http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE JUNHO DE 2012

035ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

RESUMO

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Vitor Sapienza, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Italiana". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional da Itália" e o "Hino Nacional Brasileiro". Solicita um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas de terremoto ocorrido na Itália.

 

002 - EDSON FERRARINI

Deputado Estadual, destaca o número de italianos vivendo no Brasil. Recorda histórias contadas por seus avós italianos. Parabeniza o Deputado Vitor Sapienza pela realização da solenidade.

 

003 - WELSON GASPARINI

Deputado Estadual, destaca o número de imigrantes italianos presentes no município de Ribeirão Preto. Fala sobre as contribuições deste povo para a cidade. Enaltece os valores familiares presente entre os descendentes de italianos.

 

004 - ORLANDO BOLÇONE

Deputado Estadual, recorda a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Estado de São Paulo. Fala sobre a presença destes no município de São José do Rio Preto e de suas contribuições para o local.

 

005 - MARCO LEONE

Cônsul adjunto da Itália no Brasil, destaca os laços de amizade existentes entre o Brasil e a Itália. Faz agradecimentos gerais.

 

006 - LUIZ CARLOS LADEIA

Mestre de Cerimônias, faz leitura de currículo e entrega o Troféu Loba Romana aos seguintes homenageados: Padre Altair Aparecido Tonon; Dr. Amauri Chaves Arfelli; Dra. Ana Maria Visconti; Sr. Antonino Grasso; Sr. Carmine Rossi; Sra. Eliezita dos Santos Menta; Professor Fernando Ferrari Duch; Sr. José Antônio Belusci; Sr. José Carlos Zancheta; Dr. Luiz José Moreira Salata; Comendador Marco Tullio Bonora; Dr. Mário Kaminski; Sr. Michele Perricone; Sr. Nicola Magnolo; Major Brigadeiro Paulo Roberto Pertusi; Dr. Plínio Gustavo Adri Sarti; e Dr. Sérgio de Campos Mantovaninni.

 

007 - AMAURI CHAVES ARFELLI

Faz agradecimentos gerais. Destaca a importância da homenagem recebida. Fala sobre o vínculo existente entre o Brasil e a Itália. Faz citação em italiano. Lamenta a ocorrência de terremoto na Itália. Menciona programa de auxílio aos afetados pelo desastre. Enaltece a miscigenação ocorrida entre o povo dos dois países. Fala sobre a influência cultural da Itália no Brasil.

 

008 - Presidente VITOR SAPIENZA

Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Destaca a presença da cultura italiana no Estado de São Paulo. Recorda as dificuldades enfrentadas pelos primeiros imigrantes italianos. Fala sobre a vinda de seu avô ao Brasil. Cita texto do poeta Pablo Neruda. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vitor Sapienza.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito boa noite. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo! Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o Exmo. Sr. comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão; Exmo. Sr. ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto; Exma. Sra. vice-prefeita do município de São Paulo, Alda Marco Antonio; Exmo. Sr. Deputado Orlando Bolçone. (Palmas.)

Presidindo esta sessão, convido o Exmo. Sr. Deputado Vitor Sapienza. (Palmas.) Gostaríamos também de chamar o Exmo. Sr. Deputado Welson Gaparini para fazer parte da nossa Mesa, por gentileza. (Palmas.)

Com a palavra o Exmo. Sr. Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Sr. vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, comandante do 8º Distrito Naval; ministro Almir Pazzianotto, do Tribunal Superior do Trabalho; Deputado Tonico Ramos, ex-Presidente da Assembleia Legislativa; Sra. Rita Blasioli Costa, Presidente do Comitê dos Italianos do Exterior; Vereador Hiroyoki Minami, Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; grande vice-prefeita de São Paulo, minha particular amiga, Alda Marco Antonio, palmeirense sofredora como eu. (Palmas.) Vereadores Victor Pereira Martins e João Paulo Rodrigues, da Câmara Municipal de Monte Alto; Sr. Tiago Cetroni, Presidente da Associação dos Moradores do distrito de Aparecida, de Monte Alto; Sr. Jorge Peres, administrador público e ex-subprefeito de Guaianases; Sr. Affonso Della Monica Netto, ex-Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Sr. Mustafá Contursi, ex-Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Sr. Edvaldo Frasson Teixeira, vice-Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Sr. Udine Veraldi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Sr. Constantinos Lambros Kaisonis, da Comunidade Grega representando o Conscre; e o Sr. Marcos Leone, cônsul adjunto da Itália em São Paulo.

Srs. Deputados e Deputadas, minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo 2º tenente músico PM Jassem Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Italiano.

 

* * *

 

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar.

E antes de darmos início aos nossos trabalhos, eu gostaria que todos, de pé, prestássemos uma lembrança às vítimas do terremoto na Itália, permanecendo em silêncio por um minuto.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Mais uma vez obrigado a distinta e formidável Banda da Polícia Militar. (Palmas.)

Iniciando a nossa solenidade, passo a palavra ao nosso Deputado Estadual Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - PTB - Sr. Deputado Vitor Sapienza, Presidente desta sessão, a quem quero congratular com os demais Deputados Orlando Bolçone, Welson Gasparini e os demais deputados presentes, minhas Senhoras, meus irmãos italianos, meus Senhores, autoridades aqui presentes.

