1

 

19 DE AGOSTO DE 2005

036ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DA LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 19/08/2005 - Sessão 36ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

COMEMORAÇÃO DOS 55 ANOS DA LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 55 anos da LBV - Legião da Boa Vontade. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Discorre sobre o trabalho da LBV e o reconhecimento da entidade pela ONU.

 

002 - FERNANDO SALAZAR BAÑOL

Embaixador da LBV para a América Latina, destaca o trabalho da LBV na área educacional e a sua presença em vários países.

 

003 - PEDRO PAIVA

Filho de José Paiva Neto, presidente da LBV. Fala sobre o trabalho de seu pai frente à instituição. Faz oração em agradecimento.

 

004 - ALZIRO PAIVA

Filho de José Paiva Neto, presidente da LBV. Agradece em nome de todos a homenagem conferida por esta Casa.

 

005 - DENISE VIOTTO

Mestre de cerimônias e educadora do Instituto de Educação José Paiva Neto da LBV, discorre sobre a missão da entidade, que é promover a educação e a cultura com espiritualidade, para que haja alimentação, saúde e trabalho para todos, na formação do cidadão ecumênico.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia número musical. Narra as atividades da Ronda da Caridade. Comenta sobre o trabalho que realiza contra as drogas. Informa que a sessão está sendo transmitida pela TV Assembléia e pelas emissoras da LBV. Agradece a todos que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a ata anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. A Presidência dá como lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Formamos a Mesa tendo à minha esquerda o Sr. Alziro de Paiva, representando o seu pai, Presidente da LBV, Sr. José de Paiva Netto. (Palmas). À minha direita, o seu outro filho, o Dr. Pedro de Paiva, também aqui representando o Sr. José de Paiva Netto. (Palmas).

Passo a nomear as autoridades presentes: o Sr. Israel Baiar, neste ato representando o Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, nosso amigo e Deputado Walter Feldman; Paulo Frangiotti Filho, Presidente do Conseg - Conselho de Segurança do Bom Retiro; Dr. José Luciano Cremonez, diretor do Conseg - Bom Retiro; capitão Fabrício Ângelo Piazza, do 13º Batalhão da Polícia Militar, representando o seu Comandante; o Sr. Fernando Salazar Bañol, conferencista e líder espiritual gnóstico; Aziz Cury, da Fraternidade Assistencial Esperança; Maria Amélia Lofrano, representando o vereador Attila Russomanno, da Câmara Municipal de São Paulo; Pai Francisco de Oxum, da Sociedade Afro-religiosa Ilé Axé Iyá Oxun.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 55 anos da LBV - Legião da Boa Vontade, fazendo justiça a uma entidade que no ano de 2004 prestou mais de 3,5 milhões de atendimentos através de seus diversos programas e projetos sócio-educativos, desenvolvidos em dezenas de cidades brasileiras, contando sempre com uma legião que ultrapassa 30 mil voluntários. Exatamente por isso é que estamos homenageando a LBV.

Agradecemos muito à Polícia Militar de São Paulo, corporação à qual tive o orgulho de pertencer durante 30 e tantos anos na ativa, e hoje na reserva. Tenho muito orgulho de vestir esta farda, como se ela fosse a minha segunda pele. Eles hoje aqui estão, com a sua banda, para que todos nós, em pé, sob o comando do 1º Tenente Elias Batista Nascimento, possamos cantar de forma patriótica o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, sob o comando do 1º Tenente Elias Batista Nascimento. Os senhores estão aqui representando esta Corporação que tem 173 anos de vida; os senhores representam a maior e mais competente polícia do Brasil. Os senhores, com muito orgulho, recebam o nosso agradecimento. Muito obrigado, Maestro! Muito obrigado a todos os integrantes da Banda! Cada um dos senhores sinta-se homenageado!

Gostaria também de nomear Sérgio Henrique de Paiva, Superintendente de Recursos Humanos da LBV, e Cláudio Castanho, da Sociedade Amigos do Bairro do Bom Retiro. Todos estão aqui prestando a sua homenagem à LBV.

Estamos aqui homenageando a Legião da Boa Vontade, essa fantástica organização. É uma instituição pública, sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho filantrópico de educação e promoção social.

