05 DE AGOSTO DE 2002

36ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

 

Presidência: VAZ DE LIMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 05/08/2002 - Sessão 36ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA

COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

 

001 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente Walter Feldman, por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de se comemorar o Jubileu de Ouro da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - OSVALDO HENRIQUE HACK

Como Chanceler da Universidade Mackenzie, saúda o Deputado Vaz de Lima, Presidente em exercício e as demais pessoas nominadas. Historia a Universidade Mackenzie, recordando os fatos principais ligados a ela, desde o seu nascedouro.

 

003 - CLÁUDIO LEMBO

Reitor da Universidade Mackenzie, agradece ao Presidente em exercício, Deputado Vaz de Lima, a solenidade e saúda as demais autoridades. Sublinha a importância de uma universidade diferenciada com valores religiosos, calvinistas, presbiterianos, ser homenageada pela Alesp, Casa laica,como reconhecimento de seu trabalho respeitador das coisas humanas, mas, acima de tudo, de Deus.

 

004 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a apresentação de uma Celebração Litúrgica

 

005 - ELDMAN FRANKLIN ELER

Como Capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie agradece ao Deputado Vaz de Lima, Presidente em exercício, e ao Presidente Walter Feldman pela solenidade. Convida o Reverendo Guilhermino Cunha, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, para orar com ele.

 

006 - GUILHERMINO CUNHA

Profere uma oração pela Alesp e pelo Poder Judiciário.

 

007 - CALVINO CAMARGO

Reza pelo Brasil e suas instituições.

 

008 - ROBERTO BRASILEIRO

Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, saúda o Deputado Vaz de Lima, Presidente em exercício, e demais autoridades. Fundamenta seu discurso em texto da Primeira Carta de Paulo a Timóteo, em que é recomendada a oração pelos que são investidos de autoridade; e também em outra passagem do Segundo Livro das Crônicas, no capítulo 15, versículos 3 e 4, quando Israel se voltou para o Senhor, após ter ficado longo tempo afastado dele. Ressalta a ênfase no Sacerdócio dos Crentes, como um dos principais frutos da Reforma Protestante do século XVI.

 

009 - Presidente VAZ DE LIMA

Destaca a importância da instituição homenageada para a cultura do Brasil e a influência calvinista em sua vida religiosa. Solicita ao reverendo Roberto Brasileiro que profira a oração para que todos recebam a bênção apostólica. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Daremos início à Sessão Solene comemorativa do Jubileu de Ouro da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e para presidir esta sessão receberemos o Exmo. Sr. Deputado Estadual Vaz de Lima. (Palmas.)

Compõem esta Mesa Diretora os Exmos. Senhores: vice-Almirante Carlos Afonso Pierantoni Gamboa, Comandante do 8º Distrito Naval, em São Paulo; Professor Dr. Cláudio Lembo, magnífico Reitor da Universidade Mackenzie; Dr. Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Mackenzie; e o Reverendo Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. (Palmas.)        

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos. De forma regimental, damos como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Não é demais nominarmos, novamente, os que estão à minha direita e à minha esquerda: o vice-Almirante Carlos Afonso Gamboa, Comandante do 8º Distrito Naval, em São Paulo; Sr. Professor Dr. Cláudio Lembo, magnífico Reitor da Universidade Mackenzie; Sr. Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Mackenzie; e o Reverendo Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, mantenedora do Mackenzie.

Estão presentes, também, Sra. Lembo, esposa do Dr. Cláudio; Dr. Marcelo Martins de Oliveira, representando o Exmo. Sr. Dr. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário da Segurança Pública; o Reverendo Eldman Franklin Eler, Capelão da Universidade; Sr. Antônio Bonato, Diretor de Recursos Humanos; Reverendo Guilhermino Cunha, Vice-Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil; Sr. Vilmar Pedro Votre, Diretor da Faculdade de Computação; Sr. Calvino Camargo, também Reverendo, Diretor da Faculdade de Psicologia; Sr. Ademar Pereira, Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Direito; Sr. Reverendo Acir Pereira; Dr. Ciro Aguiar, Diretor Presidente da Universidade Mackenzie; Dr. Sami Bussab, representando a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Sra. Maria Luíza Guarnieri Atik, Diretora da Faculdade de Filosofia; Sr. Carlos Egídio Alonso, Diretor da Faculdade de Arquitetura; Sra. Ana Maria Porto Castanheira, Coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação; Luiz Carlos Salomão, Diretor da Faculdade de Ciências Biológicas; Sra. Maria Lúcia Vasconcelos, Coordenadora-Geral da Pós-Graduação; Yur Maria e Souza Tedesco, da Pesquisa e Extensão; Sr. Roque Teófilo Júnior, Diretor da Escola de Engenharia; Sr. Armando de Araújo, representando o Sr. Antônio Máspoli de Araújo, Diretor da Escola de Tecnologia; Sr. Nílson de Oliveira, Diretor Educacional.

