26 DE JUNHO DE 2009

036ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOs “70 ANOS DO JORNAL ‘O IMPARCIAL’”

 

Presidente: MAURO BRAGATO

 

 

RESUMO

001 - MAURO BRAGATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Mauro Bragato, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "70 anos do Jornal 'O Imparcial', de Presidente Prudente". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação de vídeo institucional do jornal "O Imparcial". Agradece a presença do Deputado Inocêncio Erbella. Lê mensagem do Presidente Barros Munhoz, sobre os 70 anos do jornal e faz registro de correspondências recebidas.

 

002 - IZAQUE SILVA

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, cumprimenta as autoridades presentes e faz citação do editorial de três de fevereiro de 2009, do jornal "O Imparcial", destacando que se trata de um dos mais preferidos diários do Interior do Estado de São Paulo, e que se abastece de propaganda nos meios empresariais, de classificados e de notícias legais, para não depender de recursos que poderiam comprometer a sua independência.

 

003 - NATANAEL GONZAGA

Vereador à Câmara Municipal de Presidente Prudente, parabeniza os 70 anos do jornal "O Imparcial", enfatizando que se trata de jornal íntegro, de qualidade e respeito e feito com transparência.

 

004 - INOCÊNCIO ERBELLA

Deputado, representante do Sr. Ernane Erbella, Prefeito de Presidente Venceslau, cumprimenta as autoridades presentes e afirma que não existe democracia sem imprensa livre.

 

005 - ENIO MAGRO

Prefeito do Município de Narandiba, cumprimenta as autoridades presentes e diz que tem acompanhado seu pai, que foi prefeito de Narandiba por dois mandatos. Fala de sua carreira como educador e diz da honra de estar aqui nesta Casa e falar deste Plenário.

 

006 - ADELMO SANTOS REIS VANALLI

Diretor do jornal "O Imparcial", agradece a presença de todos e ao Deputado Mauro Bragato, pela iniciativa desta homenagem. Diz que o jornal "O Imparcial " surgiu em 1939, refere-se à circulação do jornal e agradece a todos que fizeram questão de prestigiar este momento.

 

007 - MAURO ARCE

Secretário Estadual de Transportes, saúda o Deputado Mauro Bragato, lembrando seu interesse por Presidente Prudente e Região. Agradece ao jornal, que acompanha há 55 anos e que foi importante para a sua formação. Agradece a oportunidade de ser Secretário de Estado há 11 anos. Lembra que a região de Presidente Prudente é rica e acolhe as pessoas que lá vão trabalhar.

 

008 – Presidente MAURO BRAGATO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Mauro Bragato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – MAURO BRAGATO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Para compor a Mesa, junto com esta Presidência, convido o Secretário Mauro Arce; o Sr. Adelmo Santos Reis Vanalli, diretor do jornal “O Imparcial”; o Prefeito do Município de Narandiba, Enio Magro; e o Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Vereador Izaque Silva.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 70 anos do jornal “O Imparcial”, de Presidente Prudente.

Convido todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar, sob a regência do Maestro 1º Sargento Abraão, da CPA/M-12.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Esta Presidência agradece à Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para assistirem ao vídeo institucional do jornal “O Imparcial”.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - A Presidência agradece a colaboração do Serviço de Comunicação da Casa, do nosso companheiro Denardi.

Encontram-se presentes entre nós também o Deputado Inocêncio Erbella, representando o seu filho, o Prefeito Ernane Erbela, de Presidente Venceslau; o Sr. Mário Peretti, diretor do Jornal “O Imparcial”; o Sr. Deodato da Silva, diretor do Jornal “O Imparcial”; e Cláudia Luz, que representa o Deputado prudentino Ed Thomas.

Passamos à leitura da mensagem do Presidente Barros Munhoz.

A história de credibilidade do jornal "O Imparcial" justifica toda a justa homenagem que recebe hoje nesta Casa de Leis.  Com 70 anos de existência, é conhecido por sua independência e respeito aos seus leitores. A iniciativa de meu colega, Mauro Bragato, de realizar esta Sessão Solene é muito oportuna e com certeza tem o meu apoio e de todos os parlamentares. Aproveito também para parabenizar os diretores e funcionários deste tradicional jornal, que é um legítimo representante da liberdade de imprensa do Oeste Paulista.