Fundada por Alziro Zarur em 1º de janeiro de 1950, foi a primeira organização genuinamente brasileira reconhecida em caráter oficial pela Organização das Nações Unidas. Tem participação no Conselho Social e Econômico das Nações Unidas. A LBV é um orgulho para todos nós, brasileiros. (Palmas.)

Sua missão é colaborar para o desenvolvimento solidário por meio de programas e ações de educação, promoção humana e social que fomentem a cidadania, valorizando o ser humano.

Toda homenagem que se prestar à LBV sempre será pouco. E este homem, José de Paiva Neto, é o baluarte. Ele é o homem que, de forma ininterrupta, há 49 anos se dedica de corpo e alma, dia e noite, ao engrandecimento desta instituição.

Disse uma vez que se Paiva Neto um dia estiver no inferno, podem acompanhá-lo porque ele foi tirar alguém lá de dentro. Essa é a linha de José de Paiva Neto, sempre fazendo valer os direitos de cada cidadão e conscientizando o ser humano dos seus deveres para com a sociedade.

Agora, falando em nome dos amigos da LBV, vamos ouvir o Sr. Fernando Salazar Bañol.

Quero agradecer muito à TV Assembléia porque este ato solene, de forma especial, está sendo transmitido ao vivo para todo o Estado de São Paulo. Muito obrigado à TV Assembléia! Vamos todos prestar-lhe uma homenagem com uma salva de palmas! (Palmas.) Pelas emissoras de Rádio, TV e Internet, neste momento, ao vivo.

Quero cumprimentar Ana Maria Leite Moreira e Osvaldo Luiz Moreira, que também são amigos da LBV.

Falar da LBV não tem tempo. Sob o lema educação e cultura, alimentação, saúde e trabalho com espiritualidade ela desenvolve uma série de atividades que contribuem para uma gestação saudável da mulher, uma infância segura, uma adolescência produtiva, uma terceira idade participativa, resgatando a dignidade, os valores morais e espirituais da população que vive em situação de risco social.

Tem a palavra o Sr. Fernando Salazar Bañol.

 

O SR. FERNANDO SALAZAR BAÑOL - Bom dia a todos. Sou embaixador para a América Latina desta grande e maravilhosa instituição que é a LBV.

Para mim é uma honra ter a oportunidade de, como estrangeiro, estar aqui, neste momento, realizando uma grande homenagem e principalmente expressar que tudo isto que está acontecendo é uma árvore de dourados frutos, cuja colheita o Brasil está realizando.

Sempre digo, através de minhas atividades e palestras, que o Brasil é um país maravilhoso, cheio de talentos, de muita riqueza e que tem um grande coração, como está expresso no principal símbolo da LBV, sabiamente escolhido: um coração ativo, um coração cheio de amor. (Palmas.)

Quando se fala na palavra amor, pode-se ficar simplesmente em palavras. Mas o exemplo da LBV, sob a sábia liderança desse colosso, desse grande homem que é José de Paiva Neto, é esse coração que caracteriza os brasileiros.

Quando um brasileiro chega, por exemplo, ao México, ele é muito bem aceito, porque se sabe que é uma pessoa fantástica, que tem sentimento, que tem espírito de solidariedade.

A LBV, que neste dia recebe uma merecida homenagem, estendeu os seus braços. Essa árvore, essa semente, que é essa maravilhosa instituição, já está chegando a muitos lugares. Sabemos que está no Paraguai, no Uruguai, na Argentina. Na Argentina fui testemunha ao observar como mais de 100 crianças, principalmente filhos de estrangeiros, estão recebendo uma assistência, uma educação. A LBV está transformando como uma árvore de carvalho, está sólida, com raízes firmes, frutos, todas as suas folhas verdes, cheias de esperança. Essa esperança de um futuro, de um mundo melhor está chegando a outros países, como está acontecendo na Argentina. Brasileiros que vão morar lá estão levando a possibilidade de um mundo melhor.