Esses são os nomes que chegaram à Presidência. Agradeco a presença de todos nesta Sessão Solene.

Minhas Senhoras e meus Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo a solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, na pessoa do Tenente Sérgio Rodrigues da Silva, Maestro da Banda.

Tem a palavra o Sr. Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Mackenzie.

 

O SR. OSVALDO HENRIQUE HACK - Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, que preside esta Sessão Solene, demais autoridades nominadas. Queremos, primeiramente, agradecer a esta magna Assembléia que nos oferece esta oportunidade, um momento de reflexão, de gratidão e, acima de tudo, de recordação histórica da vida do nosso Mackenzie.

O Mackenzie nasceu na cidade de São Paulo, em 1870. Naquela época, uma pequena escola, escola americana. Em 1884, já pensando ser uma Universidade, criando o Colégio e depois, mais tarde, passando para o nome de Mackenzie. E nós vivemos a nossa história com o desenvolvimento da cidade de São Paulo. E por isso, estamos hoje na Assembléia Legislativa, lembrando o Jubileu de Ouro da nossa Universidade, em mais de 100 anos de cursos superiores na nossa instituição, a começar com a Escola de Engenharia, em 1896. Temos parte da nossa história com a cidade de São Paulo, com o povo paulistano, com os paulistas que nos têm prestigiado na nossa Casa de Ensino. Sabemos que muitos “mackenzistas” que por lá passaram servem o Estado de São Paulo, a nossa cidade e a nossa sociedade.

Por isso, o nosso agradecimento por este momento, Deputado Vaz de Lima, que é uma lembrança histórica e, para nós, um momento de gratidão ao Deus criador, que tem nos dado esta longa história, de uma instituição centenária que procura servir ao povo brasileiro e que vai continuar servindo.

Muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o Professor Doutor Cláudio Lembo, Reitor da Universidade Mackenzie.

 

O SR. CLÁUDIO LEMBO - Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, que preside esta Sessão Solene e a quem somos profundamente gratos porque foi o Deputado Vaz de Lima que homenageou São Paulo ao homenagear a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nossa gratidão e que seu nome, certamente, passe a integrar o nome da nossa história, da história da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Reverendo Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, que é o associado vitalício de nossa Universidade e que tem permitido à Universidade crescer, avançar, a partir de princípios morais nítidos e claros e, acima de tudo, a partir dos valores calvinistas. Reverendo Guilhermino Cunha, vice-Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil; Dr. Osvaldo Henrique Hack, Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Dr. Marcelo Martins de Oliveira, Secretário Adjunto de Segurança Pública de São Paulo e de quem temos orgulho por saber que pertenceu aos quadros discentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Vice-Almirante Carlos Afonso, nosso particular amigo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Dr. Ciro Aguiar, Diretor-Presidente da Administração Geral do Instituto Presbiteriano Mackenzie, entidade mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Professor Carlos Egídio Alonso, em nome de quem cumprimento todos os Diretores da Universidade aqui presentes; alunos da Universidade; minhas Senhoras e meus Senhores;

Somos profundamente gratos à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na figura de seu Deputado Vaz de Lima. Esta Assembléia é um fórum privilegiado da democracia brasileira e da democracia paulista, em particular. Aqui os grandes temas são tratados, aqui as grandes soluções são sempre obtidas, porque é uma Casa de consenso, de debate, de diálogo, mas sempre de consenso. E uma Universidade diferenciada, como é a Universidade Presbiteriana Mackenzie - por ser confessional, ser nitidamente uma universidade com valores religiosos, valores calvinistas, valores presbiterianos - ser homenageada por uma Casa laica é extremamente importante. Porque é o reconhecimento da grandeza que existe numa universidade que sempre se pautou pelo respeito às coisas humanas, mas, acima de tudo, pelo respeito a Deus.

Temos consciência nítida de que a graça de Deus, temos consciência nítida de que a predestinação, temos consciência nítida de que a eleição é algo que efetivamente se caracteriza nessa instituição, que é a Universidade Presbiteriana Mackenzie. São 132 anos de história, uma história que é uma saga desde a chegada daqueles dois primeiros missionários presbiterianos, os norte-americanos, antes no Rio de Janeiro, depois deslocando-se para São Paulo. E essa saga foi crescendo, avançando pelo Brasil no sentido mais positivo. Primeiro, pelo sul de Minas e depois pelos Estados do Nordeste brasileiro, mas sempre preservando a fé calvinista, a crença de que é preciso ser reto, nítido e claro e, acima de tudo, numa sociedade complexa como a brasileira, ter a clareza e a nitidez de que é preciso ser moral, respeitoso, digno e, acima de tudo, crente em Deus. É exatamente isso que temos ensinado aos nossos alunos durante 132 anos e creio que a herança que temos do passado e que deixaremos para o futuro é positiva. Positiva porque é clara, é nítida, nada é falso na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tudo é claro porque ela é efetivamente vinculada a uma Igreja, a Igreja Presbiteriana do Brasil, a quem a universidade é profundamente grata e neste momento registra sua gratidão à Assembléia Legislativa de São Paulo, na figura do Deputado Vaz de Lima, por esta elegante forma de registrar nos Anais desta Casa a nossa história. Eu sou muito grato a V. Exa., Sr. Deputado. Em nome da universidade, quero deixar minha gratidão profunda e meu respeito imenso pela sua lembrança. Muito obrigado, Sr. Deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Agradecendo as palavras mencionadas, vamos entrar num momento mais litúrgico. Tem a palavra o Capelão Universitário, Reverendo Eldman Franklin Eler, para conduzir esta cerimônia até determinado momento.