Deputado Barros Munhoz

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo”

Recebemos várias mensagens com cumprimentos pelo evento de comemoração dos 70 anos do Jornal “O Imparcial”: do Sr. Governador José Serra, do Secretário de Comunicação, Bruno Caetano, do Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, da reitora da USP, Sra. Suely Vilela; da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio da Dra. Linamara Rizzo Battistella, do Deputado Ed Thomas; do Presidente da Câmara de Presidente Bernardes, Sr. Paulo Constantino.

Esta Presidência concede a palavra ao Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Vereador Izaque Silva.

 

O SR. IZAQUE SILVA - Excelentíssimo Presidente desta sessão, Deputado Mauro Bragato, Secretário de Estado de Transportes, Dr. Mauro Arce, Prefeito Enio Magro, Vereadores Natanael Gonzaga Santa Cruz, Kátia Guímaro, Manoel Aparecido Mendonça, companheiros da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Deputados presentes, Diretoria do Jornal “O Imparcial”, funcionários, convidados, amigos aqui presentes, quero iniciar minha fala, fazendo uma citação ao Editorial do dia 03 de fevereiro, deste ano, um dia depois de este jornal completar sete décadas de relevantes serviços prestados à população prudentina e regional.

Com todo respeito ao editorialista, peço licença para complementar a frase: poucos jornais brasileiros podem ter o orgulho de completar 70 anos de existência, com uma notável solidez administrativa e inabalável coerência editorial.

Para alguns prudentinos que têm o privilégio e a honra de conhecer mais de perto os três diretores do jornal “O Imparcial”, esta história de sucesso não pode ser considerada necessariamente uma surpresa.

Mário Peretti, Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva são homens de gerações diferentes, naturalmente têm personalidades distintas, mas que se complementam de maneira positiva, produtiva e aglutinadora, na condução administrativa do jornal “O Imparcial”.

O compromisso desses três homens com a seriedade no gerenciamento da empresa, com a qualidade da informação e com a imparcialidade editorial, explicam, em grande parte, o prestígio alcançado pelo “O Imparcial” nos últimos anos junto à população regional, junto às agências de publicidade, junto aos anunciantes e clientes em geral.

Mário Peretti, Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva souberam manter e aprimorar a filosofia administrativa e editorial que sempre caracterizaram o jornal “O Imparcial”, desde a sua. fundação, no dia 2 de fevereiro de 1939.

No editorial publicado no dia 3 de fevereiro, o “Imparcial” afirma que “jornal sério se abastece de propaganda do meio empresarial, por seus classificados, da renda de suas assinaturas e anúncios legais, para não depender de recursos que certamente tolheriam sua independência”.  Eu digo mais. Jornal sério se faz através de homens sérios, comprometidos com a verdade jornalística, engajados com projetos autênticos e voltados ao

bem-estar da nossa população.  E estou absolutamente convencido que são esses os princípios que norteiam as ações dos diretores de “O Imparcial”, tanto na sua gestão administrativa quanto editorial.

Ao longo desses 70 anos de vida, muitos grandes homens deram a sua contribuição para que o “Imparcial” chegasse aos dias de hoje com a pujança que lhe confere o título de principal jornal do Oeste Paulista e um dos mais respeitados diários do interior de São Paulo.

Tudo começou em 2 de fevereiro de 1939, sob a ditadura de Getúlio Vargas, pelas mãos de Heitor Graça e Manuel Honofre de Andrade. Depois, em 1943, foi vendido a Edgard Ângelo Zilocchi. Cinco anos mais tarde, o jornal passou para o comando de Roberto Santos, que, em lº de janeiro de 1995 transferiu seu controle acionário à Editora Imprensa Limitada, de propriedade de Mário Peretti, Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva.

A evolução gráfica experimentada por “O Imparcial”, de certa forma, representa a evolução gráfica da imprensa escrita brasileira.

Vale ressaltar que toda essa evolução tecnológica não significou, em nenhum momento, qualquer alteração na filosofia que sempre mareou o jornal, estruturada em três pilares básicos: seriedade, imparcialidade e respeito ao leitor.

O alto nível dos profissionais que passaram pelo “O Imparcial”, o alto nível dos jornalistas que hoje fazem este jornal, a qualidade e a tradição dos seus colunistas e articulistas, permitem concluir que a história deste diário é riquíssima em conquistas jornalísticas, técnicas e mercadológicas.

Com certeza, ao longo desses 70 anos, o jornal testemunhou, refletiu e contribuiu de forma decisiva para as transformações sociais e econômicas experimentadas pela região oeste do estado de São Paulo.

Com circulação regular em 60 cidades, o jornal avança além dos limites da Décima Região Administrativa do nosso Estado.

Por tudo isso, é justa a realização desta Sessão Solene, aqui, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em homenagem aos 70 anos do jornal “O Imparcial”, de Presidente Prudente.

Foi louvável essa iniciativa do excelentíssimo senhor Deputado Mauro Bragato, acolhida pela direção desta Casa e demais parlamentares.

Por tudo isso, os nossos cumprimentos ao Jornal “O Imparcial”, seus diretores, seus funcionários, do mais graduado ao mais simples, do mais antigo ao recém-contratado, aos homens e às mulheres que, diariamente, não medem esforços para que em todas as manhãs, todos nós, moradores de Prudente e região, possamos receber informação de qualidade nas nossas casas.

Que Deus dê saúde aos diretores desta empresa, para que esta árdua e, certamente, gratificante missão, possa ter continuidade por muitos e muitos anos. Afinal, Credibibilidade é o que Conta.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Esta Presidência destaca algumas mensagens recebidas, como a do Prefeito Gilberto Kassab, do Município de São Paulo; Secretário Aloysio Nunes Ferreira, Chefe da Casa Civil; Líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nosso companheiro Deputado Samuel Moreira e também do Prefeito de Presidente Prudente Milton Mello, o Tupã.

Passamos a palavra ao Vereador Natanael Gonzaga.

 

O SR. NATANAEL GONZAGA - Sr. Presidente, nobre Deputado Mauro Bragato; Exmo. Sr. Enio, Prefeito de Narandiba; Secretário de Transportes, Mauro Arce; Sr. Mário Peretti; Sr. Adelmo dos Santos Reis; Sr. Deodato Mario Ramos; funcionários do jornal “O Imparcial”, boa-noite a todos.

O jornal “O Imparcial” completa 70 anos. É um jornal íntegro, de qualidade, de respeito. É um jornal que traz qualidade, ética, transparência. Todo o grupo do jornal está de parabéns. A nossa cidade só tem a ganhar. Por falar no jornal “O Imparcial”, Deputado Mauro Bragato, nos anos 80, foi muito noticiado na época em que eu jogava no Corinthians de Presidente Prudente. É um orgulho para mim. O jornal “O Imparcial” está de parabéns pelos seus 70 anos. É uma alegria fazer parte dessa comemoração.

Gostaria de cumprimentar o Deputado Mauro Bragato pelo projeto que apresentou a esta Casa para enriquecer mais o jornal “O Imparcial”, com o trabalho relevante que o senhor vem fazendo em toda a nossa cidade.

Muito obrigado e que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Recebemos ainda mensagens das seguintes autoridades: Prefeito Francisco Célio de Mello, do Município Iepê; Sr. Vitalino Crellis, Presidente do Sincomércio, de Presidente Prudente; Rádio Comercial de Presidente Prudente, por meio do Sr. João Maurício Mescolote; Juiz de Direito da 2ª Vara de Família, Eduardo Jessé; do Sindicato dos Taxistas Autônomos, Caminhoneiros, Transportadores de Presidente Prudente, Natal Aparecido Brunholi.

Esta Presidência concede a palavra ao Deputado Inocêncio Erbella - uma vez Deputado, sempre Deputado - representando Ernane Erbella, Prefeito de Presidente Venceslau.

 

O SR. INOCÊNCIO ERBELLA - Senhor Presidente desta Sessão Solene, nosso muito querido Deputado Mauro Bragato; Exmo. Sr. Secretário dos Transportes, Dr. Mauro Arce, cujo sobrenome me faz voltar aos tempos da academia, porque me faz lembrar um professor notável, extraordinário que tive, de Medicina Legal, Dr. Cupertino; caros Diretores do “O Imparcial”, senhores prefeitos, vereadores, meus senhores e minhas senhoras, eu não queria começar assim, porque sou levado ao lugar comum. Mas não é lugar comum. Se não começasse assim, estaria faltando com aquilo que é fundamental na dialética de qualquer homem - a verdade. Eu estou emocionado, muito emocionado. Depois de 20 anos, tenho a imensa satisfação de usar novamente a tribuna desta Casa, por onde passei e onde, dentro dos meus parcos recursos, procurei fazer alguma coisa pelo povo do meu Estado.

Estou comovido e emocionado por ver presidindo esta sessão uma das figuras mais notáveis do mundo político do Estado, o Deputado Mauro Bragato, da nossa região, homem público, que vive diuturnamente pensando e agindo em prol do bem comum.

Essa emoção evidentemente aumenta quando esta solenidade foi convocada para homenagear o jornal “O Imparcial”, setenta anos de existência, da região de Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, que muitos entendem ser, juntamente com o Vale do Ribeira, uma das mais pobres, senão as duas mais pobres do Estado de São Paulo. É uma região que, apesar de assim ser conhecida, tem condições e muitas para acompanhar esse desenvolvimento extraordinário do Estado de São Paulo.

A emoção é maior não porque estamos aqui comemorando os 70 anos de um jornal e, consequentemente, falando da imprensa. Acho que se torna indispensável falar de imprensa porque não existe democracia sem a imprensa livre, e nem a imprensa livre sem a democracia. Isso é axiomático. Não precisamos ficar aqui fazendo uma exortação disso, mas de uma imprensa imparcial, como a de Presidente Prudente, como este jornal do interior que sobrevive há 70 anos.

Não é apenas a sobrevivência que nos faz estar aqui, nesta noite, mas uma sobrevivência grandiosa, digna de um jornal independente - um jornal, como o próprio nome diz, imparcial mesmo, orgulho da nossa região. É, sem dúvida nenhuma, a verdadeira e maior expressão da imprensa regional de Presidente Prudente. E essa vida vem sofrendo, ao longo do tempo, as transformações inerentes à modernidade. Essas pessoas sabem que as transformações não podem parar, que todos precisam acompanhar o desenvolvimento do mundo, que a cada dia é mais rápido e mais vigoroso em benefício de toda nossa comunidade.

Além de tudo isso, tenho uma honra muito grande em dizer que Adelmo Santos Reis Vanalli foi meu companheiro do Curso Primário, do Curso Ginasial e do saudoso Curso Normal, que nunca deveria ter desaparecido. E já nesse tempo os professores elogiavam o Adelmo pelas redações que ele fazia. Nós todos, seus colegas, sabíamos e sentíamos que surgiria, para nossa felicidade, um grande jornalista que iria honrar a nossa Região da Alta Sorocabana.

O Mário Peretti é outra pessoa com quem eu tenho uma ligação muito profunda. Lembro-me de que quando fazia o Curso Colegial, em Presidente Prudente, o Mário resolveu criar o Jornal “O Corinthians” e ele me designou como repórter de campo. É verdade que o jornal não teve essa duração tão festejada, mas ficou marcado na minha alma por toda minha existência.

Minha gente, terminarei a minha fala por aqui. Hoje eu apenas represento meu filho Ernane, prefeito da minha querida Presidente Venceslau.

Vou encerrar pedindo a Deus que continue sempre olhando por todos eles porque praticam o verdadeiro jornalismo e são indispensáveis ao que a nossa região precisa: encontrar definitivamente o caminho do desenvolvimento e da boa condição de vida para que possamos caminhar juntos com esse gigante Estado de São Paulo. Muito obrigado. Felicidades!

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Agradecemos as palavras do sempre Deputado Inocêncio Erbella.

Queremos registrar as mensagens do Secretário do Meio Ambiente Xico Graziano; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sr. Geraldo Alckmin; do Líder dos Democratas da Assembleia Legislativa, Deputado Estevam Galvão; do Deputado Antonio Mentor, do Partido dos Trabalhadores, congratulando pelos 70 anos do Jornal “O Imparcial”. Também a mensagem do Grupo Rede, em especial do Caiuá Distribuição de Energia Elétrica S.A, através do seu vice-Presidente de Operações, Sr. Antonio Carlos Fernandes da Fonseca.

Tem a palavra o Prefeito de Narandiba, Sr. Enio Magro.

 

O SR. ENIO MAGRO - Exmo. Sr. Deputado Mauro Bragato; Sr. Secretário de Estado dos Transportes Mauro Arce; Presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente Izaque Silva e demais vereadores da cidade; amigos Deodato, Peretti e Adelmo, diretores do Jornal  “O Imparcial”; senhoras e senhores, tenho ainda uma pequena trajetória política. Assim como o Ernane, de Venceslau, meu pai foi prefeito da nossa cidade por dois mandatos.

A minha carreira teve início na Educação. Quero, depois de tudo o que foi dito do Jornal “O Imparcial”, falar um pouquinho da minha carreira de educador. “O Imparcial” ainda é, em Narandiba, status para os assinantes, porque o nosso grande objetivo é tê-lo em casa para estarmos bem informados. Nós o utilizávamos na escola também para pesquisa com os nossos alunos. Desde o início da minha carreira, o Jornal “O Imparcial” estava presente, subsidiando os nossos trabalhos.

Quero contar uma pequena passagem. Lembro que o Gilmar Pinatto e o nosso saudoso Nico me fotografaram pelo bonito trabalho que eu fazia na sala de aula. Enfim, foi uma passagem que lembrei.

O trabalho regional que esse jornal tem, funde-se com o trabalho de desenvolvimento da nossa região, com todos os projetos de vicinais que o Governo do Estado tem feito na nossa região, junto com o Deputado Mauro Bragato. Aí o Jornal “O Imparcial” também se desenvolveu. Tivemos a primeira página colorida. Depois, diminuiu seu tamanho adequando-se a algumas normas, mas acompanhamos tudo isso com muito carinho, com muito orgulho por sermos parceiros, por sermos assinantes e gostarmos de tudo o que vemos. Riquíssimo todo trabalho feito.

Estão de parabéns os diretores e funcionários pela linha de trabalho que vêm desenvolvendo ao longo dos seus 70 anos, de forma correta e ética. Orgulho-me de poder falar sobre isso, apesar da minha curta trajetória.

Quero dizer ainda que é uma grande honra estar nesta Casa e poder falar neste plenário. Não imaginei que eu pudesse ter esta oportunidade um dia.

Um grande abraço a todos de “O Imparcial”. A esta Casa, parabéns pela iniciativa.

Obrigado a todos que vieram prestigiar esta solenidade.

Que continuemos a ser por muito tempo este grande instrumento de pesquisa e informação para a nossa região. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Queremos registrar o recebimento do telegrama dos amigos do jornal, Aloísio Dias Campos e Vera Lúcia, parabenizando o jornal e esta Sessão Solene. O Prefeito Marcos Antonio Brambilla, de Pirapozinho, também manda mensagem cumprimentando pela iniciativa desta solenidade.

Tem a palavra o Sr. Adelmo Vanalli, diretor do jornal “O Imparcial”.

 

O SR. ADELMO SANTOS REIS VANALLI - Gostaríamos de agradecer, inicialmente, a presença de tantos amigos: Sr. Secretário, Srs. Prefeitos, Srs.Vereadores, e no plenário tantos amigos que se deslocaram do conforto de suas residências neste momento tão importante da vida do nosso jornal. Ficamos muito agradecidos.

Recebemos esta homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelos 70 anos do surgimento do “O Imparcial”, como reconhecimento à importância da imprensa do interior paulista.

Ela atua no segundo mercado consumidor do Estado, cujo número de edições circulando diariamente - sobretudo nas cidades reconhecidas como polos regionais de desenvolvimento - é muito expressivo.

Assim, desejamos agradecer ao Deputado Mauro Bragato pela indicação do “O Imparcial”, como alvo desta iniciativa do Poder Legislativo Paulista, que desejamos seja compartilhada por todos aqueles profissionais que têm cumprido o exercício da profissão, da ética na informação correta e da sua independência, como contribuição às liberdades democráticas.

É preciso lembrar que muitos periódicos, até mesmo nas grandes metrópoles, não sobreviveram a tantas dificuldades e desapareceram para sempre.

“O Imparcial” surgiu em 1939 pela iniciativa romântica do poeta Heitor Graça, para diferenciá-lo daqueles existentes, sustentados pelas greis políticas  que disputavam o mando da cidade.

Graça conseguiu manter o jornal por pouco tempo, transferindo-o em seguida a Roberto Santos, então jovem empresário paulistano que ambicionava formar uma rede de jornais pelo interior do Estado. Ele realizou vários investimentos para dar modernidade e prestígio ao veículo.

De uma máquina impressora plana, Roberto Santos instalou no então parque gráfico uma rotoplana e por fim uma rotativa.  Desde a década de 60, o “O Imparcial" era administrado por seus atuais proprietários, eis que em 1995 Roberto vendeu-o à Editora Imprensa Ltda., constituída por Mário Peretti, Deodato da Silva e Anselmo dos Reis Vanalli.

A primeira providência dos novos dirigentes foi a de adquirir um prédio em bairro afastado do centro urbano, porque onde se localizava o ingresso das bobinas de papel era muito dificultado e causando transtornos ao sistema viário.  Simultaneamente negociaram a aquisição de um conjunto de 4 impressoras off-set modelo Goss Comunnity, na deliberada intenção de realizar um antigo sonho, o de produzir um jornal com algumas páginas em cores.

Desse momento em diante vieram as grandes transformações tecnológicas que resultaram na ampliação de sua circulação - não apenas em Presidente Prudente, mas regularmente em toda a região, formada por mais 37 cidades e no aumento das manchas destinadas ao mercado publicitário.  Toda circulação, já por vários anos, é auditada pelo Instituto Verificador de Circulação.

E exatamente este ano, quando comemora 70 anos de sua existência, “O Imparcial” realiza o grande feito de acoplar às 4 impressoras existentes, mais 4 unidades, montadas em torre, com a melhor tecnologia do gênero, significando que o sonho de rodar algumas páginas em cores, aumentou significativamente, permitindo-lhe atender aos seus leitores no desejo de receber diariamente um jornal da melhor qualidade gráfica e às necessidades das empresas que nos confiam seus anúncios.

Por fim, senhores, não nos arrogamos a condição de sermos as pessoas mais corretas deste mundo no segmento da comunicação, mas sem imprimir ao jornal um rigoroso sentido ético na abordagem dos assuntos e seriedade na crítica, não há como sobreviver e prosperar, daí a razão de inserirmos abaixo do título de primeira página o slogan “Credibilidade é que conta”.

Nossos agradecimentos ao Deputado Mauro Bragato e aos demais parlamentares desta Casa por esta grande oportunidade.  Nossos agradecimentos também a todos aqueles que fizeram questão de prestigiar este grande momento, para dirigentes, redatores e funcionários do “O Imparcial”.

 

O SR. PRESIDENTE – MAURO BRAGATO – PSDB – Esta Presidência continua a anunciar as mensagens recebidas: Prefeito José Adivaldo Moreno Giacomelli, do Município de Piquerobi, parabenizando os 70 anos do jornal “O Imparcial”, e também a realização desta Sessão Solene; Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Estado da Saúde, parabenizando o jornal pelos 70 anos; Prefeito Wilson Antonio de Barros, de Presidente Bernardes; Arlindo Eduardo Fantini, prefeito de Regente Feijó, diz que essa data  é significativa e parabeniza o jornal pelo investimento e pela construção de uma imprensa modelo em todo o Estado; Vereador José Eugênio Volpe, presidente da Câmara Municipal de Ribeirão dos Índios, também parabenizando o jornal “O Imparcial”.

Vamos passar a palavra ao Secretário de Estado dos Transportes, prudentino, Mauro Arce.

 

O SR. MAURO ARCE – Boa-noite a todos. Quero cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene, Deputado Mauro Bragato, meu amigo. Pelo menos nos últimos 11 anos temos trabalhado ativamente e o Deputado Mauro Bragato não dá descanso quando defende os interesses de Presidente Prudente e de toda a região. Um querido amigo, um batalhador, uma pessoa fantástica, um ser humano espetacular. Quero cumprimentar o Adelmo Santos Reis Vanalli, diretor do jornal “O Imparcial”. Também quero cumprimentar os demais diretores, o Mário Peretti e o Deodato da Silva, que são alvos específicos dessa nossa reunião. Quero cumprimentar o Deputado Inocêncio Erbella. Estava falando que ele está em plena forma e quando ele quiser voltar estamos esperando-o de braços abertos. O prefeito Ênio Magro, do Município de Narandiba, uma nova liderança, um prefeito jovem, que veio da área da Educação, que é fundamental para o nosso país crescer e se desenvolver. O Vereador Izaque Silva, presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, meu colega da Sabesp. É um orgulho muito grande tê-lo como Presidente da Câmara de Vereadores da minha cidade. O  Natanael pelo jeito não jogou no melhor time de Prudente, que era a Prudentina, mas o que vamos fazer? Quero cumprimentar todas as pessoas de Presidente Prudente, demais convidados, senhoras e senhores.

É uma alegria muito grande estar aqui. Estou Secretário há algum tempo. Esta é segunda Sessão Solene de que participo. Vim especialmente para agradecer a um jornal que foi tão importante na minha vida.

Desses 70 anos do jornal “O Imparcial”, 55 anos eu acompanho o jornal. Quando morava lá, depois que vim estudar, mesmo quando fui estudar fora do País, meu querido pai me mandava o Jornal “O Imparcial” enrolado numa encomenda às vezes com algumas revistas do Brasil. De longe, pude acompanhar a evolução do jornal, as notícias da nossa terra. Apesar de não ter nascido em Presidente Prudente, considero-me prudentino. Lá foi a alavanca principal para que eu conseguisse tudo que consegui, e até a oportunidade de ser Secretário do Estado em São Paulo, com o Governador José Serra, quarto Governador a que tenho a honra de servir.

O Jornal “O Imparcial” foi fundamental, pois foi lá que vi as boas notícias. O Jornal “O Imparcial” é um jornal que dá notícias do nosso País e do mundo inteiro - o que nos interessa são as notícias locais. Vou fazer uma confissão: hoje a primeira seção que eu leio é aquela dos 50 anos, porque é a história da minha vida que está se repetindo. Lá descobrimos quem nasceu, quem debutou, quem casou e, infelizmente, aqueles que partiram e que construíram a grandeza de Presidente Prudente. Dei uma entrevista para a nossa TV Assembleia e falei que o Jornal “O Imparcial” tem a cara de Presidente Prudente.

Acho que tenho motivos para acreditar - vou contrariar um pouco o Inocêncio Erbella - que aquela é uma das regiões mais ricas porque tem as pessoas que nos acolhem, como é o caso da minha família que foi trabalhar em Presidente Prudente com muito amor e carinho. Isso faz com que, depois de tantos anos, tenhamos essa admiração pela cidade. Torcemos por ela e tentamos ajudá-la no seu crescimento, uma vez que ela nos deu tanto e nos permitiu que avançássemos vida afora.

Queria, mais uma vez, cumprimentar Mauro Bragato pela iniciativa. Acho que, realmente, 70 anos de um jornal é uma data extremamente importante, porque alguns jornais, infelizmente, perecem antes desse período. Mas a Cidade de Presidente Prudente tem um jornal mais moderno, cujas instalações visitei há algum tempo. Vejo que eles estão modernizando-se constantemente - Adelmo Santos Reis Vanalli, Mário Peretti, Deodato da Silva. Conhecia Adelmo Santos Reis Vanalli pela voz nas rádios - tanto a Rádio Presidente Prudente, quanto a Difusora. Ele é um jornalista fantástico e modesto. Os outros dois, que não gostam de falar - não queriam nem dar entrevista à televisão -, carregam esse jornal para que possamos, na região de Presidente Prudente, acompanhar o que se passa na cidade.

Espero que os próximos 70 anos sejam mais bonitos, mais prósperos, que vocês possam cobrir o progresso de Presidente Prudente, assim como também, do povo prudentino.

Quero agradecer pela oportunidade de dar esta mensagem do fundo do meu coração a um jornal que foi tão importante a minha formação.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MAURO BRAGATO - PSDB - Agradeço as palavras do Secretário de Transportes Mauro Arce.

Temos mais mensagens da Câmara Municipal de Estrela do Norte, através da Presidente Lázara Viana de Souza Santos, parabenizando o Jornal “O Imparcial” pelos 70 anos. Recebemos também mensagens da Câmara Municipal de Santo Expedito, através do Presidente Cássio Bernadelli Rêgo; da Câmara Municipal de Regente Feijó, através do seu Presidente Valdomiro Malacrida; do Prefeito Valter Luiz Martins, de Osvaldo Cruz; e do Presidente da Câmara Municipal de Presidente Bernardes, José Carlos Bacher.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, os deputados desta Casa que possibilitaram a realização desta Sessão Solene, em especial o nosso Presidente, Deputado Barros Munhoz, a nossa equipe de gabinete, os funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, da Ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa desta Casa, a TV Assembleia e as assessorias da Polícia Militar e da Polícia Civil bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 32 minutos.

 

* * *