O principal ponto de amadurecimento e a visão de José Paiva Neto, um grande visionário, chega a tal nível que se observa que não é simplesmente dar um pão, um pouco de sopa para as pessoas. As pessoas precisam de algo mais do que pão e sopa, precisam de educação, precisam ter ferramentas. Sua mente precisa ser clara e maravilhosa. Não há elemento mais poderoso, maior riqueza que possa dar uma instituição, como está realizando o Instituto de Educação José de Paiva Neto, que por sementes de sabedoria na cabeça de toda a juventude que está acompanhando esta homenagem no dia de hoje para a qual expressamos os nossos parabéns. Vocês estão sendo semeados com sabedoria, com energia, com inteligência e luz porque este maravilhoso Brasil, no qual tenho três filhos, merece um futuro melhor. E o futuro está em todos vocês, através de toda a sabedoria desse espírito ecumênico que caracteriza a LBV, respeitando todas as formas de pensamento como deve ser. Este é um país maravilhoso, esta é uma instituição fantástica.

O coração tem de estar vibrando, temos de ser felizes por sermos brasileiros. Temos de estar felizes porque a LBV está realizando todos os trâmites para chegar ao México, meu país amado. Sejam felizes, continuem como guerreiros. As pessoas medíocres se caracterizam por não ter ideais. A LBV, o Brasil e todos vocês têm ideais pelos quais podemos lutar, que é educação e solidariedade para construir um mundo melhor. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ouvimos a palavra do embaixador da LBV para a América Latina, o Sr. Fernando Salazar Bañol. Esta solenidade está sendo transmitida pela TV Assembléia para todo o Estado de São Paulo e para todo o Brasil, ao vivo, pela Rede Boa Vontade de Comunicação TV, Rádio e Internet. As iniciativas da LBV são pautadas pela solidariedade. A LBV busca erradicar a extrema pobreza e a fome. A LBV quer atingir o ensino básico universal, quer promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Os objetivos da LBV são fantásticos! O que a LBV faz, o que José de Paiva Neto faz é ajudar Deus a melhorar o mundo.

As pessoas de todo o Brasil podem perguntar por que o Deputado Coronel Edson Ferrarini fez essa homenagem. Ao longo desta sessão as pessoas entenderão o porquê de o Legislativo do maior Estado do Brasil, São Paulo, estar homenageando a Legião da Boa Vontade e seu presidente, José de Paiva Neto. É porque José de Paiva Neto aplica em todos os estabelecimentos de ensino da instituição o lema “aqui se estuda, forma-se cérebro e coração”. Tem por objetivo desenvolver os educandos na sua totalidade, de forma que as relações humanas possam ser aprimoradas com base nos valores éticos, sociais e espirituais, que é o que está faltando muito neste país.

Vai falar em nome da LBV o Dr. Pedro de Paiva, representando o Dr. José de Paiva Neto, presidente da LBV.

 

O SR. PEDRO DE PAIVA - Em nome do meu pai, José de Paiva Neto, presidente das instituições da Boa Vontade, agradeço ao Deputado Edson Ferrarini, a esta Casa de Leis do Estado de São Paulo mas quero fazer uma correção. As palmas não devem ser para mim, que estou representando meu pai, mas para ele, que corajosamente vem dirigindo a Legião da Boa Vontade através de seus atos de renúncia e amor inenarráveis, para que fique aberto o Instituto de Educação José de Paiva Neto, para que funcionem todas as obras de assistência material e espiritual das instituições da Boa Vontade. Portanto, antes de iniciar minhas palavras de agradecimento, devo pedir palmas a ele, José de Paiva Neto. (Palmas.)

Peço que todos continuem de pé, sabia que os jovens iam fazer isso. Era para mexer com vocês. Afinal de contas no Instituto de Educação José de Paiva Netto, na pedagogia do cidadão ecumênico, vocês aprendem a se movimentar pela paz e não sentados que os estudantes Instituto de Educação José de Paiva Netto vão se movimentar pela paz. Este coração que vocês levam na camisa de vocês faz sinônimo àquilo que há de mais belo, aqueles exemplos que as pessoas, desde que nascem, querem seguir.

E é por isso que peço que o Instituto de Educação José de Paiva Netto fique de pé, neste momento em que a Legião da Boa Vontade é homenageada, principalmente para agradecer aos amigos da LBV. E nesse momento pediria ao Irmão Periotto que viesse aqui embaixo, por favor, porque ele representa as tradições. Podemos ver uma pessoa através dos amigos fiéis que lhe acompanham. O trabalho de meu pai José de Paiva Netto só não se torna impossível por causa de sua fé inenarrável em Cristo Jesus e porque pode contar também com seareiros fiéis, amigos destemidos, corajosos, que encaram esse compromisso e o levam honrosamente até o fim.