Antes de passar a palavra, gostaria também de agradecer e cumprimentar o Sr. Dr. Manassés Claudino Fonteles, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao Seu nome, anunciar de manhã a Sua misericórdia e durante as noites a Sua fidelidade. Este momento, como ato contínuo deste evento que a Assembléia Legislativa abre para receber a Universidade Presbiteriana Mackenzie, pode ser transformado.

E assim, convido para que todos nós unamos as nossas vozes e os nossos corações para um momento de celebração e reconhecimento da fidelidade que Deus tem mostrado à Universidade Presbiteriana Mackenzie no decorrer de sua história.

O Coral Mackenzie estará abrindo este momento com um primeiro cântico. Ouçamos.

 

* * *

 

- Apresentação do Coral Mackenzie, com a música “Louvai a Deus, vós Nações.”

 

* * *

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - A Capelania Universitária da Universidade Presbiteriana Mackenzie quer registrar, neste momento, a sua palavra de gratidão e de reconhecimento. Gratidão ao Presidente desta Casa Legislativa, Deputado Walter Feldman. Gratidão esta extensiva igualmente ao Deputado Vaz de Lima, que nos dirige nesta cerimônia, e aos demais que permitiram que pudéssemos estar neste instante registrando e continuando a escrever a história de Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mas queremos, neste ato e neste espírito de celebração, colocar toda esta Casa diante do Senhor Nosso Deus. E assim, convidamos o Reverendo Guilhermino Cunha, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, para orar conosco. Para este ato, convido todos para nos colocarmos de pé. Tem a palavra o Reverendo Guilhermino Cunha.

 

O SR. GUILHERMINO CUNHA - “Deus eterno. Deus Pai, criador dos Céus e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Deus Filho, Redentor nosso, Senhor da nossa vida, Senhor da Igreja, Senhor da história.

Deus Espírito Santo, consolador e santificador, nós te adoramos de todo o nosso coração.

E queremos diante de ti, em nome de Jesus, interceder em favor desta Casa de Leis.

Que aqui, da Assembléia Legislativa deste grande Estado de São Paulo, decisões sábias, práticas, factíveis, benéficas para o povo deste Estado sejam sempre tomadas, Senhor.

Como parte do espírito da República, que possam cuidar da coisa pública com muita seriedade e ética, como tem sido a pauta da direção desta Casa.

Reconhecendo, como faz agora, as iniciativas da Comunidade, particularmente envolvida na educação, na formação das gerações.

E nós queremos reconhecer diante de ti que este é um ato grandioso de um coração que teme ao Senhor e que serve este Estado, e que serve o Brasil.

Deus, serve teu filho, que tu amas, Deputado Vaz de Lima.

Senhor amado, queremos também interceder em favor do Poder Executivo, particularmente neste tempo de cruzada cívica, de eleições livres e democráticas.

Ó Senhor, Nosso Deus, desperta e anima todo o povo de São Paulo e do Brasil.

Que o exercício do voto seja livre, responsável, ético, consciente e que possamos ver eleitos aqueles que vão bem servir este Estado e esta grande Nação brasileira.

Intercedemos em favor do Poder Judiciário.

Que na coisa pública, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário preservem as suas autonomias, mas a sua interdependência.

E possamos ver uma República forte, um Estado Democrático de Direito.

E nós teremos a alegria de saber que o Senhor nos ouve na oração em favor desta Assembléia Legislativa.

Porque não oramos em nosso nome, oramos em nome de Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Amém, amém”.

Sentai-vos, queridos.

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Expressemos a nossa adoração a Deus com a letra que nos fala desta Santidade de Deus. Convido todos, usando o programa que temos em nossas mãos, a cantarmos com entusiasmo este Hino.

 

* * *

 

- É cantado o Hino “Santo, Santo, Santo, Deus Onipotente.”

 

* * *

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Ao Senhor pertence a Terra e tudo que nela se contém, o Mundo e os que nele habitam.

 

TODOS - Bendito seja para sempre o Seu nome glorioso e encha-se de Sua glória toda a Terra.

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Ouçamos o Coral.

 

* * *

 

- Apresentação do Coral Mackenzie, com a música “Glória ao Senhor.”

