nos mostrar as realizações da Cruz Azul de São Paulo e, assim, teremos uma visão ampla de como é essa instituição.

 

* * *

  - É feita a exibição do vídeo.

* * *

 

O SR. JOÃO CLÁUDIO VALÉRIO - É com muito orgulho que faremos uma pequena apresentação da história, do que é a nossa Cruz Azul. Vamos falar do passado, do presente e do futuro.

No Século XX, o País passava por uma série de revoluções. Surge um sonhador. O Cel. Pedro Dias de Campos funda a Cruz Azul de São Paulo. Em 1935, a mercê de um trabalho de um oficial médico da Polícia Militar, conseguiu a doação de um terreno nas colinas do Cambuci. Ali nasceu o Hospital e Maternidade Santa Maria, onde posso dizer, com muito orgulho, que nasceram os meus filhos. Continuando na sua evolução de crescimento, 1976, estamos inaugurando a Torre da Cruz Azul, com capacidade de 380 leitos, um hospital para fazer inveja a muitas organizações.

  Mil novecentos e setenta e oito, renasce o ramo da educação na Cruz Azul. Posso também dizer com muito orgulho, que aí estudaram meus filhos.

            Mil novecentos e noventa e sete, estamos inaugurando novo ambulatório da Cruz Azul. Setenta e cinco novos consultórios são agregados.

  Em 2000, continua crescendo o colégio. Inauguramos a Vila Talarico, hoje com mais de mil e seiscentos alunos, na sua grande maioria, filhos de policiais militares.

  Dois mil e dois, chegamos em Santo Amaro, onde temos a terceira unidade do colégio, com 800 alunos, arrisco afirmar, que 25% são filhos de pessoas que vivem no entorno do colégio.

  Dois mil e três, chegamos na Penha, zona leste, uma grande escola com mais de dois mil e cem alunos, onde reside a grande maioria dos nossos policiais.

  Avançamos para o interior. Estamos em 2005. Fizemos um colégio em Campinas, com 535 alunos. No mesmo ano, chegamos em Guarulhos, com mil e trezentos alunos, na sua grande maioria, filhos de policiais militares.

  Em 2007, a zona leste é muito grande. Chegamos em Itaquera. Inauguramos aqui uma nova fase da Cruz Azul - colégio e ambulatório, Policlínica da Polícia Militar funcionando dentro das instalações da Cruz Azul. Temos dez consultórios médicos, fazemos vários tipos de exames, que favorecem sobremaneira as pessoas que ali residem. São mil e quinhentos alunos que ali estudam.

  Continuando o crescimento, chegamos no ABC, região que sempre demandou serviço da Cruz Azul. Hoje, podemos dizer com muito orgulho, que ali temos a nossa segunda unidade integrada de saúde e educação. Na unidade mais nova, são 380 alunos, seis consultórios médicos, fazendo vários tipos de exames.

Uma pequena visão dos grandes números da Cruz Azul. Atendemos mais de 350 mil pessoas, nossos dependentes.

Temos, na área da Saúde, mais de dois mil colaboradores. Na Educação são mil. Temos então mais de três mil funcionários colaborando conosco.

Temos nove unidades. A unidade central no Cambuci. São 44 mil metros de áreas construídas. As demais unidades somam 61 mil metros. Resumindo, temos construído mais de 100 mil metros quadrados de edificações.

O orçamento anual da Cruz Azul, é também de fazer inveja a alguns municípios. Movimentamos 190 milhões.

Pelos nossos complexos, diariamente são feitos 3.500 atendimentos. São os  grandes números, que mesmo para o pessoal que está trabalhando dia-a-dia na Cruz Azul não tem essa visão. Estão envolvidos no dia-a-dia, não conseguem perceber a imensidão dos nossos atendimentos.

Na área da Saúde, o ano passado, foram mais de 340 mil atendimentos ambulatoriais. Em 2008, a projeção é para atingir perto de 350 mil atendimentos. São quase um milhão de exames e 12 mil internaçoes em 2007, para 13 mil em 2008. São mais de cinco mil cirurgias no ano. São 1600 partos no ano - dá para fazer a conta de quantas crianças nacem por  dia na Cuz Azul. O  pronto-socorro é um número impressionante: 150 mil atendimentos.

Na Educação, temos mais de 11 mil alunos. Concedemos mais de nove mil bolsas de ensino  aos nossos dependentes, sendo que o objetivo principal, que são os órfãos, a bolsa de 100 por cento.