Se o Brasil é o sexto país mais italiano do mundo fora da Itália, se nas eleições de 2006, quando pela primeira vez se autorizou se votasse fora da Itália, 63.599 cidadãos italianos votaram lá na Itália. Nós já prestamos homenagem às vítimas do terremoto, 60 milhões de almas nesses 301 mil quilômetros quadrados de orgulho, este país faz parte da história da humanidade. Que orgulho eu tenho em ser brasileiro, mas em minhas veias corre também o sangue italiano. Orgulhosamente o sangue da família Ferrarini. Que orgulho! Estou homenageando neste momento todas as famílias italianas aqui presentes. Lembro-me bem quando meus avós, oriundos da região de Marmirolo e Mantova, me contavam as suas histórias quando chegaram ao Brasil através do navio Sabóia, tudo aquilo que acontecia. Eu, criança, ouvia meus avós falando e com que alegria. Eu me lembro de todas as vezes que aquela minha avó, D. Cristina, falava da polenta que ela aprendeu a fazer lá na Itália, aquela conversa amiga, a polenta com raditi, e outras coisas que nós fazíamos. E por esta razão muitas vezes eu chorava, ela chorava também pela saudade que ela tinha de seus parentes que lá ficaram. E eu, por tudo isso, sinto-me meio brasileiro e sinto-me meio italiano.

Parabéns, Deputado Vitor Sapienza, por trazer aqui para a Assembleia Legislativa nesta noite esta homenagem à Comunidade Italiana. Não pode vir o cônsul geral da Itália, o Sr. ministro Mauro Marsili, mas presente aqui o seu vice-cônsul, Marco Leone, que eu tive o prazer de cumprimentá-lo agora. Sr. Amauri Chaves Arfelli, representando os homenageados que o Deputado Vitor Sapienza, com tanta competência e sabedoria, esse que é um dos deputados mais atuantes desta Assembleia Legislativa, hoje homenageia a família italiana.

Para me despedir, eu quero dizer com muito orgulho que o meu coração bate pelo Brasil, mas também bate pela Itália. Muito boa noite a todos os Srs. e fiquem com Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência dá a palavra ao Deputado Welson Gasparini, por quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Presidente desta sessão solene, Vitor Sapienza, parabéns pela iniciativa. Ele me consultou se eu gostaria de falar. Eu, em princípio, disse que não, gostaria de ouvir a todos, porque eu estava realmente emocionado, mas depois eu pedi: Vitor, eu aceito falar.

Sou brasileiro e sou italiano. Tenho a honra de ter a dupla cidadania, mas quando vejo esta homenagem à Comunidade Italiana, lembro-me muito dos meus avós, que eram italianos, e principalmente da minha querida cidade de Ribeirão Preto e a cidade vizinha de Batatais, onde o número de imigrantes italianos era muito grande. A minha região deve muito aos imigrantes italianos. Poderia citar a importância no desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, mas ainda que em rápidas palavras, quero destacar o que eu achei de mais importante, e acho mais importante, foi o conceito de família que eu vi na minha de descendente de italiano e em todos os meus amigos e vizinhos que eram descendentes de italiano. A transferência dos filhos para os netos dos valores familiares, valores morais, valores espirituais e que hoje está em tanta falta no nosso país. Graças a Deus, nós, descendentes de italianos, recebemos essa formação familiar que é de alto significado. Entre tudo que os imigrantes italianos trouxeram para nós, o grande exemplo do fortalecimento da família como sendo a base do fortalecimento de uma nação é que acho de grande significado.

Portanto, Deputado Vitor Sapienza, parabéns mais uma vez, saúdo a todas as autoridades aqui presentes, a todos vocês que receberam convite e aqui estão. Quero dizer como disse, Deputado Edson Ferrarini, sinto um orgulho muito grande de ter sangue italiano nas minhas veias. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Com a palavra o Deputado Orlando Bolçone, que também tem dupla cidadania.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Sr. Presidente, Deputado Vitor Sapienza, que é uma referência a todos os 94 deputados desta Casa, e mais que isso, é uma referência de homem público, de exemplo, lembrando bem suas origens italianas.

Hoje, um dia de muita alegria eu permito-me lembrar-me que uma ponta da região do Estado de São Paulo de que se falava pouco, de que falar a comunidade italiana é falar da história de São Paulo, é falar da história do Brasil. Lembrava-se que no Noroeste do Estado de São Paulo, meu nono chegou em 1891, possivelmente na primeira leva de imigrantes italianos nos porões dos navios de terceira classe e vinham para as lavouras de café. Mas nem isso, trabalho árduo, as dificuldades encontradas numa região São José do Rio Preto hoje, uma das mais prósperas do país chamada de a época de “boca do sertão”, fez com esses imigrantes fizessem um esforço enorme e pudessem mandar os seus filhos às escolas e hoje as grandes referências da ciência, da tecnologia, da política daquela região têm descendentes de italianos entre eles, os mais diletos e respeitados filhos.

Assim, lembrando com o Deputado Edson Ferrarini, Deputado Welson Gasparini e o nosso mestre Deputado Vitor Sapienza, ser italiano, brasileiro é um jeito também de ser além do sangue que corre nas nossas veias, é o encontro de domingo de muita discussão, mas depois de muito abraço e de muito amor.