 

* * *

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Em todo o tempo, carecemos de estar colocando nossa Nação brasileira, nossas instituições, diante de Deus. Vamos fazer isto neste instante. Uma palavra de intercessão pela Nação brasileira e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na palavra do Reverendo Professor Calvino Camargo, Diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

O SR. CALVINO CAMARGO - Coloquemo-nos em pé para este momento de intercessão.

“Senhor Deus, Pai de bondade e de misericórdia.

Buscamos a Tua face neste momento e colocamos diante de Ti a Nação brasileira para que possamos continuar vivendo em paz, buscando a justiça e que a soberania do Teu nome se faça presente nos nossos corações.

Louvamos-te, Senhor, porque este país acolhe e abriga as instituições que proclamam o Teu nome. Dentre elas, colocamos a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Buscamos, Senhor, a Tua direção para a nossa vida, como membros desta família, e intercedemos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pedimos que a Tua palavra continue sendo anunciada e sendo a orientação para o nosso viver, para o nosso trabalho, para a nossa vida na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colocamos diante do Teu altar todos os dirigentes da Universidade para que a Tua luz continue iluminando os nossos atos, a nossa mente e o nosso coração.

E oramos por Jesus Cristo, por Nosso Senhor. Amém.”

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Ainda de pé, cantemos, unindo nossas vozes nesta oração, em que clamamos ao nosso Deus pela nossa Pátria: “Petição pela Pátria.”

 

* * *

 

- Apresentação do Coral Mackenzie, com a música “Petição pela Pátria.”

 

* * *

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Como convidado especial, para trazer-nos a leitura e a exposição da Palavra Escrita de Deus, convidamos o Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Reverendo Roberto Brasileiro, a quem concedemos a palavra para nos trazer a mensagem que Deus lhe tenha colocado no coração para nós.

 

O SR. ROBERTO BRASILEIRO - Gostaria primeiro de dizer que é uma honra para nós, mineiros, assumirmos a tribuna da Assembléia Legislativa de São Paulo numa hora tão importante como esta.

Isso traz para nós o sentido de alegria, de contentamento, de lembrarmos que desta tribuna, muitas vezes, as leis são debatidas, discutidas. Isso alegra o nosso coração e honra as nossas vidas.

Gostaríamos de trazer a nossa saudação ao Deputado Vaz de Lima, que está presidindo esta Sessão Solene, e que também representa o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele foi o proponente dessa homenagem à nossa Universidade nos seus 50 anos, seu Cinqüentenário. O Deputado Vaz de Lima é um antigo conhecido nosso e amigo de longa data. E o seu trabalho, aqui na Assembléia, no Estado de São Paulo, é o seu ministério. Já participamos com ele de outra Sessão Solene e louvamos a Deus pela maneira tão peculiar com que ele tem se conduzido e pela maneira tão prática no exercício de seu trabalho como Legislativo no Estado de São Paulo. Deus possa abençoá-lo cada vez mais, sustentá-lo e usá-lo de forma poderosa na obra do Senhor.

Devo saudar o Reverendo Guilhermino Cunha, Vice-Presidente de nossa Igreja, que está conosco e é uma honra tê-lo nesta oportunidade. Dr. Osvaldo Hack, que é o Chanceler de nossa Universidade, nosso abraço carinhoso neste dia de homenagem à Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dr. Cláudio Lembo, que tem dado tudo de si à Universidade Presbiteriana Mackenzie. Muitas vezes tenho dito que ele é um paulista de quatro costados Não é só o homem que representa a visão de São Paulo, mas a visão do Brasil e a visão educacional. É um grande educador e temos muito que aprender com o Dr. Cláudio Lembo. Fica, portanto, a nossa alegria e homenagem a ele, neste dia dos 50 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, aqui comemorado. Dr. Manassés Fonteles, atual Reitor da Universidade Estadual do Ceará e também membro do Conselho Deliberativo, a nossa gratidão por estar conosco. Receba também o nosso abraço e que Deus possa abençoá-lo cada vez mais. Vice-Almirante Carlos Afonso, Comandante do 8º Distrito Naval, nossa gratidão por estar conosco nesta oportunidade. Dr. Marcelo Martins de Oliveira, que representa o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, que tem mostrado um trabalho edificante na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, que representa em certo sentido o corpo discente da nossa Universidade, como ex-aluno. Isso mostra o nível de cidadão que preparamos. Alegra o nosso coração saber que a Universidade Mackenzie tem contribuído para formar homens com o equilíbrio do Dr. Marcelo Martins de Oliveira, que trabalha na Secretaria de Segurança Pública como Secretário Adjunto do Secretário. Dr. Ciro Aguiar, Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que administra nosso Instituto, que Deus possa sustentá-lo cada vez mais. Reverendo Eldman, nosso Capelão da Universidade, que Deus dirija sua vida. E gostaríamos de saudar todo o corpo docente e funcionários na pessoa do Professor Luiz Salomão. Que Deus possa abençoá-lo e sustentá-lo cada dia mais.