A Cruz Azul cresce com  modernidade e humanização. Prestamos serviços de qualidade. Temos uma visão do pronto atendimento psiquiátrico e obstétrico, uma sala de observação que muito nos orgulha. O  pronto atendimento  adulto, posso afirmar, é um dos maiores dos hospitais particulares da Capital.

Salas de emergência com equipamentos modernos. Um novo consultório de ginecologia feito recentemente e atendendo todas as normas dos melhores hospitais.

O nosso call center 25 mil consultas agendadas no mês, quatro mil exames. Toda a conversa gravada para proteger o solicitante e as pessoas que ali trabalham.

Na realidade, é um verdadeiro Copom; “check-in” do ambulatório; serviço de quimioterapia; ressonância magnética; tomografia.

Uma visão do centro cirúrgico: novos equipamentos e a mais recente aquisição, a hemodinâmica. Poucos hospitais da capital possuem esse equipamento. E a gestão pela qualidade. Nada disso seria possível se a administração não se preocupasse com a qualidade, com o treinamento das pessoas. Podemos dizer com muito orgulho que possuímos todos esses prêmios. Essa jornada da gestão pela qualidade começa em 2001.

O que esperamos para o futuro? Estamos levando um ambulatório para Guarulhos com inauguração prevista para o mês de outubro junto com o colégio que ali já funciona. Vamos expandir para o interior, não necessariamente nessa ordem: São Vicente, Osasco, Ribeirão Preto e Sorocaba, mas já temos um terreno adquirido em São Vicente.

Estas são as nossas metas. Vamos alcançar a Acreditação Nível 3, da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Vamos implantar a residência médica. Vamos colocar em funcionamento a Faculdade da Cruz Azul. Vamos importar novas tecnologias e continuar firmes na descentralização dos nossos serviços. Vamos levar os nossos serviços para próximo dos policiais.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado Coronel Valério. Eu já tinha conhecimento desse vídeo. Ele é suficiente para nos encher de orgulho e mostrar a pujança da Cruz Azul. Vocês viram que essa entidade na área hospitalar se destaca. É uma das poucas do país que obteve a Acreditação Nível 3 pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Na área da Educação o sucesso se repete com mais de 11 mil alunos, na maioria filhos de policiais militares, dos colégios da Polícia Militar, onde se oferece ensino de altíssima qualidade e com mensalidades compatíveis. O filho, o órfão chega a obter bolsa de até 100 por cento.

Agora a Cruz Azul vai homenagear algumas pessoas.

Eu vou pedir às pessoas que forem chamadas a gentileza de se postarem aqui na frente: Antonio Tadeu Amaral, Adriana Costa Monteiro, Adriana Emília Vieira, Andréia Moreira da Silva; Antonio Lucas Neto; Aparecido Moreira; Amalda Calvo Maurutto; Bassan Mohamad Baydoun; Benedita Correa Nicolau; Bráulio José do Nascimento; Carlos Visconte Júnior; Cauê Freitas Mônaco; Cesira Bertolani Barros; Cláudio Alves Lima do Nascimento; Ednaldo Kazuyuki Nakano; Eliana do Socorro Almeida Yamashiro;  Eliene Ferrari Agrella Carvalho; Elisabete Cássia Rodrigues Alves da Costa; Elisabete Cutri. (Palmas.) Esses homenageados vão receber uma honraria da Cruz Azul de São Paulo. (Palmas.)

* * *

 

- São feitas as homenagens.  (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Queremos que venha receber seu troféu, a Elisabete Maria de Pontes, chefe do serviço de arquivo médico e estatística; Fábio Spacca Spinosa; Fernando Sérgio Lavacchine Ramuno; Francisco Rodrigues Júnior; Gilson Piva; Givânia Barros da Silva; Haviley Oliveira Martins; Isabel Cristina Barcelos Ferreira; Ivanete de Abreu Silva; José Kiyoshi Taniguchi; Joyce mary Stocco; Lígia Maria Martucci Guimarães; Lina Sanae Kitagaki Abechain; Lindismar Rodrigues, Ludmila da Silva Soarez; Luiz Toshimitsu Horita; Marcelo Henrique Rosa; Marcelo Tuneyohe da Silva Onishi; Marcos Jesus Silveira; Maria Fernanda M. Zugliane. Vão receber o troféu essas pessoas que estão na linha de frente, trabalhando na nossa organização Cruz Azul, atendendo as pessoas. Uma salva de palmas para esse grupo de homenageados. (Palmas.)