Peço palmas ao Irmão Periotto, que representa as tradições da Legião da Boa Vontade. (Palmas.)

Trouxe um discurso, mas não dá certo, o coração fala mais alto. Por isso a equipe da super rede Boa Vontade de Rádio, contando com o apoio da Assembléia Legislativa vai colocar a prece do “Pai Nosso”, na voz do homenageado, na voz daquele que preside a instituição homenageada, a Legião da Boa Vontade.

Para que este sentimento de paz, para que esta vibração de amor possa repercutir em todo o Brasil, porque falamos aqui na casa dos bandeirantes, pessoas que acreditavam em algo, entravam no desconhecido, e hoje nos temos um país.

O legionário da boa vontade e a legionária da boa vontade são estes bandeirantes da nova era. E dentro desta vibração de amor, ouviremos a prece do Pai Nosso, agradecendo a Deus, o Pai Celeste, esta homenagem, partido que ele deposite no coração do Deputado Edson Ferrarini, para que ele deposite no coração dos amigos da Legião da Boa Vontade, para que ele deposite no coração das amigas, dos voluntários legionários, dos irmãos da Banda da Polícia militar, aquele lenitivo que somente ele pode depositar.

Por isso, nesse momento, encerro minhas palavras, eu nome de meu pai José de Paiva Netto, com a prece do Pai Nosso. Deus está presente e viva Jesus em nossos corações para sempre!

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PEDRO DE PAIVA - Viva Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo! Viva a Legião da Boa Vontade! Viva o Brasil! Viva Jesus!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero transmitir a José Paiva Neto os meus parabéns pelos 49 anos de atuação à frente da LBV. Ele tem trabalhado de maneira brilhante em prol da sociedade, notadamente em prol das crianças, no seu trabalho de assistência e dignificação da juventude brasileira. São 49 anos ininterruptos no segmento do caminho traçado por Alziro Zarur: paz na terra aos homens de boa vontade.

Durante esses 49 anos, o que o mundo mais precisou foi de paz. E o que mais Paiva Neto fez foi anunciar a paz, sobretudo a palavra Jesus, atendendo, acolhendo e trabalhando com as pessoas que mais precisam. Por isso, a nossa homenagem a ele. (Palmas.)

Quero cumprimentar Gastão Eduardo Carvalho, neste ato representando o Vereador Aurélio Nomura; Geraldo Figueiredo de Almeida, representando o Deputado Vicente Cândido.

Quero dizer que este ato solene está sendo transmitido ao vivo pela TV Assembléia e em todo o Brasil pela Rede Boa Vontade de Comunicação, TV, Rádio e Internet, a fim de que em cada canto deste país as pessoas tomem conhecimento do trabalho fantástico que faz a LBV.

Queremos ouvir agora as palavras de Alziro de Paiva, que vai falar em nome de Paiva Neto. Ele também um filho batalhador. Tenho participado muito da grande campanha que a LBV faz também contra as drogas. Tenho estado presente todos os anos. Daqui a pouco vamos voltar a falar sobre esse trabalho com os jovens.

O nosso aplauso ao Alziro de Paiva. (Palmas.)

 

O SR. ALZIRO DE PAIVA - Estamos todos na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, inclusive o nosso querido Deputado Edson Ferrarini. Aqui é a Legião da Boa Vontade. (Palmas.)

Eu tinha um discurso, mas é difícil falar quando se é tomado pela emoção. São 49 anos. Já disse tudo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu pedi ao Alziro de Paiva e também ao Pedro de Paiva para pegarem a foto do Paiva Neto. Por isso a emoção dos seus filhos. (Palmas.)

 

O SR. ALZIRO DE PAIVA - Pedro veio com o jaleco de trabalho da Honda, da Legião da Boa Vontade. (Manifestação do plenário.) O trabalho da Legião da Boa Vontade sempre foi um trabalho ininterrupto, isso há 55 anos. Os 49 anos ininterruptos do meu pai junto com a Legião da Boa Vontade são indescritíveis.

Em 1950, quando o irmão Zarur veio com a Legião da Boa Vontade, disseram: “Será que vai ser um bem no Brasil? Não seria utópico?” Não. Não é utópico. Em 1979, quando ele faleceu, meu pai assumiu a Presidência, assumiu como fiel timoneiro, como fiel seguidor de Jesus. Ele assumiu com honra esse trabalho de presidir a Legião da Boa Vontade.

Não é utópico fazer o bem no Brasil. Nunca foi. Como também não é utópico lutar contra as drogas. E é o que o coronel Ferrarini faz e muito bem. Ele merece uma salva de palmas com todo o calor legionário. (Palmas.)

Gostaria de agradecer, em nome do meu pai, em nome da Legião da Boa Vontade, essa honrosa homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que se faz na pessoa do nobre Deputado e amigo coronel Edson Ferrarini. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta instituição que transforma desde Alziro Zarur, transforma os seus alunos em soldadinhos de Deus, com os seus mandamentos, e vai colocando no coração e na alma dos jovens amar a Deus sobre todas as coisas, cultuar a boa vontade em todos os momentos da vida, honrar seu pai e sua mãe, estudar incessantemente dignificando os seus professores.

É assim que a LBV ajuda a formar as pessoas, porque, mais do que oferecer o alimento material necessário para a sobrevivência das pessoas, a Legião da Boa Vontade trabalha para elevar-lhes a auto-estima, a esperança, a dignidade, os valores, a responsabilidade, o respeito, para que os indivíduos tenham oportunidade de lutar pelos seus direitos e exercer melhor a sua cidadania, contribuindo para uma estrutura social sólida e auto-sustentável. Isto é tudo. É aí que A LBV prepara o Brasil do amanhã e prepara o Brasil de hoje.

A mestra de cerimônia, Denise Viotto, vai nos falar de algumas apresentações que vamos ter agora, pelos integrantes da LBV. Queria que anunciasse o que vamos ter a partir de agora, Denise Viotto.

 

A SRA. MESTRA DE CERIMÔNIAS - DENISE VIOTTO - Para todos nós é uma emoção muito grande participarmos deste importante evento da Legião da Boa Vontade. E acima de tudo, para nós, legionários da boa vontade, é fazermos parte da Legião da Boa Vontade e termos à frente o nosso querido irmão José de Paiva Neto, líder das instituições da Boa Vontade.

É uma alegria muito grande estarmos aqui neste evento.

Ilustres governantes, parlamentares, senhoras e senhores, adeptos, voluntários e simpatizantes da Legião da Boa Vontade é uma honra estarmos aqui nesta justa homenagem a uma obra que nasceu para amar e ser amada.

A missão da LBV é promover a educação e a cultura com espiritualidade, para que haja alimentação, saúde e trabalho para todos, na formação do cidadão ecumênico. Para a LBV, é na educação e instrução que reside a grande meta a ser atingida. E vamos mais longe, somente com a reeducação, até mesmo da própria educação, podemos garantir prosperidade e paz social ao planeta terra.

Como tudo o que a instituição faz é banhado pela espiritualidade ecumênica, nós, professores do instituto de educação, alunos, freqüentadores do centro comunitário e educacional, colaboradores e amigos da LBV, vamos retribuir a homenagem de hoje, por intermédio do cântico do Coral Ecumênico da LBV, composto por jovens voluntários, sob a regência do maestro Luzardo Pereira.

Vamos acompanhar, então, o Hino da LBV, poema de Alziro Zarur com música de André Filho

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Queria anunciar também a presença do Sr. Alziro Eli, Superintendente Administrativo da LBV.

Vou mandar a cada um dos senhores que estão aqui, em suas casas, um documento registrando esta data, além de uma mensagem contra as drogas. Por favor, anotem seus endereços na lista que será passada.

 

A SRA. MESTRA DE CERIMÔNIAS - DENISE VIOTTO - Em nome do Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Neto, gostaríamos de retribuir ao Deputado Cel. Edson Ferrarini esta homenagem proposta à nossa instituição.

Todos conhecem o esforço e a dedicação do ilustre amigo em favor do Estado de São Paulo que merecidamente o elegeu para ocupar uma cadeira nesta Casa Legislativa.

O Coral da LBV oferece ao coração do Deputado, coronel. Edson Ferrarini, a música “Amigos”, versos de Paiva Neto com melodia de Vanderlei Pereira.

Este é o grande recado da Legião da Boa Vontade: a solidariedade é a grande receita para se construir o Brasil dos nossos sonhos, e a LBV, com sua rede de colaboradores, tem conseguido ajudar milhões de brasileiros a ter uma existência mais digna e humana. Todas as suas iniciativas ao encontro da implementação dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio (ODMs), proposto pela ONU.

Vamos apreciar neste momento, com o Coral Ecumênico LBV a música: Torna a surriento, de Curtis, com arranjo para coral de Vanderlei Pereira.

 

* * *

 

É apresentado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRA DE CERIMÔNIAS - DENISE VIOTTO - Agradecemos a presença de todos nesta marcante solenidade e encerramos com este pensamento do escritor Paiva Netto: “Todas as vitórias estão decididamente ao nosso alcance pela força do nosso trabalho.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Também agradeço muito esta homenagem, a música “Amigos” e os versos do Paiva Netto. Realmente me senti muito homenageado. É por isso que esta sessão solene está dentre as mais emotivas, as mais bonitas e as que mais tocam o coração das pessoas.

Nesta justa homenagem, não poderia deixar de falar da ronda da caridade - 43 anos de luta por uma sociedade mais justa. Preocupada em construir a cidadania, preocupada em elevar a auto-estima e socorrer a população menos favorecida, a LBV vem desenvolvendo há 43 anos um exército poderoso. Imaginamos que um exército tem de ter canhões, armas. Mas, a LBV usa a arma mais forte do mundo. A LBV usa, na ronda da caridade, a arma do amor. (Palmas.) Já beneficiou milhares de pessoas levando caridade, cidadania plena, garantindo aos atendidos a sobrevivência de cada dia e os ensina a buscar melhorias para um amanhã, atendendo às necessidades da população assistida, proporcionando a criação de espaços e a melhora de vida. Assim é a LBV.

Dizia a vocês do carinho que tenho por essas crianças quando estou nas escolas da LBV, levando sempre uma mensagem contra as drogas.

É bom aproveitarmos este minuto para falar a toda essa juventude que lido com pessoas drogadas há mais de 30 anos. Pelas minhas mãos passam todos os dias 10, 20 pessoas viciadas. Recebo 200 viciados às terças-feiras e 200 às quintas-feiras, aqui em São Paulo, na Avenida Jabaquara, nº 2.669, num trabalho absolutamente gratuito. E nesses 30 anos não conheci um único drogado feliz. Vou repetir: não conheci um único drogado feliz. No começo, existe aquela lua-de-mel, o cidadão acha que a maconha é da terra, que ele vai continuar usando e vai saber dominá-la. No entanto, ele usa e gosta e essa é a armadilha da droga.

Aproveito este momento - porque a LBV é sempre uma aula, é falar em Deus sempre - para dizer a vocês que nesses 30 anos nunca tive um paciente viciado por um traficante. A droga chega às mãos da pessoa muitas vezes pelo seu melhor amigo, pelo namorado, pelo colega. Nessa hora vai estar só você e ele. Nessa hora não vai estar perto o Paiva Netto. Não vai estar perto o seu pai, a sua mãe, o seu professor. É só você e ele. E nesse momento, quero que vocês não se esqueçam nunca desta frase. Você tem de estar preparado para dizer: “não, estou fora, não quero, você não é meu amigo.” Nesse momento você tem de dizer “não”.

Aproveitando que este ato solene está sendo transmitido ao vivo para todo o Brasil pelas emissoras da LBV e pela TV Assembléia, vamos ensinar o nosso jovem a dizer "não". Vamos fazer ecoar aqui na Assembléia Legislativa e pelo Brasil um "não" muito forte às drogas. Vou lhes fazer uma pergunta e os senhores vão responder. Todos os jovens vão mostrar a força da LBV nesse “não”.

Faço, então, a seguinte pergunta: se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem de dizer - neste momento a LBV vai dar o seu grito contra as drogas, porque todos nós vamos gritar “não” - se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem de dizer?

 

TODOS - “Não”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito mais alto. Esse não é o grito da LBV. Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem de dizer?

 

TODOS - “Não”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Está muito fraco. Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem de dizer?

 

TODOS - “Não”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns a vocês. Parabéns à LBV. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência, este amigo da LBV, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.

 

* * *