E essa região, em 1894, São José do Rio Preto, foi buscar, querido Deputado Vitor Sapienza, nosso querido também vice-cônsul, foi buscar na Itália, em Florença, um engenheiro Ugolino Ugolini, que fez o primeiro plano da cidade de São José do Rio Preto, que hoje se transformou numa das cidades mais desenvolvidas do país. Por isso nós temos orgulho do nosso sangue, de nossa origem, de nosso exemplo, exemplo de nossos avós, nossos nonos, nossas nonas, que fizeram dessa vida trabalho e transformaram este Estado em uma referência não só para o Brasil, mas para todo o mundo.

Portanto, estimado amigo Deputado Vitor Sapienza, hoje é um dia de alegria, mas também de agradecimento. Gracia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Quero anunciar também a presença do ex-Deputado Estadual Gilberto Marson; do comendador Giampaolo Bonora, Presidente da Federação das Entidades Culturais Ítalo-Brasileira; do capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, que neste ato representa o coronel PM José Luiz Martins Navarro, chefe da Assessoria da Policia Militar da Alesp; Sr. Evandro de Lima, secretária de Relações Internacionais, representando o prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo; Dr. Silas Eduardo Inke, diretor da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo; Dr. Paulo Brasil Correa de Mello, vice-Presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo.

Esta Presidência agora concede a palavra ao Sr. Marco Leone, cônsul adjunto da Itália em São Paulo.

 

O SR. MARCO LEONE - Boa noite a todos. Agradeço em primeiro lugar ao nobre Deputado Vitor Sapienza, pela iniciativa em nome do qual agradeço toda Assembleia Legislativa. Saúdo também a nossa amiga a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, e todas as autoridades presentes.

Pra mim é uma grande honra poder estar com vocês hoje e receber esse convite. Para a toda comunidade italiana de São Paulo esse dia virou um dia marcante no ano, porque é um dos exemplos mais claros, mais fortes do agradecimento e da gratidão do povo brasileiro para a comunidade italiana. E ao mesmo tempo, os laços de amizade fortíssimos que reúnem esses dois povos. É um apontamento importante cada ano para nós, mas eu falaria que este ano assume um caráter ainda mais importante, sendo que hoje é um dia de luto nacional pela Itália, e para isso é importante ter essa gratidão e essa amizade.

Então, agradeço realmente de coração por parte da Itália, por parte do Consulado Italiano e do cônsul geral, que não pode estar presente por outros compromissos, mas realmente gracie, obrigado por esse dia, por esse evento. E parabéns a todos os homenageados que vão receber a Loba Romana. Mais uma vez gracie, obrigado de coração. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Eu agora peço ao nosso mestre de cerimônias para fazer a leitura de um breve currículo dos agraciados, informando que a chamada será feita em sequência alfabética. Peço ao meu amigo, Dr. Luiz Carlos Ladeia, que inicie a entrega das Lobas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Nascido em Taquaritinga, onde iniciou os seus estudos, fez o colegial no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida; e em Técnico em Contabilidade no Colégio São Luiz e Jaboticabal. Depois de uma série de atividades sociais e religiosas em sua cidade, construção de capelas e igrejas, fez Teologia em Ribeirão Preto. Em 86 foi ordenado sacerdote na matriz de São Sebastião em Taquaritinga.

Em sua vida religiosa constam trabalhos nas cidades de Cândido Rodrigues, Monte Alto, Jaboticabal, Aparecida do Monte Alto, Fernando Prestes, Agulha, entre outras.

Além de representar o país em eventos religiosos em vários países, o nosso homenageado foi locutor de rádio, membro da Associação de Proteção Carcerária, promotor de exposições de artes, escreveu mais de mil artigos em jornais e revistas, participou na orientação de cinco monografias acadêmicas, colaborou em pesquisa histórica em três livros publicados. Ele é diretor diocesano do Apostolado na Diocese de Jaboticabal; Presidente e fundador da Academia Marial Montesinense em Aparecida do Monte Alto; locutor do programa A Voz da Virgem Montesina.

Chamamos o padre Altair Aparecido Tonon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Nascido em Presidente Venceslau, formou-se na Academia militar do Barro Branco, depois em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Política Militar, bacharel em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público.

O nosso homenageado foi promotor de justiça nas cidades de Osasco, Barueri, Getulina, Embu, Santos e São Paulo. Ele pratica várias atividades ligadas à colônia italiana, desde a fundação de entidade, como a Emiliano Romagnola, projetos de colaboração sócio-culturais envolvendo a região Emilia Romagna, projetos editoriais, organização de seminários divulgando a cultura daquela região. É autor do livro Fare L´America (O Sonho de uma Família Forlivese); autor de diversos artigos jurídicos em periódicos e revistas especializadas. Atuou na tradução de obras literárias, é membro da Associação Saltense de Letras e da Associação Venceslauense de Letras.

O nosso homenageado é o Dr. Amauri Chaves Arfelli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Formada em Medicina pela Universidade de Bragança Paulista, a nossa homenageada é nascida em São Paulo. Fez Clínica Médica, Patologia Clínica e Citopatologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho no Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração e Saúde.

Pós-graduada em Medicina Esportiva pela Escola Paulista de Medicina, Cardiologia e Traumas pela Faculdade de Medicina da Santa Casa, Prática em Atendimento em Emergências. Ela é médica da Santa Casa de Misericórdia, professora assistente em Hematologia no Curso de Medicina; professora e médica na Associação Portuguesa de Desportos e da Confederação Brasileira de Basquetebol, bem como médica das seleções brasileiras daquela modalidade.

Além de presença constante em atividades esportivas em nosso país, integrou como médica em equipes brasileiras presentes em Olimpíadas, torneio, Jogos Panamericanos, campeonatos mundiais de várias modalidades em diversos países.

Chamamos a Dra. Ana Maria Visconti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Antes do prosseguimento, senão eu vou chegar em casa vou apanhar, quero registrar a presença da minha esposa, Lilian Maria Sapienza. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Italiano natural de Taormina, na província de Messina, na Sicília, o nosso homenageado está no Brasil há 32 anos. Estabeleceu-se como empresário do setor da construção civil na Mooca. Na administração pública atuou como chefe de gabinete do prefeito Maurici Mariano, do Guarujá.

Em 2009, assumiu o cargo de secretário adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. Desde o dia 3 de abril passou a titular dessa Secretaria.

Chamamos o secretário Municipal Antonino Grasso. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - A família chegou da Itália em 1954, ele tinha 17 anos, foi levado para uma colônia chamada Pedrinhas Paulista, na região de Assis, onde começou a trabalhar. Dois anos depois se mudou para São Roque, onde viveu durante 14 anos.

Em São Roque trabalhou na Companhia Brasileira de Alumínio, onde aprendeu a profissão de eletricista; depois se transferiu para a Fábrica de Cimento Santa Rita no município de Itapevi; tempos depois foi trabalhar na Tecelagem Brasital. Cinco anos depois foi transferido para a cidade de Salto, para atuar em uma fábrica de papel que pertencia a Brasital. Posteriormente, essa empresa foi vendida para um grupo multinacional e passou a produzir papéis especiais, principalmente papel-moeda, e a única empresa no Brasil a produzir esse tipo de produto. O nosso homenageado atuou nessa empresa por 22 anos e encerrou a carreira como gerente de manutenção elétrica.

Chamamos o Sr. Carmine Rossi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ela é professora há 30 anos, mas a sua atividade nunca se restringiu apenas ao ensino. Uma das suas características foi sempre se preocupar com a sociedade como um todo. Por meio de ações comunitárias para o levantamento de recursos, colabora efetivamente para o asilo Lar dos Velhos, da cidade de Cajuru. É participante ativa nas ações para ajudar a Santa Casa local, bem como creches, e APAE de Cajuru.

Por muitos anos administrou a casa de eventos Corujão, onde conseguia promover atividades voltadas para a arrecadação de fundos para entidades assistenciais. Fundadora do Grupo da Terceira Idade daquela cidade, colaborou na construção do salão destinado a promover eventos para os idosos. Atua na arrecadação de fundos para a construção de capelas e manutenção de igrejas. Coordena a campanha de Natal para as crianças carentes da cidade, arrecadação de alimentos para os mais necessitados.

Chamamos a Sra. Eliezita dos Santos Menta. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele possui mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação; especialização em Psicologia Educacional; graduação em Pedagogia; habilitações em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Supervisão de Ensino nas Empresas, Magistério das Matérias Pedagógicas e graduação em Estudos Sociais.

Atualmente é diretor do Centro de Extensão e Pesquisador Institucional da Universidade São Judas Tadeu. Docente e coordenado do Curso de Pedagogia.

A sua formação passa por nomes como as Universidades Brás Cubas, PUC, Tereza Martin, FMU, PUC Campinas. Foi docente na Academia da Força Aérea.

Professor, pesquisador, autor de inúmeros artigos publicados, autor de vários projetos voltados para a alfabetização digital, desenho artístico, educação de jovens e adultos. Tem vários projetos de cunho social.

O nosso homenageado é o professor Fernando Ferrari Duch. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele vem de uma família que tem origem em Cosenza, na Calábria. Nasceu e foi criado no bairro do Brás, aqui na Capital. Aos 13 anos de idade começou a trabalhar numa gráfica na Rua Bresser. Em 1966 derivou para o setor calçadista. Como trabalhava na região central, onde concentravam grande parte dos bancos e escritórios, andava com o seu mostruário tirando pedidos, e graças a isso passou a ter um bom acesso as fábricas de calçados o que culminou com a criação de sua própria fábrica. Em 1974 abriu a empresa e inspirado no nome do seu cão doberman ele criou a Di Pollini. Com a demanda crescente, abriu uma empresa maior na Rua José Monteiro, que trazia uma novidade para a época, uma loja acoplada à fábrica, com isso os clientes podiam visitar, conhecer o processo produtivo e até dar sugestões e criar versões de cores e couros diferentes. Essa idéia foi a grande propulsora da empresa. Hoje está presente em Campinas, Curitiba, Brasília e em vários shoppings de São Paulo.

Chamamos o empresário José Antônio Belusci. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é matemático, metalurgista e administrador de empresas. Foi executivo na Phillips e na Romii; no final de 93 decidiu implantar a Placcon, empresa de engenharia e consultoria bem como iniciar uma nova atividade no ramo alimentício.

Foi fundador da ZAF Agro Florestal, dedicada à produção de mudas clonais de eucalipto. Atualmente plantas para paisagismo. Também fundador da Zanflora, reflorestamento com eucalipto, atualmente com dois mil funcionários contratados no Grupo e indiretamente três vezes mais na cadeia produtiva. Em 1995 criou a Zanchetta Alimentos com produção própria e verticalizada. Além da produção de ovos e pintinhos de um dia, ele responde pelo abate diário de 250 mil aves e tem capacidade para 420 mil. As suas unidades estão nas cidades de Boituva, Vinhedo, Bofete, Guareí, capela do Alto e Itapetininga.

Chamamos o empresário José Carlos Zanchetta. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - A família tem origem na região do Veneto e seus avós chegaram ao Brasil em 1895. O nosso homenageado é nascido no município de Colina. O pai era farmacêutico e a mãe professora, com poucos anos de vida a família mudou-se para a cidade de Olímpia, onde seus pais mantiveram intenso convívio com os imigrantes que se instalavam na região trabalhando na lavoura de café. O avô do nosso homenageado era maestro na Banda de Música, o que ajudava ainda mais no relacionamento com a comunidade.

Ele diplomou-se professor primário, depois veio a São Paulo onde ingressou como funcionário na Assembleia Legislativa. Cursou Direito na Universidade Mackenzie. Desde 1971 reside na vizinha São Bernardo do Campo, onde há 40 anos atua como advogado, sendo um dos mais renomados profissionais do Direito. Há oito anos integra a Sociedade Cultural Brasilitalia, onde ocupou os cargos de secretário, vice-Presidente, diretor do Departamento Jurídico.

Chamamos o Dr. Luiz José Moreira Salata. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência quer também anunciar a presença do Deputado Arnaldo Faria de Sá, deputado federal, e do Deputado Itamar Borges.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Bacharel em Direito, estudo Física na USP, fez vários cursos de automação, eletrônica digital e processamento. Participou de ciclos de estudos na Escola dos Diplomados Superior de Guerra, fez vários cursos de aprimoramento profissional na Áustria, Itália, Alemanha e França.

Há mais de uma década ele é Agente Consular Honorário da Itália em Guarulhos, com atuação em Arujá, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã e Santa Isabel.

Atua na valorização da cultura italiana em vários municípios paulistas, participa de eventos em prol do Momento Itália-Brasil, onde cidades brasileiras e italianas criaram intercâmbio em Arquitetura, design, arte ciência e tecnologia, cinema, esporte, moda, música e dança.

Depois de extensa folha de serviços prestados ao Lanifício Resfibra, onde atuou nas unidades de Guarulhos, Campinas e São Paulo, ele chegou ao cargo de gerente industrial. Transferiu-se para o Grupo Guaratinguetá onde é o atual diretor industrial.

Chamamos o comendador Marco Tullio Bonora. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - O nosso próximo homenageado é formado em Direito, com pós-graduação em Ciências Jurídicas e Sociais. Ele é especialista em Segurança do Trabalho, participou de vários eventos deste setor sempre voltado para o aprimoramento pessoal e profissional.

Em 1977, por concurso público, ingressou no funcionalismo federal. Há 34 anos é auditor fiscal do Trabalho. Trabalhou no Sindicato Paulista de Inspeção do Trabalho, já exerceu várias funções: secretário da Diretoria, tesoureiro, vice-Presidente de Planejamento, patrimônio e execução financeira. É conselheiro vitalício, e já ocupou cargos na diretoria da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Chamamos o Dr. Mario Kaminski. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é nascido na cidade de Lucca Sicola, na região da Sicilia, onde fez os primeiros estudos. Em 1954 veio para o Brasil. Em 1958 transferiu-se com a família para Santo André no ABC.

Começou a trabalhar na Indústria Química Resana em São Bernardo do campo. Em seguida foi para a Indústria Metalúrgica Heral, onde galgou vários postos e depois de 40 anos de trabalhou aposentou-se como Chefe Geral de Manutenção.

Pertenceu ao Círculo Social do Ipiranga e como diretor de atividades sociais administrou o Clube de Campo Rosa Mística em São Bernardo do Campo. Faz parte da Societta Dei Sicicianni em Brasile. Em 1990 associou-se à Società Culturale Brasilitalia, e hoje é o seu Presidente.

Chamamos o Sr. Michele Perricone. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - A família chegou ao Brasil em 1954, ele tinha um ano e meio de idade. Estudou e foi criado no bairro da Mooca. Formou-se em Química Industrial e depois Engenharia Química.

Em 1977, fundou a Alkallis Brasil, empresa que administra até hoje. Foi dirigente da Associação de Empresas de Cumbica e há 12 anos integra a diretoria da Associação Adelaide Ferreira, que abriga 70 crianças carentes e é ligada à Igreja Presbiteriana.

Inspirado por seu primo, o saudoso Hélio Ribeiro, da Rádio Bandeirantes, o nosso homenageado ingressou no mundo radiofônico. Depois de curso de locução no SENAC, trabalhou na antiga Beta FM fazendo programas italianos. Depois trabalhou na Rádio Imprensa, produzindo e apresentando o programa Itália Total. Há dois anos está na Rádio Trianon com Itália Total. Em seu acervo, conta com mais de três mil CDs, cerca de 30 mil músicas italianas de todas as épocas, o que mostra a variedade da programação que costuma apresentar. Ele considera isso uma maneira de despertar as raízes adormecidas nos descendentes e uma homenagem aos antepassados.

O nome é Nicola, o sobrenome é Magnolo, mas vamos chamá-lo pelo nome artístico. O nosso homenageado é o radialista Nicola di Locri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é natural de São Paulo, em 1970 ingressou na Academia da Força Aérea em Pirassununga. Na carreira militar atingiu o posto de Major Brigadeiro do Ar em 2008. Agora, depois de 42 anos na Força Aérea Brasileira, deixou o serviço ativo e passou para a Reserva da Aeronáutica.

Além do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, fez Aperfeiçoamento de Oficiais, Gestão pela Qualidade Total no Serviço Público, Curso de Estado Maior e Superior de Comando, MBA em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas, e Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais.

Foi instrutor de vôo e responsável pela Formação de Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira. Integrante do Grupo de Transporte Especial da FAB, responsável pelo transporte do Presidente da República, ministros de Estado e altas autoridades nacionais e estrangeiras. Chefe da Divisão de Avaliação de Ensino na Academia da Força Aérea. Assessor Especial da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, organização aeronáutica responsável pelo Programa Binacional Brasil-Itália de desenvolvimento da Aeronave de Caça AM-X. Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa. Comandou o 4º Comando Aéreo Regional e São Paulo, responsável pela condução dos assuntos institucionais da Aeronáutica nos Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Dentre as inúmeras condecorações, recebeu a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, que representa o reconhecimento pelos seus mais de 40 anos de bons serviços prestados a Força Aérea Brasileira.

Chamamos o Major Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Pertusi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Bacharel em Direito com escritório de consultoria jurídica, o nosso próximo homenageado é Presidente da União dos Italianos no Mundo, assessor na União Italiana Del Lavoro. Integra também a diretoria da Central Sindical Italiana, é diretor da área Sindical da Confederação Nacional do Turismo. Secretário do Conselho Consultivo do Centro de Atendimento do Trabalhador e consultor de entidades sindicais. Secretário Geral da Ponte Brasil-Itália, Organização Não Governamental que realiza projetos sociais desde 1997. Foi secretário das Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília. Secretário das Relações do Trabalho no governo do Estado de São Paulo. Secretário Adjunto na Secretaria Estadual da Promoção Social. Coordenador do Fórum Paulista de Desenvolvimento, Formação e Qualificação Profissional. Delegado Governamental junto à Conferência Internacional do Trabalho. Representante do governo brasileiro no Conselho de Administração da OIT. Diretor da Secretaria de Relações do Trabalho do governo paulista.

O nosso homenageado é o Dr. Plínio Gustavo Adri Sarti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é nascido em Pedro de Toledo e a sua família é originária de Rovigo. Ele reside e trabalha em Atibaia. Sua mãe era professora e seu pai farmacêutico em Atibaia. Seu pai foi vereador por cinco mandatos, de 63 a 83, o sogro foi prefeito e vice-prefeito naquela cidade.

O nosso homenageado é advogado, formado pela Universidade São Francisco em Bragança Paulista e diretor da Viação Atibaia-São Paulo. É produtor de citrus, cana e gado de corte no Estado de São Paulo e Minas, onde também produz cereais e café para exportação.

Ele tem o seu nome associado a várias entidades de classe, participa de várias atividades solidárias voltadas para o auxilio as Santas Casas, idosos, pessoas especiais, atividades esportivas, bem como cuidados a animais abandonados.

Chamamos o Dr. Sérgio de Campos Mantovaninni. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência também quer anunciar a presença do padre Giorgio Cunial, que é incansável defensor da Comunidade Italiana de São Paulo. (Palmas.)

Agora o Dr. Amauri Chaves Arfelli falará em nome de todos os homenageados.

 

O SR. AMAURI CHAVES ARFELLI - Exmo. Sr. Deputado Estadual Vitor Sapienza, Presidente desta sessão solene, parabenizo por esta bela festa pela representatividade legítima nesta Casa Paulista da comunidade italiana, juntamente com os Deputados Welson Gasparini e Orlando Bolçone; Exmo. Sr. vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão; Exma. Sra. Alda Marco Antonio, vice-prefeita municipal; demais autoridades já nominadas, minhas Senhoras, meus Senhores, familiares, co-homenageados.

O nobre Deputado Vitor Sapienza conferiu-me esta honra e o importante encargo em falar em nome de todas as personalidades que nesta data e nesta sessão solene são agraciadas com o Troféu Loba Romana. Eu quero expressar desde logo aos co-homenageados, que buscarei da forma mais legítima possível deixar uma mensagem que possa transmitir o sentimento que nos toma neste momento por este reconhecimento prestado pelo povo paulista através de seus representantes.

Desnecessário dizer do nosso contentamento, da nossa satisfação pelo recebimento deste Troféu que distingue italianos, descendentes e personalidades por sua atuação no estreitamento de laços entre o Brasil e a Itália. Este reconhecimento, porém, nos impõe uma reflexão sobre a relação entre os italianos que se fixaram em nosso Estado, em nosso país, seus descendentes, os chamados oriundos com a sua terra de origem. Se pudesse resumir em poucas palavras este vínculo diria: “Loutane ma sempre vitili”, falo em italiano, Deputado, porque no Brasil fala-se português, São Paulo fala italiano.

Na verdade São Paulo fala italiano com o coração, com a alma, porque pode ser que para muitos oriundos pode ser que eles não conheçam a língua, não conheçam nem mesmo a cidade, a província ou a região. Pode ser que a pasta que eles comem seja sempre macarrão, independente que seja linguini, espaguete, penne, ou a pasta que os italianos sabem nominar. Mas, no entanto, jamais esses italianos paulistas perderam a sua identidade. No passado foram esquecidos, mas jamais esqueceram a madre pátria. Existe um forte sentimento, aquele sentimento que os italianos chamam de “apartenensa”. Estão distantes, mas sempre presentes.

Por esse motivo, gostaria de prestar a solidariedade do povo paulista e de estender o nosso abraço fraternal à população da região da Emilia Romagna, que vem sendo atingida e ontem houve mais tremores por fortes terremotos, que até o momento causaram 23 mortos, mais de 350 feridos, desabrigando cerca de 17 mil pessoas, além dos danos incalculáveis ao patrimônio histórico cultural.

Como disse o vice-cônsul, hoje é dia de luto na Itália. No dia 02, que é o dia que se comemora em São Paulo o Dia da Comunidade Italiana, é o dia da República Italiana, e quando se fala em República nos leva a refletir os princípios da república estampados na nossa Constituição Federal que é da fraternidade, que é entre as relações internacionais a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. E na acepção semântica da palavra república está a “res pública”, a coisa pública. Isso supera fronteiras. Por este motivo a Associação Emiliano Romagnola de Salto está liderando uma campanha a nível nacional com outras nove associações da Emilia Romagna para recolher fundos para dar uma mão, estender essa mão amiga da população brasileira. E com a autorização desta Casa, depois durante essa sessão, haverá uma urna que poderá ser depositada as contribuições que serão depois destinadas a uma conta especial na Itália.

Aos nossos amigos da Emilia Romagna que aqui estão presentes, temos uma comitiva de artistas, dentre eles, a vocalista Sabrine Gasparini, que nos brindará com algumas peças durante o espetáculo. A eles, emilianos romagnolos, com parentes na Itália, com pensamento na Itália, gostaria de compartilhar a dor dessa tragédia certo de que a região da Emilia Romagna, através de suas instituições e de seu povo forte e empreendedor, saberá superar as dificuldades e desafios dessa delicada situação.

Poderia dizer que talvez em nenhum outro país do mundo a integração dos imigrantes italianos como tem sido social e econômica, tenha sido tão completa e bem sucedida como foi no Brasil. Diferentemente do que ocorre em muitos outros países, os italianos que aqui se fixaram não ficaram confinados à sua própria nacionalidade, mesclaram-se com a sociedade local. Fundaram cidades, construíram igrejas e escolas, criaram pequenos, médios e grandes empreendimentos. Introduziram novos valores e costumes na sociedade brasileira e paulista. Exerceram e exercem a sua cidadania na mais plena acepção da palavra. Fizeram da terra brasileira e paulista o seu novo país. Ao contribuir para esta integração está a profunda e a difusa afinidade entre os dois povos que compartilham alguns valores básicos, como já disse o nobre deputado que usou da palavra, como a importância da família, a religiosidade e a disponibilidade de conviver com outras culturas. “Loutane ma sempre vitili”.

Praticamente expulsos e esquecidos por um longo período pela madre pátria, sempre esteve presente o sentimento e a preocupação de não serem suficientemente recordados e valorizados. Hoje a Itália não obstante às suas dificuldades econômicas e os recentes drásticos cortes no orçamento em prol da comunidade no exterior, tem procurado adimplir o débito em relação àqueles que transformaram a imigração em fator de seu progresso e desenvolvimento. Exemplo disso é o voto e a representatividade no parlamento italiano deferido aos italianos que vivem no exterior. De outro lado, várias regiões italianas, de forma mais eficaz e concreta, buscam recuperar o tempo perdido decorrente do longo período de abandono, olhando com mais atenção seus filhos espalhados nos diversos cantos do planeta. Menciono, me permito mencionar em especial a região da Emilia Romagna, a qual eu estou vinculado em razão das minhas origens e atuação junto a Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu e junto ao Conselho dos Emilianos Romagnolos do Mundo, cuja Presidente, Silvia Bartolini, também seria nesta data homenageada com o Troféu Loba Romana, não pode estar presente em razão da tragédia que passa a região.

A Emilia Romagna, Deputado Vitor Sapienza, na sua constituição que chama Estatuto Regionale, através de um artigo, estabelece como princípio informativo de suas ações o reconhecimento dos Emilianos Romagnolos no mundo e suas comunidades como componente importante da própria sociedade Emilia Romagna, como recurso a valorizar para manter viva a memória da sua imigração e para reforçar os vínculos com os países.

O Brasil, e especialmente São Paulo, podem se orgulhar da própria natureza multiética e pluricultural que hoje representa a melhor garantia contra os riscos de nivelamento e homogeneização provocados pelo fenômeno da globalização, um exemplo para o mundo inteiro. Nessa valorização desses vários elementos étnicos, ocupa obviamente um posto preeminente, um lugar de destaque o europeu e em larga escala os italianos que representam em nosso Estado mais de um terço da população. Da irmandade existente entre Itália-Brasil, decorre uma contínua exigência de conhecermos os velhos e, sobretudo, explorar profundamente em todas as suas potencialidades a influência que a presença em terras brasileiras de tantos milhões de cidadãos de origem italiana exerceu e exerce sobre nossas duas culturas, e sobre as possibilidades de desenvolvimento de nosso relacionamento. O momento atual do progresso brasileiro se apresenta mais do que favorável a essa direção.

 

 (Pronunciamento em italiano)

 

“Somos arquitetos, engenheiros da construção deste vínculo, dessa ponte que nos liga à nossa terra de origem e que nos possibilita e impõem um trabalho comum na tutela dos interesses da nossa gente”.

Imagino, Deputado Vitor Sapienza, que seja esse o motivo pelo qual somos distinguidos hoje com o Troféu Loba Romana, de forma direta seja pela nossa atuação efetiva na comunidade italiana, ou de forma indireta pelo papel de destaque que desempenhamos na sociedade na condição de oriundos. Dessas duas formas, atuamos como arquitetos, engenheiros na construção de bases sólidas se permitem um aprofundamento da relação dos nossos países. Esta relação é importante não apenas como sinal de amizade e de vínculo histórico, mas também com consciência da existência de um percurso comum, de um destino comum que liga vicissitudes individuais e desenvolvimento social. Da aspiração de um futuro melhor para nós mesmo e para os nossos filhos, com desejo de dialogo, de justiça social, de reconhecimento dos direitos e de progresso social. Estão instituídos em nós, seguramente os homenageados e o povo paulista à disposição de construir pontes de comunicações capazes de ligar aquilo que para muitos de nós oriundos significa as duas pátrias.

 

(Pronunciamento em italiano)

 

Sem desviar a atenção da espessura existencial que a imigração italiana representou como evento humano, atuamos e continuaremos a estar mais próximos, construindo as pontes e colaborações necessárias para que o presente e a memória das identidades individuais e coletivas que nos ligam possam tornar um patrimônio e um recurso que, sem anular as distâncias e as identidades, nos consintam trabalhar juntos para proporcionar para as presentes e futuras gerações um futuro útil e melhor.

São essas palavras, que não foram poucas, que o deputado, hoje mesmo ao telefone, me falava. Arfelli, você hoje vai ter que falar de improviso. Não, Deputado, o Sr. já viu um promotor que é italiano falar pouco? Então, eu tenho que escrever para falar pouco, senão eu falaria muito, Deputado. Então, são essas poucas palavras que desejo deixar nesta noite, agradecendo penhoradamente os familiares, amigos, colegas, a comitiva de Salto e Itaú da nossa Associação, 35 pessoas que eu gostaria de compartilhar este Troféu que nos honram com as suas presenças, nos acompanham e nos dão força para construir tantas outras pontes.

 

(Pronunciamento em italiano)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 09 de junho, às 21 horas, no NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Senhoras e Senhores, além de agradecer pela presença de todos e destacar a nossa alegria de tê-los aqui, talvez fosse mais fácil falar das nossas conquistas, mas como são muitas, teríamos que invadir a madrugada. Não tanto quanto o nosso promotor, mas falando sobre a contribuição dos italianos e seus descendentes na formação de São Paulo e de nosso país. Vamos ser mais objetivos, mesmo porque todos aqui são testemunhas do que os nossos antepassados fizeram.

Não é necessário muito esforço para encontrarmos aqui em nossa São Paulo, a presença da cultura italiana. Quando falamos em cultura usamos o termo em sua plenitude, a somatória de arte, artesanato, idioma, religião, política, culinária, folclore, música e infelizmente futebol, da Sociedade Esportiva Palmeiras. (Palmas.)

E ela está visível a todo instante. As nossas praças, por exemplo, têm obras de arte com assinatura do talento italiano, elas enfeitam praças e jardins, mas uma coisa podemos ter a certeza o chão foi regado com o suor de nossa gente. Porque quando falamos nisso não podemos nos esquecer a dura batalha travada neste chão, as dificuldades encontradas pelos imigrantes não estavam apenas nos novos costumes, no idioma, no desconhecimento da terra que lhes abriu os braços, era mais do que isso. Era mais dolorida. Era saudade.

Eu abro parênteses, meu grande ídolo foi meu avô, que com 15 anos fugiu de Potenza e foi para Napoli, entrou no primeiro navio, se escondeu num porão e veio para o Brasil.

Hoje, apesar de estarmos aqui comemorando o Dia da Comunidade Italiana, eu tomo a liberdade de citar o poeta Pablo Neruda. Ele dizia que a vida é uma luta, tal qual um rio que avança; e quando ele perguntava aos homens o porquê dessa luta, uma vez que existe o risco de sucumbir, ele recebia a justificativa que temos tantas vidas e o que pode restar dela é apenas a saudade. Mas “a saudade não tem nem flores e nem frutos” e então o poeta suplicava: “Dá-me para minha vida todas as vidas, dá-me toda dor do mundo e vou transformá-la em esperança. Dá-me todas as alegrias, ainda que as mais secretas, por que assim não for, como poderei contar? Eu tenho que contá-las, dá-me as lutas de cada dia porque elas são o meu canto”. Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel, era chileno e creio que tenha morrido sem saber que involuntariamente cantou um pouco os sonhos, a infinita luta e o sucesso dos imigrantes italianos, que abraçaram esta nossa terra, e transformaram-na no maior Estado do Brasil e o melhor Estado da América Latina.

Está encerrada a sessão, e me orgulho de ter sido o criador do Dia da Comunidade Italiana, que hoje é um dos dias mais felizes da minha vida face com as pessoas que aqui estou convivendo.

Está encerrada a sessão e convido todos para um coquetel na entrada do Hall Monumental. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 52 minutos.

 

* * *