 

                                               * * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

                                              

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta sessão solene será retransmitida pela NET, no domingo às 23 horas, no canal 13, para todo o Estado de São Paulo.

Chamamos para receber o troféu: Marisa Pizza, médica pediatra; Maria Zélia Campos Gomes Lembi, auxiliar de enfermagem; Matilde Regina Martinês Coutinho, assessora jurídica; Dr. Mauro Lúcio de Paula Couri, médico-chefe da pediatria; Miyuki Akiyoshi; Nair Elizabete Koga Momosaki fisioterapeuta; Patricia de Miranda Barrense Santos, auxiliar de enfermagem/8º andar; Paulo Roberto Evangelista, supervisor da elétrica - setor manutenção; Porfirio Jorge Stars de Carvalho, Gerente médico da Cruz Azul de Saúde; Renata Castiglio Rosa, encarregada de ambulatório - UISE Santo André; Rita de Cássia Silvia da Cunha, auxiliar de enfermagem/berçário; Roger Berklian Barufaldi, diretor da unidade centro; Ronise Aparecida da Silva Vicente, enfermeira executiva do 7º, 8º e 9º andares; Ruy Luiz Rosada, médico/clínica cirúrgica de olhos; Sarah de Jesus Rentes, Professora unidade Guarulhos; Sheila Veronezi Araújo, enfermeira do Pronto Atendimento; Susane Strauch, Professora unidade Santo Amaro. Para todos eles o nosso aplauso, a nossa homenagem. É a Cruz Azul de São Paulo.

 

                                                                       * * *

 

-         É feita a entrega da homenagem.

 

                                                                       * * *

 

            O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O importante na Cruz Azul é que a direção da Cruz Azul faz pesquisa de atendimento ao cliente e quase cem por cento dos entrevistados falaram da excelência da Cruz Azul de São Paulo, motivo de orgulho para todos nós.

            Esta homenagem estende-se a toda a família do colégio da Polícia Militar. Aos alunos, professores, funcionários. E a nossa homenagem àquele que foi o primeiro diretor do colégio da Polícia Militar, o Capitão Hermes Cruz, hoje Coronel Cruz, que está aqui presente. Parabéns a você Coronel Hermes Cruz. A você a nossa justa homenagem.

            Quero dizer a vocês que, além do colégio, estamos homenageando os médicos sempre dedicados e competentes. Quero fazer esta homenagem na pessoa do Dr. Luiz Carlos Marino, que tem 30 anos de Cruz Azul São Paulo. Parabéns Dr. Luiz Carlos Marino.

            Quero, também, destacar a atualização do corpo de enfermagem que busca o aperfeiçoamento constante. E homenageio todas as enfermeiras, todo o corpo de enfermagem na pessoa da Dona Oscarina Gonçalves Calazans, a quem peço aos senhores que aplaudam. (Palmas.)

  Com a palavra o Cel. Daniel Barbosa Rodrigueiro, subcomandante da Polícia Militar, neste ato representando o Comandante Geral, Sr. Cel. Roberto Antonio Diniz. (Palmas.)

 

  O SR. DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO - Excelentíssimo Sr. Cel. Ferrarini, mui digno deputado estadual, e demais integrantes desta Casa de Leis; Exmo. Sr. Juiz Cel. PM Fernando Pereira, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Desembargador Álvaro Lazzarini; Orlando Eduardo Geraldi, mui digno juiz Cel PM do Tribunal de Justiça Militar; Sr. Cel. Comandante da Reserva, João Cláudio Valério, nosso Presidente do Conselho de Administração da Cruz Azul, na pessoa de quem saúdo todos os colaboradores da nossa Cruz Azul; nosso comandante, Cel. João Rogério Felizardo, superintendente da Cruz Azul; Sr. Cel. Paulo Marino Lopes, coordenador do sistema do hospital da nossa Cruz Azul; Cel. Marco Antonio Augusto, comandante do CPA M11, em nome de quem cumprimento os demais oficiais e praças da Polícia Militar; nosso também comandante, Cel. Tomaz Alves Cangerana, mui digno superintendente da Caixa Beneficente; nosso Padre Rosalvino; Tenente Coronel da Reserva, José Kiyoshi Taniguchi, nosso companheiro de turma, em nome de quem cumprimento os homenageados; senhores comandantes veteranos, senhoras e senhores, boa-noite.