A nossa palavra nesta noite está calcada em dois textos da Palavra de Deus. Um, na Primeira Carta de Paulo a Timóteo, quando o texto sagrado assim afirma para todos nós:

“Antes de tudo, os exorto que usem a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos que se acham investidos de autoridade para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isso é bom e aceitável diante de Deus, o nosso Salvador.”

No período do Rei Asa, no Segundo Livro das Crônicas, no Capítulo XV, encontramos também uma afirmativa que gostaria de trazer a todos nesta oportunidade:

“Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede, que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: o Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele; se O buscardes, Ele se deixará achar; porém se O deixardes, Ele vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e O buscaram, foram por Ele achados. E naqueles tempos não havia paz, nem para os que saíam, nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas, sede fortes e não desfaleçam as vossas mãos porque a vossa obra terá recompensa”.

Principalmente as expressões colocadas no versos 4 e 3. “Mas quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor” e “Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei”

Meus queridos e amados irmãos, este é um momento de gratidão. Mas é também um momento de profundas reflexões, como povo de Deus e como povo eleito do Senhor. Poderíamos simplesmente estar agradecendo a Deus pela história da Universidade Mackenzie, pelos seus 50 anos de Universidade, pela sua história desde o século XIX, final do século XIX, e todo o século XX. Poderíamos gastar muito tempo a historiar os grandes feitos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, seus projetos, seus sonhos, suas obrigações. Poderíamos falar do compromisso da Igreja Presbiteriana para com este Instituto e para com a Universidade. Aquilo que nós, como Igreja, esperamos. Aquilo com que nós sonhamos. Aquilo que nós desejamos. E aquilo que nós queremos.

Mas creio que estamos numa Casa de Leis; numa Casa pautada para o debate e para a reflexão; numa Casa convidativa a todos nós, para pensarmos um pouco mais no nosso povo, a Casa do povo de São Paulo, para que nós, como povo de Deus, olhemos, também, para as nossas vidas, para o momento que estamos vivenciando, para a história que estamos vivendo, para os dias que estamos atravessando. Dias de angústias; dias de lutas; dias de dificuldades; dias de apreensões; dias de perturbações; dias, muitas vezes, que tem trazido grandes dificuldades para todo o povo brasileiro.

A Universidade tem a obrigação de dar uma palavra nesses dias. Esta Casa tem a obrigação de dar uma resposta nesses dias. E a Igreja tem a obrigação de ter uma postura ética e cristã e de também ter uma palavra nesses dias.

Israel passou por momentos assim. E o Profeta, muitas vezes, despertou Israel. O período do Rei Asa foi o momento em que o espírito de Deus despertou o seu povo. E a expressão do Rei Asa fala muito clara: “Por longo tempo, Israel estava sem Deus, estava sem Sacerdote e estava sem lei.” O Apóstolo Paulo - olhando no Livro de Timóteo, em um período também crítico para a história dos seus dias - chega a dizer que devemos interceder, orar e suplicar ao Senhor pelas autoridades constituídas para que tenhamos vida tranqüila, vidas abençoadas como cidadãos. Numa linguagem paulina, ele olha a vida com a mesma perspectiva com que o Texto de Crônicas olha: da perspectiva da graça de Deus; da perspectiva da pessoa de Deus; da perspectiva do Sacerdócio; e da perspectiva de leis justas, leis que representam de fato a expressão da tranqüilidade, da paz, da harmonia para o nosso povo.

Gostaria que conjugássemos, nesta noite, Igreja, Universidade e esta Casa; que pensássemos nas nossas obrigações, diante de Deus. Se nós queremos, meus amados, uma reforma profunda no nosso país, em todos os aspectos, precisamos nos voltar mais para Deus. Nesse momento sério por que estamos passando, muitas vezes, estamos simplesmente vivendo uma espiritualidade antropocêntrica da experiência, e não a espiritualidade do toque especial da graça da misericórdia de Deus. Precisamos ser o povo e ser, de fato, a Nação que tem o Senhor como Senhor. Não podemos viver uma cristianização, simplesmente um Cristo de nome, mas precisamos de um Cristo de fato nas nossas vidas. Essa é a ocupação básica de cada um de nós. É necessário, meus queridos e amados irmãos, convidarmos o Brasil para uma volta para Deus, para uma busca incessante do Senhor. E nós, como Igreja, temos a obrigação de ter uma vida autêntica diante de Deus.

Por isso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie procura ministrar ética e cidadania nos seus cursos, dentro de uma visão teológica da pessoa de Deus. Para que cada um de seus alunos possa ter uma visão teocêntrica da vida e possa refletir, em suas vidas, aquilo que Deus é, aquilo que Deus espera de cada um de nós como cidadãos.

Mas creio que precisamos também de Sacerdotes. Nós, que somos reformados, cremos que somos Sacerdotes, todos nós temos o Sacerdócio universal dos crentes. Então, todos nós temos a obrigação de interceder; temos a obrigação de orar; temos a obrigação de buscar o Senhor. E creio que o mundo em que estamos vivendo é um mundo que clama o Sacerdócio de homens e de mulheres, de jovens e de adultos, que queiram assumir um compromisso diante de Deus.

A grande revolução da Reforma Protestante do Século XVI foi trazer a lume o Sacerdócio dos crentes; foi levar cada pessoa a pensar na sua própria responsabilidade diante de Deus, de tal maneira que pudesse assumir um compromisso sério perante o Senhor. E neste compromisso, ser intercessor, orar, suplicar e cumprir, através de uma vida de respeito e dignidade. Refletir a pessoa de Cristo Jesus na sociedade na qual está inserido.

Poderia alguém perguntar: “Mas, Paulo escreveu num momento tão crítico da história. Era um momento de perseguição aos cristãos; era um momento de lutas, Império.” Paulo escreveu num momento em que ele mesmo estava sendo perseguido. E alguns autores chegam a dizer que Paulo escreveu o texto que lemos estando na prisão. Sendo ele um cidadão romano, estava preso por questões unicamente religiosas. E é nesse lugar que Paulo levanta sua voz e se dirige ao povo dizendo que temos a obrigação de interceder pelas autoridades constituídas.

Nós somos Sacerdotes e eu gostaria que a Igreja do Senhor Jesus Cristo, a Igreja Presbiteriana, e principalmente a Igreja Presbiteriana de São Paulo, pudesse orar por esta Casa; pudesse interceder por esta Casa e pudéssemos entender o projeto desta Casa. É a nossa maneira de agradecer o que esta Casa está fazendo por nós esta noite.

Mas creio também que nós precisamos de leis, não leis antropocêntricas, mas leis teocêntricas. Não leis que buscam somente o bem-estar de um grupo, esquecendo os demais, mas leis que possam ver os homens como homens, não importando a sua posição, nem o seu lugar. Leis que possam valorizar e dignificar o homem. E a nossa oração é que esta Casa forneça ao povo de São Paulo - e forneça um exemplo ao Brasil - de leis do ponto de vista da graça de Deus. Leis que possam mudar a história, que a partir desta Casa possamos encontrar um novo fomento de vida, um despertar de vida, de esperança nova para o povo de São Paulo e para o povo brasileiro. E que a Universidade, a nossa Universidade, forme cidadãos cada vez mais conscientes do seu dever para o exercício em qualquer área que Deus os colocar e possam sempre lembrar que o mundo necessita de Deus, o mundo necessita de Sacerdotes, o mundo necessita de leis.

Que Deus os abençoe. Amém.

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Cantai ao Senhor em ações de graças. Com a harpa, cantai louvores ao nosso Deus. O hino institucional que vem a seguir, intercalado de leituras, traz a mensagem que, cremos, fala deste sustentáculo para a nossa Igreja, para a nossa Universidade, para a nossa sociedade. Ouçamos, primeiramente, o Coral Mackenzie, convidados e orquestra.

 

* * *

 

- Apresentação do Coral Mackenzie.

 

* * *

 

O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Agora, pois, ó nosso Deus, graças Te damos e louvamos o Teu glorioso nome.

 

* * *

 

- Apresentação do Coral Mackenzie.

 

* * *

 

 O SR. ELDMAN FRANKLIN ELER - Celebrai as benignidades do Senhor e os louvores do Senhor consoante tudo o que o Senhor nos tem concedido.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Quero agradecer ao Reverendo pela condução, até este momento, disto que é uma cerimônia e que está se transformando, na verdade, em uma celebração.

Deveria passar agora a palavra para um outro Deputado. Infelizmente, todos hão de entender que não há nenhum Deputado neste momento aqui.

A assessoria do Presidente me disse que S. Exa. gostaria muito de ter passado no final, pelo menos para um abraço. O Deputado Walter Feldman é uma pessoa muito dedicada e cônscio das responsabilidades, mas todos hão de entender que estamos num período eleitoral, enfim todos os Deputados estão aproveitando a manhã. Na terça todos já estarão por aqui. Segunda-feira normalmente é um dia mais impróprio para isso. O próprio Dr. Claúdio Lembo deveria estar fazendo campanha, no entanto está aqui cumprindo o seu papel. Obrigado.

Farei uns agradecimentos finais e todas as autoridades nominadas vão me permitir agradecê-las em apenas três: o amigo Reverendo Roberto Brasileiro, pessoa que tenho aprendido a respeitar ao longo da minha história, e que tem estado conosco já em algumas jornadas. Obrigado pela palavra inspiradora, abençoada. Deus o abençoe agora que acaba de assumir a Presidência do Supremo Concílio; Reverendo Guilhermino, que era Presidente e agora é vice, e é Presidente, também, da sociedade Bíblica do Brasil.

O Reverendo Roberto estava me dizendo que esse é o primeiro ato oficial em que ele está representando a Igreja Presbiteriana do Brasil, seu Supremo Concílio.

Quero agradecer ao Dr. Ciro Aguiar, que é o Presidente da Universidade. Muito obrigado. Quero agradecer também ao meu amigo pessoal, Cláudio Lembo, que é o Reitor da Universidade.

Por intermédio deles quero cumprimentar a todos que compuseram aqui tanto a Mesa principal, quanto os que estão conosco.

Quero agradecer aos integrantes do Coral Mackenzie e também dos Corais das Igrejas Presbiterianas Unida, Presbiteriana da Vila Mariana (um abraço ao Pastor Eudes, de quem também sou amigo pessoal), Presbiteriana do Centenário, Presbiteriana Ebenésia, e Presbiteriana da Lapa.

Regeram o coral o maestro Clélio Ximenez e a maestrina Sandra Poletti.

Quero fazer um agradecimento muito especial ao Dr. Paulo Soares Cintra, que está conosco, ex-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, presbiteriano, também como nós, e atual Presidente da Associação Evangélica Beneficente, que mais uma vez, com muita gentileza, traz para as nossas atividades a orquestra da AEB. Quero lembrar que os meninos - permitam-me chamá-los assim - são jovens músicos, que têm aprendido lá dentro da AEB a colocar para fora sua vocação, dentro de um projeto que a AEB tem de formar esses jovens. Quero agradecer também ao maestro João Guiraldo.

Se o Governador Geraldo Alckmin estivesse aqui certamente diria que iria dar duas palavrinhas. Pois bem, vou aproveitar e dizer apenas também duas palavras.

Perguntaram-me, ao longo dos meses de maio e junho, quando conversamos a respeito desta Sessão Solene, o porquê da homenagem. A homenagem por si só se justifica pelos 50 anos de uma universidade. Ocorre que para mim esta não é uma homenagem qualquer, porque Mackenzie não é uma universidade qualquer. É uma universidade que tem história, que tem luz e é ligada à igreja Presbiteriana.

Eu explicava aqui para os meus colegas e para as pessoas que me perguntavam isso, da minha profunda gratidão a Deus pela formação presbiteriana que tenho. Trata-se até de uma formação meio mesclada, Reverendo Roberto.

Minha mãe converteu-se ao Calvinismo em 1936, lá no interior do Estado de São Paulo. Casou-se com meu pai e veio para São José do Rio Preto. Durante algum tempo freqüentou a Igreja Presbiteriana Independente, dentro da qual conheceu o Evangelho. No período de 1946 a 1952 nasceram seus filhos, sendo que eu sou o mais novo. Naquela época até por uma questão de localização, todos nós freqüentamos a Igreja Presbiteriana do Brasil, até que eu tivesse 12 anos. E aí retornei à Igreja Presbiteriana Independente. Foi então com minha mãe que aprendi os conceitos que o senhor acabou de nominar aqui.

Em casa se falava da soberania de Deus como se come arroz e feijão, sem se entender direito, mas se falava da soberania de Deus, que Deus é o Senhor de toda a Terra. Falava-se muito de eleição e também do sacerdócio universal de todos os crentes. Vim compreender isso um pouco mais tarde, com fundamento teológico.

Durante o curso de seminário que fiz, através dos contatos e das leituras, fui descobrindo que o calvinista e o presbiteriano é aquele que quer, de qualquer maneira, dar uma contribuição para mudar a sociedade. Ele tem essa responsabilidade. Está na Bíblia: “sal da terra e luz do mundo”.

Lembro-me da época em que estudava ainda no seminário, fazendo a faculdade teológica, que se falou muito de um teólogo muito polêmico, chamado Karl Barth, que estava tentando traduzir a teologia calvinista, e dele guardei uma frase que fiz mote da minha vida, a partir de então. Ele diz que o verdadeiro Pastor é aquele que tem a Bíblia em uma das mãos e o jornal do dia na outra. Isso foi muito forte para um adolescente de 17 anos, que era a minha idade na época.

Reverendo Guilhermino, isso foi um mote para a minha vida, porque acredito que nós, vocacionados por Deus, eleitos por Deus, temos que agir dessa forma. Sem abrir mão dos valores do Evangelho, da Bíblia como um todo, não podemos deixar de nos “linkar”, cotidianamente, às coisas que acontecem no mundo.

Aliás, hoje uma outra frase que está muito presente na minha vida é do autor da Terceira Onda, chamado Alvin Toffler. Hoje estou falando todo dia disso, Dr. Lembro, aí na minha campanha. Diz ele que o mundo mudou muito, que já não é mais dividido entre brancos e negros, pobres e ricos, cultos e incultos. O mundo hoje é dividido entre rápido e lerdo, e isso para dizer que a sociedade em que vivemos é uma sociedade tecnológica, que avança não em anos, nem em meses, nem em dias, mas avança em segundos. E, se quisermos dar o testemunho daquilo que cremos no mundo como hoje, temos que agir dessa forma, com celeridade, com rapidez. Aliás, Paulo já dizia isso. Às vezes a gente não vê porque não quer.

E foi exatamente dessa forma que deixei as minhas outras atividades e vim para esta Casa, com a preocupação de exercer aqui a minha vocação evangélica calvinista neste Estado e neste País. Como exercê-la? Esse sempre foi o meu questionamento. Evidentemente me impus e balizei aquilo que nós presbiterianos - nem todos aqui estão acostumados com isso - fazemos sermão em três divisões: uma introdução, três idéias e uma pela oração. Vim para cá e tenho tentado exercer nesta Casa a minha atividade com ética, dando testemunho do que acredito, sem ser chato, mas não abrindo mão dos meus valores e dos meus conceitos e tentando praticar justiça. Justiça que, na minha avaliação, dentro do Estado de direito se faz, fazendo de tudo para colocar o Estado à disposição de todos e não apenas de alguns privilegiados. Justiça que se faz cuidando, como sagrada, da res pública. Justiça que se faz procurando dar a todos condições de vida digna, com educação, emprego, moradia, saúde, lazer, cultura etc.

A Universidade Mackenzie ou o Mackenzie como um todo, além da universidade, tem procurado colocar em prática esses conceitos.

Termino dizendo que tenho um grande orgulho porque meu filho Alex, que está comigo, está no último ano de engenharia na Universidade Mackenzie. Veio para cá já no meio do curso e tem me dado testemunho de que veio para uma outra instituição. Isso foi muito bom para mim, porque me obrigou a passar algumas noites estudando com ele para adaptação a esta nova realidade, o que me alegrou bastante e agradeço a Deus por isso. Agradeço, filho, por você ter vindo e me permitido estudar com você tantas vezes. Isso que é mais do que simples formação acadêmica. É a tentativa de impingir um estilo de vida, de caráter da sociedade. Deus te abençoe.

Muito obrigado a vocês todos pela oportunidade que me deram de dar aqui o testemunho da minha fé. (Palmas)

Vamos nos colocar de pé e orar com o Reverendo Roberto Brasileiro e receberemos a bênção apostólica.

 

O SR. ROBERTO BRASILEIRO - “Ó Pai grandioso, nós te agradecemos por essa oportunidade que o Senhor nos concedeu. Que o Senhor possa derramar a Sua graça e o Seu poder sobre o Deputado Vaz de Lima. Que o Senhor possa estar com ele agora na sua caminhada, neste momento tão sério da sua vida. Que as Suas bênçãos sejam derramadas sobre a sua vida. Cuida da sua família, cuida do seu lar, fortaleça cada vez mais a sua vida, ó Pai, para que ele possa sentir que o Senhor está chamando e dirigindo novamente ao pleito e que ele seja profundamente abençoado pelo Senhor, podendo retornar a esta Casa eleito novamente. Derrama sobre ele a Tua graça e a Tua misericórdia. Abençoa também, ó Pai, o Dr. Cláudio Lembo, para que ele possa sentir, cada vez mais, as suas obrigações como cidadão, seu trabalho. E que o Senhor possa derramar sobre ele e sobre o Governador Geraldo Alckmin as suas bênçãos e o seu cuidado. E assim, meu Pai, com todos aqueles que estão disputando, para que nós possamos ter momentos cívicos no nosso país, em todas as áreas. E que a escolha seja do Senhor de acordo com a tua vontade soberana. E cada um de nós, ó Pai, possamos sentir que isso há de trazer bênçãos ao nosso país. Nós intercedemos por esta Casa. Nós suplicamos a Tua bênção pelo Legislativo do Estado de São Paulo e pelo Legislativo brasileiro, do Congresso Nacional, por todas Casas de Leis espalhadas desde as pequenas cidades até o nosso Congresso. Derrama as Tuas bênçãos sobre esses lugares. Derrama as Tuas bênçãos na justiça do nosso país. De uma forma muito especial, estejas abençoando a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para que continue o seu trabalho firme e que os resultados possam vir de acordo com a Tua graça e a Tua misericórdia.

 Estejas conosco, ó Pai, a cada dia e esteja com a nossa Universidade, para que o Mackenzie cumpra o seu papel, formando cidadãos responsáveis, homens escolhidos pelo Senhor, e cada mackenzista, ao estudar ética e cidadania, possa sentir sobre si o desafio de mostrar os valores cristãos e os valores calvinistas numa sociedade como a nossa. E que sejam homens e mulheres jovens chamados pelo Senhor, pela Tua graça e pelo Teu poder. Cuida de nós, ó Pai. Cuida dos funcionários desta Casa. Nós te agradecemos pelas suas vidas e pela disposição de estarem aqui. Agradecemos pelo coral. Agradecemos pelo corpo docente aqui representado e por todos os que aqui estão nesta noite. Derrama sobre nós a Tua graça e a tua misericórdia, em nome do Teu Filho Jesus.

E agora, queridos, que a graça, que a misericórdia e que o poder do Senhor, o amor de Deus Pai, de Deus Filho e do Espírito Santo, esteja com todos na comunhão santa do Deus Trino, hoje e para todo o sempre. Amém”.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 22 horas.

* * *