  Em nome do comandante geral, Exmo. Sr. Coronel PM Roberto Antonio Diniz, trago essas considerações e respeito à Cruz Azul de São Paulo e a todos os seus colaboradores. O Sr. Comandante Geral encontra-se neste momento num trabalho em silêncio, conforme trabalham algumas organizações dentro do justo e o perfeito. Desde a sua fundação a Cruz Azul de São Paulo tem mantido firme o seu objetivo de prestar de forma responsável assistência médico-hospitalar e educacional à família policial militar. Esse esforço tem se revelado na qualidade da prestação de serviços tanto na qualificação dos profissionais já existentes quanto na alocação dos recursos materiais e humanos sempre na busca do aprimoramento, visando ao final a melhoria contínua de seus trabalhos.

  É admirável a sua resignação em estar pronta para incorporar novos conceitos, adequar novas tecnologias, agregar valores que sinalizam uma gestão voltada aos interesses primeiros da instituição. O seu alto nível na prestação de serviços é louvável pois o atendimento é fornecido igualmente a todos de modo humanitário, dignificando a condição da pessoa humana, seja na área da Saúde ou na Educação.

  Certamente todos nós temos ótimos exemplos de sucessos em ambas as áreas com pessoas da nossa família ou na de amigos. O certo é que os resultados comprovam absoluta vocação para o trabalho filantrópico e beneficente que fez desse nome Cruz Azul de São Paulo um exemplo ao longo desses 83 anos de existência.

         Parabéns a todos, desde a diretoria ao mais novo funcionário. Sigam as metas propostas e receberão para sempre os agradecimentos sinceros de todos os usuários dos seus serviços.

  Muito obrigado. Que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Vejam como as coisas acontecem na vida. É a primeira vez, na história da Cruz Azul que isto acontece.

  Recentemente uma pessoa da minha família precisou da Cruz Azul. Um acidente doméstico de relativa gravidade, com minha esposa, e lá cheguei eu ao Pronto-Socorro. Fiquei extremamente satisfeito com a maneira como fui atendido. E convivendo um pouco mais, vi aqueles médicos, as enfermeiras, a maneira como eles trancam a porta da morte todos os dias. Tive a oportunidade de conviver com os procedimentos hospitalares. Alguns médicos que estavam comigo, que trabalham nos hospitais mais renomados de São Paulo, disseram: “Coronel, atendimento espetacular aqui da Cruz Azul”.

  Eu estava com o coração agradecido, e minha alma profundamente agradecida. Como posso homenagear, agradecer tudo o que a Cruz Azul fez por mim? Minha mãe sempre falava de uma cirurgia que eu fiz aos 4 anos de idade, na Cruz Azul. E eu não sabia o que fazer. Pensei em telefonar para o Coronel Valério, o Coronel Felizardo, enfim, agradecer com um telefonema. Era muito pouco. E se eu fizesse um ofício, dizendo: “Muito obrigado”? Era pouco. Talvez um pronunciamento feito aqui, um artigo no jornal. Era muito pouco.

  O meu pai, o Coronel Ídalo Ferrarini, que quando nasci era soldado, sempre me falava da Fundação do Hospital da Cruz Azul. Em 1935 ele já era soldado. E ele, com a idade avançada, desgastado pelos anos, viveu seus últimos momentos na Cruz Azul. Eu estava ao lado dele; ele foi muito bem tratado. Toda a dignidade foi dedicada a ele. Hoje ele está no Céu. Repousa no Mausoléu dos Heróis de 32, no Ibirapuera. Está lá o meu pai.

  E também não esqueço, e repito sempre que posso, uma frase do meu pai. Quando me elegi deputado, tinha completado meus 34 anos na Polícia Militar. Cheguei em casa, e meu pai sempre me dizia: “Meu filho, tudo que nós temos devemos à Polícia Militar. Não se esqueça, meu filho, esta casa nós compramos com o meu salário. Cuidamos de você com o meu salário”. E quando me elegi deputado ele me falou a grande frase, que está no meu coração e na minha alma: “Meu filho, nunca se esqueça, Deputado você está; Coronel e oficial da Polícia Militar você é e será até a sua morte”.

  Por isso, a maneira que encontrei, para agradecer esse tratamento e todas essas frases que estão no meu coração, ditas pelo meu pai, acabaram se materializando nesta Sessão Solene. Uma salva de palmas, para a Cruz Azul de São Paulo!

  Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa que a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

  Está encerrada a sessão.

 

* * *

 - Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *